VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

“Vítima” de “dossiê” da Folha diz que Folha inventa dossiê

06 de agosto de 2010 às 19h42

Como falsificar informação, ser desmentido pela “vítima” e continuar falsificando como se nada tivesse acontecido:

06/08/2010 – 16h33
Mantega diz estranhar que carta apócrifa seja transformada em dossiê

CIRILO JÚNIOR
DO RIO

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta sexta-feira achar estranho que uma carta apócrifa seja transformada em dossiê.

A declaração se refere a uma reportagem publicada no domingo pela Folha, que mostra que Mantega foi alvo de um dossiê que o próprio governo identifica como elaborado pela ala do partido egressa do sindicalismo bancário.

O material traz acusações de tráfico de influência no Banco do Brasil contra a filha de Mantega, a modelo Marina. No final de abril, o papel foi enviado para a presidência do BB, para o gabinete de Mantega e para a Casa Civil.

“Dar crédito a uma carta apócrifa? O que acho estranho é um jornal respeitável transformar uma carta apócrifa em dossiê. É como um passe de mágica”, disse Mantega ao criticar a Folha.

“Parece o rei Midas, que transformava coisas em ouro, só que ao contrário. Transforma ouro em não sei o quê. Não sei a que ponto chegamos. Acho que faz parte da campanha eleitoral. Nenhum jornal que se preze deveria dar crédito a cartas apócrifas, que, aliás, não trazem nada de substancial.”

OBJETIVO

A intenção do dossiê era forçar o ministro a desistir de nomear o vice-presidente do BB Paulo Caffarelli para a presidência da Previ (fundo de pensão dos funcionários do banco), um colosso de R$ 150 bilhões de patrimônio.

Caffarelli acabou preterido por ordem do Planalto, mas os bancários também saíram enfraquecidos. O nome por eles defendido para assumir a presidência da Previ, Joílson Ferreira, não foi escolhido.

Além disso, os dois principais expoentes do grupo, o ex-presidente do PT Ricardo Berzoini e o ex-presidente da Previ Sérgio Rosa, perderam espaço no governo e foram alijados da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

 

55 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

“Os dossiês e o submundo das campanhas eleitorais” Por Azenha

27/08/2010 - 17h06

[…] um caso único em que a própria vítima (ou suposta vítima) desqualificou o “dossiê”:  “Vítima” de “dossiê” da Folha reclama que a Folha inventou dossiê, eu escrevi na […]

Responder

Os dossiês e o submundo das campanhas eleitorais | Viomundo - O que você não vê na mídia

27/08/2010 - 13h37

[…] “Vítima” de “dossiê” da Folha reclama que a Folha inventou dossiê, eu escrevi na época. […]

Responder

CID COSTA

13/08/2010 - 14h33

E POR ESSAS E POR OUTRAS QUE O MEU CACHORRO BOXER, NAO QUE MAIS SABER DE FAZER SUAS NESCESSIDADES NO JORNAL FOLHA DE SAO PAULO. E AGORA ? ELE NAO QUER O GLOBO, NEM O ESTADAO, A VEJA NEM PENSAR, NAO SEI…OS CAES SAO MUITO SENSIVEIS COM O FATOR CREDIBILIDADE, HONESTIDADE…E ESSAS PUBLICACOES, ESTAO LONGE DESTE IDEAL…

Responder

fernandes

09/08/2010 - 22h29

Após a campanha, o PIG sairá profundamente arranhado em credibilidade. Os jornais de papel estão quebrando, a TV Globo tá perdendo audiencia e assim vai … para o bem do Brasil !!!

Responder

Alex Mendes

08/08/2010 - 02h00

Sobre SP ainda … acredito que o Mercadante irá para o segundo turno … como dizem os tucanos " A alternância de poder é indispensável para a democracia". O Alckimin ficaria muito bem na propaganda da Colgate. Consigo pensar em segundos 12 motivos para não votar no anestesista que perdeu pro sapo barbudo na própria cidade.

