Bolsonaro defende salário menor das mulheres por risco de gravidez

Tempo de leitura: 3 min

bolsonaro

Jair Bolsonaro diz que mulher deve ganhar salário menor porque engravida

A atriz americana Patricia Arquette, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, aproveitou seu discurso para defender maiores salários para as trabalhadoras e emocionou o público. Em entrevista recente, o deputado declarou que a igualdade não é justa: “Quando ela voltar [da licença-maternidade], vai ter mais um mês de férias, ou seja, trabalhou cinco meses em um ano”

Por Vanessa Lima – atualizada em 23/02/2015 13h34, na revista Crescer, sugerido pela Raissa Medeiros

Quando subiu ao palco para receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Boyhood, na noite do último domingo (22), a atriz Patricia Arquette fez um discurso que rendeu aplausos calorosos, principalmente da parte feminina da plateia — composta por estrelas como Meryl Streep e Jennifer Lopez.

“[Dedico] a toda mulher que já deu à luz, todo cidadão que paga impostos, nós lutamos pelos direitos de todo mundo. É nossa vez de ter salários igualitários para todos e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos”, declarou a americana.

Na contramão, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) deu uma entrevista recente ao jornal gaúcho Zero Hora, dizendo que pensa diferente. Para ele, eleito com o maior número de votos nas últimas eleições, não é justo a mulher ganhar igual ao homem, já que ela engravida.

“Eu sou liberal. Defendo a propriedade privada. Se você tem um comércio que emprega 30 pessoas, eu não posso obrigá-lo a empregar 15 mulheres. A mulher luta muito por direitos iguais, legal, tudo bem. Mas eu tenho pena do empresário no Brasil, porque é uma desgraça você ser patrão no nosso país, com tantos direitos trabalhistas. Entre um homem e uma mulher jovem, o que o empresário pensa? “Poxa, essa mulher tá com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade…” Bonito pra c…, pra c…! Quem que vai pagar a conta? O empregador. No final, ele abate no INSS, mas quebrou o ritmo de trabalho. Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias, ou seja, ela trabalhou cinco meses em um ano”, disse Bolsonaro.

Em resposta ao jornalista, que perguntou qual seria a solução, o deputado continuou: “Por isso que o cara paga menos para a mulher! É muito fácil eu, que sou empregado, falar que é injusto, que tem que pagar salário igual. Só que o cara que está produzindo, com todos os encargos trabalhistas, perde produtividade. O produto dele vai ser posto mais caro na rua, ele vai ser quebrado pelo cara da esquina. Eu sou um liberal, se eu quero empregar você na minha empresa ganhando R$ 2 mil por mês e a Dona Maria ganhando R$ 1,5 mil, se a Dona Maria não quiser ganhar isso, que procure outro emprego! O patrão sou eu”.

“Mas aí a mulher se ferra porque engravida?”, questionou o entrevistador. “É liberdade, pô. A mulher competente… Ou você quer dar cota para mulher? Eu não quero ser carrasco das mulheres, mas, pô… “, finalizou.

Igualdade de gêneros no Brasil

Anualmente, o Fórum Econômico Mundial divulga um ranking que compara a igualdade de gêneros entre os países. Para elaborar a lista, os pesquisadores avaliam diversos itens, entre eles, a equiparação dos salários. Em 2014, o Brasil ficou com a 71ª colocação, caindo nove posições em relação a 2013, quando estava na 62ª. De acordo com o relatório, o país apresentou uma “ligeira queda na igualdade salarial e renda média estimada” para o sexo feminino.

Leia também:

Tucanos passam longe do requerimento da CPI do HSBC


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vanessa Sene

Essa parte eu peguei, e agora, onde está a entrevista toda, onde ele deixou claro que essa é a visão do EMPRESÁRIO BRASILEIRO diante da situação econômica e política do país, mas que ELE PESSOALMENTE não defende essa prática, e sim, a meritocracia?

Pior é rolando o cursor e você lê “tucano”, já vi tudo, tem alguém ganhando lanche da MãeDilma aqui.

Tito Pullo

kkkkkkkkkkkkkkkkk Mas em alguns casos isso é interessante; Acho ele um cara radical….mas o Brasil precisa dessa figura!

