VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Miguel do Rosário: Jornais escondem que Dilma lidera em SP

01 de outubro de 2014 às 13h38

Pânico faz Merval cometer barriga histórica

Por Miguel do Rosário, postado em outubro 1st, 2014, em seu blog

Os jornais acordaram em pânico.

Os colunistas começaram a chorar mais que a Marina.

No Globo, Merval dá um número completamente errado sobre a disputa eleitoral em São Paulo.

Não é exagero.

Olha o que ele diz, em sua coluna de hoje:

“A dificuldade de Aécio Neves é que ele não está reagindo em São Paulo, maior colégio eleitoral e principal reduto tucano, onde segundo o Ibope a candidata do PSB continua liderando e em ascensão, ao contrário do resultado nacional: tinha 35% e agora aparece com 39% das intenções de voto. Aécio caiu de 19% para 17% e a presidente Dilma manteve-se em segundo lugar com 23%.”

Meu Deus! Coitado! Em que estado mental horrível ele deve estar.

Eu fico me perguntando como alguém pode errar assim! Eu, trabalhando sozinho no meu blog, quando cometo um erro, sou imediatamente advertido (pelo que agradeço) pelos atentos leitores.

Merval, com uma equipe enorme de assistentes, comete uma barriga tosca dessa?

Os números corretos, informados pela própria Globo, são esses:

Marina 29%, Dilma 29%, Aécio 22%

Se preferir, pode ir na fonte original, o próprio Ibope, que acaba de divulgar o relatório completo de São Paulo. É de lá que tirei o gráfico abaixo:

sp

 

Escapa à minha compreensão como é possível produzir uma barriga desse porte.

Eu até tirei fotografia da edição digital, para o caso dele corrigir (o que, incrivelmente, não fez até agora, às 13:00) e para vocês não duvidarem de mim:

pagina

Repita comigo, Merval.

1) Marina não está “em ascensão” em São Paulo, mas em queda livre. Saiu de 32% para 29%.
2) Dilma partilha com Marina a liderança do eleitorado paulista, com 29%. Sendo que a petista registra viés de alta; Marina, de baixa.
3) Aécio tinha 19% e foi para 22%, ou seja, bem mais do que os 17% que você atribui a ele.

*****

Nessa reta final de eleição, os jornais revelam um outro talento. Já conhecíamos a sua vocação de publicar meias verdades, o que é a melhor maneira de mentir. Você conta uma verdade, incontestável, mas incompleta. A depender da maneira pela qual você transmite a informação, pode fazer o leitor chegar a conclusão oposta à que chegaria se tivesse acesso à verdade inteira.

Agora eles inovaram. Estão escondendo as informações.

Ontem, o jornal Globo escondeu a informação principal sobre o coxinha terrorista, a de que ele exigia renúncia da presidenta Dilma.

Claro, seria péssimo para a Globo mostrar Dilma antagonizando com um terrorista. Ainda mais um terrorista coxinha, cujas informações se lastreiam em Veja e Globo.

E ainda mais depois que a mídia vendeu a mentira de que Dilma defendeu o “diálogo” com terroristas, em seu discurso na ONU. A presidenta defendeu a decisão do próprio Conselho de Segurança da ONU, que não autorizou bombardeios à Síria.

*****

Pois bem, as edições impressas de Globo e Folha não trouxeram os mapas de São Paulo. Esconderam acintosamente uma informação essencial para se entender a conjuntura eleitoral no país, visto que São Paulo vinha sendo o último estado importante onde a oposição ainda liderava.

Não é mais.

O Estadão mostra, numa área escondida do site, o seguinte mapa da distribuição dos votos nos estados brasileiros.

mapa

 

Ou seja, Dilma ganha praticamente no Brasil inteiro. Nos estados cinzas, onde há empate técnico, ela tem um vigoroso viés de alta, na contramão de Marina, que vem caindo.

No Paraná, por exemplo, Marina já está num distante terceiro lugar, segundo o Ibope, e Dilma (em alta) partilha a liderança com Aécio.

parana

No Mato Grosso do Sul, também apresentado como cinza, o último Ibope dá 32% para Dilma, 29% para Marina e 22% para Aécio; o candidato a governador, o petista Delcídio, lidera isoladamente no estado.

