

Prezados Membros do Conselho Universitário (Co) da USP:
A Frente Pró-Cotas em SP protocolou o pedido de discussão das Cotas Raciais na USP com o intuito de sairmos deste cenário de exclusão étnico-racial extrema que inegavelmente vivemos na USP.
Buscamos a Democratização da USP desde o Acesso, através da implementação de um Sistema de Reserva de Vagas que possui recorte tanto social quanto racial, que privilegiará todo o povo brasileiro e que vai, mesmo que parcial e minimamente, reparar os danos históricos sofridos pelo povo negro por conta de sucessivas políticas públicas que os prejudicaram.
A Faculdade de Direito, unidade da USP onde quase há negros/as, deu o primeiro passo na direção das Cotas! http://migre.me/9ogr7
O Ofício (anexo) foi protocolado pela Frente Pró-Cotas em SP na manhã do dia 06/06 (antes da convocação da Reunião do CO marcado para o dia 20/06), solicitando a inclusão desta pauta na próxima reunião.
Como podemos ver na Convocação do Co (anexa), a Pauta da Reunião de 20/06 não foi divulgada a nós, Conselheiros/as, e esperamos que nosso pedido não seja ignorado, pois isto será interpretado como “Racismo Institucional” da USP.
Há 25 ANOS a USP se nega a discutir a implementação de Cotas Raciais com a parcela do povo brasileiro que quer, busca e tem o direito constitucional de ter acesso e usufruir do conhecimento nela gerado.
Apoie o VIOMUNDO
O Estado de SP tem 35% de negros e nunca houve 14% de ingressantes negros na história da FUVEST, ainda assim, esse percentual concentra-se em cursos de baixa procura, pois nos “cursos de ponta” esse percentual cai para 0,9% do total..
Para finalizar eu lhes pergunto:
1-) Quantos Prof.s Negros/as tem no Conselho Universitário?
ou mais ampla…
2-) Quantos Professores Titulares Negros/as da USP o Sr.(a) conhece?
Antecipando as respostas: Tem 0 (Zero) e 0 (Zero) !
Nem o Prof. Kabengele Munanga, respeitado internacionalmente, conseguiu se tornar um Prof. Titular na USP.
Não podemos ser coniventes com a situação escabrosa e insustentável que vivemos na USP hoje.
É tempo de mudança!
Contamos com cada um dos Sr.s nessa luta justa e necessária, a qual jamais abriremos mão… até a vitória!
Att.,
Leandro Salvático
Engenheiro Bioquímico
Mestrando – Universidade de São Paulo
Leia também:
STF derrota a tese da guerra civil
Lewandowski: Política de cotas é compatível com a Constituição




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!