Chegamos aos anos 50: “O que eu mais gostei foi da geladeira”

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

No dia seguinte à eleição de Dilma Rousseff, no segundo turno, fui a uma cidadezinha da Grande São Paulo entrevistar beneficiários de programas do governo federal. Encontrei gente que só recentemente tinha recebido luz elétrica em casa. E me encantei com uma senhorinha que disse que tomar banho de água quente, no chuveiro, era “dignidade”. Pois é mesmo curioso que em pleno século 21 tenha gente no Brasil ainda sem energia elétrica. Simplesmente foram esquecidas e deixadas para trás. O capitalismo brasileiro… está chegando aos anos 50 [dos Estados Unidos].

Por isso resolvi reproduzir aqui uma das várias reportagens que o Fernando Rossas me mandou por e-mail:

Maria aposentou lamparina

19/12/2010

do Diário do Nordeste, sugestão do Fernando Rossas

Sentados na sala da pequena casa de cinco cômodos, o seu Roque Ferreira da Silva, de 72 anos, e a esposa, a dona Maria Ferreira da Silva, de 60 anos, desfrutam hoje de uma alegria que, nove meses atrás, não dispunham. Todo dia, assistem, “lá pra de tardezinha, uma novelinha na televisão”.

No distrito Monte Alegre, em Canindé, município a 120 quilômetros de Fortaleza, cada residência da Barra do Cancão, – onde seu Roque e dona Maria moram – recebeu três lâmpadas e a instalação de tomadas pelos cômodos da casa, logo que foi instalada a energia elétrica, em fevereiro deste ano.

“Ave Maria, é bom demais!”, exclama ele com um sorriso de orelha a orelha enquanto continua assistindo à televisão que ganhou dos três filhos, os quais há muito tempo saíram de casa. O aparelho de DVD foi outro presente que, junto com a geladeira e o som stereo – “comprados em nove parcelas no crediário lá em Canindé” – animam os dias do casal.

Mudança radical

Em uma terra onde a maioria das pessoas cria animais, seja galinhas ou cabras (como seu Roque), a mudança com a chegada da energia elétrica foi realmente marcante. “O que eu mais gostei foi da geladeira”, adiantou dona Maria quando perguntada das melhorias com a chegada da energia. Tendo que salgar todas as carnes para não apodrecer, além de não ter como conservar as frutas e verduras compradas, ela, agora, guarda tudo na geladeira.

Usufruindo dos benefícios

Na companhia do único neto, criado por eles, seu Roque e dona Maria souberam aproveitar bem aquilo que a energia elétrica pode oferecer. Cansados de carregar baldes e tonéis com água do açude da Barra do Cancão, os dois compraram, também com a ajuda dos filhos, um motor elétrico para bombear a água até a casa deles. “Mas é só pra gastar, ninguém bebe não”, avisou dona Maria. A água bebida por eles vem da chuva e, agora, é gelada.

Mais economia

E até os gastos do casal foram minimizados com a chegada da energia elétrica na residência. Quando não dispunham da “luz”, tinham que comprar querosene para as lamparinas, velas e pilhas para as lanternas, além de abastecer os botijões de gás que alimentavam os lampiões. “Rapaz, era horrível. Se usasse muito, secava rápido demais, aí tinha que ir lá em Canindé pra mandar encher de novo”, relembram. Aposentado, seu Roque foi enquadrado no programa Baixa Renda da Coelce desde a aquisição do serviço e, mensalmente, “ainda não veio mais que R$ 14,50 na conta”.

No primeiro ano com energia elétrica, seu Roque e dona Maria já estão se preparando para as festas de fim de ano, quando filhos e netos vão comemorar na casa dos pais. Com geladeira, som, televisão, DVD, seu Roque já anunciou que a festa vai ser das boas, com muita comida, bebida e tudo mais iluminado. “Ô, rapaz! Vem todos comer um ´carneirim´ assado aqui, né… Vai ser uma beleza! Pense aí!”, animam-se só de lembrar.

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
ESPECIAL PARA ECONOMIA


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ednaldo Camargo

Não precisamos ir muito longe. No Estado de São Paulo foram mais de 82.000 ligações do programa Luz para Todos. Só no entorno de São José dos Campos, cidade caracterizada como pólo de alta tecnologia, foram mais de 800 famílias que receberam a energia elétrica em suas casas.