Pelo gráfico do Estadão, Marina só lidera no Acre, governado pelo PT, e que deve reeleger o PT; e no Espírito Santo, onde não temos pesquisa atualizada.

Na última pesquisa Ibope, feita no início de setembro, Marina já começara a cair no ES, e não há razão para acreditar que a onda anti-Marina também não chegue lá.

Leia também:

NaMaria: Como a Veja dirigiu a educação pública sob os tucanos

Juvandia Moreira: “O povo brasileiro não tem um centavo na Bolsa”

 

34 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Cláudio

04/10/2014 - 19h13

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Responder

Lukas

03/10/2014 - 16h28

70% dos paulistas não querem Dilma.

Responder

Eduardo

03/10/2014 - 08h54

O Aécio vai apanhar dentro de casa em Minas Gerais! Pior vai apanhar também de Marina Silva! Seu cinismo,petulância e incompetência serão motivos de sua necessária e justa derrota! Abusou dos mineiros, se ferrou !

Responder

Abelardo

03/10/2014 - 00h07

Quero assistir as levianas desculpas dos institutos de pesquisas, quando a apuração final mostrar o resultado oficial da apuração. Quero assistir a comparação do oficial contra os abusivos e intencionais disparates divulgados, com a maior cara de pau e a certeza de impunidade, pelos ditos institutos de pesquisas.

Responder

adroaldo caires

02/10/2014 - 19h58

Eu sou da Bahia e aqui é mesma coisa, o Estado que comandado pela rede bahia ligaga a globo, os fascistas do DEM e o espólio da ditadura de ACM estão sentindo a derrota do candidato do atraso, estão tentando enganar a população distribuindo santinhos com os candidatos deles ma põe Dilma no final, é o peso da derrota.

Responder

FrancoAtirador

02/10/2014 - 12h01

.
.
Globope São Paulo
27-29/9/2014

Espontânea

Alckmin = 33% (+1)*

Skaf = 14% (+3)

Padilha = 8% (+2)

Outros = 1% (-1)

Brancos/Nulos = 14% (+1)

!!! Ainda Não Sabem = 31% (-5)

*Total = 101%, por ‘arredondamentos’

(http://www.eleicoes.ibopeinteligencia.com/Documents/S%C3%A3o%20Paulo%20-%20Relat%C3%B3rios/JOB_0488-6_S%C3%83O_PAULO%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas.pdf)
.
.
NA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM SÃO PAULO

OS INDECISOS NÃO ESTÃO OPTANDO PELO PSDB.
.
.

Responder

Urbano

02/10/2014 - 11h35

Já em Pernambuco, a morte tocou o berrante e arrebanhou tudo que foi de votos mulos e indecisos, levando-os para as hostes da czarina silva, a fementida, recebendo os devidos aplausos de boston, pela anexação. Falando-se em boston, será que a fementida czarina foi beijar as mãos e receber as devidas instruções dos indecentes do Norte?

Responder

Vicente Jr.

02/10/2014 - 10h40

Bobagem. Dilma tem 29%. Aécio e Marina tem 51% juntos. É um banho na candidatura governista.

Responder

    FrancoAtirador

    03/10/2014 - 02h46

    .
    .
    Em 2010, no 1º Turno em São Paulo

    o Zé da Bolinha de Papel (PSDB)

    ficou em primeiro com 37,63%

    do total de votantes (c/ B/N).

    O Tucano Aério Naves (PSDB)

    tá fazendo é um Baita Fiasco.
    .
    .

renato

02/10/2014 - 10h25

SOU BIPOLAR..
Explico o que aconteceu com Merval.
Quando sobe a ansiedade, os olhos ficam
embotados e enuviados, e a uma mescla
do que queremos com o que esta ocorrendo.
Por instantes (15 minutos), ficamos tremulos
e indignados com a situação..logo a coisa
vai passando, passando..e vemos a cagada
que cometemos..para alguns um pouco tarde.

