Obama faz defesa do Estado laico

Tempo de leitura: < 1 min

Sugestão da jornalista Leneide Duarte-Plon, de Paris

Um  discurso inteligente, memorável, que enfrenta os fundamentalistas retrógrados com a razão.  A mil léguas do primarismo do tosco George Bush. Um discurso que certamente  há de perdurar.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Renata

Não concordo com os comentários do Obama a respeito da igreja, pois, sem ela o mundo estaria perdido. Este presidente americano quer mesmo é criar uma Nova Ordem Mundial, com uma única moeda e ainda com um chip para sermos vistos e controlado o tempo todo. Devemos ficar atentos, pois, maior potência, sempre destuiu várias nações e países, em busca dos seus interesses.

    anonimo

    hahahahah, cala boca, George Bush!

    Eduardo

    Moça
    Voce não entendeu nada … ou não quer entender. Você está inaugurando um tipo de "militância": faz uma crítica conservadora com argumento progressista. E não consegue sequer entender o debate norte americano. Por favor …

echofloripa

No entando, as pessoas que estão por trás do Obama, assim como Bush e quase todos os outros presidentes americanos, são adeptas do ocultismo e luciferianismo. Até nossa cara presidente faz parte deste mesmo grupo:
http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/10/dilm

    Eduardo

    Meu "amigo"
    A combinação de obscurantismo com limitação intelectual faz mal a saúde.

Carlos Eduardo

Obama, que é protestante, esta fazendo esse discurso em uma igreja protestante. O que mostra que mesmo defendendo um estado Laico ele não defende um estado ATEU.
E sobre isso tem um bom artigo que fala sobre essa questão de misturar religião com política.O texto mostra o que um site evangélico progressista pensa sobre isso, e é muito legal:
http://blogdofabianocaldas.blogspot.com/2010/11/e

.

    ratusnatus

    Ele é católico.

    Eduardo

    As religiões devem estar onde de nunca deviam ter saído .. na esfera privada, das crenças, deixando o espaço público ao debate laico e informado. Por isso "site evangélico progressista" é algo desnecessário. Site evangélico deve cuidar das crenças de seu autor, não impor sua opinião à blogsfera como depositário de valores morais "adequados" e recomendando agenda de debate. Não devem ser do interesse geral opiniões de católicos, evangélicos ou qualquer outra manifestação de crença transcendente. Estas opiniões devem interessar apenas a seus autores e seus amigos. Saramago, uma vez, chamou de "fator deus" o que aconteceu, por exemplo, no 11 de setembro. Na eleiç!ao brasileira o fator deus regrediu em cem anos o debate público.

Marcia Costa

Pena que vimos este vídeo agora….

Zilda

Mas é tão atual – principalmente depois do espetáculo de obscurantismo que foi a campanha de José Serra – que nos dá elementos para combater idéias e preconceitos religiosos em ambientes que não sejam de crença religiosa. Um discurso nesse nível não é datado, portanto não envelhece.

JOSÉ ANTÔNIO

Durante algum tempo discordei do prêmio nobel da paz, dado ao Presidende Obama, depois desse vídeo, devo confessar que acho que conhecia pouco desse líder. Não é todo dia, que se tem a chance de vê e ouvir palavras tão humanas saindo da boca de tão grande lider. Devemos e temos a obrigação de dar uma chance ao entendimento, à negociação. Cristo foi crucificado por discordar veementemente das leis religiosas da sua época e parece que pouco aprendemos com a sua morte… É hora de caminharmos juntos, como seres humanos, independente de credo religioso ou de ateísmo. Chega de apartheid. A hora é de entendimento, de aceitação, de respeito e de amor verdadeiro pelo próximo.

Carlos Morelli

Gostei demais.Todos os governos deveriam serem laicos. Todos os paises deveriam serem laicos. Acredito que todas as pessoas, grupos, etnias deveriam serem laicos. Ser laico é ter respeito pela religião dos outros. É isso ou estou enganado?
Quando é que o respeito é ou foi ruim. Respeito vem antes do amor que é digamos; sublime.

