Altamiro Borges: Alta dos juros beira o suicídio político

Tempo de leitura: 2 min

dilma-preocupada2

 Alta dos juros e suicídio político

por Altamiro Borges, em seu blog

O “deus-mercado” já dá como certa uma nova alta da taxa de juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, nesta quarta-feira (21). Nos jornais e nas emissoras de tevê e rádio, os analistas econômicos – nome fictício dos porta-vozes dos rentistas – garantem que o aumento será de 0,5 na Selic – pulando dos atuais 11,75% para 12,25% ao ano. Folha e Estadão, dois jornais ligados aos banqueiros, deram a mesma notícia: “Economistas das instituições financeiras cravaram as apostas de que o ritmo de aperto monetário será mantido neste ano”.

Confirmada a nova alta dos juros, o governo da presidenta recém-eleita estará trilhando um perigoso caminho – que beira o suicídio político. Os dados sobre a retração da economia já são preocupantes, com queda na produção e redução no ritmo de geração de emprego e renda no país. A estimativa do próprio governo para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 foi rebaixada pela terceira vez seguida – de 0,38% para 0,02%. Na indústria, o clima ainda é mais sombrio, com a previsão de recuo na produção de 0,71% neste ano.

Os impactos sociais já se fazem sentir. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a novembro do ano passado, o número de empregos na indústria caiu 3,1% menor – o pior desempenho para o período desde 2009. A diminuição do número de horas pagas foi ainda maior, de 3,7%. Na comparação dos períodos janeiro-outubro de 2013 e de 2014, a folha de pagamento real – descontada a inflação – caiu 0,8%. É pouco se comparado ao desastre que varre a Europa, com recordes de desemprego; mas é algo preocupante e que serve de alarme.

A manutenção da política de arrocho monetário e as novas medidas de austeridade fiscal – que visam acalmar o “deus-mercado” e sair seu apetite por lucros – tendem a frear ainda mais o crescimento da economia. Alguns inclusive já preveem o início de um período de recessão no Brasil. Como Dilma Rousseff enfrentará politicamente este cenário adverso? A conferir!

 Leia também:

Kotscho: Há lugar melhor no mundo que o Brasil para ser herdeiro de fortuna?

Fabrício de Oliveira: O que é preciso para renovar as esperanças da população

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Plutarco

Fico só imaginando se fosse o Aécio presidente e estivessem sendo tomadas essas medidas. Os “movimentos sociais” invadiriam as ruas, a fazenda da Kátia Abreu estaria já na mão do MST…

Em vez disso, o povo do MST ontem observava o Lula, todo meigo, a plantar “arvrinha” na escola de marxismo.

tiago tobias

Veto de Dilma à correção da tabela do IR foi um erro, diz vice-presidente do PT: http://www.istoe.com.br/reportagens/401371_VETO+DE+DILMA+A+CORRECAO+DA+TABELA+DO+IR+FOI+UM+ERRO+DIZ+VICE+PRESIDENTE+DO+PT

tiago tobias

Me parece que a Dilma caiu em uma arapuca tremenda. Desde 2011, suas ações são pautadas pela grande mídia. Martelaram tanto que era preciso uma reorientação na economia e lá foi ela, obediente, trocar um ministro desenvolvimentista por um Chicago Boy. Acompanhando os jornais, principalmente os da Globo, dá pra notar que essas medidas impopulares estão desagradando e muito e os jornais estão aproveitando essa insatisfação de grande parcela da população (sim, é visível o desencanto com os rumos do PT) para descer o pau no governo e na nova política econômica.

Caíram direitinho na arapuca.

Em breve, entraremos em recessão brava, o desemprego vai aumentar e até as conquistas sociais começarão a ter um retrocesso. Quem quiser, que guarde esse comentário profético. É o que vai ocorrer em dois anos.

    Vlad

    pqp!
    Coisa escrota não assumir suas cagadas.
    Até quando vão culpar os outros pelas m…que fazem?

Léo

Como o brasileiro pensa que o governo federal deveria agir: “Estatatiza tudo e congela os preços”

A vida como ela é: O Brasil que é regido pelo regime democratico, deve respeitar as leis internacionais e as nossas.
Mesmo que o governo radicalize a politica priorizando o pobre e os empregos. Acham que alguma multinacional ficaria aqui?

A nomeação do ministro da levy parece não ter sido nem politico nem por mérito mas, por divida mesmo.

Espero um dia ver empresários pagarem seus impostos de acordo com suas riquezas.
Eleitores deixarem de votar nos aecin, nos bolsonaros, jereissat, dias, azeredo… Todos esses hoje gritam e culpam o governo pela crise economica que não é excluisividade do Brasil. Tiveram quase 30 ou mais anos para fazer algo de bom pelo país, nunca aprovaram um unico projeto de autoria própria, alguns até tentaram mas, os projetos sempre visavam seus comprades financiadores.

CARLOS MOREIRA-MACEIO/AL

Se o PT, tivesse um terço da metade dos que pensam, e tem a inteligencia do José Dirceu, jamais o Levi, A Katia Abreu, o Zé sem PF, o Ministro dos Esporte, que nem o nome sei, e o Berzoini, que no máximo, vai criar uma Agencia Regulatória de Comunicações , das Midias.(lembrem-se que a Dilma, teve aquela aconversinha com um dos filhos do Roberto Marinho, e de lá pra cá ODARELOU.Corrigir a tabela do Imposto de Renda dos Pobres, não pode. Aumentar salários dos deputados,ministros do STF, e da justiça em geral, Pode(mesmo sabendo que os poderes são independedntes) , não custava nada ir a TV,( e explicar pro seu POvo,tim tim por tim tim) que foi enganado, e dizer o que se passa, pois pro Povo, ela é a culpada de tudo,Problema de comunicação do PT, como sempre.Eu , assim como o Ze Dirceu, mesmo tendo votado no PT, estou decepcionado.Se aumentando o juros a inflação caisse, quando o juros foi a 45% com FHC ao ano, teriamos DEFLAÇÃO,(não sou economista) no Pais.Houve foi um juro de 12% ao ano. O que vai haver é a diminuição do consumo, ai o desemprego, vai aumentar, e o Povo, que acreditou, que a VACA NÃO IA tossir, É QUEM VAI PAGAR O PATO. Tenho pena do LULA, que nem com a ajuda de Deus, ganhará a eleição em 2018.Tudo porque a Dilma, ODARELOU, e foi pro lado dos rentistas e do PIG.

Ricardo

também tive comentários censurados no blog do Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada. apenas o que fiz foi perguntar por qual motivo Dilma está fazendo o que disse que Aécio faria. não usei nenhum termo proibido, fui cordial, mas a censura foi implacável.

também reclamei da forma desrespeitosa com que ele tratou o acidente de Eduardo Campos.

não teve jeito : fui censurado.

não estranhei, afinal ele é patrocinado pela Caixa. do governo Dilma. Perdeu a isenção, do mesmo jeito que a Veja. do mesmo jeito que cancelei a assinatura da Veja, não vou mais ao site Conversa Afiada. perdeu a credibilidade.

Ainda bem que temos um espaço aqui no blog do Azenha. sempre votei no PT, mas estou no barco dos eleitores traídos. não mereço ser censurado só por dizer isso.

obrigado por ser isento, azenha.

cordiais saudações

Ricardo

Fabiot

depois de vetar correção da tabela do IR, alegando perda de 6 ou 7 bilhoes, aumenta os juros, o que significa uma despesa de 6 bilhoes de reais, ou seja, tira do trabalhador e dá aos bancos, putz, o pt virou um psdb

    Plutarco

    Antes tivesse virado…

Leo

Pessoal,

Como vocês querem sustentar um país que não produz o suficiente para o seu próprio consumo mediante baixas taxas de juros? É impossível! Tivemos oito anos de FHC e doze de PT para criar infraestrutura e construir todas as condições necessárias para se obter uma Produto Nacional de dar inveja. Não fizemos o dever de casa. Somos, portanto, essencialmente agrícolas, nossa pauta de exportação é fraca, sequer produzimos para nós mesmos e somos obrigados a importar qualidade. O resultado disso está aí: para segurar a inflação e o nível da moeda, tivemos que voltar ao patamar astronômico dos 12%.

Acreditam agora que a campanha presidencial foi um show de mentiras?

Edinho

Governo covarde e acuado! Demonstrar “austeridade” com as classes C, D e E é fácil. Queria ver mesmo (e infelizmente jamais verei…) era um governo do “Partido dos Trabalhadores” ter culhão para cobrar mais de quem ganha mais (inclusive as dívidas bilionárias de grandes empresas), em vez de salvaguardar os mandos e desmandos dessa gente! Desculpem o termo de baixo calão, mas eu tô muito puto com esse governo “trabalhista” natimorto!

Rubens Moura

Proteger o suado dinheirinho da Grande Banca, eis a real finalidade desses aumentos de juros. Reduzir a demanda, lógico, pelo empobrecimento de muitos para o aumentar ainda mais a riqueza dos ricos. Se é para combater uma inflação de demanda, seria mais eficaz um choque de oferta (de produtos brasileiros, é claro). Qual a contribuição dos milionários e bilionários para os problemas de caixa do Tesouro Nacional ? Neruscas de pitibiribas. Quando virá o imposto sobre as grandes fortunas? Quando se elastecerá a progressividade do IR? Uma pergunta para Dilma: o que significa Muda Mais, Governo Novo Ideias Novas?

jeferson

como explicar para meus amigos, que votaram no Aebrio,
o aumento dos impostos e da selic?
a gente as vezes cansa. Fora LEVY

Leonardo

Olha só, ao contrário do que afirma os populistas parece que realmente não existe almoço gratis.

ayrton

O GRANDE ERRO DO PT FOI O DE NÃO LER A REALIDADE COM OS OLHOS DELA. BRIGARAM COM OS FATOS. TINHAPATÉTICO VER OS MILITANTES COM ESSE CHORARÕ. FORAM ADVERTIDOS, MAS PREFERIRAM JOGAR PEDRAS EM TODOS ATÉ MESMO DENTRO DO PARTIDO QUE DIVERGIRAM, COM ROTULANDO DISTO E DAQUILO. NÃO PENSO QUE SEJA HONESTO CULPABILIZAR A DILMA, PORQUE ELA HERDOU O GOVERNO LULA E ALIÁS O PRIMEIRO MANDATO DELA TINHA DEDO DELA EM TUDO. NÃO ME SURPREENDERÁ SE MUITOS CEGOS AINDA INSISTIR NO CAMINHO DA INSENSATEZ. ESTA É A RESULTANTE DO ESQUERDISMO INJETADO NA MEDULA DO PARTIDO.

Alisson

Se a presidenta Dilma quiser realmente aumentar a arrecadação de impostos, não precisa necessariamente aumentar as aliquotas dos impostos, mas “EXTINGUIR O IRPF E O IRPJ”, criando em seu lugar um imposto nos moldes da “CPMF”, porem com aliquota progressiva, começaria por 1% até atingir 27,5%, quem ganhasse até R% 4.600,00 (quatro mil e seicentos reais), estaria isento de pagamento desse imposto. O imposto nos moldes da “CPMF”, é praticamente “INSONEGAVEL”, a presidenta Dilma deve deixar de lado o excesso de “REPUBLICANISMO”, se ela baixasse uma medida provisoria recriando a “CPMF”, e efetuasse um pronunciamento à população, afirmando que o imposto criado iria favorecer a população, e convocar a população para ir as ruas para pressionar os parlamentares pela aprovação, e informar a população que os parlamentares que não aprovasse a cpmf, eram “TRAIDORES” e estavam lutando “CONTRA” o povo, com a cpmf, a arrecadação seria superior a mais de R$500 BILHÕES DE REAIS MES”, o que o “IRPF E O IRPJ, NÃO CONSEGUE ARRECADAR SEQUER R$ 150 BILHÕES DE REAIS EM UM ANO”, pois a “SONEGAÇÃO ULTRAPASSA 85%, DO QUE É ARRECADADO”, coragem presidenta Dilma.

