Ibope: Mercadante avança em SP; Osmar Dias, no PR

Tempo de leitura: 2 min

Do Vermelho:

São Paulo: Alckmin cai 5 pontos e Mercadante sobe

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, caiu cinco pontos porcentuais na pesquisa Ibope divulgada hoje. O tucano aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o petista Aloizio Mercadante subiu dois pontos e atingiu 22%.

Na última sondagem do Ibope, divulgada no dia 3, Alckmin tinha 31 pontos porcentuais de vantagem sobre seu adversário petista. O tucano aparecia com 51% contra 20% de Mercadante, o que permitiria a eleição já no primeiro turno.

Celso Russomanno (PP) tinha 7% e agora aparece com 8%, Paulo Skaf (PSB) manteve 2% e Fabio Feldmann (PV), com 1%. Os demais candidatos ao governo de São Paulo não pontuaram. O total de votos brancos e nulos ficou em 10% e os que não sabem ou não responderam em quem vão votar, em 11%. Num eventual segundo turno, Alckmin venceria Mercadante por 54% contra 27% das intenções de voto. Mercadante tem 18% de rejeição, enquanto o tucano tem 15%.

A sondagem foi realizada com 1806 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima e para baixo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número 29062/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número 83153/2010.

Paraná: Osmar sobe bastante e encosta em Richa

No Paraná, os tucanos começam a ficar preocupados. Caiu de 16 para 9 pontos porcentuais a vantagem do candidato ao PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, em relação a seu principal adversário, Osmar Dias, do PDT. Segundo o Ibope, Richa oscilou para baixo, de 50% para 47%, enquanto Osmar avançou de 34% para 38%, em relação à sondagem de 26 de agosto.

A redução da margem entre os principais concorrentes coincide com a maior exposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na campanha de Osmar, tanto pela televisão quanto em comícios. Levando-se em conta apenas os votos válidos, contudo, Richa ainda venceria a disputa no primeiro turno – ele tem 55% das intenções de voto ante 44% de Osmar.

Segundo o Ibope, os candidatos Avanilson Araújo (PSTU), Paulo Salamuni (PV), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) receberam menos de 1% dos votos, enquanto Luiz Felipe Bergmann (PSOL) não foi citado por nenhum dos 1.512 eleitores ouvidos.

Os votos em branco e nulos somaram os mesmos 4% da pesquisa anterior. Os que não souberam responder baixaram de 11% para 10%. A margem de erro é de três pontos porcentuais.

Apoie o VIOMUNDO

O Ibope realizou 1.512 entrevistas entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo 29.067/2010.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também