    Carlos Santos

    O Brasil só precisaria de uma figura dessas se grosseria, violência e ignorância fossem benéficas. O Brasil precisa é de respeito, cultura, um mínimo de civilidade. São coisas pelas quais Bolsonaro e seus admiradores não têm o mínimo apreço.

roberto

Como é que esse cara continua solto na rua, com risco severo para toda a sociedade civilizada ?

maria

o argumento dele tá todo errado: A taxa de natalidade no brasil é de 1,81 filhos por mulher, logo arredondando uma mulher vai tirar duas licenças na vida, isso dá um ano de afastamento em 30 anos de tempo de serviço, sendo que o empregador não terá nenhum ônus pois a licença é paga pela previdência. Esses dois filhos um dia farão parte da população ativa do país, vão trabalhar e consumir. Ter filhos é importante pra manter a economia e é preciso assegurar esse direito. Quanto a ganhar menos pelo ‘risco’ de uma gravidez, é apenas suposição, nem toda mulher terá filhos e não existe garantia que um homem nunca dará prejuízo ao empregador quando por exemplo ele tira um auxilio doença. Onde tem ser humano há riscos e a previdência tá aí pra assegurar que o empregador não sofra por isso. Além de machista e retrógrado esse pensamento não vai melhorar a economia. Logo, as mulheres precisam e merecem ganhar o mesmo salário que um homem na mesma função.

maria do carmo

Bolsonaro o ogro e filho de chocadeira ou filho do que? machista nao respeita mulher, tem que ser trancafiado num sanatorio, e inacreditavel, preconceituoso mas o absurdo com a Maria do Rosario e agora mas essa, fora o que nos nao sabemos, ele tem que ser cassado, nao e humano precisa passar por uma junta de psiquiatras e psicologos, meu Deus! Pior ele e modelo para os filhos, que horror!

FrancoAtirador

.
.
No Maior Clássico do Futebol Brasileiro,
‘Torcida Gre-Nal’ dá Exemplo de Civilidade,
em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
.
(http://imgur.com/W8lkTZC)
.
Arquibancada do Estádio Beira-Rio
contou com Torcida Mista no Gre-Nal
com 1000 Colorados e 1000 Gremistas.
.
(http://imgur.com/B7gRLoe)
.
.
Clima Fraterno Marca ‘Caminho do Gol’ antes do Gre-Nal
.
(http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/550208/Clima-fraterno-marca-caminho-do-gol-antes-do-GreNal)
.
(http://imgur.com/5ipKVfq)
.
.

J. Alberto

Além de misógino é burro, pois sem brasileiro não há Brasil.

Quem vai fazer a engrenagem continuar girando se ninguém faz filho?

Isso se aplica ao exército que ele tanto defende também…

A “intelijência” desse pessoal me impressiona!…

FrancoAtirador

.
.
Reforma Eleitoral
.
Senador Paulo Paim (PT-RS) Luta pela Inclusão dos Negros no Parlamento
.
“A realidade é que praticamente não há negros
na política brasileira, a não ser raras exceções.
Acho até que sou uma exceção”
.
Paim lembrou que, no Brasil, de cada dez pessoas de baixa renda, oito são negras.
Como “quem dá as cartas no xadrez político e eleitoral é o poder econômico”, os negros acabam excluídos do processo político.
.
Para Paim, o povo negro só é chamado, nas eleições brasileiras,
“para votar e ser cabo eleitoral, não para ser votado”.
.
“Nós, no Brasil, temos dado, efetivamente,
o direito ao povo negro de ser votado?
Não!
E são raras exceções aqueles que conseguem o direito de passar nas estruturas partidárias, alavancar financiamento e serem eleitos”, destacou.
.
“Se pegar o quadro nacional, o número de vereadores, prefeitos, governadores, senadores e deputados não chega a 1%, enquanto a população negra representa em torno de 51% da população do nosso País”
.
“Estão fora das decisões de poder.
Isso é uma herança histórica,
um legado maldito da escravidão,
que nós temos o dever de mudar”
.
(http://www.ptnosenado.org.br/site/noticias/ultimas/item/46742-paim-quer-discutir-inclusao-dos-negros-no-parlamento-durante-a-reforma-politica)
.
.

