Ibope: Mercadante avança em SP; Osmar Dias, no PR

Tempo de leitura: 2 min

Do Vermelho:

São Paulo: Alckmin cai 5 pontos e Mercadante sobe

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, caiu cinco pontos porcentuais na pesquisa Ibope divulgada hoje. O tucano aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o petista Aloizio Mercadante subiu dois pontos e atingiu 22%.

Na última sondagem do Ibope, divulgada no dia 3, Alckmin tinha 31 pontos porcentuais de vantagem sobre seu adversário petista. O tucano aparecia com 51% contra 20% de Mercadante, o que permitiria a eleição já no primeiro turno.

Celso Russomanno (PP) tinha 7% e agora aparece com 8%, Paulo Skaf (PSB) manteve 2% e Fabio Feldmann (PV), com 1%. Os demais candidatos ao governo de São Paulo não pontuaram. O total de votos brancos e nulos ficou em 10% e os que não sabem ou não responderam em quem vão votar, em 11%. Num eventual segundo turno, Alckmin venceria Mercadante por 54% contra 27% das intenções de voto. Mercadante tem 18% de rejeição, enquanto o tucano tem 15%.

A sondagem foi realizada com 1806 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima e para baixo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número 29062/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número 83153/2010.

Paraná: Osmar sobe bastante e encosta em Richa

No Paraná, os tucanos começam a ficar preocupados. Caiu de 16 para 9 pontos porcentuais a vantagem do candidato ao PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, em relação a seu principal adversário, Osmar Dias, do PDT. Segundo o Ibope, Richa oscilou para baixo, de 50% para 47%, enquanto Osmar avançou de 34% para 38%, em relação à sondagem de 26 de agosto.

A redução da margem entre os principais concorrentes coincide com a maior exposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na campanha de Osmar, tanto pela televisão quanto em comícios. Levando-se em conta apenas os votos válidos, contudo, Richa ainda venceria a disputa no primeiro turno – ele tem 55% das intenções de voto ante 44% de Osmar.

Segundo o Ibope, os candidatos Avanilson Araújo (PSTU), Paulo Salamuni (PV), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) receberam menos de 1% dos votos, enquanto Luiz Felipe Bergmann (PSOL) não foi citado por nenhum dos 1.512 eleitores ouvidos.

Os votos em branco e nulos somaram os mesmos 4% da pesquisa anterior. Os que não souberam responder baixaram de 11% para 10%. A margem de erro é de três pontos porcentuais.

O Ibope realizou 1.512 entrevistas entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo 29.067/2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Juspolítico

Osmar vai vencer as eleições no Paraná!!! Além de ser mais experiente, sério e honesto, seu adversário Richa só fala besteira, primeiro xingou os professores de vagabundos, depois vive dizendo que vai descer a borracha no campo, quando a solução para o problema fundiário está nas mãos do Judiciário e não da polícia!!! É um ignorantezinho, vai tomar ferro nas eleições para aprender a não bancar o reizinho do Paraná!!!!!!

Renato

As eleições no Paraná e SP acaba em 03/10, com a vitória do PSDB. A esquerda nunca entrará no palácio dos Bandeirantes.
A implantação da ditadura socialista passa pela conquista do palácio dos Bandeirantes pelo PT, coisa que nunca conseguirão.

PC DE SÃO PAULO

Azenha, vc que é um cara muito bem informado, vai concordar comigo, MERCADANTE não é nenhuma BRASTEMP, mas pelo amor de DEUS, o governo PSDB atrasou nosso estado de SÃO PAULO por quase 20 anos. Como funcionário publico da Segurança, afirmo nós somos o PSDB-Pior Salário do BRASIL
Abraços a todos e fora PSDB.

