Os aproveitadores da boa fé e da credulidade

Tempo de leitura: 4 min

ELEIÇÕES 2010 E OS APROVEITADORES DA BOA FÉ E DA CREDULIDADE EVANGÉLICA

Rev. Sandro Amadeu Cerveira (02/10/10)

do site da Segunda Igreja

Talvez eu tenha falhado como pastor nestas eleições. Digo isso porque estou com a impressão de ter feito pouco para desconstruir ou no pelo menos problematizar a onda de boataria e os posicionamentos “ungidos” de alguns caciques evangélicos. [1]

Talvez o mais grotesco tenham sido os emails e “vídeos” afirmando que votar em Dilma e no PT seria o mesmo que apoiar uma conspiração que mataria Dilma (por meios sobrenaturais) assim que fosse eleita e logo a seguir implantaria no Brasil uma ditadura comunista-luciferiana pelas mãos do filho de Michel Temer. Em outras o próprio Temer seria o satanista mor. Confesso que não respondi publicamente esse tipo de mensagem por acreditar que tamanha absurdo seria rejeitada pelo bom senso de meus irmãos evangélicos. Para além da “viagem” do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas para estas “notícias” deveria ter levado (acreditei) as pessoas de boa fé a pelo menos desconfiar destas graves acusações infundadas. [2]

A candidata Marina Silva, uma evangélica da Assembléia de Deus, até onde se sabe sem qualquer mancha em sua biografia, também não saiu ilesa. Várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um “candidato evangélico” a presidência da república simplesmente ignoraram esta assembleiana de longa data.

Como se não bastasse, Marina foi também acusada pelo pastor Silas Malafaia de ser “dissimulada”, “pior do que o ímpio” e defender, (segundo ele), um plebiscito sobre o aborto. Surpreende como um líder da inteligência de Malafaia declare seu apoio a Marina em um dia, mude de voto três dias depois e à apenas 6 dias das eleições desconheça as proposições de sua irmã na fé.

De fato Marina Silva afirmou (desde cedo na campanha, diga-se de passagem) que “casos de alta complexidade cultural, moral, social e espiritual como esses, (aborto e maconha) deveriam ser debatidos pela sociedade na forma de plebiscito” [3], mas de fato não disse que uma vez eleita ela convocaria esse plebiscito.

O mais surpreendentemente, porém foi o absoluto silêncio quanto ao candidato José Serra. O candidato tucano foi curiosamente poupado. Somente a campanha adversária lembrou que foi ele, Serra a trazer o aborto para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) [4]. Enquanto ministro da saúde o candidato do PSDB assinou em 1998 a norma técnica do SUS ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez [5]. Fiquei intrigado que nenhum colega pastor absolutamente contra o aborto tenha se dignado a me avisar desta “barbaridade”.

Também foi de estranhar que nenhum pastor preocupado com a legalização das drogas tenha disparado uma enxurrada de-mails alertando os evangélicos de que o presidente de honra do PSDB, e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso defenda a descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal [6].

Por fim nem Malafaia, nem os boateiros de plantão tiveram interesse em dar visibilidade a noticia veiculada pelo jornal a Folha de São Paulo (Edição eletrônica de 21/06/10) nos alertando para o fato de que “O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta segunda-feira ser a favor da união civil e da adoção de crianças por casais homossexuais.” [7]

Depois de tudo isso é razoável desconfiar que o problema não esteja realmente na posição que os candidatos tenham sobre o aborto, união civil e adoção de crianças por homossexuais ou ainda a descriminalização da maconha. Se o problema fosse realmente o comprometimento dos candidatos e seus partidos com as questões acima os líderes evangélicos que abominam estas propostas não teriam alternativa.

A única postura coerente seria então pregar o voto nulo, branco ou ainda a ausência justificada. Se tivessem realmente a coragem que aparentam em suas bravatas televisivas deveriam convocar um boicote às eleições. Um gigantesco protesto a-partidário denunciando o fato de que nenhum dos candidatos com chances de ser eleitos tenha realmente se comprometido de forma clara e inequívoca com os valores evangélicos. Fazer uma denuncia seletiva de quem esta comprometido com a “iniqüidade” é, no mínimo, desonesto.

Falar mal de candidato A e beneficiar B por tabela (sendo que B está igualmente comprometido com os mesmo “problemas”) é muito fácil. Difícil é se arriscar num ato conseqüente de desobediência civil como fez Luther King quando entendeu que as leis de seu país eram iníquas.

