Maurício Caleiro: Primavera digital chega ao fim

Tempo de leitura: 5 min

QUARTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2011

Primavera digital chega ao fim

Por Maurício Caleiro, em Cinema & Outras Artes

O debate político brasileiro vive um momento tenso e contraditório. Embora seja inegável o salto qualitativo propiciado por uma maior penetração de blogs não-corporativos nos dois ou três últimos anos, certos vícios que caracterizaram a atuação de setores da blogosfera no período cobram, enfim, o custo de sua incongruência.

Pertence à lógica mais elementar, inescapável, a conclusão de que se o governo Dilma impinge ao país, neste momento, um duríssimo choque anticíclico – como não se viu igual sequer no turbulento início da presidência de Lula, herdeiro da “herança maldita” tucana – o faz porque há um grave problema com as contas deixadas pelo ex-presidente. Negar a evidência de um pronunciado déficit equivale a incorrer em desonestidade intelectual em nome de interesses político-ideológicos [1].

E distorcer os fatos em nome de tal modalidade de interesses é precisamente a acusação que, de forma muito justa, é recorrentemente feita contra a mídia corporativa. Portanto, os blogueiros que apoiam incondicionalmente o governo, não importando quão grave sejam as medidas que este toma, não estão se apercebendo do risco de se igualarem ao “Pig” que tanto criticam.

Dicotomias burras

De minha parte, estou cheio dessas divisões absolutistas e maniqueístas entre nós (os puros) e eles (os corruptos), PT x PSDB, blogosfera independente x mídia corporativa, Lula x FHC, Brasil x EUA. Que me desculpem os fanáticos, mas o mundo não é em preto e branco.

Também me encheu o simplismo fácil com que se usa o termo multiuso PIG (Partido da Mídia Golpista) como explicação para todos os males que nos afligem, como se uma atividade complexa e que envolve milhares de profissionais pudesse ser sempre, inapelavelmente, em qualquer contexto, associada a um rótulo jocoso que não poucas vezes tem servido de bode expiatório e de desculpa para que a esquerda deixe de olhar para seu próprio umbigo e reconhecer seus erros e contradições.

E, por fim, embora considere Lula, disparado, o melhor presidente que o país já teve, não estou disposto a consentir com seu processo de canonização e mitificação, em pleno andamento, e que o presume um ser perfeito, imune a mancadas ou erros e isento de responsabilidades, com uma manada feroz atacando, a la Inquisição Espanhola, quem ousa fazer qualquer restrição ou crítica. Ora, uma das grandezas maiores de Lula, tanto no espectro político quanto humano, é precisamente ter aprendido com seus erros e derrotas e a partir deles se aprimorado para se tornar o excelente presidente que foi e o notável ser humano que é. Santificar Lula, na verdade, o diminui, ao invés de engrandecê-lo.

Cai na real, blogosfera

Não bastasse essa crise ética que se manifesta em setores da blogosfera e os torna similar, em dissimulações interesseiras, à mídia corporativa que tanto critica, Dilma Rousseff, após ter dispensado, por conta do episódio da licença Creative Commons no MinC, um tratamento no mínimo desrespeitoso aos ativistas digitais que tanto a apoiaram, presta-se ao lamentável papel de voar de Brasília para São Paulo para prestigiar, ao lado de toda a fauna tucana, os 90 anos da publicação que mais decaiu eticamente no Brasil na última década, a ponto de dar voz a um aloprado que “denunciou” Lula como estuprador e de estampar ficha policial falsa da pré-candidata Dilma na capa. E compareceu à festa na capital paulista sem um mísero pedido de desculpas em troca.

Ante a reação indignada de setores da blogosfera contra esse autêntico tapa na cara dos que, gratuita e dedicadamente, tanto lutaram pela candidatura Dilma e contra a mídia corporativa que a Folha representa, a reação foi um histérico cala-a-boca, seguido de tentativas grosseiras de desqualificação do interlocutor. Mal posso acreditar que depois de todos os escândalos e absurdos de um jornal que denunciei implacavelmente, vivi para ver alguns petistas igualarem-se a Marcelo Tas e elogiar a Folha por gozar as próprias mancadas. Foi um espetáculo doloroso.

O “argumento” dos que defendem incondicionalmente a presença de Dilma na Barão de Limeira? Não era a pessoa Dilma Rousseff quem lá estava, mas a presidenta. Trata-se de uma premissa duplamente falaciosa: em primeiro lugar, porque não é possível dissociar uma de outra, e foi uma presidenta esquerdista, ex-guerrilheira, de um governo vilipendiado pela imprensa que o povo brasileiro elegeu. Em segundo porque não há razão objetiva nenhuma para um presidente prestigiar a festa de um grupo privado de comunicação, ainda mais sendo este um dos principais responsáveis pela derrocada ética do jornalismo brasileiro. Se Dilma acha que com esse gesto angariará a leniência dos Frias então estamos mesmo perdidos.

Momento é de Desencanto

A nova presidente fez sua opção, e é pela mídia corporativa. Seu desprezo pela militância virtual que a ajudou a eleger-se é evidente e mesmo se algum desagravo vier a público nos próximos dias será meramente reativo, prêmio de consolação. O simbolismo do gesto da presidenta acabou por transferir a crise, da imprensa para a blogosfera.

Foi, como disse, um tapaço na cara da blogosfera – o qual, espero, derrube nossa auréola, faça-nos despertar e sair da bolha de certezas e auto-congratulação em que muitos de nós nos metemos. Aliás, uma das coisas mais assustadoras no maravilhoso mundo não tão novo dos blogs é seu excesso de certezas e escassez de dúvidas, o seu sem-número de opiniões mas sua carência de embasamento.

De minha parte, neste momento de desencanto, sinto o que o momento é de voltar aos livros, buscar na sabedoria de longo prazo que só eles oferecem inspiração e subsídios para entender mais esse tremendo retrocesso da esquerda brasileira.

Eduardo Guimarães afirmou ontem que perdeu muitos negócios por conta da dedicação a seu blog e à militância virtual; eu, para me dedicar a esta e a este espaço bem mais modesto, não perdi dinheiro, mas adiei o lançamento de livros e diminuí minha produção como autor acadêmico. É momento de rever prioridades e de aquietar meu lado militante e minha identificação com movimentos e partidos. Este blog continuará, mas com uma pauta mais diversificada e com textos mais leves, fiel à paixão ao jornalismo, ao cinema e à cultura em geral.

A despeito de seu triste e revoltante final, foi gratificante tomar parte da primavera digital. Mas, como diz a canção, todo carnaval tem seu fim.

[1] No que concerne especificamente a tais problemas de caixa, a minha crítica não é a Lula por tê-la deixado – isso fatalmente aconteceria no bojo de um crescimento expressivo da economia, ainda mais em ano eleitoral -, mas à retomada da ortodoxia neoliberal promovida por Dilma para lidar com a questão, priorizando uma vez mais o mercado e o grande capital – em detrimento de assalariados e desempregados – ao invés de adotar medidas menos traumáticas, alongando o perfil do pagamento da dívida e fazendo valer o poder de barganha que o Brasil, ótimo pagador, angariou nos últimos anos. Porém, o próprio esforço dos que não admitem nenhuma crítica a Lula ou a Dilma para negar o buraco no caixa é sintomático do quão contaminados estão por premissas do ideário neoliberal no que tange à administração da macroeconomia do país. É a prova da presença insidiosa do neoliberalismo em mentes que se crêem de esquerda.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ramalho

Conter a demanda, ou fomentar a oferta?

A nomenclatura econômica age como se a única medida para conter o crescimento da inflação fosse a repressão da demanda. A repressão traduz-se em redução de salário e aposentadoria, aumento de juro, degradação de serviços públicos (pela redução dos gastos públicos) tudo em cenário de aumento de preços. Perdem trabalhadores públicos e privados, pequenos e médios empresários, profissionais liberais, aposentados. Ganham capitalistas, banqueiros, burocratas de alto coturno, políticos e poucos outros eleitos. Vozes dissonantes dentro da nomenclatura econômica discordam no acessório – dizem, por exemplo, que é melhor restringir o crédito do que aumentar juro; ou pedem que serviços públicos sejam menos afetados pelos cortes – mas concordam no essencial: para todos eles, conter a inflação é reprimir a demanda. Será?