Responder

Alex Mendes

08/08/2010 - 01h52

Desabafo: Concordo que São Paulo tem o pior da mídia golpista e aparentemente tem o eleitorado mais retrógrado. Não concordo com o cenário que pintam do paulista e do paulistano. A cidade de São Paulo já elegeu Erundina contra Maluf, e já elegeu a Marta. Temos atualmente dois senadores do PT, coisa que poucos estados têm. Eu trabalho a mais de 15 anos no "Silicom Brejo", leia-se Berrini, e o que eu vejo é que a maioria que se torna retrógrada veio de fora (pessoas que tiveram a oportunidade de estudar em outros estados) e se acham vencedores, portanto assumem a postura do pior do paulistano. Ouço frases como "A periferia que se exploda, eu cheguei aqui por meus méritos". Resumindo … apesar da aparência, temos aqui pessoas de todos o país .. e agora do mundo .. e mesmo com toda influência do PIG … não serão os paulistas(anos) os monstrinhos que votam diferente do resto do país.

Responder

josé paulo

07/08/2010 - 16h47

Não sei o porquê, mas cada vez que a Folha inventa um dossiê eu me lembro do Zeca Pagodinho: " Nunca vi… num comi… eu só ouço falar…"

Responder

Supertramp68

07/08/2010 - 16h46

Dossiê ou carta apócrifa não importa. O que importa é que funcionou. O homem de Mantega não assumiu e ponto. Berzoini et caterva sairam chamuscados mas atingiram seus objetivos. Pelo visto, após eliminar a direita o PT começará a autofagia, isto se já não começou.

Responder

    Odete

    08/08/2010 - 16h28

    Pois é…..isso porque o PSDB é um modelo de respeito aos correligionários. Lá não existe disputa interna. Serra é de um respeito fenomenal: contrariou seus interesses, patrola!!!!!! Aécio que o diga….ah…é mesmo, também tem o Alckmin, entre inúmeros outros.

fog

07/08/2010 - 16h10

Amigos, o PIG e seus porquinhos amestrados e sujos atua em diversos jornais, até no inexpressivo Jornal da Manhã de Marília:
EDITORIAL Voltar
O comunismo enrustido
07/08/2010 Tamanho do texto: A A A

Não é de hoje que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tenta colocar as mangas de fora, em investidas frustradas de defesa do ultrapassado comunismo-socialismo degradante que colocou no ostracismo vários países do Leste-Europeu e Américas do Sul e Central. O pior de tudo é fazer a defesa de países que não respeitam os direitos humanos e ditadores que deveriam estar presos, em vez de dirigir esses países.
Não é por acaso que o governo de Lula está recheado de comunistas e guerrilheiros que também deveriam estar presos. Em vez disso, ocupam cargos com status de ministros e tentam, de todas as maneiras, incutir ideias ultrapassadas de regimes obsoletos, já enterrados em todo o mundo. O Plano Nacional de Direitos Humanos é um compêndio desse comunismo ultrapassado, totalmente ditatorial e que visa levar o Brasil para o buraco negro onde já estão Irã, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e Bolívia.
O grupeto responsável por essas aberrações tem Paulo Vanucchi, Franklin Martins, Tarso Genro, com a devida aprovação da ex-ministra da Casa Civil e agora candidata à presidência da República, Dilma Rousseff; além de outros remanescentes da guerrilha dos anos 60 e 70. Lula, como sempre, vira um fantoche nas mãos dessa gente e continua falando que “não sabe de nada”. Afinal, as cabeças pensantes do governo do PT são dos ex-guerrilheiros. Sem excluir o ex-ministro José Dirceu.
E essa gente não se contenta com pouco. Depois de vários vexames no exterior (como a tentativa frustrada de apoiar o Irã no enriquecimento de urânio) o governo petista enfrentou mais uma polêmica, com o envio de um documento à Organização das Nações Unidas – ONU – sobre direitos humanos.
O documento enviado pelo governo brasileiro a integrantes das Nações Unidas tem provocado discussão entre os defensores dos direitos humanos e cientistas políticos. Apresenta sugestões de como tratar países acusados de ferir direitos. O texto defende o diálogo e propõe visitas de delegações para averiguar as denúncias. Também sugere que sejam oferecidos a eles assistência técnica e mecanismos para o desenvolvimento.
Contudo, especialistas em direitos humanos questionam a postura do governo brasileiro, que vem sendo criticado pela aproximação com países onde que não respeitam os direitos humanos, como Cuba e Irã. Todo mundo se lembra de que Lula visitou Cuba e simplesmente ignorou os presos políticos em greve de fome, sendo que um deles morreu naquele mesmo dia. Ou seja, Lula apoiou o regime ditatorial de Cuba e não se importou com os direitos humanos daqueles presos e nem da miserável população cubana, que sofre com o regime imposto por Fidel Castro há mais de 50 anos.
O cientista político Ricardo Caldas considera que o documento acaba favorecendo regimes ditatoriais e vê outros interesses na política externa brasileira. “Tudo leva a crer, que o objetivo maior é desenvolver interesses comerciais, aumentar as exportações e talvez o investimento de empresas brasileiras nesses países. Gerar negócios. Mas eu penso que a gente não pode simplesmente se aliar ao país mais tirano do mundo dizendo que a gente vai abrir um poço de petróleo lá”, afirma Ricardo.
Na verdade, é mais uma mancada do governo brasileiro, que continua defendendo ditadores e regimes ultrapassados que não respeitam os direitos humanos e detestam a democracia.

Responder

    Chico Melfi

    07/08/2010 - 16h40

    O bom povo de Marilia não merece um editorial tão ridículo. Cientista politico Ricardo Caldas? Só pode ser piada!

    josé paulo

    07/08/2010 - 16h53

    Lamentavelmente o retrato acabado do interiorzão paulista. Conservador, retrógrado, reacionário e, claro, eleitor do Alkmin…

    Vidente

    07/08/2010 - 19h38

    Já dizia o profeta: o sertão vai virar mar e o mar virar sertão.
    O futuro de São Paulo é auto isolar-se em uma sociedade burra (graças aos anos tucanos na educação), pobre de espírito e de bolso.
    Basta algum outro lugar atrair a fauna de investidores e aproveitadores que hoje habita este estado que a vaca vai pro brejo de vez…
    Não vai sobrar deixar pedra sobre pedra.
    Essa é a herança tucana

    Fernando

    09/08/2010 - 15h15

    Cientista Politico?????Se não fosse reproduzido aqui esse artigo não atingiria nem os leitores de Vera Cruz (municipio vizinho). Marilia é uma cidade muito bacana e não merece abrigar um imbecil politico como esse.

Franco Atirador

07/08/2010 - 13h11

Se atualmente há um expoente representando o jornalismo de esgoto,
esse representante é o dono da Folha de São Paulo.
Coitados dos jornalistas que ainda acreditam no seu patrão.
Indubitavelmente vão sair manchados desta eleição.
Mas é um risco assumido por eles próprios.
Portanto, eles se merecem.

Responder

@marisps

07/08/2010 - 12h59

Ministro Mantega: “Parece o rei Midas, que transformava coisas em ouro, só que ao contrário. Transforma ouro em não sei o quê." Eu sei, mas não vou dizer porque a mãe do Azenha não gosta de palavrão. Se bem que m—-a não é bem palavrão. Mas pelo sim, pelo não, vou me controlar.

Responder

ednaldo torres

07/08/2010 - 12h56

então o suposto dossie conseguiu seus objetivos?

Responder

João Ribeiro Campos

07/08/2010 - 12h36

Eu li a primeira not´cia da Folha, não entendi nada. Mandei um e-mail ao PHA pedidndo para ele explicar, mas ele não me explicou.

