Lançamento de plano nacional contra covid-19 reúne as entidades da Saúde; vídeo e fotos

Tempo de leitura: 3 min

Organizações da Saúde apresentam Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 para parlamentares e gestores

Entrega será realizada na sexta-feira (3/07), às 10h, durante evento virtual com transmissão ao vivo

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Diversas entidades da área da Saúde se uniram para elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que será apresentado a parlamentares, gestores, secretários de Saúde e sociedade civil nesta sexta-feira (3/07), às 10h, durante evento virtual com transmissão ao vivo pelo site e Youtube do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A ação é motivada pela necessidade imediata de mudanças na forma atual de combater a pandemia do Novo Coronavírus.

Para isso, o documento considera aspectos biomoleculares e clínicos, estratégias epidemiológicas para reduzir a transmissibilidade, estrutura do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificação da rede de Atenção Primária em Saúde, entre outros.

Respeito à ciência, competência técnica, capacidade gestora e responsabilidade política são os pilares que orientam o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que também apresenta a complexidade da pandemia e considera as necessidades específicas das populações vulnerabilizadas.

O documento foi elaborado pelas entidades que compõem a coordenação da Frente Pela Vida, sendo: Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e Associação Rede Unida.

Também houve contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Rede de Médicas e Médicos Populares (RMMP) e Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).

Resposta ao descaso do poder público

Para o presidente do CNS, Fernando Pigatto, é fundamental somar esforços e contribuir com ações que auxiliem no entendimento e enfretamento à doença.

“Desde antes do Novo Coronavírus chegar ao Brasil, o Conselho Nacional de Saúde já se preocupava com a saúde da população e vinha agindo de diferentes maneiras para salvar vidas. Nos manifestamos publicamente e cobramos ações efetivas das autoridades, principalmente do Governo Federal. Agora, estamos juntos na Frente pela Vida e levamos nossas contribuições para este importante plano de enfrentamento à pandemia”, afirma.

O plano comprova que a ciência e a sociedade brasileira são capazes de produzir uma resposta alternativa ao descaso e às ações ineficazes do governo brasileiro, que já permitiu a ocorrência de mais de um milhão de casos confirmados e quase 60 mil mortes causadas pela Covid-19.

O lançamento público terá a presença dos presidentes das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.

Assinam o plano (na íntegra, abaixo):

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)

Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida)

Associação Brasileira de Economia em Saúde (ABrES)

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

Sociedade Brasileira de Virologia (SBV)

Sociedade Brasileira de Bioética (SBB)

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)

Rede de Médicas e Médicos Populares (RMMP)

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).

Plano de Enfrentamento da Covid-19 by Conceição Lemes on Scribd


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também