Ibope e Datafolha dão vantagem a Freixo para ir ao segundo turno no Rio; Haddad em ascensão mantém chance de decidir com Doria em São Paulo

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-10-01 às 20.42.13

Da Redação

As últimas pesquisas eleitorais divulgadas neste sábado apontam ao menos duas boas notícias para os eleitores de esquerda: Marcelo Freixo (PSOL) pode ir ao segundo turno no Rio e o prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

Segundo o Ibope, na disputa pela vaga no segundo turno Freixo tem 12% contra 9% de Pedro Paulo, o candidato do PMDB. Jandira Feghali (PCdoB) aparece com 5% dos votos válidos.

Segundo o Datafolha, Freixo tem 16% contra 12% de Pedro Paulo. Jandira aparece com 7% dos votos válidos.

Em São Paulo, Haddad em crescimento apareceu com 16% no Datafolha, empatado com Celso Russomano e à frente de Marta (14%). Luiza Erundina tem 5%.

É preciso, sempre, fazer o reparo: houve incríveis erros nas pesquisas dos dois institutos em eleições recentes.

A considerar, a importância do viés de crescimento/queda das candidaturas. O Datafolha atribuiu a João Doria (PSDB) 44% dos votos válidos em São Paulo. Se pesquisa de fato é fotografia de um momento, a rápida ascensão do tucano pode indicar vitória em primeiro turno.

Em Porto Alegre, a disputa pela segunda vaga está entre o tucano Nelson Marchezan Jr. e o petista Raul Pont. De acordo com o Ibope eles estão tecnicamente empatados (21% a 19%). Luciana Genro (PSOL) aparece com 14% dos votos válidos.

Por conta da pequena diferença entre os candidatos, a taxa de comparecimento e os eleitores indecisos terão um peso notável na definição dos finalistas.

Apoie o VIOMUNDO

Nas três capitais, está claríssimo que a potencial migração de eleitores entre os candidatos da esquerda pode decidir quem avança.

Leia também:

Trajano se negou a assinar documento que o impediria de falar sobre política

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também