    Alex

    Em Erechim, região norte do RS, com alta concentração industrial e excelente urbanização (sic), centenas de famílias também foram beneficiadas pelo Luz para Todos também….

Paulo Roberto

A única coisa ruim nisso tudo é que a "novelinha da tarde" deve ser da Globo. Logo, logo eles vão estar idiotizados caso a Presidenta não resolva a questão da regulação da mídia…

Enfim um embaixador negro brasileiro! « Blog do EASON

[…] Brasil é mesmo uma terra de contrastes, estamos agora discutindo democratização da banda larga e não queremos a do século XX, mas a do XXI (Alô, alô, @paulo_bernardo), mas precisamos eleger um presidente operário para ter o primeiro ministro do STF negro – Joaquim Barbosa -,  para que a energia elétrica e banho quente chegasse aos mais pobres. […]

Messias Macedo

Lily Marinho, o beijo e as demissões
Radar da Mídia
publicada quinta-feira, 06/01/2011 às 19:55 e atualizada quinta-feira, 06/01/2011 às 19:08
em http://escrevinhador.com.br/ – ínclito, competente e impávido jornalista Rodrigo Vianna

“Tira o couro”, matuto!
"A Globo imagina ter o poder que ela não tem!" Luis Inácio Brasileiro Lula da Silva, declaração proferida na condição de presidente da República do Brasil

Boa!

Brasil Nação
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

pedroleonardo

Esse texto me fez lembrar de um fato. No Fórum Social Mundial 2005, em uma mesa de debate sobre a cultura Hip Hop, conheci o piauiense Gil BV, integrante do grupo de rap Flagrante e militante do Hip Hop. Uma pessoa que acreditava no novo momento político vivido pelo país. Falou sobre seus projetos lá em Teresina, do resgate da auto-estima dos jovens por meio da cultura, das políticas afirmativas, das políticas públicas para os jovens da periferia. BV falou também sobre o Piauí, "um dos estados mais pobres do Brasil". De comunidades que não tinham energia elétrica em suas casas, de pessoas que nunca tinham visto gelo, de lugares completamente esquecidos.

Queria reencontrar Gil BV e perguntar-lhe sobre o Luz Para Todos, se mais pessoas passaram a conhecer o que era gelo, sobre como andam as coisas no Piauí. Uma grande pessoa o Gil BV.

Gerson Carneiro

Gente,

E a novela "Cesare Battisti" vai até quando?

O STF jogou a batata quente no colo do Lula. Lulão resolveu. Agora o STF quer porque quer contestar e, de birra, mostrar que "Lula errou". Como são sacanas. Não era o Lula quem tinha que decidir? Se não, por que aprontaram essa para cima do Lula? Agora estão dizendo que o Gilmar Mendes pode decidir sozinho.

Michael Cerqueira

Isso mostra que as ações do governo realmente atingem quem realmente precisa! É um orgulho e tanto ler relatos como esses!

Pra quem ainda não entendeu o Governo Lula… – Blog do Prof Guilherme

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-que-eu-mais-gostei-foi-da-geladeira.html […]

Casemiro

Texto muito bom esse do apartidário…recomendo..
http://apartidario1.blogspot.com/2011/01/cesare-b

Abraço!

LULA VESCOVI

O Prates não vai gostar disso.

    Julio Silveira

    Ele, seus admiradores e apoiadores.

    Elton

    Aqui em Santa Catarina esse cara é popularíssimo!!!! Muitas pessoas jovens tem as "falas" dele como referencial, sei disso porque sou professor em escolas particulares e ouço barbaridades semelhantes dos alunos. quando digo que sou de esquerda alguns me olham feio, muito feio!!! Pra vocês terem idéia, há muito trabalho por se fazer, pra várias gerações!!!

Regi

Ter uma geladeira não caracteriza consumo, é um direito.
Conquistado no governo Lula.
Mas a elite, por não ter este problema, pensa ser consumo comprar uma simples geladeira.

Messias Macedo

[Boa notícia!]

