VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


José do Vale: A catástrofe da covid no Brasil é a personificação do golpe de 2016
Blog da Saúde VIOMUNDO na Pandemia

José do Vale: A catástrofe da covid no Brasil é a personificação do golpe de 2016


31/03/2021 - 23h02

A TRAIÇÃO AO POVO E À DEMOCRACIA – O CASO DA EPIDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL.

Por José do Vale Pinheiro Feitosa*

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff nem havia se concluído no Senado e o usurpador Michel Temer já traía o programa político eleito pelo povo brasileiro há pouco mais de dois anos.

De cara, já começou atacando a herança trabalhista que acolheu na Constituição os direitos sociais, ao trabalho, à saúde e à educação, além de promover a destruição da rede de proteção social dos mais vulneráveis.

Com a PEC do Teto de Gastos, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2016, os leitos hospitalares do SUS foram reduzidos nas regiões mais pobres do país. Diminuíram também os profissionais de saúde.

A rede de proteção social, que tinha o cadastro da população vulnerável, deixou de ser atualizada e praticamente foi abandonada em sua integridade.

Gastos com educação, incluindo a merenda escolar foram reduzidos, o desemprego cresceu, milhares de trabalhadores perderam os planos de saúde.

O governo Bolsonaro, eleito com uma proposta reacionária e moralista, foi a segunda etapa do desmanche do país, criando a “fantasia” que cada um é senhor de si.

E que uma sociedade solidária e organizada seria mera cultura marxista a contrariar os cânones dos “púlpitos consagrados ao sacrifício” ou de uma “prosperidade se distanciando no horizonte”.

Seria um contrassenso dizer que a covid-19 nasceu do golpe e dos governos neoliberais de Temer/Bolsonaro.

O modo como o vírus atingiu em menos de três meses toda a humanidade é evidente para negar um impulso.

Não do vírus, mas da intensa circulação continental de populações na velocidade dos aviões a jato.

Porém, a realidade objetiva da Ásia e Oceania, especialmente da China, Vietnã, Coreias, Nova Zelândia, entre outros, não se confunde com nenhuma outra explicação que não seja rede de proteção social, ação de contenção, cuidar das empresas e empregos, serviços de atenção de saúde e agora vacinação em massa.

A epidemia de covid-19 chegou ao Brasil quando os efeitos do golpe e do governo Bolsonaro estavam consolidados em todos os sentidos:

— atenção de saúde deteriorada;

— cadeia de comando do SUS desarticulada (a “direita cheirosa” do Luiz Henrique Mandetta queria sua privatização);

— redução da atenção básica de saúde, incluindo a expulsão de médicos cubanos;

— populações empobrecidas.

Entre os 20 países mais populosos, o Brasil só perde em número de infecções e mortes por 100 mil habitantes para os Estados Unidos da América de Donald Trump.

Se formos mais generosos e considerarmos países com mais de 10 milhões de habitantes, o Brasil ocupa da décima posição em casos e mortes.

Em relação a esta décima posição é que se revela o quanto uma epidemia é exatamente o sentido etimológico da palavra grega, ou seja, a expansão de uma doença contagiosa em uma determinada região.

Entendendo o povo brasileiro como o espaço deste crescimento, podemos concluir que a a gigantesca magnitude atingida pela pandemia no Brasil resulta da traição a um projeto de Nação que foi acertado na Constituição de 1988.

A taxa de mortalidade por covid-19 no Brasil se equipara ao Peru que vive eterna desidratação política e ao México “tão longe de Deus e tão perto dos EUA”.

O Brasil tem 13,1% da população com 60 anos e mais (onde a mortalidade é maior), não podendo ser comparado com os EUA e países da Europa, onde essa população oscila entre 28,9% (Portugal) e 22,4% (EUA).

A nossa situação é muito pior. Resulta dos ataques em etapas ao povo brasileiro.

*José do Vale Pinheiro Feitosa é médico sanitarista.





