VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Miguel Nicolelis: Uma coisa estranha aconteceu em Natal

26 de outubro de 2010 às 17h51

O texto acima é anexo de um e-mail com informações falsas dizendo que Dilma Rousseff, se eleita, não poderá assumir por não ser brasileira (ela nasceu em Minas Gerais). Segue na linha do movimento da extrema-direita dos Estados Unidos, chamado “birther”, que alega que Barack Obama não nasceu nos Estados Unidos e, portanto, não poderia ser presidente. Nos Estados Unidos, onde racismo explícito é inaceitável, foi a forma que a extrema-direita encontrou de carimbar Obama como “alienígina”, um negro que não sabe seu lugar, que não pode representar um país “de cristãos protestantes e brancos”. O ataque a Obama veio acompanhado da tentativa de classificá-lo como “muçulmano”. Ou seja, foi não apenas uma tentativa dos republicanos de ganhar a eleição, mas de “deslegitimar” o eleito ao classificá-lo como alguém que não pertence à Nação.

*****

Uma coisa estranha aconteceu na noite passada em Natal

por Miguel Nicolelis*, especial para o Viomundo

Desde que cheguei ao Brasil, há duas semanas, eu vinha sentindo uma sensação muito estranha. Como se fora acometido por um ataque contínuo da famosa ilusão, conhecida popularmente como déjà vu, eu passei esses últimos 15 dias tendo a impressão de nunca ter saído de casa, lá na pacata Chapel Hill, Carolina do Norte, Estados Unidos.

Mas como isso poderia ser verdade? Durante esse tempo todo eu claramente estava ou São Paulo ou em Natal. Todo mundo ao meu redor falava português, não inglês. Todo mundo era gentil. A comida tinha gosto, as pessoas sorriam na rua. No aeroporto, por exemplo, não precisava abrir a mala de mão, tirar computador, tirar sapato, tirar o cinto, ou entrar no scan de corpo todo para provar que eu não era um terrorista.  Ainda assim, com todas essas provas evidentes de que eu estava no Brasil e não nos EUA, até no jogo do Palmeiras, no meio da imortal “porcada”, a sensação era a mesma: eu não saí da América do Norte! Mesmo quando faltou luz na Arena de Barueri durante o jogo, porque nem a 25 km da capital paulista a Eletropaulo consegue garantir o suprimento de energia elétrica para um prélio vital do time do coração do ex-governador do estado (aparentemente ninguém vai muito com a cara dele na Eletropaulo. Nada a ver com o Palmeiras), eu consegui me sentir à vontade.

Custou-me muito a descobrir o que se sucedia.

Porém, ontem à noite, durante o debate dos candidatos a Presidência da República na Rede Record, uma verdadeira revelação me veio à mente. De repente, numa epifania, como poucas que tive na vida, tudo ficou muito claro. Tudo evidente. Não havia nada de errado com meus sentidos, nem com a minha mente. Havia, sim, todo um contexto que fez com que o meu cérebro de meia idade revivesse anos de experiências traumatizantes na América do Norte.

Pois ali na minha frente, na TV, não estava o candidato José Serra, do PSDB, o “partido do salário mais defasado do Brasil”, como gostam de frisar os sofridos professores da rede pública de ensino paulistana, mas sim uma encarnação perfeita, mesmo que caricata, de um verdadeiro George Bush tropical. Para os que estão confusos, eu me explico de imediato. Orientado por um marqueteiro que, se não é americano nato, provavelmente fez um bom estágio na “máquina de moer carne de candidatos” em que se transformou a indústria de marketing político americano, o candidato Serra tem utilizado todos os truques da bíblia Republicana. Como estudante aplicado que ainda não se graduou (fato corriqueiro na sua biografia), ele está pronto para realizar uns “exames difíceis” e ser aceito para uma pós-graduação em aniquilação de caracteres em alguma universidade de Nova Iorque.

Ao ouvir e ver o candidato, ao longo dessas duas semanas e no debate de ontem à noite, eu pude identificar facilmente todos os truques e estratégias patenteados pelo partido Republicano Americano. Pasmem vocês, nos últimos anos, essa mensagem rasa de ódio, preconceito, racismo, coberta por camadas recentes de fé e devoção cristã, tem sido prontamente empacotada e distribuída para o consumo do pobre povo daquela nação, pela mídia oficial que gravita ao seu redor.

Para quem, como eu, vive há  22 anos nos EUA, não resta mais nenhuma dúvida. Quem quer que tenha definido a estratégia da campanha do candidato Serra decidiu importar para a disputa presidencial brasileira tanto a estratégia vergonhosa e peçonhenta da “vitória a qualquer custo”, como toda a truculência e assalto à verdade que têm caracterizado as últimas eleições nos Estados Unidos.  Apelando invariavelmente para o que há de mais sórdido na natureza humana, nessa abordagem de marketing político nem os fatos, nem os dados ou as estatísticas, muito menos a verdade ou a realidade importam. O objetivo é simplesmente paralisar o candidato adversário e causar consternação geral no eleitorado, através de um bombardeio incessante de denúncias (verdadeiras ou não, não faz diferença), meias calúnias, ou difamações, mesmo que elas sejam as mais absurdas possíveis.

Assim, de repente, Obama não era mais americano, mas um agente queniano obcecado em transformar a nação americana numa república islâmica. Como lá, aqui Dilma Rousseff agora é chamada de búlgara, em correntes de emails clandestinos. Como os EUA de Bill Clinton, apesar de o país ter experimentado o maior boom econômico em recente memória, foi vendido ao povo americano como estando em petição de miséria pelo então candidato de primeira viagem George Bush.

Aqui, o Brasil de Lula, que desfruta do melhor momento de toda a sua história, provavelmente desde o período em que os últimos dinossauros deixaram suas pegadas no que é hoje o município de Sousa, na Paraíba, passa a ser vendido como um país em estado de caos perpétuo, algo alarmante mesmo. Ao distorcer a verdade, os fatos, os números e, num último capítulo de manipulação extremada, a própria percepção da realidade, através do pronto e voluntário reforço  do bombardeio midiático, que simplesmente repete o trololó do candidato (para usar o seu vernáculo favorito), sem crítica, sem análise, sem um pingo de honestidade jornalística, busca-se, como nos EUA de George Bush e do partido Republicano, vender o branco como preto, a comédia como farsa.

Não interessa que 26 milhões de brasileiros tenham saído da miséria. Nem que pela primeira vez na nossa história tenhamos a chance de remover o substantivo masculino “pobre” dos dicionários da língua portuguesa. Não faz a menor diferença que 15 milhões de novos empregos tenham sido criados nos últimos anos. Ou que, pela primeira vez desde que se tem notícia, o Brasil seja respeitado por toda a comunidade internacional. Para o candidato da oposição esse número insignificante de empregos é, na sua realidade marciana, fruto apenas de uma maior fiscalização que empurrou com a barriga do livro de multas 10 milhões de pessoas para o emprego formal desde o governo do imperador FHC.

Nada, nem a realidade, é  capaz de impressionar os fariseus e arautos que estão sempre prontos a enxovalhar o sucesso desse país de mulatos, imigrantes e gente que trabalha e batalha incansavelmente para sobreviver ao preconceito, ao racismo, à indiferença e à arrogância daqueles que foram rejeitados pelas urnas e vencidos por um mero torneiro mecânico que virou pop star da política internacional. Nada vai conseguir remover o gosto amargo desse agora já fato histórico,  que atormenta, como a dor de um membro fantasma, o ego daqueles que nunca acreditaram ser o povo brasileiro capaz de construir uma nação digna, justa e democrática com o seu próprio esforço. Como George Bush ao Norte, o seu clone do hemisfério sul não governa para o povo, nem dele busca a sua inspiração. A sua busca pelo poder serve a outros interesses; o maior deles, justiça seja feita, não é escuso, somente irrelevante, visto tratar-se apenas do arquivo morto da sua vaidade, o maior dos defeitos humanos, já dizia dona Lygia, minha santa avó anarquista. Para esse candidato, basta-lhe poder adicionar no currículo uma linha que dirá: Presidente do Brasil (de tanto a tanto). Vaidade é assim, contenta-se com pouco, desde que esse pouco venha embalado num gigantesco espelho.

Voltando à estratégia americana de ganhar eleições, numa segunda fase, caso o oponente sobreviva ao primeiro assalto, apela-se para outra arma infalível: a evidente falta de valores cristãos do oponente, manifestada pela sua explícita aquiescência para com o aborto; sua libertinagem sexual e falta de valores morais, invariavelmente associada à defesa do fantasma que assombra a tradição, família e propriedade da direita histérica, representado pela tão difamada quanto legítima aprovação da união civil de casais homossexuais. Nesse rolo compressor implacável, pois o que vale é a vitória, custe o que custar, pouco importa ao George Bush tupiniquim que milhares de mulheres humildes e abandonadas morram todos os anos, pelos hospitais e prontos-socorros desse Brasil afora, vítimas de infecções horrendas, causadas por abortos clandestinos.

George Bush, tanto o original quanto o genérico dos trópicos, provavelmente conhece muitas mulheres do seu meio que, por contingências e vicissitudes da vida, foram forçadas a abortos em clínicas bem equipadas, conduzidas por profissionais altamente especializados, regiamente pagos para tal prática. Nenhum dos dois George Bushes, porém, jamais deu um plantão no pronto-socorro do Hospital das Clínicas de São Paulo e testemunhou, com os próprios olhos e lágrimas, a morte de uma adolescente, vítima de septicemia generalizada, causada por um aborto ilegal, cometido por algum carniceiro que se passou por médico e salvador.

Alguns amigos de longa data, que também vivem no exterior, andam espantados com o grau de violência, mentiras e fraudes morais dessa campanha eleitoral brasileira. Alguns usam termos como crime lesa pátria para descrever as ações do candidato do Brasil que não deu certo, seus aliados e a grande mídia.

Poucos se surpreenderam, porém, com o fato de que até o atentado da bolinha de papel foi transformado em evento digno de investigação no maior telejornal do hemisfério sul (ou seria da zona sul do Rio de Janeiro? Não sei bem). No caso em questão, como nos EUA, a dita grande imprensa que circunda a candidatura do George Bush tupiniquim acusa o Presidente da República de não se comportar com apropriado decoro presidencial, ao tirar um bom sarro e trazer à tona, com bom humor, a melhor metáfora futebolística que poderia descrever a farsa. Sejamos honestos, a completa fabricação, desmascarada em verso, prosa e análise de vídeo, quadro a quadro, por um brilhante professor de jornalismo digital gaúcho.

Curiosamente, a mesma imprensa e seus arautos colunistas não tecem um único comentário sobre a gravidade do fato de ter um pretendente ao cargo máximo da República ter aceitado participar de uma clara e explicita fabricação. Ou será que esse detalhe não merece algumas mal traçadas linhas da imprensa? Caso ainda estivéssemos no meio de uma campanha tipicamente brasileira, o já internacionalmente famoso “atentado da bolinha de papel” seria motivo das mais variadas chacotas e piadas de botequim. Mas como estamos vivendo dentro de um verdadeiro clone das campanhas americanas, querem criminalizar até a bolinha de papel. Se a moda pega, só eu conheço pelo menos uns dez médicos brasileiros, extremamente famosos, antigos colegas de Colégio Bandeirantes e da Faculdade de Medicina da USP, que logo poderiam estar respondendo a processos por crimes hediondos, haja vista terem sido eles famosos terroristas do passado, que se valiam, não de uma, mas de uma verdadeira enxurrada, dessas armas de destruição em massa (de pulgas) para atingir professores menos avisados, que ousavam dar de costas para tais criminosos sem alma .

Valha-me Nossa Senhora da Aparecida — certamente o nosso George Bush tupiniquim aprovaria esse meu apelo aos céus –, nós, brasileiros, não merecemos ser a próxima vítima do entulho ético do marketing eleitoral americano. Nós merecemos algo muito melhor.  Pode parecer paranoia de neurocientista exilado, mas nos EUA eu testemunhei como os arautos dessa forma de fazer política, representado pelo George Bush original e seus asseclas,  conseguiram vender, com grande sucesso e fanfarra, uma guerra injustificável, que causou a morte de mais de 50 mil americanos e centenas de milhares de civis iraquianos inocentes.

Tudo começou com uma eleição roubada, decidida pela Corte Suprema. Tudo começou com uma campanha eleitoral baseada em falsas premissas e mentiras deslavadas. A seguir, o açodamento vergonhoso do medo paranóico, instilado numa população em choque, com a devida colaboração de uma mídia condescendente e vendida, foi suficiente para levar a maior potência do mundo a duas guerras imorais que culminaram, ironicamente, no maior terremoto econômico desde a quebra da bolsa de 1929.

Hoje os mesmos Republicanos que levaram o país a essas guerras irracionais e ao fundo do poço financeiro acusam o Presidente Obama de ser o responsável direto de todos os flagelos que assolam a sociedade americana, como o desemprego maciço, a perda das pensões e aposentadorias, a queda vertiginosa do valor dos imóveis e a completa insegurança sobre o que o futuro pode trazer, que surgiram como conseqüência imediata das duas catastróficas gestões de George Bush filho.

