Os rumos do Viomundo em 2011

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Caros amigos, chegou a hora de agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por este espaço em 2010. Não foi pouco. O espaço já não me pertence. E é bom que seja assim, já que confio muito na clareza e na audácia intelectual de meus leitores. Não são apenas os comentaristas que fazem o blog. Nem os colegas blogueiros. Há muito trabalho silencioso, do leitor que gosta do que encontra aqui e distribui por e-mail, nas redes sociais e no twitter. Só assim para entender que a audiência do Viomundo tenha triplicado em menos de um ano.

Não foi, certamente, um ano comum. Todos nós, blogueiros, estamos exaustos,  por conta da intensidade da campanha eleitoral. Precisamos urgentemente de férias.

Mas, antes, eu e a Conceição conversamos sobre os rumos do site em 2011.

Sempre sonhei em ter um espaço provocativo na rede. Contra o pensamento único e o lugar-comum. Dedicado a “pensar fora da caixa”, como dizem os gringos. É por isso que, conversando com a Lemes, decidimos que 2011 será o ano do conteúdo próprio. Eu e ela somos jornalistas. Eu e ela somos repórteres. Há uma distinção. O repórter é o cachorro louco do jornalismo. Repórter não tolera editor, nem burocracia, muito embora existam editores — poucos — que tem sangue de repórter.

Assim, tanto eu quanto a Conceição nos sentimos melhor no meio da notícia. Observando, entrevistando e contando.

Porém, a produção de conteúdo próprio é incompatível com as tarefas que assumimos ao longo de 2010.

Desde que comecei na blogosfera, em 2003,  me ocorreu que seria muito importante estimular outras vozes na rede, independentemente de posição política. Melhor que fossem “progressistas”, um termo datado, eu sei, mas ainda assim importante num Brasil onde a mídia é francamente reacionária. Hoje até os jovens brasileiros são reacionários. Não se lê a Veja impunemente. Não se assiste ao Ali Kamel impunemente. Não se lê ao Otavinho impunemente. Todos eles estão ajudando a formar uma geração fascistóide, inclusive nas redações.

Uma de minhas primeiras atividades na rede foi criar o Sivuca. Quando ainda não existiam agregadores de blogs, o Sivuca era um agregador de blogs com integrantes de quase todo o Brasil. A ideia era distribuir leitores horizontalmente, ou seja, fazer com que os leitores do Viomundo fossem ao Na Periferia do Império, ao RS Urgente, ao Cidadania.

Em 2010 tive a ideia de promover o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que foi abraçada por vários colegas e acabou sendo um sucesso muito maior do que todos nós imaginávamos. Desculpem a falta de modéstia, mas também foi minha a ideia de vender cotas de patrocínio, de maneira a permitir que gente de todo o Brasil pudesse vir a São Paulo com hospedagem e refeições pagas. Em nome da diversidade regional e de gênero, abri mão inclusive de figurar na plenária inicial do encontro, como podem atestar meus colegas organizadores.

Grosseiramente, a blogosfera hoje se divide entre os que acreditam em uma organização centralizada, vertical (os que pugnam por um portal progressista, por exemplo) e os que acham que a organização deva ser horizontal, colaborativa, sem lideranças. Estou no campo destes últimos.

O sucesso do Encontro Nacional e a entrevista concedida pelo presidente Lula aos blogueiros são dois sinais claríssimos, em minha opinião, de que o processo para o qual dei pequena contribuição floresceu. Floresceu por conta do esforço de milhares de internautas e blogueiros, de todo o Brasil.

Tenho notado o entusiasmo com que os blogueiros já se organizam em etapas regionais para o próximo encontro nacional.

Assim, como eu e a Conceição Lemes temos tempo limitado e pretendemos investir mais na produção de conteúdo próprio, acreditamos que o processo prescinda de nosso envolvimento. Há muito sangue novo por aí, muita gente com capacidade crítica mais apurada, com ideias melhores que as nossas, com mais tempo livre que a gente, com mais capacidade organizativa e, diria eu, até mesmo com mais capacidade para comandar, inovar e acontecer. Eu ousaria dizer que há gente com o ego explodindo, em busca de espaço.

Por isso, o Viomundo está se afastando do comitê que organiza o segundo encontro nacional de blogueiros e atividades correlatas. Deixamos praticamente pronto o processo para formar uma cooperativa nacional de blogueiros e ir ao mercado publicitário em busca de financiamento privado.

Não nos furtaremos (epa!) a ajudar no que for necessário, mas a partir de agora não podemos assumir isso como atividade principal.

Depois de um merecido e alternado descanso, pretendemos concentrar forças na produção de conteúdo próprio para o Viomundo e contamos, mais uma vez, com nossos leitores.

Como você, leitor e comentarista, pode ajudar a estes velhos elefantes? Sugerindo pautas, entrevistados e assuntos. Em breve, criaremos um espaço para que você nos oriente: quem devemos entrevistar? que assunto merece nossa atenção? como furar o Cloaca, no bom sentido?

A todos e, em nome também da Conceição Lemes, muito obrigado pela ajuda que vocês nos deram em 2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dilma gouveia

Voces são meus idolos,não saberia viver sem ler suas esclarecedoras opiniões ,sei que vou achá-los em 2011,
curtam suas férias.
Sou professora e me angustio muito porque as escolas recebem a revista Veja e os alunos e mesmo professores
só recebem este tipo de informação.Como criar um contraponto a isso?Até porque em 2011 cada aluno receberá
seu computador.Socorro.

Jô Freitas

Parabens pelo Blog, é maravilhoso e eu me apaixonei por êle. Entro diareamente para ver as notícias.
Desejo-lhe boas férias, mas não esqueça da frase da Raposa no diálogo com o Pequeno Principe: "Você é responsavel por aquilo que cativas."
Volte logo, felicidades. e bom descaço.

sonia santana

Viomundo foi um balsamo,uma luz no fim do tunel !
Voces foram muito importantes nesta explosão de acessos que os blogs sujos tiveram ! Descobri os blogs em 2006,Acompanhei o trabalho de voces…acreditei em voces !…conquistaram meu respeito.
2010 foi realmente extenuante para todos,muito tenso,nos mantendo em alerta o tempo de todo… desgastante..Se eu me sinto exausta, só de ler e comentar em varios blogs que selecionei..descansei muito menos para ter tempo de ler…..imagino voces… !!
Agora estamos todos de "ressaca eleitoral" precisando recarregar a energias…
Muito obrigada a voces dois, bom descanso, e nos mantenham informados .. não nos perca de vista !
Vamos nos falando !
obrigada !

Marcia Costa

Que tal um canal alternativo de TV ? Gosto das suas reportagens na Record, viu Azenha?! Seria legal ver a Conceição neste ramo também… Felicidades. Muita paz e como disse Jesus: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos"

@andremendes

caro azenha,

você não considera que buscar financiamento no mercado poderia comprometer em algum nível a independência do conteúdo dos blogs? não é fácil manter o financiamento independente, mas acho que cabe o questionamento, já que independência financeira é independência política.

ademais, meus parabéns pelo excelente trabalho feito e que ele continue!

María Edith

Prezados,
desejo uma super boa sorte na nova empreitada.
Grata pelo belo trabalho elaborado.
Um ótimo 2011 a todos.
Cordialmente, María Edith

Luiz Viana David

Prezados A & C, sugiro como pauta para 2011 a desconstrução desta farsa que se chama Aécio Neves. Olhem, vocês dois, para Minas Gerais, Ajudem a poupar o Brasil de ter um dia esse falso mineiro como presidente. Os brasileiros não merecem tal infortúnio.

    Heitor Rodrigues

    Eu também estou de olho no Aécio. O PSDB não é alternativa de poder aceitável para um Brasil justo e soberano. E Aécio é tão ´gente boa` quanto Serra, FHC ou Jobim. No devido tempo, poderemos utilizar um mote criado pelo Estadão, salvo engano, no auge do fogo amigo trocado por mineiros e paulistas há pouco mais de um ano atrás: ´Pó pará, Senador!

Norma Marques

Meus queridos

Esse ciberespaço não é um lugar muito saudável para quem passou dos cinquenta ou está chegando lá… quem estudou datilografia ou mesmo já catou milho nas Olivettis da vida, com o Aurélio do lado, guiado pela consciência e muitos ideais, não tem anticorpos suficientes para passar incólome pelos males da rede, quase sempre saímos magoados…ou porque ninguém curtiu nosso post ,ou por não publicarem nosso comentário, ou porque não respondem uma solicitação de amizade. E a reportagem de ontem, mesmo que primorosa, já não importa, passou …temos que correr atrás de novidades e ficamos exaustos com tudo isso, sem nos mover um milímetro do mesmo lugar. Por favor , saiam ," vejam o mundo" por nós e de vez em quando venham nos iluminar com seus olhares e palavras. E pra curar as minhas mágoas deixem eu curtir um pouco esse meu comentário no topo da página , antes que o Gerson ou o Baixada me ultrapassem…Abraços a todos!!!

    Conceição Lemes

    Salve, Norma. Nós estaremos aqui todo dia. Em dezembro, vamos descansar um pouco mas em épocas diferentes. Portanto, não vai se livrar da gente (rs). beijo e boa sorte pra todos nós

Adalberto Ribeiro

Olá Azenha e Conceição

Neste ano de 2010, aconteceu um "salto de qualidade" na minha (sempre em construção) cidadania: Descobri os tais "blogs progressistas'! Entre eles, o seu site. Meu entusiasmo foi tanto que coloquei no ar uma modesta página, com a intenção de multiplicar entre alunos de educação básica e professores, os contrapontos das notícias "viciadas" da "velha imprensa". (Além daquelas que ela nem noticia)
Entre os links que anexei em minha página, o do VIOMUNDO tem destaque, pela qualidade dos textos, da pauta de temas, das informações, comentários e etc.