Dilma cria PAC do combate à miséria

SIMONE IGLESIAS
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA
Folha online
06/01/2011 – 13h57

DESABAFA MATUTO: o brasileiro e a brasileira que não for indulgente com a situação de miséria de parte do povo brasileiro não é digno de se considerar um ente humano! Nós temos que nos envergonhar enquanto houver um brasileiro e/ou uma brasileira subsistindo sob condições subumanas! E a reversão desta deplorável realidade deveria ser prioridade para ‘ontem’! Pois bem: que seja para agora, já, sem mais delongas!
Presidente Dilma Rousseff, parabéns pela iniciativa, pela sensibilidade, pela refinada visão de mundo, pelo compromisso histórico com o povo brasileiro!…
Felicidades!

Brasil Nação
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Nadja

O PIG se morde com isso rs
"abÊsurlldo" esses "paraiba" com geladeira, dvd, daqui a pouco vai ter carro e viaja de avião…."abÊsurlllldo"

Luis Felipe

Que anos 50, que nada. A Rússia soviética já estava totalmente eletrificada em meados dos anos 20.

Gerson Carneiro

Enquanto isso na Capital de São Paulo, e até em algumas cidades do interior, começou mais uma temporada de matança de pobres. Dessa vez na modalidade desabamentos. Há épocas do ano em que a matança se dá na modalidade incêndios em favelas. Parece um esporte de temporada.

    Gerson Carneiro

    Atualização do placar macabro: 10 mortos – 06/01/2011 às 20h30.

    Totalização de vítimas fatais no Estado de São Paulo em 2011 em decorrência do período chuvoso.

Pall Kunkanen

Azenha e amigos a energia demorou a chegar aos rincões porque sempre o interesse de "construir" linhas de transmissão era pautado pela oferta de mais propina. Enalteço o que o Lula fez neste aspecto de levar energia para o interior. Mas seria maravilhoso se isso tivesse sido feito via micro e pequenas usinas locais, usando pra isso bombas dágua em modo reverso. A federal de Itajubá tem conhecimento para ter ajudado nisso. Formando cooperativas de eletrificação rural administradas pelas próprias comunidades. O potencial brasileiro de micro e pequenas usinas é de duas Itaipu, senão mais. Está no youtube os milhares de casos de pessoas que estão implantando suas micro usinas. Até no Afeganistão ONGs tem trabalhado muito nesta questão de micro usina com bombas em reverso. As pessoas não sabem mas construir uma linha de transmissão demanda volumes enormes de dinheiro em indenizações das faixas de passagem, questão de ambiental em reservas, perdas de terras produtivas.
Espero sinceramente que Dilma implemente já uma política de produção de energia local e regional. Inclusive nas cidades com energia solar e de pequenos aerogeradores no alto dos edifícios

O_Brasileiro

Em geral, se gastando pouco se faz a felicidade de muitos!
Por outro lado, há muitos governantes no Brasil gastando muito para fazer a felicidade de poucos!
E aos poucos a coisa vai mudando… Espero que continue sendo para melhor!

Giovani

Gente humilde com energia elétrica? guardando alimentos na geladeira? Vendo TV? Tudo isso pagando bem baratinho na conta da energia elétrica? Comprando DVD com cartão de crédito? Reunindo a família na maior felicidade para uma festa de fim de ano? Que absurdo!!! Onde esse mundo vai parar??? Isso é comunismo!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem mandou votar no Lula?
Engole essa PIG!!!!!

    Elton

    Prof. Hariovaldo de Almeida Prado que o diga….kkkkk…..

Antoninni Antonioni

Eu fico a imaginar: " Se o Lula pudesse se candidatar a uma reeleição em 2010 quantos votos ele teria?"

Gerson Carneiro

Parte I

Úia, até antes de casar eu tinha uma geladeirona dessa. Pra remover do lugar só era possível com um guincho.

Apois, no sertão da Bahia, tenho um cunhado, daqueles bem ignorantes, mais ignorante que aquilo só Seu Lunga, da literatura de cordel, outro igual não tem na face da terra. O cabra, meu cunhado, tem um sítio há 30 anos, e nunca havia chegado luz elétrica. No primeiro mandato do Lula foi instalada a eletricidade no povoado. Cheguei lá e perguntei:

– E aí Zé. Quem trouxe a energia elétrica pra cá?
– Foi o vereador Carlão.
– Foi o Lula, Zé. Através do "Luz para Todos".
– Não me fale em Lula que eu boto você pra fora daqui.(o bicho fica azul escuro de raiva quando ouve o nome do Lula).