Em país como o nosso, cujo mercado consumidor está longe da maturidade, melhor não seria aumentar a oferta? Afinal, há muita gente querendo comprar. Não seria melhor estimular a produção dos segmentos que pressionam a inflação? Não seria melhor estimular a concorrência nestes segmentos, apoiando a instalação de novos produtores? Ora, o aumento de produção reduz preço e o aumento de concorrência, também. Por que não estimular o barateamento dos insumos destes segmentos? E facilitar o crédito? E apoiar a inovação tecnológica? Ou é melhor para o país prosseguir com a transferência de recursos da área produtiva para a área financeira? E manter os juros na estratosfera, que tem como um dos efeitos colaterais a valorização do Real, o quê, por sua vez, destrói indústrias e empregos? E não contingenciar o serviço da dívida pública (tido por sagrado pela equipa econômica)?

A dúvida pertinente é, dada a lavagem cerebral praticada sobre nós pelos sábios da economia, a seguinte: será o Estado capaz de promover o aumento da oferta e assim combater a inflação? Ou isto não passa de quimera? De sonho maluco? Veja-se este exemplo brasileiro.

O desenvolvimento agrícola nacional – as questões ecológicas e trabalhistas relativas à agricultura, embora relevantíssimas, estão fora do contexto desta reflexão – tem como causa fundamental a ação estatal, quer pelo viés creditício (Banco do Brasil), quer pelo tecnológico (Embrapa), escapando fortuitamente da mesmice do corte-lhe a demanda – na verdade, a cabeça do consumidor médio brasileiro. Na agricultura, contrariando o mantra neoliberal que Dilma parece estar a adotar, a oferta de alimentos cresceu espetacularmente – bate-se recordes de produção de grãos todos os anos – e, por causa disto, os preços dos alimentos têm em geral sido decisivos para a contenção da inflação no Brasil, não, apenas, a dos alimentos – tudo à margem do “pensamento” econômico dominante. (Uma breve digressão: frente ao atual aumento dos preços internacionais dos alimentos que pressiona a inflação no país, a nomenclatura econômica já acena vigorosamente com a única coisa que sabe fazer, aumentar juros para que comamos menos, quando o correto seria estimular ainda mais a produção). Voltando ao exemplo: a agricultura prova que se pode controlar a inflação aumentando a oferta e que o Estado pode induzir tal aumento.

Nossos doutores em economia, técnicos que são, têm o dever de oferecer soluções que contemplem o que a sociedade quer, desejo manifestado politicamente com a eleição de Dilma e a concomitante defenestração política de Serra, FHC e outros, e que é resumidamente o seguinte: desenvolvimento sem inflação. Este lema é síntese de muitas das promessas de campanha da presidente, e foi por causa delas que Dilma elegeu-se. Ademais, desenvolvimento sem inflação, além de factível como prova o “case” da agricultura, é melhor para todos, inclusive os graúdos. Dilma tem, por ser a condutora maior desta política, o dever de exigir da nomenclatura econômica solução que atenda, agora, e não em futuro incerto e distante, para além do “bolo ter crescido”, a principal diretriz política de seu governo: desenvolvimento sem inflação. Esta é a questão.

(A ida à Folha e sensibilidades feridas são irrelevâncias).

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Alias, acho um absurdo este negocio de "negativar" ou "positivar" comentarios.Eu ando recebendo um monte de negativos.Mas nenhum comentario.Fica parecendo jogo de futebol:nao importa o fato, voce esta do "outro " lado, entao sou contra.E interessante, recebo negativos mas nenhuma resposta.Ou seja, nao tem como contestar objetivamente o referido nos meus posts.Mas negativam.Isto aqui ta virando ponto de comissionados do PT.Os famosso "puxa-sacos".

    Emilio Matos

    É, isso é muito chato mesmo. Não se fica sabendo o motivo dos negativos, e nem tem chance de contra-argumentar, de conversar, que é toda a graça do negócio…

    Osmar

    E o negócio fica inviável. Porque o troll ganha por rseposta que provoca, por confusão que apronta, por fazer pessoas brigarem, etc
    Se ninguém responde a eles não recebem e ainda ficam despresigiados com o patrão deles,a turma do Cerra que trabalha para os grandes e poderosos grupos.
    está difícil a vida de um troll!

augusto

Erison ,amigos, a maioria dos partidos alemaes na seg metade so seculo 19 era socialista e bem xiita.

a medida que o tempo passou, as legendas e grupos politicos que sobreviveram viraram quando muito, social democratas – alias vetores e base de todo o bem estar social europeu ate, pelo menos, a chegada da crise 2008.
O pt percorre o mesmo caminho, porque o mundo gira e as sociedades mudam por dentro. Quando este partido nao atender mais teus anseios mude pra outro, ou crie outro que tenha pé e cabeça [sociais e politicos,bem entendido.)

augusto

Reparem sras e srs, ou entao me desmintam: a procissão inteira do partido da imprensa do golpe
NAO elogia o governo dilma no varejo, nas manchetes de jornal e revista, nos programas de radio AM
por seu programa geral, pelo atendimento das necessidades do estrato pobre. Isso seria azeitona na empada do PT.
Eles so manifestam apoio, surpresa e claro, diferenciaçao 'positiva' versus Lula nos editoriais, artigos
assinados de varios deles e na Tv e radio com limitaçoes. Isto é, somente numa especie d 'atacado'
compreensivel somente aos mais politizados. A onda encomiástica nao atinge, de forma deliberada, o povão.
No mais, é dizer ao caleiro que a blogosfera é rapida, instantanea, neofita e …futurosa. Portanto quando for necessario logo ali na frente ela vai mostrar a que veio. Pergunte a ele se o blog da petrobras, por exemplo, mudou ou nao mudou nada no PIG.

Rodrigo

Devo declarar que nunca vi um post tão impactante, assustador e mirabolante.
Porém os comentários estão pra lá de sensacionais. Recolocam tudo nos seus devidos termos. Refizeram meu equilíbrio mental e emocional, conturbado pela leitura. Antes assim.
"O estilo é o homem", disse o naturalista Buffon, ao ser admitido na Academia de Ciências.
Ninguém pode negar que Caleiro tem um estilo dramático impressionante.
Fiquei entre cantar o hino nacional e/ou me suicidar, após ler essa tal de Primavera Digital Chega ao Fim ou O Carnaval Acabou, como queiram. Parece letra de tango argentino!

El Cid

hasta la vista, guapo… mais um ex-esquerdista que se junta ao Tio Rei !!

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

So que tem um problema: o governo nao esta com problemas de caixa.O Brasil conquistou o grau de investimento, tem reservas de 300 bilhoes de dolares, a dividaxpib esta em declinio, alem de ser baixa, para padroes internacionais.Parece que estamos diante de uma "ode aos mercados" ,desta vez de Dilma.Com Lula, va la, economia em frangalhos , herdada da era FHC, duvidas quanto a politica economica do PT, etc.Agora nada justifica estes sacrificios em nome do "deus mercado".A nao ser que voce tenha mudado de lado.O que ela deveria se preocupar e com o dolar baixo isto sim, que esta arrebentando a competitividade da economia nacional.Mas o post do Azenha ontem aclarou um pouco isto.Talvez seja deliberado mesmo.

    Ramalho

    Concordo.

Paulo

Pela choradeira e baixo astral até parece que a foia ganhou a parada, que houve traição, etc, etc, etc. Politica é muito mais que isto e há coisas urgentes e fundamentais para serem feitas neste país, dando continuidade ao governo Lula, com o apoio das forças progressistas. Concordo muito mais com o pragmatismo que o Nassif argumenta; não é a participação da presidenta numa festinha da fóia que vai comprometer tudo isto! Os caras devem estar rolando de rir…

Maria Ines Azambuja

Tenho lido este blog desde antes das eleições… Nos comentários, surpreende-me sempre a posição da maioria, que parece acreditar que quem não concorda com ela é automáticamente inimigo… Isto não é futebol, e nem todo mundo aqui funciona como torcida organizada… Alguns pensam, tem dúvidas, se incomodam com algumas coisas… e acredito que sejam mais representativos do conjunto dos eleitores que votou na Dilma no primeiro e no segundo turno do que os fanáticos que aqui se manifestam… Ou querem nos convencer que os milhões de votos que ela teve são de eleitores com fichas partidárias?
Como muitos, eu também não gostei da queda de braço por um salário que não repõe nem a inflação enquanto os juros continuam subindo… para alegria dos rentistas… Não gostei da ida à Folha… depois de a Presidenta ter sido tão agredida pelo jornal…. Alguma coisa está mal… É como se o Palocci estivesse dando as cartas …como no início do governo LULA… ..

    beattrice

    É como se…não, o Tony vem dando cartas, designando parceiros e "bancando" o jogo, até a hora em que ele se entusiasma e golpeia a banca, aí a casa cai.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Aqui virou local de comissionados do PT.O negocio e "negativar" qualquer comentario que critique o PT.

    Ramalho

    O maniqueísmo parece ser tendência natural.