FrancoAtirador

.
.
No Rio Grande do Sul, Latifundiários se apresentando
como ‘apoiadores do movimento dos caminhoneiros’
aderem ao Boicote das Empresas Transportadoras de Cargas,
.
(http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=14540&nome=Caminhoneiros%20e%20agricultores%20fecham%20o%20centro%20de%20Iju%C3%AD%20em%20protesto%20contra%20medidas%20econ%C3%B4micas&cat=Geral)
(http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/sob-protestos-dilma-inaugura-parque-eolico-na-zona-sul-do-estado-131493.html)
(http://www.sul21.com.br/jornal/lider-de-protestos-de-caminhoneiros-chama-dilma-de-anta-e-assaltante)
.
E dizer que um dia o Estado Gaúcho
teve um Líder de Resistência ao Golpe
chamado Leonel de Moura Brizola…
.
.

Cassius Clay Regazzoni

Esse maldito prega que as mulheres trabalhadoras, para ganhar o mesmo que um homem, não possam ter filhos.

Aí eu pergunto: Qual foi a pobre coitada que colocou esta merda no mundo?

Só a mulher tem capacidade de gerar outros seres humanos e deve ser penalizada por este motivo?

Não, não dá, esse cara tem de ser colocado em seu devido lugar, não dá para relativizar a truculência, falta de educação, homofobia, misoginia, defesa da tortura.

Será que não há homens de verdade no Congresso Nacional?

iossiff bolívar

apenas isso: trata-se de um louco de pedra; só.

Luiza

Esta é só mais uma pérola das muitas que este senhor ainda vai excretar na sua vida pública.
Ele faz parte de uma lista grande de políticos – produto das urnas[aquelas que dizem ser “seguras”] – que um povo de educaçao formal sofrível e sem nenhuma informaçao política elege como seu representante. É uma geraçao sucedendo a outra no que de pior ela poderia ter – desinformaçao e desinteresse nos rumos do país. Preocupante.
Dá para piorar? Sempre dá. Nessa eleiçao o congresso conseguui ser pior do que o anterior.
Há quem defenda a existencia de vida após a morte. Se existir, esses aí também vao habitar o lado de lá. Aí de nos !!!!
Enquanto isso, aqui na república, a faca continua a procurar as costas.
Façam suas apostas.

Cassio T. Costa

Pagar um salário de deputado para esse nazista, isso sim é mau uso do dinheiro público

Roberto Weber

Ué…Esse cara agora virou heterofóbico? Está discriminando (criminalizando) mulheres por risco de gravidez? O Bolsonaro é o típico cara que usa o cérebro para separar as orelhas…

    Edgar Rocha

    Respeita o cara que ele é macho!
    Macho que é macho não pede nem dá licença!!!! Chuck Norris pede licença?! NÃO! Ele pare quando quiser! Ninguém manda nele!!!!
    Bolsonaro pede licença? Bolsonaro dá licença?! Bolsonaro fala “CAGUEI, E DAÍ?! VAI ENCARAR???? VAI ENCARAR????

    Macho que é macho não reproduz, faz meiose!

FrancoAtirador

.
.
LUCIANA GENRO (PSoL) FALA SOBRE TENTATIVA DE GOLPE EM ANDAMENTO
.
https://www.youtube.com/watch?v=NzyvGe6obuQ

    Leopoldo

    Muito coerente a Luciana Genro, mas falar é fácil, difícil é governar!

    FrancoAtirador

    .
    .
    É verdade. É Muito Difícil Governar.
    .
    E se toda hora os ministros são infelizes
    no uso dos adjetivos, em forma e conteúdo,
    e nos métodos, aí é quase impossível…
    .
    .

