A cegueira política e o viés ideológico da Folha de S.Paulo
Publicado em 27-Mai-2013
por Zé Dirceu, em seu blog, via Altamiro Borges
Até onde vai a cegueira política e o viés ideológico da Folha de S.Paulo e de suas matérias? Hoje, o jornal traz reportagem com o título “Viés liberal da Aliança do Pacifico desafia Mercosul ”, um exemplo dessa cegueira.
O jornal diz que a Aliança do Pacífico – bloco formado por Colômbia, Chile, Peru e México – “divide” a região e desperta interesse como “alternativa pró-mercado” no continente, em contraponto ao Mercosul, que estaria fragilizado por decisõespolíticas tais qual a suspensão do Paraguai.
A reportagem ouve o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem o Brasil não conseguiu exercer uma liderança capaz de impedir a fragmentação da América do Sul. Ouve também Armando Castelar Pinheiro, coordenador de Economia
Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, para quem a Aliança tem mais “qualidade política”, inflação baixa e economia menos fechada.
São duas avaliações em nenhuma base na realidade recente. Qualidade política no México e na Colômbia?
Economia menos fechada ou economia totalmente dependente dos Estados Unidos no caso do México? E o caso do Chile, com uma economia totalmente dependente de um produto ou três?
Apoie o VIOMUNDO
Nem vou comentar a declaração de FHC, fruto da cegueira política que não condiz com seu nível de conhecimento dos fatos.
PS do Viomundo: Hoje o jornal volta à carga através de Eliane Cantanhêde, que em Fogo de palha? diz que a economia brasileira está se desfazendo. Conclui: “Um dado mais concreto é a união dos pragmáticos México, Chile, Colômbia e Peru na Aliança do Pacífico, provocando um contraponto desconfortável com o ideológico Mercosul, que está sem rumo e, com a mesma mão esquerda, suspendeu o Paraguai e acolheu a Venezuela. Qual o resultado? Vem aí uma meia-volta, volver, do Brasil para os EUA”. Puro wishfull thinking da Eliane!
Leia também:
Capitalismo à brasileira: Estado garante lucro privado no Mineirão





Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!