Ynn

E ainda estão desmantelando a PETROBRAS e as nossas principais Empreiteiras . . . . . . . . tá muito esquisito, muito . . . . . . .

daniel

A DIlma traiu o meu voto!!!!!

    mineiro

    traiu o seu , o meu e de todos que acreditaram nela, ela vai ferrar com o brasil , ela é a fhc de saias ou ta querendo ser. ela ta mais para fhc do que para lula. ela vai destruir o pt e os partidos progressistas que estao junto com ela. depois dessa reforma que ela fez na previdencia, para mim ela ja era, nao tem como uma pessoa trair o povo dessa forma , mas querendo ou nao nos ja sabia disso. é so olhar o governo dessa mulher pra ver de que lado ela esta. ela pos a equipe do playboi neves no seu governo , simples assim.

    Edinho

    O seu voto e os votos de mais 54.501.117 de brasileiros. Inexplicável. Indesculpável! Lembrando um dito da Lei de Murphy, “tudo que começa bem, pode terminar mal. Mas se começa mal, termina pior ainda”…

    Leonardo

    Impossível que vocês não tenham entendido o que está acontecendo? Ela não traiu ninguém.

    A política econômica populista adotada no primeiro mandado claramente acabou com os fundamentos brasileiros e agora arrumar a casa é necessário para alguém que deseja pelo menos sobreviver.

    Quem te traiu foi sua ideologia burra em comunismo, keynesianismo, populismo.

    Não deram certo aqui, não deram na URSS, não deram na Venezuela e nem em Cuba.

    Dadas as suas devidas proporções são todas filhotes do desenvolvimentismo.

    Você é responsável por isto! As medidas de reajuste se fazem necessárias doa a quem doer.

    Onde estão os BRICS que vocês tanto se gabaram neste momento?

    Irrelevantes para o cenário

Lucas

A esquerda tem que admitir algo: o primeiro governo Dilma foi um mar de amadorismo politico, medidas heroicas e falta de planejamento.
Admitir isso n é ser de direita, e muito menos dizer que n ha opções dentro do próprio PT, por mais que Marta Suplicy seja hoje considerada traidora, ela acertou ao falar que o PT errou ao n fazer o debate para decidir se Dilma seria a melhor opção para o país.

    mineiro

    infelizmente , eu vou ter que concordar com isso , sera que essa pres. é a melhor opçao para o brasil. sera que todos nos nao ficamos cegos em nao ver os erros desse governo neoliberal. eu nao sou a melhor pessoa para responder isso , mas olha bem o que esse governo ta fazendo logo no inicio do 2º mandato, a maioria é gente que governaria com o playboi que mg odeia , ela pos no governo.

FrancoAtirador

.
.
Ano que vem, faz um discurso aos milhares de desempregados brasileiros,

falando que ‘a inflação está no centro da meta’ e ouça o que vão dizer.
.
.

Maria Thereza

Tal como o Fernando Moreno e tantas outras pessoas, desfiz amizades, briguei, me esfalfei. Sabíamos (pelo menos desconfiávamos) que seriam necessários ajustes. Mas nunca imaginei que seriam nessa dimensão e em cima dos trabalhadores. A situação internacional é complicada, estão fazendo o impossível para acabar com a Petrobrás e doar aos de sempre, mas é impossível acreditar que essa saída ao modo de FHC seja a única viável. Não sei, do ponto de vista puramente técnico, se adiantaria: mas cobrar o que Itaú e globo devem já daria esses cabalísticos 20 bilhões. Não há uma palavra da Dilma para explicar o que está fazendo e os porquês. Ela está encurralada? Por quem? Por que? Não há alternativas, a não ser esse receituário besta, que já seguimos e quase nos acabamos? E nós aqui, apenas sofrendo as consequências. Sinceramente, quando crescer quero ser rentista num governo do PT.

    mineiro

    nos votamos nessa pres. para ir na contramao e nao se ajoelhar covardemente para os banqueiros e os neoliberal do mundo afora. que essa pres. é covarde e nao enfrenta essa turma nos ja sabiamos , mas mal começou os 2ºmandato ja ta de joelho.