Termino dizendo que não deixarei de votar nestas eleições.

Não o farei por ter alguma esperança de que o Estado brasileiro transforme nossos costumes e percepções morais em lei criminalizando o que consideramos pecado. Aliás tenho verdadeiro pavor de abrir esse precedente.

Não o farei porque acredite que a pessoa em quem votarei seja católica, cristã ou evangélica e isso vá “abençoar” o Brasil. Sei, como lembrou o apóstolo Paulo, que se agisse assim teria de sair do mundo.

Votarei consciente de que os temas aqui mencionados (união civil de pessoas do mesmo sexo, descriminalização do aborto, descriminalização de algumas drogas entre outras polêmicas) não serão resolvidos pelo presidente ou presidenta da república. Como qualquer pessoa informada sobre o tema, sei que assuntos assim devem ser discutidos pela sociedade civil, pelo legislativo e eventualmente pelo judiciário (como foi o caso da lei de biossegurança) [8] com serenidade e racionalidade.

Votarei na pessoa que acredito representa o melhor projeto político para o Brasil levando em conta outras questões (aparentemente esquecidas pelos lideres evangélicos presentes na mídia) tais como distribuição de renda, justiça social, direitos humanos, tratamento digno para os profissionais da educação, entre outros temas. (Ver Mateus 25: 31-46) Estas questões até podem não interessar aos líderes evangélicos e cristãos em geral que já ascenderam à classe média alta, mas certamente tem toda a relevância para nossos irmãos mais pobres.

NOTAS

[1] As afirmações que faço ao longo deste texto estão baseadas em informações públicas e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação. Apresento os links dos jornais e documentos utilizados para verificação.

[2] http://www.hospitaldalma.com/2010/07/o-cristao-verdadeiro-nao-deve-votar-na.html

[3] http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/marina+rebate+declaracoes+de+pastor+evangelico+silas+malafaia/n1237789584105.html. Ver também http://www1.folha.uol.com.br/poder/805644-lider-evangelico-ataca-marina-e-anuncia-apoio-a-serra.shtml

[4] http://blogdadilma.blog.br/2010/09/serra-e-o-unico-candidato-que-ja-assinou-ordens-para-fazer-abortos-quando-ministro-da-saude-2.html

[5] http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

[6] http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=856843&tit=FHC-e-intelectuais-pedem-legalizacao-da-maconha

[7] http://www1.folha.uol.com.br/poder/754484-serra-se-diz-a-favor-da-uniao-civil-e-da-adocao-de-criancas-por-gays.shtml

[8] http://www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=206

Como nossa página não oferece o recurso de postar comentário diretamente nesta parte convido aos que desejarem faze-lo a enviar um email para [email protected] em nome do Rev. Sandro que publicaremos com prazer.

Fonte: Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jucanapoleão

Tudo por interesses, Valter Pinheiro (13 PT (Ba) – Evangélico ), eleito senador, João Henrique (Evangélico), seu vice me parece ser do candomble. (7) ESSE MALAFAIA É UM TENDENCIOSO.

luciana

Lindo Texto, peço permissão para copiar e divulgar.
Luciana

palmo fidelis

Ótimo, Rev. Sandro Amadeu( ou AmaDeus?)! Sou católico Apostólico convicto, embora Relaxado, mas confesso que fiquei maravilhado com seu artigo. Quantoi ao Malafaia, entendo que é um grande orador, mas também um grande embusteiro, impostor. Se no início assistia suas pregaçoes, hoje detesto-as, porque se acha o dono da verdade, quando na realidade é um grande enganador. Quanto ao aborto, sou totalmente contra, mesmo em caso de estupro. No entanto, a Dillma nunca afirmou ser abortista, disse apenas que é uma questão de saúde pública, e vai fazer de tudo para que isso não aconteça. Agora no segundo turno, a verdade vai aparecer. No primeiro, na Band, a Dilma engoliu o Serra. Se há gente maldosa espalhando boatos contra Ela, vão até dizer que foi culpada de ter afundado o TITANIC, agora no segundo turno certamente vai afundar o SERRANIC!

    Luciane

    Eleição, Política Econômica, Política Social, Desigualdade e Aborto. Veja no link o que penso sobre isso de forma bem aberta. http://energiaesustentabilidade.ning.com/profiles

    Infelizmente nossa população discute política sem nenhuma base teórica ainda, porque não faz parte da nossa educação fundamental pensar em como se deu a construção política no nosso país. A educação formal é meramente a reprodução do sistema atual (segundo Bourdieu in Barros).