Enquanto no Brasil criam-se 200 mil empregos pro mês, nos EUA perdem-se 200 mil empregos a cada 30 dias. Confrontado com números como esses, muitos dos meus vizinhos em Chapel Hill adorariam receber um passaporte brasileiro ou mesmo um visto de trabalho temporário e mudar-se para esse nosso paraíso tropical. Eles sabem pelo menos isto: o mundo está mudando rapidamente e, logo, logo, no andar dessa carruagem, o verdadeiro primeiro mundo vai estar aqui, sob a luz do Cruzeiro do Sul!

Fica, pois, aqui o alerta de um brasileiro que testemunhou os eventos da recente história política americana em loco. Hoje é a farsa do atentado da bolinha de papel. Parece inofensivo. Motivo de pilhéria. Eu, como gato escaldado, que já viu esse filme repulsivo mais de uma vez, não ficaria tão tranqüilo, nem baixaria a guarda. Quem fabrica um atentado, quem se apega ou apela para questões de foro íntimo, como a crença religiosa (ou sua inexistência), como plataforma de campanha hoje, é o mesmo que, se eleito, se sentirá livre para pregar peças maiores, omitir fatos de maior relevância e governar sem a preocupação de dar satisfações aqueles que, iludidos, cometeram o deslize histórico de cair no mais terrível de todos os contos do vigário, aquele que nega a própria realidade que nos cerca.

Aliás, ocorre-me um último pensamento. A única forma do ex-presidente (Imperador?) Fernando Henrique Cardoso demonstrar que o seu governo não foi o maior desastre político-econômico, testemunhado por todo o continente americano, seria compará-lo, taco a taco, à catastrófica gestão de George Bush filho. Sendo assim, talvez o candidato Serra tenha raciocinado que, como a sua probabilidade de vitória era realmente baixa,  em último caso, ele poderia demonstrar a todo o Brasil quão melhor o governo FHC teria sido do que uma eventual presidência do George Bush genérico do hemisfério sul. Vão-se os anéis, sobram os dedos. Perdido por perdido, vamos salvar pelo menos um amigo. Se tal ato de solidariedade foi tramado dentro dos circuitos neurais do cérebro do candidato da oposição (truco!), só me restaria elogiá-lo por este repente de humildade e espírito cristão.

Ciente, num raro momento de contrição, de que algumas das minhas teorias possam ter causado um leve incômodo, ou mesmo, talvez, um passageiro mal-estar ao candidato, eu ousaria esticar um pouco do meu crédito junto a esse grande novo porta-voz do cristianismo e fazer um pequeno pedido, de cunho pessoal, formulado por um torcedor palmeirense anônimo, ao candidato da oposição. O pedido, mais do que singelo, seria o seguinte:

Candidato, será  que dá pro senhor pedir pro governador Goldman ou pro futuro governador Dr. Alckmin para eles não desligarem a luz da Arena Barueri na semana que vem? Como o senhor sabe, o nosso Verdão disputa uma vaguinha na semifinal da Copa Sulamericana e, aqui entre nós, não fica bem outro apagão ser mostrado para todo esse Brazilzão, iluminado pelo Luz para Todos, do Lula. Afinal de contas, se ocorrer outro vexame como esse, o povão vai começar a falar que se o senhor não consegue nem garantir a luz do estádio pro seu time do coração jogar, como é que pode ter a pretensão de prometer que vai ter luz para todo o resto desse país enorme? Depois, o senhor vem aqui e pergunta por que eu vou votar na Dilma? Parece abestalhado, sô!

* Miguel Nicolelis é um  dos mais importantes neurocientistas do mundo. É professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e criador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal, (RN). Em 2008, foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

219 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Nicolelis: "O que eu imaginava moleque está acontecendo. Nunca o Brasil foi melhor do que está hoje" « Viomundo - O que você não vê na mídia

04/10/2014 - 19h03

[…] escreveu um documento, que o Viomundo publicou, manifestando o seu apoio a Dilma contra a campanha de ódio que Serra estava fazendo naquele […]

Responder

Professor Miguel Nicolelis: A quem interessar possa « Blog de Osvaldo Palmeira

24/02/2011 - 21h17

[…] Para começar, desde há muito, o professor Nicolelis faz críticas aos tucanos (clique aqui para ler). […]

Responder

Professor Miguel Nicolelis: A quem interessar possa » O Recôncavo

24/02/2011 - 11h34

[…] Para começar, desde há muito, o professor Nicolelis faz críticas aos tucanos (clique aqui para ler). […]

Responder

A Folha de São Paulo briga mais uma vez com a verdade factual « Em Defesa da Educação Pública

23/02/2011 - 20h27

[…] Para começar, desde há muito, o professor Nicolelis faz críticas aos tucanos (clique aqui para ler). […]

Responder

Bacaroço » Blog Archive » Professor Miguel Nicolelis: A quem interessar possa

23/02/2011 - 17h07

[…] Para começar, desde há muito, o professor Nicolelis faz críticas aos tucanos (clique aqui para ler). […]

Responder

Professor Miguel Nicolelis: A quem interessar possa | Viomundo - O que você não vê na mídia

23/02/2011 - 14h46

[…] Para começar, desde há muito, o professor Nicolelis faz críticas aos tucanos (clique aqui para ler). […]

Responder

Blogueiros e twiteiros progressistas do RN reúnem-se com Nicolelis « Blogueiros Progressistas do RN

28/01/2011 - 10h11

[…] Para ler o artigo que, na época da eleição presidencial, irritou setores conservadores , por defender a descriminalização do aborto e a união civil entre os homossexuais, clique aqui. […]

Responder

Blogueiros e twiteiros progressistas do RN reúnem-se com Nicolelis | Viomundo - O que você não vê na mídia

27/01/2011 - 23h22

[…] Para ler o artigo que, na época da eleição presidencial, irritou setores conservadores , por defender a descriminalização do aborto e a união civil entre os homossexuais, clique aqui. […]

Responder

Intolerância religiosa no mundo « Nova ordem política

21/01/2011 - 08h40

[…] Miguel Nicolelis é alvo de uma intolerância religiosa sem tamanho. Nicolelis escreveu um artigo se posicionando a favor do aborto e do casamento gay. Além disso, não escondeu sua falta de […]

Responder

Nicolelis é alvo de sites da extrema-direita americana: contas não ajustadas da eleição « Blog do EASON

20/01/2011 - 15h02

[…] dessas manifestações foi este artigo do professor Miguel Nicolelis, especial para o Viomundo:Uma coisa estranha aconteceu em Natal , publicado em 26 de outubro de 2010, a seis dias do 2º turno da eleição presidencial […]

Responder

Parece que o conservadorismo religioso tupiniquim adotará o modelo ianque | Outras coisas e afins

19/01/2011 - 18h16

[…] que os ianques só souberam das opiniões do prof. Nicolelis porque um brasileiro anônimo traduziu uma entrevista sua ao ‘Vi o Mundo’ e a mandou aos […]

Responder

Nicolelis é alvo de sites da extrema-direita americana: contas não ajustadas da eleição brasileira | Viomundo - O que você não vê na mídia

19/01/2011 - 11h45

[…] dessas manifestações foi este artigo do professor Miguel Nicolelis, especial para o Viomundo: Uma coisa estranha aconteceu em Natal , publicado em 26 de outubro de 2010, a seis dias do 2º turno da eleição presidencial […]

Responder

val51mabar

30/10/2010 - 13h14

A partir do segundo mandato do presidente Lula, o fluxo dos que chegam diminuiu e dos que voltam cresceu. No tempo do FHC, os que retornavam ao Brasil logo perdiam o que haviam investido e eram obrigados a ter um amargo regresso para a nossa colonia aqui.

Desde a quebradeira atual que se deu nos paises desenvolvidos, o fluxo se inverteu por dois motivos: o primeiro foram os fatores de expulsao criados pela quebradeira e o segundo, e principal, foram os fatores de atracao que um Brasil melhor tem nos oferecido.

Por esses e outros motivos eh que eu secundo: "Serranaomamae, serranaomamae!…."

Responder

val51mabar

30/10/2010 - 13h13

Como eu estava aqui, lembro-me muito bem que o pareamento das moedas aconteceu contra a vontade de muitos economistas que estavam avisando que ele estava quebrando a industria e o comercio brasileiros. Nos estavamos enxergando que o pareamento tinha o objetivo unico de ganhar as eleicoes que se dariam em 1997. Eh que o pareamento dollar/real ludibriava o povo que pensava que ter uma moeda nesse patamar dava alguma importancia ao Brasil.

O resultado todos sabemos. O FHC foi reeleito, depois de ter comprado esse direito, pagando 400.000,00 por voto no congresso. A desvalorizacao que deveria ter comecado em tempos anteriores para que fosse gradativa e sem maiores transtornos para a economia foi feita na forma de maxi. Com isso milhares de micro, pequeno e medio empresarios foram aa falencia porque tinham feito dividas em dollar e a divida deles cresceu imensamente da noite para o dia.

Muitos desses empresarios foram obrigados a buscar refugio aqui na comunidade brasileira economicamente exilada no exterior. Junto com eles veio uma enxurrada de brasileiros e brasileiras que multiplicou a nossa comunidade por 100.
Desde esse tempo, a comunidade so cresceu ate o segundo mandado do presidente Lula.

Responder

val51mabar

30/10/2010 - 13h11

Concordo em numero, genero e grau com o Miguel Nicolelis. Estou nos Estados Unidos ha 17 anos e, como ele, sinto a mesma sensacao em relacao a maquina de moer candidatos importada daqui. Penso que podemos resumir o nosso pensamento nos termos:

Nao podemos negar que o PSDB tem feito um exame profundo de consciencia. Contudo, ao inves de confessar-se, tem atribuido os proprios malfeitos ao governo do presidente Lula. Tambem tem feito esforco para lembrar-se dos bons resultados do governo Lula. Contudo tambem, simplesmente alega que o governo Lula apenas deu continuidade ao governo deles.

Ha pouco recebi um e-mail, atribuido a uma economista. Apaguei e nao me lembro o nome da autora mas contem K, T, Z, demonstrando ser descendente da Europa ocidental. Ela afirma que o pareamento de 1 dollar/1,20+- de real, no final do primeiro governo do FHC era necessario para impedir o retorno da inflacao e que a administracao Lula esta quebrando o pais, para eleger a Dilma.

Responder

Martha

29/10/2010 - 19h21

O PT está demorando para mandar averiguar nos arquivos da maternidade mineira, onde dizem que aquela coisa linda "veio a furo". Só assim o Brasil saberá se ela é ou não brasileira nata.

Responder

Catarina

29/10/2010 - 13h35

Excelente texto!!! Tá tudo aí, e sem perder a ternura!

Responder

Maks Tiritan

28/10/2010 - 18h48

Tá claro que eles vão tentar um grande GOLPE SUJO. Vamos ficar todos alertas par desmentir na net e no bôca a bôca essas baixarias e os golpes baixos do Serra. Pequeno Sonho Pró Dilma http://www.youtube.com/watch?v=fuGgHTllwRo

Responder

Miguel Nicolelis: Uma coisa estranha aconteceu em Natal

28/10/2010 - 17h33

[…] Do Vi O Mundo […]

Responder

O DESABAFO DE UM NEUROCIENTISTA « Blog do Gerd Klotz

28/10/2010 - 13h48

[…] DESABAFO DE UM NEUROCIENTISTA Por gerdklotz DO VIOMUNDO 26 de outubro de 2010 às […]

Responder

Marcos de Almeida

28/10/2010 - 10h12

Urgente, aqui em Brasília um jornalista ficou sabendo que a folha comprou um testemunha da época da ditadura para tentar desqualificar a candidata Dilma.É muito estranho a folha mostrar toda armação do metrô de São Paulo e agora estaria livre para divulgar essa farsa para desviar os eleitores do foco e obter ônus para Serra.Azenha verifica essa informação.

Responder

Nicolelis em texto primoroso « Esquerda, volver!

28/10/2010 - 08h53

[…] Para arquivar na memória […]

Responder

tineiz

28/10/2010 - 02h26

Eles querem a VIRADA? Nós vamos dar.
Vamos virar sim, os números.
Dia 31 vamos fazer virar 13.
Precia dizer mais?

Responder

Duas coisas estranhas aconteceram recentemente « Brasil: FuturoPresente

28/10/2010 - 00h51

[…] Natal.  Essa história é contada por Miguel Nicolelis, idealizador e diretor do Instituto, em um texto publicado no blog Viomundo[1].  A segunda é a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública (OBMEP) . […]

Responder

Luis Fernando

27/10/2010 - 20h25

BOMBA! BOMBA! EM MINAS, 80% É SERRA!!!!! É porque os outros 20% é planície, depressão, mar de morro……..

Responder

Wellington_Vibe

27/10/2010 - 19h27

E quanto ao debate da Globo, será que a Dilma vai? Se ela for, já está provado que não adianta falar de plano de governo. O Zé vai responder com uma acusação, ela apresenta sua proposta para sua própria pergunta na réplica e ele volta a bater na tréplica. Se for, que vá para bater também. Enfia Paulo Preto, aborto da Mônica, santinhos difamatórios, bolinha de papel, tumulto em Canindé, licitação no metrô, petrobrax, pesquisa, tudo na goela dele que ele fica zonzo. A imprensa não pergunta o que ele não quer responder,mas a candidata pode. Eu acredito. Vai Dilma.

