O racha no Ministério da Cultura

Tempo de leitura: 3 min

Racha agita área de direitos do Minc

Servidores ameaçam demitir-se em protesto contra saída de Marcos Souza, da direção de Direitos Intelectuais

01 de março de 2011 | 0h 00

Jotabê Medeiros – O Estado de S.Paulo

Um racha atingiu ontem a Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura em Brasília. A internet foi tomada com diversas manifestações de protesto pela exoneração do diretor da área, Marcos Alves de Souza. O imbróglio deve se radicalizar: 16 pessoas ameaçam afastar-se daquele setor do ministério nos próximos dias, segundo informações obtidas pelo Estado.

O Ministério da Cultura ofereceu a Souza, especialista jurídico em direitos de autores e um dos principais consultores do novo anteprojeto da reforma da Lei de Direitos Autorais, a possibilidade de assumir outra função na Diretoria de Direitos Intelectuais, mas ele recusou. Em seu lugar, foi nomeada a advogada carioca Marcia Regina Vicente Barbosa, de 56 anos, que integrou o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA) entre 1982 a 1990. Advogada da União, Marcia foi integrante da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura, de 2006 a 2010, e integra a Consultoria Geral da União desde maio de 2010.

O setor de direitos intelectuais do ministério foi organizado durante a gestão de Gilberto Gil/Juca Ferreira – a área, desde a extinção do CNDA, no governo Collor, estava praticamente sendo tocada por uma só pessoa no governo federal, de forma precária. Alguns apontam que, por trás da mudança de gestão, está uma clara inclinação da nova gestão pendendo à defesa irrestrita do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad).

Marcia Regina Vicente Barbosa é amiga do advogado Hildebrando Pontes, considerado um defensor extremado das teses do Ecad. Ela foi secretária executiva do CNDA quando Hildebrando Pontes foi presidente.

O motivo da ameaça de demissão coletiva, segundo informaram servidores do MinC, foi a nova orientação dos direitos autorais do ministério, levada adiante pela ministra Ana de Hollanda. Além de resolver revisar o anteprojeto de lei que reforma os direitos autorais, Ana declarou esta semana à revista Isto É que o debate foi insuficiente – o MinC discute a reforma há 3 anos, e fez 80 encontros nacionais, 7 seminários e pesquisas nas legislações de 20 países. Depois disso, o anteprojeto ainda ficou em consulta pública pela internet, que durou 79 dias e recebeu 8.431 sugestões.

Marcos Souza foi um dos principais alvos dos opositores da reforma a partir de 2009, quando vazou o primeiro esboço do anteprojeto de lei dos direitos autorais. Ele se bateu contra associações como a Abramus e a Academia Brasileira de Letras, que não concordam com o texto. Foi o incumbido de separar as contribuições durante a fase de consulta pública, e sempre disse que a ideia não se destinava a “colher manifestações de caráter plebiscitário”, mas aperfeiçoar e enriquecer o texto.

A Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI) é vinculada à Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura. É responsável pela formulação e gestão da política brasileira sobre bens intelectuais no que diz respeito a direitos autorais e conexos. Sua atuação extrapola os limites do País – participa de fóruns mundiais na defesa dos interesses do Brasil, além de assessorar o governo federal na adequação da legislação nacional às convenções e tratados internacionais ratificados pelo País.

Marcos Alves de Souza, que veio do Ministério do Planejamento, não polemizou em sua saída. Localizado ontem pelo Estado, comentou apenas que acha “legítimo” que a nova dirigente do MinC escolha pessoas de sua confiança para cargos de confiança. “É legítimo, da mesma forma que é legítimo que eu não tenha interesse em continuar na equipe da Marcia. Espero continuar ajudando o governo em outro ministério”, disse.

PS do Viomundo: Resta saber se a guinada na orientação do Ministério da Cultura tem a ver com uma mudança do Brasil na questão dos direitos intelectuais, ou seja, se é algum tipo de concessão aos Estados Unidos para viabilizar a visita do presidente Obama ao Brasil.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

VIVA O QUE É NOSSO

Isso preocupa… O Direito autoral não pode ser confundido no Brasil, com propriedade industrial e software, que contam com leis próprias, veio para proteger certamente os autores dos produtores organizados para a exploração da sua obra intelectual. Então qual equação essa lei tem que buscar entre garantir a justa remuneração do autor e circulação dos bens culturais por ele produzidos. Esse deve ser o questionamento, mas será que a gente pode preterir a remuneração do autor e do artista que interpreta e muitas vezes dá vida a sua obra…. Eu acho que a ministra tem que pensar bem antes de levantar nessa equação uma bandeira acima da outra… Aguardemos as alterações no projeto