    Modelos Econômicos
    Precisamos ver o que está realmente em jogo aqui: trata-se de uma discussão econômica, meramente econômica, para os defensores da vertente liberal, onde os mercados se regulam entre si a partir da relação oferta x demanda. A vertente do Estado Mínimo, no qual ao Estado cabe apenas aquilo que não é interessante para o mercado.

César

que vergonha heim se de repente eu falasse mal só da Dilma meu comentário não iria ser postado ¬¬ mas enfim eu não gosto de nenhum dos 2 mesmo =P

César

Falando aqui votei Marina na esperança de haver um segundo turno com ela eu temia muito um seg turno DIlma x Serra agora estamos em um mato sem cachorro só sei que PNDH vem desde o governo itamar e no FHC foi aprovado o PNDH 2 então não é apenas 1 partido que está por traz do PNDH e sim vários os 2 candidatos são podres e o voto nulo não elimina esses candidados eu não vou compactuar com isso já me decidi votarei nulo como protesto.

THIAGO

SERÁ QUE NINGUÉM VÊ O QUE ESTÁ ACONTECENDO ???????????? VEJAM:
http://arazaoporopcao.blogspot.com/2010/10/o-ovo-

CADE OS INTELECTUAIS DESSE PAÍS ??????? ACIMA DAS ELEIÇÕES E INDEPENDENTE DO QUE OCORRER TUDO ISSO É MUITO MAIS SÉRIO DO QUE ESTÁ SENDO DITO.

Maria Eduarda

Parabéns, pastor. Sou católica e abominei o fqnatismo religioso tenato em católicos como em evangélicos. Os argumentos desse grupo fasnático provam que não há mais argumentos racionais contra a dilma …. Resolveram apelar. Lamentável. A Conferência nacional dos Bispos do brasil (CNBB) já se posicionaou contra essa situação entre os católicos; a direção da canção nova também já se posicionaou. PT ganhou o direito de respota ao padre que foi agressivo em sua homilia. Vez por outra, a lei funciona …. Porém, melhor que esperar a lei, são estas manifestações que estou lendo: o seu artigo e os depoimentos. Isto é politização do povo. Parabéns, pastor. Deus o abençoe e abençoe a todos nós iluminando o voto consciente do povo brasileiro no dia 31 de outubro. Lamento que 50.6% dos paulistas não perceberam o descalabro que tem sido estes últimos 16 anos no estado de S. Paulo, principalmente na educação e saúde. Maria Eduarda, professora aposentada. S. Paulo.

ricardo silveira

E aí seu Reverendo, o senhor vai dizer no seu culto que os padres, pastores, bispos, a mulher do Serra, o vice do Serra, que disseram mentiras sobre a candidata Dilma são vigaristas que querem enganar os cristão? Se não disser isso no seu culto trata-se apenas de limpar um pouco a barra das igrejas sujas que existem impunemente para ganhar dinheiro e enganar a população.

Cristão Coerente

Como CRISTÃO COERENTE, acredito no DIREITO INCONDICIONAL À VIDA.

ABORTO, em qualquer circunstância, é ASSASSINATO.

Se a mulher concebeu, mesmo que tenha sido estuprada, a CRIANCINHA É INOCENTE. Deus quis que ela viesse ao mundo.
Ir contra a vontade de Deus é PECADO.

Se a gestação põe a vida da mãe em risco, uma VERDADEIRA CRISTÃ PREFERE MORRER a ASSASSINAR UMA CRIANCINHA INDEFESA.

Como cristão coerente, estou pregando o VOTO NULO.

Dilma é comunista, e a favor da liberação do aborto.

Serra assinou portaria implantando o aborto no SUS.

Ele diz que só cumpriu a lei. Mas este é o argumento de Pilates! Um verdadeiro cristão preferiria pedir exoneração do cargo, e se preciso, até morrer, a ASSINAR UMA LEI ASSASSINA.

SERRA TEM AS MÃOS SUJAS DO SANGUE DE CRIANCINHAS INOCENTES!

VOTE NULO!!!!

    Jair de Souza

    Acho que você pode ser qualquer coisa, menos cristão!