    Elton

    Há seis meses moro em uma cidade do interior de Santa Catarina (Lages) embora eu seja paranaense de Curitiba. Como todos devem saber isso aqui é reduto eleitoral do PSDB/DEM e as pessoas reagem ao se falar do governo Lula como você descreveu acima. Só que há um detalhe: Conheço muita gente que progrediu muito (apesar de ser no Sul, a região não é rica, aliás um tanto estagnada na economia das plantações de pinus pra produzir papel) durante os oito anos de Lula no governo.
    Aqui em Santa Catarina é comum dizerem: "Progredimos porque trabalhamos, não precisamos do governo federal…"
    Mas há redutos de pobreza consideráveis por aqui, coronelismo de meia-dúzia de famílias poderosas e manipulação da opinião pública por parte da RBS, representante local da Globo.

    Gerson Carneiro

    É, o curioso é exatamente isso. A gente aponta, dá exemplos concretos da progressão na vida da pessoa, ela no fundo sabe do que estamos falando, mas tem a cara de pau de dizer que "não foi o Lula".

    Se fosse o contrário, se essas pessoas tivessem regredido no governo Lula, não hesitariam em apontar o Lula como culpado.

Gerson Carneiro

Parte II

Pois é isso mesmo. O tal de vereador Carlão, tinha conhecimento antecipado das áreas aonde iria ser instalada a energia elétrica, e antecipadamente passava nestes locais realizando comícios prometendo a instalação da energia elétrica. Pouco tempo depois a energia era instalada e o vereador Carlão posava de bom moço.

Detalhe: esse meu cunhado também comprou, apenas agora no governo Lula, o primeiro carro zero quilômetro dele.

Gerson Carneiro

Parte III

Só para demonstrar o quanto Seu Lunga é ignorantte. Um dia Seu Lunga foi comprar veneno para matar ratos. Entrou na loja, a moça, toda delicadinha, veio lhe atender.

– Pois sim. O que o sr. deseja?
– Tem veneno pra matar rato?
– Tem. São estes. O sr. vai levar?
– Não. Vou trazer os ratos pra comer aqui.

Adriana M. Carvalho

Como todos sabem, os sites http://www.manifesto.rg3.net e http://tudoporsaopaulo2010.blogspot.com/,colhe assinatura para expulsar os nordestinos de São Paulo e também contém textos ofensivos,o mesmo está sendo investigado pelo o Ministérios público de São Paulo e pela Delegacia De Crimes Raciais – DECRADI – n° do processo 71/2010,porém há o blog http://tudoporsaopaulo2010.blogspot.com/p/compact… ,com um conteúdo mais "leve" dos mesmos idealizadores, na qual,empresas fazem propaganda de seus serviços e produtos, caracterizando um financiamento indireto!.
As empresas são: http://verdemorumbi.com.br/ http://www.groupon.com.br http://www.insper.edu.br , e outras.

EMPRESAS NÃO PODEM FINANCIAR O RACISMO!.

Paulo Villas

Essas mudanças no Brasil profundo apresentarão resultados impensáveis mais para frente. Somos testemunhas históricas privilegiadas de um novo tempo.

Ana Maria

O governo não fez mais que a obrigação. Muitos estados e municípios organizaram e executaram programas de eletrificação popular massiva, com mais ou menoseficiência; FHC também tentou (daquele jeito "um pra ti dois pra mim" dos tucanos)…mas pra valer mesmo, de forma profissional e em grande escala foi no governo Lula…mas continua não sendo mais que obrigação.
Investimento público subsidiado em qualidade de vida, saneamento e educação se paga muito rápido. Diminuem as despesas com saúde, criminalidade e aumenta a produção de riquezas.

E meus cumprimentos ao filhos que ralaram e não esqueceram dos velhos.

edv

A mediocrelite ainda não entendeu que isso é bom para todos, inclusive para eles, que não conseguem livrar-se de seus antolhos cravejados …

monge crédulo

Por isso não podemos retroceder. Temos que ir em frente e, abandonar a diligência
ianque. Precisamos ir ao socialismo democrático, a forma mais racional de governar.
Por isso é anacrônico termos esse PIG/globo, carros chefe do atrazo. por isso não
esqueceremos o LULA e auxiliaremo a DILMA com nosso apoio.
ARRIBA BRASIL!!

Elton

E em pensar que se algum direitista ou troll (comum por aqui) lê isto, vai dizer que "é propaganda enganosa do governo do PT…" ….. O que temos de aguentar em nome da democracia, não é mole!!!

José

Movimentos contrários: Há 02 movimentos de direções opostas: Um são as informações do PIG e das Igrejas retrógradas(Parte da católica e parte protestante) que foram adotadas e disseminadas pela campanha do vampiro Serra. O outro movimento é de esclarecimento da Blogosfera ainda restrito |às áreas urbanas juntamente com as organizações sociais e as atitudes individuais de cada um de nós ao denunciar a manipulação dessa mídia vagabunda e como dizia Gramsci a serviço do grande capital.A midia ainda tem poder e devemos combatê-la diuturnamente denunciando suas contradições(proteção ao vampiro) e sua ma´fé em relação a governos progressistas….

Patricia Pires

É incrivel como algo q parece tão simples pra gente q está costumado …
É algo de tão grande importância p/ quem menos favorecido …. e q passa por tantas privações … dignidade .. dignidade …. essa é a palavra ….
Isso é inclusão social… é uma pena ainda ouvir ecos dos que são contra, que desqulificação essas ações ….

ZePovinho

O Itamaraty já está nos anos 60 dos EUA,Azenha:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-primei

O primeiro embaixador negro
Enviado por luisnassif, qui, 06/01/2011 – 09:35

Da Folha

MINHA HISTÓRIA BENEDICTO FONSECA FILHO, 47

Meu pai foi agente de portaria, um contínuo (…) O preconceito nunca se apresenta claramente. No campo das relações humanas, você nota reação positiva ou negativa (…) É preciso que haja ações afirmativas (…) Eu não me beneficiei de nenhuma política. Na minha época, isso não havia.

Filho de um contínuo, Benedicto Fonseca Filho, 47, foi promovido em dezembro a embaixador, o primeiro negro de carreira. E o mais jovem. Passou por Buenos Aires, Tel Aviv e Nova York. Vai chefiar o departamento de Ciência e Tecnologia. Ele declara orgulho de ser negro e filho de pais humildes que o educaram para chegar ao topo na casa mais aristocrática do país.

(…) Depoimento a
JULIANA ROCHA
DE BRASÍLIA

Nasci no Rio, em 1963. Mudei para Brasília em 1970 porque meu pai veio ser funcionário do Itamaraty. Ele foi agente de portaria, que é um contínuo.

Quando eu tinha nove anos, toda a família foi para a [antiga] Tchecoslováquia [no leste europeu], quando meu pai foi removido para Praga por três anos………………

    edv

    Sem esquecer, Zé, que ainda em 1980 (oitenta), nos ônibus da (pelo menos então) capital do mundo, NY, brancos como eu não podiam sentar na parte traseira dos "colored"…

pperez

Caramba Azenha não consegui ler a materia de uma tacada só, porque as lágrimas embaçaram os olhos!
E o que nos deixa mais indignados é que tem (muita) gente que odeia isto!
Ou seja: que os menos favorecidos pela sorte continuem à margem das politicas publicas, da ascenção social e do progresso neste País!
Ainda bem que Lula deu uma sonora banana para estes mafiosos e legou para Dilma uma estrada mais pavimentada para que tais politicas se consolidem ao longo do seu governo!
Viva Dilma ,Viva o Brasil!

Frei José Basto

Pois é Azenha, tudo isso demonstra que para a maioria dos nossos políticos o exercício da cidadania é só obrigação do eleitor no dia da eleição, e, que de preferência, no dia seguinte já tenha esquecido em quem votou…

José Ruiz

Essa talvez seja a maior dificuldade do pequeno e poderoso "Brasil-Bélgica": entender os valores do imenso "Brasil-Índia", captados com primazia pelo Lula. E exatamente por isso, acho improvável que tão cedo venhamos a ser, novamente, governados pelos barões dos jardins em São Paulo.

Daniel Faria

Uma excelente reportagem na última edição da Época (raridade…) mostra a evolução de uma família nos 8anos do govenro Lula. Emocionante.

Só é contra esses programas quem não sabe o que é passar fome ou não ter energia elétrica.

Marat

Enquanto algumas famílias se aproximam da década de 1950, o Estadão está passando do século XVIII ao século XIX. Daqui a uns 200 anos ele chega no XX.

    Elton

    O Estadão é de coronéis, pensa como eles……..para quem nem a escravidão deveria ter sido abolida.

EdiSilva

Uma coisa tão simples pra quem teve a vida toda, que não consegue perceber a importância disto para quem nunca teve.
Eu morei nestas condições até quase o final dos anos 70.

ana

Ontem, estava na fila do Banco, momento em que pude observar e ouvir as conversas das pessoas…Uma senhora bem perua, da melhor idade, na fila preferencial, estava criticando a demora, começou a conversar com outro senhor. Não demorou muito e ela culpou o Lula pela fila. Coitada! todos os da melhor idade vaiaram a senhora. Ela brava disse 'o que ele fez por vocês?' Um senhor, muito seguro disse 'deu para mim uma casa, depois do Lula nunca me faltou emprego; pude contruir minha casa'. Batemos palma e a senhorinha, arrogante, foi chamada para retirar o carro que estava em fila dupla a frente do banco.
Moral da história: o povo está mais sabido!

    Elton

    Culpar Lula pela demora e pela fila no banco??????? Essa pessoa deve andar sobre quatro patas……é a única explicação!!! Enfrento filas em bancos em certos dias desde que fui a um deles pela primeirta vez……há mais de 30 anos.

    Carlos

    Uai, Elton…A "Zelite" não deu até "brevet" de piloto pro Lula?
    Afinal, disseram que o jato da TAM que atravessou a pista em Congonhas foi culpa dele.
    Certamente era Lula que estava no comando, e pulou pela janela quando a batata esquentou, ehehehehe….

    Elton

    É isso aí companheiro!

    edv

    A fila dupla já diz tudo sobre a "Madam" e seus "direitos"…

Carlos

E tem gente que ainda é contra…
Trabalhei muitos anos no nordeste (era piloto dos aviões do governo do Ceará) e conheço bem a realidade da região.
Fico possesso quando um sujeito que nunca saiu de São Paulo, ou Rio, ou que só sai pra viajar para os USA ou Europa, se metem a criticar esse projeto…

    Elton

    Ou quando vão ao Nordeste só ficam em "resorts" com "all incluse".

augusto

Parece poesia.
Mas segundo o apostolo Joaozinho Trinta, não é.
E deve doer.

mila

Se não muito me engano, Darcy Ribeiro dizia que democracia começa no banho, como explicita belamente a senhorinha que disse tomar banho era dignidade. E assim é mesmo.

    JCO

    Pena que o mestre Darcy não viveu o suficiente para fazer parte do Governo Lula. Certamente teria dado uma contribuição muito importante.

Caracol

Em contrapartida:
Espero que Dona Maria não tenha uma geladeira Brastemp “frost free”, pois a minha, “moderníssima”, modelo 430, cheia de gueri-gueri, apresentou um defeito de fabricação em seu projeto que todos os técnicos que chamei para consertar reconheceram como comum a este modelo, inclusive a autorizada. Trata-se da resistência de degelo do dreno, que é subdimensionado, resultando num degelo insuficiente que bloqueia a refrigeração. Gastei uma nota com substituição de peças Brastemp e mão de obra durante vários meses, a Brastemp tira o dela da reta fazendo de conta que o defeito não existe e a solução veio com o autorizado da Bosch, que instalou a peça correspondente da geladeira fabricada por eles na minha. Agora funciona perfeitamente.
Fico feliz que Dona Maria, lá do Canindé, tenha chegado aos anos 50. Eu, aqui no Rio de Janeiro, estou chegando à Idade Média.

    Nadja

    Caracol…. Minha mãe e minha sogra tiveram Brastemp "frost free" cheia dos gueri gueri…. e o defeito era esse, a bicha nem degelava direito nem esfriava direito. Deveriam fazer uma chamada dos proprietarios desse modelo e fazer troca por outro.
    Minha mãe e minha sogra trocaram de geladeira… não é assim uma Brastemp mas esfria direitim e degela todinha rsrs modelo Digital, Você vai lá e aperta o botão de degelo com o dedo kkkk funciona que é uma maravilha.

