Tucano que chamou PT de “bandido” tem apoio de petistas na Assembleia paulista

Tempo de leitura: 3 min

zico enio 2 A oposição que o governo Alckmin adora. Entre os apoiadores ao tucano, Zico Prado e Enio Tatto, respectivamente, atual líder da bancada e 1º secretário da mesa diretora da Alesp

PT defende apoio a tucano na Assembleia

Pelo acordo, PSDB fica com a presidência e petistas com a 1ª Secretaria, que detém 57 cargos

Ricardo Galhardo e Pedro Venceslau , no Estadão, 20/02/2017

A maioria da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) defende apoio à eleição do tucano Cauê Macris na eleição para a presidência da Casa, marcada para o dia 15 de março.

Pelo acordo, o partido, dono da segunda maior bancada, atrás do PSDB, manteria a 1.ª Secretaria, posto que ocupa ininterruptamente desde 2002, e os 57 cargos comissionados vinculados à vaga.

Três dos 16 deputados estaduais petistas, porém, querem levar a decisão para o Diretório Estadual da legenda.

Assim, esperam ganhar tempo para mobilizar a militância contra o apoio a Macris.

“Cauê e o pai dele (o deputado federal tucano Vanderlei Macris) são conhecidos pela militância antipetista”, disse o deputado José Américo Dias, que integra o grupo dissidente petista, ao lado de Carlos Neder e João Paulo Rillo.

Aos 33 anos, Macris é um dos maiores adversários do PT no Estado.

Em setembro do ano passado, o deputado publicou artigo no jornal Folha de S. Paulo, no qual diz que o “PT e seus associados”, entre eles, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), “agem como um bandido que, ao furtar a carteira de alguém, grita ‘pega ladrão’”.

Proporcionalidade. O líder do PT na Assembleia Legislativa, José Zico Prado, disse que a decisão da bancada ainda não foi tomada, mas confirmou que a maioria defende o apoio ao tucano.

“Ainda não tem uma posição, mas a maioria defende a proporcionalidade garantida nas urnas”, afirmou.

Proporcionalidade é o critério pelo qual são escolhidos os cargos na Mesa Diretora da Alesp.

Graças a isso, o PT tem mantido a 1.ª Secretaria, posto mais importante depois da presidência.

A 1.ª Secretaria tem, atualmente, 57 pessoas ocupando cargos de comissão. O líder do PT, no entanto, nega que o objetivo da aliança seja a obtenção de empregos.

“Estamos discutindo a participação em comissões e outros postos que nos permitam fazer oposição ao governo Alckmin.”

Os “rebeldes” da bancada petista contestam o argumento. “O PT só tem este aparato porque faz oposição conciliadora”, afirmou o deputado Rillo.

‘Bloquinho‘. O PT tem duas alternativas ao apoio ao tucano. A primeira é a construção de um bloco de esquerda, junto com PDT e PSOL, sem chance de vitória.

A outra é apoiar um nome do “bloquinho”, formado por PSB, PV, PPS, PR, PSC, PTN, PSL, PP e PEN, que avalia lançar como candidato o deputado Carlos César (PSB).

“O ‘bloquinho’ tem até 29 votos. Com os 16 do PT, poderia haver um ‘efeito manada’, já que o nome de (Cauê) Macris não é bem-visto. Ele é muito dependente do Alckmin. Se o governador já não atende os deputados, imagine com um presidente sem autonomia”, disse José Américo.

Deputados tucanos dão como certa a manutenção do acordo histórico entre DEM, PSDB e PT.

A aliança, porém, desagrada à parte da bancada.

“Eu não faria um acordo com o PT, mas essa é opção do candidato. Precisamos mudar a história da Assembleia. Esse acordo tem de acabar”, disse o deputado Carlos Pignatari, líder do PSDB na Assembleia.

Veja também:

Calcule quanto a reforma da Previdência vai tungar de seu tempo de serviço


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

a.ali

Essa banda podre dentro do partido dá nojo, náusea, vergonha,,,

Fabio

Esse PT tucano está destruindo o PT.

thement

É por isso que o golpe foi consumado! Tem uns dentro do PT que são adeptos do PSDB! Está na hora dos bons políticos do PT fazerem uma desenfecçao no PT! Sr Paulo Pimenta RS, Rogério Correia MG, Lindenberg RJ , Suplicy SP e todos aqueles Bravos e Dignos políticos que, lutaram contra o Golpe, a hora é agora! PT é o povo brasileiro só tem a perder com esses travestidos!

Robin

Sinceramente, vingando a candidatura de Lula – e meu voto, com os da minha família, já estão garantidos, o PT deveria fazer um limpa… mandar toda essa corja que se conluie com o inimigo da no pátria para o “olho” da rua…

Bovino

Quais serão os candidatos do PT e PSOL para governador e senador por SP em 2018? (se tivermos eleições)

    lulipe

    Tanto faz, vão perder mesmo!!!

Nelson

Ah, a minha vontade de aparecer! Ah, a minha descomunal vaidade! O que tem de gente desse tipo no PT é de enojar.

Agora foi a vez do senador por Pernambuco, Humberto Costa. E ele ainda teve a coragem de tentar se justificar afirmando que suas palavras foram “deturpadas” pela…. Veja. Sem direito a surpresas, por óbvio.

A vaidade e a vontade de aparecer foram mais fortes e ele não resistir a uma entrevistazinha para a Veja, um dos veículos mais nojentos da nossa imprensa.

Ou seria o caso de mais um tucanos enrustido tal qual o Delcídio?

Marcos Antonio da Silva

Devem fazer parte do bando. Marcos PT /GO.

Nelson

Parece que aquele ditado que diz que “cachorro comedor de ovelha, só matando”, vale, infelizmente, também para o PT. Depois de aprontar na eleição no Congresso Nacional, agora é na Alesp.

Ao que parece, a maioria do partido não tá nem aí para o povo brasileiro. Para essa turma, aquela história do “não vai ter golpe” era só diversionismo. É o que deixam transparecer. Cargos, cargos, cargos é o bordão mais repetido por eles.

Seria também por isso que os tucanos estão passando incólumes durante mais de 20 anos no poder em São Paulo?

Governos eivados de corrupção e eles seguem aparecendo “na telinha” como gente acima de qualquer suspeita. Quanto tem de colaboração do PT paulista nisso tudo?

Deixe seu comentário

Leia também