Ricardo Melo: Agora vai? Ao menos duas razões recomendam o ceticismo

Tempo de leitura: 2 min

Polícia Federal na Camargo Correa

Agora vai?

17/11/2014  02h00

por Ricardo Melo, na Folha de S. Paulo

Sempre é bom lembrar. Em 1997, o jornalista Paulo Francis denunciou esquema de roubalheira na Petrobras num programa de TV. O presidente da empresa, Joel Rennó, em vez de tomar alguma providência, abriu um processo de US$ 100 milhões contra Francis.

Tampouco ocorreu ao governo de então –primeiro mandato de FHC– realizar qualquer esforço investigativo para coibir práticas conhecidas por gente da alta roda e mesmo empresários medianos. Era mais fácil intimidar o jornalista com uma multa impagável do que apurar. Como efeito colateral, o esquema contava silenciar a imprensa em geral. Sabe-se como tudo acabou.

Foi preciso que a antiga situação e hoje oposição saísse do Planalto, pelas urnas, para que a roubalheira espalhada na estatal viesse a público. Ironia, não? Mas é isso que vem acontecendo. De forma inédita, empresários desse tamanho são investigados e detidos por ligações suspeitas com financiamento eleitoral, pagamento de propinas e superfaturamento ancorados em negociatas com empresa pública.

Apesar do espalhafato costumeiro de parte da PF, é óbvio que a Lava Jato lancetou um tumor instalado há tempos. O estrago ainda está para ser medido, tanto o financeiro quanto o político. No pinga-pinga dos vazamentos, sobra para quase todo mundo, de PT, PMDB e PP a PSDB e PSB. Não à toa houve rapidinho um acerto multipartidário para impedir a convocação de políticos acusados.

Agora vai? Ao menos duas razões recomendam o ceticismo. A primeira está nos antecedentes. Em operações similares, a Satiagraha e a Castelo de Areia, réus de bolso cheio de repente viraram vítimas, delegados foram afastados e juízes, removidos. Pagas a peso de ouro, bancas de advogados estrelados pinçaram erros formais sem tocar no mérito das denúncias. A ponto de não se saber qual escândalo foi maior, se o que motivou as operações ou a missão de abafar os casos. Toda vigilância é pouca para evitar a repetição do enredo, respeitando-se, claro, o direito pleno de defesa (algo que nem sempre ocorre quando os réus são uns, e não outros).

A outra razão é o envenenamento presente nas investigações. A reportagem da jornalista Julia Duailibi dando conta do grau de partidarização da Polícia Federal provoca frio na espinha. Trata-se de uma corporação armada, não de profissionais liberais debatendo posições políticas. Que delegados tenham preferências eleitorais ninguém discute. Mas o teor de suas mensagens eletrônicas, associado ao vazamento seletivo de depoimentos supostos ou verdadeiros, fere o limite que separa convicções ideológicas da utilização tendenciosa de um processo oficial.

Fora de dúvida, por enquanto, é a urgência de mudança no financiamento da política brasileira. Sem prejuízo da ação da Justiça contra réus de culpa provada, evidente que se vai ficar enxugando gelo a se manterem as regras atuais.

Impressionante é notar justamente um juiz da Corte mais alta travar uma providência que, se não resolve, ao menos pode dar alguma transparência à dinheirama das campanhas: a proibição do financiamento por parte de empresas. Embora a maioria do STF já tenha se manifestado pela proibição, o ministro Gilmar Mendes resolveu, em abril!, pedir vistas durante um prazo, ao que tudo indica, a perder de vista.

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João Vargas

Além de uma reforma política, a refoma de judiciário não pode esperar mais.Como pode um único Juiz frustrar a decisão da maioria do STF, simplesmente sequestrando o processo sem prazo para devolução? Há pouco assistimos ao Juiz Fux, em uma decisão monocrática, deferir uma ajuda de custa aos magistrados chamada de auxílio-moradia no valor de mais de quatro mil reais que já está se estendendo por outras esferas jurídicas causando um rombo nos cofres públicos. Estes dois exemplos mostram a necessidade urgente de se rever o papel da justiça e, principalmente do STF, onde apenas uma pessoa detém um poder muitas vezes maior do que o do presidente do país.

Paulo SD

Caros,
Temos que discutir também a culpa do PT em permitir que seus inimigos tomem conta do jogo. Em nome de uma tal governabilidade se associou ao que existe de pior na política brasileira. Foram displicentes nas nomeações dos ministros do STF. Seus senadores nunca moveram uma palha contra o Gilmar Mendes. Alimentaram o PIG com bilhões de reais. E, por fim, a Dilma fica brincando de estadista internacional no G20 enquanto o circo está pegando fogo por aqui.
A população fez a parte dela que é votar em candidatos mais voltados para os interesses das classes menos favorecidas. Mas se estes tratam com pouco esmero o mandato que receberam, o que podemos fazer….?

