Covid-19: Conheça cinco experiências de cuidados de saúde mental com grupos muito vulneráveis; vídeo

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação, com informações do  IdeiaSUS/Fiocruz

Em maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou chamada pública para instituições da sociedade civil com ações emergenciais junto a populações vulneráveis na pandemia.

O objetivo principal: apoio financeiro.

Em todo o Brasil, foram selecionados 145 projetos (ao final, um resumo de cada um deles), que ajudam a prevenir o novo coronavírus  e a garantir condições mínimas de sobrevivência a famílias impactadas economicamente pelo isolamento social.

Os projetos estão vinculados a cinco áreas de interesse:

— Segurança alimentar

— Saúde mental

— Assistência específica a grupos vulneráveis

— Ações que facilitam cumprimento do afastamento social e da higiene pessoal e coletiva anunciados pelas autoridades públicas.

Em junho, o IdeiaSUS, plataforma colaborativa de práticas de saúde da Fiocruz, juntou-se à iniciativa, para dar voz às iniciativas.

Nascia a ideia do Encontro Virtual IdeiaSUS.

Em 26 de junho, foi realizado  o 1º Encontro Virtual IdeiaSUS, que reuniu representantes de projetos desenvolvidos em favelas e periferias urbanas do País.

Em 27 de julho, aconteceu o 2º Encontro Virtual IdeiaSUS, que reberverou as vozes das florestas, do campo e das águas, em um debate com lideranças indígenas, quilombolas, caiçaras e pescadores sobre os impactos da Covid-19 em seus territórios.

Nesta quinta-feira, 27/08, aconteceu o 3º Encontro Virtual IdeiaSUS, que teve como tema ‘‘Enfrentamento do sofrimento psíquico na pandemia: diálogos sobre o acolhimento e a saúde mental em territórios vulnerabilizados”. 

Assista ao vídeo do encontro que está no topo.

Ele reuniu experiências de cuidados de saúde mental desenvolvidos pela sociedade civil em territórios de grandes vulnerabilidades sociais durante  a pandemia de  covid-19.

Tomando por base os projetos apoiados pela Fiocruz,  o objetivou compreender os contextos em que essas iniciativas foram estabelecidas e refletir sobre as possibilidades de construção coletiva de práticas de gestão e cuidado.

Contou com a participação dos psiquiatras Paulo Amarante e Ana Maria Guljor.

Amarante é presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Laps/Ensp/Fiocruz).

Ana Paula  é atual coordenadora do Laps e vice-presidente da Abrasme.

O 3º Encontro Virtual IdeiaSUS recebeu  apoio dos conselhos Federal de Psicologia (CFP), Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e da Abrasme.

Coincidentemente 27 de agosto é o Dia da Psicóloga e do Psicólogo.

Confira abaixo a íntegra da programação do 3º Encontro Virtual IdeiaSUS.

AS VOZES DE APOIO A GRUPOS VULNERÁVEIS DURANTE A PANDEMIA

Conheça os 145 projetos da chamada pública da Fiocruz de apoio a populações vulneráveis.

O documento abaixo contém um resumo de cada um deles.

Covid-19: Projetos para grupos vulneráveis apoiados pela Fiocruz by Conceição Lemes on Scribd


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também