Cris

Obama, com a desculpa de que defende um Estado laico, na verdade contribui com o sonho da elite global da qual faz parte. Eles anseiam pela nova ordem mundial, exaltada por Bush pai em seus discursos. Um governo global em que haveria uma só moeda, nenhuma religião e um governo mundial único, obviamente liderado pelos EUA.
O jornalista americano Alex Jones expôs tudo isso em seus canais na internet e está sendo perseguido.
Acessem: http://www.anovaordemmundial.com onde encontrarão algumas matérias a respeito.

Pedro Soto

Maravilha de discurso para alguém que está exercendo o cargo de presidente do país mais poderoso do mundo.
Eu sou católico e acredito piamente no Sermão da Montanha mas entendo que os não cristãos não sejam obrigados a acreditar também.
Esse discurso teria que ser esfregado na cara dessa direitalha doentia que existe no Brasil.

Janes Rodriguez

A religião é assunto privativo. O EStado não deve ser contaminado pela superstição e pela crendice. quem quiser acreditar nas pregações religiosas, e jogar fora a ciência para acreditar que nasce chifre em cabeça de gente, que gente vira bicho e sai a berber sangue em algumas noites (sempre à noite!), que a Maria pariu e seguiu virgem, e outras coisas, tudo bem Só não é admissível querer que o EStado se paute pela negação da ciência, da razão, da sanidade mental. Nunca vi as religiões construírem boas coisas para a humanidade. Menos ainda a instituições empresariais e as teologias da prosperidade, do dinheiro e da submissão total.

isaias

Deviam mandar este video pro serra , o bispo de guarulhos e o papa.Mas por outro lado os democratas demonstram mais uma vez progressistas na política interna dos EUA e reacionáros ,quando se trata de América Latina e o terceiro mundo, tendo em vista a reunião da secretária de Estado americano do governo Obama com o os consules ameriacanos no Brasil ,e que indicou o ex subsecretário para assuntos do hemisfério ocidental ,e que acabou por dar apoio a candidatura de Serra , e a elementos de extrema direita tanto religiosa quanto militar .

nadiê rodrigues

O americano tem na sua história a pecha que que se não gosta do Presidente assassina-o. No caso de Obama, resolveram matá-lo em vida, embora poucos posam duvidar da fúria de alguns por ele ser negro, por cima descendente de mulçumanos. Coisa parecida se deu aqui, com um presidente de origem pobre, semi-analfa. A diferença entre ambos está na inteligência de Lula, que é quase um gênio em política.

Luís Felipe

Não gostei desse pronunciamento de Obama. Ele poderia ter sido mais comedido e menos ofensivo às religiões. Ele acabou por insultar diversas correntes de cristianismo, antes de defender o Estado Laico. Ele poderia simplesmente falar que como temos pessoas de várias crenças, o Estado não pode adotar uma em detrimento de outra.

Insultando as religiões da forma como ele fez, é dar um tiro no pé. Após esse discurso, sua aprovação deve ter diminuído ainda mais. Só os ateus e agnósticos devem ter gostado.

Talvez essa sua postura seja falta de jogo de cintura brasileiro.

    Exilado

    Amigo,
    eu se fosse o Obama, teria sido mai enfático, pois conviver com a "teologia" protestante é o fim da picada. Quer um exemplo? Abaixo, cópia de um instituto da confissão de Westminster: "III. Pelo decreto de Deus e para manifestação da sua glória, alguns homens e alguns anjos são predestinados para a vida eterna e outros preordenados para a morte eterna." Se você consegue dormir com este barulho (é claro, você achando que ele está certo com a toda a exclusão que alimenta…), acho que após o que aconteceu nos EUA o Presidente Obama não consegue dormir. Acho que ele foi iluminado pelo Espírito de Sabedoria, e começa a discernir a verdadeira causa das desigualdades tanto nos EUA como no mundo: os ricos parecem achar que são predestinados a salvação e os demais… bem os demais somente provam a "majestade do deus calvinista". Esse é o ponto chave da "singularidade" que os EUA são: predestinados a salvação. Só que agora lá também tem pobres, então estão, desculpe-me a paródia, estão"reformando" sua fé…… Neste caso, a desaprovação dele pelos seus cidadãos QUE não fazem esta reflexão, é um trofeu que deve ser guardado com muito carinho. Quanto a falta de jogo de cintura, isso cheira muito a hipocrisia…..