Responder

Roberto Locatelli

02/10/2014 - 08h13

Se Dilma ganhar no estado de SP, será fato inédito. E deixará a mídia golpista de cabelo em pé.

Responder

sergio

02/10/2014 - 02h20

Foi um “errinho”apenas: sem querer querendo.
Até domingo ele enfarta.

Responder

Messias Franca de Macedo

01/10/2014 - 23h22

““Meus amigos, vamos à luta, vamos à vitória, vamos mostrar que hoje, aqui, tem que se ver relâmpago de caracol, os nevoeiros pararem, dar eclipse no Sol, as águas do mar secarem e eu pescar a baleia com anzol.”

“Ocês” sabem de quem é a autoria desta “pérola” de arrazoado?!

A resposta em
‘Marina incentiva correligionários: “tem que se ver relâmpago de caracol”

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/marina-incentiva-correligionarios-tem-que-se-ver-relampago-de-caracol

Responder

Bom demais

01/10/2014 - 21h58

É tanta desinformação que temos que assistir o sepultamento destes golpistas desde do não vai ter Copa!

Responder

Marat

01/10/2014 - 19h49

Creio que as lágrimas amargas estejam obliterando a visão do premiadíssimo, honestíssimo, honradíssimo, semideus do jornalismo brasileiro… Pobre imortal… terá toda a eternidade para cumprir sua mediocridade!

Responder

Donizeti - SP

01/10/2014 - 19h19

Outra coisa que não entendo.

Se Dilma tem 29% de intenção de votos em São Paulo, como o Padilha, candidato a governador do PT tem apenas 10% !!!

Não dá para acreditar que o eleitor vai votar na Dilma 13 para presidente e 45 no tucano Alckimin.

Me engana que eu não gosto, Padilha vai ter entre 25% a 30% dos votos válidos em São Paulo, isso é voto de petista que não muda, nem vira casaca, desde as eleições de 1998 é assim, porque agora seria diferente ?

A mídia tucana e os institutos de pesquisa estão forçando a mão, manipulando e mentindo sobre a real situação de intenções de votos no Estado de São Paulo, é a última esperança de sobrevivência deles, já que perderam a Presidência e Minas Gerais vai no primeiro turno com o Pimentel.

Dia 05 de outubro essa farsa será desmascarada, vai ter segundo turno em São Paulo e o Padilha estará lá para fazer pó do tucano Alckmin, o sem noção (que no debate de ontem disse que não tem crise de água, a segurança está ótima, São Paulo está avançando – só se for pro abismo, tem 130 kms de obras do Metro – mentira é só 7 kms, etc) e sem tesão.

Responder

    Inês

    01/10/2014 - 22h22

    Estava me perguntando exatamente isso!

Fabio Passos

01/10/2014 - 18h47

O PiG está tão desnorteado que sua militância está completamente confusa.
Hoje ouvi 4 leitores de veja chorando as mágoas. Já jogaram a toalha!

A direita importou marina… e desabou com a cara no chão.

O povo não se engana. Sabe quem defende os interesses da maioria pobre e trabalhadora.

E sabe também que marina e aécio defendem os privilegiados vagabundos.

Responder

Francisco

01/10/2014 - 17h21

O PT começa a entender o que o eleitor sempre soube: são todos contra o PT.

Todos os jornais, todas as TVs, todas as rádios, todo o judiciário, todo o elenco de Malhação: são todos contra o PT.

Responder

    alex

    01/10/2014 - 19h42

    SABE A RADIO ALPHA “PIG” … batem no governo petista (municipal e federal)sem dó. Tem vez quer naqueles intervalos das 4 notícias (3) é pau no governo. É inacreditável! Até na FM …

realista

01/10/2014 - 17h01

merval seu candidato virou pó kkk

Responder

FrancoAtirador

01/10/2014 - 16h08

.
.
Os Calunistas tão em Horror.

Já faz 1 mês que o Merval

não lê jornal ou revista.

Nem n’O Globo passa o olho.

