ArtGay considera abrir campanha de boicote à Duloren

Tempo de leitura: 2 min

Do blog da ArtGay, via twitter

Goiânia, 08  de Agosto de 2011

Ofício 143/2011

Ilustríssimo Sr Presidente da Duloren

Roni Argalji

Assunto: Solicitação de retirada de Deputado homofóbico da campanha da Du Loren

1. A Articulação Brasileira de Gays – ArtGay, foi fundada em Setembro de 2010, em Natal –RN e hoje é composta por representantes de Ongs gays de todos os 27 estados e Distrito federal do Brasil.A ArtGay tem como Objetivo lutar contra o preconceito e a discriminação aos Gays do Brasil.

2. Tomamos conhecimento, pela Mídia, dos planos de Marketing desta empresa de colocar o deputado Homofóbico, Jair Bolsonaro (PP-RJ) na próxima campanha de divulgação da Marca Duloren.

3. Como é de Vosso Conhecimento o parlamentar diariamente afronta os artigos 3º e 5º da Constituição Federal, desrespeitando a dignidade de milhares de pessoas brasileiras com orientação sexual homossexual. O Parlamentar também foi responsável por cunhar de “kit Gay “ e contribuir para que a presidenta da República Dilma Roussef, PT, vetasse material educativo  que livraria milhões de adolescentes com orientação sexual homossexual ou identidades de gênero (travestis e transexuais ) da homofobia, do preconceito, da violência e da morte.

4. De acordo com o Grupo Gay da Bahia – GGB, a cada um dia e meio uma pessoa cidadã lésbica, gay, bissexual, travesti ou transexual –LGBT é assassinada no Brasil em virtude da sua orientação sexual ou identidade de Gênero.

5. A Duloren tem se caracterizado por campanhas polemicas e sempre na denúncia de preconceitos e violações de direitos humanos, como a campanha contra a pedofilia no vaticano, a campanha pela descriminalização do aborto e agora em defesa da união estável de casais do mesmo sexo.

6. Como uma entidade de defesa da dignidade de seres humanos gays no Brasil, que sofrem diariamente a violência simbólica e física, diante do ataque frontal do Deputado Jair Bolsanaro, que inclusive vem cunhando o plano nacional de políticas pró-LGBT, de KIT Gay II e o mesmo tem reconhecido publicamente que é homofobico e preconceituoso:  “Se lutar para impedir a distribuição do kit-gay nas escolas de ensino fundamental  é ser preconceituoso, então sou preconceituoso, com muito orgulho.” Jair Bolsonaro – Entrevista Revista Época

7. Por fim, vimos, por meio deste, solicitar a esta Duloren que não faça campanha a favor da Homofobia colocando este deputado Homofóbico em seu material de campanha publicitária.

8. Existem outras formas menos preconceituosas e de respeito a dignidade das pessoas humanas: Como esta duloren se enfileirar na luta contra os assassinatos de homossexuais.

9. Esperamos o bom senso e ética desta empresa e que não seja necessário esta ArtGay abrir uma campanha nacional de boicote aos produtos da Duloren por promoção da Homofobia no Brasil.

Atenciosamente,

Léo Mendes
Presidente da ArtGay

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

beattrice

As empresas brasileiras em qualquer segmento de atividade precisam urgentemente começar a sentir (no bolso e nos serviços SAC) o pulso da evolução da soiedade brasileira, certas "jogadas publicitárias" não podem ser toleradas ou a sociedade brasileira tende à regressão como as minorias acéfalas que disputam a trollagem neste e em outros espaços plurais e democráticos.

Ana

Só duas coisas que me pareciam conhecidas, mas, pelo que li em alguns comentários, não são:
1. boicote NÃO é censura (pesquisem);
2. o "kit gay" tinha como público alvo os estudantes do ensino médio, portanto JAMAIS seria utilizado em turmas de crianças de 8 anos (a não ser que o filho em questão seja mesmo super dotado e esteja bem avançado nos estudos, e com 8 anos já tenha como colegas adolescentes de 13, 14, 15 ou 16 anos).

lgonzales

Já avisei minha mulher, se ela resolver usar o sutiã do Bolsonaro, haverá greve aqui em casa.

Solange de Oliveira

No Wikipédia, pesquisando sobre misoginia, encontrei hj um verbete que só falta ser assinado pra ser uma mini reportagem (talvez uma forma de fazer jornalismo amador, mas sem coragem de assumir o próprio texto, transformado em verbete frio e sem graça.).
Bem, fora esse parêntese sobre a publicação, é interesssante notar a estratégia semelhante.

Uma empresa estadunidense de roupa feminina para adolescentes imprimiu em suas camisetas frases como "Boys tell lies, poke them in the eyes! (Garotos dizem mentiras, furem seus olhos!)".

Valeu-se de uma discriminação invertida para propagar um politicamente incorreto inusitado e, aproveitando-se da raiva dos humillhados (meninas magoadas numa antiga e tradicionalemente realimentada guerra dos sexos), conseguiu vender suas camisetas.

A questão é que: se vendessem camisetas para meninos e escrevessem "Meninas mentem, furem os olhos delas" já existiria uma via judicial, um caminho legal já percorrido e bem conhecido para se processar a marca: a discriminação contra mulheres e a incitação de violência contra elas.

Com o caminho contrário, criou-se polêmica sim, o que é ótimo, e vendeu-se camiseta. O que de fato poderia se pensar que existe de ideológico por trás das frases não interessa ao capitalista. Sua lógica é pura e simplesmente o mercado.

É mais ou menos o que vejo nessa tentativa da Duloren. Não sei o que a marca pretende fazer, mas certamente nada que desagrade de cara seu público comprador nem que vá completamente contra os pensamentos de Bolsonaro. Fazendo jogo duplo, busca somente chocar para vender.

Vejam também o comercial do Biafra e do Bradesco Seguros, menos grave, mas igualmente constrangedor: não é autoironia, é lógica de mercado: quem paga mais, pode mais. E nós reclamamos ou aplaudimos, mas compramos também.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garotos_s%C3%A3o_est…!

Paulo O.

Mas será que não dá pra esperar e ver do que se trata a campanha, antes de tentar proibi-la?

Rios

"Tomamos conhecimento, pela Mídia, dos planos de Marketing desta empresa de colocar o deputado Homofóbico, Jair Bolsonaro (PP-RJ) na próxima campanha de divulgação da Marca Duloren."

A campanha já saiu? "Iremos" proibí-la antes de ser lançada? Isso não seria censura prévia? (aquela que tanto combatemos, lembram?)

Vivemos em um mundo realmente perigoso…

Gerson

Eu nunca mais compro lingerie da Duloren, viu?

Maurício Reis

Agora vejam, querem boicotar a DuLoren por que escolheram o Bolsonaro como garoto propaganda. Qual será o efeito disso? DAR MAIS ATENÇÃO À CAMAPÁNHA DA DULOREN, É CLARO! Eu não sou anti-gay, mas sou radicalmente contra a ideia de divulgar QUALQUER MATERIAL DE ORIENTAÇÃO SEXUAL em escolas sobre o pretexto do combate ao preconceito. Essa definitivamente não é a forma mais inteligente de combater o preconceito e a discriminação. Quando minha filha tiver 8 anos não vou querer que elas recebam nenhum material abordando preferências sexuais, independente de ser homo ou heterosexual. E o Bolsonaro pode ser o que for, não compartilho da maioria das ideias ou posições políticas dele, mas o apoio em sua campanha contra o kit-gay. Vejo que a comunidade gay tem conseguido conquistar a antipatia e o repúdio de muita gente através de suas posições radicais e sua forma de impor à sociedade suas vontades.

Ana Cruzzeli

Como eu levo a vida com pequenos prazeres, na verdade experimento ter habitos quase franciscanos fica fácil fazer boicote. Já aderi…
Imagina vestir uma lingerie e pensar no Bolsonario? É brochante. Deus me livre e guarde, nem pilula azul resolve.

Alexandre Felix

Pô…seria engraçado ver o Bolsonaro de langerie…

    Renato Lira

    Já pensou Bolsonaro de lingerie de couro, chicote na mão e algemas?

    Seria uma perfeita dominatrix.

    rsrsrs….

Alexandre Felix

…Pô…seria engraçado ver o Bolsonaro de langerie…

Samyra

E gostaria de colocar mais uma coisa: vejo que é com frequência que os usuários desse site sentem-se profundamente ofendidos com os comentários de outros usuários que postam com a estrita intenção de causar distúrbios por meio das palavras e argumentos mais violentos e esdrúxulos possíveis.

Ora, por que, DIABOS, vocês dão trela?! Eles obviamente não estão interessados numa discussão plural e honesta (e devido a natureza dos assuntos, creio que nem nós). Então, por que respondê-los?

É pura perda de tempo.

    Morvan

    Bom dia.
    Concordo com você, Samyra. Às vezes uns comentários para lá de infelizes encontram uma fieira de respostas no mesmo diapasão. Na verdade, é relativamente fácil acabar com a trollagem(sic!). Basta não responder (e utilizar, claro, o sistema de moderação. Talvez seja este o seu propósito principal). Os trolls se alimentam das discussões (no sentido pejorativo do termo). Então, quanto mais bate-boca, melhor para eles.

    Não Alimente Os Trolls! Modere-os.
    Se você não responder a um Post que é "de cara", trollagem, você também, "de cara", já evitará a sua catarse, o seu manjar, que é o "bate-boca".

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    João PR

    Samyra, sei que não se deve dar pérolas aos porcos.

    Mas, os insultos que alguns aqui proferem não podem passar em branco. Penso assim. Acho que uma resposta inteligente é melhor do que a omissão.

Samyra

Não é lamentável… é recorrente. A Duloren é uma empresa que sempre fez campanhas desse tipo. Já fez alusões a estupro e tem uma visão do feminino bastante complicada. Tenta causar auê com suas campanhas misóginas. É uma velha história que infelizmente encontra reverberação no inconsciente de muita gente.

    daft

    Seu ardor feminista me comove.

Bruno

Censura, a gente vê por aqui. Parabéns à tal da ArtGay, Vargas não faria melhor.

RicardãoCarioca

Os gays querem direitos ou privilégios? Querem censurar também? Por essas e outras eu sou contra criminalização de qualquer coisa que privilegie qualquer segmento da sociedade.

    Silvio I

    RicardãoCarioca:
    E muito fácil criticar o não estar de acordo com alguma coisa.Parece-me importante que si não se está de acordo, se arrime alguma solução.Qual a medida que tem que tomar a sociedade, para que esta sociedade mude, sua forma de pensar com respeito a lésbica e gays?Deve-se permitir que alguém que é homo fóbico apareça em uma propaganda tão importante como a de Du Lorens?

    Renato Lira

    RicardãoCarioca, eles querem os mesmos direitos que todos nós temos, você inclusive.

    Se você considera direito privilégio, então tá bom.

    E essa estratégia dos homofóbicos de tentar inverter os fatos, para posarem de vítimas em todas as situações já tá manjada.

    Atacam e se dizem vítimas, querem cercear direitos e dizem que há uma "ditadura das minorias" (quem criou esse termo é um completo idiota), querem impedir a livre expressão mas quem censura são ous outros, etc.

Nara Serra

Eu vou boicotar a Duloren, caso isso aconteça.

GilTeixeira

Azenha, acabei de ver no blog irmão da Mariafro a reprodução da reportagem sobre mais uma morte de homossexual, vc poderia colocar pelo menos um link.
lamentável!

    Leonardo Ribeiro

    Va as páginas policiais de qualquer jornal desse pais. Todos os dias centenas de pessoas são assassinadas pelas mais banais razoes. Lamentável!

