Com poema de Alex Polari, Chico Alencar encerra sessão na Câmara sobre os 50 anos do AI-5; veja vídeo
Tempo de leitura: 2 minCom poema de Alex Polari, barbaramente torturado aos 20 anos pela ditadura militar, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) encerra sessão solene na Câmara sobre os 50 anos do AI-5.
Sessão solene na Câmara lembra 50 anos do AI-5
O deputado defendeu o boicote das mulheres aos militares e o boicote das famílias ao desfile de sete de setembro.
A biógrafa do estudante Honestino Guimarães, desaparecido em 1973, Betty Almeida, afirma que, com o AI-5, que durou 10 anos, as pessoas tiveram que se submeter ainda mais ao regime militar.
“Em vez de prisão legal, o sequestro. Em vez dos presídios normais, os cárceres clandestinos, as casas de tortura e morte. Em vez de manter a integridade física dos presos sob sua custódia, a tortura, o assassinato sob a tortura”.
Lição do passado
Vários deputados lembraram que, mais recentemente, a ditadura militar tem sido revista no sentido de enaltecê-la.
O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que solicitou a sessão junto com o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), condenou essa interpretação.
Apoie o VIOMUNDO
“Nós não poderíamos em hipótese alguma, num momento desafiador da vida brasileira, em que sentimos claramente o assanhamento das forças que se identificam com esse período tenebroso da história brasileira, é de fundamental importância que nós estejamos alertas para o enfrentamento de defesa das franquias democráticas que foram avassaladoramente violadas a partir do AI-5”
O deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) ressaltou a necessidade de os brasileiros se unirem, evitando uma ruptura como a de 64:
“Em 64, o clima de intolerância, a desconfiança nos mergulhou numa noite de trevas que durou mais de duas décadas. Agora em 2018 vivemos um clima de disputa e intolerância muito tóxicos. Devemos nos lembrar das lições do passado e precisamos evitar cometer os mesmos erros, precisamos construir pontes”.
A sessão solene também homenageou o vice-presidente da República Pedro Aleixo, que ocupou o cargo no governo Costa e Silva.
Em carta lida na sessão, o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, lembrou que Aleixo foi uma voz moderadora dentro do regime.
Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes




Comentários
Zé Maria
https://t.co/UANim37TaV
https://pbs.twimg.com/media/DuYKn08W0AETKZ-.jpg
Zé Maria
Estão voltando os Milicos de Pijama que chamaram de Calúnia a Comissão da Verdade
.
.
Após 50 anos do AI-5, “Toda a Nação Está sob Ameaça”
Por Gabriel Valery, da RBA, via GGN
A Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, recebeu personalidades históricas em ato que rememorou a ditadura e alertou sobre a ameaça de novos tempos sombrios
Lideranças, artistas, intelectuais e ministros de todos os governos após a redemocratização assinaram o Manifesto em Defesa da Democracia(https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/12/em-sao-paulo-ato-pela-democracia-relembra-e-alerta-pelos-50-anos-do-ai-5).
O que era para ser uma noite de respeito em memória [dos mortos e desaparecidos políticos Vítimas da Ditadura Militar (1964/1985)] acabou se tornando em um ato de resistência.
Isso porque aqueles que usaram do microfone, foram unânimes em alertar para os perigos que rondam novamente o Brasil.
https://jornalggn.com.br/noticia/apos-50-anos-do-ai-5-toda-a-nacao-esta-sob-ameaca
Jeová Santana
Nenhum comentário, pois a poesia sangra…
Zé Maria
https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-operacao-termina-com-30-presos-suspeitos-de-grilagem-na-zona-oeste-05072018
Zé Maria
Por falar em Grilagem…
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/1073383159545376768
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/1073599351568691200
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/1073600361313812481
…6) http://urbecarioca.com.br/2016/04/o-nao-legado-do-estadio-de-remo-da-lagoa-rodrigo-de-freitas.html
Zé Maria
Extra! Extra!
General Interventor no RJ diz ao Estadão que Marielle
foi morta por Milicianos Caçadores de Passarinho.
Só não disse “Quem Mandou matar Marielle?”