Depois dessa descoberta, nada mais tem sido "a mesma coisa"! Materiais de leitura diária e subsídios para meu trabalho.

Dito isso, agradeço muito pela valiosa contribuição e torço para que "o devir" seja ainda melhor.
Estarei junto, acumulando débitos pelas lições de cidadania.

Grande e fraterno abr@ço

pelasmadrugadas

Então é assim. A horizontalidade é a possibilidade da criatividade e esta a manifestação essencial do ser humano que se realiza. Diria volúpia cidadã. Essa vai construir alguma instituição sim porem menos rígida, que coisifica a espontaneidade.
Criatividade para pautar e não sermos pautados por- MOSCOU: Mídia Orquestrada por Sociedade Civil de Oligarcas Unidos. No Biscoito em 28/11. Como Mino diz unidos pois se sentem ameaçados por “algo”
Criatividade atender a missão do jornalismo e da reportagem é pensar e escolher um foco digerindo a informação. Como é bom ter o dom de exercer esse 4º poder.
Pauta; Otimismo, reportar a felicidade do que funciona. A cooperação no trabalho por exemplo. Quando da crise em 2008 pensei como será que a cooperativa Mondragon na Espanha está respondendo e eles responderam que cada povo precisa descobrir e que no Brasil tinha grandes iniciativas. Educação quantas boas iniciativas há de escolas que funcionam. Quanto a mídia vocês são exemplos da nova era que já despontou. Cooperativa de blogueiros é uma boa idéia. Bom descanso e no aguardo de novo feitio.

Gerson Carneiro

Azenha e Conceição,

Pra onde vocês vão nas férias?
Falaí, a gente não vai atrás, não.
A gente nem tem dinheiro pra isso.

Maria Thereza

Acho que vamos gostar dos rumos do viomundo em 2011. Estaremos juntos.

Jorge Corrêa

Azenha e Conceição.

O melhor da vida é transpirar cidadania, amar ao próximo e ajudar a fortalecer os meios para que todos, indistintamente, tenham acesso e compartilhem seus sonhos conosco. A isso entendo ser cidadão. Portanto, sugiro: 1) um olhar sobre o direito do consumidor e como proceder para defendê-los, seja individual ou coletivamente, lembrando que a ferramenta legal mais eficaz continua sendo "a medida cautelar de produção antecipada de provas"; 2) mostrar estatísticas de investimento em saneamento básico, pois a direita no Brasil só gosta de viaduto; 3) mostrar que políticas públicas de inclusão de pessoas (visão como problema de saúde pública) podem ser capazes de recuperar drogados e excluídos (poderiam ser nossos filhos); 4) A educação vista como formação da cidadania deve ser realçada e destacada da educação mercantilista, ou seja, do que adianta um colégio ter prédios suntuosos se não tem uma boa biblioteca e sequer um anfiteatro? Qual o seu real compromisso com a formação cidadã desse aluno? Irá trabalhar um cidadão ou uma marionete?

Um abraço e acho que já dei palpites demais.

    Conceição Lemes

    Jorge, se tiver mais sugestões, por favor, não hesite em postá-las aqui. abs

Luna Moreira

Assustei com o título e me perguntei: como não ter o viomundo para ler no meu fim de tarde????
Afinal, vocês foram o diferencial em 2010 e certamente serão em 2011.
Sou grata pelo conteúdo do blog, fruto do comprometimento e competência de vocês.
Que venha 2011….

Dirval

Caro Azenha e Conceição,
Vocês se tornaram leitura diária indispensável para mim, velho jornalista ainda na ativa. Consigo manter a mente alerta lendo seu blog, o do PHA , Nassif, e Rodrigo Vianna. Entendo sua frustraçaõ com os "egos inflamados" (conclusão minha), que nada fazem e de tudo reclamam. Sua resposta é a melhor resposta. Sigam em frente e tenha o que interessa, a fidelidade de seus leitores. Boa sorte e bom trabalho.

mariazinha

Tudo que VC, AZENHA, se propuser a fazer, naturalmente, será sucesso; sua excepcional inteligência [a testa, como a de meu PAI, prova o que digo] aliada a uma ética, uma correção de caráter invejaveis, fazem de VC um dos HOMENS mais invejados do BRASIL; como LULA, será sempre causa de disputas invejosas. Siga em frente e tome um antídoto contra veneno.
Estamos com VC e seus colaboradores, sem trégua.
Abração! Que venha 2011!!!!! Que seja um ANO maravilhoso para todos do espaço.

Rita

Azenha e Conceição, nesses últimos anos em que no Brasil (e no mundo) tantas coisas estão tomando outro rumo, adquirindo forças pra seguir democraticamente pra um mundo possivelmente melhor, descobri, pessoalmente, a minha sede por informação,por reflexão, por visões diferenciadas,mas sensíveis, por inteligência e humor.
Passei a admirar muita gente! Dá uma emoção danada! A internet é fantástica! Acompanhei vários blogs e dentre eles, o viomundo.
É interessante, porque passa a fazer parte, assim, da nossa vida.
Dentre, essa coisas que descobri em mim, foi saber da importância na vida, individual e coletiva, do verdadeiro jornalismo.
Poderia dizer muita mais coisas, por exemplo, de quando os leio, sinto que são pessoas verdadeiramente humanas aí do outro lado. O pensamento passou a ter vida.
Só posso resumir em um muito obrigado pelo Viomundo e pelo trabalho de vocês. Estaremos conectados!

Roberto

Conceição e Azenha….obrigado e um forte abraço.

Maria S. Magnoni

Azenha e Conceição,

Bem, não vou falar muito, entendo em gênero, número e grau do que vocês estão falando e concordo na mesma proporção! Para vocês dois com muito respeito, carinho e agradecimento, uma canção de que gosto muito.
Beijão

[youtube ojawH3Jyhwc http://www.youtube.com/watch?v=ojawH3Jyhwc youtube]

francisco.latorre

oba. mais reportagem.

..

mas.. o gênio volta pra garrafa não.

azenha faz blogue. bonito. bom de ler.

edita. com o você-escreve.

tem pauta internacional. poderosa. e denúncia.

e as imagens do dia. e hendrix e joplin.

viomundo cria padrão na rede. desde sempre.

único.

gênio volta pra garrafa não.

..

humanos. famintos. liga não.

mora. na filosofia.

intriga.. ignore.

..

abraço aza. beijo conceição.

..

easonnascimento

A princípio me assustei. Depois voltei a ler para entender direito. Não que o texto não permitisse uma interpretação fácil. Se vocês se ausentam do trabalho que mal estava começando que trata da organização dos blogueiros fazendo crescer este importante segmento na disseminação da informação, é porque algo aconteceu. Confio na honestidade profissional e na capacidade de avaliação de ambos. Se assim o decidiram assim será. O importante é não ficarmos sem ler o que o vi o mundo nos traz e que você Azenha e você Conceição estejam de bem com a vida. Boa sorte e sucesso.
http://easonfn.wordpress.com

Eliana Silva

Parabéns Azenha e Conceição! Aqui foi meu refúgio das baixarias que rolou no ano de 2010. Seja como for, continuarei a vir ao Viomundo todos os dias.

Roberto Locatelli

Azenha, acredito ser falsa essa dicotomia entre autonomia do blogueiro, de um lado, e unificação, de outro.

Sou a favor da autonomia plena de cada blogueiro. Mas sou a favor de que exista uma central de notícias que possa abastecer os blogs, como uma espécie de Agência Reuters ou BBC ou Al Jazzera, mas voltada aos blogueiros.

Sou a favor da autonomia plena de cada blogueiro. Mas sou a favor da Cooperativa Nacional dos Blogueiros, para apoiar os blogueiros no plano de estratégia, na parte jurídica e na venda de publicidade.

E, por fim, sou a favor da autonomia, mas sou a favor de que haja uma Web-TV que seja de todos, apresentando reportagens, entrevistas com TODOS os blogueiros, musicais, etc. Isso dependerá, claro, de verba publicitária que a Blogosfera ainda não tem.

Hay que ser autônomo, perto sin perder la meta de unidad, jamás.

Gerson Carneiro

Ô dois que eu tanto gosto,

Já que vocês já estão fora da organização do segundo encontro de blogueiros progressistas, que tal organizar um mini encontrinho de fãs do Azenha e da Conceição Lemes?

Daí nós, fãs, faremos uma vaquinha pra alugar o Morumbi pra caber todo mundo. Aliás, pra ficar uma coisa bem organizada a gente libera só a entrada de 85 mil pessoas. Para o restante a gente coloca telão lá fora.

Se gostar da ideia dá um toque e pode deixar que eu, dukrai e cumpadi Berardo agita o pessoal.

    Maria de Souza rocha

    To com voce enão abro viu meu querido conterraneo. Não deixaremos que esses dois nos escape. Adoro esse espaço aqui.

