VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Em carta aos brasileiros, Frente pela Vida defende o SUS, condena Bolsonaro e exige plano de vacinação contra covid; íntegra
Fotos: Marcelo Casall/Agência Brasil e CNS
Blog da Saúde

Em carta aos brasileiros, Frente pela Vida defende o SUS, condena Bolsonaro e exige plano de vacinação contra covid; íntegra


26/11/2020 - 11h39

Frente Pela Vida publica carta “O Brasil precisa do SUS” e reivindica plano de vacinação contra Covid-19

O documento menciona também que “o presidente da república incentivou aglomerações” e “desarticulou medidas de proteção” de populações vulnerabilizadas

#susconecta

Frente Pela Vida (veja PS), espaço que une diversas organizações brasileiras em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), publicou ontem (25/11) uma “Carta ao Povo Brasileiro”, criticando a negligência do Estado diante da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 170 mil pessoas no país, em especial pessoas negras e pobres.Uma das principais reivindicações é a recuperação do orçamento do SUS, que segue em desfinanciamento constante, e um plano de vacinação para a Covid-19, que ainda não existe no Brasil.

O documento menciona que “o presidente da república incentivou aglomerações, desarticulou medidas de proteção de populações vulneráveis, como os povos indígenas. Não existe plano para a futura vacinação, o que gera ansiedade e insegurança na população”.

Num outro trecho, há a reafirmação das ações de Atenção Primária como fundamentais nesse contexto, que requer o financiamento adequado para a Saúde Pública.

“O SUS é base essencial para saúde e bem-estar da população. No entanto, precisa de recursos humanos, materiais e financeiros para conter a circulação do novo coronavírus. Precisa de coordenação uniforme, nacional, articulada, e medidas de segurança sanitária. Precisa de orçamento adequado. Os valores para 2021 são menores do que os de 2020 – menos 40 bilhões de reais! Sem orçamento suficiente, não poderá cumprir seu papel de cuidar e salvar vidas”.

Abaixo a íntegra da Carta ao Povo Brasileiro

PS  do Blog da Saúde: A Carta ao Povo Brasileiro é a primeira ação da campanha O Brasil Precisa do SUS, que será lançada em dezembro.

A campanha é uma iniciativa da Frente pela Vida, da qual fazem parte:

Associação Brasileira de Saúde Coletiva  – Abrasco

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde  — Cebes

Associação Brasileira Rede Unida — Rede Unida

Sociedade Brasileira de Bioética — SBB

Conselho Nacional de Saúde — CNS

Já estão apoiando a campanha:

Associação Brasileira de Economia da Saúde  — Abres

Instituto de Direito Sanitário Aplicado — Idisa

Federação Nacional dos Farmacêuticos — Fenafar





2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Dulcéa Machado Martins

28 de novembro de 2020 às 10h20

Fizeram um abaixo assinado ? Muita gente assinaria tenho certeza….

Responder

Zé Maria

26 de novembro de 2020 às 20h41

https://twitter.com/i/status/1332084881560645634

“Gripezinha” ou “Resfriadinho”

‘Não existe um vídeo ou áudio meu falando dessa forma’,
diz Bolsonaro sobre algo que ele falou em Rede Nacional.

https://twitter.com/SamPancher/status/1332084881560645634

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding