VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas

RS Urgente: Sargento que violou sigilo passava informações à RBS

11 de setembro de 2010 às 12h08

do Marco Aurélio Weissheimer, no RS Urgente

O sargento César Rodrigues de Carvalho, que trabalhava como segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB) na Casa Militar do governo do Estado, era informante de jornalistas do Grupo RBS. O fato foi admitido pela própria empresa nesta sexta. “O nome do sargento até agora não havia sido mencionado nas reportagens dos veículos da RBS em respeito ao princípio constitucional de proteção do sigilo de fonte”, diz o Grupo. Ainda segundo a RBS, “as informações se referiam a passagens por presídios, situação de criminosos foragidos e o tipo de crime em que estavam envolvidos, incluindo, em alguns casos, fotos”.

Na quinta-feira, um email foi enviado a vários jornalistas do Estado afirmando que o sargento “prestava serviços a jornalistas no acesso a dados”, em especial para a RBS. A prática não é rara no meio, mas é um constrangimento para a empresa a sua divulgação, uma vez que o Sistema de Consultas Integradas não se destina a isso. Além de ser um instrumento para uso do aparato de segurança do Estado, o caráter público da comunicação e da divulgação de informações por parte do Estado deveria evitar esse tipo de acesso privilegiado a dados e fotos.

No depoimento que prestou ao promotor Amílcar Macedo, quinta-feira, o sargento identificou aqueles que seriam os mandantes de suas ações no interior da Casa Militar. Entre outros, já foram citados o ex-chefe de gabinete da governadora Yeda Crusis, Ricardo Lied (hoje trabalhando na coordenação da campanha eleitoral da mesma) e oficiais da Brigada lotados na Casa Militar. O promotor acredita que o sargento César é peça de uma engrenagem muito maior.

 

40 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

dalva godoy coelho

12/09/2010 - 08h32

Quem tem que vir na tv fazer essa denuncia sobre o RS, do governo daYeda uma Tucana que não é de hoje que se anuncia tanta maracutaia em seu desgoverno é o PT, principalmente o LULA e a DILMA, pois se depender do PIG, principalmente do casal 45 do JN jamais eles darão essa noticia, pois la no casal 45 so fala o MENTIROSO do SERRA e sua quadrilha esta na hora do LULA e a DILMA começarem a mostras a quebra de sigilo que a santa filha do MENTIROSO fez sob 60 milho~es de brasileiros, agora tem que ser troca de chumbo, pois se dependermos da JUSTIÇA ELEITORAL tudo o que eles os canalhas falam fica como verdade.

Responder

ValmontRS

12/09/2010 - 02h56

Ora-vivas e salve-salves!
A Record exibiu a matéria!
Em compensação, o R7 embarcou decididamente no coro da Veja e demotucanos, que já ameaçam impugnar a candidatura de Dilma (de novo!).

Responder

    trombeta

    12/09/2010 - 08h43

    A Record é uma empresa confusa politicamente, o jornal Correio do Povo é mais reacionário hoje na mão do grupo Record do que antes quando pertencia a uma empresário provinciano e viuvinha da ditadura do sul, o R7 é papagaio do IG, G1, folha…
    A radio guaíba de Porto Alegre também do grupo Record deu emprego a um fascista que prestou serviços sujos a RBS durante muito tempo, um cara que pregava o ódio ao PT/MST… chamado Rogério Mendelski.

    Resumindo, tirando o jornalismo da Record nacional, o resto da empresa não consegue se diferençar da globo/estadão/folha e cia. ltda. ACORDA BISPO! tem traíra na casa!

Ricardo Lima Vieira

11/09/2010 - 18h43

Hoje é 11 de setembro, dia do atentado terrorista!!! Lembram-se dele? Foi em 11 de setembro de 1973: o presidente Allende, do Chile, foi massacrado, e, depois dele, milhares, torturados, assassinados, instituindo-se a ditadura sanguinolenta de Pinochet!

Responder

ruypenalva

11/09/2010 - 18h17

Tchê, não me perguntas onde a Yeda vai enfiar aquele polegar da foto.

Responder

Urbano

11/09/2010 - 18h01

Ocasionalmente, meganha adora fazer esse papel…

Responder

Sargento do grampo gaúcho era fonte da mídia « Blogdobello é um blog sujo!

11/09/2010 - 16h59

[…] FONTE: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/rs-urgente-sargento-que-violou-s… Etiquetas: espionagem, GOLPE SUJO, ieda, rbs, rs, sargento, tucanalha […]

Responder

Irineu

11/09/2010 - 16h54

Avisem a Dilma,(todo cuidado é pouco) ela vai ao debate no PIG amanha, folha/redetv…..Vai ser um Ringue onde todos vao bater….tem serra,marina, e mais………
Divulguem , pois ela precisa de nossa força…….

Abraços.