Rodrigo

O deputado quase sempre erra no tom. Mas a questão que ele aborda não deve ser deixada de lado.
Por exemplo: você é um pequeno empresário, tem um funcionário. A sua subsistência depende do seu negócio. Você se dá conta de que precisa contratar mais um funcionário para atender a crescente demanda. Digamos que concorrem ao cargo um homem e uma mulher. Os dois na mesma faixa etária e os dois aptos para o cargo. Você, sendo empresário dependente do faturamento para pagar suas contas, contrataria uma mulher em idade de engravidar sabendo que corre o risco de no próximo ano ela tirar licença?
Em uma empresa grande a ausência temporária de um funcionário pode ser facilmente suprida dividindo sua demanda entre os colegas. Mas em uma pequena empresa, onde às vezes só há um, ou até nenhum, colega?

Além do mais, deve-se esmiuçar estes dados que afirmam que mulheres ganham menos. Já trabalhei em várias empresas com colegas mulheres, e em nenhuma delas elas ganhavam menos. Aliás, para pessoas que exercem a mesma função, a disparidade salarial é ilegal, independente do sexo. Se você faz a mesma coisa que seu colega, produz igual, mas ganha menos, é causa ganha na Justiça do Trabalho.

    Carlos Santos

    Seguindo essa sua “lógica” todo empregador deveria contratar apenas homossexuais, uma vez que um casal em que ambos são do mesmo sexo não consegue procriar. É claro que eles poderiam tentar adotar uma criança, então deve-se proibir que homossexuais adotem. Seguindo adiante, o bom mesmo seria que ninguém tivesse filhos, asssim não atrapalharia os negócios.

    Pena que sua mãe não teve a mesma idéia, né? Ou será que você é filho de chocadeira? Você devia ter vergonha por ser responsável por diminuir a produtividade da coitada. Nove meses carregando você na barriga. Um tempão sem poder trabalhar. Quantas hortas ela poderia ter carpido! Quantas faxinas poderia ter feito! Quantas refeições quentinhas poderia ter servido ao seu pai, coitado que trabalhava arduamente para sustentar aquela mulher improdutiva! Tudo por culpa sua, seu egoísta, que inventou de nascer. Você é uma vergonha para a nação.

    Júlio De Bem

    Nossa, eu até discordo em parte com o que ele falou mas esse seu comentário agressivo e sem educação beira o ridículo. Você usou a sua lógica como se fosse a dele e criou uma historinha fictícia que ele nao falou. E ainda chamou de “vergonha da nação”. Que riqueza de argumentos heim? Agora pode voltar pra sua caverna.

    Carlos Santos

    Prezado Júlio,

    Procure no dicionário o significado do termo “ironia”. Depois de entendê-lo tente identificar a ironia no meu comentário anterior. Se você não conseguir fazer uma dessas duas coisas então nunca mais leia comentários na Internet; se insistir em ler, pelo menos não responda.

    abolicionista

    Bolsonarete detected!

Rosani

Esplorar um funcionário pode, o patrão colocar várias funções para este funcionário fazer pode, mas a matérnidade não pode, ele já está ficando velho e não sabe o que fala. Já está na hora de pendurar o uniforme, e cuidar dos netos que devem ter uma vida muito boa, ah esqueci, as noras não podem engravidar, pois vão ficar muito tempo em casa, só vejo imbecilidades destes políticos neste país que só tem corrupto.

Marcus

Bolsonaro é realmente um tosco, mas há solução… tvz não para ele, mas para reduzir parte do desequilíbrio no mercado de trabalho entre homens e mulheres e a solução, por incrível que possa parecer, é a concessão da licença paternidade no tempo igual ao da mulher (hoje de 5 dias apenas, exceto se morrer a mulher).

Deveria ser uma bandeira a ser levantada pelas mulheres (que ajudaria no equilíbrio no mercado de trabalho) e pelas famílias, que garantiria para o bebê, pelo menos o primeiro ano de vida a importante presença da mãe ou do pai, ao invés de ser colocado em creche antes de aprender a falar e muitas vezes antes de aprender a comer… e é claro, pelos pais que poderiam desenvolver um vinculo maior com seus filhos.

Se olharmos para trás veremos que o capitalismo abarcou o feminismo de um jeito muito próprio, a mulher entrou no mercado de trabalho, porém em vez de reduzirmos a jornada de trabalho (de mulheres e homens), reduzimos o salário, assim atualmente, com raras exceções, o casal é refém dos seus empregos.