Ramiro

Acho muito importante que se analise a questão em seus verdadeiros termos a partir dos verdadeiros "achados" do Betinho2, a quem parabenizo.
O que Betinho "descobriu" me permitiu o entendimento do que está se passando.
Quem escolheu a via Verde, marinista, precisa agora, a cada embate da realidade, se posicionar. No segundo turno, vimos que um alto percentual dos votos dados à Marina foram para o Serra. Aqueles que no segundo turno, migraram para a Dilma, naturalmente tendem a retirar o seu apoio à Dilma, por qualquer motivo, já que na verdade não se afinam ideologicamente com seu projeto político ou com a sua visão histórica.
Ora, a Marina foi trabalhada positivamente pela Grande Mídia. A FSP é pois vista pelos marinista como um "recurso" da Marina. Portanto, fica difícil para eles aceitar que a Dilma lá compareça e entre e saia com aquele ar de cheguei, vi e venci.
Por outro lado, nessa questão de um Ministério do novo governo dispensar o vínculo do selo Creative Commons do seu portal, temos uma "ofensa grave" a dois ícones dos Partidos Verdes em todo mundo: Richard Stallman e Lawrence Lessig. Esses senhores, são criadores e cultores do Creative Commons e são também ideólogos dos Partidos Verdes de todo mundo. E sabemos que os Partidos Verdes se consideram "acima" dessa questão de esquerda e direita. Na verdade, adotam uma teoria filosófica que nega a necessidade de ideologias, acha que elas "devem" desaparecer. Acham que todos os problemas da sociedade podem ser resolvidos por meio de meios puramente técnicos – a visão estratégica, que era o bordão da Marina.Sem participação das massas, sem lutas de classe etc
Trata-se de uma concepção idealista, de caráter burguês,que considera que as enfermidades do capitalismo podem ser curadas e, que se deve procurar chegar ao "capitalismo bonzinho". É um pensamento que se filia aos autores R. Aron, Bell e Lipset, que nos idos de 1960-70 criaram a teoria do "fim das ideologias". Mas historicamente os fatos desmentiram essa teoria filosófica. Exatamente como desmentiram Francis Fukuyama, com sua teoria do "fim da história".
Esses são os fatos e o resto é o chororô de quem não faz parte do poder. No segundo turno, o PV poderia ter optado pelo apoio à candidata Dilma, mas com sua "visão estratégica", de olho em futuras eleições,fiados no "sucesso" de Marina, preferiu ficar em cima do muro, junto com os tucanos. Foi uma questão de escolha político-ideológica.
Esses são os fatos e o resto é chororô de quem não faz parte do poder, porque não fez parte da coalizão.
Agora os marinistas estão tendo que se reposicionar, já que escolheram ficar fora do apoio à Dilma no segundo turno, mas está difícil para eles abandonar os tempos em que eram coligados, ou seja, no Governo Lula, quando faziam parte do governo, tanto que Gilberto Gil era Ministro e fez o seu sucessor, Juca, quando decidiu afastar-se.
Não se pode comer a fatia de bolo, e, ao mesmo tempo tê-la intacta no prato. Política tem dessas coisas.
Os Verdes estão portanto diante de um dilema e isso os torna propensos a destemperos, querer derrubar ministros, desqualificar a Presidenta por dá cá aquela palha.
Já e já passa, porque vão cair na real, não é não Betinho2?

    betinho2

    "A dor ensina a gemer" caro Ramiro.
    É Natura, digo natural que terão de cair na real.

    Glecio_Tavares

    Aqui em São Paulo os verdes são tão tucanos quanto os azuis. hahaha

    Helena

    Nós, marinistas, achamos que o sistema capitalista é o melhor, porque valoriza o ser humano e não fica se voltando para a matéria, foca nos valores divinos.
    Marina é a única que tem a visão estratégica. O que o senhor tem contra isso?
    Sem a visão estratégica O Brasil cairá no abismo!

    Ramiro

    Cara Helena
    Não tenho nada contra a visão estratégica da Marina. Apenas não temos as mesmas convicções políticas ou filosóficas. Ela sabe muito bem porque não apoiou Dilma no segundo turno. Foi coerente com suas idéias e princípios, como lhe é de direito..
    Alguns de seus( dela) seguidores é que não estão conseguindo aceitar o fato de que como o PV não apoiou a coalizão no segundo turno, não pode garantir a continuidade do Ministro Juca e agora lá está no MinC, uma Ministra, que fez parte da campanha da atual Presidenta e que foi nomeada para o cargo.
    Falta senso dessa realidade,aos seguidores, certo? A Marina não tem nada com isso.

    Arlete

    Helena
    O Brasil cairá no abismo?
    Eu sabia que eleger uma mulher guerrilheira, socialista confessa, ia dar mal resultado. Essas pessoas não costumam achar que o sistema capitalista valoriza o ser humano e lhes falta a visão estratégica da Marina.
    Também sou marinista e evangélica. Vamos orar ao Senhor, Helena. Para Ele nada é impossível. Tenha fé!

    Emilio Matos

    O assunto da Marina, o debate, o que ela disse na TV o tempo todo foi sobre a meta-visão de que ter uma visão é importante. Mas cadê a visão? Quem tem visão fala da visão, não de uma meta-visão. O candidato a governador de São Paulo pelo PV disse claramente que não é importante conversar sobre os "detalhes" do programa dele, o que é importante é passar a mensagem de que se tem uma "visão estratégica".

    O que vejo em Marina é que ela tem a visão de que ter uma visão estratégica é importante. Isso é diferente de ter uma visão estratégica.

    Esnesto

    Ramiro
    Na sua visão, o Partido Verde é de esquerda ou de direita?

    RAmiro

    Se examinamos a história dos Partidos Verdes no mundo e o que consta no site do Partido Verde brasileiro podemos seguramente afirmar que o Partido Verde não é um partido de esquerda.
    Sugiro ler: http://www.pv.org.br/interna_programa.shtml

    Adriana

    Ramiro
    Vc foi muito generoso em nos dar essas informações preciosas. Acho que vão esclarecer muitas consciências e permitir que as pessoas se situem, diante de si mesmas. Parabéns pelo texto bonito e claríssimo feito água de mina.

    SILOÉ

    O que a Marina teve não foi "visão", nem "meta- visão": foi uma miragem, uma ilusão. E o PV, não se posiciona em cima do muro, muito pelo contrário: fica embaixo do lado vencedor tentando colher as migalhas.

    Osmar

    Pois é, Siloé. O que espanta é o grande número de pessoas que foi presa fácil desse tro-lo-ló da Marina. Tro-lo-ló que foi precedido da jogada no ar de toda a "filosofia"dos Partidos Verdes em todo o mundo, que nada mais é do que uma "teoria" dos órgããos de inteligência do império para anestesiar os insatisfeitos com o sistema capitalista.
    O básico para o marinista é convencer-se que direita e esquerda não existe. Que as classes sociais também não existem e que mobilizar a população só tem sentido se for para proteger os rios, as árvores e as florestas. A ararinha azul e o tatu. Que encantador ! Que sublime!
    Some-se a isso que o moralismo e horror ao socialismo devem estar vigilantes e garantirão os céus e a terra a todos! Verdura é isso aí! Financiamento nunca lhes falta, é claro. Tem sempre muita grana no pedaço.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Apoio integralmente a materia.Integralmente.Para mim, muitos dos que ficam aqui defendendo nao estao analisando que nao e so uma questao de "comeco de governo".O ajuste fiscal vai durar 2 anos, desavisados de sempre!E e evidente que o ritmo adotado no inicio alinhava os parametros pelos quais ela vai se balizar nos proximos 4 anos.So nao ve quem nao quer.Ela esta mandando os sinais.Agoram volto a dizer, digo isso para as cabecas livres e nao para comissionados puxa-sacos que vem aqui defender o PT , Lula e Dilma sob qualquer aspecto.Trollagem nao e so tucana, pode ser petista tambem.

    Emilio Matos

    Não parece que vai durar dois anos não. Ano que vem, a não ser que a lei seja alterada, o salário mínimo vai pra 613 reais.

    Além disso, os últimos 5 anos do governo do Lula não seguiram o mesmo ritmo dos primeiros 3, assim como os últimos 4 anos do governo FHC não seguiram o mesmo ritmo dos primeiros 4…

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Pois e, mas o crescimento do salario minimo ta muito calcado na sobrevalorizacao do real frente ao dolar.E causado pela enxurrada de dolares que estamos recebendo.A comparacao que fazem com outras epocas em que o dolar tava em 3 reais nao honesta.Ah, ai voces vao ver os mesmos empresarios que hoje sorriem para Dilma dizendo que, em nome do ajuste fiscal, o governo deveria repactuar a questao do salario minimo, por ser "inflacionario".Ai, o governo, como sempre, vai vir atras dos "manes de sempre" para legitimar e apoiar o governo…Cansa isto , nao e mesmo?

    beattrice

    Porque o governo LULA mudou DEPOIS da saída do Palocci, não está claro o suficiente ainda?

    Emilio Matos

    E do mesmo jeito que o Palocci saiu, pode sair agora também. Política é mutável, não está claro ainda?

    beattrice

    E este governo só começará a cumprir o que prometeu nas urnas neste dia.

Bonifa

Calma no Brasil… Ninguém está atacando a Dilma seriamente por bobagens. Amanhã todos aqui certamente poderão ter opinião exatamente contrária à que hoje expressam. É apenas o dizer de cada dia, voláteis traços que vão aos poucos compondo algum esboço. Mas é expressando a insastisfação ou satisfação diante de um fato ou outro, que se estende à blogosfera de modo constante os inúmeros terminais do sentimento público. Uma das grandes conquistas de hoje foi justamente a invenção destas simplificações tais como PIG, que permitem classificar com nitidez e rapidez idéias e pessoas dentro de um palco político que de outro modo seria insondável de tão confuso. Quem se põe contra isso quer que as pessoas comuns não se metam em coisa de “especialista”. Quer a hegemonia do linguajar enrolado dos enroladores acadêmicos que, em sua grande maioria, são antípodas de um Nicolelis. No fundo, não passam de ferozes corporativistas. Corporativistas que lutam por manter o terreno da comunicação na posse exclusiva de quem segue o rito pseudo-intelectual, para que se estenda um vasto ideário vazio. Nada acabou, meu caro, vamos com calma. Tudo está apenas começando.

Paulo

Azenha
Uma pergunta. Por que em alguns artigos as respostas estão abertas e em outros fechadas, obrigando-nos a clicar para abrir?
Não dá pra configurar para que sempre abram, facilita muito pra nós que gostamos de ler os comentários.
abs.

    Luiz Carlos Azenha

    Rapaz, me apertou. Vou procurar saber se dá para fazer o que vc pediu. abs

Glecio_Tavares

Uma pequena corruptela. Caleiro, por que no te calas?

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Nada como um dia atras do outro, quando o rei Juan Carlos falou isso para o Chavez ate de nazista foi chamado, foi chamado de espanhol matador de astecas , etc.Agora usam quando alguem faz uma analise muito boa sobre o atual momento.E ainda recebe um monte de "+".E a democracia?

    Glecio_Tavares

    Calaudio, por nque não te calas? Vai la no tio rei.

    Osmar

    Glécio
    Ele não vai se calar mesmo! Precisa se tornar mais um conhecido e "respeitado" especialista! Candidato a pudim de festa na nossa impoluta mídia. Tá só estendo aqui no Vi o mundo. Em grande estilo!
    Pode acompanhar , que ele vai fazer carreira!

Glecio_Tavares

Mas onde será que os artistas da globo viram que estavam sendo usados? No Viomundo ou no Conversa Afiada? Hein, tostines?

    Glecio_Tavares

    Vc viu o José de Abreu no encontro dos progressistas?

    A blogosfera pauta faz tempo, só não ve quem não quer.

    A globo tirou a peça do ar, mas não foi por causa dos artistas não. Foi medo que o tribunal eleitoral concedesse o mesmo tempo para os outros candidatos. hahahahaha.

MirabeauBLeal

Aviso aos desavisados:

A campanha eleitoral terminou.

A pauta agora é PNBL, REGULAÇÃO DA MÍDIA, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL PARA O SUS, AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA INTERNA, REFORMA DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
.
.
"A HISTÓRIA É UM PROCESSO, NÃO UM EVENTO"
ROSE NOGUEIRA
.
.

mauro silva

A questão, meu caro, é que se Montesquieu, hoje, é lido por 1%, se tanto, dos que lêem Paulo Coelho, em 2 meses, ninguém lembrará sequer de uma vírgula deste, enquanto os escritos daquele reverberarão incômodos para o resto da vida.
Quem é mais importante?

mauro silva

Caro Azenha e prezado Maurício.
É indiscutível que a conta da festa deva ser paga mas …. cortar gastos públicos e aumentar os ganhos financeiros da banca é uma tranferência descabida.
Se o país tem problemas e corta gastos para equilibrar as contas, por que aumenta os juros com tanta liqüidez no mercado?
Convenhamos: não é coerente e as forças progressistas devem ficar atentas sim, a essa guinada surpreendente da Presidente Dilma.
Em tempo: no discurso dela, no regabofe da folha-90 anos, a Presidente usou a palavra "presidente", sendo que, em todos eventos anteriores desde a investidura, usara a palavra "presidenta".
Para mim, isso significa que existe um segundo discurso inédito, ou que ainda não ouvira, da Chefe de Estado, eleita pelos progressistas desse país

Paulo Sarnento

Quem é esse blogueiro do qual eu nunca havia ouvido falar, ele quase não atualizava o blog, era jogado às moscas e arrumou uma bela desculpa para fechar o troço, agora vai estudar, como se ele não pudesse fazer as duas coisas, estudar e participar da vida do país, eu heim

Pall Kunkanen

caraca meu! mal o barco deixou a margem do lago e já tem gente gritando que tem furo, que o barco vai afundar, que vai morrer todo mundo, que não deveria ter embarcado.
Cacildis! e o tempo? Deixa ele agir, deixa seguir seu rumo, parem de ter pré-ocupação, de saber o que será o futuro. Percebam o qto o mundo nestes quase dois meses. Não pensem no presente de natal agora, deixem chegar dezembro. Detalhe não votei em ninguém, preferi pagar a multa.

O_Brasileiro

Voto não é "carta branca"… Ou a gente fiscaliza e cobra, ou o governo que elegemos vai por um caminho impensável por todos nós…

O_Brasileiro

Se a gente não se mobilizar, o governo será cada vez mais sequestrado pelos banqueiros, latifundiários e oligarcas da mídia!!!

jaime

Você pode ofender um amigo dizendo dele uma mentira, mas pode ofendê-lo muito mais dizendo-lhe uma verdade.

Glecio_Tavares

Guga, o Tas tem seguidores pelas besteiras que diz. O pessoal quer rir. Gente séria é diferente, não da para comparar o Azenha com o Tas. O Brasil precisa muito mais do Azenha do que do Tas, que afinal de contas é totalmente descartável, como os palhaços do casseta.

Glecio_Tavares

O que a ida de Dilma fez de mal ao Brasil? Mudou alguma coisa?
Deixem de ser mimados, esta na hora de amadurecer.
Ela ainda é a nossa presidenta!!! Precisa de apoio e criticas, mas nada de ficar de mal. Ta bem?

    beattrice

    Glécio, o problema não é a ida mas sim o que ela simboliza inclusive na biografia da própria protagonista.
    Como podemos esperar que alguém respeite nossa história se nós próprios a desrespeitarmos?

    Glecio_Tavares

    Bea, meu amor, hoje eu passei pela sala são paulo, alias como faço todos os dias, pois trabalho naquela rua que fica cheia de gente fumando crack o dia inteiro, e fui andando pela Av. duque de caxias, e dei de cara com o DOPS. Então entendi porque Dilma foi. No mesmo quarteirão ela havia sido torturada e a volta por cima dos que apoiaram a ditadura foi tão grande que ela voltou como a mandatária na nação. É pouco?

    beattrice

    É pouco, porque é o avesso do avesso. Coerência é a linha mestra do bom senso.

    Ernesto

    Quem está desrespeitando quem? O que é respeito? De que natureza são esses julgamentos sumários? Que critérios se deve usar para fazer julgamentos alheios?
    A quem interessa ter "julgadores" julgando e condenando àquela que já foi julgada e condenada? Houve algum processo de julgamento? A vítima Dilma Rousseff foi ouvida?
    É preciso ler o Código Civil e o Código Penal, com muito cuidado!
    Vc. gostaria que alguém lhe julgasse sem lhe ouvir as razões? Como vc se sentiria se fosse julgada sem que lhe ouvissem as suas razões?
    São perguntas sinceras, que lhe faço, com muito respeito.

    beattrice

    O critério dos valores, meu caro, o critério dos valores. Algo "antigo", mas ainda presente no mundo de hoje felizmente.

    Osmar

    Problema é o seguinte: tem que criar um escândalo a cada 3 dias. Fica difícil!
    Então têm que apelar para os sentimentos baixos: invejas , ódios secretos, ambições e desejos inconscientes dos leitores,ouvintes ou televidentes.
    Arrumaram um prato feito e estão servindo aos "distraídos", aos bobinhos que ficam fascinados com qualquer judas pra malhar. Assim descarregam suas agressividades e ainda acham que estão com a verdade e a justiça. São os mídia-adictos: gente da pior espécie!

