Burburinho: Executiva da Folha admite que jornal faz papel dos partidos da oposição

Tempo de leitura: 3 min

Sugerido pelo Stanley Burburinho:

31/03/2010
Vannuchi diz que imprensa age como “partido de oposição”

Da Redação

Para o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, a imprensa brasileira age como um tipo de “partido de oposição”. “(A imprensa) vem confundindo um papel que é dela – informar, cobrar e denunciar – com o papel do protagonismo partidário, que é transformar isso em ações de conteúdo unilateral”. A declaração foi feita nesta terça-feira (30/03) durante a apresentação do 3º PNDH (Programa Nacional de Direitos Humanos) na Procuradoria Geral da República.

O ministro ressaltou a posição da Associação Nacional de Jornais (ANJ) para reforçar seu ponto de vista. “A presidente da ANJ, Judith Brito, fala exatamente o que eu vinha dizendo como crítica. Ela fala: ‘Na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o papel dos partidos. Por isso estamos fazendo'”, declarou Vannuchi ao se referir a participação de Judith em um evento, que discutiu o PNDH, em São Paulo.

Contra as críticas do ministro, Judith afirmou que o objetivo da entidade é defender a liberdade de expressão. “O jornalismo sério num país democrático precisa ser livre, porque sem liberdade não há investigação, nem opinião.  Deve também ser pluralista. Esse papel da imprensa é exercido igualmente em relação ao governo e à oposição”.

Várias entidades patronais, como Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Nacional de Editores de Revista (ANER), repudiaram o controle social da mídia proposto pelo PNDH. Vannuchi negou que o governo tenha a intenção de limitar a liberdade de expressão, alegando que ela precisa ser “ampla, plena e completa”.

Com informações da Folha de S. Paulo, no Comunique-se

*****

Maria Judith Brito presidente da ANJ e executiva da Folha de São Paulo, confirma que a entidade faz papel de oposição ao governo:

Publicado em: 18/03/2010 18:30

Entidades de imprensa estudam ir ao STF contra plano de direitos humanos

Redação Portal IMPRENSA

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Fecomercio discutiram nesta quinta-feira (18), a possibilidade de ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação contra o decreto que institui a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

Na última terça-feira (16), o Governo Federal anunciou que modificaria alguns pontos do programa. Entre as alterações, está a eliminação de pontos que possam levar à interpretação de censura à imprensa. Para a ANJ, o plano colocaria em risco a liberdade de imprensa.

“Esse programa parece um samba do crioulo doido. Com o pano de fundo dos direitos humanos, tenta praticamente abarcar todos os setores para censurar todos os âmbitos da vida nacional”, afirmou Maria Judith Brito, presidente da entidade.

Segundo o jornal O Globo, Judith declarou que “a liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo”.

Já o assessor jurídico da Abert, Rodolfo Machado Moura, a entidade não é contra todo o plano de direitos humanos, mas considerou que “o plano atual preocupa mais não só pelas ações do governo sobre a imprensa como pelo detalhamento do que seria esse controle social”.

O jurista Ives Gandra Martins, presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio, comparou o PNDH-3 às constituições bolivarianas em vigor na Venezuela, Bolívia e Nicarágua. Ele propôs que as entidades se organizassem para ingressar no STF contra o decreto, contestando ponto a ponto os termos do PNDH-3.

Ele explicou ainda que a senadora Katia Abreu (DEM-TO) convocou um debate no Senado para questionar o ministro Paulo Vanucchi, autor do plano.”

do Portal Imprensa


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mídia faz papel de oposição nas denúncias contra Orlando Silva – Blog do Esmael

[…] como se fosse um partido político, aí vai um refresco para a memória. Em 1º de abril de 2010, Luiz Carlos Azenha anotou: “A presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Judith Brito, fala exatamente o […]

Publicidade só para os outros « Papo Sindical

[…] como se atribuem. Trata-se de uma imprensa partidária e deliberadamente oposicionista, como admitiu a executiva da Folha Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais. E que tem feito […]

Urbano

Vez por outra o mentiroso contumaz diz uma verdade qualquer, só para desenfastiar.

Ormmus

O Serra não é o patrão do PIG.
O PIG é que é o patrão do Serra!
E o patrão do PIG, são os Americanos Imperialistas (CIA, Departamento de Estado, Mega-Corporações, e ordens secretas como Skull & Bonnes, e outras não-tanto como os Bilderbergs).
Logo, os Americanos Imperialistas são o patrão do Serra!
Considerando que o Serra quer ser nosso Patrão,
Logo, os Americanos Imperialistas querem ser nosso Patrão.
Sem esquecer que já o foram, por muitos anos, especificamente na Era FHC.