Responder

Wellington_Vibe

27/10/2010 - 19h23

Essa mentira é nova, ainda não tinha visto. Mas agora a atenção na internet vai ter que ser quadruplicada. Não pq as mentiras vão continuar brotando por emails sujos. Esse efeito já não vai ser surtido a tempo. Vai vir da grande imprensa. Todos sabemos que vai vir, só não sabemos o quê. E só aqui na internet haverá tempo de causar alguma mobilização e disseminar a verdade. Atenção e vamos continuar a luta por votos para podemos comemorar no domingo. No mínimo já ajuda convencer aquele amigo que vai votar no Serra nem sabe pq a viajar no feriado.

Responder

Pedro de Sá Rigoldi

27/10/2010 - 19h13

É Mais uma das inúmeras tentativas da imprensa golpista, junta com grupos de extrema-direita de desestabilizar nossa candidata!
TENHO 17 ANOS, PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS PARA DIVULGAR MEU BLOG, SE POSSÍVEL GOSTARIA QUE SEGUISSEM, COMENTASSEM, PARTICIPASSEM DA ENQUETE, ACABEI DE FAZER UMA NOVA POSTAGEM!
http://falandooquesabe.blogspot.com/
MUITO OBRIGADO!

Responder

    Rita

    27/10/2010 - 21h42

    Entrei no seu blog e vi o vídeo,estou estarrecida. Quando a gente pensa que o psdb não pode descer mais,ele mostra que o seu poço não tem fundo. Estou assustada.

Pedro de Sá Rigoldi

27/10/2010 - 19h01

É Mais uma das inúmeras tentativas da imprensa golpista, junta com grupos de extrema-direita de desestabilizar nossa candidata!
TENHO 17 ANOS, PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS PARA DIVULGAR MEU BLOG, SE POSSÍVEL GOSTARIA QUE SEGUISSEM, COMENTASSEM, PARTICIPASSEM DA ENQUETE, ACABEI DE FAZER UMA NOVA POSTAGEM!

MUITO OBRIGADO!

Responder

MARCOS

27/10/2010 - 18h55

Ainda bem que Niemayer, Chauí, Chico Buarque e o Doutor Nicolelis estão por aí para levantar o nível da baixaria que tomou conta do país. Eles não suportam ver suas empregadas falarem ao celular. ECA

Responder

    laila nasser

    27/10/2010 - 23h46

    dr, nicolelis é realmente um brasileiro brilhante e admirável. esse artigo é para guardar pra sempre. laila

Matheus Amorim

27/10/2010 - 17h08

Quanto à já desmentida "bolinha de papel", na verddae rolo de fita de embalagem, que é duro e dói quando atinge a cabeça (admira que você não entenda isto) o que esperar de militantes petistas, que no passado, já atiraram até cadeiras em Covas? Uma pena ver que os muitos anos que você certamente dedicou ao estudo do cérebro em nada tenha ajudado no sentido de não se deixar levar por propagandas mentirosas, como a que faz Lula e o PT em favor de Dilma.

Responder

    malu

    27/10/2010 - 17h39

    Tá delirando, como teu candidato?

    José Roberto-SP

    27/10/2010 - 17h39

    Matheus, se for atendido o pedido do Dr. Nicolelis o governador vai acender a luz aí você vai poder ver e se enxergar.

    Wellington_Vibe

    27/10/2010 - 19h37

    Ah, foi mal. O entendido de cabeça aqui é você, além de ser um belo espécime de cientista político. Pelo que me consta, só o que há provado é uma fraude montada pela Globo, vide nota oficial da Associação dos Peritos Criminais Federais disponibilizada na internet para quem quiser ver.
    E é engraçado o comportamento da direita extremista conservadora. Atirou cadeira, bolinha de papel, fita crepe nos seus candidatos sujos, é militante petista (acho que para vcs não existem cidadãos inconformados que não militam pra ninguém, mas o fazem em causa própria perante a intransigência que vos é peculiar), mas quando jogam na Dilma, no Lula (acho que isso nunca fizeram pq ele realmente é o cara) ou até no Zé Dirceu (as bengaladas na imprensa ecoaram como a desforra popular) é o direito do cidadão se manifestar (é só dá uma olhada no blog do reinaldo azevedo onde ele convence que jogar bolinha no Serra é violência e atentado contra a democracia, mas na Dilma é legítimo e direito do cidadão. Vcs são mesmo uma piada, mas sem graça e que está no fim. Dia 31 a brincadeira acaba…

    Rita

    27/10/2010 - 21h56

    Quem é esse zémané querendo contestar um grande cientista?? Vá estudar, vá se informar e depois escreva coisas úteis. Quer dizer que o vídeo que vc viu tinha um rolo de fita?? Meu Deus!! Se o rolo de fita dói tanto e o crápula se machucou realmente, por que não fez um exame de corpo de delito para confirmar?? Queria ver ele fazendo perícia com peritos sérios, porque aquele molina não convence nem uma criança. E para terminar alguém do psdb falar de violência é muita cara de pau, porque campanha mais BAIXA E SUJA que a de vcs nem o collor conseguiu fazer. Mande seu candidato tomar cuidado com as bolinhas de papel, afinal de contas ficar 24h de repouso no final da campanha é muito tempo perdido.

    Antonio

    28/10/2010 - 10h06

    Ô São Matheus!
    Sua santidade andou fumando coisa estragada, que lhe faz ver miragens?

Olinda

27/10/2010 - 16h40

eu quero votar no Nicolelis

Responder

    Kátia Aguiar

    27/10/2010 - 19h21

    Eu também!!!!

redson

27/10/2010 - 16h29

Mais um brasileiro a nos emocionar, acompanhando Niemeyer, Suassuna, Boff, tantos outros que nos enchem de orgulho e entusiasmo. Esse jovem cientista é admirável, nos demonstra com clareza e objetividade que nosso querido Brasil melhorou muito com Lula e vai continuar melhorando muito com Dilma!

Responder

vander

27/10/2010 - 15h57

Azenha fiquei sabendo que a globo esta preparando uma reportagem bomba no dia 29 , quer dizer eles vão massacrar a DIlma uas vezes porque logo depois tem os debates.

Responder

Márcia

27/10/2010 - 15h25

Não sabia que o Prof. Nicolelis era também cientista político. Brilhante análise!

Responder

vander

27/10/2010 - 14h56

Gente o debate da globo terá "eleitores indecisos" fazendo pergunta e um grafico para medir desempenho, estao preparando um golpe contra a Dilma cd o TSE ninguem faz nada.

Responder

Nicolelis: uma coisa estranha aconteceu em Natal | UFRN com Dilma

27/10/2010 - 14h29

[…] por Miguel Nicolelis*, especial para o Viomundo […]

Responder

José C. Neto

27/10/2010 - 14h14

Lembram-se quando a Folha de São Paulo mandou uma equipe investigar a vida do pai de Dilma Roussef na Bulgária? Pois então, fizeram contato com o PIG de lá, vcs sabem um gambá cheira o outro !!!! e plantaram mais essa mentira, dpois da ficha falsa, agora é a nacionalidade falsa. DILMA 13 !!! JÁ

Responder

Elizabeth

27/10/2010 - 13h46

SOU GRANDE ADMIRADORA desse gigantesco neurocientista Nicolelis que há pouco ganhou dois prêmios internacionais com as suas pesquisas e faz um trabalho pioneiro na periferia de Natal e que pouco espaço tem nessa mídia "fajuta"!!! Agora, ele cresceu mais ainda com essa análise lúcida, consciente, responsável… Vamos divulgar esse texto o máximo que pudermos. Parabéns PROFESSOR, BRASILEIRO CONSCIENTE, NEUROCIENTISTA INTERNACIONALMENTE RESPEITADO – NICOLELIS e que não esquece de suas origens, do seu povo. Tenho muito orgulho do seu trabalho, Elizabeth Montenegro

Responder

Sujeira e baixaria, as verdadeiras doenças do Serra | ESTADO ANARQUISTA

27/10/2010 - 13h26

[…] Miguel Nicolelis, no Viomundo: […]

Responder

Aracy_

27/10/2010 - 13h16

Serra já provou que tem mil caras. Eis o que ele disse um dia: “É perda de tempo incensar ou amaldiçoar o SUS. O que precisamos é que funcione melhor. Aliás, esta é a síntese do nosso programa: fazer os serviços de saúde funcionarem melhor.
E a propósito de amaldiçoar, quero manifestar minha rejeição a uma espécie de instinto homicida que por vezes acomete as elites brasileiras com relação às instituições sociais: quando funcionam mal, propõem-se sempre fechá-las ou piorá-las, estrangulando-as, em vez de reformá-las para torná-las mais fortes”.
Tribuna livre. Discurso de posse do Ministro José Serra, no Ministério da Saúde em 31 de março de 1998. Está em: Conferência Nacional de Saúde on-line. http://www.datasus.gov.br/cns/temas/tribuna/disSE
Hoje, Serra é o candidato perfeitamente alinhado às elites brasileiras

Responder

Contagem regressiva! « Como assim?!

27/10/2010 - 12h42

[…] Acabei de ler um texto superesclarecedor, que compara as estratégias de Serra às estratégias da direita cristã […]

Responder

Marcius Cortez

27/10/2010 - 12h31

Paraíba,Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia, Sergipe, Piauí, Alagoas, Maranhão, agradecendo o modelo de inclusão social que Dilma representa votará domingo em festa. Uma amiga me ligou de Recife, paz e alegria dia 31. Votar na Dilma é celebração.

Responder

Rodrigo

27/10/2010 - 12h29

O Diretor de Distribuição da Eletropaulo é Palmeirense Verde!!!!

Responder

Yacov

27/10/2010 - 12h19

E existem sérias suspeitas e evidências fortíssimas de que o Atentado de 11 de setembro tenha sido encomendado pelo próprio Bush (Zeit Geist). O modelo americano de se apropriar violentamente das riquezas do mundo em detrimento dos povos, está esgotado. Chegou a vez do "Soft-Power" brasileiro mostrar o seu valor, levando solidariedade e construíndo pontes entre os povos e conquistando corações e mentes para a construção de um MUNDO MELHOR PARA TODOS. Eita!! Será que o "sapo-barbudo, despreparado, cabeça-chata, ignorante" saiu de Garanhuns para mudar o mundo todo???? Eu não duvido nem um pouco. Dia 31 vote 13 – DILMA, LÁ!! DILMA, JÁ!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Responder

Guilherme Scalzilli

27/10/2010 - 11h32

Convido a todos para conhecer os “13 motivos para nunca votar em José Serra”, lá no blog: http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com/ .
Abraços do
Guilherme Scalzilli

Responder

bene

27/10/2010 - 11h31

***Postura de brasileiro. Parte "E"
Se você é uma pessoa bem informada (assiste tv em diferentes canais para comparar, lê diferentes revistas e jornais, e compara as informações, navega nos diferentes blogs e sites, e compara todas as informações, e ainda as questiona ), você está no caminho certo, e com certeza está muito indignado com o que está acontecendo em nosso país. Mas eu te deixo um consolo: você também é responsável, você pode mudar isso, nem que seja um pouquinho de cada vez, converse com as pessoas, não as veja de maneira preconceituosa, não as force, mas informe-as, use a internet esse instrumento fabuloso de comunicações, esse mesmo instrumento que as forças do mal usam para disseminar: a desinformação, o ódio, você pode disseminar: o bem, o amor, a paz, a boa fé, a esperança… E que Deus nos ajude, faltam menos de 4 dias! ! ! ! ! !

Curitiba, 27 de outubro de 2010.

Ass. Um Brasileiro preocupado.

Responder

bene

27/10/2010 - 11h29

***Postura de brasileiro. Parte "D"
Visto isso fica uma grande indagação??????????? Eles são brasileiros como nós, pela lógica deveriam lutar por um Brasil cada vez melhor para todos, um Brasil cada vez mais forte. Mas não é isso o que acontece, eles empreendem essa luta toda, não para fortalecer o Brasil, muito pelo contrário, o fazem para enfraquece-lo e em seguida “distribui-lo aos pedaços” para empresas multinacionais.
Pobres incautos brasileiros, que tomados pela paixão por disputas eleitorais ou por razões pessoais, e de empatias, muitos seguem esses candidatos, e até os defendem, sem ter a menor noção do que estão fazendo, na maioria das vezes: iludidos, enganados, ludibriados, por esses candidatos, e pela força de muitos órgãos de imprensa, e correm o risco de elege-los, para a felicidade de outros povos, que são os que vão realmente tirar proveito de nossas imensas riquezas, e nós mais uma vez podemos ter o consolo de dizermos; esse não é um país sério, somos todos incompetentes, somos terceiro mundo. Continua…

Responder

bene

27/10/2010 - 11h27

*** Postura de brassileiro. Parte "C"
Meus amigos brasileiros, há 8 anos esse pessoal foi removido do poder por força do nosso sagrado voto. Essas mesmas forças lutaram nesses 8 anos, apoiados por setores da imprensa, para enfraquecer as nossas autoridades constituídas, com o intuito lógico de continuar esse trabalho sórdido, de “desmontar o Brasil” e vender “aos pedaços” a quem quisesse, desde que fossem estrangeiros. Não conseguiram seu intento, porque nosso governo é legítimo, eleito e empossado pela vontade do povo brasileiro.
Agora nos aproximamos novamente de eleições presidenciais, e eles vem com tudo, jogando pesado, jogando baixo, tentando nos atingir “nos lugares mais sensíveis”, para nos enfraquecer, mexendo com temas fortes como: aborto, religião, calúnias, acusações sem provas. Não podemos negar, a vontade deles de retomar o poder, é muito grande, e eles são capazes de coisas inimagináveis para recuperar o poder. Até aí, apesar das apelações, ainda podemos dizer que é natural. Continua…

Responder

bene

27/10/2010 - 11h25

*** Postura de brasileiro. Parte "B"
Como se não bastasse isso tudo, ou seja o que vemos, por trás dessa destruição, outros fatos aconteceram à nossa revelia, eu digo a revelia da maioria da população. Leis sendo criadas para que o governo federal. ficasse proibido de manter escolas técnica, ou seja para torna-las inviáveis e fechar, leis sendo criadas para facilitar as privatizações irresponsáveis das nossas sólida empresas estatais, acordos sendo assinados para emprestar um pedaço do Brasil aos Estados Unidos, sem a nossa autorização, espaço esse no qual nós brasileiros ficaríamos proibidos de adentrar, como a Base de Alcântara, universidades brasileiras sendo sucateadas, com o intuito presumível de abrir espaço para empresas privadas entrarem com mais facilidades, aniquilando o nosso ensino público, tão necessário aos nossos irmãos mais pobres, multinacionais engolindo nossas empresas, até do ramo varejista de supermercados que a muito custo conseguiram se estruturar. Continua…

Responder

Flávio

27/10/2010 - 11h24

Este vídeo casa fielmente com o texto acima.
http://www.youtube.com/watch?v=Z3XT6L6As7Q

Responder

sergio

27/10/2010 - 11h23

Bravo, Professor.

Responder

bene

27/10/2010 - 11h23

***Postura de brasileiro: parte “A”
Dentro de 4 dias, todos nós brasileiros com direito a votar, estaremos nos dirigindo às urnas para escolher nosso presidente para os próximos 4 anos. Até aí nada demais, a não ser o rumo de baixarias, que o candidato das forças conservadoras, arrastou a campanha. Todavia, deixemos as baixarias de lado, pelo menos por um momento; pensemos no Brasil, nosso país, nossa terra, nossa pátria mãe. Sabemos que o candidato da oposição, fez parte do governo anterior, que durou 8 anos. Quem não se lembra, da quebradeira da indústria, dos agricultores perdendo suas terras para os bancos, da falta de emprego, as greves tomando conta do país. Continua…

Responder

Joelma

27/10/2010 - 11h13

Concordo com a Lídia Gomes
"Azenha, que tal substituir a palavra DENEGRIR do texto, pois sua conotação é racista, significando tornar negro, coisa ruim. O doutor com certeza não teve tal intenção e por viver fora do Brasil há muitos anos talvez não saiba que o movimento negro abomina a referida palavra. No mais, adorei o artigo"

Responder

    Baccko

    27/10/2010 - 12h25

    Joelma, respeito muito o movimento negro e abomino o racismo. Mas a associação entre a cor preta e as trevas, a ausência de luz, coisas negativas, o abismo do caos, etc é muito, muito antiga, como fica evidente em várias narrativas mitológicas de quase todos os povos do mundo, inclusive entre sociedades q nem conheciam os humanos da Áfica. Essa associação provavelmente tem a ver com características do mundo natural que impressionam a conciência dos humanos (o dia e a noite, por exemplo) e motivam a criação de certos signos. Por isso, não vejo conotação racista nessa palavra.. E substituir a palavra seria uma forma de censura ao texto.

Napoleão Oliveira

27/10/2010 - 11h05

Interessante é notar que no texto do "Jornal", diz que novas vias da certidão só estariam disponíveis em 17 de outubro (17/10). Ou seja, DEPOIS do segundo turno das eleições brasileiras.
O segundo turno se dará a 31 de outubro – 31/10.
É impressionante o desespero dessa gente. Vão perder uma eleição mas vão ganhar uma presidente de fé.

Responder

Mauro

27/10/2010 - 10h57

A coisa ruim é tão bem orquestrada que dias desses em programa serra canta o Hino Nacional e chora tudo isso para ser associado a este e-mail falso é digno de um……..

Responder

Luiz Jornaleiro

27/10/2010 - 10h54

O brilhante texto do Doutor Miguel mostra como um cientista com sensibilidade social pode dar enormes contribuições para o avanço da Nação e barrar as torpes tentativas da direitinha irresponsável de voltar ao poder (e ao cofre).

Responder

Paulo

27/10/2010 - 10h47

Caro Azenha,

Muito estranho a forma como os jornalões estão tratando esta matéria: "Camelô é preso ao tentar sacar R$ 5 mi no AM –
A Polícia Federal em Manaus investiga a existência de suposto esquema de compra de votos na campanha eleitoral que envolve a empreiteira Emparsanco e a Santher, empresa apontada pelo órgão como fantasma."
Maiores detalhes no site da FENAPEF – http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/3

Responder

Lejobe

27/10/2010 - 10h46

Parabéns Prof Nicolelis, suas palavras são muito oportunas.

Responder

Marcelo

27/10/2010 - 10h24

Seria cômico, se não fosse sórdido: a certidão de nascimento, como bem notou o Valdir, está em cirílico, e o nome de Dilma Roussef está em letras romanas manuscritas, sabe, aquelas que usamos normalmente aqui no Brasil…

Responder

EURIVAN NOBREGA

27/10/2010 - 10h24

Como bom Potiguar,sinto-me orgulhoso de ter entre os Natalenses, este verdadeiro Gênio.

Responder

terezinha

27/10/2010 - 10h19

Ler esse texto dá um orgulho danado em nós Brasileiros. Miguel Nicolelis é Brasileiro, é nosso. É gente assim que

nós queremos contribuindo com sua inteligência para o crescimento do Brasil.Queremos oportunidades (e estamos tendo a partir de Lula, o analfabeto, o metalúrlico despreparado, segundo os Doutores da Sorbone) para que milhares de outros Miguel Nicolelis possam surgir das periferias, do campo, do sertão.

Não queremos que um ET Prepotente e sem Limites, interrompa o que foi construido nos últimos 8 anos, apesar da irresponsabilidade de uma oposição burra e preconceituosa.

Dia 31 é 13 porque é isso que a maioria absoluta do povo consciente desse país deseja e não tem bolinha de papel que impeça.

Responder

Jordam

27/10/2010 - 10h11

O Farol de Alexandria está se apagando, Zé bolinha quase indo ao mesmo destino ao qual Heloisa Helena e também Marina irá, o ostracismo está próximo com a eleição de Dilma, porém é fato que isso não ficara assim, o ninho tucano está em polvorosa, e o destino inserto dará lugar as manipulações dos governadores eleitos dos tucanos e demos.
O texto [é perfeito e nos dá um norte do que poderemos encontrar no primeiro ano de Governo Dilma, o ódio não acaba aqui, iniciará uma batalha dentro do Congresso palco que deveria ser de representar nós cidadãos brasileiros, porém as armações tucanas se darão lá dentro, para que blindem os maniqueistas em questão.

Responder

Marinho

27/10/2010 - 10h07

27/10/2010 – 06h39
Em editorial, Financial Times diz que 'Serra é melhor escolha para presidente'

Em editorial, o jornal britânico "Financial Times" defende nesta quarta-feira que o candidato do PSDB à presidência, José Serra, "é a melhor escolha para o Brasil".

No artigo, "Eleições Brasileiras – José Serra é a melhor escolha para presidente, por pouco", o jornal sustenta que os dois principais candidatos ao Planalto são bastante similares, mas a eleição de Serra afastaria uma possível influência de Lula no próximo governo.

Responder

sandro

27/10/2010 - 10h05

DENÚNCIA GRAVE

A Folha publicou matéria CONTRA o serrojas ontem – licitação – somente para GARANTIR SUA LEGITIMIDADE E ALEGAR ISENÇÃO quando soltar a última e mais pesada BALA DE LAMA sobre o, para nós honroso, passado da DILMA.

PRECISAMOS DE VACINA PRA ONTEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Julio Silveira

27/10/2010 - 10h04

Quando mais eu vejo um jornal como o Financial Times afirmar em forma de apoio que o Serra é a melhor escolha mais me preocupo com o Brasil no caso dele ganhar.
Tudo que é bom para o Brasil não é bom para o financial times.

Responder

octacilio

27/10/2010 - 09h40

maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

turmadazica

27/10/2010 - 09h37

E o áudio do Abramovay, todo mundo esqueceu, fica por isso mesmo…

Responder

Danilo

27/10/2010 - 09h36

O PROFESSOR é ótimo. Parabéns Nicolelis.

Só o time que……

Responder

ana

27/10/2010 - 09h32

O gênio Nicolelis dá uma aula sobre as Historias do Brasil e USA, recentes. O imperio USA mesmo em decadencia já teve seu apogeu com a ajuda da direita dos USA que, pode-se dizer tudo, menos que não é patriota e defenda os interesses dos USA no mundo. Ao contrario dos direitistas brasileiros que vendilh~eos da patria defendem os interesses dos gringos em detrimento dos do Brasil.
Não podemos permitir que a direita brasileira – traidora da patria – sabote o gigante do Sul, que sabote o futuro brilhante de nossos netos e filhos. Vamor deixar?

Responder

Helio Hanel

27/10/2010 - 09h30

Realmente o modelo americano é o flagelo do mundo. A apelação para tudo o que há de mais sórdido deixa-nos de cabelo em pé.
Talves esse perigo nos faça ainda melhores pela permannte vigillia que precisaremos ter.
Dilma e sua equipe terão que mostrar, e mostrarão ao mundo, um Brasil crescente, vigoroso e acima ,de tudo, generoso com sua gente e seus vizinhos do Sul. Não custa repetir que nosso sucesso implica no sucesso da América do Sul integra e unida.

Responder

Lídia Gomes

27/10/2010 - 09h23

Azenha, que tal substituir a palavra DENEGRIR do texto, pois sua conotação é racista, significando tornar negro, coisa ruim. O doutor com certeza não teve tal intenção e por viver fora do Brasil há muitos anos talvez não saiba que o movimento negro abomina a referida palavra. No mais, adorei o artigo

Responder

DENNIS FERNANDES

27/10/2010 - 09h19

GRANDE MIGUEL NICOLELIS E UMA GRANDE HONRA VER QUE UM GRANDE CIENTISTA,TEM TEM OPINIAO E POSIÇAO POLITICA,PARABENS POR ACREDITAR NO BRASIL E NO NOSSO QUERIDO NORDESTE.

Responder

Gilson Cabral

27/10/2010 - 09h11

Professor Miguel Nicolelis, o seu palmeiras , é irmão do meu cruzeiro, assim como você , eu gosto muito do pt, da Marta , do Eduardo, Mercadante, Lula, Erundina, Marina, Dilma, O pompilho lá da minha terrinha, Alfenas (sul de minas), pimentel em BH, e principalmente, dos petistas, sonhadores, como eu, muito obrigado, vou anexar uma poesia que eu escrevi. "DILMA E O BRASIL". « Voltar para E-mails enviados« Voltar para E-mails enviados
‹ Próximas 6 de 285 Anteriores ›
Poesia "Dilma e o Brasil"
Responder
gilson cabral
para luizfernandoej.

mostrar detalhes 11:00 (21 horas atrás)

Dilma e o Brasil
Quantas vezes eu pedi , aos meus anjos, uma explicação , prá tamanha desilusão, prá um país tão rico assim , estar vivendo com aquela ameaça, aquela do apocalipse, aquela , será o fim.Mas um luz se acendeu, o povo deu uma chance, e o operário sonhador, teve a sua grande oportunidade, tomou posse com Alencar, seu padrinho de eleição, os dois reinaram bonito, mundo inteiro correu fama, com respeito e humildade, foi levando com bondade, cuidou de toda nação , dos pequenos e dos "grandão", o seu maior legado,foi dar ao nosso país, uma nova esperança , é a mulher mais corajosa, ela que não nega prosa,seu jeitinino de vaidosa , ela que é uma grande guerreira, que leva nossa esperança de erguer o nosso Brasil, para rir e ser feliz, o Lula, nos deu a Dilma, foi Deus, que aprovou, com a maior sabedoria, sua luz iluminou, ela é justa e grande, amante do meu Brasil , é a linda namorada O BRASIL É O SEU AMOR, sua vida dedicou, defendo suas causas, com or brilho iluminou, , sua tese confirmou, quer manter uma história, que é de amor e imensa glória, sem , de justiça e de respeito , quer levar, aos brasileiros, cultura e educação , a saúde e segurança, com trabalho prá ser digno, Seu moço pode clavar , no dia trinta e um de outubro do ano dois mil e dez, é o 13 que vai reinar, com esperança e fé em Deus, é Dilma que vai, ganhar, vai ser nossa presidente, com amor vai nos guiar, Neste dia tão bonito Brasil e Dilma vão se casar, A festa vai ser imensa, com presença da imprensa , vai ser uma linda vitória, vitória da Democracia, Dilma , que Deus te ilumine , que o povo vote e apoie, trabalhe e lute muito pro Brasil, sempre, ganhar…

Gilson Cabral, São Paulo @¨/10/2010
poesia Dilma e o Brasil, homenagem as eleições, presidenciáveis, 31/10/2010

Responder

braga

27/10/2010 - 08h48

azenha, ja ouviu o novo LULA LÁ ( DILMA LÁ) do vagner tiso? emocionante tambem, como o original do chico.
já imaginou neste fim de semana ela ser cantada nos estadios durante os jogos do brasileirão?
que tal voce postar um pedido neste sentido.