VIVA O QUE É NOSSO

O que me preocupa nessa história toda de direito autoral é querer abrir as portas no Brasil, antes de abrir qualquer comporta lá fora, quando o copyright aparelha efetivamente os direitos de propriedade daqueles que estão sob sua somba. Não há dúvida que o CC abre uma possibilidade para o autor disponibilize a sua obra para todos na internet, até aí tudo bem, porque a lei lhe assegura desde sempre plena disposição do que é seu, mas será que também avisa que quando a profusão da sua obra estiver dando bastante dinheiro para outros grandes conglomerados da internet (que se formaram muito mais rápido do que na economia analógica), eles também já são seus donos, e que talvez vai ter que pedir licença para utilizá-la no futuro.

jair Antonio Alves

Caro Jornalista da Record,

O título de seu post foi muito infeliz, ou tendencioso. Vai perdoando ai pois o engrossa campanha para derrubar Ana de Hollanda chegou ao limite do riso provocado pelos quadros do Zorra Total. Racha no Ministério? Então me diga quantos soldados estão de um lado e quantos estão de outro? Os "servidores" da Gestão anterior não pedirão demissão, eles serão demitidos.

Quando esse turbilhão passar, aconteça o que acontecer, vou cobrar com juros. Juro.

    beattrice

    Taxa SELIC?

Gerson Pompeu

P"ECAD"O MORTAL..

José Carvalho

A mulher é autista.

Marat

Adoro o Chico, e pensei que sua irmã tivesse muita afinidade com o artista. Ilusão: a moça (que faz parte do Governo Dilma) parece estar afinada com a direita internacional. Cada vez mais me convenço que meus próximos candidatos atenderão pelo número 99.
Agora, um PS para seu PS: se isso for verdade, a colônia estará realmente se preparando para a chegada triunfal de seu senhor de engenho, com todas as cores que isso representa! Lamentável!!!

jair Antonio Alves

Datena,

Comecemos pelo absurdo do título da matéria: servidores não dão palpite nas escolhas dos seus chefes, escolhidos como cargo de confiança do governo no exercicio de mandato.

sobre seu PS: não queira encontrar razões conspiratórias nos governos Lula/Dilma, não encontrará. Entre o sublime e o rídículo é um passo. O patético costuma ser o meio termo. Presta atenção.

SILOÉ

Pelo visto está é uma briga de cachorro grande e poliglota, como eu sou vira-latas, melhor enfiar o rabinho entre as pernas…

Wilson Nascimento

Quando o barato não e legal.

Ai .

Sei não, em.

Ministra da cultura esquisita, né!

Ela tem um barato anacrônico.

Arcaico.

Atrasado.

Como queiram.

Muito ECAD pro meu gosto.

Tenho a impressão que ministra quer remeter Ministério da Cultura a antiguidade analógica.

Abraços.

Livres.

Com banda larga.

Digitais.

E envoltos milhares fibras óticas.

Em tempo: Um réquiem analógico para nossa, mais que confusa, ministra da cultura Ana Holanda.

ZePovinho

Eu fico me perguntando se,nesse caso de propriedade intelectual,o Minc não está sendo o começo de uma coisa que tem como objetivo o Sistema de C&T do Brasil.
Me lembro,depois que o LINUX começou a minar o Windows,que a Microsoft(usando a legislação de propriedade intelectual do acordo TRIPS da OMC) tentou processar o povo argumentando que estavam usando patentes dela no sistema.Sabem qual era um dos itens que a Microsoft diz que patenteou???Os dois cliques que você dá quando vai abrir um arquivo no Windows……

"………….Essa mistura não DEFLAGRA, nem DETONA quando submetida a choques normais;
ao fogo, ela acende, queima, mas NÃO EXPLODE; e nem sequer aquece quando
submetida a microondas de potências comuns. Mas também PODE – eventualmente –
explodir, quando atingida por um projétil metálico a velocidades muito altas, acima de
3.000 pés/segundo como, por exemplo, o de um projétil disparado por um fuzil tipo
Barrett .50 ou similar……………"

