Serra quer pagar com livros o serviço sujo da Veja

Tempo de leitura: 2 min

Serra promete livros a alunos e enfrenta protesto de professora
15 de agosto de 2010 • 19h39 • atualizado às 20h15

Priscila Tieppo, no Terra
Direto de São Paulo

Aproveitando que estava em um ambiente de leitores, o candidato à presidência José Serra (PSDB) disse que pretende implantar um programa para oferecer livros literários a alunos das escolas públicas do Brasil, durante a visita à 21ª Bienal do Livro de São Paulo, neste domingo (15).

“São três livros por cada aluno a partir da 4ª série, gratuitos. Serão 100 milhões de livros por ano para incentivatr a leitura. Aliás, esse programa já existe em São Paulo. Vamos levar para os outros lugares”, afirmou o candidato à imprensa, ressaltando que na capital paulista seriam necessários R$ 60 milhões de investimento.

Em meio às propostas, a professora Lúcia Valéria fazia um protesto solitário na multidão que seguia Serra no evento. Munida com um holerite na mão, que tremia, ela dizia que, com o salário que ganhava, não conseguia comprar sequer um livro. “Esse é o candidato que paga mal aos professores. Votem em qualquer um, menos nele”, gritou, para a contrariedade dos tucanos.

O holerite que ela segurava apontava que a professora de Física da rede de ensino estadual havia recebido R$ 300, mesmo tendo, segundo ela, 40 anos de magistério. “Eles me pagaram isso porque eu fiz uma greve contra esse governo”, disse aos jornalistas presentes.

O secretário de educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato de Souza, estava próximo à professora, mas não se manifestou. Dizendo estar com medo, Lúcia não quis dizer seu sobrenome e nem o nome da escola em que trabalha. “Senão, eles vão atrás de mim”.

Sobre o incidente, Serra disse que ela era a única pessoa a reclamar durante toda a sua caminhada na Bienal.

O candidato caminhou por cerca de uma hora e meia pela feira, cumprimentou eleitores, visitou stands, ganhou livros e tirou fotos com crianças.

A 21ª Bienal Internacional do Livro é realizada no Centro de Exposições do Anhembi, na capital. A feira oferece, além de livros, uma programação cultural desenvolvida para despertar o gosto pela leitura entre crianças, jovens e adultos. O evento será encerrado no próximo domingo (22).

PS do Viomundo: O bolsa-livro do Serra, se ele fosse eleito, serviria para pagar os serviços sujos da revista Veja, cuja controladora também é dona de grandes editoras.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo Bueno

surgiu no PCI concursos
a camapanha "SALVE AS NOSSAS ESTATAIS em SP VOTE 13"
gostaria que os amigos colocassem isso no twiter ou facebobk em toda a rede
e até no jornal dos sindicatos que apoia o mercadante vamos fazer adesivos e sair colocando pela cidade
"salve as nossas estatais vote 13" esta onda vai pegar com certeza todos os servidores publicos de sp não aguentam mais o PSDB é uma pena que o PT não sabe fazer propaganda e nao cola a sua imagem de defensor dos servidores publicos ,numa campanha para ganhar esta eleição
parece que o pessoal não tem vontade ,não vejo a campanha nas ruas
n~so vejo e-mail prblicitarios
cade a militancia?
cade a campanha nas ruas de SP?

Avelino

Onde o $erra vai tem sempre professores. Muito bom isso.

leosfera

Uma rede de bibliotecas não é mais eficiente e democrático? Os meninos vão ter que ler o que o Serra quer? Ainda bem que ele não ganha!

ferrera13

Isso não foi uma jogada para tentar manter o grupo Abril engajado na campanha? Claro. Do jeito que a coisa tá caminhando, com aliados abandonando o navio, com alguns aliados do PIG batendo duro no comando da campanha e no candidato, temendo que o grupo pulasse fora também armou essa. Ora, esse é um compromisso que o grupo Abril quer como garantia do investimento que está fazendo hoje, apoiando um candidato que Mente Por Minuto.

Paulo Cesar

Uma rápida leitura nos blogs da Veja, rápida porque só tem porcaria, mostra que bateu o desespero.
Ai que mora o perigo, eles vão apelar para tudo, principalmente para o passado de combatente da ditadura de Dilma Roussef.
Então é preciso descer do salto alto e partir para o ataque.
Vamos colar o Serra na extrema direita.
Não vale perder tempo com o "culunistas" do PIG.
Alguns estão com tanto ódio que passaram até a publicar os IPs dos comentaristas do campo democrático, em uma tentativa de nos intimidar.
Vamos mostrar a ligação do Serra, em páginas que abrem os comentários, com o que existe de mais reacionário no Brasil.
Serra é contra os negros, os homossexuais e os nordestinos. Basta ler os Blogs daqueles que o apóiam mais fortemente

duarte

Peraí, vão ser livros com dois Paraguais novamente….