    Ismael

    Caro Cristão Coerente.
    Nesse caso você quer nos dizer que Deus mandou um facínora qualquer estuprar uma mulher para gerar um filho e que essa mulher para Deus não tem a menor importância. Vamos deixar nascer, mas preservar a vida não precisa não é mesmo? Só tenho uma coisa a dizer: Deus me livre de sua coerência.

    Luciane

    Meu irmão, também sou cristã e para minha religião tem um caráter pior ainda, porque sou espirita e sei da reencarnação, portanto um aborto tem consequências para além do individuo que vai por esse caminho. Vamos pensar o que Jesus diria, o que Jesus faria? Condenaria nossos irmãos? Não estamos falando de legalizar o Aborto, mas de descriminalizar, para que possamos levar mulheres que abortam para um hospital e não para uma delegacia. Veja mais em: http://energiaesustentabilidade.ning.com/profiles

    Keila

    Cristão coerente,
    devo lembrá-lo q a mesma Bíblia q fala s o amor de Jesus, traz no Velho Testamento na Lei q em caso de estupro não só a criancinha inocente deveria morrer, mas a mãe deveria ser apedrejada até a morte. A criancinha inocente q crescesse e se tornasse um desobediente contumaz, deveria ser levada pelos pais p ser apedrejado pelas pessoas da cidade. Sem contar c as criancinhas inocentes q morreram por causa do nascimento de Jesus (Herodes mandou matar tds os meninos c menos de 2 anos). Deus
    teve o comportamento de um comunista qd fez as Leis ou qd permitiu a morte dos inocentes? Como vc se sente qd se depara c fatos históricos onde crianças foram privadas dos seus pais por causa do " combate ao comunismo", essas são mortes justas ? Como vc diz q crê em algo q não conhece, vá ler a Bíblia e ter sua mente renovada e deixe de propagar preconceito e maldade em nome de Deus. A propósito o nome é PILATOS, vai se informa, (pilates é método de correção postural)

    Oseia

    Esse cristão coerente, gostaria de vê-lo, se, sendo vítima de tentativa de assassinato, em nome da fé cristã, renunciaria ao direito de legítima defesa.Além de tudo, extremamente mal informado. Desde 1940, em dois casos, é permitido o aborto no Brasil: estupro e risco de vida.
    Além do mais, o Brasil é uma república democrática, não uma teocracia.

    Rita

    Caro amigo,
    Tá na hora de abrir a sua cabecinha! Não coloque Deus nessa conversa, pois, ninguem em sã consciencia vai ter um filho de um estrupador!
    Imagine isso acontecendo na sua familia?
    Pimenta no olho do outro é refresco!
    Só quem já passou por uma situação como essa pode falar… Julgar é muito facil!
    Diga não a esse puritanismo hipócrita!

Cacilda

Rev Sandro fiquei imensamente feliz com a sua postura , sempre comento sobre as políticas públicas destes 8 anos de governo do PT e que nunca tinha ouvido pastores ou padres defendendo as ( também são príncipios cristãos e cadê esses pastores e padres tão preocupados como estamos vendo agora para defendê las ???? porque será que se omitiram??? porque será que agora estão tão empenhados nessa questão do aborto e do homossexulismo??? e porque uma lei que já existe sobre o aborto não é questionada por eles ??? será que é porque é de um candidato do PSDB,( José Serra) que eles se calaram??? uma vez que uma vida foi gerada ela já existe e porque pode ser descartada até o 5º mês sem nenhum questionamento pelos defensores da VIDA!!! essa é a grande pergunta . PORQUE??? . Nunca vi coisa igual já estavamos acostumados com o que faziam com o presidente LULA em suas campanhas , mas desta vez tomou dimensões assustadoras.As grandes oligarquis que sempre dominaram o país estão realmente desesperadas. Rev, por favor encontre uma forma de levar a um número maior de pessoas esta postura sua de defesa da candidata Dilma para evitar que o Brasil retroceda.

Junior

Sou evangélico presbiteriano a mais de 10 anos, porém nao cometo o erro de pensar que candidato A ou B será melhor para os "assuntos" dos evangélicos, presidente é uma cargo público e deve ser pensando visando a sociedade e nao grupo A ou B.