Além da licença-paternidade, é necessário que implementemos a redução da jornada de trabalho, de forma que possamos ter um melhor compartilhamento na criação de nossas crianças (que hoje, a meu ver, crescem com déficit de amor) e participação política em nossas comunidades.

    Caio Machado

    Solução????? Aqui só tem cabeça de pombo mesmo, por isso o Brasil não é um pais empreendedor… Fazendo isso vc acaba de foder com os empresários, que arriscam o seu suor e seu próprio dinheiro, muitas vzs conseguido suado durante uma vida de trabalho, para montar uma empresa… Pra dar emprego pra gente que só reclama, que fala que tudo é injusto e blá blá bla, que o ideal seria tal coisa… Alem de ter uma concorrencia injusta com produtos importados, o empresario brasileiro se fode com seus empregados. Meu amigo, isso eh vida real, n eh o país das maravilhas não. Não quer ser empregado? Junta dinheiro e monta o seu negócio. E não me venha com essa de que ganha pouco e n da pra juntar, pq vender picolé na praça já é um negócio.

    Seu Zé

    Sr. Caio Machado, és empresário? Eu sou (153 funcionários) e digo: você é o resultado de um grande atraso intelectual do Brasil. Ainda vives na era medieval. Por pessoas que pensam como você é que não avançamos muito tecnologicamente. Pense um pouco, caro sei lá o que, e tente melhorar. Teus argumentos são iguais os de 200 anos atrás. Se não consegues mudar tente voltar numa máquina do tempo (ihh…esqueci o lance do desenvolvimento tecnológico). Abraços femininos e masculinos!!!

roberto

Esse é o nosso Ted Bundy.

Helena/S.André SP

Mais idiota que ele, impossível. Não é à toa que ele foi taxado de misógino.

Mauro Silva

direto da sala de imprensa:
o cara está surtando dentro do armário!
é claustrofobia …
o armário ficou ‘pequeno’ demais para tanta menopausa; tanto fogo no rabo.
chegou a menô e está desesperado para se abrir para o mundo mas … e os eleitores?
e a mulherada????
essa concorrência da mulherada ao nosso combativo ‘viadonamenô’ (grife de ‘lucho’) é desleal. por isso, ele não consegue se dar bem e quer acabar com todas elas; com a ‘concorrência’.
freud explica: o homem que odeia as mulheres é o mesmo que adora a si mesmo.
freud explica isso e muito mais.

Julio Silveira

O Bolsonaro não está só na contramão do planeta, está na contramão da humanidade seguindo celere em sua involução para se tornar algo proximo a um chipanzé, já que para se aproximar de um gorila teria que ser um pouco mais graduado.

FrancoAtirador

.
.
Está no mesmo nível [raso] da maioria
dos membros da Câmara dos Deputados
na atual composição da Legislatura.
.
.
A Coligação Fluminense que governa o braZil
.
Jair Bolsonaro é do PP-RJ e elegeu-se em 2014
pela Coligação PMDB / PP / PSC / PSD / PTB,
a mesma pela qual foram eleitos Eduardo Cunha,
atual Presidente da Câmara e Premiê do braZil.
e Leonardo Picciani, atual Líder do PMDB na Casa*.
.
(http://www.eleicoes2014.com.br/jair-bolsonaro)
(http://www.eleicoes2014.com.br/eduardo-cunha)
(http://www.eleicoes2014.com.br/leonardo-picciani)
.
*da Mãe Joana
.
.

