Alerta Shangai: a hora do grande crash se aproxima
A principal bolsa de valores da China anoiteceu nesta sexta-feira encoberta por fantástica bolha. O índice das ações na Bolsa de Shangai ultrapassou a marca dos 5000 pontos pela primeira vez em oito anos. Completa mais de uma semana de selvagem disparada do mercado, tornando a China um dos mais exuberantes mercados globais em 2015.
Mas essa disparada ocorre em ritmo infernal de subidas e descidas, sem mais qualquer referência com as coisas do mundo terreno. Veja detalhadamente como esse mercado evoluiu nos últimos anos, até este pesado panorama que antecede as tempestades, grandes tempestades.
Enquanto a produção real cai os papéis alcançam absurdas marcas de valorização. A China torna-se um dos mais exuberantes mercados globais em 2015. Compare-se abaixo a evolução das ações na China e nos EUA, nos últimos cinco anos e mais recentemente, nos últimos doze meses.
O gráfico ilustra a evolução dos índices Dow Jones da bolsa de Nova York (linha vermelha do gráfico) e do índice Shangai Composite, de Shangai (linha azul). Em todo o recente período de expansão global (iniciado em Junho de 2009), o Dow Jones apresentou uma constante elevação. O Shangai Composite, ao contrário, era um dos índices mais deprimidos do mercado mundial.
Depois de desabar de 5552 pontos em 28/09/2007, ponto máximo do ciclo anterior, para 1850 pontos em 31/12/2008, fundo do poço da última crise, o Shangai Composite manteve-se em sono profundo.
Pelo menos até Junho do ano passado, quando ainda marcava 2048 pontos. Entretanto, nos últimos doze meses, como se observa no gráfico, ele resolveu acordar. E voou alto. Muito alto. Nesta sexta-feira, 05 de Junho 2015, bateu com a cabeça nos 5023 pontos.
Apoie o VIOMUNDO
Assim, nos últimos doze meses, enquanto o índice Dow Jones continuava a valorizar e apresentava a excelente (e muito normal) evolução de 7,2% em um ano, o Shangai Composite valorizou estonteantes 145,3% no mesmo período. É um exagero que certamente receberá uma punição proporcional.
Antes eram as taxas de crescimento da indústria e do PIB chinês que assombravam o mundo. Isso já pertence aos passado.
Agora são as desgovernadas cotações dos preços das ações em Shangai que deixam os capitalistas de todo o mundo com um frio na espinha vertebral.
A explosão da bolsa de Shangai antecipará o grande crash, a grande explosão das demais bolsas do mundo. E o que a destrambelhada evolução do Shangai Composite nos últimos doze meses está a dizer é que este bem vindo crash global pode ocorrer ainda neste bendito ano de 2015.
Leia também:
Altamiro Borges: Bicadas tucanas revelam falta de rumo do PSDB





Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!