Wilson Ferreira: Como pode haver “fraude” se Wikipédia é colaborativa?

Tempo de leitura: 4 min

Escandalo wikipedia

O “escândalo da Wikipédia” e a autofagia da TV Globo, por Wilson Ferreira

Atualizado em 09/08/2014 – 12:58

por Wilson Ferreira, no Jornal GGN, sugerido por Júlio César Macedo Amorim

O “escândalo da fraude da Wikipédia” é a confirmação de que nada mais resta para a grande mídia do que a bomba semiótica da não-noticia.

Em nova “denúncia” jornalistas Miriam Leitão e Carlos Sardenberg tiveram seus perfis na enciclopédia virtual Wikipédia “fraudados” com a inserção de difamações e críticas. E tudo teria partido do endereço virtual “da presidência”… ou teria sido “do Palácio do Planalto”… ou, então, “de um rede pública de wi fi?”.

A ambiguidade dá pernas à não-notícia que revela um insólito desdobramento de um jornalismo cuja fonte primária (a Wikipédia) nega a si própria como fonte confiável de investigação. Abre uma surreal possibilidade de um tipo de jornalismo que se basearia exclusivamente em fontes onde o próprio repórter pode criá-las para turbinar a sua pauta. E de quebra revela o momento autofágico da TV Globo que oferece suas próprias estrelas jornalísticas em sacrifício no seu desespero de ter que lutar em duas frentes simultâneas: a política e a audiência.

Com o “escândalo Wikipédia” e a perspectiva de uma hilária “CPI do wi fi” está se confirmando que na atual batalha semiótica pela opinião pública a única arma que restou para a grande mídia é a da não-notícia.

O jornal O Globo deu a manchete (“Planalto altera perfil de jornalistas com críticas e mentiras”) e a TV Globo repercutiu nos seus telejornais durante todo o dia a “notícia” de que os perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão na enciclopédia virtual foram alterados com o objetivo de criticá-los. E o IP (endereço virtual) de onde partiram as alterações era da rede do Palácio do Planalto.

As supostas “críticas” inseridas no perfil dos jornalistas qualificam as análises e previsões econômicas de Miriam Leitão como “desastrosas” e de ter defendido “apaixonadamente” os ex-banqueiro Daniel Dantas quando foi preso pela Polícia Federal em escândalo de crimes contra o patrimônio público. E o jornalista Sardenberg de ser crítico à política econômico do governo por ter um irmão economista da Febraban que tem interesse em manter os juros altos no Brasil.

Três características chamam a atenção nessa segunda detonação seguida de uma bomba semiótica da não-notícia (a anterior foi a tentativa de transformar a existência do media trainning na Petrobrás em escândalo político): a irrelevância, o timming e o tautismo.

Wikipédia é relevante?

Como a própria Wikipédia já admitiu, a enciclopédia não deve ser utilizada como fonte primária de investigação (“Wikipedia Reasearching With Wikipedia”). Jimmy Walles, co-fundador da Wikipedia, afirmou que “enciclopédias de qualquer tipo não são apropriadas como fontes primárias, e não devem ser invocadas como autoridades”.

Pelo seu caráter colaborativo onde qualquer usuário pode alterar o conteúdo dos verbetes, o uso da Wikipédia não é aceito em escolas e universidades. No máximo é utilizada como indicadora para fontes externas. Mas repentinamente para a grande mídia a Wikipédia passou a ter uma surpreendente relevância como documento primário de investigação.

Como “dar pernas” à não-notícia?

Estamos na típica situação jornalística em que se tenta “dar pernas” para a notícia que, em si, não possui relevância. A melhor forma de dar algum gás à não-notícia é por meio da retórica da ambiguidade.

A matéria do jornal O Globo ora fala que o IP era da “Presidência da República”, ora do “Palácio do Planalto”, ou também de “computadores do Palácio” e “IP da Presidência” para no final diluir tudo no “endereço geral do servidor da rede sem fio do Palácio do Planalto”. Naturalmente o teaser é dado pela manchete e primeiro parágrafo que tentam aproximar ao máximo o fato (irrelevante em si mesmo) da figura da presidente da República. Se o leitor persistir a leitura até o final da matéria, perceberá a diluição do próprio impacto noticioso.

Qual a matéria-prima dessa suposta notícia? De um lado a própria enciclopédia virtual que é até cautelosa consigo mesma e do outro uma rede wi fi pública. Com isso se projeta a possibilidade de que se alguém alterar o perfil do governador Geraldo Alckmin em rede wi fi pública instalada pela prefeitura de São Paulo, o gabinete do prefeito seria responsabilizado… A matéria abre uma surreal possibilidade de um tipo de jornalismo que se basearia exclusivamente em fontes primárias de investigação onde o próprio repórter pode criar para turbinar a sua pauta.