Ormmus

O Serra não é o patrão do PIG.
O PIG é que é o patrão do Serra!
E o patrão do PIG, são os Americanos Imperialistas (CIA, Departamento de Estado, Mega-Corporações, e ordens secretas como Skull & Bonnes, e outras não-tanto como os Bilderbergs).
Logo, os Americanos Imperialistas são o patrão do Serra!
Considerando que o Serra quer ser nosso Patrão,
Logo, os Americanos Imperialistas querem ser nosso Patrão.
Sem esquecer que já o foram, por muitos anos, especificamente na Era FHC.

Rodrigues

Liberdade de imprensa para estes pústulas é publicar apenas o que lhes interessa, com o viés ideológico que lhes convém, se possível alterando ou adulterando a realidade dos fatos!

luiz claudio

Eu sou a favor de uma imprensa livre,mas desde que seja imparcial,sem tomar partido da esquerda,da direita, centro, resumindo sempre apegada aos fatos veridicos,que investigue antes de publicar ou transmitir,o que não acontece com nossa digna imprensa tupiniquim,meus deus que imprensa nojenta,mentirosa,tendenciosa,submissa ao grande capital ,e ao grande "irmão do norte",eles ficam defendendo a tal liberdade de expressão,dizendo ser contra qualquer tipo de censura, espera ai,nos acham com cara de trouxas,essa mesma midia que hoje ataca o governo por causa do PNDH III,é a mesma que em 64 não só apoiou ,como também sustentou e financiou o golpe de deposição de JANGO,instituindo a ditadura militar ,que teve como uns dos seus ato a censura prévia.
Hipócritas,como podem falar de censura se eles próprios foram partidário dela,beneficiando dela,veja como tais órgãos (globo,folha,estadão,estado de minas,band,etc….) saíram fortalecidos da ditadura,com grande poder financeiro e de opinião,intrometendo profundamente na vida dessa nação.
Sai fora pig ,vai cantar em outro quintal.DILMA PRESIDENTA.

Jonatan

E ainda existem pessoas que juram que a Folha , Globo e veja são imparciais.

Dilson

A "liberdade de expressão" que estes indivíduos defendem é uma das maiores falácias que se tem notícia neste país.
As únicas pessoas que realmente tem opinião livres nestes veículos de comunicação são os donos dos jornais.Não foram eleitos por ninguém,na sua maioria simplesmente herdaram o poder,formando uma espécie de "pseudo-nobreza"…senhores feudais que se incomodam com a verdadeira democracia.Quando falam em "liberdade de imprensa",defendem apenas o direito deles de fechar contratos milionários com um governo conivente e comprometido com os mesmos interesses.
Enquanto os editoriais,manchetes e matérias estiverem subordinadas aos interesses de um punhado de pessoas dispostas a manipular a opinião pública para obter ganhos comerciais,a tal "liberdade de imprensa" nunca será plena.
Só os blogs são realmente livres…enquanto forem gratuítos.

Morpheus

"Jornal faz papel dos partidos da oposição"? Oposição?
Acho que estamos perdendo algo de vista: sempre foram a situação, apenas estão do outro lado; isso, porque nós os expulsamos do poder.
Acho que está na hora de começarmos a investigar o meandro que compõe as influências a que estão submetidas o PIG.
Começo a pensar que são as mesmas influências imperialistas americanas, que originaram o golpe de 64, com o apoio da mídia, conforme expõe o link acima (http://altamiroborges.blogspot.com/2010/03/midia-… do nosso amigo J B Martins.
Temos que parar de combater os efeitos, e combater as causas. O PIG está deveras combalido pela perda de audiência/assinantes/circulação/etc, e pelo fluxo livre de informações proporcionado pela internet. Como consegue sobreviver? Eu não os sustento, nem vocês.
Então, pergunto: como?
Acham sinceramente que ganham dinheiro somente com anunciantes/patrocínio, e circulação/assinantes?
Será esse o seu "objetivo-fim" (se me permitem cunhar o termo?)?
Ou será algo mais elaborado?
Penso que é hora de fazermos as perguntas certas:
a) Representam QUEM??
b) QUEM está por trás do PIG? A QUEM o PIG serve?
c) Quais seus objetivos de longo prazo?
d) COMO ocorre o tráfego de influência, as ORDENS, o PLANO, o DIRECIONAMENTO?
e) Onde o PROPINODUTO? (melhor dizer, PIGODUTO?) COMO, ONDE, QUANTO circula, e de que FORMA? Qual a ORIGEM dos recursos? COMO eles são escamoteados (sob o disfarce de propaganda, contas publicitárias, etc.).