Responder

@andregoth

27/10/2010 - 08h45

#serramente, o que importa são os 110 bi de barris do pré-sal,"somos da america e queremos ser [dos] americanos" já se dizia em 1870!

Responder

Ananere

27/10/2010 - 08h45

Dr. Nicolelis, moro em Natal, ja morei nos EUA, e assino em baixo de tudo o que o Sr. disse com relação aos republicanos.

Quando moraval lá, um certo dia, encontrei em uma parada de onibus um adesivo com o endereço de um site.
http://www.natall.com

Como sou de Natal, aquilo me chamou a atenção e logo fui visitar o site. Para minha surpresa e tristeza,
o site era do National Alliance, movimento neo-nazista americano que prega o ódio contra os negros, latinos, etc.

Depois de algum tempo o site mudou o endereço para http://www.natvan.com/

Espero que, independentemente de quem venha vencer, o senhor possa receber o apoio de infraestrutura governamantal
que o seu instituto merece.

Parabéns pelo trabalho e pela visão e iniciativa de levar conhecimentos para os lugares menos favorecidos do Brasil.

Responder

Luis

27/10/2010 - 08h44

Mas, essa suposta assinatura desse suposto documento não deveria estar em cirílico que é o alfabeto búlgaro???

Responder

    SteamboatWillie

    27/10/2010 - 17h59

    Foi a primeira coisa que notei. Seria a mesma coisa que termos nomes japoneses escritos em hiragana em certidões de nascimento brasileiras.

Gilson Cabral

27/10/2010 - 08h34

Professor Miguel Nicolelis, o seu palmeiras , é irmão do meu cruzeiro, assim como você , eu gosto muito do pt, da Marta , do Eduardo, Mercadante, Lula, Erundina, Marina, Dilma, O pompilho lá da minha terrinha, Alfenas (sul de minas), pimentel em BH, e principalmente, dos petistas, sonhadores, como eu, muito obrigado, vou anexar uma poesia que eu escrevi. "DILMA E O BRASIL". « Voltar para E-mails enviados
‹ Próximas 6 de 285 Anteriores ›
Poesia "Dilma e o Brasil"
Responder
gilson cabral
para luizfernandoej.

mostrar detalhes 11:00 (21 horas atrás)

Dilma e o Brasil
Quantas vezes eu pedi , aos meus anjos, uma explicação , prá tamanha desilusão, prá um país tão rico assim , estar vivendo com aquela ameaça, aquela do apocalipse, aquela , será o fim.Mas um luz se acendeu, o povo deu uma chance, e o operário sonhador, teve a sua grande oportunidade, tomou posse com Alencar, seu padrinho de eleição, os dois reinaram bonito, mundo inteiro correu fama, com respeito e humildade, foi levando com bondade, cuidou de toda nação , dos pequenos e dos "grandão", o seu maior legado,foi dar ao nosso país, uma nova esperança , é a mulher mais corajosa, ela que não nega prosa,seu jeitinino de vaidosa , ela que é uma grande guerreira, que leva nossa esperança de erguer o nosso Brasil, para rir e ser feliz, o Lula, nos deu a Dilma, foi Deus, que aprovou, com a maior sabedoria, sua luz iluminou, ela é justa e grande, amante do meu Brasil , é a linda namorada O BRASIL É O SEU AMOR, sua vida dedicou, defendo suas causas, com or brilho iluminou, , sua tese confirmou, quer manter uma história, que é de amor e imensa glória, sem , de justiça e de respeito , quer levar, aos brasileiros, cultura e educação , a saúde e segurança, com trabalho prá ser digno, Seu moço pode clavar , no dia trinta e um de outubro do ano dois mil e dez, é o 13 que vai reinar, com esperança e fé em Deus, é Dilma que vai, ganhar, vai ser nossa presidente, com amor vai nos guiar, Neste dia tão bonito Brasil e Dilma vão se casar, A festa vai ser imensa, com presença da imprensa , vai ser uma linda vitória, vitória da Democracia, Dilma , que Deus te ilumine , que o povo vote e apoie, trabalhe e lute muito pro Brasil, sempre, ganhar…

Gilson Cabral, São Paulo @¨/10/2010
poesia Dilma e o Brasil, homenagem as eleições, presidenciáveis, 31/10/2010

Responder

Gerson Carneiro

27/10/2010 - 08h21

Serra é do mal.

Responder

angela

27/10/2010 - 08h16

Que belo texto! Foi o primeiro que li nesta manhã do dia 27 de outubro de 2010 DC…..que maravilha, Nicolelis.
Perdoe-me a intimidade, mas depois dessa leitura tornamo-nos amigos, pelo menos de minha parte…
Não quero nem tecer considerações sobre sua narrativa, é tudo muito claro.Ah, como é rara tanta lucidez e coragem!

Responder

Gilson Raslan

27/10/2010 - 07h42

Simplesmente maravilhoso.

Responder

francisco.latorre

27/10/2010 - 07h39

o miguel é bom em tudo.

daí a amizade com lula e dilma.

inteligência aprecia inteligência.

texto certeiro elegante belo. mortífero.

serra é bush.

..

Responder

Mardosul

27/10/2010 - 07h28

Um texto exato, duro, real e concreto. Excelentes comentários e de uma percepção e abordagem totalmente comprovável na prática.

Responder

Romanelli

27/10/2010 - 06h50

Nicolelis .como poucos no PLANETA ..sabe muito bem do que fala ..afinal, poucos como ele entendem tão bem o comportamento e o cérebro limitado dos primatas

Responder

JOSÉ CARLOS F COUTO

27/10/2010 - 05h53

Espetacular!!! Que lucidez! Ainda bem que os 22 anos passados nos E.U.A.,não foram obstáculo para esta mente brilhante brilhar cada dia mais . Talvez o Dr. Nicolelis seja hoje o principal neuro cientista do mundo!!Obrigado,.por você ser um verdadeiro brasileiro e manter sempre um vínculo estreito com seu País de origem ( conheço o seu projeto em Natal – RN )!! DILMA LÁ ( o tb genial Wagner Tiso, adaptou a versão LuLA Lá para a Dilma!!Confiram no blog do Luis Nassif. está sensacional!!!

Responder

Bonifa

27/10/2010 - 05h42

Excelente esclarecimento do professor Nicolelis. Agora, continuo tentando vasculhar os outros caminhos do golpe serrista-bushiano… E a famosa central de fabricação de dossiês do Itajiba? E se produziram dossiês de pessoas-chave inclusive no polícia e no próprio judiciário? Dossiês de vida ou suicídio? E se o golpe vier de onde menos esperamos? Tem algumas coisas que fazem desconfiar. Serra está repetindo muito: "eu tenho vida limpa, ficha limpa!" é uma delas. O Merval está citando muito a "pesquisa" mandada fazer pelo Índio, onde haveria empate técnico. E salienta também o aumento de indecisos, dando a entender que a campanha de mistificação do Serra (que diz por exemplo que Dilma privatizou mais que FHC) está obtendo importante resultado. E o drible de corpo da Folha? Será que vai tentar passar pela defesa carregando o resultado obtido na Justiça Militar pela Ministra Carmem Lúcia? Olho vivo e todos os sentidos em alerta. O que está aí é o próprio Diabo com o Tempo nas costas.

Responder

Claudio

27/10/2010 - 04h41

Azenha,

Está rolando na WEB…

O espírito opressor e traiçoeiro do Serra é ameaçador.

Basta observar a forma acusatória que ele fala.

Responder

Cícero

27/10/2010 - 04h30

"O LOBO EM PELE DE CORDEIRO"

Um lobo pode se vestir de cordeiro, mas não consegue se comportar como um deles, pois mesmo disfarçado de cordeiro, ele permanece lobo, mostra suas garras, exibe suas presas.

O lobo vestido de cordeiro é traiçoeiro, tem fala mansa e é "bonzinho", quando, na verdade, esconde as garras por trás de uma brandura altamente perigosa (Gláucia Ribeiro).

Assim é o Serra, um lobo voraz vestido de cordeiro!

Responder

Cícero

27/10/2010 - 04h18

Perguntaram ao Fernando Henrique Cardoso:
– "Se você fosse solteiro, com quem você casaria?"

O FHC, cheio de querer filosofar, respondeu:
– "Casaria com a Pátria!"

Um bêbado ao lado, detonou:
– É isso aí: fodeu com ela, agora tem de casar.

Responder

leonidas kirotawa

27/10/2010 - 03h51

lindo texto, fico feliz de ter brasileiros que tomam tal posição frente a tanta manipulação da midia. É bom saber que ainda temos cabeças pensantes.

Responder

francisco.latorre

27/10/2010 - 03h48

..



#serra candidato reacionário



#dantas banqueiro condenado



..



#veronica filha-sócia de #serra candidato reacionário



sócia de 



#veronica irmã-sócia de #dantas banqueiro condenado



..



#serra candidato reacionário


sócio de



#dantas banqueiro condenado



..

cqd
http://bit.ly/9Gvl27  

Responder

Mariano S. Silva

27/10/2010 - 03h17

Azenha,

Não estou gostando nadinha deste índice de indecisos que cresce, em todas as pesquisas e que somados às bandas de erro podem justificar qualquer coisa!!! Qual é o resultado verdadeiro? Por esta razão sugeri uma pesquisa MESTRE!!

Responder

terezinha

27/10/2010 - 02h29

Que orgulho de ser brasileira ! Quantos Miguel Nicolelis devem estar escondidos por este Brasil de Meu Deus !

E nós temos que aturar um ET Psicopata quendo ser Presidente a qualquer custo.

Responder

beattrice

27/10/2010 - 02h08

Miguel como sempre brilhante e irônico ao extremo.
A análise é perfeita, e não são somente americanos que adorariam "ter um LULA", os franceses e demais europeus cunharam essa expressão e a usam corriqueiramente, comparando-o aos Sarkozys e Blairs da vida.

Responder

francisco.latorre

27/10/2010 - 02h03

..

#serra candidato reacionário

#dantas banqueiro condenado

..

#veronica filha-sócia de #serra candidato reacionário

sócia de

#veronica irmã-sócia de #dantas banqueiro condenado

..

#serra candidato reacionário

sócio de

#dantas banqueiro condenado

..

lógica. aritmética.

..
http://bit.ly/9Gvl27

Responder

Wilson Nascimento

27/10/2010 - 01h59

Sem vaselina.

É sacristão.

O professor não é fraco não.

Escracho.

Na veia.

Overdose de humor negro.

O coro comeu.

O Chico doce é de ébano.

O professor não tem medo de vampiro,não!

Lançou luz nas trevas tucanas

Tornou visível o sepulcro do Serra.

O professor foi cruel.

Mordaz .

Irônico.

Sofisticado.

Atingiu o âmago da alma do incauto.

Funesto.

Nefasto.

Lutuoso.

O professor meu bronca.

Cravou uma cruz no peito do Serrojas.

Pontas de sarro, realidade, estarrecimento e apreensão.

O professor boto sem dó.

Que horror. Abraços

Responder

Paulo Marcel

27/10/2010 - 01h51

Urgente.
Veja como cresceu a ditadura da mídia, com Aécio, em Minas.
Vejam estes dois documentários feitos por estudantes de jornalismo sobre jornalistas que estavam sendo demitido supostamente, a mando de Aécio.
http://todeolhomalandragem.blogspot.com

Responder

Hélio

27/10/2010 - 01h44

Olá Azenha! Analisando os componentes deste email , dá pra perceber várias inconsistências. Uma delas é de q na Bulgária se usa o alfabeto cirílico, similar ao russo, e no jornal mostrado no email , as letras são do alfabeto latino. Fazendo uma rápida pesquisa, descobre-se q o jornal é da Croácia. Abraços e vamos continuar lutando contra esta máfia midiática! Falta pouco agora! Até a vitória!

Responder

marcelo arruda

27/10/2010 - 01h41

Acabei de assistir uma entrevista no david letterman com o comediante Stephen Colbert. Parece que eles estão falando do Brasil. http://www.youtube.com/watch?v=FtHmcZhlE38

Responder

rafael, bhte

27/10/2010 - 01h38

Além de canalhas são tb burros, ela tem um nome composto, Vana, esqueceram de avisar para o mané q fez a 'certidão' bastava uma olhadinha na Wiki…..Nem falar então q como teria sido uma 'matéria' de jornal bulgáro a certidão tinha q ser todinha em cirílico (o nome da Dilma seria algo mais ou menos assim: дилмa e não escrito com letra de forma à brasileira) Em alfabeto latino ou inglês só se, caso ela tivesse mesmo nascido lá, alguém da sua família requisitasse na repartição

Responder

SérgioFerraz

27/10/2010 - 01h29

Até 31/10 é um olho no peixe e outro no gato.
Temos que afastar de vez o fantasma de 64, que insiste em assombrar a democracia brasileira.