Fabio

O deputado fala em seis meses de licença maternidade, mas este tempo não é só no serviço público, enquanto na iniciativa privada são quatro?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Por enquanto, a prorrogação da Licença-Maternidade por mais 2 meses é facultativa às Empresas Privadas.
    .
    Atualmente, é preciso que haja Adesão Voluntária das Pessoas Jurídicas do Setor Privado ao Programa “Empresa Cidadã”, do Governo Federal.
    Nesse caso, a empresa poderá deduzir integralmente no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica a remuneração da empregada, nos 60 dias de prorrogação da licença.
    .
    Mas, em breve, deverá ser aprovada, por votação já em segundo turno na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/2007, que amplia o direito à Licença-Maternidade, de 120 para 180 dias, para todas as trabalhadoras.
    .
    A PEC 64/2007 altera a redação do inciso XVIII do artigo 7º da Constituição.
    .
    (http://www.fenafar.org.br/portal/emprego-e-trabalho/66-emprego-e-trabalho/624-licenca-maternidade-de-180-dias-a-lei-quem-tem-direito-e-como-fazer.html)
    (http://www.seesp.org.br/site/cotidiano/906-senado-aprova-licenca-maternidade-de-seis-meses.html)
    .
    .
    Por sinal, ontem (26), o Senado Federal estendeu o direito
    à Licença-Maternidade às Militares das Forças Armadas.
    .
    O prazo começará a contar no dia do parto ou no nono mês de gravidez, se for interesse da gestante.
    .
    Se o bebê for prematuro, a licença inicia no dia do nascimento.
    .
    No caso das adotantes, o projeto garante afastamento remunerado por 90 dias, à militar que adotar bebê com até 1 ano de idade, e por 30 dias, quando se tratar de criança com mais de 1 ano.
    .
    Em caso de aborto, a funcionária militar também poderá tirar 30 dias de licença remunerada.
    .
    Além disso, o Projeto de Lei estabelece licença-paternidade aos Militares.
    .
    Agora, uma vez que já foi aprovado pelo Congresso Nacional, o Projeto segue para Sanção da Presidente Dilma Rousseff.
    .
    (http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2015/02/27/jornal.pdf)
    .
    .

Edgar Rocha

Dentre tantos votos a este… a isto, quantos foram femininos? Despolitização dá nisso.
Mas, convenhamos, a posição dele foi bem clara. Não tão clara é a posição de tantos deputados que permitiriam até a aprovação de leis neste sentido, ou obstrução de leis referentes a igualdade entre homem e mulher, pra compor maioria na Câmara, pra barganhar conquistas, trocando-as por retrocessos. Como disse o intelectual messiânico da USP, com um certo teor, conformista (foi o que percebi) nas palavras, pautas como a indígena e a ambiental serão esquecidas. Podemos incluir também temas como este, já em vias de consolidação cultural no país. Quase todo mundo, com exceção de criaturas como esta em questão, aceitam o fato de que é uma enorme injustiça a diferença salarial entre os sexos. Com a mulher já plenamente inserida no mercado de trabalho e no consumo também, mencionar um retrocesso destes só é possível se a alma que o faz tiver certeza de sua impunidade e consciência do valor das cartas em sua manga. A voz das ruas pode execrá-lo à vontade. Nem a Dilma vai falar nada. A propósito, não será justo que ela ganhe o mesmo que o Lula, se ficar calada. Embora a prenhez não lhe seja mais um empecilho, dada a maturidade, ela tem netinho. E um netinho arteiro que ela insiste em zelar. Seguindo a lógica do Bolsonaro, quantos projetos atrasaram por falta de tempo pra leitura?

    abolicionista

    Concordo Edgar, mas o Bolsonaro é o que os americanos chamam de “attention whore”, ou seja, alguém que se prostitui para ganhar atenção, para estar sob os holofotes. Todo palhaço precisa de plateia. Só que o tipo de número oferecido por tipos como Sonsonaro só funcionam durante um tempo. Para continuar escandalizando, Solsonaro precisa aumentar constantemente a voltagem de sua máquina de produzir abobrinhas. Das duas uma: ou ele vai acabar cruzando a linha e cometendo um crime não blindável pela mídia ou simplesmente vai amargar uma gradual perda de audiência.

    Edgar Rocha

    Tomara, colega Abolicionista. Meu medo é que faça uma brincadeira destas enquanto estiver em alguma comissão de Direitos Humanos. Já ocorreu de bobearem e o cara crescer em cima de coisas que normalmente não fariam nenhum sentido (ele e o Feliciano, outro “attention whore”, como você disse. Obrigado por mais esta. Enfim, seria mais uma vergonha alheia que a Dilma teria que arcar em nome da governabilidade. O PT faz dessas, né. Amarrem o Vaccareza e companhia (acho que ele nem se elegeu. Se estiver certo, melhor pra Dilma).

Deixe seu comentário

Leia também