Está na hora – está BEM na hora – de alguém de dentro desse sistema TRAI-LO e expor a BURLA. Alguém que olhe para nosso povo, e pense, descubra o mal que faz, ao saber o que sabe, e se omita ou mesmo contribua, TRAINDO A PÁTRIA em nome de maços de papel com a cara do George Washington.

Que essa, ou essas, pessoas, possam nos ler e lembrar:
– Dos milhões que passam fome;
– de centenas nas filas de hospitais;
– do quão espoliado foi nosso povo;
– da justiça, da paz, do direita à vida, à saúde, á felicidade que esse povo merece, ao invés de ser apenas massa de manobra de um projeto imperialista criado para abrir mercados para sua corporatocracia suja!!

Acho difícil que sejam apenas um conjunto de interesses, empresas ou corporações, por trás do PIG. TEM que ser um plano mais elaborado; mais sutil, mais pernicioso, mais profundo.

O Departamento de Estado Norte-americano? Os tentáculos corporatocratas no seio da CIA? Sua eficiente máquina imperialista? Os assassinos econômicos, de John Perkins?

Como expor a burla?
TEMOS QUE AGIR!!!

    francisco.latorre

    O Departamento de Estado Norte-americano? Os tentáculos corporatocratas no seio da CIA? Sua eficiente máquina imperialista? Os assassinos econômicos, de John Perkins?

    todas as anteriores.

    mais o vaticano opusdei…

    e o mossad sionista.

    e tem o naspers sul-africano.

JoséIvanMayerAquino

Hoje-01/04/2010- vi uma cena de arrepiar quando o Presidente Lula entrou na I Conferência Nacional de Educação:
milhares de câmeras e celulares dos participantes filmando o grande líder e professor por notório saber.
Enquanto isso os cânticos alternavam: "olê, olê, olá LULA, LULA…
olê, olê, olá, DILMA, DILMA.
Ele leu o que estava escrito, como poucos acadêmicos, saberiam fazê-lo. Depois improvisou um recital de metáforas.
É um gênio. Saberemos atravessar o rio que ele propôs até o outro lado onde está DILMA..
Não há hipótese do povo brasileiro votar – no desespero dos afogados – de volta para a margem de 2002-1995-1500.
José Ivan Mayer de Aquino
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

O Brasileiro

Indignação seletiva!
O PiG só fica indignado com a suposta censura do Lula, mas se cala para a censura descarada do Serra!
Quando o Serra pede a "cabeça" de jornalistas, quando se recusa a responder perguntas, quando paga verbas fabulosas para comprar revistas de editoras semi-falidas, ou quando doa terrenos para redes de televisão, o PiG se cala para o seu desgoverno e a corrupção generalizada no PSDB-DEM.
Só os trouxas e os tucanos ainda levam o PiG a sério.

    Ormmus

    O Serra não é o patrão do PIG.
    O PIG é que é o patrão do Serra!
    E o patrão do PIG, são os Americanos Imperialistas (CIA, Departamento de Estado, Mega-Corporações, e ordens secretas como Skull & Bonnes, e outras não-tanto como os Bilderbergs).
    Logo, os Americanos Imperialistas são o patrão do Serra!
    Considerando que o Serra quer ser nosso Patrão,
    Logo, os Americanos Imperialistas querem ser nosso Patrão.
    Sem esquecer que já o foram, por muitos anos, especificamente na Era FHC.

Morais

Será que o governo ou o PT não tem juristas, advogados competentes para enquadrar então a imprensa na lei político-partidária da Brasil, pois eles estão fazendo política e assumiram isto e não estão regidos pela lei da política brasileira, isto é um absurdo.

francisco.latorre

venezuelou.

o imprensão venezuelou.

..