Gilberto

não uso o twiter… não tenho blog nem sms… me limito a copiar textos que mais gosto do vi o mundo mandar para uma duzia de amigos, indicar o site… leio o blog todos os dias… nos últimos 3 meses, varias vezes por dia.
considero o vi o mundo minha principal fonte de noticias, fui apresentado ao vi o mundo pelo conversa afiada, um link ou algo assim…

não entendi direito o texto… pelo pouco que entendi, para mim nada vai mudar… mas, temo pelo futuro,

acredito piamente que a blogosfera tenha tido papel fundamental na resistencia ao PIG nas últimas eleições…

eu também fiquei cansado de tanto re-enviar por email (é o que sei fazer) textos verdadeiros que anulavam as mentiras do PIG…

temo pelo futuro pq leio nas entrelinhas um tom de decepção. Azenha decepcionado com a pequinês de algumas pessoas por traz dos blogs (a segunda vez, a primeira foi logo depois da entrevista com o presidente), o que de melhor pode acontecer para o PIG é a fragmentação dos blogueiros… dividir e conquistar…

a tática de desagregar o inimigo é antiga e funciona, todas as colonias do mundo foram convencidas de que a nação era composta por sub nações diferentes… assim fica fácil dominar… (o PIG vai tentar isso com a blogosfera)

tenho certeza, como já disse, que para mim nada muda, continuarei visitando o vi o mundo e tendo acesso a informação de qualidade, mas temo pelo futuro, a blogosfera, sem vc na organização do Azenha, vai demorar mais para se consolidar como uma grande mídia (sim a blogosfera não será alternativa por muito tempo)…

enfim, descansem… (se eu fiquei cansado com a eleição)… quem sabe descansados e com pilha nova o animo para empreitadas coletivas resurge…

ingratidão tira a afeição, acho que esse é seu problema Azenha, críticas, reclamações, fogo "amigo" lhe fizeram perder a afeição por um projeto coletivo… mas isso passa, boa sorte, torço por você

    Roberto Locatelli

    Meu, sua militância é dez!

    Claro que é importante comentar aqui. Mas é fundamental ir "lá fora", mandar emails, comentar no site da Folha, UOL, etc. Senao estaríamos só pregando para convertidos.

Jairo_Beraldo

Azenha e Conceição,

tirem suas merecidas férias, refresquem a cabeça, e afirmo categoricamente, que voces NÃO vão aguentar ficar longe da cria, ou seja o VIOMUNDO.

Com as baterias recarregadas, com certeza em 2011, estarão de novo nos brindando com os mesmos valorosos e informativos artigos, formando opinião de alto nível.

Boas férias!

FatimaBahia

Vixe Maria!meu coração quase parou com o título e deu mais uma parada no meio do texto!pausa pra respirar,terminar de ler e ver que esse espaço continuará e com vocês dois…será que peguei mania de vcs?!rrss
Sério,gosto de muitos dos blogs conhecidos desde a época em que ainda nem eram tão conhecidos ,mas o espaço com o qual mais me identifico é esse aqui e por isso compreendo(ou acho que ) e apoio a decisão que tomaram,eu tb prefiro o horizontal e espaços abertos.

grande abraço nos dois,beijo especial pro Azenha(desculpa aê,Conceição :~) ) e que você possam ter o descanso merecido de todos os grande guerreiros!

João -Rio de Janeiro

Estou rindo há uns dez minutos com o "Não Se Vá" de Jane e Herondi, perfeita escolha, há sempre um gozador…

Acho que o grande problema é que os blogs não têm um modelo econômico. Sem receitas que sustentem um modelo mais profissional tudo fica mais difícil.

Nota-se claramente que o enorme esforço extra dessas eleições duríssimas exauriu todos os nossos blogs prediletos. Há quem fechou para balanço, muitos fazem, quando muito, dois posts próprios por semana, e a maioria apenas replica conteúdo.

Eu ia sugerir a criação de um sindicato para a categoria dos blogueiros, democraticamente eleito, para neutralizar os egos infláveis, mas até um sindicato precisa de financiamento para ser mantido. Provavelmente poucos estariam dispostos a pagar para manter um sindicato para um blog que já consome tempo e dinheiro e não dá nenhum retorno financeiro.

Portanto, apesar do enorme sucesso e do reconhecimento dos serviços prestados à pluralidade democrática nessas eleições e nos anos anteriores, a produtividade e a prosperidade dos blogs, ou mesmo a sua manutenção, sempre estarão ameaçadas pela falta de sustentação econômica. Infelizmente, esse é que é o X do problema.

    Thelma Oliveira

    Até acho interessante, mas tb penso que ficar criando organizações pode acabar por descaracterizar o princípio, que é justamente a pluralidade, o descompromisso com a ou b (apenas o compromisso com a ética e uma visão justa dos acontecimentos, na ótica progressista), a independência. Se ficar enquadrando muito, daqui a pouco perde-se o princípio e fica-se restrito dentro de regulações e normas e daí, acabou-se. A independência é um fator básico para os blogs, e penso que isso não deve ser abandonado nunca, por coisa nenhuma. O pouco que se quis regular, já começou a aparecer os egos inflados. Pela independência e autonomia sempre e, por isso, apoio a postura de vcs, Conceição e Azenha.

    Gerson Carneiro

    Sindicato ???
    Poxa amigão, tu tá mesmo a fim de ver o circo pegar fogo,hein.
    Então eu proponho o MSF (Movimento dos Sem Fama) ou MSB (Movimento dos Sem Blog).

Fabio_Passos

Que tal uma boa entrevista com o Tiririca?
Saber o que ele pensa das coisas no Brasil e no mundo.

    Gerson Carneiro

    Ah abestado, isso aí ele já disse que depois ele nos conta.

Edemar Motta

Querida Conceição, Querido Azenha,

Li assustado esse post, e não entendi direito, talvez o alemão me rondando.

De concreto: dou graças a Deus por vocês existirem e pelo que vocês fazem em benefício da sociedade.
Seja o que for que estejam pretendendo fazer, desejo-lhes toda sorte do mundo na empreitada.
Seja o que for que estejam pretendendo fazer, não se livrarão de minha leitura.

    Conceição Lemes

    Edemar, vamos continuar no mesmo "Batcanal", só que com mais reportagens nossas. POrtanto, vcs não se livrarão da gente (rs). Abs

João Luiz Pena

Caros Conceição e Azenha,

Este espaço é muito bom! Façam aquilo que realmente seja prazeroso para vocês e boa sorte.

Minha sugestão de pauta é procurar responder a seguinte questão: por que essa encrenca que está ocorrendo no Rio de Janeiro não explodiu durante as campanhas eleitorais (para ser apropriada pela direita), uma vez que alguns analistas insistem em afirmar que a motivação são as UPPS que abalaram a estrutura do tráfico e das milícias? As UPPS estão contidas nos discursos de Dilma e Cabral e não foram apropriadas pelos outros candidatos.

Abraços!

Thelma Oliveira

Oi, Azenha.
Comecei a acompanhar o blog com mais assiduidade nas eleições e hoje entro pelo menos uma vez ao dia. É um dos que mais gosto. Mas também não entendi bem qual a ideia de vcs. Além disso, não entendo pq o nome da Conceição não aparece no início do blog? No começo, não entendi que ela era parte do trabalho.
Como sugestão de tema, achei mto interessante e pouco explorada a reportagem que saiu no uol (sim, ainda não consegui encontrar coisa melhor, e é bom saber o que eles estão pensando) que segue: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/11/27/p
Enquanto não houver uma limpeza completa nas polícias brasileiras, podem acabar com todos os bandidos que o crime vai voltar, pq eles são a ponta final de um esquema maior. Sei que estou chovendo no molhado, afinal isso todo mundo sabe, mas acho o momento mto apropriado para colocar isso de forma aberta e investigar essa informação mais a fundo, coisa que a histérica da Globo não vai fazer, nem outros jornais. O que vcs acham?

joão bravo

Se eu fosse sugerir alguma matéria,seria sobre a navegação de cabotagem.Enquanto outros paises se preocupam com este tema,o Brasil esta patinando.Me parece que em outros paises para cada 10 tripulantes 7 tem de ser do pais e apenas 3 estrangeiros.No Brasil alem de não se respeitar isto,ainda os grandes navios de cruzeiro chamam os brasileiros de baratas preguiçosas.

maria lucia

Não estou entendendo direito. Eu também estou muito cansada, foi a eleição mais cansativa dos últimos 21 anos, os ânimos ficaram exaltados, o corpo e a mente exaustos, vocês blogueiros progressistas que ajudaram demais a eleger a Dilma brigaram, é isso? Por favor, tirem merecidas férias, mas não nos abandonem! Sob nova direção é outro blog?

    Conceição Lemes

    Não, Maria Lúcia. Nós queremos produzir mais conteúdo próprio, ou seja, fazer cada vez mais matérias originais. Daí o novo caminho e o pedido de sugestões a vcs. bjs

joão bravo

E para comemorar que o vi o mundo não vai acabar, deixo aqui um provérbio chinês: "Para esquecer um gaúcho,só ficando por baixo de outro gaúcho"

Gustavo Pamplona

Não seria este artigo uma forma de vocês dizerem aos seus leitores o seguinte:

"Ok pessoal, estamos farto de vocês… ajudei a eleger a Dilma… agora chega… vão cuidar das suas vidas! Me deixem em paz."

Seria isto? (hahahhahahaha)

    Conceição Lemes

    Não, Gustavo. abs

Luiz Claudio

Parabéns a vocês. Espero que continuem na mesma linha, sem andar na linha, é claro, porque a linha é a norma, o paradigma, a mesmice. Obrigado pelas informações, pelas críticas, pela postura de oposição e de independência. Obrigado, um abraço e bom descanso.

joão bravo

Eu tambem pensei que o vi o mundo ia acabar,que susto!

    Conceição Lemes

    Salve, Bravo! Abração

Conceição Oliveira

Como vi algumas dúvidas no twitter e até mesmo em alguns comentários aqui, vou falar como um dos membros da Comissão de Organização do Primeiro Encontro de Blogueiros Progressistas.

A decisão de Azenha e Conceição Lemes foi esclarecida neste post. Não há e não houve nenhuma briga, dissidência, ciúmes ou qualquer pataquada entre os 10 organizadores do primeiro Blog Prog.

Creio que nunca estive numa equipe tão colaborativa onde todo mundo deu tudo o que tinha de melhor pra ocorrer um encontro como o que vivemos em agosto de 2010. Embora tenhamos acumulado mais trabalho em agendas já apertadas, as reuniões eram divertidas e prazerosas. E, embora exauridos no encontro a gente celebrou uma enorme conquista ao reunir mais de 300 blogueiros de quase 20 estados em um momento que foi antes de tudo um momento de celebração.