O timming do escândalo

Outra coisa que chama a atenção é o timming da detonação dessa bomba semiótica. Supostamente o “fato” teria ocorrido nos dias 10 e 13 de maio e somente agora é “revelado”. Desde então, os perfis da Wikipédia encontravam-se alterados, sem haver qualquer tipo de escandalização – o que demonstra a “relevância” da enciclopédia virtual. Nesse momento, outras bombas semióticas estavam em andamento na Operação Anti-Copa (manifestações de rua, Black blocs etc.). A não-notícia foi guardada no paiol de armas semióticas da grande mídia, aguardando o momento propício para a detonação, que acabou sendo na sequência da suposta fraude da CPI da Petrobrás.

E para turbinar a não-notícia dos “perfis fraudados” da Wikipédia (como pode haver “fraude” se a enciclopédia é colaborativa?), a manjada estratégia da chamada agenda setting que até aqui o Governo federal mantém-se inacreditavelmente refém: a não-notícia é repercutida pela imprensa ao “noticiar” que políticos de oposição pedem que a Procuradoria Geral da República apure a “denúncia”; ou divulgando a “preocupação” de órgãos como Associação Brasileira de Imprensa, Associação Nacional de Jornais e Federação Nacional dos Jornalistas.

O que exige uma resposta institucional da Secretaria de Comunicação do Governo, dando legitimidade e combustível à não-notícia da “fraude da Wikipédia”.

Um escândalo tautista

Outra característica dessa não-notícia é que ela revela não só o desespero da grande mídia em ter que continuamente rebocar um oposição política inepta como também o próprio tautismo da Organizações Globo. Por tautismo nos referíamos em postagem anterior a um momento de crise que a Globo enfrenta revelada por uma combinação de tautologia com autismo, por meio do conteúdo da sua programação cada vez mais autorreferencial e metalinguístico.

Leia também: 

Minas Sem Censura: Juiz, nomeado por Aécio, vendia liminares para traficantes na região de Cláudio; guardador da chave do “aecioporto” intermediava


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

pimenta

Cidade do aecioporto tinha refino de pó
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

É preciso investigar melhor isso. Afinal, Claudio fica muito próximo de local onde o helicóptero com meia tonelada de cocaína, pertencente ao senador Perrella, amigo de Aécio, fez uma parada.

E o primo de Aécio Neves, Tancredo Tolentino, foi preso, junto com um desembargador nomeado por Aécio, por vender liminares para tirar traficantes de droga da prisão.

Os parentes de Aécio, segundo a reportagem da Folha, ficavam com a chave do aecioporto.

Acho inclusive que vale a pena republicar um trecho da reportagem da Folha que trouxe à baila a história do aecioporto:

Os Tolentino são parentes em primeiro grau de Aécio Neves.

Detalhe da notícia reproduzida abaixo: ninguém foi preso…

*****

Publicado no G1, em 22/11/2013.

Polícia fecha laboratório de refino de drogas em Cláudio, MG

Cocaína e maconha foram encontradas em casa abandonada.

Ocorrência foi no Distrito de Monsenhor João Alexandre; ninguém foi preso.
Do G1 Centro-Oeste de Minas

Um laboratório de refino de drogas foi desarticulado na noite desta quinta-feira (21) em Cláudio. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), após denúncia anônima os militares foram até o local, que funcionava em uma casa abandonada no Distrito de Monsenhor João Alexandre. Lá foram apreendidos três balanças de precisão, embalagens com produtos químicos utilizados para o refino de drogas, 200g de pasta base de cocaína e aproximadamente 500g de maconha prensada.

Não tinha ninguém no local, mas populares contaram à polícia que havia uma movimentação estranha no imóvel, que foi alugado por duas pessoas há poucos dias. Todo material apreendido foi encaminhado para a delegacia. Os suspeitos foram identificados e estão sendo investigados. Segundo a PM, um deles é conhecido no meio polícial pela prática de crimes de tráfico de drogas e assaltos.

JORGE

Essa é maior piada que já vi. Ora, se a tal “biblioteca virtual livre Wikipedia”, onde qualquer um pode dizer o que bem entender sobre qualquer assunto, como pode um “ofendido” acusar um governo de estado de ter “alterado o seu perfil”.