Regina Fe

Ainda não consegui entender os passos da Dilma. É o primeiro ano do segundo mandato dela, mas, a depender de como terminar, será decisivo para sabermos se em 2018 o PT continuará no Poder. Espero que isso esteja sendo pesado por ela e sua equipe e, principalmente pelo PT. Será o fim do partido que lutou tanto para abrir as portas do desenvolvimento, se tiver que sair pela porta dos fundos, escorraçado por parte do mesmo povo que deu a Lula a chance de mudar o País. Muitos continuarão a votar no PT, mas pode não ser suficiente para que permaneça no comando do País. O povo brasileiro não merece ficar refém da direita entreguista e Presidenta Dilma não pode provocar isso.

    tiago carneiro

    Pois coloquem os cintos, a presidenta sumiu!

leandro

E subiu…..cadê a presidente que não explica nada? A culpa é da oposição os dos EUA?

Zilda

Ela vai enfrentar se escondendo como vem fazendo até agora. Depois da posse desapareceu. Comprometeu-se com um programa e aplica outro totalmente diferente. Pior, o da oposição que criticou barbaramente.

AlceuCG

O comentário a seguir eu postei lá no CA do PHA:

Aqui no CA meu comentários são sistematicamente censurados, talvez porque o dono, sr. Paulo Henrique Amorim está sempre pronto a justificar todos os erros deste início de governo da Dilma e olha só, anos antes da conversão do PHA à militância progressista, antes mesmo da fundação do PT, eu já militava e defendia os ideais da esquerda. Desde o nascimento do PT eu acreditei em seus ideais e principalmente, acreditei e continuo acreditando no LULA, mas como diz o Breno, existem Militantes e militontos Petista. Não sou um militonto! E o que vejo neste início de governo da Dilma, é uma presidenta conscientemente conduzindo o nosso país ao precipício. Somente um militonto pra achar que foi somente erro de avaliação nomear alguém do extrato de uma kátia abreu escravagista, latifundiária e contra todas e quaisquer políticas progressistas para o trabalhador rural. O mesmo vale para o joaquim levy, aquele “sem nome” dos esportes, um meliante que desceu ao ponto de ser expulso do dem!! Foi descuido manter o zé cardoso na Justiça ou o traíra mercadante num cargo tão estratégico como a Casa Civil? Além dos militontos alguém mais acredita que o Berzoini enquadrará o pig? Já está correndo pela a internet que ele ficará muito feliz se conseguir impor alguma coisa parecida lá de Portugal, algo como uma agência reguladora! E nós Militantes sabemos muito bem quem controla as “agências reguladoras” brasileiras! Por tudo isto eu tenho a convicção que a Dilma está fazendo o trabalho para o qual foi escalada e pelo qual trabalhou por décadas; destruir todas as conquistas arduamente conquistadas nos 3 últimos governo trabalhista. Sim, os 3 últimos, pois seu primeiro governo ela fez o que precisava ser feito, dar continuidade aos programas do LULA, caso contrário não seria reeleita para o segundo e decisivo mandato. Decisivo, pois está fazendo o que é preciso e para o qual foi a escolhida e treinada. A minha confiança na Dilma se acabou quando vi a fotografia dela altaneira frente aos juízes militares, na época em que era “guerrilheira”. Ali eu vi a dimensão e a capacidade dos verdadeiros inimigos do Brasil.

    Adriano

    Acreditar no Lula e desacreditar a Dilma nesse neoliberalismo petista é brincadeira… votei e defendi voto em Lula e em Dilma. Sei muito bem que quem enfiou o Levy dentro do Ministério da Fazenda foi o senhor Lula, em longa queda de braço com a Dilma. Querer livrar a cara dele e colocar tudo nas costas dela é sacanagem.

    Talvez ela só esteja dando corda para o Levy se enforcar e ser demitido daqui 4 meses…depois da eleição na Camara,mas talvez a corda pegue o pescoço dela tb.

Francisco

Obama(Obama!) mandou mensagem ao Congresso para atuar na redução da desigualdade, cobrando mais impostos dos ricos.

Obama será derrotado no Congresso pelos Republicanos.