JOSE RAIMUNDO

Azenha, por favor, você como jornalista renomado que certamente conhece pessoas no governo Lula e na campanha de Dilma, queira dar sugestão a essa gente para incorporar muito do que a se posta aqui de positivo sobre materia acima, do pastor. Por exemplo, incluir depoimentos de pastores, padres serios e gente como o pastor Cerveira para dar depoimentos em seus programa eleitorasl. Precisamos enfrentar essa onda cde terror. Afinal, vamos deixar que o pré-64 venha a se repetir?

Elineuza

Azenha,
Tô muito preocupada… achei o programa da Dilma muito aquém do esperado. Muito fraco!
Achei que ia mudar, ser mais agressivo. Mais claro nas comparações e falar a língua do povo.
Sei não…

Adriana

Coerência!
Verdade!
Inteligência!
Sabedoria!

elianaazevedo

SOCORRO! Quem é o padre José Augusto Souza Moreira? Insano? Jesus, ouvi no you tube tanta bobajada, tanto medo, tanta boataria que nunca pensei pudesse existir dentro da igreja católica?
Alguém faça alguma coisa pq esse padre enlouqueceu! Está surtado! Está insunuando que o PT vai mandar matá-lo!!
Gente, o que é que é isso???
Tem vaga pro padre num bom hospital psiquiátrico? Ele está precisando urgentemente.
Até eu surtei!
Ele falou pela tv Nova Canção. (Acho q é isso). Por favor, alguém dá uma consulta psiquiátrica para esse padre, já!

O_Brasileiro

Fizeram o Lula brigar com a imprensa, e agora querem fazê-lo brigar com as igrejas!

monge scéptico

O Reverendo. discorre sobre assunto que nós já tratamos pela rede. Considerar malafaia
inteligente, é bonomia de um crente; bonomia e comiseração.O malafaia é um pequeno
orador estentórico a la HITLER, que de tanto mentir,passou a acredita rinclusive que tem
poderes é justo etc. Não tem importância embora incomode
Religião, aborto, são assuntos, cuja abrangência deve ser discutida aparte cada caso.
O que interessa, é a reconstrução do país, que está em marcha, com o trabalho para mino-
-rar as fomes e carência de um país continental, oque não pode ser feito da noite para o dia.
O que pode ser feito está sendo feito e com celeridade, necessária para queimar etapas e
chegar com justiça aos mais carentes. Os religiosos são cego para isso, se auto denominam
os salvos e, restoé reto. Há exceções. É IMPRESSIONANTE!!

JC Tavares

Estão desviando o fOCO com todo esse TROLOLO…..

Edmilson

Não tenho ainda posição definida quanto ao aborto. Mas, mesmo em casos de estupro, fazer aborto no 5º mês de gravidez não é um exagero? Não sei se com 2 meses, por exemplo, seria um tempo razoável de gestação, mas cinco tenho quase certeza que é um absurdo. Neste estágio, o feto já está quase completamente formado. (Será que foi pensando nisso que a Dona Serra falou em "matar criancinhas"?)

    Medrah

    Aborto de jeito nenhum… em caso de estupro, a mae deve ser conscientizada que dessa criança ela tem a metade, ou mais, visto que carrega dentro de si… Se não quiser, o governo tem dinheiro e condições de criar, ou então, alguem de bom coração adotar, matar nunca… O aborto no Brasil é caso de policia pelas leis de 1.940… mas acontece a todo o momento… vai prender essas mães? As vezes são adolescentes, crianças ainda, que o fazem… depois do aborto feito, as escondidas ou por mãos de médicos aéticos vamos prender essas mães/crianças? Temos que cuidar delas, dar assistencia médica…
    Eu sou espirita, muito estudei e ainda estudo, mas gostei do amigo pastor… coerente, consegue sair da zona do fanatismo religioso e usar a razão coerente. Muito bem Sr Pastor… os fieis de sua igreja estão com muita sorte…

Baixada Carioca

Eu só não entendo porque o marqueteiro da Dilma não pensou em pegar o depoimento dessas pessoas (Edir Macedo, Manoel Ferreira, Amadeu Cerveira e outros) para desconstruir o discurso demotucano!…]

O deus a quem malafaia serve até o diabo o adora!

ODEMAR LEOTTI

http://www.youtube.com/watch?v=RrNqGqoXtMQ

TO COM MEDO Resposta à Regina Duarte e um alerta para os que se deixam levar pelo medo.

Urbano

Essa história de boa fé e credulidade só para as vilanias não dá para engolir não. Está mais para fé púnica e cretinice.

rubem

Parabens Pastor,
Sei que igual a voçe ainda há muitos pastores sensatos e éticos que não utilizam o pupito da igreja para fazer " "politicagem barata", sempre beneficiando candidatos da elite .