Responder

Cristiana Castro

27/10/2010 - 01h19

Ai que bobagem, brasileiro é amigo. Zé Chirico nasceu na Transilvânia, em 1215, e é nosso colega.

Responder

ZePovinho

27/10/2010 - 00h44

MUITO BOM!!Por favor,Nicolelis!!Dá uma lida na carta desse senhor em resposta a uma ofensa que o Noblat fez o presidente Lula.É um míssil nesse bacharelismo horroroso que não aceita o Brasil e que nos quer de cabeça abaixa todo o sempre:
http://www2.tijolaco.com/29442

Uma carta ao Noblat
Deus me livre de que o tempo me corroa a humildade e me faça querer ser dono da verdade, destes que não ouvem com o coração e não escrevem com alma.
E que me permita um dia, quando os cabelos – se restarem – ficarem brancos, escrever como o aposentado Carlos Moura, da mineira Além Paraíba, faz hoje numa carta aberta ao jornalista Ricardo Noblat, respondendo a uma agressão insólita e desnecessária que fez, ontem, em seu blog, a Lula, dizendo que lhe falta, desde que decidiu eleger Dilma, “caráter, nobreza de ânimo, sentimento, generosidade”.
A carta de Moura foi publicada no Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, e eu a reproduzo aqui:

Noblat

Quem é você para decidir pelo Brasil (e pela História) quem é grande ou quem deixa de ser? Quem lhe deu a procuração? O Globo? A Veja? O Estadão? A Folha?

Apresento-me: sou um brasileiro. Não sou do PT, nunca fui. Isso ajuda, porque do contrário você me desclassificaria, jogando-me na lata de lixo como uma bolinha de papel. Sou de sua geração. Nossa diferença é que minha educação formal foi pífia, a sua acadêmica. Não pude sequer estudar num dos melhores colégios secundários que o Brasil tinha na época (o Colégio de Cataguases, MG, onde eu morava) porque era só para ricos. Nas cidades pequenas, no início dos sessenta, sequer existiam colégios públicos. Frequentar uma universidade, como a Católica de Pernambuco em que você se formou, nem utopia era, era um delírio.

Informo só para deixar claro que entre nós existe uma pedra no meio do caminho. Minha origem é tipicamente “brasileira”, da gente cabralina que nasceu falando empedrado. A sua não. Isto não nos torna piores ou melhores do que ninguém, só nos faz diferentes. A mesma diferença que tem Luis Inácio em relação ao patriciado de anel, abotoadura & mestrado. Patronato que tomou conta da loja desde a época imperial.

O que você e uma vasta geração de serviçais jornalísticos passaram oito anos sem sequer tentar entender é que Lula não pertence à ortodoxia política. Foi o mesmo erro que a esquerda cometeu quando ele apareceu como líder sindical. Vamos dizer que esta equipe furiosa, sustentada por quatro famílias que formam o oligopólio da informação no eixo Rio-S.Paulo – uma delas, a do Globo, controlando também a maior rede de TV do país – não esteja movida pelo rancor. Coisa natural quando um feudo começa a dividir com o resto da nação as malas repletas de cédulas alopradas que a União lhe entrega em forma de publicidade. Daí a ira natural, pois aqui em Minas se diz que homem só briga por duas coisas: barra de saia ou barra de ouro.

O que me espanta é que, movidos pela repulsa, tenham deixado de perceber que o brasileiro não é dançarino de valsa, é passista de samba. O patuá que vocês querem enfiar em Lula é o do negrinho do pastoreio, obrigado a abaixar a cabeça quando ameaçado pelo relho. O sotaque que vocês gostam é o nhém-nhém-nhém grã-fino de FHC, o da simulação, da dissimulação, da bata paramentada por láureas universitárias. Não importa se o conteúdo é grosseiro, inoportuno ou hipócrita (“esqueçam o que eu escrevi”, “ tenho um pé na senzala” “o resultado foi um trabalho de Deus”). O que vale é a forma, o estilo envernizado.

As pessoas com quem converso não falam assim – falam como Lula. Elas também xingam quando são injustiçadas. Elas gritam quando não são ouvidas, esperneiam quando querem lhe tapar a boca. A uma imprensa desacostumada ao direito de resposta e viciada em montar manchetes falsas e armações ilimitadas (seu jornal chegou ao ponto de, há poucos dias, “manchetar” a “queda” de Dilma nas pesquisas, quando ela saiu do primeiro turno com 47% e já entrou no segundo com 53 ) ficou impossível falar com candura. Ao operário no poder vocês exigem a “liturgia” do cargo. Ao togado basta o cinismo………………………………………………

Responder

XAVIER

27/10/2010 - 00h38

Acompanho o prof Miguel Nicolelis há muito tempo, reconhecido mundialmente como dos maiores neurocientistas. Respeito e admiração se nao fora por este motivo, ainda mais pelo que vem realizado como educador em sua terra – Paraiba, se não me engano, onde mantem instituição da maior importancia na formaçao de futuros cientisfas. Este depoimento merece ser guardado, independente da posiçao de cada um, como expressao de autenticidade e grandeza.

Responder

Carmélio Reynaldo

27/10/2010 - 00h38

Azenha,
o site Quatro Cantos, que tem uma sessão dedicada ao combate de spams fez um belo trabalho para desmontar essa armação de que Dilma seria búlgara. Eis o link: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/487_dnevnik_di

Responder

edv

27/10/2010 - 00h38

O Serra, seus demotucanos e o PIG são tão deslumbradamente vira-latas que até baixaria de campanha eles importam…

Responder

carmen regina dias

27/10/2010 - 00h34

Estou estupefata! O senhor é um cérebro magnífico, privilegiado por Deus para trazer esse tipo de pensamento para nós todos. Esclarecedor,. uma iluminação. Muito obrigada.

Responder

Helena Mansano

27/10/2010 - 00h34

Estou estupefata!!!! Texto maravilhoso!!!! Tenho uma admiração imensa pelo Dr. Miguel Nicolelis.
Quanta lucidez!
Que todos nós acordemos no próximo dia 01 de novembro com nossa Presidente Dilma eleita para acabar com esse pesadelo!!!

Responder

Fabio_Passos

27/10/2010 - 00h10

Chico César tá com Dilma! Eu também tô!

E eu também.
Tamo tudo junto!

[youtube cukmKw5dQPY&NR http://www.youtube.com/watch?v=cukmKw5dQPY&NR youtube]

Responder

Mariano S. Silva

27/10/2010 - 00h00

Que maravilha Miguel Nicolelis! Já te admirava bastante, agora então nem se fala! Um Brasil povoado por gente como você é um país pelo qual lutei toda esta minha vida. Estou certo que faço parte de um grande time de pessoas que torcem muito pelo seu sucesso. Construistes tua carreira brilhante lá fora, mas não abandonastes teus irmãos mais humildes daqui de casa. Você não conquistou apenas um grande conhecimento, seu caminho rumo à sabedoria é bem plano e tem todas as veredas endireitadas.
Saudações!

Responder

marcello mantovanni

26/10/2010 - 23h59

A sua busca pelo poder serve a outros interesses; o maior deles, justiça seja feita, não é escuso, somente irrelevante, visto tratar-se apenas do arquivo morto da sua vaidade, o maior dos defeitos humanos, já dizia dona Lygia, minha santa avó anarquista. Para esse candidato, basta-lhe poder adicionar no currículo uma linha que dirá: Presidente do Brasil (de tanto a tanto). Vaidade é assim, contenta-se com pouco, desde que esse pouco venha embalado num gigantesco espelho.

Impressionante, pq uma das propagandas do Serra era justamente alguém colocando o quadro do Serra na galeria de ex presidentes (o certo é colocar na lata de lixo de não recicláveis)….

Responder

João

26/10/2010 - 23h54

Brilhante análise. O Professor Nicolelis, além de ser um dos mais renomados cientistas no mundo, também demonstra uma visão de mundo como poucos têm.
Ele, Professor Nicolelis, não teria motivos para se preocupar com o Brasil. Afinal, deve ter seu presente e futuros garantidos.
Porém, e isto deveria servir de exemplo para muitos da academia, tem um posicionamento político em favor do Brasil e dos brasileiros.
Parabéns Professor.
Obrigado Azenha, por mais esta matéria.

Responder

francisco.latorre

26/10/2010 - 23h41

pois é.. parece a amerika.

parece a amerika?.. horror. horror.

..

última chance pra sabotarem o gigante do sul. depois adeus.

vão produzir uma catástrofe..

..

mas.. se souberem que sabemos podem desistir.

lutem brasileiros. é agora.

..

Responder

Cícero

26/10/2010 - 23h35

Parabéns ao dr. Nicolelis pelo texto.

Agora, além de #serrarojas, vampiro, zé-bolinha, zé-pedágio, mitômano, "serra não, mamãe', há também o #SerraBush.

Responder

everaldo

26/10/2010 - 23h31

Lindo texto, que beleza !!!

Responder

Marat

26/10/2010 - 23h28

Aliás, o meu sofrido Palmeiras parece só vencer quando o Serra não está nas arquibancadas… Nós palmeirenses, deveríamos pedir para ele virar casaca e torcer pelo São Paulo, ou Corinthians, ou, quem sabe, o Santos, não Azenha?

Responder

LUCIANO BEZERRA

26/10/2010 - 23h19

O PSICOPATA

“A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. …”. (fonte: Wikipédia).

Alguma identificação/semelhança com o candidato tucano?

Responder

Fabio_Passos

26/10/2010 - 23h18

Olha que legal!

Wagner Tiso regravou o sucesso de 89 para Dilma: http://www.youtube.com/watch?v=aBmcMyX5Noo

DILMA-LÁ
BRILHA UMA ESTRELA.
DILMA-LÁ
CRESCE A ESPERANÇA

SEM MEDO DE SER FELIZ.

OLE OLE OLE OLÁ
DILMA
DILMA-LÁ

Encontrei lá no Nassif:
"Wagner Tiso e a volta do Lula-lá"

perdoa as maíscula… é que chegou a me aguar os olhos.

Responder

    Sidnei

    27/10/2010 - 08h20

    A campanha da Dilma tem que usar esta musica!! Usar e abusar!! Elá é linda e emocionante! Cheguei a me arrepiar…
    Lembra o povo que ele pode fazer a diferença, como já fez na eleição do Lula.

Mario Siqueira

26/10/2010 - 23h15

Miguel Nicolelis é a prova cabal de que ninguem é perfeito: onde já se viu um sujeito como ele ser torcedor do Palmeiras ??!!
Se tinha que ter um defeito, foi escolher logo esse ?
Mas está perdoado: seus outros 99,99999% são geniais.

Responder

Pablo Mattos

26/10/2010 - 22h57

Será que o Serra pagou a galera que fez a campanha do Goni na Bolívia de 2002? Será que o carequinha James Carville está faturando uns por aqui também com aquele papo de "acreditamos em um certo de tipo de democracia"…
Só pra lembrar que em 1964 a campanha de Lacerda anti Goulart contava com requintes semelhantes de moralização baixa e despolitizada…

Responder

lck

26/10/2010 - 22h55

Tá vedo,, eu falei,,, tem que começar um movimento do #SerraBush já ,para pegar aqueles de classe mais alta que acreditam serem os democratas brasileiros e não querem ver que defendem um republicano de extrema direita tropical.

Tem que ligar o nome dele ao bush

#SerraBush #SerraBush #SerraBush

Responder

evaristo

26/10/2010 - 22h50

Bela exposição. Tem começo, meio e fim. Brasileiro de alto nível intelectual e preocupado com a grande maioria do povo. Denunciou perfeitamente o comportamente adotado pelo candidato da oposição. Um psicopata chamado José Chirico Serra e os vendilhões da pátria que gravitam ao seu redor, sendo seu expoente mor, FHC, de triste memória para os n ascidos em berços menos esplêndidos. Obrigado, DR. MIGUEL NICOLELIS.

Responder

Ana Paula

26/10/2010 - 22h47

Tenho acompanhado a trajetória e os trabalhos de Nicolelis e certo dia pensei, durante as acusações da jornalista Cristina Lobo, da Rede Globo (ñ podia ser de outra emissora!), esta que defende que os eleitores da Dilma são analfabetos, que são somente os cidadãos do Nordeste do país, que são aqueles que recebem menos de dois salários mínimos e etc (como se esta porção do nosso Brasil ñ fosse nada). Seria tão bom ver alguem como Nicolelis expressando sua opinião em relação ao Sr. Serrarojas, para calar de uma vez esse bando de jornalistas malfadados e sem opinião, que vendem-se para essas mídias manipuladoras da opinião pública.
Dilma 13!!!

Responder

Jura

26/10/2010 - 22h46

"Tudo começou com uma eleição roubada, decidida pela Corte Suprema. "

Acho melhor parar de falar das semelhanças entre Serra e Bush que me dá até calafrio…

Responder

Mario Braz

26/10/2010 - 22h42

Senhoras e Senhores, preparem-se que daqui até o dia 31 eles vão aprontar…fiquemos preparados.
Voto Dilma sim porque não penso só em mim!!!

Responder

Armando do Prado

26/10/2010 - 22h41

Pobre Bulgária usada pelos canalhas. Serra Arruda Rubnei Rojas, nem para síndico de prédio.