A pesquisa dele é de 02/9:

(http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ibope-em-sp-marina-sobe-de-35-para-39,1553762)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    01/10/2014 - 17h04

    .
    .
    E a Reinaldéte da Revista Veja

    torcendo pro “Pezão do Cabral”

    no Estado do Rio de Janeiro.
    .
    .

roberto

01/10/2014 - 15h34

Eu mereço e quero este governo da Dilma, como todos os brasileiros que não assistem à globo e não lêem Folha,Estadão e Veja. Os noveleiros e desinformados votam na Marina e merecem a volta do FMI e as filas para a gasolina nas sextas-feiras.

Responder

Márcio Gaspar

01/10/2014 - 15h26

Acredito que Dilma ganhará no primeiro turno, pois tem um grupo de eleitores indecisos, que creio, tende a votar nos primeiros colocados, que seria Dilma ou Marina. Esses indecisos ficariam mais atentos nesta reta final nas proposta desses dois candidatos, então, nisso a Dilma tem vantagem em conseguir mais votos, pois em ficar no duvidoso é melhor ficar com o mesmo governo.

Responder

Alemao

01/10/2014 - 15h01

Se a Dilma vencer no primeiro turno é porque a maioria merece esse governo, viva à Venezuela!

Responder

    assalariado.

    01/10/2014 - 15h49

    Alemão viva o bolivariansimo!

    Rumo ao Socialismo!

    Lukas

    01/10/2014 - 16h52

    Eu só rio quando falam que o PT (o PT, minha gente, o PT!) pode levar o Brasil ao socialismo.

    Socialismo, aliás, que agoniza em todo mundo, e sobrevive do populismo sul-americano. Pô, nem a China quer saber de socialismo e o cara vem me falar de “rumo ao socialismo” em 201.

    Quando um gato cai do alto de um prédio, evidentemente ele morre ao bater no chão. No entanto, ele, mesmo morto, dá um salto. É o chamado “dead cat bounce”. O que vemos hoje na Venezuela, Bolívia e Equador é este salto do gato morto do socialismo. O socialismo morreu, mas ainda deu seu último pulo.

jose antonio beffa

01/10/2014 - 15h01

Como posso acreditar nas pesquisas?????Não acredito!
A Dilma vai ganhar no primeiro turno é a única coisa que posso acreditar!

Responder

FrancoAtirador

01/10/2014 - 14h52

.
.
Víxi! Máêssi Mápa tá Dilmais di Bôm, sô!

Azul, só o Céu e o Mar do BraSil Petista.

E 2 Amarelos Verde-MariNécos Desbotados.
.
.

Responder

    Mário SF Alves

    01/10/2014 - 19h54

    Esse outro amarelão aí [no gráfico], a não ser o Acre, sempre foi assim. Reacionário e coronelista ao extremo. Nunca elegeu nem o presidente Lula e nem a presidenta Dilma. E o que chega a ser emblemático: só saiu da crise que lhe foi imposta pelo neoliberalismo tucano com a ajuda do Lula. Fato que até hoje motiva cobranças de reconhecimento público a um dos candidatos que governou o estado à época. Não tinha sequer dinheiro para pagar o funcionalismo público. De santo não tem nada. Passado escravagista num estado de apenas 50 mil km² costuma dar nisso.

    Ficaria melhor como Espírito Santo das Alagoas, digo do Acre.

    FrancoAtirador

    02/10/2014 - 13h07

    .
    .
    Mestre Mário.

    Então não é por acaso que o concorrente à reeleição

    ao Governo do Espírito Santo se chama Casagrande…

    Agora, falando na Senzala, parece que o “Coser 131”

    tem bastante chance de se eleger para o Senado Federal.
    .
    .

Carlitos

01/10/2014 - 14h24

E hoje a tarde vou conquistar mais um voto para a Dilma mostrando para minha tia porque é um risco votar na Marina. E vamos lá, todos para as ruas fechar a eleição no primeiro turno!

Responder

augusto2

01/10/2014 - 14h22

eh o merval estava sob efeito de fortes tranquilizantes.

Responder

Deixe uma resposta