A SISTEMÁTICA SABOTAGEM CONTRA A “MISSÃO ESPACIAL COMPLETA BRASILEIRA” (MECB)
E CONTRA O PROJETO VLS-1

RONALDO SCHLICHTING
Administrador de Empresas – RG 676.306 – PR
__________________________________________
Cel. Ref EB ROBERTO MONTEIRO DE OLIVEIRA
Idt. 014198480-7- Min.Ex.
A SISTEMÁTICA SABOTAGEM CONTRA A
“MISSÃO ESPACIAL COMPLETA BRASILEIRA” (MECB)
E CONTRA O PROJETO VLS-1
(A estratégia de guerra dos EUA, autoriza) “a realização de
Operações Decisivas Rápidas (RDO), na área psicológica, econômica
e cibernética”. (Nesta), “admite invadir computadores inimigos para
impedir o lançamento de mísseis e proteger interesses
americanos”(General Charles E Wilhelm do Centro de Informações
para a Defesa, do Southcom) (1[1])
1. DADOS PRELIMINARES INDISPENSÁVEIS:
1.1. TÉCNICOS :
a. O Combustível sólido do VLS-1: ( 2[2] )
Sabemos que o nosso Veículo Lançador de Satélites – o VLS-1, antes de ser um
lançador de satélites, é um míssil balístico, cujo propelente é sólido; o uso desse tipo de
propelente é, indiscutivelmente, a opção mais acertada, exatamente pelas suas
características técnicas – balísticas, físicas e químicas, – pela sua excepcional segurança
historicamente comprovada, pelos seus baixos custos, pelo desempenho para o qual o
VLS-1 foi projetado, e pelos motivos a seguir descritos.
O nosso VLS–1 é, portanto, um míssil de uso dual (civil e/ou militar) apto a colocar
cargas úteis (satélites e outras) em órbitas baixas equatoriais; também pode colocar
satélites em órbitas polares.
1) O PROPELENTE – Consiste de uma mistura de polibutadieno (o combustível), com
perclorato de amônia (o oxidante); a essa mistura são acrescidos aditivos como alumínio
em pó e óxido de ferro para elevar a temperatura de queima da mistura, e outros aditivos
com finalidades específicas.
A essa mistura – depois de homogeneizada, mas ainda pastosa – é adicionado um
catalisador; para, em seguida, esse “composite” ser derramado no vaso do motor, onde
endurece LENTAMENTE transformando seu estado pastoso em sólido, até tomar a
consistência de uma borracha dura.
Essa mistura não DEFLAGRA, nem DETONA quando submetida a choques normais;
ao fogo, ela acende, queima, mas NÃO EXPLODE; e nem sequer aquece quando
submetida a microondas de potências comuns. Mas também PODE – eventualmente –
explodir, quando atingida por um projétil metálico a velocidades muito altas, acima de
3.000 pés/segundo como, por exemplo, o de um projétil disparado por um fuzil tipo
Barrett .50 ou similar.

    beattrice

    Esperemos não dependermos do senhor Mercadante para defender as patentes em C&T no Brasil, esperemos. Não defendeu sequer o segundo turno da sua candidatura em SP.
    E SP sempre se lembrará de tanta combatividade.

    ZePovinho

    A gente podia mandar o arrazoado sobre a possível fraude na explosão do VLS,em 2003,para o Chanceler Patriota entregar ao Obama.Está feita a sugestão.

    ZePovinho

    Na palestra do Brigadeiro-Engenheiro Venâncio,Beattrice,ele conta que o CTA(após ter negada a obtenção de informações sobre o F5 da Northrop-Gruman) fez um estudo pesado sobre aeroelasticidade,usando ferramentas modernas,no avião e descobriu muitas coisas que os americanos não sabiam.Sabe qual foi o resultado???Por força do contrato de uso desses aviões pelo Brasil,tivemos de repassar tudo o que descobrimos para os EUA.Ou seja:as patentes devem ter ficado com eles.

    Nascimento

    Juntemos a isso o FX2 que virou FX3. Infelizmente quem não tem defesas acaba baixando as calças….

    ZePovinho

    Os russos nos convidaram para fazer parte do desenvolvimento do caça de quinta geração deles,o PAK-FA,e negamos.O avião voou,pela primeira vez,no começo de 2010.
    Enquanto isso,temos a notícia de que os caças para a FAB não serão comprados em 2011.O que é mais importante:a defesa nacional ou dar dinheiro para empresários escravocratas que preferem ganhar com especulação e desprezam o trabalho como os fazendeiros que mantinham Pedro II no poder???
    Nesse país o povão é capitalista e vive suando o lombo no tal Mercado sem o apoio de ninguém.O empresariado é socialista,mamando nos títulos públicos e possuindo empresas que não sobrevivem se tiverem que enfrentar a concorrência.

Narayana

Nessa briga, não tem inocente. Os verdadeiros interesses, de ambos os lados, não são trazidos à luz. Enquanto isso, tem ministérios fazendo as suas rearrumações, mas não contrariando formadores de opinião. Esses têm vida mansa. Curioso é ver o radicalismo dos mal-informados.

Pedro Germano Leal

Perguntinha simples: qual a diferença entre o que tem feito a Ana de Holanda e o "choque de 'jestão'" pregado pelo PSDB?
Aqui no blog tem duas ou três gatas pingadas defendendo cegamente a ministra, como se os críticos dela aqui não fossem, eles mesmos, eleitores da Dilma ou pessoas 'de esquerda'. Isso é ridículo. Eu pergunto às gatas pingadas: qual é a plataforma da ministra?
A questão até aqui não foi apenas o lance do direito autoral. Em TUDO o que Ana colocou a mão até agora, ela DESFEZ, DESTRUIU. É absolutamente natural que isso seja questionado. Sobretudo porque o MinC era um dos poucos Ministérios que tinha PROJETOS (e não engodos).
Não voto no PV, não gosto do PV, mas a gestão do MinC foi muito mais socialista, de esquerda, que a maior parte dos ministérios do Lula.
Ana de Holanda, monocraticamente, parou os editais, tirou o CC, botou a raposa pra tomar conta do galinheiro (ECAD, com quem ela está envolvida até o pescoço). A única coisa que ela fez foi criar uma secretaria que ainda vai estudar pra que serve! Onde já se viu criar uma secretaria ('Economia Criativa') sem entender qual a sua função? Até agora essa notícia da Secretaria de Economia Criativa só serviu como bandeira para a casta dos 'produtores culturais' que empesteia o país, e que não produz cultura: apenas age como atravessadora. A preocupação da Ana é com o mercado, e não com a Cultura do país.
Não faz a menor diferença quem é a família dela: o que determina sua gestão são suas ações – até agora desastrosas.