Orellano Paz

Parece-me que o Sr. Maurício Caleiro está confundindo as tarefas: quer que a Presidenta assuma a pauta do blog dele, e ele posa de quem assume fazer a pauta da Presidenta. Calma aí minha gente. Será que só o Eduardo Guimarães leu a confissão da Fôia: "A Folha apoiou o golpe militar de 1964…".
O Sr. Maurício Caleiro não vê relação entre a confissão da Fôia e a presença da Presidenta no evento de comemoração dos 90 anos da dita Fôia.
Pois eu acho que a Presidenta, ou o seu governo, fez a Fôia dobrar os joelhos! Fato que "nunca dantes na história" de seus 90 anos.
Talvez a relação entre estes fatos, a confissão da Fôia e a presença da Presidenta no evento da Fôia, seja o marco zero de uma nova "correlação de forças". Quem viver verá!
Além do mais, dizer-se traído e abandonar o jogo aos 3 minutos do primeiro tempo é jogo de cena.
A primavera está apenas começando! (prá quem é do ramo!).
Grande abraço.

    Fernando _ Osasco

    Ontem a capa da FSP trazia o Presidente da Camara Federal (Dep. do PT), que eu admirava, falando que FSP era um exemplo para democracia. Na mesma capa, o Sr. Fernando sei lá o q, chamava Lula de bajulador de Ditador.
    Não havia necessidade de estar na FSP, se foi, não havia necessidade de puxar o saco.
    Qto ao texto do blogueiro acima, apenas não concordo com a herança de deficit do LULA, afinal, se tá ruim para Dilma fechar as contas, pq aumentou os juros?..Para os desavisados, cada ponto na Selic são 10 bilhões do nosso bolso para os especuladores. Lula foi o melhor Presidente do Brasil e a Dilma …até então eu resistia a dizer isto, mas, o discurso na FSP foi demais, a Dilma começou a me decepcionar…

marcelo

Uma coisa é certa senhores,

Estamos acostumados a ver a "DIREITA' erando na estratégia, mas vejo que eles aprenderam.

Fizeram um "sinal" de tregua, o governo ficou "encantado" com a possibilidade de ser bajulado por eles, uma questão de ego, e topou mesmo sabendo que este pode mudar a qualquer momento, pois o ego embriaga as pessoas.

Mas….! a direita percebeu que bater no governo não adiantava, por isso resolveu elogiar! pois sem o debate continuo, a militancia ficaria "sem assunto" assim iria esfriar com o tempo.

O grave erro é do governo, que topou por 15min d fama, pois em 2014, team certeza, boa parte de nós não estara tão tentado a ficar desmentindo boatos com os amigos e etc…

assim, quando o goverrno acordar, vai precisar da militancia, mas ja não estaremos aqui.

Então, a meu ver, desta vez a estratégia da direita que poderiar ser boa, foi ótima, pois o governo conseguiu fazer o trabalho mais dificil para a midia, afastar a militancia digital da defesa deste, no dia a dia.

A continuar o cronograma atual do governo, não me supreenderei se nas eleições do ano que vem a popularidade da presidente estiver abaixo dos 50%.

Emilio Matos

Postei uns comentários mais indignados mais cedo, logo que acabei de ler o artigo, no calor da indignação. Pensando melhor, e lendo outros comentários, como o do betinho2, da Aline, vi que as coisas ficam mais claras sob a explicação que esse cara é simpatizante da Marina, e está ocultando isso para cooptar e desestimular os simpatizantes das políticas desse governo (e do governo passado). O que me causou indignação foi a utilização de argumentos inconsistentes e meio bobinhos, mas parece que isso é decorrência da ocultação das verdadeiras motivações…

    Osmar

    O discurso do Caleiro deixa a gente grilado! Especialmente pela contundência, pela arrogância pomposa!
    Essa gente que fala e diz, que julga a tudo e a todos com ligeireza, sempre tem motivos para fazê-lo. É só acompanhar a trajetória desses heróis da hora, que logo as motivações vão se evidenciar.
    O cara não dá nem o benefício da dúvida. Cai de porrada e fim de papo.
    São os grades heróis da desmoralização alheia, os especialistas em julgar e condenar sumariamente.
    No interesse de que ou de quem, logo se descobrirá. É dar tempo ao tempo.

Bene

Parece mais uma intriga pessoal , contra a falha de sp. Talvez a Dilma tenha mostrado o seu desprezo a folha aceitando o convite.
Gostaria de ver descriminado item por item as falhas do governo Lula.

Ediane

O Senhor Caleiro está desencantado: imagina que o Mundo Digital elegeu a Presidente. E a gente aqui pensando que foi o povão o autor desse feito! Como somos ignorantes!
E ainda por cima, a Presidenta foi a comemoração dos 90 anos do maior jornal do Grande Estado Poderoso e nem pediu licença ao Mundo Digital! Que senhora! E ainda foi toda sorridente e vestindo vermelho, chamejante! E nem pediu permissão ao Mundo Digital! Que desplante! Que ousadia!
Chamem a OTAN! A IV Frota! Por que , a continuar nessa toada , aonde vamos parar?
Será que ela pensa que pode tomar as "suas"decisões, sem ouvir o Mundo Digital?
Mulher na Presidência, é isso que dá, não é Senhor Caleiro? Bons tempos aqueles, que nem votar lhes era permitido! Ficavam do tanque para o fogão, dos bordados para os cuidados da casa! Tinha-se sossego!

    Ernesto

    Ediane vc é um gênio! Adorei seu comentário. De truz!
    Não tinha percebido como a nossa Presidenta é ousada!
    "Sorridente e vestindo vermelho chamejante" foi demais, né não?
    O Senhor Caleiro tem toda razão de estar injuriado! Onde fica a moral? E os bons costumes?
    Enfim, um verdadeiro escândalo! O risco Brasil vai pros píncaros do Everest .
    A Bolsa vai cair. O Mercado – o deus Mercado – está à beira de um enfarte!
    É o que dá uma mulher no poder! E ainda tira o CC! Barbaridade!

    Emilio Matos

    Não exagera também, não tem nada a ver com ser mulher…

    Ernesto

    Emílio
    Foi ironia. Não deu para sacar que a referência à condição feminina da ocupante da Presidência é ironia?
    Fiz isso, porque, no fundo, vejo, que entre outras coisas, há muito de machismo no modo como as críticas estão sendo feitas. E por incrível que pareça , as próprias mulheres estão fazendo à Dilma críticas eivadas de machismo, essa praga tão difundida ainda. Quando não, de uma indisfarçavel inveja.
    Vamos acordar as consciências! Promover a auto-crítica dos críticos e críticas. rsrsrs

    Emilio Matos

    Oi Ernesto, o meu comentário era direcionado ao post original da Ediane…

    Ernesto

    Uma coisa é certa: o Mundo Digital tinha expectativas que não foram contempladas. Que expectativas foram essas? Chiadeira sempre tem causas. Necessário apurá-las com zelo e paciência.

Zé Ninguém

Mais uma da seção blogosfera corta os pulsos!!

Dilma Rousseff grava participação em especial da Hebe
Em mais um compromisso que não consta em sua agenda oficial, a presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã de hoje a apresentadora Hebe Camargo.
Dilma gravou uma participação especial que deverá ir ao ar no programa de estreia de Hebe na Rede TV!, em 15 de março.
O encontro foi no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Hebe chegou por volta das 8h30. Elas tomaram café da manhã juntas. Acompanhadas das câmeras, as duas caminharam abraçadas nos corredores do Alvorada e visitaram a capela do lado de fora do prédio principal.
As imagens foram captadas pelas redes de TV do lado de fora do Alvorada.
A apresentadora deixou o local por volta das 11h. Em seguida, a presidente seguiu para o Palácio do Planalto.
Está prevista ainda a gravação de uma participação especial da presidente no programa de Ana Maria Braga, na TV Globo.
Segundo fontes, Dilma teria atendido os pedidos em virtude das comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/880422-dil

    Ediane

    Coitado do Senhor Caleiro e do Mundo Digital!
    A guerrilheira Estelinha não para de aprontar!
    Agora ela exagerou MESMO!
    Sugiro impeachment urgente!

    Luiz Carlos Azenha

    Vou tomar a pílula alucinógena do Kadafi!

    Ariza

    Mas não é possível!
    Onde já se viu! O país está virando uma vedadeira anarquia, um descalabro!
    Uma Presidenta tem que ser recatada, evitar esses desfrutes, manter-se composta, reservada, discreta.
    Ainda bem que votei no Serra e estou fora desses arrependimentos como o do Professor – Doutor Caleiro!
    Como um homem tão fino e estudado cai numa esparrela dessas!