Bruno Vieira

resultado manipulado, nao acredito que o geraldo esta tao longe do mercadante

Mônica Rangel

ACORDA SÃO PAULO!! Mais um motivo para São Paulo mudar… http://www.youtube.com/watch?v=70if5oVMvVA

Roberto

Quero pela enezima vez pedir aos blogs progressistas atenção redobrada as pesuisas pra governador de São Paulo.
Ta um cheiro de podre e manipulação no ar.
Eu acredito piamente que o Mercadante tem bem mais do que 22% e o Geraldo não ta com mais do que uns 42% dos votos. É preciso muita vigilancia porque o desespero tucano ta grande.

Roberto

Atenção paulistas: o Mercadante vai para o segundo turno. Tenho certeza disso!! Essa pesquisa está sendo manipulada, assim como a do DATATROLHA. Nesse momento o Mercadante já deve estar com 30% e o Picolé de Chuchu (Alckmin Opus Dei) com menos de 40%. Vamos, pra cima e a vitória virá no segundo turno!!!

Marco Maratti

Beto Richa como prefeito foi uma farsa. Devido a grandes anúncios nas principais mídias tornou-se o queridinho dessa elite reacionária ( Lerner, Munhoz da Rocha, Camargo, Lupion, Raíz, Greca, Leprevost, Barros, Canet, Braga, Cunha Pereira, Pimentel, entre tantos outros ) que domina o Paraná. Construiu uns postos de saúde, ampliou outros; construiu algumas creches, asfaltou algumas ruas. Todavia, a saúde em Curitiba está cada vez pior ( faltam leitos; faltam médicos …. devido à falta de condições/equipamentos para atendimento e ao baixíssimo salário { vencimento de R$ 1.300,00} …). Professores, educadores e auxiliares de enfermagem, dentre outros, sofrem assédio moral de seus chefes e sobrecarga de trabalho, o que os têm feito adoecer. Apesar da construção da Linha Verde, as ruas de Curitiba, principalmente nos bairros que não são visitados pela linha turística, estão um caos. O transporte coletivo, que já foi modelo, "vive" lotado e com atrasos nas linhas. Agora, ele quer levar esse "modelo de gestão" para todo o Paraná. Acordem paranaenses. Não permitamos que o nosso Paraná sofra tal retrocesso.

Helcid

…e mais um recado para os os trolls anônimos e semi-analfas que andam negativando os comentários por aqui: fiquem á vontade, continuem negativando mesmo!

… e continuem deixando o rastro por aqui, como as vacas e cavalos que fazem suas necessidades, quando andam pelas estradas do interior do país !! E ficaremos encarregados de limpar suas "diarréias mentais" !!

    Mônica Rangel

    É mesmo Helcid! Também tenho sentido cheiro de "TROLL, LÓ, LÓ" no ar! Que tolinhos! É essa toda a força que eles têm? Negativar os comentários?! Que "ócio improdutivo"! rsrsrs…

Brunus

Azenha, o TSE está exigindo da Vox Populi que remeta ao Tribunal, TODO DIA, já a partir de segunda-feira, os questionários e planilhas de recebimeto do tracking que está sendo publicado pela Band e pelo Ig. Seria interessante saber quem assinou ou orientou essa determinação já que ela, por sua dificílima execução logística, praticamente vai, a curto prazo, inviabilizar essa pesquisa. Como ela é a que está mostrando a maior diferença entre Dilma e Serra e as oscilações em tempo real da opinião dos eleitores, resta saber qual a motivação do TSE e a quem interessa que essa pesquisa seja "melada".

    Jairo_Beraldo

    É o nosso judiciário, sempre zeloso e imparcial!

Mônica Rangel

O endereço certo do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tw2KeCy1Wpo

Carlos

Duas sugestões à campanha do Osmar Dias:

– Lembrar aos eleitores que Beto Richa esteve na prefeitura de Curitiba desde 2001, primeiro como vice-prefeito e secretário de obras de Taniguchi (eleito em 2000) e depois como prefeito (eleito em 2004 e reeleito em 2008), ou seja: após quase 10 anos, deixa a prefeitura para lançar-se ao governo do Estado sem ter resolvido, dentre outras pendências, a destinação do lixo gerado em Curitiba;
– lembrar também que não há um registro sequer de participação dele na campanha contra a privatização da Copel, tentada pelo seu aliado Lerner em 2001;

    juarez

    O povo paranaense precisa tomar cuidado,essa gente maldosa gosta mesmo é de vender patrimonio público,portanto com eles no governo não restara pédra sobre pédra.