Corisco

" Este Stanley Burburinho não existe, é coisa do Nassif, Azenha e PHA pra desmoralizar o PIG. "
…creio não ser necessária a ajuda de ninguém para desmoralizar o PIG; as suas atitudes, por si sós, são mais do que suficientes para isso…

Sagarana

Qual a solução, queimar apenas jornais ou será preciso queimar jornalistas também. Fala ai Vanucchi.

jbmartins

Que todos nos sabemos que o PIG não presta e so trabalha por interesse de seu bolso nos sabemos, e para conseguir isto pode fazer qualquer coisa olhem no link que situação esta o PIG http://altamiroborges.blogspot.com/2010/03/midia-

duar te

O que esta coisa deveria brigar é pela imparcialidade dos fatos e informações ao consumidor e não tomando partido. Vai ver esta coisa faltou as aulas de ética profissional durante seu curso de jornalismo.

Juarez Marques

E pelo que li da reunião do millenium e uma guerra, portanto o atual governo e a candidata Dilma são inimigos do PIG. Assim sendo só resta ao governo tratá-los como inimigos e tentar enfraquecê-los para derrotá-los. Poderia começar cortando os anuncios da administração direta e estatais, para ver até onde eles sobrevivem com venda de exemplares e assinaturas.

ricardo

O que eles dizem ser censura na verdade é o controle que sempre deveria ter existido sobre o que é veiculado nos meios de comunicação. Toda empresa que ganha dinheiro ($$$$) com o povo precisa obedecer a certos parâmetros para que não coloque o consumidor em risco, parâmetros esses que são regidos por leis municipais, estaduais e federais.
Do mesmo modo, os veículos midiáticos de grande penetração deveriam obedecer a critérios de qualidade sobre o que difundem em seus programas, jornais e revistas.
Mas eles (o PiG) querem continuar espalhando lixo nos lares brasileiros e ganhando muito dinheiro sem nenhum controle estatal sobre suas ações. E isso tudo usufruindo, como é o caso das emissoras de tv, de concessões públicas.
Chega dessa situação! Chega de deixar a mídia fazer o que bem entende! É preciso controlar o PiG para que o PiG não nos controle.

yacov

Cadê o MInistério Público que não fecha as portas desse grande comitê de campanha que é o Pig'SS & Cia????? DEmorô. Isso não é liberdade de impresa nem aqui nem na CHina. Eles são antipatriotas. Se você quer saber coisas boas do BRASIL tem que procurar nos blogs ou na imprensa mundial, porque parece que no PIG é proibido falar bem do BRASIL e de seu presidente. Uma coisa vergonhosa… Os pig's não são apenas anti-LULA ou Anti-PT, eles são anti-BRASIL.

Valmont

A ausência de regulação dos meios de comunicação por lei durante décadas (legado do poderoso "muito além do Cidadão Kane" Marinho) , criou esse monstro que é hoje o oligopólio da imprensa. Meia dúzia de latifundiários dos meios de comunicação comandam esse País há muito tempo. Hoje, deixaram apenas de ser eminências pardas para manifestarem com toda a força a sua cara antidemocrática, fascista, cínica e mentirosa.
Cinicamente, defendem a liberdade de imprensa, quando são eles os maiores responsáveis pelo atraso, pelo amordaçamento da classe dos jornalistas. Desejam manter esses profissionais como eternos dependentes do seu poderio econômico, sob a chibata dos seus capatazes. Esta é a liberdade de imprensa que eles almejam.
Dilma Roussef neles!

Piá

Porta-se como partido sem se submeter à legislação específica pra recorrer ao argumento da "liberdade de imprensa"…
Jornais e revistas são isentos de taxas de importação dos papéis em que são impressos? Se são, qual o argumento para tal isenção?

David R.Silva

É, o PIG definitivamente tem que ser destruído. É uma ameaça real ao Povo, ao Brasil e á Democracia. Que Arrogância! Acha que somos Imbecis e Idiotas. Que Bandidos! Aqui em Minas já estamos preparados para questionar o comportamento Golpista do PIG Mineiro, via Tribunal Eleitoral Regional e Ministério Público Eleitora. Não darei sossego ao PIG nestas eleições aqui nas Alterosas. de Belo Horizonte.

trombeta

A relação promíscua entre mídia (a amiga) e a política ficou exposta com o reconhecimento dessa senhora, agora, cabe aos juristas a análise e diagnóstico de um antídoto capaz de minimizar os efeitos perversos do fenômeno.

Por exemplo, cabe uma representação contra os membros mais proeminentes do PIG: estadão, folha, veja, globo e band no TSE por fazerem propaganda política disfarçada de matéria jornalística?