Mauro A. Silva

Imagine que não exista paraíso, nem inferno e nem religião…
Publicado em 8 08UTC outubro 08UTC 2010 por Mauro A. Silva
[youtube dsQozKh5WQs http://www.youtube.com/watch?v=dsQozKh5WQs youtube]
Não se iludam sobre a “onda religiosa” neste segundo turno da eleição para presidente. A questão não é de fé, mas de Poder.
Vejam duas notícias sobre casos recentes acontecidos em escolas:
– Menino de 9 anos morre baleado dentro de escola em Embu.
– Menina é agredida na escola pelos coleguinhas, porque seus pais vão votar em Dilma.
A imprensa fez pouco alarde sobre um fator preocupante: estas duas escolas são particulares e têm orientação religiosa: a primeira é “adventista”, e a segunda é “católica”…
Não demorou a aparecer gente culpando os pais e as próprias crianças… e livrar a escolas de suas responsabilidades…

Estes são apenas uns dos muitos exemplos a demonstrar que um “ambiente religioso” não é garantia de paz e nem de maior tolerância… Muito pelo contrário: é muito comum encontrarmos a intolerância e o preconceito contra pessoas e costumes diversos dos praticados pelos dirigentes destes estabelecimentos ditos educacionais…

Voltanto à questão eleitoral, não tenho dúvidas em afirmar que a “onda religiosa” nada tem a ver com a moralidade ou com questões polêmicas: aborto, homossexualidade, “casamento gay” etc (esses temas são do Poder Legislativo)… A questão essencial é identificar e denunciar a chantagem que está sendo feita contra os candidatos. Não será surpresa se algum fanático religioso exigir que os candidatos assuma o compromisso público de colocar o ensino religioso nas escolas públicas, pagando “padres” e “pastores” com o nosso diheiro público para catequizar nossas crianças!!!

    jucanapoleão

    PARECE QUE NOSSO PAÍS ESTÁ NO ADVENDO DE UMA GUERRA SANTA!
    ENCABULA-ME QUE ESSE SENHORES, EVANGÉLICOS E CATÓLICOS ACUMULAM BENS… … JESUS CRISTO PREGOU O DESAPEGO POR BENS MATERIAIS! TUDO EM NOME DE JESUS…

Mário Silva

Excelente texto. Precisamos mais da atuação do Pastor. Parabens!

elianaazevedo

Oi,Azenha! Estranho, mas esses dias comecei a relembrar do filme "O Código da Vinci" que trata das relações de poder da Opus Dei no mundo todo, em especial com a Igreja Católica. E como a Igreja Católica tolera a existência e a truculência de uma organização terrorista como a Opus Dei. Como tenho muito medo das ditaduras e de todos aqueles que nos tiram a liberdade, seja ela de expressão ou de ação, fico sinceramente constrangida e entristecida em ver que, no Brasil somente uns poucos religiosos estão compreendendo o que a candidatura Dilma representa. Estaríamos na filial da Opus Dei? Ora os fundamentalistas evangélicos demonizam a Dilma, ora os católicos pregam pelo Brasil que ela é assassina de criancinhas. Este é um país laico? Ou a ignorância e o preconceito gerados, estranhamente pelas religiões, vão nos conduzir à ditadura de direita, com Deus, pela Família…. Chega disso! Não se trata de religião, isso nem deveria ser assunto de eleição.Trata-se de ignorância e mau-caratismo de alguns líderes religiosos (de ambos os credos) que querem demonizar uns em prol de outros.

    Rita

    Concordo Eliana. O que estáprevalecendo é a ignorância e a hipocrisia. Essa "família" não admite a Dilma, mas aceita fhc ter um filho bastardo (contra os pricípios cristãos) que assumiu depois de 18 anos. Muitas das mulherers das famílias desse religiosos já fizeram aborto (conheço casos). Religião não deve se misturar com política.

Alberto

Parabéns! É importante fazer o contraponto evangélico das posturas neoliberais travestidas de fundamentalistas da candidatura tucana. Nem todos os evangélicos se deixam levar por tamanha manipulação. Há evangélicos progressistas que estão apoiando Dilma desde o primeiro turno (como apoiaram Lula em 1989).

Marvim Leite

Alguém com discernimento, ufa!

Deixe seu comentário

Leia também