Responder

    Bonifa

    27/10/2010 - 05h02

    Serra Arruda Rubnei Rojas Malafaia Bush.

Ernesto

26/10/2010 - 22h29

Um imenso orgulho de ser compatriota do Dr. Nicolelis.
O texto é definitivo.
No próximo domingo nos livraremos desse pesadelo, e o Brasil poderá prosseguir no processo de erradicação da miséria.
O segundo turno, tão aflitivo, foi revelador de quanto Dilma Rouseff é qualificada para o cargo de Presidente da República, e de quão pequeno é o candidato da oposição.

Responder

Roger

26/10/2010 - 22h28

Brilhante!!

Responder

Heitor

26/10/2010 - 22h06

Azenha, nos mantenha informados sobre o julgamento da cautelar da Folha no STF.
Obrigado

Responder

Miguel Nicodelis: uma coisa estranah aconteceu em Natal. « Papagaio Rouco

26/10/2010 - 22h04

[…] Nicodelis (um dos maiores neurocientistas do mundo) arrasa com o #serrarojas no ViOMundo: […]

Responder

Marcos C. Campos

26/10/2010 - 22h03

Se os brasileiros moradores das regioes sul e sudeste tiverem um pingo de nocao do que e' politica mudarao de voto para Dilma.

Excelente texto Nicolelis.
Carreira brilhante … Parabens !!!

Como diria a professorinha Continue assim (kkkk)

Responder

    Luciane

    27/10/2010 - 14h12

    Olá Marcos…
    Sou de SC (nascida e criada) e penso exatamente como vc… não entendo como a maioria de meus conterrâneos ainda tem os olhos tão fechados para a política… e muitas vezes quando vamos falar sobre o assunto, ainda reclamam que é um assunto muito chato e não gostam de debater.

    Sempre votei Lula… e agora é Dilma!!!
    ———————
    Muito obrigada Azenha por postagens tão esclarecedoras.
    Abraços

ruypenalva

26/10/2010 - 21h58

A nova da Dilma:

"No dia 31 de outubro, o povo vai decidir se quer dar continuidade a esse projeto (governo Lula) ou se quer ver o Brasil serra abaixo", disse Dilma.

Responder

antonienko

26/10/2010 - 21h56

Esta foto aí em cima, é a matéria?
Os pais na Bulgaria registrram um nome brasileiro? Depois é que vieram ao Brasil?

Responder

    Bonifa

    27/10/2010 - 05h06

    E o mais ridículo é que o nome da "vítima" não é em caracteres cirílicos, e sim em caracteres romanos. Endereçado mesmo a analfabetos culturais de classe média.

Geraldo R

26/10/2010 - 21h47

Muito bom ver um gênio se expressar. Os verdadeiros são assim: universalistas, conectados ao mundo, humanistas.
Patriotas são mais raros. Emocionante! Vou ler de novo.

Responder

Fabio

26/10/2010 - 21h45

Tomara q o José Bush não resolva tentar ganhar do mesmo jeito que o George ganhou nos EUA

Responder

Antonio Cavalcanti

26/10/2010 - 21h42

É assim: FWC vai 'liderar' uma passeata pró-Serrarojas na sexta-feira dia 29, prevista para o Largo São Francisco; um 'comando' irá articular agressões aos presentes (que deverá 'descambar'); as imagens serão repetidas à exaustão entre sexta à e domingo pela manhã 'expondo' a violência dos 'partidários vermelhos' (inclusive com acusações de Serrarojas no debate da própria sexta); é possível que a ação do 'comando' possa 'construir' um ou outro 'mártir' no tumulto. Como a polícia não será colocada de sobreaviso, a ação da polícia será apenas de 'conter a violência' dos 'vermelhos'. FWC e Serrarojas acreditam que aí poderão 'colher' o necessário no domingo.

Responder

    Bonifa

    27/10/2010 - 05h10

    A polícia do governo paulista é que vai policiar este momentoso evento? Isto é um perigo.

Graça Veiga

26/10/2010 - 21h42

Eu fico cada vez mais em paníco.Os caras são calhordas, e não vão deixar barato.
OLHOS BEM ABERTOS.!!! Não podemos nem pensar em dormir.
Concordo com o texto. brilhante!!!

Responder

Bernardo Felsenfeld

26/10/2010 - 21h30

Querido Miguel, como seu colega médico, preciso confesaar a você que sinto a mesma indignação.Aos 64 anos, 41 anos no exercício da profissão posso dizer a você, com o seu brilhantismo de sempre , como me diiza o Prof Dr.Cesar Timo Iaria, e agora atestado pelo mundo que a falta de escrúpulos do Serra ultrapassa qualquer limite.Convido você a ler alguma coisa no meu blog sobre a descrença nesta imprensa que está aí.Parabéns mais uma vez a você.
O ENDEREÇO É :http://www.bernardoalerta.blogspot.com

Responder

Pedro Soto

26/10/2010 - 21h28

Excelente texto. Parabéns, Nicolelis
Mas vamos fazer quatro dias de festa, gente! Essa eleição está ganha. Quanto maior a nossa festa, maior será a diferença de votos e isso é importante pra caramba.
Lembrem-se: OS INDECISOS VOTAM NOS QUE ESTÃO NA FRENTE! Mostremos isso nas ruas.

Responder

Renato medeiros

26/10/2010 - 21h27

É gente, precisamos colocar na cabeça do marqueteiro de Dilma que essa armação que" eles" pretendem fazer na passeata do dia 29 tem que ser divulgado no programa eleitoral e só assim será criado um antidoto caso "eles" leve em plano a frente, e a sociedade já estará sabendo que é pura armação. o pt tambem deve acionar a policia federal e o tse para que acionem a campanha do adversário e esses saibam que não adianta fazer tal armação porque todos estão sabendo dessa possibilidade.

Responder

patrick

26/10/2010 - 21h26

Assistir a uma palestra de Nicolelis é uma maravilha. Lembra o grande mestre Ariano Suassuna!

Responder

Ivonete

26/10/2010 - 21h24

É por isso que cada vez me convenço mais: essa eleição não deveria ter ido para o segundo turno. Ela tinha que ser sido decidida no primeiro. O risco de ter ido para o segundo turno é muito grande. O debate democrático é lindo, mas as circunstância dessa eleição são muito especiais. A candidatura democratica não é o do experiênte Lula, é Dilma, cuja pureza em questões eleitorais é evidente. E o candidato da oposição é Serra, hoje, uma figura sinistra, que ganhou a chance de produzir o maior retrocesso político que o Brasil já teve. Tomara que eu esteja enganada.

Responder

@marisps

26/10/2010 - 21h24

Além de brilhante o texto é divertido: "George Bush genérico dos trópicos" hauhasuhauhauhauhauh

Responder

Sônia

26/10/2010 - 21h12

Ótimo Dr.Nicodelis. E precisamos avisar ao Obama e Cia., que aqui não é mais o quintal deles, já tem raposa demais em nosso quintal. E vão ser abatidos pelas urnas.

Responder

    Cícero

    26/10/2010 - 23h00

    Boa essa. Gostei.

zepgalo

26/10/2010 - 21h08

Excelente!

Além de um grande cientista, ele escreve muito bem sobre política!

Responder

Mônica

26/10/2010 - 20h53

Genial! Obrigada por este post, Azenha. Análise brilhante mais do que oportuna,

Responder

Manoel Eudesosorio

26/10/2010 - 20h49

Adesão importante a campanha tucana de Serra, talves mude os rumo das eleições brasilieras.
Acaba de ser confirmada o apoio do Pop Star Mick Jaguer, segundo ele se o titulo eleitoral dele fosse tupuniquim votaria 45 de coração….

Responder

paulo rafael pizarro

26/10/2010 - 20h44

O Serra ontem no debate disse , "Criamos leis ambientais que foi considerada a melhor do hemisfério sul…do mundo." Deu pra entender? Sua línguá é maior que a boca.

Responder

bissolijr

26/10/2010 - 20h42

Puxa, que susto. Levei uns arrasadores segundos para cair na real. Ufa, passou. De tanto ver "triunfar" a sordidez da direita…

Responder

easonnascimento

26/10/2010 - 20h40

Miguel Nocolelis, além de ser o cientista que é, sabe como ninguém analisar e escrever sua análise com uma clareza e com a firmeza que só os grandes possuem. Fiquei impressionado com o seu texto. É text de quem conhece tanto o Brasil, quanto os EUA. Parabéns.
http://easonfn.wordpress.com

Responder

Edineuza

26/10/2010 - 20h39

Fantástico. è a palavra que define o texto,

Responder

    Archibaldo S Braga

    26/10/2010 - 22h27

    Como diria o saudoso Filpo Nuñes: F E N O M E N A L C H Ê!!! A. S. Braga

Cícero

26/10/2010 - 20h33

AZENHA, sei que está fora do tópico, mas tenho de mandar:

Julgada improcedente representação contra site mantido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim:

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves julgou improcedente representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), com base em denúncia de eleitor, contra o jornalista Paulo Henrique Amorim, Geórgia Cardoso Pinheiro e a empresa PHA Comunicação e Serviços por veiculação irregular de propaganda eleitoral em favor de Dilma Rousseff, candidata à presidência da República pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando. O MPE acusava o jornalista e a empresa de manter suposta propaganda que beneficiaria Dilma em site na internet mantido por pessoa jurídica.

FONTE: http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSe

Responder

Valdir

26/10/2010 - 20h30

Prezado Azenha: Quando abro o seu blog está aparecendo um documento em alfabeto cirilico, dizendo que Dilma Roussef não é brasileira e sim búlgara.Veja a que nível a safadeza dessa turma da extrema direita chega, mas, vamos aguardar. Estou cantando aquela música do Vandré… a gente fazendo conta pro dia que vai chegar…..

Responder

João -Rio de Janeiro

26/10/2010 - 20h30

Reflexão para o próximo debate:

Acho que Dilma deveria estar sendo melhor assessorada para enfrentar o vampiro nos debates. Ele mente com frieza, firmeza e descaro, mas não é de forma aleatória ou improvisada, claramente tem método e se utiliza de algumas técnicas que, uma vez bem mapeadas, poderiam ser melhor desmascaradas e enfrentadas.

Por exemplo, uma técnica que ele utiliza à exaustão é a técnica da inversão. Tanto das acusações quanto dos méritos. Para os eleitores desinformados, se não for corretamente confrontado, ele pode conseguir efetivamente a inversão, mas se isso não for possível, serve para criar confusão ou para, pelo menos, enfraquecer as acusações da adversária ou diluir os seus pontos mais meritórios.

Um exemplo disso no debate de ontem: ele sabe que um dos seus pontos mais fracos é o seu histórico de privatizações e desnacionalizações. Então, antes mesmo de ser acusado, ele já parte para o ataque e acusa a adversária de pregar uma coisa e realizar outra. Cita um monte de nomes de empresas americanas que têm contratos antigos com a Petrobras, um monte de dados imprecisos, e tacha, alto e bom som, a adversária de ser, ela sim, a privatizadora sub-reptícia e não ele.

A coisa é tão louca que Dilma, que não foi convenientemente preparada para isso, patina na resposta, tenta dar explicações técnicas e não consegue ser suficientemente clara nos dois minutos que lhe cabem. Nessa hora, ela já deveria estar com a lista com os nomes e valores de todas as empresas que o vampiro privatizou, o que isso significou de prejuízo de médio e longo prazo para o país, em cada segmento da economia. Poderia também falar do caso Vale e da atribuição de responsabilidade sobre esta privatização feita por FHC. Falar que aquele governo foi um caso único de venda do patrimônio e, ainda assim, aumento da dívida,etc. E sempre respostas concisas, claras e sem que precise muita explicação ou raciocínio.

Responder

Neyr

26/10/2010 - 20h25

Senhor Miguel Nicolelis, seria muito importante que em suas próximas entrevistas – pois o sr. é pessoa de grandes realizações e terá voz nela – mencione e questione aos jornalistas o porquê de a imprensalona se vender a este "esquema" malino e irracional e eles terem, em sua maioria, aceito fazer o país correr este risco.

Responder

Scan

26/10/2010 - 20h22

Volto a insistir naquilo que foi veiculado ontem: o alerta emitido por Marilena Chauí e pelo leitor Fernando, cuja existência, assim como a denúncia, foram atestadas pelo próprio Rodrigo Vianna.
Gente, a coisa é séria e merece ser Tweetada por todos aqueles que usam essa ferramenta (eu não sei usar).
Vejam o alerta:
Aqui: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/
ou aqui: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/2

A coisa não está para brincadeiras: todos vimos o que o PIG tentou fazer com o episódio da bolinha, que só foi definitivamente neutralizado depois de virar piada mundial.
Temos que fazer o mesmo para prevenir que ocorra algo como o objeto desta denúncia.
Precisamos nos mexer, não temos muito tempo…

Responder

    Vânia Müller

    26/10/2010 - 22h45

    A mim, parece óbvio que este tal "acontecimento" virá. E é muito sério porque o que mais eles têm é uma mídia que lhes garantirá proporções – seja do que for – incalculáveis e que nos podem custar muito caro. Sim, é sério… muito infelizmente.