Irineu

Responder

trombeta

11/09/2010 - 16h28

O governo de Yedinha detran entrega 80% da verba de publicidade do estado para a RBS/globo, são sócios no poder.

Nada mais justo do que o serviço de espionagem de Yeda passar informações sigilosas para a sócia RBS/globo sobre os inimigos, em especial o PT.

Tucanos e baronato da mídia são compadres, por que a reclamação?

Responder

    Baixada Carioca

    11/09/2010 - 19h37

    Eu também questiono o governo anunciar no PIG, mas acho que não pode simplesmente vetar. Mas se não se pode vetar, poderia, ao menos, diminuir a quantidade. Um ano sem anunciar lá e esse PIG acaba. Vale a pena ficar um ano sem divulgar o governo se for pra se ver livre dessa porcaria a que chamam de jornalismo.

Luiz Henrique

11/09/2010 - 16h18

O caso é simples: cassação dos direitos de uso da RBS e cadeia aos envolvidos!

Responder

Alessandro Neri

11/09/2010 - 14h34

Azenha, a nova capa da veja trás um ataque frontal e desesperado:é o tudo-ou-nada. Olha só: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/filho-de-

Responder

Rogério Floripa

11/09/2010 - 14h28

Documentário : Discovery Channel – São Paulo sob Ataque
Relata os bastidores dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) http://bit.ly/bi42it

Responder

Liz

11/09/2010 - 13h10

Puxa, e quem é que me explica a Ana Amélia em primeiro lugar nas pesquisas pro senado no RS?

Responder

    Vicente

    11/09/2010 - 15h30

    Inexplicável. A gauchada, em vez de falar, rumina.
    Em vez de pensar, pasta….
    Por isso o Estado está em decadência há decádas.

    Assinado: Vicente, gaúcho de Porto Alegre.

Baixada Carioca

11/09/2010 - 13h06

Não se iludam com a Record. Todo o silêncio tem motivo. Hoje ela pega leve porque não ferem os seus interesses, mas quando ferir… Vocês conhecem o Macedão? Estou com ValmontRS: Com exceção da TV Brasil, o resto é tudo PIG.

Responder

    Helcid

    11/09/2010 - 13h42

    … e tem gente que acha que a Record é o contra-ponto do PIG, Baixada !! Mas experimente pisar no calo do Macedão…

    ValmontRS

    11/09/2010 - 13h57

    Martin Luther King disse: "Quem se omite diante do mal, com ele colabora."
    No mínimo, podemos dizer que Record e até a TV Brasil, em muitos casos, têm se omitido diante da história. Cada uma com as suas conveniências particulares.

    Baixada Carioca

    11/09/2010 - 19h35

    Isso aí. Não condenar o mal é contribuir com ele. Ficar batendo palmas do lado pra ver quem se machuca primeiro.

Zé de Taubaté

11/09/2010 - 13h01

Mas não enganem, não foi uma decisão de momento.Se hoje sou fiel à imprensa é porque um dia já emprestei minha fidelidade a outros tantos.Todos os bons governos já se foram e os que vieram só me decepcionaram.

Responder

    Leider_Lincoln

    11/09/2010 - 14h19

    Fino! Uma paródia da velhinha de taubaté! =]

    Helcid

    11/09/2010 - 16h50

    … você conseguiu tapear este cavaleiro aqui, seu netinho atrevido !! kkkkk

Carlos Ribeiro

11/09/2010 - 12h59

Se alguém tiver estômago pra assistir o JN, por favor comente aqui o que rolou. A útima edição do dito cujo que assisti, foi um dia após a surra do Lula no Alckmin em 2006(30/10 se não me engano). Fiz questão de ver as caras de tacho do casal 20.

Responder

José Manoel

11/09/2010 - 12h59

E agora, governadora!!!!!!! Vai vir com aquele "papinho" ridículo de que todo o mundo está conspirando contra o seu governo??? É?? E o dinheiro do Detran que desapareceu???? E a catrefada que meteu a mão onde está???? São só 40 milhões de reais que levaram dos nossos bolsos. Vocês se merecem mesmo e ainda querem reeleição!!!!!!! Depois de 3 de outubro vocês vão ficar na rua da amargura!!!!

Responder

Zé de Taubaté

11/09/2010 - 12h56

Eu gostaria de deixar registrado neste site que nada abalará minha fé na nossa imprensa.Nos últimos tempos depois de muito pensar me converti à imprensa.Me sinto mais animado todos os dias sabendo que tenho meus jornais para ler e saber das verdades todas que nunca nos dizem.Eu acordo com ela e durmo com ela.Ela é como uma companheira fiél que a gente confia cegamente a ponto de pagar pelo que nos dizem.Sabem o que mais me deixa indignado?Quando comparam nossa imprensa a partidos e jornalistas a políticos em suas práticas.A classe dos jornalistas jamais se misturaria a esses corruptos políticos,quanto mais ter as mesmas práticas .E a imprensa nunca teve interesses partidários. Sempre foram pelo povo na sua santa tarefa de mostrar o quanto alguns governos são maus.Nos alertam dos perigos que corremos.Nos fazem ver a verdade.Nos ajudam a formar opinião como se deve ser.A imprensa é uma dádiva.É um patrimônio da humanidade que deve ser preservado a todo custo.Hoje só acredito no pulsar da minhas veias e na imprensa.