2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Sebastião Farias

02 de abril de 2021 às 13h09

Isso, é o carma do povo brasileiro, que autossuficiente, há muito nega e se afasta de Deus, vejam.
As verdades bíblicas sobre o anticristo “Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvis¬tes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isso conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isso se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.” (1 João 2, 18-19).
Vejam, povo brasileiro e, meditem nessas palavras das Escrituras, pois elas, por serem proféticas, têm poder e, se aplicam perfeitamente, ao Brasil atual (as palavras entre parêntesis são locadas por nós, para dar sentido as partes fortes da Profecia, com foco na sua realidade), pelo mal que estão fazendo com ele, o nosso país.
“Então o tal ímpio se manifestará (os atores golpistas que agem contra o povo e desrespeitam: a Constituição Federal, a democracia, o estado de direito, a justiça e o poder outorgado pelo povo). Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca (com a verdade e com a Sua justiça imparcial) e o aniquilará com o resplendor da sua vinda (na hora da prestação de contas dos seus atos e, do julgamento exemplar de todos os culpados, que representam o mal na terra). A manifestação do ímpio (identificada pela ambição, idolatria ao dinheiro, fascismo e poder materialista, autossuficiência, egoísmo, vaidade, soberba, traição, prepotência, arrogância, sentimento de onipotência, etc) será acompanhada, graças ao poder de Satanás (indução: a confusão, a insinuação, a mentira, ao divisionismo, a desigualdade, a maldade, ao egoísmo, a vaidade e a ilusão de poder absoluto, etc), de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores (Falsidade, insinuação, mentira, corrupção, traição, golpe, engano, impunidade, etc,). Ele usará de todas as seduções do mal (promessas de riqueza fácil, de poder político permanente, de vaidade, de ilusão de superioridade, de impunidade, assim como de induzir a muitos à negação e ao desprezo a Deus, etc,), com aqueles que se perdem (parte da imprensa injusta e golpista, empresários que fomentam a desigualdade e financiam projetos injustos prejudiciais ao povo, religiosos materialistas oportunistas e infiéis a Deus, falsos e infiéis representantes e governantes do povo, magistrados e agentes públicos antiéticos e traidores da confiança e da esperança de justiça do povo, etc,) por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará (desconfiança e desentendimento entre os aliados, inveja, cobiça, acusações mútuas, delações mentirosas e brigas pelo poder, a autodestruição, etc), e os induzirá a acreditar no erro (que o golpe seria bom/legal e perene, que a impunidade seria garantida, que o povo aceitaria o golpe e a destruição do Brasil, com passividade. etc). Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal.” (2Ts 2, 8-12).
Lembrem-se todos, agora que conheceram essa Profecia e que, ela se cumprirá integralmente, é só compararmos os acontecimentos dos últimos anos sobre o Brasil, Cream e orem a Deus, confiem, se arrependam enquanto podem e esperem, Ele nunca abandona os seus filhos que recorrem a Ele e, o Brasil, não é por acaso que já nasceu cristão sob a proteção de Deus, por isso é que possui em seu firmamento, o sinal da Cruz de Cristo salvador .
Essa sina histórica de exploração do Brasil e de seu povo, principalmente, aquela parcela mais suscetível da sociedade ( https://alemdarena.blogspot.com/2019/03/links-para-historia-do-brasil-de-1894.html?m=1 ), o desrespeito à CF ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm ) , a injustiça e a desigualdade, têm que chegar ao fim, veja o vídeo do link a seguir ( https://youtu.be/h5L0ij7WlPs ) , que nos mostra quanto regrediu nosso país, por ignorância e falta de consciência de seu povo.
E, é o povo, o verdadeiro dono do Poder Constitucional ( §Único do Artigo 1º da CF), que tem a obrigação moral, de resgatar o seu poder usurpado e utilizado por seus representantes, não para o seu bem-estar mas, para lhe fazer mal e para negligenciarem os seus direitos constitucionais negados e, de colocar a CF no seu devido lugar, para o bem comum de todos, hoje é das gerações futuras.
Paz e bem
Sebastião Farias
Um brasileiro nordestinamazônida

Responder

Caio Mendonça

01 de abril de 2021 às 11h28

Se for falar a real coxinha chora.
Dizem que o Lula é ladrão. Suponhamos que seja mesmo. Cumpriu pena e pagou sua suposta dívida com a sociedade limpinha e cheirosa.
Mas o Aécio tá solto. Não foi preso. O Temer idem.
E aí o culpado é o PT.
Pode ser que sim pq não, mas pq não prendeu os outros. Aí eles só tem um batalhão de desculpas esfarrapadas.
E aposto que nem o presidente e nem seus filhos serão presos aqui.
Diga-se de passagem tb que o assassinato da Marielle é muito muito muito estranho até hj não ter solução sendo que já pegaram quem atirou.
Só no Brasil que o ladrão assalta uma empresa e aí para pegar o ladrão implodem o prédio e acaba com o emprego de todo mundo. Evidentemente isto não é foi um acerto. Foi um enorme erro.
Mas fazer o que.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding