Vargas: Serra bate carteira e grita pega ladrão | Viomundo - O que você não vê na mídia
Viomundo – O que você não vê na mídia
 
Você escreve
6 de junho de 2010 às 13:16

Vargas: Serra bate carteira e grita pega ladrão

6 de Junho de 2010 – 1h01

Vargas: Serra age como quem bate carteira e grita pega ladrão

no Terra Magazine, via Vermelho

O secretário nacional de comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PR) rebateu os ataques à campanha da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e evocou o passado do ex-diretor de inteligência da Polícia Federal, Marcelo Itagiba, para vincular José Serra a uma tradição de dossiês contra adversários. “Serra se comporta como aquele que bate a carteira e sai gritando: pega ladrão!”, ironiza Vargas.

“Para falar desse pseudo-dossiê sobre as ligações da filha dele (Verônica) com Daniel Dantas, basta Serra procurar o Google. Está no Google! Não existe dossiê. Mas a verdade é que Serra tem tradição de dossiês, não o PT. Basta lembrar de Marcelo Itagiba. Corre por aí que ele também coordenava dossiês contra o PT. É só procurar as notas que saíam nos jornais.

Eleito pelo PMDB e filiado ao PSDB desde outubro de 2009, o deputado federal Marcelo Itagiba (RJ) desempenhou papel de investigador nos depoimentos sobre a Operação Satiagraha, na CPI dos Grampos. Mas ele próprio havia sido denunciado por arapongagem contra a então pré-candidata à Presidência da República, Roseana Sarney, atingida nas vísceras pela operação “Lunus”, em 2002.

Em março daquele ano, a Polícia Federal encontrou R$ 1,34 milhão em dinheiro na empresa Lunus, de Roseana e Jorge Murad. Vinculou-se a grana a fraudes na Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). A imagem das cédulas definhou a candidatura Roseana.

Na sequência da operação da PF, o senador José Sarney alardeou uma trama suja para favorecer a campanha de Serra – o que envolvia a montagem de um dossiê no Ministério da Saúde. O peemedebista teria alertado ao presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o vaivém de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no Maranhão, Piauí e Pará, para fuçar a vida de sua família.

Em 20 de março, Sarney realizou um dos mais duros discursos de sua vida parlamentar, em defesa da filha. Da tribuna, afirmou que “o Ministério da Saúde, em vez de tratar das epidemias, dá prioridade às coisas de inteligência e espionagem.”

Itagiba foi personagem reincidente no discurso de Sarney:

“A imprensa em quase sua totalidade publica que esse mesmo grupo está conectado para essas ações políticas na Polícia Federal e no Ministério Público citando o delegado Marcelo Itagiba, ex-chefe do Departamento de Inteligência da Polícia Federal, ex-chefe do grupo de inteligência que se formou no Ministério da Saúde e que é, atualmente, o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, e o Procurador José Roberto Santoro”.

Em nota pública, Serra reagiu aos ataques: “As insinuações que o senador Sarney fez a meu respeito foram todas, sem exceção, inconsistentes, irrelevantes e até mesmo alopradas.”

André Vargas, secretário de comunicação do PT, reaviva a história no dia em que José Serra acusa a oponente Dilma de ser a responsável política por um dossiê contra sua filha, Verônica Serra. “A principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff, disso eu não tenho dúvida”, declarou o tucano.

Procurado em seu gabinete, Itagiba não retornou os telefonemas para comentar as declarações do secretário petista. “Montaram dossiê contra Sarney, em 2002. E mais uma: Serra esquece que eles (do PSDB) fizeram um grampo ilegal no processo de privatização. (O ex-governador do Ceará) Tasso Jereissati também foi vítima de grampo”, complementa Vargas.

O deputado federal sustenta que, na campanha de Dilma, não há uma disputa interna entre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o vice-presidente do PT, Rui Falcão. “Não existe. Pimentel está se dedicando a outro projeto, que é definir sua candidatura ao governo ou ao Senado em Minas Gerais. É difícil compatibilizar. E o Rui Falcão tem participado da campanha. Tentaram criar essa divisão. Agora, o coordenador é o (José Eduardo) Dutra. E estamos aguardando a definição do Pimentel”, relata.

Vargas defende que “a vida do candidato tem que ser pública”, numa campanha eleitoral. “Dossiê é conversa fiada. É procurar no Google”.

Terra Magazine

 

Gostou? Compartilhe.

 

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.



leia também

Gerson Carneiro: Bahia não é a terra da felicidade

“Até o carnaval não é mais feito para os baianos”

Telia Negrão, Carmen Hein e Beatriz Galli participarão da Cedaw, em Genebra

Cedaw é a Convenção Sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher

Marcha Contra o Racismo, a Higienização Sócio-Racial e a Criminalização da Pobreza

Dia 11, sábado, 14h, Praça do Metrô Santa Cecília

Fernanda Giannasi: “O dinheiro não falou mais alto”

Prefeitura italiana rejeita proposta de ex-donos da Eternit para se retirar do processo do século

Cremesp rechaça o voluntarismo terapêutico e higienista

Sobre a intervenção na Cracolândia

Kenarik Boujikian: Coronelismo no Judiciário

STF romperá o conservadorismo? Sobre CNJ

Souto Maior: Uma das maiores agressões aos direitos humanos da história recente do Brasil

Caso Pinheirinho

Bajonas Brito Junior: O Brasil reinventa o totalitarismo

No Congresso em Foco

Tuítaço pela qualidade da internet hoje às 16h

Iniciativa: Idec e Campanha Banda Larga é um Direito Seu. Alvo: Oi

Fernanda Giannasi: Schmidheiny, o poderoso chefão do amianto?

Justiça mesmo que tardia

Quer vender aquela sua mesa de pebolim?

Sobre o bolsa banqueiro europeu

Slavoj Zizek: A privatização do conhecimento intelectual

O fim da burguesia e do trabalhador como o conhecemos

Ato contra a violência policial no Pinheirinho

Hoje, a partir das 17h, no vão do Masp

Gerson Carneiro: O avesso do avesso do avesso do avesso

Sobre o BBB e a MP 557

Morvan Bliasby: Lula e a integração da América Latina

Construção fundamental

PM de Pernambuco reprime estudantes

Contra o aumento da tarifa de onibus

Urariano Mota: A inteligência fora das ondas

Cartas camponesas

Luis Felipe Albuquerque: Syngenta concorre ao prêmio internacional de pior empresa

Do mundo, em 2011

Protesto contra a Globo no caso BBB

Em São Paulo, nesta sexta-feira às 12h

Manifesto exige imediata responsabilização da Globo no caso BBB

As principais entidades feministas do Brasil assinam

Exames médicos “extras”: Problema de comunicação

Concurso da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Avon: Não somos patrocinadores do Big Brother

Nem nós

Privataria Tucana é lançado hoje no Rio de Janeiro

Com a presença de Amaury Ribeiro Jr., Emir Sader, José de Abreu, Fernando Brito e Luiz Fernando Emediato

Ana Flávia Ramos: A mídia que estupra

Ainda o BBB

Fátima Oliveira: “Há algo misterioso e perverso na história do escritor”

Sobre alguns mistérios da vida privada de Lewis Carroll



Vi o mundo Reprodução de conteúdo autorizada com menção da fonte. As opiniões expressas no site são de responsabilidade dos autores.