Fosse num currículo escolar, num CNPQ ou alguma instituição de reputação ilibada, merecia uma denúncia como fizeram os “ofendidos” e, não um governo e sim a POLÍCIA.

Por essas e outras mais, isso está me parecendo raposa acusando a perda de alguma galinha que estava sob sua guarda.

    Leonardo Rangel

    Jorge, gostei da raposa responsável pelas galinhas.

Fabio Passos

Eu não assisto nem leio lixo.
Mas por toda a rede comentam que a miriam leitão… “tá esquisita, não”? rsrs

É fato que o PiG come na mão do banqueiro pilantra daniel dantas.

lulipe

O autor deve ser consumidor compulsivo de óleo de peroba!!!

Paulo Brasil

Tá na hora de cobrar o DARF.

Elias

-Quem fez isso? Eu quero saber quem fez? Foi você, Globinho?

-Eu? Eu o quê? (com cara de tonto)

-Que alterou a Wikipedia da mamãe e do papai?

-Eu, não, mamãe, jamais faria isso. (com olhar sério, nada convincente, comendo unha)

-Então foi a Folhinha?

-Mamãe, por favor não me meta nisso. (displicente, penteando sua boneca Ditabrandinha)

-Ah! Já sei. Com essa cara lavada só pode ter sido o Estadinho.

-Eu não faço essas coisas, não! E não tenho cara lavada. (circunspecto, brincado com seu barquinho no Tietezinho)

-Ah!! Como não pensei nela!? Vejinha!!!! Vem aqui!!!

-O que foi, mamãe? Que susto! O que que eu fiz? (com a cara toda suja de lama do Tietezinho)

-Foi você que alterou a Wikipedia da mamãe e do papai? Fala a verdade!!!

-Nossa! A senhora tá brava à toa. Eu estava com o Policarpo no Tietezinho e a senhora dá um grito desse! Claro que eu não mexeria na Wikipedia de ninguém, muito menos da mamãe e do papai. (olhando de soslaio para os irmãos e recebendo olhares cúmplices)

-Então só pode ser o Globão, esse grandalhão sem juízo. (lamenta a mãe)

Daniel

Como profissional da área de Informática eu fico de cara com a IMBECILIDADE da Globo nessa palhaçada de “notícia”, qualquer um que já tenha usado a Wikipédia sabe que qualquer um pode alterar um artigo na mesma, à qualquer momento. E a Wikipédia não têm “perfis”, têm ARTIGOS aonde você deve NO MÁXIMO ler com um pé atrás sabendo que qualquer um pode escrever o que bem entender nos mesmos, e isso é especialmente fato quando o artigo é sobre uma pessoa qualquer.

Daniel

Como profissional da área de Informática eu fico de cara com a IMBECILIDADE da Globo nessa palhaçada de “notícia”, qualquer um que já tenha usado a Wikipédia sabe que qualquer um pode alterar um artigo na mesma, à qualquer momento. E a Wikipédia não têm “perfis”, têm ARTIGOS aonde você deve NO MÁXIMO

Cláudio

Viva o povo brasileiro!!!! ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Cláudio

****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Saint Clair

Pô caras alguém sinceramente procuraria o verbete de insignificantes no Wikipedia? O Globo e a TV Globo jogaram verde para o governo responder, “colher maduro”, e com isso causar fato noticioso pra dar falação contra Dilma. Bem, hoje em dia, só lê O Globo e assiste os jornais da TV Globo quem é trouxa ou ainda não percebeu que está sendo enganado. A Grande imprensa corporatocrata estabeleceu o que podemos chamar de Processo de Imbecilização Coletiva e Progressiva da população brasileira. A grande mídia está a serviço da CIA para desestabilizar governos progressistas e desobedientes aos EUA. Eles estão desesperados e perigosos. O candidato deles nesta eleição é o Aécio Aérotio Neves.

FrancoAtirador

.
.
Filme*

Documentário

“O MERCADO DE NOTÍCIAS”
(http://www.omercadodenoticias.com.br)

Direção: Jorge Furtado
(http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/jorge-furtado)

Elenco
Antônio Carlos Falcão
Eduardo Cardoso
Elisa Volpatto
Evandro Soldatelli
Irene Brietzke
Ismael Caneppele
Janaina Kremer
Marcos Contreras
Mirna Spritzer
Nelson Diniz
Sérgio Lulkin
Thiago Prade
Ursula Collischonn
Zé Adão Barbosa