Contamos ainda com colaborações voluntárias da Carine Ross, da Ju e Karine pra divulgação na rede (face, twitter, orkut); com Guto Carvalho e Emerson Luis para que o evento pudesse ser transmitido pela TVSL, com blogueiros que foram atrás de patrocínio como a Rosangela… E com todos que realmente acreditam que o importante é termos informação de qualidade e democratizar a informação.

E bom que todos nós tenhamos vivo tanto a grande celebração que foi o 1º blogprog quanto o fato de que democratizar a informação ainda é uma longa batalha.
Abraço a todos

Marcio Gaspar

Nossa!!! Pensei que o viomundo ia acabar, mas gracas a Deus ainda nao chegou o juizo final.

Alfredo

Sugestão: entrevistar outsiders, tipo azarões, caras que a mídia olha torto, igual o Tom Zé, que é brilhante
e instigante, com sua verve despudorada e sua irreverência, ou alguém com a inquietação de um José
Celso Martinez… pessoas que choquem por suas ideias lúcidas, e que assim ajudam a desmontar o
nhém-nhém-nhém reinante.

M. Iack

Comento pouco, mas estou com vcs desde quando era globo.com, sivuca, e continuarei por aqui sempre todos os dias. Vcs são jornalistas excepcionais!

Rosania Cunta

Azenha e Conceição, gostei demais das informações que vcs nos passavam todos os dias. Mas vcs merecem um verdadeiro descanso. Quero desejar um Feliz Natal e um Ano Novo renovados com outros textos, que só vcs sabem escrever. Obrigada e parabéns por todas as informações recebidas. Bjs

Aparecido Lima

Boa caminhada companheiros, conte com a nossa audiência.
Um forte abraço
Cido

priscila presotto

Booas férias,E obrigada por este espaço fazendo sempre um contra ponto ao pig.

O_Brasileiro

Concordo com voces! Devemos fazer aquilo em que somos melhores. E as reportagens do Viomundo mostram no que voces sao bons.
E ainda podem contratar mais reporteres, dando emprego e melhorando as opcoes de noticias para os internautas.
Bom trabalho e boa sorte!

Donizeti – SP

Prezados Azenha e Conceição.

Voces foram pioneiros na área da blogosfera política e sempre apoiaram iniciativas inovadoras desta nova forma de fazer jornalismo e comunicação no Brasil e enfrentamento dos desmandos da grande midia.

Posso falar com conhecimento de causa, pois quando fundamos o Movimento dos Sem Mídia – MSM, junto com o Eduardo Guimarães, voce foi um dos primeiros jornalistas que ajudaram a divulgar essa idéia na então nascente blogosfera, e esteve pessoalmente na cobertura do ato contra a " ditabranda " na frente da Folha de São Paulo.

Seu trabalho e da Conceição no Vi o Mundo hoje é parâmetro, modelo e referência de sucesso para outros que iniciam na área.

Voces fazem parte desta história vitoriosa da blogosfera, reconhecida até pelo Presidente da República Lula e agora com produção de conteúdo próprio, com certeza vão continuar na mesma trilha de sucesso e bons serviços prestados ao Brasil e ao nosso povo, com um modelo de jornalismo ético e que prima pela defesa e promoção da cidadania.

Donizeti – Diretor Jurídico do MSM

Carlos

Azenha,
Obrigado a você e à Conceição, pelo porto seguro que vocês representaram nestes tempestuosos meses que antecederam ao segundo turno da Eleição Presidencial. Cinco, dez, quinze acessos diários fiz eu a esse blog, sempre a procura de informações que espelhassem a realidade dos fatos e se contrapusessem à insidiosa e sistemática campanha feita pelo PIG e às mentiras urdidas pelo candidato que apoiavam. Embora trouxessem alívio momentâneo, porque o inimigo, qual a Hidrada Mitologia, tinha mil cabeças, as informações que vocês prestavam eram de grande valia para a tranquilidade de espírito. Que 2.011 sirva sirva de limiar para que a verdade aflore em toda sua plenitude. Sugestão para entrevista ?
Ouso recomendar que seja feita uma com o cientista brasileiro José Walter Bautista Vidal.

Acácio F C Oliveira

O Vioomundo é essecial para vermos o Brasil.
Até 2012.

    Archibaldo S Braga

    Pelos olhos do VIOMUNDO, eu comecei a ver o BRASIL, com meus setenta anos!!!! A. S. Braga

    Gerson Carneiro

    Maravilha.

Ramon

O fato de não ter convidado Azenha para o encontro com o presidente foi uma falha imperdoável! Ainda não entendí esse negócio de "nova direção' , mas confio na condução de vocês, o site continuará a crescer.
É o meu preferido, ao lado do site de Nassif.

    Luiz Carlos Azenha

    Fomos convidados, sim. Não pudemos comparecer. abs

    Ramon

    Ótimo então, minha irmã me passou uma informação errada. Obrigado, continuem na luta, precisamos do seu trabalho e do de Conceição Lemes para nos manter bem informados.
    Abs.

    Conceição Lemes

    Ramon, nós fomos convidados. Por motivos profissionais e pessoais não pudemos ir, mas estávamos perfeitamente representados pelos bloqueiros que estiveram presentes. abs

carlos bandeira

O que o Azenha está dizendo é que o Vi o Mundo não vai mais participar da equipe que coordena a articulação dos blogueiros progressistas e que vão dar prioridade à produção de conteúdo do blog. E ponto. Nem mais nem menos.

Marat

O trecho que mais me chamou a atenção foi esse: "[…] a organização deva ser horizontal, colaborativa, sem lideranças […] Noto que essa é uma tendência bastante factível para a internet… Bem, estou à disposição (com ou sem guilhotinas) para ajudar.

marinildac

Amei a decisão de vocês! Investir no blog??? O que mais podemos querer, seus leitores? Essa luta de egos é ridícula, ficou mesmo insuportável. Então, enquanto a galera não amadurece, os melhores blogueiros podem realmente sartar fora e aprimorar seu trabalho. Só tenho a agradecer!

LULA VESCOVI

Azenha,já que falas em estimular outras vozes,independetemente de posição política,preferencialmente progressistas,gostaria que o Viomundo contemplasse mais críticas de esquerda ao PT e ao seus oito anos de governo.A distância entre as bandeiras históricas e o que foi feito no governo é abissal.A aposta no carisma pessoal,na liderança individual em detrimento da mobilização popular e do aumento da consciência política e ideológica causou,na minha opinião,danos incomensuráveis às causas históricas da esquerda.É pragmatismo demais,realpolitik demais,ousadia de menos,utopia de menos.No mais,boas férias,parabéns pelo blog e um abraço.

Gustavo Pamplona

E quantas sugestões eu já dei para o "Vi o Mundo"? Meus queridos Azenha e Conceição….

Já que o "Palanque" foi embora, que tal implementar um "Fora de Pauta" ou um "Off-Topic" diário? Assim como o Nassif faz.

Aliás… eu já tinha dado para vocês esta sugestão, mas vocês dois, não gostam muito de mim, não é mesmo? (hahahahaha)

E não se esqueçam que até hoje espero um arquivo/histórico categorizado por data, já que todo e qualquer blog profissional tem que existir um arquivo/histórico. Onde é que está o Leandro Guedes que até hoje não implementou?

Maria Rita

Estamos aí pro que der e vier, Azenha e Conceição!

Gerson Carneiro

O pássaro é livre
na prisão do ar.
O espírito é livre
na prisão do corpo.
Mas livre, bem livre,
é mesmo estar morto.

Liberdade
Composição: Carlos Drummond de Andrade

Livre somos nós,
Na prisão da blogosfera.

Reginaldo

Acho sim que cada blog deve ter sua produção independente , mas ao mesmo tempo temos que fortalecer os blogs. Então sugiro (li no blog do Miro) criar um TV Web com conteúdo de todos os blogueiros progressista. E criar um grande audiência e vender para TV abertas independentes e claro trasmitir na Web. Sobre sugestão de conteúdo gosto muito também de mercado financeiro e política poderia ter uma cobertura neste sentido.

redlaser

vc diz "Grosseiramente, a blogosfera hoje se divide entre os que acreditam em uma organização centralizada, vertical (os que pugnam por um portal progressista, por exemplo) e os que acham que a organização deva ser horizontal, colaborativa, sem lideranças. Estou no campo destes últimos."
mas será que não dá para fazer os dois? é claro que a produção independente e pulverizada de conteúdo é importante e marca da nova forma de noticiar na web, mas também faltam veículos de comunicação "progressistas" fortes, de grande alcance, campo em que ainda apanham da velha mídia.
no caso, acho que deveria ser tentada uma experiência dessa centralização, porém conjugada com uma forma democrática de gestão. será tão impossível? centralizada, porém não necessariamente verticalizada.
é claro que é uma especulação apenas teórica.. mas seria unir o melhor dos dois mundos.

Iza

Caríssimos Azenha e Conceição,
este simples post não pode transmitir todo o agradecimento que minha alma inspira em depositá-los.
Um agradecimento que ultrapassa a satisfação pessoal de lê-los diariamente, mas no reconhecimento do quão relevante é o trabalho de vocês para a sociedade brasileira, para a construção do país que tanto sonhamos.
Descansem e renovem as beterias para continuarmos juntos em 2011.

Muitíssimo obrigada, uma abraço afetuoso em ambos.

Conceição Oliveira

Tô triste pela saída de ambos da comissão, muito triste.
Nós perderemos com ela.
Por outro lado, tenho certeza que o Viomundo ficará ainda melhor com ambos focados no que interessa: a notícia fora do quadrado, aí ganharemos.
beijos

    Gerson Carneiro

    Vamos chorar?
    Foi tão bom o I Encontro dos Blogueiros… graças aos dois. Inesquecível.
    Caramba, teve até inscrição a R$ 20, ajuda em passagens aéreas, ficamos, de grátis, em um baita hotelzão legal… não apenas por isso, mas até isso.