A minha grande preocupação é que a Dilma esteja querendo mesmo essa negociação com os direitos autorais, e que esteja dando costas quentes para a Ana. Isso sim é muito preocupante. A Dilma está flertando com a direita e exagerando na dose. Pode acabar virando uma peça de centro, cercada e sustentada pelos mesmos sangue-sugas de sempre, na medida em que se afasta dos movimentos sociais e da esquerda.
Ela precisa acenar para a militância: até agora só fez o contrário, também. Acenou para o FHC, para os EUA, para a Ana Maria Braga…
Tudo bem que ela não seja o Lula, mas precisa disso?

Cadê a plataforma dela de educação? A primeira coisa que fez foi congelar as contratações para as federais e começar a vergonha das contratações temporárias (ou seja, se elegeu em cima das 14 universidades e no fim das contas serão fantasmas, porque não existe universidade sem professor efetivo), cortou os recursos para universidades (pelo menos 10% em custeio – o que é muito dinheiro), cortou 26% da verba de Ciência e Tecnologia (26%) e vai injetar dinheiro na iniciativa privada (com o PRONATEC) ao invés de ampliar ainda mais as escolas técnicas federais, um modelo que tem dado certo.
Mordi a minha língua, ironizando que, para o Serra e a direita, pobre não tem que ter nível superior, e sim técnico.

Entendo que há de se esperar, e todos fazemos isso querendo ou não. Mas se todo mundo ficar calado vai dar um péssimo aceno a Dilma: o de que se concorda com o que está acontecendo.

    beattrice

    E as federais mal e mal vinham se refazendo da política de "terra arrasada" durante os grilhões tucanos.
    Lamentável.

Bonifa

É o meio onde tem mais futrica e ti-ti-ti, infelizmente, é o meio cultural. Qualquer que seja a política adotada, sofrerá ataques por todos os lados. É preciso muita segurança do acerto de suas teses e de seus métodos, para que o titular da pasta da cultura releve e atravesse com serenidade todo tipo de incompreensão.

    Marcelo de Matos

    Concordo, Bonifa. Esse pessoal é hiperbólico em suas declarações e, não raro, deixa escapar comentários bombásticos.

Jairo_Beraldo

Isso é cultura….

Não há como negar, depois que Ana Paula Padrão, desencarnou o "padrão" globo de ancorar, é uma delícia assistir ao Jornal da Record….ela e Celso Freitas,dão SHOW!

Leider_Lincoln

Resumo da ópera: se a Dilma, com essa mulher (Sua. Exa. a ministra Ana de Hollanda), está querendo testar nossa paciência, ela conseguiu. Cheguei a conclusão não apenas que ela é finita, como está muito próxima do fim!

    beattrice

    Quem muito estica a corda pode chegar a ve-la arrebentando.

    Nascimento

    Tô começando a lembrar o Título de um filme: "Adagas Voadoras"

Marcelo de Matos

Pelo jeito, esse Minc está um verdadeiro vespeiro. Outra manifestação de animosidade explícita foi proporcionada pelo sociólogo Emir Sader, que foi indicado pelo PT para presidir a Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério. Segundo o Noblat: “Na semana passada, Sader criticou o comportamento supostamente passivo de Ana de Hollanda diante dos cortes no orçamento do ministério. "Desde março não se repassou nada aos Pontos de Cultura. Teve uma manifestação em Brasília (contra os cortes). Está estourando na mão da Ana porque ela fica quieta, é meio autista", disse Sader, segundo reportagem publicada domingo pela "Folha de S. Paulo". Parece que o Minc é tradicionalmente palco de sapatadas. Os intelectuais parecem um tanto agressivos em seus pronunciamentos. Já vi esse filme antes. Mas a Ana parece do tipo que não leva desaforo para casa. Vejamos os próximos capítulos.