    Mariano S. Silva

    27/10/2010 - 00h12

    Eu se fosse do governo, enviaria policiais federais disfarçados para o meio da multidão. Acho que este é um crime da alçada federal (motim, perturbação da ordem pública, crime eleitoral, etc). Se não for o caso serviriam como testemunhos isentos do ato terrorista (?) e o governo poderia vir a público no sábado e esclarecer em nome da ordem pública.

    beattrice

    27/10/2010 - 02h16

    Imperativo que a COLIGAÇÂO planeje atividades para o mesmo dia em outros pontos da cidade, como aconteceu no RIO e que cinegrafistas confiáveis, acompanhem toda a movimentação da passeata da DASLU, capitaneada pelo FHC no largo S FRANCISCO. Esse convescote nao dura nem meia hora.

ricardo

26/10/2010 - 20h20

Penso também como o Nicolélis, neste caso como proceder para tirar o discurso daí e elevar o nível das próximas campanhas? Ley de Medios deve ajudar.

Mas também tive uma idéia muito louca!! Que tal se alguns debates viessem na internet de forma escrita?

Vantagens:

1) Alguns argumentos "morais", "demagógicos" e "de pouca sustentação" perderiam a graça portanto seriam evitados.
2) Qualquer um poderia usando os meios a sua disposição para procurar os fatos e contribuir em discussões paralelas.

A idéia foi louca mesmo ou pode ter algo aqui?

Responder

Carlos Augusto

26/10/2010 - 20h12

PESQUISA DATAFOLHA – 26 DE OUTUBRO DE 2010

Exposição de Serra em 'cinturão tucano' é ineficiente, e Dilma mantém 12 pontos de vantagem

A candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, manteve 12 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário no segundo turno das eleições, o tucano José Serra, segundo pesquisa realizada e divulgada hoje pelo Datafolha. Ela aparece com 56%, contra 44% do tucano. O resultado, em votos válidos, é idêntico ao registrado no último levantamento do instituto, realizado no dia 21.

No total de intenções de voto houve leve oscilação: Dilma tem 49% contra 38% de Serra (na semana passada, a petista estava à frente com 50% a 40%).

Responder

João C.

26/10/2010 - 20h12

Que Brasileiro fantástico! Dia 31 vamos enterrar esse Bush do brejo!

Responder

Avelino Fóscolo

26/10/2010 - 20h12

Bravo!!!! Dilma 13!

Responder

@pierribr

26/10/2010 - 20h10

O cara é cientista, escreve bem e ainda é palmeirense?
Sacanagem!
Concordo em gênero, número e grau. A campanha tucana é totalmente estadunidense. Tem até o azul contra o vermelho (muito embora lá na "matriz" do PSDB, o vermelho seja a direita radical).
Obrigado pelo texto!

Responder

    beattrice

    27/10/2010 - 02h14

    Essa mudança é perceptível em todos os detalhes: o PSDB envergava desde a sua fundação as cores azul e amarela, agora tudo mudou para azul e branco, ou é recomendação do marketeiro americano ou são ordens do OPUS DEI, ou as duas coisas.
    Azenha,
    dona Mônica trocou os óculos vermelhos por azuis, ninguem perguntou nem sobre isso pra ela nos bastidores do debate da RECORD? Ahhhhhh… francamente, cada jornalista.

sR_OceanoAzul

26/10/2010 - 20h07

Muito obrigado Miguel.
Você é um grande brasileiro.

Responder

Maria de Lourdes

26/10/2010 - 19h48

Definitivamente o Nicolelis é um gênio!

Responder

Alessandro Carlos

26/10/2010 - 19h32

A imagem que ilustra o texto não tem nada à ver com o mesmo! Parece até coisa de hacker, além do mais….

Armadilha Petralha?
——————-

Reinaldo,

Sobre a informação que circula na Internet de que a Dilma teria nascido na Bulgária, encontrei algumas coisas estranhas na imagem da capa de jornal com a foto da certidão de nascimento.

A imagem que examinei é esta:
http://tinyurl.com/2atk7od

O que encontrei:

1. A manchete “Poljub srece na strani ZDA” está em esloveno, ao invés de búlgaro. Chequei pelo Google Translator. Note que o texto em Português faz referência a um jornal Búlgaro. A manchete parece tratar do desempenho da seleção da Eslovênia em uma partida contra os EUA. O que é estranho, pois eles jogaram pela última vez na copa do mundo, em Julho último. Daí, esta seria um capa antiga. De fato, os jogadores da foto usam a camisa da seleção Eslovena. Veja:
http://tinyurl.com/25t56uc

2. “Dnevnik” significa “Diário” e esta é a capa do “Dnevnik” publicado na Eslovênia. Compare com esta outra capa:
http://tinyurl.com/2b6m2ht

Ou seja, não dá para ter certeza, mas parece uma montagem muito mal feita. Dada a qualidade do trabalho, parece coisa do próprio PT.

Abraços,

Paulo.

P.S. O texto que circunda o nome “Dilma Rousseff” manuscrito também não parece búlgaro.

Responder

    Fernando Paternost

    27/10/2010 - 10h31

    Concordo. Como descendente de eslovenos posso dizer que é um jornal esloveno. A foto deve ser mesmo do jogo DESSA copa do mundo (2010), por conta do design da camisa oficial da seleção eslovena. ZDA significa EUA/USA.
    A tradução ao pé da do título da figura é algo como "beijo da sorte nos EUA", creio que se referindo ao gol sofrido no final da partida que deu o empate aos EUA.
    Se essa foi uma capa usada pra dar a notícia realmente está furada.
    Outro ponto a se notar é que os búlgaros não utilizam o alfabeto latino e sim o cirílico, assim como os russos.

    Fernando Paternost

    27/10/2010 - 10h42

    Se alguém tem dúvida sobre a imagem é só ver a mesma capa em:
    "Meanwhile, in Slovenia, Dnevnik of Ljubljana showed us their unhappy national team walking from the field:" http://www.visualeditors.com/apple/2010/06/us-pap

Jose Carlos Campos

26/10/2010 - 19h29

Belissimo texto, Miguel Nicolelis. Concordo com você que NÃO devemos baixar a guarda, pois até o dia 31 o George Bush tupiniquim e sua gangue ainda podem aprontar! Devemos ficar alertas. Abraços e bom retorno ao nosso Brasil.

Responder

Baixada Carioca

26/10/2010 - 19h26

Enviei o artigo para minha cunhada que vive na Flórida. Ela está influenciada pela mídia estadunidense e acreditou que a "bolinha de papel" levou o tucano ao CTI. Estamos brigados…

Responder

    beattrice

    27/10/2010 - 02h10

    Se eu for contabilizar as perdas desta eleição, deixa prá lá…

Julio

26/10/2010 - 19h23

Texto monumental, este sim é um PALMEIRENSE DE ENVERGADURA e não aquele outro cretino que quer porque quer ser presidente ..VIVA O NEUROCIENTISTA MIGUEL NICOLELIS, VIVA CHICO BUARQUE DE HOLANDA, VIVA LEONARDO BOF, VIVA LUIZ INACIO LULA DA SILVA , VIVA DILMA ROUSSEFF, ESS É O VERDADEIRO BRASIL DE TODOS OS BRASILEIROS….O BRASIL DE CABEÇA ERGUIDA…..

Responder

Zatonio Lahud

26/10/2010 - 19h22

Simplesmente brilhante e arrasador o texto de nosso brilhante cientista, que tem o pequeno defeito de não ser Botafogo. Nada que diminua sua grandeza.

Responder

    LAGUERRE

    26/10/2010 - 21h02

    SÃOPAULINO!!!!!

Sr. Queiroz

26/10/2010 - 19h21

Se os metodos de campanha do Serra sao os mesmo que do Bush filho. Temos que ficar alerta para possiveis fraudes eleitorais. Pode acontecer o mesmo que aconteceu no primeiro turno. Que nem pesquisa de boca de urna chegou perto do resultado.
Para legitimar uma fraude terao de promover algum evento extraordinario antes das eleicoes. Se houver este acontecimento, estara dada a deixa. Pois ai terao como justificar uma virada de 10 mlhoes de votos na ultima hora! Sem um evento extraordinario as vesperar das eleicoes ficara dificel legitimar uma fraude eleitoral.

Responder

André C. Neto

26/10/2010 - 19h21

Uma grande peça escrita em que desvenda todo o quadro eleitoral atual e a maneira de atuar do PSDB. Tais acertivas somente vindo de um grande brasileiro (Miguel Nicolelis), respeitado mundialmente como cientista que é e a meu critério um humanista de mãos cheia que devemos valorizar e prestigiar.

Não esqueçamos companheiros de todo o Brasil de sairmos às ruas e empunhar bandeiras e gritar o nome da DILMA, para que assim seja derrotado de vez o modelo de política do PSDB e Americano de governar.

André C. Neto

Fortaleza/CE

Responder

ZePovinho

26/10/2010 - 19h20

O diabo está nos detalhes,Azenha.Deixando de lado o artigo brilhante do sempre brilhante Nicolelis,podemos observar que cometeram um erro típico(nessa figura de jornal) da direita estúpida que,apressadamente,quer o poder a todo custo.
No jornal onde acusam Dilma de ser bulgara,consta na suposta ficha de nascimento dela o nome ROUSSEFF.O nome de família do pai dela era RUSSÉV!!!!Foi depois abrasileirado quando ela nasceu no Brasil!!!!

Responder

    ja-bh

    26/10/2010 - 19h45

    Ou, mais corretamente, o nome do pai de Pres. Dilma foi modificado de Russèv para Roussef na França onde ele morou algum tempo antes de vir para o Brasil. Além disso, a mãe da futura Presidente do Brasil é mineira de Uberaba e só conheceu seu marido no Brasil. Como então ela teria tido a filha na Bulgária?
    Outra barriga do tal jornal (se é que essa matéria existiu – isso está parecendo panfleto daquele bispozinho paulista) é a data do segundo turno (17/10 é depois de 31/10?).

    altamir

    26/10/2010 - 21h47

    Boas observações, mas quem acreditar num panfletinho ridículo destes certamente não vai fazê-las… Então, com mais este joguinho sujo do aprendiz de Bush, temos mais um motivo para abrir bem os olhos.

    ZePovinho

    27/10/2010 - 00h41

    Perfeito,Ja-BH!!!!!!!Aqui na blogosfera o PIG tem as mentiras trucidadas em minutos.

    francisco.latorre

    26/10/2010 - 23h33

    é feito pra atingir lesado.

    e aí tanto faz.

    vai da lábia do vigarista que propaga o discurso.

    inda bem que o zé é mané.

    ruim da conta. precário.

    ..

    Bonifa

    27/10/2010 - 05h23

    Rousseff ou Russev não importa, porque aí seria só um problema de pronúncia. O fato é que o nome deveria estar escrito em alfabeto cirílico e não em caracteres romanos. Mas o maldito falsificador fabricou esta peça para quem não atina para isso. Se fosse em cirílico, seria ilegível para o pato da classe média.

ruypenalva

26/10/2010 - 19h18

Eu acho que o destino de Serra é passar natá cá véia.

Responder

Onete Lopes

26/10/2010 - 19h15

PUXA, Amei este texto! Que reflexão maravilhosa! Digna mesmo do autor, que é um cientista extraordinário. No futuro, graças ao projeto de governo iniciado por Lula, muitos outros Nicolelis engrandecerão o Brasil.
Onete Lopes

Responder

Adriana

26/10/2010 - 19h11

Texto sensacional!!! Na mosca! Ou melhor, na careca!!!
Parabéns!!!!

P.S. – A piada acima também foi ótima.

Responder

Paulo Silva

26/10/2010 - 19h06

Pô, que sacanagem! O cara além de ser um dos mais brilhantes cientistas do mundo , ainda escreve bem prá caralho!

Responder

valmirf

26/10/2010 - 19h00

É a adesão cega ao "tea party".

Responder

Taciana

26/10/2010 - 18h55

Eu moro em Natal e tenho muito orgulho de compartilhar esse chão, essa terra e o nosso coração com o Doutor. Natal sempre acolheu a todos com muita vontade de fazer amigos e declarar irmãos. Seja bem vindo Dr. Miguel ! Espero que qualquer dia desses de madorna , a gente se encontre pelas alamedas do Campus Universitário – agora tão cheio de construções e de entusiasmo, depois de quase 30 anos parado – e possa trocar uma prosa e eu possa lhe mostrar aos meus filhos e dizer: Esse é o cara!

Responder

felipe bruno

26/10/2010 - 18h55

Pois eu acho que a Dilma ganha domingo. A essa altura do campeonato, só há um modo de o Serra vencer: fraudando a urna eletrônica! Mas me parece que nem o PSDB quer isso ( ver o Serra vencer).

Responder

Marcos

26/10/2010 - 18h49

A vingança do português ( obrigado STF !!! ):

Dois portugueses estão a conversar. Um pergunta ao outro :
– Sabes a última do brasileiro?
– Não.
– Para votar vale qualquer documento, exceto o Título de Eleitor!

Responder

    Baixada Carioca

    26/10/2010 - 19h26

    E viva o TSE!

Um Pedido Singelo de Miguel Nicolelis | Comitê Universidades Pró-Dilma

26/10/2010 - 18h21

[…] por Miguel Nicolelis, especial para o Viomundo […]

Responder

augustoyoh

26/10/2010 - 18h09

Belo texto.

Responder

Deixe uma resposta