    E esse negócio de "explosão de ego" me deixou muito triste. Percebi um pouquinho disso quando na primeira vez no Encontro foi aberto espaço para perguntas: não tivemos perguntas, cada um que subia ao microfone bancava o Zé Bolinha, ou seja, queria apenas oferecer a própria biografia.

    Mas o melhor é que o viomundo não vai acabar. Temi que fosse.
    Qualquer coisa a gente pula do barco e cria a AzenhoConceicosfera.

JValterNunes

Obrigado pela contribuição de vocês a todos nós que este ano, mudamos as nossas principais fontes de informação , que antes era exclusivamente, os grandes jornais e revistas. (Hoje: Viomundo, PHA, Nassif,…) Acho importante que vocês aumentem essa contribuição 'do conteúdo próprio'. Boas férias!

lucila

Azenha e Conceição,
acho muito boa a ideia de produzir conteúdo próprio. E uma coisa que venho pensando, porque trabalho na área cultural, é a falta de divulgação de projetos e iniciativas de instituições públicas nessa área. É muito, muito pouco o que sai na mídia para o tanto que é produzido, construído, o que se avança nesse campo em termo de democratização da cultura, tanto no que diz respeito ao acesso, quanto na condução das políticas voltadas para transformação social.
Se criarem espaço dedicado a isso, não faltarão notícias e matérias.
Fica aqui a sugestão.
Um abraço.

Manuel Febm

Azenha e Conceição Lemes —
vocês são a melhor dupla da internet atual no BR. Azenha é visionário (sem ser utópico), agregador, solidário e sério; Conceição Lemes é a estrutura, a evolução, o desenvolvimento, a construção.
Se tomaram tal decisão podemos apostar que virão mais inovações e um espaço maior de interação; talvez, o melhor de tudo, signifique que o público pautará a imprensa virtual e isso é a maior novidade, porque é ainda a imprensa que pauta a blogosfera (basta ver como funcionam os outros blogs, inclusive os "progressistas", basta ver como funciona o twitter e gente que só dá RT ou clica no "twitt isso" ao pé de cada post, sem acrescentar uma vírgula de interação ou questionamento, apenas para cumprir tabela, dizer que está presente).

O Viomundo é questionador por natureza, o tenho acompanhado desde o Sivuca, onde conheci os blogs citados no texto e outros mais. Sempre me surpreendi pelo fato de encontrar aqui as mais expressivas novidades e reflexões de seus autores, tanto quanto grandes comentaristas. Mas o que mais venho notando é que a produção própria de conteúdo do Viomundo cresce sempre — talvez hoje esteja na casa de quase 70%? Isso é raridade nesse nicho da Internet. Sem contar as belas parcerias feitas nesses anos todos — ter um professor Miguel Nicolelis em exclusivas como há no Viomundo, não é para qualquer um; ter entrevistados de peso como consegue trazer Conceição Lemes, é reconhecer um esforço gigantesco e uma dedicação sem limites.

O que mais gostei no Encontro dos Blogueiros Progressistas (obrigado por idealizá-lo tão corretamente, Azenha e executá-lo tão educadamente, Conceicão Lemes), foi quando você, Azenha, falou de sua maleta com mil e uma utilidades e seu espírito colaborativo. Este foi o ponto mais alto daquilo tudo. Produzir conteúdo é muito diverso de reproduzir; também é o mais difícil e ininteligível para a maioria. Creio que pode vir o tempo de vocês terem algumas delas a serem consignadas entre seus mais fiéis e lúcidos partidários para que eles também façam como você e sejam capazes de colaborar para produzir conteúdos próprios de envergadura e coesão tão necessárias na internet.

Admiro demais a coragem de vocês dois na condução deste espaço de união de forças. O lamentável é que alguns não tenham a humildade de reconhecer que só existem graças aos seus esforços e generosidade. Eu e os leitores de meu grupo apoiamos e incentivamos sua nova filosofia de direção. Podemos ser poucos, mas somos agradecidos por tudo.
Grande abraço aos dois, Conceição Lemes e Azenha.
Manuel Febm

Antônia Vic

Prezado Azenha,
Posto muito pouco no seu blog, mas sou leitora e divulgadora assídua. Utilizo, com frequência, as reportagens daqui para meu trabalho enquanto professora e gestora de uma Universidade Federal. Já havia iniciado a discussão do clipping diario do sítio da mesma incorporar artigos dos blogs progressistas, especialmente o seu.
Fico aguardando o novo formato e endosso as sugestões de outros leitores sobre os temas educacionais.
Agradeço, muitíssimo, a sua contribuição para a democracia nesse país.
Humildemente, enquanto leitora, conte comigo.

MCG

Prezado Azenha
Sou uma cidadã comum, leitora diária de seu blog desde a camanha eleitoral deste ano.
Você, Conceição e Equipe fazem um trabalho extraordinário e altamente ético, pelo qual agradeço muito.
Tenham sim o descanso merecido com suas famílias. Voltem fortalecidos, renovados e felizes!
Continuaremos juntos em 2011!

LuizCarlosDias

Aconteceu por via do viOmundo que hoje leio muito, os blogs, os viras latas, os sujos, continuo a ler a FSP mas com outro olhar critico, sempre refugando, e desconfiando.Peço que se organizem para o segundo encontro com LULA, apos desencarnar, ou seja no aniversario do famoso encontro do LULA com os blogs. Ai sim, ele poderá dizer coisas que como presidente não pode, vai ser otimo pra nois. Temos muito que saber, fuçam profundos, estamos avidos,, e olhe so, sem descanços, abraços

VanderResende

Azenha,
Parabéns por todo o trabalho dos últimos anos
As leituras que faço aqui no seu blog e em outros extrapolam, mas, em termos relativos, sao semelhantes a uma experiência que tive na década de noventa.
Lia a Folha de São Paulo e Estado de São Paulo durante os sete dias da semana e a veja no Domingo. Uma vez por mês eu comprava a resvista Caros Amigos. Era um choque mental a diferença nas abordagens e no modo de discutir a realidade que me cercava.
Hoje, com acesso a internet e a sites e blogs de vários países, não deixo de ler a Folha de São Paulo, o Estadão (sobretudo editoriais), o Globo e a Veja (sobretudo Reinaldo Azevedo), mas já não preciso esperar um mês para ver "uma outra leitura possível" e mais plausível, do mundo.
Obrigado

Uma dica de pauta relevante seria uma reportagem sobre o Wikileaks e a provavel divulgação de informações a partir do departamento de estado Americano, como informa o http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?cont

Não sendo adepto de teorias de conspiração (mas sendo), acho que não seria demais discutir ainda as acusações contra asange, que se intensificam a cada vez que o wikileaks faz novas divulgações.
ver
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI…

valeu e espero que continue o trabalho fantastico que vem empreendendo

Zilda

Boas férias e Boas Festas para ambos. Aguardaremos vocês em 2011 com a mesma disposição e o mesmo empenho para buscar informações que esclareçam os fenômenos sociais. O Brasil não pode mais prescindir dos "blogs sujos". Fraterno abraço.

assalariado.

Azenha,desde que participo por aqui,é a 2ª vez que observo desânimo de sua parte,liga não,quem tem sede de justiça,desejo libertário… e adota como forma de vida,um olhar horizontal para com os seus e,é capaz de abrir mão de si,as vezes da baixo astral.Pessoas assim,sempre estão sujeitas a chuvas e trovoadas na questão fisica/ emocional,pelo fato de pensar coletivo e não individual.Cito um poema:

Os que lutam

"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."

Saudações Socialistas.

Roberto Ribeiro

Isso é muito bom.
Tomara que o Viomundo nos traga as chamadas "outras notícias" e o principal outras formas de abordagens do mesmo fato..
A Globo diz:
"Escândlo do Mensalão", aí toda a mídia reproduz:
"Escãndalo do Mensalão".
A Globo diz:
"Crise do Dossê", toda mídia reproduz o fato como "Crise do Dossiê".
A Globo diz:
"Escândalo Sarney", toda mídia reproduz como "Escâdalo Sarney".
No Brasil toda a mídia segue a reboque das organizações Globo.
Se a Globo fala que está havendo uma "guerra no Rio", toda a mídia a segue dizendo a mesma coisa:
"Guerra no Rio".
Não há "guerra" nenhuma.
Há uma reação das autoridades à reação dos traficantes às UPPs.
O Golpe de 1964 deu o tiro de misericórdia na História do Brasil.
O Brasil de hoje é o resultado do projeto deliberado de Brasil pensado por aqueles que provocaram o suicídio de Getúlio Vargas o resto é conversa mole de especialistas omissos e outros desinformados.
Transferir do campo milhões de brasileiros para a periferia das pequenas, médias e grandes cidades para que as imensas áreas de terras antes ocupadas por toda essa gente fosse utilizadas para o plantio de pastos, soja, trigo e cana.
Todos os especialistas sobre seguranças entrevistados pela Globo, Record e outras não falam sobre isso porque desconhecem ou omitem covardemente o sobre o que aconteceu nesse País nos últimos 70 anos.
A mídia brasileira tem seu espaço ocupado por gente que se dispõe a ficar com conversinha mole o tempo todo.
Seja bem vindo Novo Viomundo.
Precisamos de notícias de verdade e com a verdade do que esteja acontecendo.
Chega de conversa mole.