David R. da Silva

Que o Zepedágio e asceclas vejam o vídeo. de Belo horizonte.

Nilva

Como diria a tal de "fessora" de Direito : Estado laico não é Estado Ateu..kkkkk Eu jurava que ser ateu era qualidade de ser humano, não de instituição…kkkk, pois instituição não tem foro íntimo…kkkkk

Yes we créu !!!

Na verdade, Obama enfrenta um problema quase sem solucao. A maior parte dos americanos deseja uma melhora no sistema de saude, mas nao confia no plano do governo. Eles querem pleno emprego, mas sem que o governo gaste com estimulo a economia. Eles tambem querem melhores escolas, estradas, seguranca, etc, mas sao contrarios a qualquer aumento nos impostos. Assim, quem consegue governar?

    Grillo

    Simples: é só caguetar quais os adoradores da Ku Klux Klan que destruiram tudo isso que o povo americano(agora) exige! Este filme também foi exibido ao longo de meses no maior cinema do Hemisfério Sul..

1984.2

Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

Rafael Andrade

Tenho a impressão de que o povo americano está vivendo um momento em que não sabe exatamente para onde ir, após décadas de ufanismo exacerbado me parece que hoje estão experimentando o rescaldo da saturação.

Helio Jacinto

A antiguidade do vídeo,não diminui sua atualidade.
Este vídeo ,deveria ser enviado ao Bispo de Guarulhos Dom Bergonzini,também ao Pastor Silas Malafaia.

    Baixada Carioca

    Mas mostra a contradição dos homens quanto aspiram o poder e quando o exercem. Obama esqueceu dos discursos que fez para ser eleito e pode não se reeleger. É viver e ver.

rogério

Talvez os responsáveis pela campanha da oposição devessem assistir esse discurso e refletir um pouco.

William Aguiar

Seja lá de que tempo for… é bom demais.

Mila

Mais antigo sim, mas nem por isto menos contundente. Uma beleza de articulação, já mandei o link para muita gente e continuarei a fazê-lo.

Augusto

Azenha, desculpe discordar desta vez, mas, francamente, em termos de mediocridade, eu não vejo diferença alguma entre Bush e Obama. Acho este último, inclusive, até mais medíocre que o primeiro. Governar é mais do que fazer discurso. Obama não sabe se apóia o povo ou se apóia Wall Street… Bush, pelo menos, nunca teve essa dúvida e fez um governo coerente com sua estupidez. Eu aposto que Obama não será reeleito e não será por falta de motivos.

    Paulo

    Grande parte daqueles que tem poder usam seus discursos para exprimir as diretrizes de seu pensamento e governo. Obama, ateh o momento, nao passa de um enrolador. Escolheu os falcoes de Bush, apoiou e forneceu dinheiro para o mercado financeiro que especulou e colocou os EUA em uma de suas maiores crises, aumentou as tropas no Afeganistao e aumento de bombardeio de alvos civis no Paquistao. A medio e longo prazo eles vao pagar a conta.
    A nao ser pelas vitimas inocentes de sua bombas eu acho otimo: que se explodam

wsouza

Obama e apenas o showman dos capitalistas que ja nao precisam mais dele e o abandonaram!

Guilherme

Azenha, na verdade este vídeo é mais antigo – é antes inclusive da eleição do Obama.

    Conceição Lemes

    Obrigada, Guilherme. abs

Deixe seu comentário

Leia também