Jornalistas Entrevistados
Bob Fernandes
Cristiana Lôbo
Fernando Rodrigues
Geneton Moraes Neto
Janio de Freitas
José Roberto de Toledo
Leandro Fortes
Luis Nassif
Mauricio Dias
Mino Carta
Paulo Moreira Leite
Raimundo Pereira
Renata Lo Prete

(https://www.youtube.com/watch?v=hmnYKnI2Am4)
(http://youtu.be/hmnYKnI2Am4)

*Baseado na Peça “The Staple of News” (1625)
do Dramaturgo Inglês Benjamin ‘Ben’ Jonson (1572-1637)

(http://www.omercadodenoticias.com.br/a-peca)
(https://www.youtube.com/watch?v=njS_Ucde9_M)
.
.
(http://abre.ai/mercado_de_noticias_jorge_furtado)
.
.

Fabio Passos

<a href="” rel=”nofollow”>

Jair de Souza

Que maravilha!!! Primeiro, temos de agraciar com um prêmio importante a qualquer um que tenha saca e ódio de si mesmo ao se dispor a pesquisar a biografia de dois lacaios do PIG sem nenhuma relevância e, em segundo lugar, por esse alguém ver na Wikipedia o lugar adequado para encontrar informações com credibilidade sobre alguma coisa.

Neste caso dos dois insignificantes agentes obedientes aos patrões, a tal Wikipedia é mais que benevolente. Todo mundo sabe que esses dois lacaios são muito piores do que o que dizem que a Wikipedia dizia deles. Se alguém interferiu na Wikipedia (uma “enciclopédia” que só existe mesmo para ser interferida, é sua razão de ser) sobre esses dois seres desprezíveis, deve tê-lo feito a pedido dos próprios e com o propósito de fazer com que os muitos incautos que andam à solta por aí acreditem que se trata de gente de grande importância e influência.

Se pelo menos estivéssemos diante de uma biografia de um dos donos de meios de comunicação mafiosos, aí a coisa seria mais interessante e valeria a pena dar uma olhadinha. Sobre esses dois, não vou perder meu tempo.

    Jair de Souza

    Faço uma correção “tenha SACO”.

Elias

Agosto inteiro, setembro inteiro e mais cinco dias de outubro os porcos da mídia mentirosa, partidária e fascista publicarão porquices. Tudo para levar seu candidato ao 2° turno acreditando que aí ele pode vencer. Tem um porém. Não há na história nenhuma candidatura à presidência do Brasil que venceu no 1° turno e perdeu no 2°. Portanto, tirem o “aviãozinho da chuva”. É Dilma de novo para o bem do povo.

Urbano

As acusações da oposição ao Brasil são essencialmente fraudulentas…

Marco Aurelio

Vídeo: veja com é fácil editar o Wikipédia.

https://www.youtube.com/watch?v=UT3iycSiLHY

Fabio Passos

O mais engraçado é que a modificação foi feita há alguns meses e ninguém tinha percebido.

… como são importantes os “jornalistas” da globo, não é? rsrs

Caracol

E daí?
Tem alguma mentira?
A Leitão (ou se preferirem, PIG) não está descrita fielmente?
O Sardemberg não é isso mesmo que está lá?
Publicaram, alguma ficha falsa da Leitão?
Publicaram alguma foto da Escola Superior de Agricultura (ESALQ) dizendo que era fazenda dela?
Publicaram que o Sardemberg é dono da Friboi?

Então… estão chiando de quê?
A Globo está chiando de quê?

Ora, mostrem o DARF!

    Dudu, o outro

    Se o Wikipedia é público, se as pessoas podem alterar o conteúdo com a finalidade de corrigi-lo, se o conteúdo da Mirim e do Sardemberg foram verdadeiramente corrigidos (POIS O QUE PUSERAM LÁ, É VERDADE VERDADEIRA!), então onde está o problema? Onde está o crime?
    Se alguém acha que tá errado, que corrija! Mas que é verdade, é!

Fabio Passos

O Brasil parou estupefato diante deste “mega-escândalo” com “jornalistas” irrelevantes da globo.
Aposto que foi a própria Dilma quem fez as alterações… irritada com as “verdades” que leitão e sardembesta, sumidades econômicas internacionalmente reconhecidas, divulgam há 12 anos sobre o governo do PT.

ZePovinho

Foi feito usando-se a rede WI-FI do Planalto.Qualquer um pode se conectar em uma rede wi-fi.Vemos isso em pracas de alimentacão em shopping centers.
DE onde veio a prova que isso foi feito por algum funcionário público????