Fabio_Passos

O civita quer é mamar nas tetas do Estado.

O financiamento de campanha do josé serra já foi pago:

"Serra compra 220 mil assinaturas da Abril" http://altamiroborges.blogspot.com/2009/04/serra-

kimparanoid

Quando a esmola é demais o santo desconfia.
Para o Serra querer fazer a bondade de doar livros, só pode ser uma jogada pras editoras "desencalharem" livros do nível daquele com um mapa da América do Sul com dois Paraguais.
Em suma, uma ajudinha pras editoras e (mais) um desserviço à sociedade.

Ed.

Donde se conclui que como jornalista não passa dé um (péssimo) torcedor…

Yacov

ESTA PROFESSORA É UMA HEROÍNA. Foi lá sozinha protestar, porque a maioria morre de medo de perder as merrecas que ganha enquanto professor. E a maioira deles é professor tapa-buracos, o tal do eventual, que vai lá pra subsitutir o professor titular em caso de faltas. O fato é que a educação de São Paulo é uma porcaria, e deseduca em vez de educar. Resultado de 16 anos de tucanos no poder em São PAulo. ACORDEM PAULISTAS!!! É hora de mudanças. MERCADANTE NELES!!!

"O BRASIL para TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Nelson Menezes

    O Serra e o PSDB estão no desgoverno paulista a dezeseis anos,graças a secretária da educação,judiciário,fazendária, segurança publica etc… está na hora deste funcionários públicos que apanham e apóia este governo a tanto tempo a mudar de lado e esperimentar um governo do PT com Mercadante,garanto vocês funcionários públicos e o povo de São Paulo vão se surprender.

Evandro

Serra disse que livro incentiva a leitura.

Ele deu uma Bíblia pro papa também.

zanuja

O MEC distribuiu 103 milhões de livros para tdas as escolas públicas do Brasil. Serra promete 100 milhões isso significa um corte de 3 milhões de livros gratuitos, vaia mandar menos livros p as escolas.

Marcelo Ramos

Se fosse mais de uma professora, o Serra diria que era um "uso político" do professores pelo PT. Coitado, vai dar adeus à vida política de forma melancólica, com aquele sorriso que, além de não animar ninguém, ainda assusta.

Urbano

Matei de 'prima' quando li sobre o assunto. O zé contra-rampa, o mitômano, toda vez que fala, ele deixa escapar as suas mais tenebrosas idiossincrasias.

Gil Teixeira

100.000.000 de livros, então ele vai distribuir 3 milhões a menos que o governo Lula?

    Leider_Lincoln

    Pelo jeito sim. O título da matéria deveria ser então "Serra diz que fará cortes na distribuição de livros didáticos"… Depois ainda não sabem por que ele está caindo nas pesquisas, este jenial jênio enjenheiro economista…

    Ed.

    É que, como "economista", ele entende que precisa economizar…
    Livros…
    Pontos nas pesquisas…

Josnei Di Carlo

Está explicado porque Serra cai nas pesquisas por onde passa, promessas e mais promessas. Ele deve achar que o brasileiro não tem bom senso, como os eleitores raivosos da Revista Veja.

A síndrome de Nosferatu do Serra está brava, quando sai da cripta, acredita que a realidade reproduz o ambiente da cripta, sombria e feia.

easonnascimento

Arruda no governo do DF e Serra no governo paulista, tinham como afinidades, aquisição de material da editora Abril. Se eleito fosse mas não vai, estes procedimentos seriam ampliados? É isso mesmo? Fala sério.
http://easonfn.wordpress.com

Carlos

Outras editoras e parques gráficos (ligados à mídia) seriam beneficiados.

Renato

Pô, Azenha, vc colocou como chamada algo que só estava escrito no PS e consta como uma afirmação solta, e não parece ter conteúdo. A Abril é uma das várias editoras que existem, a maioria delas séria e trabalhando. Com todo o respeito que tenho a vc, um dos melhores jornalistas do país, e a esse site que visito umas quatro vezes por semana, isso me soou uma afirmação panfletária.

Saudações.

    Yacov

    RENATO??? PAULO RENATO???? PAULO RENATO DE SOUZA???? Tá explicado…

    "O BRASIL de TODOS não passa na gLObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

wagner paulista

Sugiro ao já derrotado Zé Chirico, que, se vencer as eleições (o que não ocorrerá), distribua CD's ou DVD's à estudantada paulista, porque eles simplesmente não aprenderam a ler na Rede Pública do Glorioso Feudo Quatrocentão. Em outras palavras: vá plantar batatas.

mano

Para os professores serão livros de auto-ajuda e de administração: "Entenda a Merdocracia", "A coo-n-gestão: receitas para amenizar efeitos de gases lacrimogênios e de pimenta – edição revista e ampliada para educadores" e a pérola "O BPChoque na Gestão: resolução de conflitos sociais à cacetadas."