Como fica a decantada "liberdade de imprensa" diante da parcialidade explícita da mídia a favor de um candidato em prejuízo de outro?

A relação dos patrocinadores com a mídia, ou seja, são eles financiadores de campanha política disfarçada de publicidade?

Como um órgão de imprensa pode transformar uma concessão pública num comitê de campanha?

Enfim, são muitos os questionamentos e as consequências do fenômeno mídia partidarizada, interferindo diretamente no ambiente político a merecer profundo estudo.

    Valmont

    O problema não é apenas a "parcialidade explícita da mídia", mas a corrosão velada e sorrateira. Os fatos que eles escondem e, portanto, não ganham existência na sociedade de massas (se não aparece na TV, não existe; esta é a lógica). Os adversários são mostrados sempre em seus piores ângulos. Falas são truncadas e editadas para distorcer a realidade.
    Esse monstro é muito poderoso. Não pode ser controlado apenas por medidas pontuais e casuísticas.
    Além de tudo, eles inviabilizam o debate na sociedade. Desvirtuam as informações e matam no nascedouro qualquer iniciativa de mudança, por menor que seja. Querem perpetuar esse desequilíbrio absurdo que só a eles favorece, em detrimento de toda a sociedade brasileira.
    Este é o último pilar da Ditadura de 1964, que jamais foi tocado pelas instituições democráticas. Continua intacto, mais forte do que nunca, e pretende reeditar o Golpe para restabelecer as condições de sua manutenção, que, pela primeira vez na história, foi questionada.

    DILMA ROUSSEF NELES!!!

uberVU – social comments

Social comments and analytics for this post…

This post was mentioned on Twitter by MaraRGoes: Burburinho: Executiva da Folha admite que jornal faz papel dos partidos da opos[..] – http://tinyurl.com/yh6zdoo (via @viomundo)…

Ramalho

Perdoem-me os jornalistas, mas eu completamente a favor do controle social da imprensa. A Sociedade como um todo é o único sujeito. Todos os demais, como os donos de jornais, jornalistas e o que mais seja têm de subordinarem-se à Sociedade. A liberdade de imprensa, por exemplo, não existe para gáudio de donos de jornal, mas para que a imprensa cumpra seu dever de prover à Sociedade informações de qualidade. Já está mais do que na hora de se pôr em discussão este mito que tentam tornar inatacável da "liberdade de imprensa", hoje, muito mais, libertinagem de imprensa.

Kadu

Volto a reafirmar: Não comprem os produtos bizarros que o PIG coloca à venda.

João Aguiar

Este Stanley Burburinho não existe, é coisa do Nassif, Azenha e PHA pra desmoralizar o PIG.

Luis Armidoro

Ives Gandra (Opus Dei), Kátia Abreu(Ku Klux Klan), Maria Silva (Criacionismo)…..será que durmi e viajei ao passado, acordando na Idade Média? Porque são alguns dos maiores reacionários, obscurantistas e inimigos da Razão que estão abrindo a tramela para falar bobagens. Ou todos que se consideram herdeiros do Iluminismo e da Razão exponham estas criaturas ao ridículo; ou logo vamos mergulhar em nova Idade das Trevas

    Leider_Lincoln

    Está aí um, comentário que diz tudo!

Donizeti Costa – SP

Essa clara e assumida postura político/partidária da grande mídia conservadora contra o governo Lula e a candidata Dilma é uma ofensa aos princípios do estado democrático de direito que vivemos.

É uma relativização completa e perigosa do que deve ser a função da midia perante a sociedade brasileira.

Afinal, imprensa existe para informar, fiscalizar todos os governos, de qualquer matriz ou orientação ideológica e não para participar da disputa político/eleitoral como parte interessada e ao mesmo tempo querendo fazer o papél de juíz num jogo viciado, tipo " simule e caia na área que eu apito penalti ".

Essa midia brasileira é um perigo para nossa democracia, eles estão dizendo que vão deliberadamente " roubar durante o jogo das eleições e influir no seu resultado".

Tweets that mention Burburinho: Executiva da Folha admite que jornal faz papel dos partidos da oposição | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Mara Goes. Mara Goes said: Burburinho: Executiva da Folha admite que jornal faz papel dos partidos da opos[..] – http://tinyurl.com/yh6zdoo (via @viomundo) […]

Marcelo Gonçalves

Agora temos a confirmação oficial que a imprensa brasileira faz oposição ao governo Lula.

Deixe seu comentário

Leia também