FrancoAtirador

.
.
Olha só a Causa do Desespero do COMETA G.A.F.E.*:

Pesquisa DataTempo/CP2
31/7-04/08/2014

Cargo: Presidente

Estado: Minas Gerais

NA ESPONTÂNEA DILMA ULTRAPASSA AÉRIO NAVES

NAS INTENÇÕES DE VOTO DOS ELEITORES MINEIROS.

NA ESTIMULADA, DILMA CRESCE, AÉRIO DESPENCA

E DIFERENÇA, QUE ERA DE 16%, CAI PARA 7,4%.

Margem de Erro: 2,29%

[nos mesmos moldes de DataFrias e Globope]

http://imgur.com/D4RoYK7)
http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/1.897144.1407546661!/image/image.jpg
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Pesquisa DataTempo/CP2
    Cargo: Presidente
    Estado: Minas Gerais

    ESPONTÂNEA
    Comparativo

    Aério Naves (PSDB)
    MAIO = 21,5%
    AGOSTO = 26,3%

    DILMA ROUSSEFF (PT)

    MAIO = 17,9%
    AGOSTO = 28,2%
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    sábado, 9 de agosto de 2014
    JB, via BondBlog

    Pesquisa RBS/Globope
    02-05/08/2014
    Cargo: Presidente
    Estado: Rio Grande do Sul

    DILMA VENCE DE CAPOTE NO RIO GRANDE DO SUL

    COM DIFERENÇA DE 20% SOBRE O SEGUNDO COLOCADO

    DILMA ROUSSEFF (PT) = 44% (+3)*

    Aério Naves (PSDB) = 24% (+1)*

    *(Em relação à pesquisa realizada
    de 13 a 16 de julho no estado)

    Na Pesquisa RBS/Globope

    a Margem de Erro é de 3%

    a mais para o PSDB

    e a menos para o PT.

    (http://007bondeblog.blogspot.com.br/2014/08/pesquisa-ibope-dilma-vence-no-rio.html)
    .
    .

Edgar Rocha

Quem, em sã consciência, teria necessidade de procurar o verbete “Miriam Leitão” na Wikipedia? E “Sardemberg”? O furo de reportagem mesmo, é o fato de alguém ter criado os verbetes e outro ter consultado. Vai ver isto é o equivalente Facebook dos chiques.

FrancoAtirador

.
.
Os Abutres do Consórcio de Mídia Empresarial Tucana

acusam os outros daquilo são: Fascistas Dissimulados.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Governo Tucano difama Raul Seixas na Wikipédia

Por Miguel do Rosário, no Blog O Cafezinho

A manchete é irônica.
Mas segue rigorosamente a lógica da Globo,
cuja manchete foi justamente:
‘Planalto altera perfil de jornalistas
na Wikipédia com críticas e mentiras’.

E não é mentira, por incrível que pareça.

A Rede Pública do Governo de São Paulo
através da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo
(PRODESP),
foi usada para a realização de centenas de alterações na Wikipédia (http://imgur.com/xMZNnGR).

Inclusive chamar nosso querido Raulzito de homossexual.

O que não é nenhum xingamento, apenas uma calúnia grosseira,
visto que ele foi casado diversas vezes, com mulheres.

Só para constar: o Governo de São Paulo é administrado pelo PSDB de Aécio Neves,
principal adversário de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais deste ano.

A mentira sobre Raul Seixas, acrescentada à sua página na Wikipédia foi essa (http://imgur.com/eNGhc3E):
“Raul foi considerado homossexual, por caos [sic] que teve com Cazuza, e também foi considerado “Maluco” por dizer que avistou uma nave espacial quando estava fazendo fezes em seu banheiro, em sua fazenda. A banda Pedra Letícia gravou uma música chamada “Eu não toco Raul” pois todas as pessoas pediam as músicas do Raul em seus shows.”

Convenhamos que é muito pior do que alterar a página da Miriam Leitão na Wikipédia, acrescentando a informação de que suas “análises são desastrosas”.

A rede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, uma rede pública, governamental, também foi usada para fazer uma alteração no perfil de Dilma Rousseff, mas a mudança foi cancelada (http://imgur.com/jNB948p).

Na verdade, o escândalo é uma farsa.

A Globo explorou a característica tipicamente brasileira,
presente em todas as grandes redes públicas,
de não exercer nenhum tipo de controle sobre o uso da internet.

No caso do Palácio do Planalto, a sua rede de internet
podia ser acessada por qualquer um, dentro do prédio ou nas proximidades.

Importante observar que qualquer um pode alterar mudanças na wikipédia.
Não é preciso nenhuma tecnologia de governo para fazer isso.