Mas ele tentou! Pelo menos fez “a cena”.

Obama é um liberal.

Que diabo uma trabalhista está fazendo que não ataca o bolso dos ricos no Brasil?

Não foi Maquiavel, fui eu que disse: o corpo tem duas pernas: a direita e a esquerda. Ou se apoia numa ou em outra ou nas duas. Se tirar as duas, CAI (e tenho a crença quase religiosa de que gente burra tem mais é que se arrombar!).

Edson

E daqui duas semanas, teremos um novo-velho Congresso Nacional. Se Dilma não se juntar aos bons, vai se isolar, pois os ruins são sempre ruins.

Rodrigo

“Vote na Dilma”, eles disseram. “Com o Aécio quem vai ganhar são os banqueiros e o pessoal da classe A”, disseram. “Com o PT o trabalhador manterá seus direitos”, eles disseram. “A inflação está sob controle” disseram.

Ai quando eu dizia que eram todos farinha do mesmo saco: “Coxinha”, “tucano”, “aloprado”, “analfabeto político”, “fascista”, “degenerado”, “f.d.p”, “burro”, “ignorante”, “criança”, eles disseram.

Agora eu digo: Eu avisei.

Fernando Moreno

Também votei em Dilma. Fiz campanha acirrada. Briguei com amigos e familiares. Cheguei a dar um livro para a Presidenta quando de sua visita à minha cidade. Fiquei emocionado. Eis que surge 2015 e a palavra de ordem é aumentar impostos, mas não sobre as grandes fortunas, juros e privatizar a Caixa. Um dos maiores bancos do país, se não o maior, que desempenha papel relevante para alavancar a economia e realizar o sonho de milhões de brasileiros, o da casa própria, terá seu capital aberto para a iniciativa privada. Realmente é incompreensível. Tudo isso era o que diferenciava o Governo Lula/Dilma dos anteriores da direita, e agora estamos vendo a Presidenta fazer exatamente o que eles sempre fizeram. Queria uma explicação, pelo menos sobre a CAIXA, mas a comunicação governamental continua apática, para não dizer mais. Sempre critiquei as pessoas de esquerda que abandonaram o PT, mas agora começo a pensar diferente. Não queria pensar assim, mas está difícil.

    Rubens Moura

    Nunca pensei que MUDA MAIS, GOVERNO NOVO IDEIAS NOVAS, fosse o retorno de FHC. Meu raciocínio esperançoso é que nossa Guerrilheira e atual Comandante, embora presentemente acuada, esteja apenas fazendo um recuo estratégico. Oxalá.

    Rubens Moura

    Nunca pensei que MUDA MAIS, GOVERNO NOVO IDEIAS NOVAS, fosse o retorno do neoliberalismo. Meu raciocínio esperançoso é que nossa Guerrilheira e atual Comandante, embora presentemente acuada, esteja apenas fazendo um recuo estratégico. Oxalá.

leandro

Não se trata de querer aumentar, se trata de não ter escolha. A conta de tantos erros no primeiro mandato chegou. Quanto ao crescimento, nem energia temos para crescer mais do que essa previsao. Todo populismo acaba com uma conta imensa no colo do povão, se não agir agora, seremos a argentina amanha.

    tiago carneiro

    E onde esta a coração valente para cobrar impostos dos ricaços? Única coisa quecrla faz e criar meios de enriquecer os rentistas.

    E eu pensei que tivesse votado em uma coração valente.
    .

ROSE PE

Dilma esta fazendo o que Aebrio ia fazer, enganou geral , e agora, quem vai nos.salvar?

    Souzabsb

    O Chapolin colorado!!!
    .
    .
    .
    .
    Já estava esquecendo que ele nos deixou!!

    :-(

Antonio Carlos

Boa Tarde! Votei na Dilma acreditando no seu programa de governo….masssssssssssss….acho que acabei votando no “GENÉRICO” do programa do psdb.

FrancoAtirador

.
.
Machado de Assis tinha razão: ‘A Loucura é o Padrão de Normalidade do Ser Humano’…
.
.

Deixe seu comentário

Leia também