Fábio

Pronto, já tão fazendo propaganda de graça para a marca… Me da o tel dessa agencia!!!

Ricardo

incrivel a quantidade de preconceitos expressos em 4 linhas pelo primeiro comentarista. Assim fica dificil qualquer discussao. E nao é nem dizer que é troll nao…….

Observador

esse pessoal é muito "sensível" mesmo, qualquer coisinha e eles já vão DANDO chiquilique…….

@magalavia

BANDO DE BICHA BURRA! idiota… rsrs. O intuito primeiro de colocar o Bolsonaro na campanha era justamente criar polêmica, e assim, espaço grátis na mídia. Sem contar o texto semi-analfabeto do fofo da ArtGay. Em vez de Kit Gay, esse cara é um emblema do MOBRAL. Como diria o guruzinho master, "Cala a boca, burro!" #olavofeelings

    João PR

    Não sei se você lê sempre o viomundo. Creio que não.

    Explico melhor: este é um espaço para seres pensantes, e não para acéfalos. Ou seja, aqui não temos preconceito contra ninguém, e começar o seu texto pela expressão "bando de bicha burra!" denota que você, infelizmente, ainda tem arraigado em sua mente pré-conceitos (que se tornam preconceitos) contra os gays.

    A psicologia explica que o mecanismo de projeção funciona nestes casos. Você ataca porque se vê na figura do outro. Em suma: quem ataca é porque tem a sua sexualidade mal resolvida. Sugiro consultar um psicanalista, porque normal você não é. E respeito é bom, e todo mundo gosta.

    Rafael lima

    Otima resposta.

    gilberto

    Concordo com o João. O Magalavia deveria se manifestar com todo direito , mas sem ofensas pessoais , aqui no Viomundo até o cerra é tratado com respeito.

    Silvio I

    João PR:
    Estou firmando embaixo.

    Saulo

    Homofobia sim é burrice…
    Pelo [reacionário] teor do seu comentário e pelo seu auto declarado -guru master- "Olavo" [suponho que seja o pseudo-filósofo Olavo de Carvalho] recomendo o melhor remédio para os preconceituosos que é a informação. Mas atente para um detalhe, o "filtro" pelo qual subsumimos a multiplicidade de informações que nos atinge é engendrado por valores… e esses, além de construídos pela nossa formação, em boa parte, são escolhidos mesmo, o que por sua vez também depende da informação… da qualidade dela especialmente… é complexo mesmo, a sociedade é complexa, a humanidade é complexa… admita isso, e, no caso do "espaço grátis na mídia" [não sei o que você pensa que é mídia] considere a possibilidade de alguém neste mundo possuir valores diferentes dos seus… a propósito quem te iludiu sobre o seu suposto português correto? Questione, informe-se, e acima de tudo reflita sobre o peso de suas palavras e sobre o quanto o seu conceito de inteligência é carente, tanto de precisão científica quanto de humanidade.

    GilTeixeira

    Realmente perdeste uma ótima oportunidade de ficar quieta! é por causa de gente como você que essas escrotices de bolsonaros e quetais proliferam. Raiva já não sinto mais, apenas pena de ver um ser que se diz 'superior' e não passa de um verme!

    Renato Lira

    Azenha e Conceição, só porque eu escrevi que o magalavia é um analfabeto moral vocês não aprovaram meu comentário?

    "BICHA BURRA" pode?

    Analfabeto moral e ignorante, que é o que o sujeito é, não pode?

    Interessante…

    Conceição Lemes

    Renato, não chegou até aqui o comentário a que vc se refere. Abs

    Rogerio

    Como assim, por exemplo..?? o do Renato não chegou, mas o outro foi aprovado???????? Como assim?????????????????????????????

Marcia Costa

Lamentável essa decisão da Duloren… existe tanta gente melhor pra divulgar o produto!

Deixe seu comentário

Leia também