O Governo de Minas Gerais também,
através da Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (PRODEMGE),
fez dezenas de mudanças em páginas da Wikipédia, como se pode observar clicando aqui: (http://abre.ai/ip_prodemge).

Alguém usando a Rede da PRODEMGE participou de uma discussão sobre a Satiagraha, a Operação da Polícia Federal que prendeu Daniel Dantas.

O IP do governo de Minas: (http://imgur.com/niF89OK)

Mesmo sendo leigo em programação, eu achei com relativa facilidade esses dados na internet.
Com um pouco de esforço, ver-se-á que praticamente todas as grandes Redes Públicas de Internet, do Palácio do Planalto, dos Palácios Estaduais de Governo, das Prefeituras, das Estatais, são usadas livremente por servidores, visitantes, jornalistas…

Agora, a Globo foi maliciosa.
Ela fez um tremendo escarcéu, sem explicar nada, depois ligou para a ABI,
cujos membros têm idade média acima dos 80 anos (http://imgur.com/OkKPr1V)
e fez perguntas agressivas sobre a matéria.

Como o presidente da ABI provavelmente nunca ouviu falar em IP,
ele passa a acreditar que a própria presidenta ou algum assessor diabólico usou uma tecnologia especial, importada da Coréia do Norte, para alterar criminosamente a Wikipédia de Miriam Leitão e Sardenberg.

O presidente da ABI também não deve saber o que é Wikipedia.

Então ele faz declarações bombásticas, sobre ‘práticas da ditadura’,
como se o governo tivesse alterado um verbete na Enciclopédia Britânica.
[Leia também: (http://www.viomundo.com.br/denuncias/jakobskind.html)]

Qualquer um pode alterar, a qualquer momento, qualquer verbete na Wikipedia.

A mudança pode ter sido feita por um servidor, por um prestador de serviço, por um visitante, por um dos jornalistas que frequentam a sala de imprensa do Planalto.

Por exemplo, eu estive no Palácio do Planalto, junto com pessoas do Brasil inteiro (jornalistas, blogueiros, hackers, editores, ativistas, etc) para um debate público, transmitido ao vivo, com Gilberto Carvalho.

Tive acesso à senha de wifi do Palácio.
Poderia ter sido eu a mexer no verbete do Sardenberg.
Só que eu estive por lá este ano, a mudança ocorreu em 2013.

Lembro-me que todos tinham acesso à senha do Palácio. Era liberado.

A desonestidade da mídia abandonou todos os escrúpulos.

Fernando Rodrigues, editorialista da Folha, escreve texto furibundo contra o ‘estado aparelhado’.
Só quero ver se ele vai defender Raul Seixas contra os ataques que sofreu de alguém usando a Rede Pública do Estado de São Paulo, que é sustentado pelos impostos dele.

Quem vai ligar para as ex-mulheres de Raul, para seus amigos, ou repercutir a matéria junto aos fãs do roqueiro?

Quem vai acusar o Governo Estadual de São Paulo de usar “práticas da ditadura nazista”?

O Globo publica hoje editorial raivoso, intitulado ‘Aloprados agora atacam do Planalto’, imprecando contra ‘sites/blogs chapa-brancas, sustentados com dinheiro público’.

A Vênus está com obsessão por blogs, porque eles a estão desmascarando.

E ainda tenta mostrar os blogs como corruptos, por receber ‘dinheiro público’.
Ora, dentre centenas de blogs, apenas alguns recebem – merecidamente – publicidade institucional.

Quem é a Globo para falar em ‘dinheiro público’?
Mostra o DARF primeiro!

Eu nunca recebi um centavo de verba pública.
E critico duramente o governo em sua política de comunicação, por permitir, com sua omissão, que a mídia nos ataque desta maneira.

Se houvesse uma Política de Estado, Republicana,
pela qual sites e blogs de todas as cores ideológicas,
cadastrados junto à SECOM, recebessem de acordo com a sua visitação,
não estaríamos nessa situação ridícula.

Situação ridícula de sermos a todo momento atacados pela Globo,
que, ela sim, recebe bilhões de reais de recursos públicos por ano.

Está tudo lá, na internet.

É revoltante ser chamado de bêbado sem nunca ter posto uma gota de álcool na boca.

O caso do Raulzito, para mim, é muito pior do que as críticas à Miriam Leitão, que são fúteis.
Ela é viva, rica e pode se defender.
Tem espaço ilimitado em concessões públicas, como a TV Globo e rádios,
afora a Globonews, jornais, revistas, internet.
Pode até publicar um novo livrinho infantil atacando o governo, se achar conveniente.