LINCOLN BORTOLIN

Caro Azenha e Conceição

Acompanho este blogsite já a um bom tempo e estou feliz com a boa repercursão da audiencia deste
Bem sobre pauta de entrevista e matérias sugiro que se focalize na EDUCAÇÃO estamos, creio eu em uma revolução da educação e o mercado produtivo pressiona para o aumento do tempro de escola dos trabalhadores, bem o ruino do erro do ENEN 2010 onde 0,05 tiveram a suas provas erradas e a proporção do erro foi muito superior ao é de se suspeitar que o que esta sendo feito no MEC não agrada ao PIG, BOM SINAL, logo sugiro que se persigua esta tema .

Atenciosamente

Aracy_

As férias de vocês são merecidas mesmo. Acredito que todos nós sofremos um bocado de desgaste físico e psicológico este ano. Mas chegamos a 2011 como cidadãos mais bem informados.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso. Bom descanso a vocês e às suas famílias. Até breve!

Fabio_Passos

Parabéns!

[youtube ICXdQR1VVhw http://www.youtube.com/watch?v=ICXdQR1VVhw youtube]

ebrantino

Azenha e Conceição, no seu post sobre a entrevista do Lula, eu postei um comentário dizendo que vislumbrara certa amargura em voce, justificada talvez por incompreensões. E, eu disse : Não carece, Azenha. Digo de novo. O momento deve ser de justa euforia, pois a vitória das forças comprometidas com a nacionalidade, contra o atraso, foi grande, e muito você e seus companheiros contribuiram. Descanse, comemore, e volte revigorado, pois precisaremos de todo o esforço para evitar que mais adiante, perdida a memória da catastrofe do periodo neo-fascista de FHC, venhamos a sofrer um retrocesso extremamaente prejudicial. Ebrantino

simonebh

Azenha e Conceição,
aqui do meu cantinho em BH viajo pelo mundo com vocês e tenho feito muitas descobertas, novas amizades, sem falar na minha aquisição de conhecimentos e o aprendizado de separar o joio do trigo. Mesmo sob nova direção, não quero perder o rumo. Portanto, terão que ser mágicos: espero que relaxem e descansem, mas voltem com muita energia pra continuarem a tocar o barco.
Abraços,
simone

Benê

Sou um mero leitor de Viomundo, onde encontrei muitas respostas e subsídios para argumentar inúmeros temas que abordei em combate aos reacionários leitores de uma única opinião (os de Veja, Globo e cia. ltda), sobretudo durante a estafante campanha eleitoral deste ano.
Caro Azenha e Conceição, tudo o que fizerem será interessante e contribuirá enormemente para a formação de mentes livres, democráticas, defensoras do que é justo e verdadeiro. Parabéns!

Adroaldo Lima L.

jogos sao jogados pra frente, pros lados, pra tras, pro alto, por baixo… o importante eh o jogo continuar sempre atras das vitorias praticando um bom jogo, limpo, criativo e bem jogado, nao importando se na defesa, no ataque, na retranca, libero… boas ferias e ateh jah!

Laura Antunes

Aplausos…

Fernando Marques

Parabéns Azenha!

Torço para que mais e mais Repórteres e Jornalistas (literalmente com letra maiúscula) tenham condições de exercitar sua atividade de forma independente de editores e pautas ideológicas de cartas marcadas.

Que você continue nos mostrando o outro lado da notícia. Sem esta audácia estaríamos todos na mesmice do lugar comum.

Parabéns Conceição!

Como dizem os antigos, por trás de todo grande homem existe uma grande mulher!

    SôniaG.

    Conceição e Azenha, espero que "lado a lado" voltem ainda mais criativos, e, estimulados pelo cenário nacional, que não será um céu de brigadeiro, como já mostram as investidas dos hómis, tragam conteúdos/temas/assuntos e pessoas bravas para as discussões. Penso que a política cultural no país, (inclusive na TV, que é indigente) precisa ser avaliada e discutida. Arte brasileira em discussão e exposição/lançamentos de livros na internet, etc. e tal.
    Um abraço e grata pela convivência e informações/debates. Ótimo 2011 para todos nós. Dilma LÁ, e nós também. Assim espero.

Laura

Discutir em profundidade a questão da avaliação produtivista no sistema universitário brasileiro.
Algumas questões:
– CAPES e avaliação produtivista- quantitativa
– Ausencia de análise pertinencia sobre projeto intelectual do sistema de Pós Graduação com ênfase em indicativos numéricos
– Cristalização de poder no sistema universitário e indicativos numéricos
– Dificuldades dos novos doutores no sistema
-Inadequação dao quantitativo – número de artigos – como referencia de produção intelectual na área de artes.
-Agencias de fomento- CNPQ e FAPS- e indicativos quantitativos como pré-requisito
Após a divulgação da matéria, entrevista com equipe de transição sobre a questão

Alexandre Camara

Azenha,
tu não me conheces mas, eu o conheço e apartir do Vi o Mundo, aprendi a reconhecê-lo como eu mesmo no meio do povo.
Entendo perfeitamente a tua posição e da Conceição, porém, para fins de colaboração quero primeiro enaltecer a criação da cooperativa e segundo, tenho convicção que dentro desta cooperativa deva existir um conselho (staff). Este formado por pessoas que nem você que possam atuar discutindo e orientando a blogosfera nas grandes discussões.
Foi assim que conseguimos ganhar as eleições e acredito firmemente que o governo popular, agora com Dilma necessite e muito deste meio de contraposição.
Abraços e votos do mais elevado respeito e distintas considerações.
Alexandre Tadeu Camara

Marcio

Azenha.
Meu carinho sinceroa a você e Conceição, por tudo que nos proporcionaram durante este ano de eleições atípicas( será?). Seu blog é minha página principal. Ao abrir meu lap seus comentários e notícias são o meu café da manhã. Bom descanso companheiro e volte com energia redobrada. Precisamos de você junto a tantos outros, nesse trabalho de construção de uma verdadeira democracia.

Aline C Pavia

Belezinha, eu também, de um link virei leitora diária. Vocês 4 recebem minhas visitas todo dia: vc, o PHA, o Nassif e o Rodrigo Vianna. Tem outros que eu visito também, não tão assiduamente, mas graças a Deus hoje falo para todos os meus amigos de boca cheia: não vejo o noticiário na TV. Não leio jornais. Eu me informo nos blogs. Que ano de 2010 – marco divisor de águas sem dúvida, quanto à imprensa e quanto à política. Que todos vocês do Viomundo continuem com esse sucesso – e rumo certo – em 2011. Seus fiéis leitores irão te acompanhar, seja onde for, igual os torcedores do Grêmio que irão junto até a pé. Abração.

Gerson Carneiro

[youtube sR6mifxwuAk http://www.youtube.com/watch?v=sR6mifxwuAk youtube]

    FatimaBahia

    Hahahahahaha
    Amei e canto junto com vcs!

Constantino Kaváfis

Viomundo e o Nassif são os melhores blogs. Já que você pede provocações: Alguém entende por que o Paulo Henrique Amorim atiça o ódio dos leitores do seu Blog contra o Palocci? Dia 15.11.10 ele publicou um post igualando Palocci a Gilmar Mendes e outros quejandos. Enviei o comentário abaixo que não foi publicado:
"PHA tem uma implicância com o Palocci! E não explica por que. Será se Palocci é um desafeto dos financiadores de PHA? Dos melhores blogs (PHA, Viomundo, Nassif, etc.) o PHA é o único que, de vez em quando, tem um buraco negro de posturas não transparentes. Toma uma posição de repente e pumba, enfia goela abaixo dos leitores. Por que o Palocci é tão execrável, amigo? E a patuléia, que se acha tão inteligente, aplaude. Explique melhor, por favor."

ValmontRS

Azenha e Conceição, vocês realizam um trabalho incrível e nós temos q agradecer muito por tudo isto que nos proporcionam.
Acho importantíssima a proposta de mostrar o seu olhar sobre os fatos, destacando o que considera relevante e provocando os debates. Creio que esta é a essência do Viomundo.
Diante da pletora de informações, as pessoas ficam perdidas.
O trabalho do Viomundo, ao meu ver, tem sido o de destacar informações/análises (próprias ou de terceiros) e oferecer diretrizes para que as pessoas exerçam a crítica e elaborem sua própria visão de mundo. O resultado disto é uma admirável construção coletiva de consciência social e política que conduz as pessoas a posicionamentos coerentes e realizações concretas em suas vidas. Isto tem uma função transformadora, revolucionária.
O poder do blog é produzir a fagulha da reflexão crítica a partir da qual se constroem as visões próprias da realidade.
O movimento dos blogueiros é de natureza anárquica e deve preservar essa raiz.

carlos alberto dias

Azenha, pela SUA RETIDÃO MORAL,

Vc não precisa de fazer mais nada, pois já representa o tudo…

Como sugestão de pauta:

queria saber os nomes e as circunstâncias de todos os jornalistas/analistas que as "cabeças foram cortadas" por estarem com opiniões proprias ou por censura interna, tais como Heródoto Barbeiro, Maria Rita Kell etc.

    Rodrigo Carvalho

    Em termos estaduais, Minas Gerais tem muitos….cujas cabeças foram cortadas…

    Parabéns, Azenha!!!O BRasil precisa de uma imprensa verdadeira!!!

migueldorosario2

Olá Azenha, entendo você perfeitamente, inclusive esses cansaços absolutos e consumidores. A blogosfera é cansativa. Mesmo quando a gente não posta, cansa, porque a gente sente a cobrança, a vibração, e falo isso como blogueiro pequeno. Imagina você? E essa história dos blogueiros progressistas cria uma outra dimensão de exigências, problemas, vaidades, enfim, coisas próprias da organização. O lance mesmo é aproveitar a calmaria desse fim de ano, porque a pauleira vai recomeçar em 2011. Deixo um poema do Fernando Pessoa que fala justamente nesse cansaço intelectual profundo:

LIBERDADE

Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa…

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca…

Fernando Pessoa

Welington B

Azenha e Conçeição

nós é que agradeçemos a vcs, por nos proporcionar informações confiáveis e de caráter crítico. Descobri o "viomundo" por causa de um companheiro que é Jornalista e que falou-me sobre o trabalho que vcs e outros blogueiros faziam. Desde então, somos leitores ávidos deste e de outros blogs progressistas.