Talvez também não tenha entendoi como o PT fez um suposto dossie para prejudicar o PT, e o PSDB ficou sabendo. E como o PSDB é o "arauto da moralidade" no Brasil, botou a boca no trombone: "dossiê não pode!"

Não pode ? Por que não pode ?

Por favor, faça-me um desenho, não consigo entender o novo dossiê da Folha !

Responder

sergio

07/08/2010 - 07h58

a folha é tudo pelo serra, mas, o idiota do sergio davila e o otavinho quebrarão a cara,pois, dilma leva no primeiro turno.

Responder

Gerson Carneiro

07/08/2010 - 03h02

O site mobiliza psdb, cumprindo ordem judicial, publicou o direito de resposta do PT, porém não permite comentários.
http://www.mobilizapsdb.org.br/como-usar/direito-de-resp...

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/08/2010 - 13h03

    Nem em estado de compreensão eles aceitam opinião, iriam agora, cunpadi!

    Gerson Carneiro

    07/08/2010 - 14h08

    Lá no mobilizapsdb pede ajuda pra compor a "musica do mobiliza". Postei o seguinte versinho:

    “O Índio levianamente tentou acusar;
    a Justiça sabiamente o direito de resposta mandou publicar;
    o Mobiliza com medo da reação, decidiu comentários não publicar;
    o povo sabiamente passou a cantar: Dilma lá! Dilma lá! Dilma lá!”

Gerson Carneiro

07/08/2010 - 02h56

Vem aí o direito de resposta do PT na revista Veja.

E só pra sacanear não comprarei a revista. Lerei a resposta do PT pela internet. Se a Veja pensa que ainda vai lucrar com isso, se engana. Não verá a cor do meu rico dinheirinho.

Melhor: vou pegar a revista no consultório médico e vou tirar cópia pirata e guadar com carinho como um troféu. Algo comparado a resposta do Brizolão no JN em 1994.

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/08/2010 - 13h06

    O vizinho do lado esquerdo (coincidencia), que ganhou a assinatura, manda entregar aqui em casa por estar viajando nos fins de semana. Nunca mexi na dita cuja. Mas amanhã não tem jeito, cunpadi. Vou abrir a maldita!

SérgioFerraz

07/08/2010 - 00h48

Nossa! Mas esse já é o dossiê de número 846.
Eles não vão para mais de criar dossiês ?

Responder

    Bonifa

    07/08/2010 - 12h19

    A máquina emperrou e só o Serra sabe a senha, mas está está em lugar incerto e não sabido, fugindo dos romeiros de Bom Jesus da Lapa.

JOACIL CAMBUIM

06/08/2010 - 23h43

Azenha, você já viu perna de cobra? É como esses dossiês da "Folha", ninguém vê, mas dizem que existem. Que dossiês são esses, que eles nunca mostram!. Pior, que tem gente "instruída" (pelo PIG) que acredita na existência desses dossiês. Seria interessante que a "Folha" mostrasse logo esses dossiês, se efetivamente eles existirem. Do contrário, aquele jornal ficaará desmoralizado para sempre. (Ainda sou assinante da "Folha").

Responder

    Bonifa

    07/08/2010 - 12h23

    É como picanha de caranguejo. Esses dossiês só funcionam na praça da Sé, em São Paulo, onde tem gente que ainda cai até no conto do bilhete de loteria premiado.

    valmont

    10/08/2010 - 17h02

    Assinante da Falha está entrando em processo acelerado de extinção, assim como espectadores da Rede Gloebbels.
    Não compro, não leio, não dou ibope. Não acesso sites do PiG. Prefiro ver aqui no viomundo, que tem uma seleção perfeita, Carta Maior, Carta Capital, Nassif, PHA, etc.
    Para quê dar ibope para o PiG? Pagar assinatura, então, nem pensar!
    O telemarketing da abril vive oferecendo meses de assinatura gratuita… Mas nem que me paguem eu não quero essa porcaria em minha casa!
    Panfleto do PiG pra mim é lixo da pior espécie.

robledo

06/08/2010 - 23h30

Ainda bem que tiraram este berzoini da campanha, este cara poderia ser enviado de graça para o serra…

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/08/2010 - 13h06

    Depois voces pegavam no meu pé quando criticava os mandatários do PT.

klaus

06/08/2010 - 23h24

Estranho seria a "vítima" admitir que seus colegas de partido fizeram isto com ele. O que Mantega poderia dizer?