    Paulo Silva

    Como não recebem desde de março? Que março? Se é março de 2010 , o ministro era o Verde Juca.
    Se por acaso, o Emir Sader tiver mesmo dito que a ministra é meio autista está incorrendo no exercício ilegal da medicina. rsrsrs
    No Nassif tem esse mesmo post só que lá alguns comentaristas têm informações interessantes, se é que não estão chutando.Estou ficando cada vez mais curioso para saber o que realmente está em jogo nesse ódio à Ana de Holanda. Por enquanto, é só boato e fofoca voando. Fatos concretos mesmo? Nenhum. Só a retirada do tal vínculo com o CC do portal do MinC, o que não me pareceu motivo para tamanho escarcéu contra a Ministra. Debaixo desse angu tem carne, talvez filé mignon.

Marcelo Pinto

NÃO SEI BEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO, MAS PARECE QUE A NOVA MINISTRA ESTÁ DESFAZENDO TUDO QUE O GIL E O JUCA FIZERAM!
PELO O QUE OUVÍ AQUI NA BAHIA, O PROBLEMA NÃO É IDEOLÓGICO OU PARTIDÁRIO E SIM "PLUTOCRÁTICO"!

    Paulo Silva

    Amigo
    Vc não sabe bem, mas acha que parece e pelo que ouviu dizer, conclui que o problema é "plutocrático?
    Explica isso aí pra gente, por favor! Estou na maior curiosidade.

Paulo Silva

Tentando entender, Azenha?
Até eu, um mísero professor de história, já entendi tudo. Há inconformação brutal pelo fato do PV não ter mais o MinC, como teve por tantos anos. Isso porque era Marina e não quis fazer parte da coalizão, mesmo com chance aberta no segundo turno. Agora, está difícil de aceitar que mudou a administração e a "correlação de forças" ficou desfavorável ao PV em suas pretensões dentro do ministério. Coisa normalíssima em toda troca de guarda.
O que não é normal é a violência, o ódio e as calúnias que são jogadas no ar contra a Ministra, em levas sucessivas, todas na base do disse-me-disse. Jamais uma informação veraz e confirmável.
Essa de funcionário de carreira pedindo demissão é a maior peta que já ouvi nos últimos tempos.
Era preciso checar isso antes de jogar noar. Principalmente quando a fonte é o Estadão. Ou o Estadão voltou a ser o repositório das mais impolutas verdades?
Está chamando a atenção,essa caça à Ministra Ana de Hollanda. Começa-se a desconfiar que existe algo grandioso por baixo da zanga descomunal.

    Leider_Lincoln

    Prezado Paulo: eu me atenho aos fatos. E até agora nenhum deles conspira A FAVOR da ministra.

    Paulo Silva

    Que fatos, Amigo? Digo fatos concretos, com documentos, atos, processos publicados no DO, declarações da Ministra ou de pessoas prejudicadas, injustiçadas, humilhadas e ofendidas. Ou denúncias registradas nos órgãos competentes ou na Justiça.
    Lutamos tanto contra as campanhas difamatórias dentro da campanha eleitoral, será que agora vamos fazer o mesmo que o pessoal do PSDB fazia?

    beattrice

    Bem, se é para identificar QUEM faz o que o PSDB fazia, a coisa vai ficar complicada…

Aline

Azenha
Pra tentar entender, tem que ouvir os dois lados. Questioná-los, saber das motivações,das contrariedades, dos sonhos e vontades, não acha?
Da realidade dos fatos, afinal. Porque esse papo de um escândalo atrás do outro enrolando a Ministra Ana de Holanda já está ficando sinistro e parecendo bandeira.
Asua suposição contida no P.S. que apôs ao texto causou-me espécie. É fundada em que?

Raphael Tsavkko

Esse racha é, pelo visto, mais profundo que só no MinC. Mesmo o PDT parece estar de saco cheio do governo. O MinC vem fazendo besteira em cima de besteira, o gov cortou tudo, Minha Casa Minha vida, salário mínimo de fome…

A coisa tá feia! E ninguém derruba a Ana de Hollanda! Uma ministra que usa capangas para atacar opositores, é alliada do ECAD e defende os direitos Autorais mais duros do mundo não pode continuar! http://tsavkko.blogspot.com/2011/02/ministra-ana-

    candida

    Capangas para atacar opositores? Onde? Como? Quais os fatos?
    Só vejo a Ana sendo barbaramente atacada, caluniada, injuriada e difamada. É no PIG, nos blogs progressistas, todos em uníssono numa grita intermitente mas contundente como quê!
    Agora vc tem outras informações? Ela fez vítimas?

    Ⓐnti

    Candidinha, cê é do 8?

    Leider_Lincoln

    Nossa, pobrezinha da "ana", hein? E que intimidade!

    beattrice

    Parodiando o Azenha, "esses blogs progressistas malvados".

    P A U L O

    Caro Sr.

    que opositores foram atacados, por quais capangas, gostaria de saber.

Clara

Azenha
Afinal, qual a verdadeira causa de tanta carga sobre a Ministra Ana de Hollanda? Que interesses estão sendo contrariados?
Os motivos alegados para identificar Ana de Hollanda com a treva e a entrega de nossa cultura nacional não estão batendo com o que dizem competentes e dignos funcionários de carreira do MinC. Os motivos da zanga seriam muito outros e nada puros ou santos.
O seu P.S. parece indicar que vc já se posicionou e levanta uma suspeita que desabona. Por que isso?