    SILOÉ

    Caraca!!! o Caleiro e seus adéptos dessa vez se matam!!!

    Aline

    A gente fica sem saber se essas duas estão fazendo hora com a cara da gente ou falando sério!
    Meus sais!

    SILOÉ

    Será que a Dilma aguentará a burrice das duas?

    SILOÉ

    Melhor os descontentes cantarem prá "subir".

    Ernesto

    Dilma los tiene locos! Loquitos, loquitos.

Alexandre

Com tanto assunto urgente para debater, fica difícil levar a sério esses dilmistas tão precocemente arrependidos, os quais acham que Dilma Rousseff deve a eles 99% dos votos que teve. E nos ensinam que sem mundo digital,a escola de samba não sai.Pretensão e água benta, cada um pega o que quer!
E choram lágrimas de sangue porque uma Ministra tirou o CC de um portal. Oh! Céus! Que catástrofe!
Enquanto isso debates importantes nos aguardam: o marco regulatório da Imprensa, o PNBL, a Reforma Política ( vamos de financiamento público, de voto proporcional, ou não? ) Vamos pressionar para que se vote o projeto ainda esse ano? E a Reforma Tributária, a Agrária e a Urbana?
O Sr. Caleiro está desencantado, acha que a primavera digital acabou. Ânimo Sr. Caleiro! Vai ver o senhor está vendo as coisas por um prisma exageradamente trágico. As primaveras sempre terminam para dar lugar aos verões e por aí vai. Vida que segue.

    Luiz Carlos Azenha

    Marco regulatório da imprensa? Vixe…

    Alexandre

    É verdade. O certo seria marco regulatório para a mídia, não? Grato pela correção. Vivendo e aprendendo. Valeu! Abr.

betinho2

MAURÍCIO CALHEIRO X ANDRÉ LUX

É esse o debate que se formou.

É hora de tomada de posição.

A grosso modo, para não deixar dúvidas da minha, endosso o comentário de André Lux.

Mas o debate é mais abrangente. Não simplifiquemos as coisa em pró e contra, resumindo

tudo a uma blogosfera que "era" 100% alinhada com Lula/Dilma e que agora é "primavera finda".

Boa parte dessa blogosfera era mais anti Serra que pró Dilma, por consequência se alinharam na blogosfera anti-Serra como um todo, mas sem compromisso com Dilma. Nesses se incluem Psolistas e Marinistas. Quando falo da blogosfera incluo os seguidores, naturalmente.

Marinistas autênticos viveram uma dúvida hamleteana, ao perceberem que ela passou a ser, coniventemente, linha auxiliar do Serra, com isso granjeando a "simpatia" do PIG. Portanto estão sendo hipócritas os Marinistas que acharam lindo a Foia auxiliando sua candidata e que agora querem execrar a PRESIDENTE(A) Dilma por ter ido ao convescote. Boa parte dos Marinistas, no segundo turno votaram em Serra, são os que agora dizem "não votei".

Voltando aos blogs.

O marinismo não morreu e tem sua cunha entre os blogs progressistas, e para deixarem de ser um iceberg encoberto e virem a tona tentarão primeiro abrir espaço ou divisão, que é o que está fazendo Maurício Calheiro com sua "primavera finda". É onde talvez André Lux não tenha analisado com mais profundidade ou mais provavelmente não mencionado para não se alongar.

Portanto a discusão não é PT x PSDB ou PIG x Mídia alternativa, e nisso Maurício tem alguma razão, escondendo a intenção de acabar com esse polarização, que é abrir espaço para os "mariners".

Marina está montando um Instituto, ou coisa que o valha, para agir e enfluenciar diretamente sobre os milhões de evangêlicos. Mas com certeza abrangera a influência e para isso precisa também contar com uma blogosfera adepta. Um parentese: o mundo enquanto é mundo vive de cooptação, infiltração e espionagem. Entendam como quizerem.

A grande maioria dos comentaristas que estão condenando Dilma aqui, na verdade não são Dilmistas natos, se votaram nela no segundo turno foi por terem seus candidatos naufragados no primeiro (Psol e PV), portanto sem compromisso com o governo. Não nos deixemos levar por esses descompromissados. Nossa luta continua e é apoiando Dilma, crítico que seja, porém com coerência e sem pavimentar estrada para extremistas, os de esquerda como sempre utópicos e os de direita se beneficiando na surdina.

Por fim, relembrar que temos um sistema de presidencialismo de coalisão, uma realidade contra a qual não adianta boquejar e chorar feito criança querendo pirulito.

E só um governo com forte apoio popular vai conseguir mudar a correlação de forças, não com esse divisionismo que vem sendo criado nos últimos dias.

Que cada um analise seus próprios problema e se pergunte: "porque não os resolvo se tenho "solução" até para o Brasil?".

PS: Não seria interessante o LC Azenha se posicionar entre as duas correntes de pensamento formados a partir do título acima? Acho que nessa hora seus leitores merecem essa tomada de posição. Não é hora de ficar sobre o muro.

    Pedro Ayres

    Betinho2
    Meus cumprimentos pela análise e clareza nas conclusões. Estava até a pensar em dar uma opinião, mas, depois do seu texto,fica apenas apenas o apoio e a concordância. O uso da palavra "Primavera", embora possamos até dar o crédito para alguém com fixação na Natureza, na realidade tem uma relação política mais anterior e que, se juntarmos ao "verde" esmaecido de sua proposta, teremos um quadro que lembra as motivações e objetivos das "revoluções coloridas" criadas pela CIA, NED e Albert Einstein Institute do Gene Sharp. Quanto ao resto só um fortíssimo desodorante resolve a questão do CC.

    Luiz Carlos Azenha

    Nossa, o Caleiro como agente do imperialismo. Como é que eu não tinha pensado nisso? abs

    Glecio_Tavares

    Tem um monte de gente se aproveitando do momento para nos desunir.
    Vamos dar uma segunda chance ao Brasil?
    Quanto a ser ou não um agente do império, é irrelevante pois ja vi muitos trabalhar contra o Brasil sem nada ganhar com isso.
    Tem um tal de MRV que comenta na folha, que deve estar adorando o que esta acontecendo conosco.
    Vamos lembrar o nosso encontro em agosto? Podemos perder aquele sentimento?

    beattrice

    Ao Brasil todas as chances, ao Tony Palocci & troupe cardoziana NENHUMA.

    Conceição Oliveira

    Primavera dos Povos do século XIX então nem pensar….

    Ernesto

    Há entre o céu e a terra muito mais coisas do que sonha nossa vã filosofia. A gente vive caindo do cavalo! O problema é não deixar o cavalo cair de cima da gente. rsrsrs
    Os cavalos estão audaciosos e vorazes.
    Abrs.

    Emilio Matos

    Acho que você matou a charada. Do jeito que está o artigo, falta um pedaço da explicação, fica incoerente. Sob o prisma de apoio ao movimento "mariner" as coisas se encaixam.

    Luiz Carlos Azenha

    É curioso que você consiga reconhecer "dilmistas natos". Tem algum teste de DNA para isso? abs

    betinho2

    Azenha
    Tenho certeza que você entendeu o que eu quiz dizer.
    O que parece que não entendeu foi minha sugestão de tomar posição.

    Maria Lucia

    Agora, Azenha, vc tocou num ponto, que já me fez refletir muito. E pra minha cabeça, pro meu modesto gasto, cheguei à conclusão que certas tendências políticas e filosóficas caem naquela categoria que o povo diz: "e de nascença."
    Porque, como explicar, que irmãos ou primos, todos criados juntos, frequentando os mesmos colégios e até se querendo muito bem, uns, lá pelos dezessete, geralmente, viram de esquerda e outros, `a mesma altura do campeonatos, passam a ser de direita, puro-sangue. E continuam amigos.
    Isso aconteceu na minha extensa família e até em reuniões familiares já debatemos esse tema. Concluimos todos que"é de nascença." E continuamos amigos.Um abraço.

    Glecio_Tavares

    Sabe Azenha, no dia da vacilada, eu quase mudei minha foto, mas depois de ver a reação dos respeitados blogueiros, pensei melhor e decidi que o Brasil precisa mais, precisamos enxergar que os adversários não são inimigos, a não ser que seja o tio rei cabeção.

    Ernesto

    Apoiado! Não podemos pensar pequeno! É preciso parar o carrossel do ódio. Quem odeia faz o jogo do inimigo.

    Emilio Matos

    Parece que é uma metáfora para significar aqueles que votaram nela desde o primeiro turno.

    Emilio Matos

    Ô Azenha, leio o seu blog há um ano, e em vários momentos eu tive uma impressão que você simpatiza muito com a Marina, e talvez preferisse um governo dela a um do PT. É só impressão minha?