    Mário SF Alves

    Conheci alguém do PCB, antigo Partidão, que depois virou PPS, que dizia exatamente isso. E em 2005, tá?

    Dizia o antigo partidário do Partidão: “o PT fez por merecer isso – referia-se à rebordosa midiática na questão do mensalão – ao aliar-se ao baixo clero, ao aliar-se ao que há de mais podre no Congresso.”

    Passados quase uma década eu pergunto: e dava pra ser diferente? Dava pra governar este país sem as tais espúrias alianças? Havia alternativa?

    Seja como for, o cerco está se fechando. E não é o PT que deve estar com medo. Não é o PT que deve estar comprando quilômetros e mais quilômetros de papel higiênico.

    Ou você acha que é por nada – ou apenas pela fome de poder – que estão alucinadamente apelando pro tal anacrônico e absurdo impeachment?

    A presidenta Dilma, assim que confirmada sua reeleição, deu prova de boa vontade, de antevisão política, de desprendimento e senso prático ao convidar pro diálogo. Vi tucano de alta plumagem e bico mais proeminente ainda, prepotentemente, recusando e/ou arrogantemente impondo condições. Por quê?

    Será que entendem que com o aprofundamento das investigações na Petrobras a vaca tucana já foi pro brejo? E por isso todo esse alarde em discursos estéricos que nas atuais circunstâncias apenas embalam o velho e surrado movimento golpista?

    Será que o “não há de ficar pedra sobre pedra” apavorou tanto assim?

ricardo silveira

E o pior é que o ministro pediu vistas num caso já decidido pela Corte. Será que esqueceu de devolver? Seria bom os demais colegas lembra-lo, afinal ele não vai decidir mais nada, está apenas impedindo que uma decisão do STF entre em vigor. Não é isso, eu estou enganado?

Mauro Assis

O que vai fazer a diferença desta vez é que a roubalheira foi tão grande que nem caberá embaixo do tapete. Até a SEC americana está investigando…

    Luiz (o outro)

    É mesmo? Você sabe os valores detalhadamente de tudo? Conta pra gente…

O Mar da Silva

O PT mostrou que não tem força junto ao judiciário. E nem procurou colocar no STF ministros com reputação e atuação de respeito aos direitos e deveres constitucionais. Brincou com um republicanismo infantil e jogou o Brasil nessa situação ridícula que todos viram com o mensalão do PT.

Agora, depois da porteira aberta, vai ficar difícil parar. Os executivos presos terão dinheiro suficientes para comprar a inocência de seus clientes antes de qualquer julgamento, vide o caso Daniel Dantas – Gilmar Mendes na Satiagraha.

Porém, o PT pode mais uma vez pagar caro, pois a ala do PMDB que apoia o Cunha já está de mãos dadas com o Gilmar Mendes.

A mídia, nem se fala, com as centenas de milhões que recebe do PT, via publicidade do BB, CEF, Correios e etc tem dinheiro e fel suficientes para alimentar a classe média e seus faces e tweets.

Sinto muito, mas o PT pediu tudo isso. Sobra mesmo para o povo que contra toda essa onda moralista, golpista, xenófoba, reacionária e direitista ainda deu mais uma chance ao partido se acertar com o seu passado e mostrar que é possível um país melhor para a maioria da população.

    Graça Vieira

    Tu sabe de nada inocente! Quem nunca respeitou regra de nenhum jogo foi o PSDB, que está muito longe de ser um partido, não passa de uma quadrilha de altíssima periculosidade. Num jogo de xadrez só ganha quem sabe jogar, tucanalha é burro demais pra saber jogar, só sabe é roubar. A Dilma deu a corda e a oposição se enforcou, todos os partidos estão envolvidos… kkkkkkkkkkkk Agora a reforma tem que sair, aí sim, a roubalheira acaba!! Tucanalha é um bicho muito sem noção! kkkkkkkkk

    Cesar Sandri

    Tucano é a ave de menor cérebro.

    Rodrigo

    “aí sim, a roubalheira acaba!!”

    E ainda tem coragem de chamar o outro de inocente.

    Mário SF Alves

    Graça,

    Pela resposta fica claro que o Rodrigo não entendeu nada do que você comentou:

    “aí sim, a roubalheira acaba!!”

    E ainda tem coragem de chamar o outro de inocente.

    ____________________________________
    Roubalheira, Rodrigo, é aquela que vem sendo denunciada desde 1997 e que culminou com a morte do Paulo Francis.

    É disso que se trata. E não venha dar uma de PiG e oposição legalmente ao tentar colar a responsabilidade de falcatruas históricas nas costas PT, não.