Responder

    Bonifa

    07/08/2010 - 12h25

    Tudo normal, tudo previsível, mas a solução nem de longe é calçar um sapato de cimento e jogar dentro da lagoa.

quantotempodura

06/08/2010 - 23h23

Nú!!!

Em hebráico, isso significa SAPATADA

Responder

ARTUR 75

06/08/2010 - 23h21

O Mantega até que, educadamente, classifica a Folha de "Jornal respeitavel". Eu iria logo para o "pega pra capar": jornalzinho golpista e sem respeito. Esses caras que se acham os todo poderosos nã merecem respeito e só entendem o jogo bruto que usam com os outros.

Responder

william porto

06/08/2010 - 23h16

É claro que nao se pode dar crédito a uma denúcia apócrifa, mas nao custa nada investigar se o teor da denúncia é verdadeiro. Nesse jogo dos altos cargos há um vale tudo. Acho que deviam investigar a denúncia mesmo que apócrifa. E priu.

Responder

Mario Avila de Jesus

06/08/2010 - 22h52

E cheira a requentado. O assunto foi tratado em abril deste ano, em termos mais técnicos e menos espetaculosos, pela IstoÉ Dinheiro, com a chamada: "A Previ, fundo de pensão que está no controle das maiores empresas nacionais, terá um novo presidente em maio. E já há uma guerra aberta por um cargo que vale R$ 142 bilhões" .

O link é: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/20615_QU

Responder

Helio Barboza

06/08/2010 - 22h03

FOLHA… não dá pra LER!

Responder

    Jairo_Beraldo

    06/08/2010 - 23h05

    E pensar que no início da década de 1980, quando fazia engenharia civil na minha Passos/MG, eu tinha a FSP como minha informadora. Morava com minha avó paterna, que assinava este pasquim.

    Marco Aurélio

    07/08/2010 - 12h54

    Jairo , favor não desqualificar o Pasquim ,ele teve uma historia que merece ser preservada , teve um papel importante em um periodo em que a folha nos qualificava como terrorista , comedores de criançinhas , compara-lo com o jornaleco do PIG é uma ofensa….

    Jairo_Beraldo

    07/08/2010 - 13h12

    Bem lembrado, Marco Aurélio…desculpas…refaço a minha colocação…ESTE PAPEL PARA EMBRULHAR PEIXE.
    Ficou melhor?

    Azenha, não é o Santos F.C.,ok?

Charles

06/08/2010 - 21h57

O problema da folha é:falta de vergonha(e vou além)de todos que trabalham lá.

Responder

Gerson Carneiro

06/08/2010 - 21h42

Rat Race – Bob Marley.
Descreve perfeitamente o comportamento desse jornalzinho.

[youtube fCha27G3WnU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=fCha27G3WnU&feature=related youtube]

Responder

Antonio Silva

06/08/2010 - 21h00

“Dar crédito a uma carta apócrifa? O que acho estranho é um jornal respeitável transformar uma carta apócrifa em dossiê. É como um passe de mágica”, disse Mantega ao criticar a Folha.

Ué, agora que o Mantega descobriu o jornalismo biscateiro da FSP ? .
Oh, coitado !
Deus do céu, nunca ví tantos dirigentes "manteigas derretidas" concentrados num mesmo governo, que aliás, trata-se de UM EXCELENTE GOVERNO .