Raulzito morreu quase na miséria e não pode mais se defender.

A Mídia tem que aprimorar sua pontaria,
porque essas balas de prata estão atingindo seus próprios pés.

(http://www.ocafezinho.com/2014/08/09/governo-tucano-difama-raul-seixas-na-wikipedia)
(http://abre.ai/cafezinho_do_miguel)
.
.

FrancoAtirador

.
.
sábado, 9 de agosto de 2014 23:12
Blog Alho & Olho (*)

A Globo cria factoide político pra tentar influir na eleição
Governo de São Paulo alterou vários textos do Wikipedia.
E DAÍ ???????

Por Edu Marcondes

Grande porcaria que alguém, usando da rede do governo Federal,
fez alterações nas biografias de dois jornalistas da Globo.

Não são documentos de acesso restrito, não são oficiais.

Os textos do Wikipedia podem ser acessados por qualquer um
e as redes dos governos estaduais, do governo federal
e outras são de acesso irrestrito.

A rede pública do governo de São Paulo,
através da Companhia de Processamento de Dados Do Estado De S Paulo
(PRODESP),
– IP 200.144.5.29 –
foi usada para a realização de centenas de alterações no Wikipédia.

Houve alteração na biografia de Raul Seixas, Dilma Rousseff… etc.
E daí?

Abaixo lista parcial de alterações
feitas a partir do IP da PRODESP
i.imgur.com/oyvHvAB.png
(http://imgur.com/oyvHvAB).

A lista é muito maior
e pode ser acessada AQUI:
(http://abre.ai/ip_prodesp)

PS do InterAção.
Além de tudo,
é tudo pra lá de suspeito
sabendo-se que as alterações da Globo
são de maio de 2013.
SÓ AGORA DESCOBRIRAM?

(http://alhoeolho.blogspot.com.br/2014/08/a-globo-cria-factoide-politico-pra.html)

(*) INTER AÇÃO (http://imgur.com/Ti7DvrF)
ContraPonto à Falsa Imparcialidade da Mídia Corporativa.
Pela Pluralidade de Opinião e Expressão

(http://alhoeolho.blogspot.com.br)
.
.

Brancaleone

E quem neste plante leva a tal da Wikipédia a sério? Fala sério!!
Aquilo é uma zona, uma esbornia com ares de organização.
Prefiro a Desciclopédia…

Francisco de Assis

A CRISE SE AGRAVA: O ZÉ DA PF ACABA DE MANDAR PRENDER O IP

Brasília, 09/08/2014 21:78 – O ministro Zé da justiça acaba de mandar a PF prender o IP do planalto que atacou jornalistas. Ele determinou que o mesmo seja recolhido, até o final do inquérito, à mesma cela onde se encontra o helicoptero Pórrela, perigoso traficante de cocaína preso no Espírito Santo no ano passado, e atualmente recolhido à Papuda, onde aguarda Habeas Corpus de famoso ministro do STF.

Já está marcada para este domingo dos pais uma acareação entre Miriam Leitão e o IP suspeito, onde o suposto bandido terá que explicar porque considerou uma defesa apaixonada de Daniel Dantas o fato da jornalista ter considerado o banqueiro um simples “financiador lateral do mensalão-mensalão-mensalão”, como afirmou na CBN e foi transcrito num blog sujíssimo ( em http://www.viomundo.com.br/arquivo/bizarro/miriam-leitao-sobre-daniel-da… ) da seguinte forma:

“MIRIAM LEITÃO SOBRE DANIEL DANTAS, NA CBN
Atualizado em 10 de July de 2008 às 06:07 | Publicado em 10 de July de 2008 às 06:06

‘O caso que estourou ontem, o que eu tenho a dizer, que… analisando, vendo tudo, é que ainda tá muito inconsistente a acusação da Polícia Federal. Não que o banqueiro Daniel Dantas não possa estar envolvido em alguma coisa dessas que eles estão acusando, mas até agora tudo o que mostraram tem a ver já com coisas do passado, é, que ele já… intrigas que ele teve com os sócios, ele foi um… financiador… um dos financiadores do mensalão, mas um financiador lateral, né, então, quer dizer, acho que a Polícia Federal precisa explicar melhor porque que fez essa operação com todo esse estardalhaço, vamos esperar as informações da Polícia Federal.’

roberto

O mais intrigante é a Leitão e o Sardenberg terem perfis no Wikipedia. Dois jornalistas obscuros e medíocres, que ninguém conhece além do Jardim Botânico.

