Rodrigo Vianna: Aécio, presidente da República durante duas horas
Tempo de leitura: 2 min

Da Conceição Oliveira, no Facebook
UOL põe no ar chamada com Aécio eleito: “virada inédita”
Por Rodrigo Vianna, em seu blog
outubro 27, 2014 18:07
A família Neves é a família do quase.
Lembra-me a rua onde morei no Arpoador, Rio de Janeiro: Bulhões de Carvalho, a rua do quase- quase.
Em 1985, Tancredo Neves ganhou a eleição no famigerado Colégio Eleitoral (não havia eleições Diretas). Mas entre a eleição e a posse, ele ficou doente.
Tancredo deveria tomar posse no dia 15 de março. Dia 14, foi hospitalizado com uma inflamação grave no intestino. Morreu sem assumir o cargo.
Tancredo Neves, o presidente que foi sem nunca ter sido… Quase chegou lá!
Apoie o VIOMUNDO
Quase 30 anos depois, o neto dele encerrou a campanha visitando o túmulo de Tancredo em São João del Rey (MG). Quando vi a cena, pensei: “xi, isso vai dar azar…”.
Aécio chegou a liderar as pesquisas no segundo turno. No primeiro debate, na Band (14 de outubro), entrou no estúdio de salto alto. Naquele momento, liderava as pesquisas. Arrogante, com um sorriso no canto da boca.
Saiu daquele debate em baixa.
Na reta final, Aécio teve o gostinho de uma leve recuperação – insuflada pela “Veja”.
Mas ficou no quase.
A imprensa torceu muito.
Torceu tanto que alguém no UOL se confundiu e colocou no ar a manchete com a vitória do Aécio.
Mas a família Neves cumpriu sua sina.
Duas vezes “quase”.

PS do Viomundo: Aécio esteve “eleito” até a contagem de 82% dos votos. Talvez os tucanos não contassem com uma vitória tão esmagadora de Dilma no Nordeste. Os petistas tiveram acesso a uma pesquisa de boca de urna do Vox Populi que dava 54% x 46% para Dilma. Porém, com margem de erro de 3% e um alerta dos pesquisadores: com as abstenções, a candidata petista poderia cair até 2,5%. Por isso, o nervosismo nos bastidores. Mas o Viomundo baseou-se exclusivamente num termômetro infalível: o humor de Merval Pereira na Globonews. Ele chegou a se animar, anunciando a falsa notícia de que Fernando Henrique Cardoso estava a caminho de Belo Horizonte. Mas murchou novamente quando eram quase 8 da noite e já vazavam as informações de que a “virada” na apuração tinha sido de Dilma Rousseff.
Leia também:




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!