Carlos Gomes

A prosa ruim do Serra não tem mesmo limites, nem rumo. Esse "bolsa-livros" é mais um exemplo disso. A impressão que nos passa é que o candidato do PSDB pega carona nos eventos de campanha, dos quais participa, e cria na hora, ali mesmo, um monte de programas soltos, inconsistente, oportunistas e, muitas vezes, patéticos. Fica claro, até para o mais humilde dos eleitores, que o Serra não tem discurso nem programa. Se o Serra vencesse, seria um governo do "trololó" e do improviso. E nós estaríamos perdidos.

tiago tobias

Só é professor no Estado de São Paulo quem está querendo emagrecer, perder uns quilinhos para entrar com tudo no verão. É o salário de fome que o PSDB paga a nós, professores. O pior, o mais terrível é que o Alckmin está liderando as pesquisas…Acordaaaa São Pauloooo!!!!!!

reginaldo

Na Bienal, Serra comprou 3 livros do Drauzio Varela. O cara é hipocondriaco mesmo.

    Gerson Carneiro

    Pois Zé,

    Ainda passa atestado de bobo porque se tivesse comprado um livro chamado "Saúde – A hora é agora" – da editora Manole, só iria precisar comprar apenas um único que tem tudo.

    Mas não, compra aquele monte de livros, não lê nenhum, e continua enfermo.

    Melchíades A. Prado

    Hipocondríaco nada, Reginaldo! Já vi esta insinuação por aí e "disconcordo". Até postei meu comentário lá no blog do Prof. Hariovaldo:
    " Dr. Chirico sim, tem nervos de aço! Tem mais! Eu diria mesmo, que ele é igual bife de pensão: frio!, duro! e com nervos de aço.
    Sobre aquele probleminha que o Plinio A. Sampaio falou (hipocondria), o dr.Chirico já disse não se preocupa muito com doenças, pois toma muitos remédios, lê cuidadosamente todas as bulas, vai sempre ao médico, se informa sempre sobre esta mesma, e sobre outras doenças, gosta muito de conversar sobre o tema, e se cuida lavando as mãos de hora em hora e não chega perto de porquinhos que espirram…
    O que o aborrece atualmente é ver alguns comunistas dizendo que o Surra vai levar uma serra em 3 de outubro.

Druida

Já sabemos das mamatas dessas editoras na época de FHC e atualmente no governo de SP. Mas esse senhor Serra não precisava ser tão explícito… enfim, é o desespero pos-Datafrias…

Jairo_Beraldo

Algumas lógicas da política são realmente perversas. O cidadão comum custa a acreditar que as promessas sejam reais. 'É demais", pensam alguns. Há muitos exemplos de promessas que poderiam levar um dia inteiro sendo discutidas. Algumas podem até serem verdadeiras, outras demasiadamente exageradas. Temos a tendência natural em não acreditar nelas porque como já dito, soa "demais", e feitas por políticos inescrupulosos.

Vinicius Garcia

Serra não ouve um e nem muito menos uma multidão, alguns diriam que é caso de otorrino, mas o problema não é clínico não! Bote alguém jogando elogios e verá como ele ficará atento.
E antes de pensar em distribuir livros nas escolas se é necessário pensar em que os alunos possam ler os mesmos, posto que alguns concluem o ensino fundamental e não conseguem ler sequer um parágrafo…

Carlos Morelli

Ele quer pagar o apoio com nosso dinheiro , comprando e distribuindo os péssimos livros da Abril . Infeliz.

sergio

Esses caras querem o poder para eles se enriquecerem, e o povo, é apenas um detalhe, o que é inacreditável é constatar onde foi parar o Sr. José serra, defendendo hoje, o que sempre combateu na ditadura militar, concordo com o M. Marco Aurélio, é um triste fim de carreira, mais ele tem um lider que disse esqueçam o que escreví. (FHC). o que poderíamos esperar então?

    Heitor Rodrigues

    Serra não combateu a ditadura militar sempre. Talvez tenha combatido um pouco, já que fugiu do Brasil aos 22 anos. Em abril de 1965 êle já tinha pulado fora.

Fernando

"Serra disse que ela era a única pessoa a reclamar durante toda a sua caminhada na Bienal."
Para alguém que, supostamente, está disposto a servir o povo, um só já não basta para, minimamente, ouvir e anotar o recado?