    Ramiro

    Caro Betinho2
    Vai aqui um grande abraço de admiração pela sua excelente análise que me inspirou muitas reflexões, que acabaram dando num longo comentário,já enviado. Aprendi muito com vc no Tijolaço, do Brizolinha.
    Admiro muito a sua lucidez, coerência e combatividade. Se vc não fosse um gaúcho da fronteira distante essa sua descoberta bem que ia valer uma noite de conversa, ouvindo um bom samba na Lapa, aqui no Rio!
    Um grande abraço.

    betinho2

    Ramiro

    É proseando numa tertúlia como essa, que temos feito virtualmente, que as idéais se coadunam.
    Um fato lembra outro, que lembra outro, que nos levam a conclusões, que aqui postamos como opinião tão somente, mas honestamente.
    O mérito é desse "entrevero" que iniciou lá no bom Tijolaço, e nisso somos coparticipantes.
    Mesmo não merecendo agradeço tua gentilesa, como a dos demais que aqui deram respaldo e seu testemunho de solidariedade.
    E vamo que vamo.

    João Carlos – SP

    betinho2 fez uma excelente análise. Há blogs que eu acompanhei durante todo o período das eleições, aí, nesta semana, percebi que eles começamram a puxar o foga para a sardinha da Marina. Caiu minha ficha, pensei: hei, os caras estão voltando para o seu leito natural e agora querendo cooptar os que seguiam o blog para a sua linha. Este blogs começam a fazer críticas ferozes à Dilma, aos petistas, ao PT.

    Sturt

    Betinho
    Vc me tirou do sufoco. Esclareceu minha mente.
    Não estava entendendo mais nada. Só via vaca estranhando bezerro, misturação de times, emocionalidades destrambelhadas, surtação geral!
    Mas que nada! Era só o pessoal que pensa verde voltando pro aprisco verde! Um direito deles. Só que muitos não sabem que sempre foram verdes e sempre serão. Não se aceitam.
    E não aceitam que outros queiram pisar firme no caminho que escolheram trilhar e que não é verde.
    Daí os ódios, as condenações sumárias,as lamúrias e o ranger de dentes. Quem gosta da Dilma que siga em frente com ela, quem não está de acordo com ela, procure sua turma e seja feliz! É viver e deixar viver!

    Paulo Silva

    Mas estavas mesmo inspirado quando te veio essa conexão de idéias, mano véio Betinho! Essa é tua e ninguém tasca!
    Não é que eu tinha esquecido completamente daquele bando de gente que votou na Marina no primeiro turno! Nunca tinha entendido bem a cabeça dessa turma.
    Claro que agora estão se recolocando e sonhando sonhos, anelando desejos de poder. Mas pelo menos podiam ser mais sinceros e não ficar fazendo esses escarcéus por coisa nenhuma, piores que o PIG com seus factóides e falsos escândalos.
    Esse auê com a ida da Presidenta à festa do 90 anos do Grande Médio FSP é de uma estupidez hedionda! Só a ira verdolenga pra explicar a origem do desvario. Parece um bando de inquisidores medievais. E vem de pessoas que até uns tempos atrás eu considerava equilibradas. Uma tristeza!
    Valeu Betinho! Grande análise!

    Maria Lucia

    Betinho, mataste a pau!
    Clareza de entendimento, agudeza de engenho!
    O marinismo está vivito e coleando, como dizem os hermanos. A Marina vive indo aos EUA, ganha "prêmios" adoidado, vira e mexe ganha notinhas na "nossa melhor imprensa".
    E uma vez marinista, sempre marinista! Cachorro que come ovelha, morre com a cara virada pro rebanho,diz o ditado dos teus gaúchos pagos! Vc uma vez escreveu isso no Tijolaço, e guardei na memória.
    Valeu, Betinho!

    Aline

    Betinho
    Vc está certo! Desvendou a trama!
    Marinismo não morreu, nem está dormindo. Como se viram vencedores, odeiam a Presidenta Dilma que, consideram, lhes usurpou a vitória. No meio universitário aqui no RJ, são poucos,. mas de uma arrogância inimaginável. Parecem até gente tipo ópus dei misturado com TFP.
    O esporte predileto deles é desgastar e desconstruir a Presidenta ininterruptamente. Em ritmo de canto de araponga com Dança do Fogo. Aí alastrou e virou essa epidemia! Contaminação geral do ambiente.

    Esnesto

    Vc está certo! O negócio agora é abrir espaço pros mariners. E proclamar o fim das ideologias, da esquerda e da direita, etc é criar o espaço Verde, na cabecinha miolinho dos presa fácil. Daí a piração inquisitiva, o "moralismo", o joga pedra na geni !
    Os fazedores de opinião, os especialistas, muitos dos blogueiros que se dizem progressistas aderiram ao clima desconstrutivo e apoiar ou admirar Dilma virou "coisa feia". Tem que marretar! Tem que ser contundente com a delinquente! Gente crente, crente que tem as regras e medidas de tudo em suas cabecinhas dominadas. Foi bom vc ter sacado o lance! Parabéns!

    Adriana

    Me espanta o fato de pessoas que pareciam admiradoras e leais companheiras ou companheiros de luta de Dilma Rousseff, logo após a sua posse terem passado a hostizá-la, criticá-la com rispidez e a pregar que o negócio é falar mal dela, pra depois verificar se há razões de ordem legal ou ética para fazê-lo.
    Nunca os vejo elogiando os inúmeros atos e decisões justas, éticas ou bonitas do ponto de vista humano que a Presidente teve nesses quase dois meses de exercício do cargo.
    Acredito que dentro de uma semana, os que hoje a crucificam por ter ela comparecido à festa da FSP, terão vergonha dessa atitude descabida e desrespeitosa. Atitude que eles não teriam com amigos ou parentes, nem admitiriam esse tipo de patrulhamento e intromissão em suas vidas pessoais.
    Atribuo isso ao fato de que os brasileiros de menos de 50 anos não viveram a experiência de luta, de participação política em partidos com uma linha nacionalista os socialista definida.Nos idos de 60, segundo meus pais, os partidos de esquerda preocupavam-se em fazer educação política e havia um movimento cultural nacionalista pujante. Será que perdemos a noção de companheirismo, de lealdade, de solidariedade política? Vejo muita desconsideração e desrespeito com Dilma Rousseff da parte de muitos que se diziam seus eleitores, com constantes linchamentos e crucificações precipitadas, a demonstrar claramente que nunca a estimaram realmente. Ou que não sabem o que é o apreço e a lealdade. Isso é muito empobrecedor, em termos de saúde emocional e afetiva.
    Ainda bem que há raras e bonitas exceções. Parabéns a essas pessoas leais e éticas, que estou aprendendo a admirar, que tomam a defesa da Presidenta sem medo de serem condenadas ou ridicularizadas.
    Como psicóloga, vejo com preocupação esses fatos, significativos da baixa capacidade de afeto e de respeito pelo outro. Dilma Rousseff é um ser humano, que tem direito a suas opimiões sobre o que deve ou não fazer, onde deve ou não deve ir. Igualzinho a qualquer um de nós.
    Parabéns Betinho pela sua bonita lealdade! E pela sua inteligência privilegiada.

    Vanice

    Enfim algo de novo, sensato e inteligente no meio de tanta interpretação absurda que tenho lido ultimamente!
    No seu comentário, há muita vida inteligente! E correção ética, artigo raro nos dias atuais.
    Valeu! Obrigada!

    Osmar

    Betinho
    Foi uma sacada genial, essa sua.
    Dessas de ficar na história!
    Vc adiantou o nosso lado nacionalista e democrático em anos!

Yes we créu !!!

Deu no UOL: "Dilma Rousseff grava participação em especial da Hebe." http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/880422-dil

Agora os xiitas vão bufar, gritar, pular, gemer, xingar, pedir pra sair, etc.

O_Brasileiro

Enfim, LUZ…
Quem sabe o jornalismo se fortaleça e fique acima da política…

alex

Só li metade do texto e não vou comentar. Do que eu li ,discordo. só quero dizer que eu duvid-o-do que o cara vai deixar de escrever sobre política. logo agora que um dos seus textos virou hit no azenha?( e na maria frõ e etc).

    Ediane

    São os quinze minutos de fama do Sr. Caleiros!
    Afinal ele defende o Creative Commons e isso é fundamental! Também discorda das medidas econômicas do novo governo e isso é adequado.
    E principalmente ele sabe que o que é bom para o Mundo Digital e para quem defende o CC – é bom para o Brasil!
    É aproveitar e lançar a candidatura do Senhor Caleiro à Presidente da República, em 2014, com Marina Silva de vice!

