100 mil metros cúbicos de oxigênio chegam esta noite a Manaus vindos da Venezuela; vídeo

Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

Carregamento com mais de 100 mil m³ de oxigênio da Venezuela deve chegar ao Amazonas nesta segunda-feira, diz governo

Governo venezuelano havia anunciado na sexta-feira que forneceria ao estado do Amazonas o oxigênio disponível no país.

Do G1

Está previsto para chegar a Manaus, na noite desta segunda-feira (18), um total de 107 mil m³ de oxigênio doados pela Venezuela, segundo informações do Governo do Amazonas.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, disse que os primeiros caminhões que carregam os cilindros com oxigênio saíram no sábado da cidade de Puerto Ordaz, localizada a cerca de 1.500 quilômetros de Manaus.

O governo venezuelano havia anunciando na sexta-feira que forneceria ao estado do Amazonas o oxigênio disponível no país.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entrou em contato com o governador de Roraima, Antonio Denarium, para dar o apoio necessário na passagem do carregamento pelo estado vizinho. Cada veículo transporta cerca de 25 mil metros cúbicos.

Atualmente, o consumo diário no Amazonas é de 76 mil m³. A capacidade de entrega das empresas fornecedoras do produto tem sido de 28.200 m³/dia e o déficit é de 48.300m³/dia.

Abastecimento

O Governo do Amazonas está recebendo, em média, quatro voos diários da Força Aérea Brasileira (FAB) com oxigênio para abastecer as unidades de saúde do Estado.

Cada aeronave tem capacidade para transportar até cinco mil metros cúbicos do insumo.

Os insumos estão sendo transportados pelas aeronaves KC 390 e C 130, com grande capacidade para transportar cargas e pessoal.

O transporte por linhas comerciais não é viável porque o oxigênio é um gás muito inflamável.

Por isso, são transportadas o equivalente a dois mil metros cúbicos por viagem.

A mobilização para o transporte de novas cargas de oxigênio também acontece por via fluvial.

A White Martins tem enviado cargas até Belém, de onde é feito o transporte até Manaus por meio de balsas.

As balsas aportam trazendo caminhões com capacidade para transportar 9 mil e 25 mil metros cúbicos de oxigênio.

Para agilizar a distribuição dos insumos, parte do carregamento desembarca e segue para abastecimento.

Parte desse carregamento é levada à sede da empresa em Manaus, onde é feito todo o processo de engarrafamento do oxigênio e, posteriormente, distribuída também para o interior do Amazonas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sebastião Farias

Parabéns ao povo venezuelano, por esse ato de solidariedade na dor de nossos patrícios e de exemplo humanitário.
De minha parte, em referência ao nosso comportamento e trato da Pandemia, acho, como cidadão brasileiro que, por questão ética e de justiça, de proatividade, humanitária e de defesa da vida e de cidadania, decisões rápidas e responsáveis devem ser tomadas pelas autoridades competentes sobre o assunto e ações sérias recomendadas sim, não apenas para resolver os problemas de saúde de Manaus, Belém, etc, onde fatos graves de falta de gestão responsável já aconteceu tirando vidas que poderiam ser poupadas mas, para a nação inteira.
Como sabemos, mas tem que desconheça, que Brasil, é uma República Federativa e uma República Democrática, que tem como base indissolúvel e político/administrativa, a União, o DF, os Estados e os Municípios, conforme dispõe o Artigo 1° da Constituição Federal do Brasil. Assim sendo, os desmandos e negligências de gestão pública protagonizados por maus gestores que resultam em mortes de cidadãos, que poderiam ser evitadas, como por ex: as de Manaus-AM e do país, são casos de alta responsabilidade das 03 instâncias federativas de gestão e de fiscalização e controle, dos 03 Poderes da República.
Não devemos esquecer que, os Poderes Legislativos (Senado Federal, Câmara Federal dos Deputados, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais de Vereadores), como representantes do povo e do Estado, como legisladores e fiscais do povo, devem nesses casos, terem protagonismo e proatividade responsável em investigar e apurar com urgência, a origem e as causas, dos motivos desses crimes e, de identificar seus autores e responsáveis e, puni-los exemplarmente, afinal, são vidas humanas de brasileiros ceifadas em toda a Cadeia de Gestão da Saúde Pública da República Federativa do Brasil, conforme dispõem e recomendam, dentre outros, os Artigos, 70, 71 e 74, da CF.
Então, vamos tirar o pé do chão, deixar o palanque eleitoral para a época certa e, trabalhar sério com imparcialidade e responsabilidade e darem satisfação justa e correta, ao povo que é vossos patrão e outorgado do poder e autoridade, para fazerem o bem e justiça à população (Parágrafo Único do Artigo 1º da Constituição Federal da República Federativa do Brasil). Portanto Srs./Sras. autoridades responsáveis, como cidadão indigninado e com amparo no Parágrafo Único do Artigo 1º da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, é que lhes faço esse apelo de ação ética, responsável e patriotica, que deixem sua zona de conforto e hajam rápido, pelo bem da população e para que fato irresponsável como esse, não mais se repita em nosso país. Sebastião Farias Um cidadão brasileiro nordestinamazônida

MARIA DONIZETE FRANCO DE SOUZA

Parabéns aos envolvidos, e o gado em silêncio.

Gisele Mayo

Já repararam que os jornalistas do PIG não falam nada das ditaduras de direita. Nessa hora são uns vaselina. Uns covardes.
Maduro mostrou que é grande. Jogada de marketing não é, pois os americanos não vão afrouxar as rédeas da Venezuela.
Já os EUA mandaram qto de oxigênio ? 0.
Será que tá certo o que os EUA fazem com a Venezuela, com Cuba e outros países mundo afora.
EUA submete várias populações a condições degradantes de vida, a miséria total.
E a Arábia Saudita como fica. É foda, né. Mulher lá, talvez até, sejam apedrejadas ainda ou coisa similar. O que fará os EUA sobre esse e outros extremos do regime Saudita ? Nada. A Arábia tem muito petróleo e é aliada dos Yanques.
Os EUA querem o petróleo da Venezuela que tem as maiores reservas de petróleo no mundo. PERTINHO dos EUA.
É só interesse no petróleo, não tá nem aí para o povo venezuelano.
Como aqui o nosso maduro é uma Maria mole os EUA levam o nosso pré sal ATE de graça.
Se não tem petróleo como o país vai crescer ? Com cuspi, saliva e gogó do Bozo.
Todo mundo grande quer petróleo, só o país cabeça baixa (pau Brasil) refina petróleo nos EUA tendo refinarias aqui. Custos: leva pra lá + refina lá + traz de volta pra cá.
Não entendo disso, mas acho que fazer tudo aqui barateava o combustível.
Os gringos levaram o pau Brasil, levaram a cana de açúcar, levaram o ouro e agora levam o petróleo do pré sal.
Caramba, maluco. Vai ser otário assim na China. Que povo boca aberta nos somos.
Esses gringos devem ter leite moça na pica bem docinho.
Que povo burro nós somos.

Deixe seu comentário

Leia também