Responder

    NONON

    07/08/2010 - 11h38

    NÃO SEI PARECE QUE MANTEGA DEPOIS DE UM TEMPO FALAR SOBRE A FSP . ACHO QUE ELE NÃO LE OS JORNALECOS, POR ISSO , NÃO DEU A DEVIDA IMPORTANCIA
    NONON

    Conceição Lemes

    07/08/2010 - 12h54

    Nonon, por favor, letras minúsculas nos comentários. abs

    João Ribeiro Campos

    07/08/2010 - 17h07

    Se publicou uma "ficha do DOPS" falsa, por que não uam carta apócrifa ?

    Nem falsificar direito sabem, péssimso esteliontários que trabalham na Folha de S. Paulo. Por ocasião da ficha falsa de Dilma o DOPS declarou que aquela ficha não poderia ter saído de lá porque nunca,, jamais, utilizaram aquele tipo de formulário.

    Que vergonha, Folha de S. Paulo ! Com tanta estrutura gráfica, não dava para copiar um formulário original ?

ferrera13

06/08/2010 - 20h58

Mas parece que o objetivo da Folha é criar incômodo no núcleo da campanha da Dilma. Como a "liberdade de expressão" e o "sigilo da fonte" predominam neste caso, ela cria o factóide, as outras mídias serristas requentam isso por uma semana. Deu certo ou não, o fato é que incomodou e tratou de ocupar parte do tempo da campanha e do PT.

Responder

Ed.

06/08/2010 - 20h49

Recebi um desses e-mails medíocres que fazem acusações infantis a Lula ou Dilma. Sempre os recebo de gente de bom nível! … Este sugere verificar na rede a ata (publica) da Petrobrás que define o valor para os administradores (conselheiros) em 8,3 milhões (garrafais) e que "por isso a gasolina é cara" e "bem feito por votar no PT", etc.
Como respondo sempre à lista recebida, fui no link e lá pode-se verificar que o valor é anual e distribuido para todos os administradores. Há ainda uma cláusula que estabelece um teto de 10% do salário nominal dos executivos da empresa para cada um. Resumo: em 5 minutos passamos dos 8,3 milhões para uns 5 mil reais por mês.
Não me surpreenderia de tais idiotices eventualmente nascerem de "profissionais" da Folha (ou do PIG)…

Responder

    Jairo_Beraldo

    06/08/2010 - 22h00

    Desculpe, Ed. Gente de bom nível não é…só quem gosta de baixarias como o Zé, faria coisas deste tipo. Separe o joio do trigo.

    ferrera13

    07/08/2010 - 12h09

    Boa Jairo. Gente com esse nível o diabo tá dispensando no inferno.

    Ed.

    07/08/2010 - 16h11

    É, os 3 pontinhos depois do "bom nível" não foram suficientemente reveladores…
    O néscio que inicia tais mediocridades envia para uma lista de pessoas que, geralmente, tem um nível (socioeconômico) bom. E esses os repassam para suas listas, no efeito cascata.
    O iniciador certamente não me colocaria em sua lista (o que é uma pena…). Ou colocaria 1 vez só…
    Eu sempre tento torpedeá-los em conjunto…a esquadra inteira, hehe

    João Ribeiro Campos

    07/08/2010 - 12h40

    Recebo este e-mail 3x por dia, já recebi até do meu advogado…

    Mas alguém, que não seja um tucano empedernido, poderia imaginar que isso trará votos a José Serra ? Claro que não traz, não trouxe (vejam as ultimas pesquisas), e não trará. Não sie por que inistem nestas baixarias.

    A campanha do Serra está só "preaching to the choir", ou pregando para os convertidos…

    Ed.

    07/08/2010 - 15h55

    Felizmente vc tem razão, João!
    Mas eu procuro não deixar barato*…e prego nas hostes deles também, hehe

    (*) Como eu rebato as baixarias e "reespalho", no mínimo os irrito por discutirem bobagens. Com sorte, 1 ou 2 se "convertem"…

    Ed.

    07/08/2010 - 16h30

    Necessário esclarecer: "bom nível" socioeconômico…
    Que é onde Serra mehor navega, surpreendente e lamentavelmente.

Deixe uma resposta