A luta agora em 2010 foi muito dura, e todos precisamos descansar. Mas, por favor, nobre blogueiros não nos deixe entregues à sanha pigueira ahahahaha!!!!

fiquei preocupado quando vc diz que o viomundo vai estar "sob nova direção" , o que isso segnifica???

forte abraço a vc e a Conceição e parabéns pelo excelente trabalho de formação e informação, significativo para tantos que fizeram a opção de sair da Matriz midiática alienante – o PIG.

CarlosAugustoPereira

Um grande jornalista.
Um exemplo de iniciativa. Um exemplo a ser seguido.
Respeito e admiração.
Azenha estou contigo

Midionauta

Vamos, Azenha!
:D

francisco.latorre

os egos explodindo.. cortaram seu barato?..

foi isso?..

..

Julio Cesar

Nós é que temos a agradecer!
Mas lamentamos sua saída da organização do segundo encontro!
Como sugestão de entrevistas para o Viomundo: tentem entrevistar, sempre que possível, os secretários-executivos dos respectivos Ministérios. Eles têm todos os dados e todos os movimentos mais recentes das suas áreas. Veja o Ministro da Previdência, Gabas, que era secretário-executivo. É um agente administrativo da Previdência que de lá entende tudo!
Grande abraço!

Vivi

Oi, Azenha. Adorei tudo o que você e a Conceição fizeram até agora e estou adorando o que vocês pretendem fazer daqui para a frente. Eu tenho uma sugestão de pauta. A Educação e a Saúde em São Paulo. Trabalho na área da Infância e Juventude e tenho presenciado barbaridades, tipo: milhares de crianças sem vagas nas escolas, com mães desesperadas, correndo de um lado para o outro sem resolver o problema (creche, então, nem se fala!); falta crônica de professores, ainda mais com as mudanças na lei que regula os professores substitutos; jovens analfabetos na 6a série; professores atribuindo notas altas a todos os alunos para terem acesso aos bonus salariais, diretores de escola que mandam as crianças de viatura policial para casa ou para a delegacia,etc. Na saúde, Caps coordenados por apadrinhados políticos, sem formação adequada (pode começar investigando na Lapa), psicólogos que fazem psicoterapias por apenas 2 meses, "para fazer a fila andar", falta de profissionais nas UBS e Amas, que são maquiadas e não atendem a população, remédios enviados de graça, cujos beneficiários tem que pagar o SEDEX, etc. E por aí vai… Assunto e absurdos não faltam!!! Nada a ver com aquelas campanhas milionárias da TV, aliás, um outro assunto interessante.
Lembrei de outra coisa: a CCR! Afinal quem são os donos dessa empresa e o que rola nos bastidores. E por que raios eles precisam fazer propaganda?

Fausto

Azenha, acho que você está no caminho certo. Hoje ao ler o seu conteúdo escrito penso: "o tempo passou depressa e esse Azenha é muito diferente daquele que conheci no Bauru Tênis Club há anos atrás.
Parabéns pelo blog, pela decisão, por sua importante participação na blogosfera e sua capacidade inovadora e pelo ano 2010.
Abraço.

tiago

Azenha, eu é que agradeço. 2010 foi um ano "libertador", saí da Matrix graças aos blogs. Os blogueiros foram heróicos nessa campanha eleitoral. Não sei o quanto tempo vocês ficaram conectados durante o ano, deve ter sido muito, sei lá. Você trabalha na Record e esse trabalho, por si só, já deve tomar tempo da família, do lazer, do simples "ficar sem fazer nada"… vocês chegam em casa ( ou postam do trabalho mesmo ) e ainda travam batalhas quixotescas desconstruindo as mentiras do PIG. Mas, pelo visto, você quer tomar outro rumo, estar no "meio" da notícia, pulsando. Descanse, pois o descanso é merecido e venha o que vier, partindo de um jornalista excelente como você, é de se esperar coisas boas. Eu, um quase formando em ciências sociais, que estava de saco cheio do conhecimento "livresco", "acadêmico" e sem contato com o mundo real, redescobri o sentido de ser de esquerda ou ser crítico sem dogmatismos, sem precisar arrotar chavões dos meus comparsas de curso. Redescobri a vida pulsante, o mundo real, graças aos blogs e ao jornalismo decente de vocês.
Agradeço muito pelo bendito dia que sem querer, cliquei num link do "viomundo".
Bom descanso (se você sair de férias já) e que venha 2011.
Abraço.

Beto Crispim

Tá louco Azenha? Da minha parte eu é que agradeço a você, a Conceição e depois a outros blogueiros "sujos", Confesso, "descobrir" a blogsfera lendo Viomundo, virei um leitor de carteirinha e passei a divulgá-lo. Já até me perguntaram quanto eu ganho pra divulgar Viomundo e eu responde, informação ´seria de altissima qualidade e um "puta" espaço de debate. O Viomundo é a página principal da minha net, só foi trocado pela página da Dilma durante a campanha. Quanto restante do seu texto, você e a Conceição Lemos tem juizo o bastante para tamar qualquer decisão. Grande abraço e vamos juntos nas batalhas que nos esperam.

Adilson

Azenha,

seja qual for o caminho de vocês, estarei sempre junto, acompanhando, opinando, sugerindo e divulgando..Boa sorte nos novos planos e um abraço na Conceição, uma pessoa especial.

Adilson

Lucas Cardoso

Espero que o movimento continue indo bem sem o apoio direto do Viomundo. De qualquer forma, estou ansioso para ver mais conteúdo próprio do site, já que sempre achei as analíses na seção "opinião do blog" as mais bem realizadas da internete.

flora

Ufa! quando comecei a ler achei que isso queria dizer que ia fechar o estabelecimento, ou abandonar o barco…pode não, exatamente porque as redações estão cada vez mais reacionárias, isso é tarefa para décadas de combate!
Idéias, quando a gente lança, não são mais nossas, ainda bem que muitos se apoderam das boas idéias.
Tudo bem que a união faz a força, no começo um pouco de organização pode ser importante para ajudar o bolo a crescer, mas depois, quem quiser é que fique com a organização, funde um partido, uma associação de moradores – sem menosprezar, mas escrever é tão melhor que organizar, ou mesmo liderar…

Ney Henrique

Prezado Azenha e Conceição Lemes…

O Vio o mundo é grande! O trabalho que vocês vêm fazendo é estupendo!

A idéia de um jornalismo colaborativo é a minha favorita também, mas pelo que eu entendi foi voto vencido no encontro dos blogueiros progressistas. De qq forma, democracia é isso, mas as suas vozes são importantes pra não deixar a idéia morrer.

No que me cabe, vou continuar a ler o viomundo várias vz por dia … e linkar os posts no meu perfil no facebook como faço há alguns meses.

Boas férias e boa sorte em 2011 …

CC.Brega.mim

essa é pra me desculpar…
(eu não sou uma que pensa e faz
mas que faz e pensa…

exagero
(nina léon

"só o exagero é verdadeiro
num mundo surdo"
"sou mesmo exagerado
adoro um amor inventado"

exagero sempre.
é delicioso
entregar-se
às palavras…
inebriar-se
de palavras

mas há dor
é o erro
ardor
sempre veloz
chega primeiro
já não tem como
apagá-lo
ignorá-lo

mas a dor
passou
passado

sigo adiante
exagerante

aprendo devagar
um pouquinho só de cada vez
e exagero certeiro

porque deixar
exagero
de exagerar
não prometo
e quando prometo
descumpro

me conheço
exagero

renato

Azenha
Quem tem que agradecer somos nós. Confesso que por ser de uma geração que só tinha contato com a mídia impressa, pouca atenção dava aos blogs. Mudei de opinião e hoje todos os dias leio artigos aqui postados. Faço comentários nem sempre felizes. Contudo procuro participar. Durante a campanha eleitoral compartilhei com muitos os temores de uma vitória do Nosferatu Paulistano. Ler os comentários de pessoas qualificadas dava alento e esperança. Continuarei acompanhando o Viamundo. Obrigado e um abraço.

Baixada Carioca

Eu fiquei um pouco preocupado porque acho que o Vi o Mundo tem muito a nos ensinar. Tem muitos blogueiros que estão na Academia fazendo jornalismo e tem um espelho neste e em outros blogs com jornalistas de grande senso crítico e capacidade intelectual.
Eu mesmo (Pedagogo) fiz vários artigos em que menciono o Vi o Mundo, sendo Azenha ou a Conceição os autores do texto, ou mesmo um outro autor que tenha sido postado aqui.
Independente das razões que os levaram à essa decisão, lamentamos, mas temos que aceitar sem abrir mão do prazer de vir aqui buscar informações acreditáveis. Se puder comentar, comentamos. Se não puder, lê-los já é um exercício prazeroso e confiável.
Sabe o que eu penso afinal? Estamos juntos!

Gerson Carneiro

Cansaço e estresse são normais depois de um ano intenso de trabalho. Nesse final de ano também tenho andado cansado e estressado. Nota-se nos meus comentários. Tenho sentado a púa.

Quanto a sugestãoes de pauta: tenho curiosidade de saber como andam as famílias vítimas da cratera do metrô, se foram indenizadas, até quando permaneceram morando em hotel?
Isto porque responsabilização e punição pelo desastr,e não houve.

Regina

Viomuundo é muito importante para vermos o mundo com outros olhos. Eu me sinto muito bem navegando e participando deste excelente e inspirador blog. Espero que ele tenha vida longa e eu darei a minha contribuição nesse sentido.
Como Azenha e Conceição são de uma geração e de uma opção com estofo, criticidade e experiência sabem muito bem que não é fácil a construção de movimentos, mas que eles são sempre muito importantes e é necessário que os mais conhecidos não se afastem.
Bom descanso parta um profícuo e bem sucedido 2011.