R_P

Ana de Hollanda como ministra da cultura é uma ótima censora!

waleria

Se confirma que onde há fumaça, há fogo.

Ana de Hollanda, porque não voltas para a Hollanda?

    Paulo Silva

    Goebbels já dizia algo semelhante.
    Ou parecido: uma mentira repetida cem vezes acaba virando verdade.
    Às vezes, há fogo e fumaça simplesmente porque há incendiários que querem apagar as provas do crime. É comum.

    Ⓐnti

    Que tal continuar as palavras do alemão?
    A mentira pode ser mantida por tanto tempo quanto o ESTADO possa manter a população protegida das consequências políticas, econômicas e/ou militares da mentira.

    Paulo Silva

    Anti
    O alemão queria era fazer mentiras serem vistas como se verdades fossem. Et pour cause.
    Esse era o cerne de sua teoria propagandística. Deu no que deu. Evitemos, pois, esse caminho, é a minha proposta.

    Ⓐnti

    A mais brilhante técnica propagandística não vai conseguir manter sucesso a não ser que um princípio fundamental seja mantido constantemente na cabeça; deve resumir-se a pequenos pontos e manter-se tão somente neles.

    "CC é coisa do imperialismo"? "A Ana de Hollanda é vítima de uma campanha orquestrada"?

    Eu te faço algumas perguntas então, o que uma entidade estudantil municipal faz mantendo uma gravadora? Porque a Ana de Hollanda foi gravar justamente nela? E porque o diretor artístico da gravadora foi defendê-la na internet?

    (adivinha de quem é o texto do primeiro parágrafo?)

    Paulo Silva

    Caro
    Explique-se por favor?
    Uma entidade estudantil mantem uma gravadora? Qual entidade e qual gravadora? Isso é vedado em lei?
    Quando que a Ministra foi lá gravar? Gravou oque? E por acaso ,isso é vedado em lei?
    E qual é o crime do diretor artístico da gravadora ter ido defendê-la na internet?
    Eu, por acaso, sou professor de história em colégios e faculdades públicas e particulares. É crime que eu defenda a Ministra?
    Me avisa aí,para que eu me organize para os tempos na prisão.
    Estamos ou não estamos numa democracia, caríssimo?

    Ⓐnti

    Sabe porque não dá pra acreditar em você?
    Porque você tá mentindo feio…
    Sabe porque ainda existe o pensamento anarquista no mundo?
    Porque a TUA concepção de democracia não é democracia…
    E sabe o que mais?
    O aparelhamento político virou farra partidária por causa de gente como você, gente que defende quem tá por cima esperando migalhas de poder…

    P A U L O

    e as armas do Saddam Hussein, só foi fumaça, ou melhor poeira jogada pelos yankees, para tomar o petróleo do Iraque.

    O mesmo parece acontecrer neste caso.

ZePovinho

http://wikileaksbrasil.org/?p=1458

1) A causa da falha

O sistema de acendimento de cada motor do primeiro estágio do VLS-01-V01 é composto por um ignitor, (pequeno foguete instalado internamente no topo e no centro de cada motor), dos EDCs (estopins detonantes confinados), do DMS (dispositivo mecânico de segurança), e das espoletas, tudo em duplo circuito. As duas espoletas destinadas ao acendimento de cada motor são detonadas simultaneamente pela ação de uma corrente elétrica com intensidade de, no mínimo, 1,5 ampères.
O ignitor, instalado internamente no centro e no topo do motor S-43, funciona como um grande maçarico que lança um potente e superaquecido jato de gases cuja temperatura pode chegar a 3000 graus centígrados, de cima para baixo, acendendo instantaneamente toda a superfície de queima do bloco do propelente.

Inexplicavelmente, os dois sistemas redundantes e independentes acima descritos falharam no motor D do VLS-1 no primeiro lançamento. Como poderá ter acontecido isso, contra tão alta improbabilidade ?

ZePovinho

Palestra completa com o Brigadeiro-Engenheiro Venâncio

[youtube GBP4RnKHRlg http://www.youtube.com/watch?v=GBP4RnKHRlg youtube]

Leider_Lincoln

Na boa, se o Brasil assinar o ACTA, eu vazo. Há limites para tudo.

    beattrice

    E convenhamos o limite do limite já estourou faz tempo.
    Só não ve quem decidiu ainda não ver.

