Apertando os números, para que eles digam o que se quer ouvir

Tempo de leitura: < 1 min

De um leitor, jornalista:

Há mais de 10 anos, meu editor […] me disse uma frase marcante: “Quando você aperta os números, principalmente em política, ele dizem o que você quer ouvir”.
 
Ontem tive a maior prova disso no Jornal da Globo.
 
Como a Dilma oscilou apenas 2 pontos na pesquisa Datafolha, significa que pode ter caído muito em alguns estados e subido muito em outros. E o Serra, como oscilou somente 1, subiu e caiu em alguns lugares.

PS: O leitor se refere ao fato de que o Jornal da Globo escolheu divulgar os lugares nos quais Dilma Rousseff perdeu mais e os lugares nos quais José Serra e Marina Silva subiram mais, criando a percepção — em quem é idiota — de que houve alguma grande alteração no cenário. Narração no jornal:

Dilma caiu três pontos entre eleitores do Norte e Centro-Oeste. De 49% para 46%. No Distrito Federal, perdeu sete pontos. De 43% para 36%. Na Bahia, quatro pontos: de 65% para 61%.

Num estado da região Sudeste, o Rio de Janeiro, foram três pontos a menos: de 48% para 45%. No Norte e Centro-Oeste o tucano José Serra subiu dois pontos: de 28%o para 30% e Marina, do Partido Verde, ganhou três: passou de 13% para 16%.

Para ver, clique aqui.

PS do Viomundo: No tracking do Vox, em primeiro de setembro, Dilma tinha 51% e Serra 25%; hoje, dia 23, Dilma tem 51% e Serra 24%.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também