Baixada Carioca

A boa notícia no RJ é que Lindberg (PT) já ultrapassou Cesar "vaia" (DEMo) e empata com Crivela (PRB):

A pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira à noite e encomendada pela TV Globo e o jornal Estado de S. Paulo, apontou que o candidato ao Senado pelo PT, Lindberg Farias, ultrapassou o candidato do DEM, Cesar Maia, e agora tem o mesmo percentual de votos que Marcelo Crivella, candidato do PRB, na liderança da disputa. De acordo com a pesquisa, Lindberg e Crivella têm 31% das intenções de voto, contra 28% do ex-prefeito Cesar Maia. Como a margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados (O Globo online)

Precisamos varrer esse PFL da política brasileira, ainda que mudem o nome da legenda.

    Silvio

    César Maia de fora no Rio, Maciel de fora em PE e Agripino de fora no RN. é o fim do PFL!!!

    wposnik

    Sílvio:
    Não esquecer do Heráclito, no Piauí. Que alguém por aí insinuou que ele 'parece ter um tênis na boca', o que achei uma imagem perfeita. Fala como se tivesse um tênis na boca. No cérebro, só Deus sabe o que há !

    Alexei Alves

    E não esqueçamos também do Art(h)ur Virgílio rejeitado pelo AM.

    Essa eleição será simplesmente histórica!

    Jairo_Beraldo

    Esse já era. Só um "fato novo" o coloca de novo no senado.

LuisCPPrudente

Se paranaense fosse, não gostaria de votar no Osmar Dias, seria obrigado a votar no Osmar Dias. Dos males o pior. Eu preferia que o Orlando Pessuti fosse eleito e continuasse as obras de Requião.

Espero estar enganado com o Osmar Dias, que ele faça um governo na linha do que foi feito por Roberto Requião.

cecilia binder

Espero que nós, paulistas, não tenhamos de engulir mais quatro anos de tucanos! Ainda faltam três semanas para as eleições. Quem acredita na importância de desalojar o PSDB do Palácio dos Bandeirantes para que São Paulo avance nas políticas sociais, particularmente na assistência à saúde e na qualidade do ensino, precisa fazer campanha boca a boca. Sugiro carregar cópias de artigos que denunciam os desmandos e a corrupção dos tucanos – artigos que têm surgido nos blogs progressistas, trechos do livro do Aluízio Biondi (O Brasil Privatizado), enfim, tudo que puder ser distribuído para conhecidos, colegas de trabalho, pessoas com as quais cruzamos no dia a dia e que não têm oportunidade de se informar como nós, assiduos frequentadores dos "blogs sujos" que, de sujos não têm nada. Aliás a sujeira está com o PIG! Vamos lá. Segundo turno em São Paulo.

Glecio_Tavares

Saiu hoje o datafolha com 49 a 23. E o Netinho com 36 passou a Marta com 35. Dilma tem mais votos que eles? A magica desse instituto não resistirá as urnas.

    Jairo_Beraldo

    Em SP, Alckmin tem 49%, e Mercadante, 23%, aponta Datafolha. Russomanno (PP) aparece com 9%, e Skaf (PSB), com 3%. Margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais."
    'Na disputa pelo Senado, Netinho tem 36% e Marta, 35%, diz Datafolha. Candidato do PC do B passa a liderar a disputa, segundo instituto. Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos." (G1)

    Também não entendo Glécio…os progressistas andam na frente para o senado e para o executivo não?

Fabio_Passos

Meu voto útil é Osmar Dias.
beto lerner está com a turma da privataria que tentou vender a COPEL.

Seria uma tragédia para o Paraná o retorno dos entreguistas privatas.

Deixe seu comentário

Leia também