Leider_Lincoln

Uai, Azenha, vocês podem pensar em sugerir pautas também. Assim, eu tenho uma Sonyzinha vaga, uma Canon maltrapilha mas conheço a Margem da Estrada de Ferro. Quantos leitores você não tem nas mesmas condições? Decerto há de sair muita tosqueira, mas se ver que tem ouro, vocês garimpam… Tamoaí, né? =]

Gustavo Pamplona

Voce já tinha dito isto por aqui antes… bom.. eu lembro deste artigo de 04 de junho de 2009. (*)

[Pensar fora da caixa, sempre]
http://www.viomundo.com.br/arquivo/opiniao/pensar

Eu costumo dizer que nem penso fora da caixa mais… eu VIVO fora da caixa… há muito tempo!!!

E como você, meu caro Azenha, não tinha me respondido antes eu pergunto novamente (e tenho minhas dúvidas se vai me responder desta vez)

Devo continuar te provocando? (hahahahahahha) ;-) :-D :-P

(*) Vocês já sabem que sou leitor antigo do site, desde Jun/2007 e agora pergunto: Devo receber uma medalha por isto?

Gerson Carneiro

Agora estou triste.
Primeiro com o fato negativo ocorrido na blogosfera progressista essa semana; e agora com a notícia do afastamento do viomundo do comitê de organização do segundo encontro nacional de blogueiros.
Ando apreensivo quanto ao futuro da blogosfera progressista.

Reconheço que o esforço e energia desprendidos aqui durante a campanha eleitoral foram gigantes, posteriormente pecebi o cansaço pela quebra de ritmo na atualização dos textos e comentários, o que é algo absolutamente natural e compreensivo. O que exige merecidas férias.

Não entendi o "sob nova direção". Li o texto numa apreensão só. Cheguei a ficar com a boca seca. Achei que o viomundo fosse acabar. Poxa Azenhão, até pedi no texto da "pequenez humana" que não mudasse de rumo.

Não nos abandonem. Por favor.

"Pecado é provocar desejos e depois renunciar" – Soul Parsifal – Legião Urbana.

dukrai

krai, véi, até eu que não fiz nada estou morto de cansado.
Acho complicado substituir a "pegada" da meia dúzia que montou sozinha o Iº primeiro encontro pela força dos 300 dispersa nesse mundo de deus, mas navegar é preciso, coisa de muitas medidas e muitos instrumentos, entonces…
a idéia do portal era mais uma questão tática, de consolidar um avanço, caretão e centralizado, demais pra dinâmica dos blogueiros.
eu sou candidatíssimo a continuar com o meu honorável cargo de palpiteiro no Viomundo, mas duvido muitíssimo que saia coisa melhor porque senão já teria aparecido, mesmo assim conte com nóis.
abs

    Gerson Carneiro

    você não fez nada???
    só o trabalhão que deu pra mudar a foto do arubu rei para a do dukrai safari, posso dizer, na condição de baiano que sou, que eu já estaria morto.

    dukrai

    dukrai safari kkkkkkkkkkkkkk e mudei de tanto vc encher o saco

luiz mafra

Azenha, me tira uma dúvida, quer dizer que o blog vai ficar sem matérias?
E se a resposta for sim, até quando?

Elenice

Azenha e Conceição,

Gostaria de parabenizar e agradecer pelo brilhante e, imagino, exaustivo trabalho deste ano.
Quanto aos rumos traçados por vocês, espero que tenham imenso sucesso na empreitada.
Eu sou uma trabalhadora da educação e há muito acompanho o trabalho do Viomundo. A linha editorial(podemos tratar assim?) é admirável, pelos inúmeros colaboradores, de diversos matizes e tendências que abrigam no site.
Me orgulho, também, de ser uma grande divulgadora desse trabalho! Sinto-me lisongeada quando colegas de trabalho elogiam os textos que indico (sempre que posso faço uma seleção e envio via e-mail ou facebook.
Bem, já me estendi demais! Porém, acho muito importante que vcs saibam que vocês realizam um trabalho de grande valia para a informação, para despertar o debate, para avivar as mentes para novas ideias e opiniões no intuito de colaborar com a formação de um pensamento com unidade e coerência.
A minha expectativa é de que em 2011, continuemos "nos encontrando" todos os dias em busca de um mundo bem melhor!

Recebam meu abraço fraterno e… a luta continua(ahah)!

Elenice.

P.S.: Azenha, pare de fumar!!!

@teosalvador

azenha trocando em miudos e numa linguajem popular explica em poucas palavras o que vc quer! e o que sera do site daqui pra frente!!?
de ante-mão tem meu apoio pois sou seu fã. abraços

adhemar

azenha !!!! 2011 promete,embora o debate vai ser diferente,um olho no pig e a oposição,outro no governo,agora teremos de ter nosso lado total independencia somos brasil,um abraço,boas festas,2010 foi emocionante até hoje certamente termiara assim

Mira

Oi Azenha, só não entendi o 'sob nova direção'. Explica pra nós?
beijos e parabéns pelo trabalho

@gu_mendess

Azenha, antes de mais, obrigado você por esse site! Não costumo postar por aqui, nem nos outros, pq ja comprei boas brigas em Orkut, e acabei perdendo a vontade de debater via comentários.

Aliás, como disse no proprio site do Rodrigo Vianna, vocês, 'blogueiros progressistas' demonstram a mim que eu deveria realmente seguir uma faculdade de jornalismo [largando mão do q comecei]. Nesse sentido, mais um 'obrigado!'.

Eu vejo o site do Nassif [apesar de as vezes o layout de blog tradicional ser meio chato] como algo muito valioso, afinal, abrange varias coisas [apesar de as vezes deixar algumas coisas de fora, mas, paciencia…].

Acredito que a essa 'nova blogosfera' deveria investir não somente em dar 'um outro lado da realidade' no q tange o Poder e Etc. Mas em varios outros aspectos, e, pq nao, "comida" [como falou turmadazica].

Enfim… Tem tantas coisas novas por aí, coisas boas e excelentes e q nao necessariamente recebem uma 'benção' de criticos, especialistas, e nem aparecem em Veja-SP's, GNT e etc…

Bem, fica aí a sugestão… Abrir espaço para outros assuntos pode turbinar ainda mais o site que você criou.

Grande abraço!

Marcos Leonel

Meus parábens pela atuação deste site, é um dos meus favoritos.

Seger

É por aí o caminho, Azenha. Acho que essa é a tendência que vai guiar muitos outros blogueiros do grupo dos 'grandes'. Dessa forma também se abrirá espaço para que os mais novos repliquem a produção daqueles que têm maiores condições de produzir conteúdo.

Sobre a organizações vertical e horizontal, no caso da internet, uma não nega a outra. Como diria o Chavez, sobre organização vertical ou horizontal: "as duas coisas!"

Mira

Não entendi o "sob nova direção". Me explica? Beijos

Ronaldo

Azenha, te acompanho desde os tempos da Indy, quando você entrevistava os pilotos dos boxes, em plena corrida.

Onde você for, estarei te acompanhando.

Augusto

Eu sugiro fazermos um concurso com os leitores. Concurso é sempre legal.

Glecio_Tavares

Desde a eleição eu só estava lendo, comentei outro dia um post do Corinthians, mas também tinha me dado férias.
Uma coisa que notei é que por conta do formato da internet muitos blogs se repetem, por isso acho importantissima a decisão de ir atrás de conteúdo próprio. Gostaria de sugerir reportagens investigativas como aquela que a Conceição fez no caso da falta de desassoreamento do Rio Tiete, antes dos grandes alagamentos do Jardim Pantanal nós já distribuiamos a informação pelos nossos conhecidos. O viomundo tem um carater libertário e não deve ficar preso a nenhum formato especifico. Muito obrigado por ajudar a ampliar minha visão do mundo.

glaucocortez

Parabéns Azenha pelo belo trabalho na Blogosfera.
Abraços
Glauco Cortez – Educação Política

CC.Brega.mim

nossa, acho que eu não entendi muito bem o que aconteceu…
nem o que vai acontecer…
você queria a coperativa e os cúpulas não quiseram
aí você resolveu…
(pensei que você ia dizer
que ia fazer a coperativa independente deles)
…produzir conteúdo próprio e garantir a sua renda
consolidada…

e o que exatamente quer dizer
"já não é mais meu"?

    Luiz Carlos Azenha

    Renda consolidada? Você fica com ela, se achar alguma…

    marcio gaúcho

    Caro Azenha!
    É hora do merecido descanso ao guerreiro. Depois da batalha ganha, as honras. Esperaremos ansiosos pelas entrevistas e reportagens que com capricho e inteligência produz, juntamente com a sua equipe de trabalho.
    Parabéns pela coragem e devoção à causa nesse período tão conturbado!

    CC.Brega.mim

    foi mal…
    não é isso o que eu quis dizer…
    (desculpa, hein?)
    é que pesquei uma nuvem negra e assustei…

    foi por causa das reclamações do pessoal no grupo de e-mail?
    por causa da entrevista do lula?

    porque se for, talvez não fosse para tanto…
    quem participa quer opinar
    quando não dá fica contrariado…
    achei que a conversa até foi produtiva
    é uma interrogação – como vai funcionar?
    no caso da entrevista
    parece que funcionou…
    mas me pareceu que tinha mais coisa
    incomodando…
    sair assim?

    CC.Brega.mim

    pô, azenha
    faltou dizer que
    sou solidária
    completamente
    com suas posições.
    valeu!

turmadazica

Não se fala sobre comida… Vejasp e afim ainda s'ao a fonte mais confi[avel…

Deixe seu comentário

Leia também