Responder

    Helcid

    11/09/2010 - 13h22

    … você veio aqui e exerceu seu direito de opinião… agora é minha vez, meu caro: a "sua imprensa" não vai mudar. A distância entre o que o povo entende e quer, e o que a mídia quer fazer entender e querer, é como daqui na lua.

    Sorte do Brasil e das pessoas decentes. A imprensa é composta por órgãos privados que buscam o lucro. Aos poucos o povo percebe o que dá pra engolir e o que não dá !!

    ValmontRS

    11/09/2010 - 13h59

    Helcid,
    Acho que você não percebeu a ironia. O Zé é neto da Velhinha de Taubaté.

    Helcid

    11/09/2010 - 16h47

    putz !! é o próprio !! kkkkkk !!

    Carlos

    11/09/2010 - 14h06

    Zé foi ou tentou ser irônico?

josé gilvar gonzaga

11/09/2010 - 12h46

porque que o jornal da recor não bombadea a filha do serra com esse tal de sigilo. depois que a dilma for presidente, aí vem todos os jornais e televisão querer puxa o saco. como se disse depois da vaca morta todo mundo quer tirar o coro.

Responder

Ronaldo Caetano

11/09/2010 - 12h41

E não percam logo mais no JN a sequência da consagrada Novela, A Receita… Os vilões Lula e Dilma conseguirão derrubar o herói "Zé" Serra? Não percam… novos depoimentos, intrigas, polêmicas… Mais um sucesso de audiência… A Receita…

Responder

kimparanoid

11/09/2010 - 12h33

O tucanato tá num mato sem cachorro:
– Não pode falar de projetos para o Brasil — porque não tem.
– Não pode falar de violação de sigilo da filha do Serra — porque ela também violou.
– Não pode falar de ética na política — porque também não tem.
e assim (a falta de) oposição presta um enorme desserviço à democracia brasileira.

Responder

Germano Barros

11/09/2010 - 12h18

Não vou perguntar nem se o Jornal nacional vai passar isso, pois a resposta é obvia; agora pergunto, será que o Jornal da Record, da Band, SBT, irão passar?

Responder

    ValmontRS

    11/09/2010 - 13h02

    Boa pergunta!
    E eu acrescentaria aí a TV Brasil, excluindo Band e SBT, que são PiG até a medula.
    Aliás, a cobertura da agenda dos candidatos no jornal do SBT, nesta sexta, foi GROTESCA. Nascimento e sua equipe ridicularizaram a Dilma de forma escancaradamente partidária, além de não informar nada sobre a agenda da candidata.

    ValmontRS

    11/09/2010 - 13h48

    Ela esteve em entrevista coletiva, pelo que mostraram as imagens.

    Reinaldo Silva

    11/09/2010 - 14h34

    Vc já leu a revista Óia e o blog do Azedo?? Tá aí a bala de prata. Favor comentar.

    Kanhotão

    11/09/2010 - 14h02

    O Nascimento & Cia. querem voltar pra Rede Bôbo e estão pavimentando o caminho de volta.
    Atenção, neste momento está rolando um documentário na Discovery Brasil sobre o Caos causado pelo PCC no Estado de São Paulo. Acorda aí Mercadante , tua campanha tá pegando muito leve com o picolé de xuxu.

    Nadja

    11/09/2010 - 14h39

    Valmont
    E justo esse menino Nascimento que citou a bisbilhotagem nos dados de Dilma nessa reportagem aqui ó http://www.youtube.com/watch?v=eWBMiwcTUWA
    repare aos 3minutos quando ele a bisbilhotagem nos dados de Dilma

    Memória seletiva ou sem-vergonhice no quengo?

    Jairo

    11/09/2010 - 13h37

    Foi o q pensei quando li a pergunta da manchete. O JN obviamente q não, e arrisco a dizer que o Jornal da Record tb não. Tenho visto a cobertura deste a respeito dos casos de quebra de sigilo e parece muito com a da Globo. Parece q não quer se meter na briga, e se for isso deixa de aproveitar as oportunidades, ou pelo menos colocar em dúvida os interesses por trás de tudo q estamos presenciando. Afinal temos lido a coragem do Azenha, PHA e Rodrigo Viana em tentar se contrapor ao que o PIG noticia a respeito dos fatos recentes, mas não é isso q vejo na Record.

Deixe uma resposta