    Leider_Lincoln

    Eu tenho 3 pontos que representam, para mim, um recado para a Dilma próximo a "Esqueçam com o que e com quem me comprometi". Não sou petista, mas sou lulista. A maioria dos apoiadores "peixes-miúdos" do governo se encaixa nesta faixa. E depois de lulista sou interneteiro: trabalhei como um cão para aquela mulher ser eleita.
    Mas escreva: qualquer menção de assinar a ACTA; se o salário mínimo ano que vem não subir pelo mesmo critério acordado e que foi utilizado neste ano ou se; a EMBRAPA for _ainda que minimamente_ ameaçada, me transformo em inimigo fidalgal daquela mulher. E acredite, sou apenas uma sardinha, mas sardinhas podem reunir bandos, como os que reunimos para ajudá-la a se eleger.
    Goianos, e de um modo geral, homens, não suportam traição.

ZePovinho

Essa questão dos direitos intelectuais é central.Como os EUA produzem muitas patentes e nosso sistema de ciencia e tecnologia prioriza as citações em revistas internacionais,qualquer componente americano utilizado por qualquer produto nosso(programas de computador,aviões,etc) pode ser usado para nos prejudicar.O caso dos super-tucanos A-29 que íamos vnder à Venezuela é emblemático.Como a aviônica tem tecnologia americana,eles barraram o negócio e perdemos muito dinheiro por causa das opções ideológicas dos EUA.
Outro caso é o do VLS.Os americanos tentam,de todas as formas,barrar nossos programas nuclear e de mísseis.Para isso,além de nos vender produtos com defeitos(lembram daquele Brigadeiro-Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes do CTA,numa palestra,mostrando com os EUA nos sacaneiam??) eles sabotam,deliberadamente,nossas ações:
http://wikileaksbrasil.org/?p=1458

EUA sabotam programa espacial Brasileiro
25/01/2011 — jguarani

Lembram quando,em 2003,vários estrangeiros se hospedaram em hóteis em São Luís quando houve o acidente com o VLS-matando dezenas de brasileiros???
http://www.aereo.jor.br/2009/10/07/embargos-tecno

[youtube GURWeWJsyR8 http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8 youtube]

QUANDO É QUE NÓS,BRASILEIROS,VAMOS APRENDER COM OS EUA???VAMOS FAZER COMO ELES!!!VAMOS DEFENDER NOSSOS INTERESSES COM UNHAS E DENTES!!!!!!

    beattrice

    Pode estender seu raciocínio às patentes químicas e biológicas, verdadeiro filão de dinheiro mais e mais disputado internacionalmente, numa guerra sangrenta liderada pela indústria farmacêutica.

    ZePovinho

    E o pessoal pensa que estamos atacando a ministra Ana de Hollanda,né Beattrice?Aqui,como membro do PT,fazemos essas críticas e levamos bordunada sem dó.

Caetana Campos

Cargo de confiança é cargo de confiança. E nada mais . Cada chefia indica quem é de sua confiança e pronto. Assim como a presidenta Dilma indicou Ana de Holanda por ser de sua confiança, A ministra também tem o direito de indicar queme ela considera de sua confiança. O resto é bobagem de querer enquadrar a ministra na visão de alguma panelinha. Isto não é luta política. É luta por cargos e mais nada. Triste!!!!

    Sérgio Pestana

    E o Azenha dá guarida a essa gente. Ficam nesse tro-lo-ló, como diria o Cerra Santarrão, e não explicam nada. É picuinha e muito interesse dos encastelados de há muitos anos e a cultura brasileira indo para o prejo. Outra coisa: funcionários de carreira não pedem exoneração. Só como piada para se ler isso. E aí, Azenha, vais explicar e bem aquele P.S.?

Jairo_Beraldo

E agora? Será que os Hollanda são realmente socialistas ou são deslavadamente oportunistas?

    Clara

    Olha a honra alheia , amigo!
    Tanto safado nesse paí para vc desconstruir e vc vai logo pra cima dos Holanda que só engrandeceram o país até a presente data? Respeito e consideração estão vasqueiros é certo. Mas quem ganha com isso?

    Jairo_Beraldo

    Bernard Lawrence "Bernie" Madoff foi o presidente de uma sociedade de investimentos que fundou em 1960 e que tinha o seu nome. Esta sociedade foi uma das mais importantes de Wall Street. Madoff também foi uma das principais figuras da filantropia judaica. Com fama de filantropo, não só enganou entidades bancarias e grupos de investimentos, mas também são vítimas da sua fraude fundações e organizações caritativas.Em Dezembro de 2008 Madoff foi detido pelo FBI acusado de fraude. Em 29 de Junho de 2009, Madoff foi condenado a 150 anos de prisão por um tribunal de New York.

    Paulo Silva

    O que tem esse seu exemplo a ver com a família Hollanda?
    Vc pode , se quiser, ir no Google e iniciar sua pesquisa começando do Sergio Buarque de Holanda, pela sua esposa , a pianista Maria Amélia e vá verificando o que fazem ou fizeram, eles e seus seus filhos. Verá que o seu exemplo é de profunda impropriedade, meu caro..

    Jairo_Beraldo

    Cara, quis mostrar que PARA SER DIGNO, de repente deixar basta mudar a bussula…

    Paulo Silva

    Concordo inteiramente com vc. A gente vive se surpreendendo com os que mudam a bússola.
    Mas sempre se acaba descobrindo porque o fizeram, não é mesmo? Ou por quanto!?