    Olhe as estatísticas ou informações sobre os partidos mais corruptos do Brasil. Posso te garantir que o PT ainda que indireta ou parcialmente exercendo o poder é o menos citado. E isso num dos países historicamente mais corruptos do mundo.

    Outra coisa: se você ainda não se convenceu da verdade, visite a página do Manchetômetro. Se o que o move é legítimo e sincero, tal visita só lhe fará bem.

ROCHA NETO

O grande problema, é que o PT não joga conforme as regras do jogo. inventa umas regras para se ferrar. As regras do jogo democrático, são claras, quem vence a eleição governa… quem tem maioria, governa com a maioria… O PT nomeia da oposição para cargo de confiança… Diz que é republicano… Republicano uma ova… Isso é besteirol, mesmo. Todas os cargos de livre nomeação de qualquer governo, devem ser de pessoas que pensam com o governo… coisa nenhuma de aparelhamento… aparelhamento coisa nenhuma… se pensar diferente, que exerça suas funções os cargos em confiança… Esse tipo de nomeação só serve para boicotar e sabotar os programas de governo. Sem conta com o ego de quem é nomeado, que sai inflado, dizendo que é o ban ban ban, que o nomearam porque é o melhor e que no governo não tem quadros competentes. Em toda empresa existem quadros capazes de desenvolver um bom trabalho. O que acontece nas empresas, principalmente as grandes, são grupinhos de funcionários e servidores picaretas que se mostram muitos eficientes, mas não passam de puxa sacos, loucos por cargos, para cometer desmandos e quando são nomeados, puxam todos os amigos picaretas. Em todo governo, sempre se dão bem… quem não é do grupinho, pode ser o mais competente, mas nunca será nomeado. Esse negócio de nomear da corporação é a mais pura besteira… Em toda… olhe, em toda empresa grande existe isso… Não adianta contratar mil e uma empresa de consultoria e auditoria… tudo de fachada… só para adequar a empresa a futuras auditorias de órgãos fiscalizadores Federais… Veja o quanto somente a Petrobras gasta com estas auditorias “independentes”… Pode procurar nas outras grandes empresas , em qualquer órgão público de grande porte… Empresas, secretarias de estados e de municípios… os fornecedores deitam e rolam… e os grupinhos de funcionários, também… fazem a festa.

    Mário SF Alves

    ‘O grande problema, é que o PT não joga conforme as regras do jogo.”
    ________________________
    O grande problema, prezado Rocha Neto, é o PT jogar o jogo de forma francamente independente da vontade dos donos do jogo. Refiro-me àqueles que sempre IMPUSERAM as regras do jogo; refiro-me àqueles que são os donos do poder de fato, mas que, PORÉM, não são de modo algum donos do poder de direito; donos do Estado de Fato, mas não donos do Estado de Direito.

    Esse é o problema.

    O problema não é a corrupção, mas a falta dela. Veja o ranking dos partidos mais corruptos do Brasil. O PT, ainda que exercendo indiretamente o poder num dos países mais corruptos do mundo, não está significativamente entre eles. Por quê?

    Dizem que é preciso alternância de governo [na verdade dizem poder], mas por que não dizem o mesmo em relação ao PSDB em SP? Por que não dizem o mesmo em relação à declarada intenção de perpetuação do PSDB no Governo Federal? Tal declaração tornada pública foi pronunciada pelo Sérgio Motta, Serjão (in memorian), amicíssimo, superministro das Comunicações e dublê de porta voz do FHC? Vinte (20) anos no poder, disse ele. Ficaram 8 anos e sumiram. Por quê?

Urbano

Certamente não seremos tão irresponsáveis de novo, mas se for o caso, uma forma do povo brasileiro brecar os intentos dos eternos bandidos fascistas é simplesmente cruzar os braços e parar o Brasil. Afinal, o poder é do povo, contanto que este seja destemido; senão vai viver eternamente uma vida como a de um sapo sob a pata do boi.

Roberto Locatelli

O que pode acontecer é que os réus bilionários escapem ilesos, assim como os políticos do PSDB e seus aliados. Já o PT, certamente será criminalizado. O Estadão já pediu, em editorial, o impeachment de Dilma.

Aqui na cidade de São Paulo, a mídia rentista colocou no prefeito Haddad (PT) a culpa pela corrupção que foi desbaratada POR INICIATIVA DO PRÓPRIO HADDAD. Serra (PSDB) e Kassab (ex-Dem, agora PSD) — em cujas administrações essa corrupção vicejou — saíram ilesos.

    Marisa Chavás

    E eu acho que é isso que vai acabar acontecendo, o impichamento de Dilma.

    O importante agora é nós que somos progressistas fiquemos atentos contra o golpe da direita.

    Mas eu acho que vão abrir processo sim.

Deixe seu comentário

Leia também