Cecília

O que ele iria distribuir vindo da editora abri para os alunos?
Meninos: Playboy, G magazine e Men's Health?
Meninas: Nova (como deixar seu homem a loucura com o chá das ervas das ilhas seychelles), Capricho, Tititi

Gerson Carneiro

O PSDB também está com outra proposta indecente: "SP paga R$ 50 a aluno que for a reforço de matemática .Projeto abrange estudantes de 6º e 7º ano com dificuldade na disciplina. "Vale-presente" começa a ser testado com 1.200 alunos da rede estadual; dinheiro será entregue para o próprio aluno".

O professor não ganhará nada mais por essa aula extra, apenas o aluno. É a política dos multirões tapa sol com a peneira do PSDB.

É o Estado de SP se contradizendo o tempo todo, ao mesmo tempo em que faz propaganda de uma Educação excelente, paga para aluno frequentar aula de reforço; quer dizer, se fosse excelente como quer mostrar na propaganda não precisaria pagar aluno para frequentar aula de reforço.

Também, depois dessa aula de matemática aí no vídeo com o professor Serra, até o Einstein iria precisar de reforço.

[youtube h__D4HsuqVM http://www.youtube.com/watch?v=h__D4HsuqVM youtube]

Augusto

O candidato Serra personifica tudo o que há de "distãncia entre a intenção e o gesto", ou melhor, entre o discurso e a realidade. Ele é a verdadeira encarnação do (como ele mesmo define) "trololó" para os incautos.

Francisco Mattos

Estão querendo difamar agora o PNLD!!!

SérgioFerraz

Atenção Brasil, este é o PSDB (pior salário do Brasil) que temos em São Paulo.

Eli

Já estou com pena do Serra.
Em 2009 o MEC já distribuiu 104 milhões de livros, só superado pela China no mundo.

Até a Veja comemorou o fato :
http://e-educador.com/index.php/notas-mainmenu-98

    Heitor Rodrigues

    Em 2009, a Veja ainda sabia fazer reportagens. A Geni, digo, os Correios, até ganharam um prêmio mundial de logística pelo trabalho de distribuição dos livros dentro dos prazos para que todos os alunos os tivessem nas mãos no primeiro dia do ano letivo. Vale a pena ler o texto.

Marcus V

Os livros que oferece são do nível de uma Revista Recreio , vem COM UM BRINDE , onde ele e o Paulo Renato despejaram uma boa grana . Fora os livros pornográficos e com dois Paraguais . Depois ele também se esqueceu de separar um dinheiro para comprar os Cassetetes e Bombas de Gás Lacrimogênio, bem como, Cachorros e assim disseminar a nível Nacional a Politica de Incentivo aos Professores . Os 60 milhões a que ele se refere são menos de 20% do que ele gastou em propaganda na Globo , Folha, Estadão , fora Sabesp.

Augusto

Quando eu vi essa proposta ridículo, imediatamente foi o que pensei. A proposta, na verdade, é para a revista Veja. Enquanto isso, eles pagam a uma professora de Física R$ 300,00. O PSDB se transformou num partido de propaganda e nada mais. Tudo nos tucanos é propaganda enganosa.

silvia macedo

Excelente postagem. Melhor ainda o PS do Vi o mundo.

Ed.

Ou seja, vários crimes contra o interesse público:
1) Desviar dinheiro público para editoras dos "amici"
2) Correr o grave risco deles escolherem os temas e livros que serão "doados" aos alunos.
3) Poder exigir que eles os leiam, compulsoriamente.

Resumo: Bonito MuSerrini "rides again"… sorte nossa que ficará só na promessa…

Maria A de souza

Já pensou o Paraguai constar duas vezes no mapa da améric do sul, ou o livro estimular a pornográfia,e a Abril vendendo com dipensa de licitação, esse é o país que eles sonham.

Celso Jardim

Que moral o Serra tem ao falar em distribuir livros
basta lembrar os que distribuiu aos estudantes em SP
http://blogdocelsojardim.blogspot.com/2010/08/nos

Messias Macedo

WILLIAN WAACK JOGOU A SUJEIRA DO PIG PARA CIMA DO TAPETE!

“… O candidato [José] (S)erra tem que adotar uma postura mais agressiva em relação à candidata Dilma! Pelo menos isto é o que pensamos, nós comentaristas que temos preferência/simpatia pelo (S)erra!”
Declaração proferida pelo apresentador Willian Waack, jornalista-colega dos patrões Marinho, e que imagina ter a elegância literária de [Joseph] Goebbels – programa ´Painel’ [RouboNews], edição de 14-15/08/10

República Desta Grande MÉRDIA Nativa
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Melchíades A. Prado

    Ele confessou isto, Messias?
    E eu aqui, que nunca tinha percebido!
    Vou prestar mais atenção…

    Ed.

    Donde se conclui que, como jornalista, Waack não passa de um (péssimo) torcedor…

Deixe seu comentário

Leia também