Tony-SC

Miriam é boa para criança que não quer tomar a sopa. Quem conhece a Leitão sabe quem ela é e a quem representa: o ATRASO que quer voltar ao poder. Quem não conhece, a última coisa que fará na vida é procurar informações no Wikipédia…

Gerson Carneiro

Gentens… mas quem não sabe quem é a Miss Depressão?! Afff…

“Timing” se escreve com um M só.

Francisco

Na boa? O texto da Wikipédia está majoritariamente correto.

Miriam Leitão é uma jornalista econômica sem credibilidade nenhuma.

Quem diz isso são as duas (02) previsões de apagão elétrico que não aconteceram – jornalismo é lidar com fontes. Se ela fosse jornalista esportiva e previsse por duas vezes a contratação de Maradona para técnico da seleção brasileira, bem, quem ainda daria atenção a essa jornalista desinformada?

Quantos empresários deixaram de investir por essa previsão incompetente (sinto muito, a palavra é essa, IN-COM-PE-TEN-TE? Quanto o PIB brasileiro sofre por causa da influência desta “expert”.

Quanto ao tal do Sardenberg ele é parente de quem é. Qual a mentira? Ele demanda, no seu oficio, flutuações de juros, numas horas “assim” e em outras “assado”. Se ele faz isso por interesse especulativo, só a CVM e a policia investigando.

Se ele solicitar à CVM (e a policia) uma investigação que o inocente, fica tudo bem. Do contrário, meu querido, bem vindo à sociedade do espetáculo – essa sociedade não foi criada pelo Planalto…

Além disso, a reação destes dois corrifeus do bom jornalismo é totalmente desproporcional à de Dilma diante da ficha falsa do DOPS. Não lembro de nenhum (nenhum!) jornalista de qualquer mídia pedir desculpas à presidente e nem mesmo de se solidarizar (que dirá dar direito de resposta…).

Dilma é que, ou educada ou besta, tomou a iniciativa de se solidarizar com os dois jornalistas. Posso me enganar, mas duvido que darão qualquer espaço às palavras dela: o objetivo é bem outro…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Também não achei nos textos da Wikipedia,

    relacionados ao Sardenberg ou à Leitão,

    algo que pudesse ser considerado mentira,

    a não ser algumas afirmações de aduladores

    como esta, por exemplo, a seguir transcrita:

    ‘Para Luís Erlanger, que levou Míriam para a TV Globo,
    ela é a jornalista mais completa do país’ [SIC!!!].
    .
    .

    Paulo ETV

    comecei ler o artigo pensando exatamente isto: se é tudo verdade ,qual é a raiz da fraude?

    a resposta é que os dois sabem que êles próprios são fraudadores de notícias e aí,a verdade nunca é boa quando escancarada.

Sr. Indignado

Eu sou fã do wikipédia, mas como toda publicação, não está acima da crítica.
Dizem que não é confiável, e as publicações da Editora Abril? Nivelei por baixo, desculpem.
Sobre a “denúncia” da Miriam e do Sarden-berg (sei lá quem é), aprendi com o Profe Azenha, isso é dar pernas a denúncias vazias.
A fábrica de pernas da Globo deve ser maior que galpão da embraer.

Antonio

Concordo totalmente com o teor do artigo, perfeito!
Por outro lado, a notícia foi guardada para estes dias porque permite que a Rede Globo deixe de noticiar a quebra seguida de recordes de produção da Petrobras e que mais um mês fechou com a inflação dentro da meta.
Culpar a presidente é fácil, o “jurista” Merval emitiu vários pareceres sobre o domínio do fato, tão bem praticado pelo JB…ou seria morcegão.
Além disso, alteraram os perfis de Míriam e Sardemberg…quem mesmo?

Julio Silveira

Mais um factoide, só que esse fraquinho, fraquinho,,talvez fruto de prepotência ao achar que somente tansos assistem televisão, e com isso poderia interferir, mais uma vez, nas suas opções. Esse papo de Wikipédia é ridículo.

FrancoAtirador

.
.
FACTÓIDE POR FALTA DE ASSUNTO

PARA SALVAR O CANDIDATO TUCANO

DE UMA DERROTA ACACHAPANTE.

As alterações na Wikipedia

ocorrem a todo instante.

Essas aí alegadas pela Globo

foram realizadas em MAIO DE 2013,

e só agora se deram conta?

(http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_Alberto_Sardenberg&action=history)
(http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Miriam_Leit%C3%A3o&offset=20131023135127&action=history)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também