Antonio carlos Gomes

Pois é caro Azenha,aqui em São Roque/SP tem uma familia que não tem banheiro no barraco onde vivem.Até hoje.
Queria falar com voce que sinto muita saudades quando voce fala de BAURU.Eu tinha um padrinho Joaquim Osorio,ele era dona de uma grande lenhadora, la para as bandas do centro velho e eu costumava passar minhas ferias escolares na decada de 60 por la.Um abraço.
Carlo Gomes

Nilva

Pois é, Azenha ! Basta tão pouco para se fazer a felicidade e dar o mínimo de dignidade às pessoas mais humildes. A classe média urbana não consegue imaginar as agruras que essa população passa e que por isso são tão gratas ao Lula. Fico emocionada cada vez que vejo o sorriso estampado no rosto dessas pessoas, que sempre foram esquecidas pelos diversos governos, se até aqui na grande São Paulo há lugares onde ainda não existe energia elétrica, imagine nos grandes grotões deste Brasil. Não há que se falar em progresso e desenvolvimento onde há seres humanos vivendo na mais completa escuridão, distante de qualquer sinal de civilização. O Lula plantou a semente e esta será disseminada pela Dilma.

Violeiro Urbano

Pois é…bonito saber que os "velhinhos" agora podem assistir TV no final de suas tardes, o problema é que nesses "rincãos" como diria a Nossa Presidenta Dilma, SÓ PEGA REDE GLOBO! E essas NOVELINHAS provavelmente são na globo! Já pensou o mal que essa energia elétrica causou para essas pessoas? Gente simples, de boa fé fácil de se manipular….em pouco tempo estarão vendo novelas e votando o Serra, duvidam?

    Carlos

    Não é bem assim não, Violeiro…
    As outras empresas de comunicação não estão dormindo, todas (ou quase) já têm retransmissoras na região, fora as regionais puras.

    Estrela

    Não Violeiro, a Globo não vai conseguir manipular as pessoas carentes do sertão do Ceará. Somos um povo sofrido, mas não somos ingratos. O Lula conseguiu conquistar nossos corações. A novela é apenas um entretenimento. Quando se trata de política, nosso povo sabe o que quer. Somos cabeças chatas, burros não!!!

    Douglas da Mata

    Estrela, eu gostaria de pensar assim.
    Mas os resultados recentes das eleições presidenciais nos revelam que o "buraco" (ideológico) é mais embaixo. Reduzir tudo ao "economicismo", ou adesão política a conforto ou aquisição de bens de consumo pode trazer surpresas.
    20 milhões de votos a Marina e o desempenho de serra (cerca de 43 milhões de votos no turno final) demonstram que nem o enorme apoio ao presidente, nem o fato de uma parcela significativa ter obtido ganhos reais de renda têm o condão de torná-los "progressistas".
    O embate pela hegemonia ideológica está mais vivo e encarniçado que nunca.
    Somos um povo (o Brasil) que ainda acredita que a política é coisa suja, somos conservadores religiosos e misturamos temas privados de fé com ação do Estado, que também se expressa no preconceito tocante aos direitos das minorias. Nossa velha e nova classe média são adeptas (ou omissas) em relação ao genocídio utilizado como "política de segurança pública", que se exprime no adágio: "bandido bom é bandido morto", ou "morreu é porque tava devendo".
    Estamos a anos luz de qualquer debate inteligente acerca do uso e abuso de drogas, embora adoremos nos "aventurar" pelas estradas com a "cara cheia de caiaba", matando-nos e aos outros, com estatísticas dignas de guerras.

    Em suma, cara Estrela, é tarefa urgente nossa transformar a rede em plataforma ampla de acesso a diversidade de informação. No entanto, por enquanto, quem domina boa parte dos corações e mentes é o PIG.

    O caso Lula não pode ser analisado dentro do esquema clássico. Lula é fenômeno, e como tal, inaugura "outra" categoria de análise. Mas e depois dele?

    É preciso retomar a polítca como instrumento, ou ficar torcendo para a "volta".

    Um abraço.

    dukrai

    e depois, maibródi, a gLobo cansou de descer a lenha no Lulinha e ele saiu com quase 90% de aprovação popular e a Dilminha eleita.
    os veín, e os novin também, estão sabendo qual a diferença.

elena

Isso é que é inclusão social.Fico muito satisfeita de saber que um casal que passou por tanta privação estão felizes com o programa luz para todos.

Deixe seu comentário

Leia também