    Jairo_Beraldo

    Já ouviu falar de ovelha negra?

    Leider_Lincoln

    Cara, não jogue o Chico, a Miúcha e o Professor Sérgio no meio não. Sério mesmo.

    Leider_Lincoln

    Ah, e tem o Prof. Aurélio (o do dicionário também…).

JotaCe

Caro Azenha,

Se for o caso de um racha, se impõe uma solução para evitar a perda de prestígio da Ministra Ana de Hollanda. Que tal ela participar de um convescote do PIG, elogiar sua ação, e preparar um bolinho num programa da Globo? Colherá a Ministra uma ladainha de louvações, até mesmo em inusitadas áreas da blogosfera, com futuros direitos a uma benção do piedoso Arcebispo de Guarulhos e oração do Beato Cerra… Abraços,

JotaCe

    Clara

    Quem está perdendo prestígio são os que estão ofedendo à Ministra, por motivos que se não sabemos quais são, logo saberemos, podes crer!
    Mas como dizia o Deep Throat, do caso Watergate, Siga o Dinheiro!

    Leider_Lincoln

    Prezada acessora/amiga/puxa-saco da "ana": é seguindo o dinheiro que chegamos até o ACTA, ao CADE e a indústria cultural estadunidense.

    Clara

    Seguindo o dinheiro a gente chega ao que está nos documentos oficiais como desembolsos. Ou ainda a receber.
    Quanto a extrapolações, suspeições, ilações jogadas no ar para injuriar quem não se conhece, sem prova alguma, isso fica de acordo com o critério ético e o senso legal de cada um.
    Acusar sem provas, pode ser tudo na vida, menos algo justificável do ponto de vista ético ou legal. Principalmente quando se especula quanto ao futuro.

Zé Ninguém

Meu Deus, ao invés de votar na Dilma, votei no PSDB !!

    beattrice

    Sensação de assistir a uma peça do Ionesco, Zé Ninguém? Bem-vindo ao clube.

    Leider_Lincoln

    Beatricce, se quaisquer uma das três coisas (ACTA/ameaça a Embrapa/não reajuste do SM segundo as regras deste ano) acontecer, procuro o seu grupo. Vamos iniciar um combate. Perderemos, obviamente. Mas não calados.

    Paulo Silva

    É mesmo, Beatrice!
    Essa onda de calúnias contra a Ministra, essas campanhas difamatórias sem provas, feitas por pessoas "ilibadas" , só pode ser Ionesco puro! Até pouco tempo isso era coisa do guru indiano do Serrágio.

    beattrice

    Referi-me a outros protagonistas, a outros.

mariazinha

Sem contar que esse pessoal dessa área de cultura está eivada de alienígenas; gente fresca e cheia de vontades. Inclusive esses tais notáveis[?] da ABL e assim, vai, incluindo uns fazedores de filmes que nada entendem do riscado brasileiro, possuem frescurite aguda e passando pela degeneração da música brasileira. Agora sabemos pq a cultura brasileira foi pro beleléu: todo mundo quer mandar e ser o maioral. Bando de entreguistas babacas, lógico, tirando a mínima exceção da regra.

Marco Túlio

O quê?!
Servidores concursados ameaçam pedir exoneração coletiva? (demissão de servidor, que eu saiba, é penalidade e de iniciativa exclusiva da Administração).
Creio que seria a primeira vez na história da República, do Império e da Colônia.
Ou são ocupantes de cargos de confiança (caso em que, igualmente, "demissão" não se aplica)? ou não ameaçaram "demitir-se", apenas "ameaçaram mudar de setor"?

A azeitona da epígrafe por vezes altera o sabor da empada do texto.

Tá…nada a ver com o tema central, mas tirou minha concentração…kkkkkk

    Clara

    Marco Túlio
    O mal dos espertos é pensar que todos somos otários!

Julio Silveira

Parece que o legado dessa Ministra vai ser a polemica.
Aparentemente quer desfazer tudo que foi feito, começou com o "creative cummons" e parece que não quer parar por aí. Agora são as pessoas, talvez as que tiveram as idéias.

betinho2

Azenha
Sobre a matéria em si, nada demais, normal quando há troca de comando, tanto é que o próprio Marcos Alves de Souza assim declara. Apesar de haver subjetivamente uma tentativa de pejorar o Ecad, como já vimos em outras matérias, não passa de suposição ou descontentamento de algum setor avesso.

Mas o que realmente me chamou a atenção foi a grande piada que você introduziu como PS do Viomundo.
Daria para você explicar que tipo de "concessão" poderia ser feita? A volta do selo CC por exemplo?

Joel Bueno

Receber 8 mil e tantas sugestões é moleza. Quero saber quantas foram aproveitadas.

Deixe seu comentário

Leia também