Paulo Silva

O dia que a gente entender porque o Creative Commons ouriça tanto, matamos a charada!
Até lá, assistiremos a dois ou três chiliques por semana. No mínimo!
Cada um com seu estilo! Tem os herméticos, os filosóficos, os tamos aí, etc
O Sr. Maurício Caleiro posa em foto no seu blog, com o cãozinho, Joca Caleiro.
Ah! bom! O cão é mesmo o melhor amigo do homem. Mas como não fala, não pode fazer nada. Assistiu mudo a esse estranho discurso impactante do doninho. Estilo punk-asiático.

    Emilio Matos

    Estilo verde, ocultado…

    Ernesto

    Siga o Dinheiro, Paulo!
    Matarás a charada na hora!

    Ernesto

    Creative Commons! Ainda vou entender esse papo todo direitinho. Estou me esforçando, juntando crés e lés, consultando os búzios e os astros. Aceito entulho e terra movida, ferro velho e escórias!

Vivi

Resposta perfeita de André Lux a esse texto:

Desculpe amigo, mas sou obrigado a discordar do seu texto, que é bem primário e cheio de inverdades por sinal.
Explico.
Primeiro, você apela para um sofisma para desqualificar a blogosfera ao afirmar que ela tenta "canonizar e beatificar" Lula. Não vi ninguém fazendo isso. O que vejo são simplesmente pessoas dando a Lula o crédito que merece: o de melhor presidente da história do Brasil – e isso nem era algo difícil de conquistar, já que os presidentes anteriores a ele (ditadores inclusive) foram muito, mas muito ruins. Desafio você a dar o link para todos esses textos que querem "canonizar" o Lula na blogosfera – até porque quem acusa tem que provar, a menos que eu tenha me enganado.
Segundo: você tenta qualificar como "herança maldita" o abacaxi que Lula deixou para Dilma como sendo fruto de incompetência ou de erros dele. Aí é ingenuidade sua. Todos nós sabíamos que as coisas não andavam tão bem com a economia – em grande parte devido à crise gravíssima que o capitalismo mundial atravessa. Mas o fato é que ano passado era ano eleitoral e seria suicídio político para um governo (qualquer governo!) começar a tomar atitudes impopulares para tentar regular a situação – ainda mais quando o adversário da esquerda era um psicopata como Serra que ainda por cima contava com apoio total do PiG. Dilma, portanto, sabia o que a esperava (assim como qualquer um com bom senso) e está fazendo o certo dentro das circustâncias: tomando medidas impopulares, porém necessárias, no início do governo quando ainda pode se dar ao luxo. Sim amigo, a política é algo complexo e é preciso jogar o jogo com lucidez e visão a longo prazo, sabendo a hora de atacar e de defender, algo que certamente incomoda muito os puristas e os ingênuos. Que bom que eles não estão no governo! Se eu estiver errado, por favor, me aponte UM governo no mundo inteiro que tomou medidas impopulares em ano eleitoral e mesmo assim elegeu seu sucessor. Um só está bom.
Terceiro. Você novamente apela para um sofisma para desmerecer aqueles que criticam o PiG sem tréguas ao dizer que ele possui milhares de profissionais ao seu serviço – muitos dignos do nosso respeito sim – porém "esquece" do principal: quem tem a palavra final do que sai e de que maneira sai no PiG são os editores chefes. E aí a coisa complica, pois estes são pessoas da total confiança dos donos do PiG que, como todos sabemos, são reacionários, elitistas, autoritários, soberbos e antitrabalhistas até os ossos. Portanto, o trabalho daqueles "milhares", no final das contas, tem muito pouco peso frente às decisões de meras "centenas", talvez "dezenas", de manda chuvas totalmente alinhados às doutrinas e ideologias de seus patrões.

(leia o restante em http://tudo-em-cima.blogspot.com/2011/02/blogueir

Wildner Arcanjo

Em alguns momentos, não só na guerra mas na vida também, temos que escolher um lado. Seja para jogar xadrez, seja para expor uma opinião, seja para lutar por direitos, seja para lutar por uma ideologia ou idéia (não são a mesma coisa)… Neste caso tem que ser preto ou branco mesmo. Ficar em cima do muro, ser cinza (claro, escuro ou variantes), é que não dá!

fernandoeudonatelo

Aliás, gostaria de provas que ainda não vi na Imprensa, de que o Ajuste se deu por "rombo" das contas públicas.

Já coloquei em outro tópico, que rombo é a bolsa oligarquia das despesa com juros, encargos e amortizações da dívida, que comprovadamente, engolem e digerem, os Investimentos Públicos previstos no Orçamento Geral da União para esse ano mais as despesas de custeio do Governo Central.

Vinicius Garcia

A ainda quem acredite em mudança política através de voto, como aqueles que acham que a primavera nunca acaba.

fernandoeudonatelo

Concordo com o colega Emilio Matos.

O ajuste fiscal delinea muito mais um esforço de Déficit Nominal Zero (também ortodoxo) ou redução da inflação pela margem superior da meta, do que contas públicas propriamente arrombadas.
Tanto é que a meta cheia de Superavit Primário foi previamente alcançada.

O Governo usa a "inflação no horizonte" e a Imprensa o "rombo das contas públicas" como explicação para o ajuste fiscal.

Se observarmos a natureza da inflação no outro lado, através da estrutura do Índice agregado IPCA usado nas análises de metas inflacionárias pelo Banco Central, praticamente 70% da sua elevação se deu pela pressão nos custos de frete, tarifas de transporte nos municípios e alta das commodities em nível internacional, pressionando os alimentos.

E mesmo dentro dos 30% que poderiamos dizer ser culpa da "super"-demanda, também existe um forte componente de custo-brasil, como falta de logística e infra-estrutura para o escoamento da produção.

    mauro silva

    E onde entra o aumento dos juros do BC; dos títulos do governo nessas contas?

@dbenndorf

Talvez não seja o PIG que a Dilma queira "conquistar" com essa visita ao aniversário da FSP, talvez seja a classe média. Parecer comunista não ajuda nisto.
Poxa, parece até que vocês não lembram do inicio do governo Lula. Ele foi considerado capitalista safado por muitos. Gostaria sim de um governo mais ousado, mas isso pode não ser possível agora.

Hans Bintje

Azenha:

É um comportamento holandês dizer que a primavera nunca acaba.

E eu conheço pessoalmente o dono de uma das maiores fabricantes de estufas agrícolas da cidade de Holambra (SP). Graças a elas, temos flores o ano inteiro.

E eu conheço pessoalmente o dono do Viomundo. Graças a ele, as flores da "Primavera Digital" jamais chegarão ao fim.

*****

Eu li esse artigo do Maurício Caleiro no contexto de uma mudança que já está acontecendo no Viomundo, de maior diversificação de pautas.

O melhor exemplo são as matérias da Conceição Lemes a respeito das pesquisas do Miguel Nicolelis, excelentes.

Falo do que estamos vendo em 2011. Ficaram na minha memória afetiva as imagens do "Nova África", lamento não ter comentado tanto quanto deveria na época em que a série de documentários foi apresentada na TV.

Vou procurar não repetir esse tipo de erro!

    Luiz Carlos Azenha

    Hans, seguimos firmes em produção de conteúdo exclusivo. abs

    betinho2

    Caro Hans
    Ensina a nos outros o segredo para manter seu comentário em primeiro plano, em detrimento dos que foram postados a posteriori.
    Forte abraço

    Luiz Carlos Azenha

    Quando eu respondo a ele o comentário dele vai para o primeiro lugar da fila. Não tem segredo. abs

    betinho2

    Perfeito, o que não acontece com os outros a quem responde…rsrs

ZePovinho

O Estadão,ao atacar o PCdoB,quer eliminar as alternativas os neoliberalismo:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia

"Suicídio" do PCI abriu as portas para o berlusconismo

Em entrevista ao Portal Vermelho, Fabio Amato, secretário de Relações Internacionais do Partido da Refundação Comunista da Itália discorre sobre a dissolução do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1991, o maior partido comunista fora do poder no mundo, argumentando que esse evento propiciou o tempo e o espaço para a tomada do poder pela direita e pelo neoliberalismo. A falta do tipo de oposição que o PCI exercia acabou abrindo espaço para a atual crise política, social e econômica do país.
"Um partido com um eleitorado de 30% dos votos tem muito poder no país. Essa parte pragmática é vitoriosa diante daqueles que viam o partido como um instrumento de mudança. Foi isso o que aconteceu com o PCI" comenta Amato…………………………

maconheiro

Depois da primavera vem o verão !!

    Ernesto

    Tá melhorando!
    Pé no chão sem chinelo é bom sinal!

    Ernesto

    Grande filósofo! Um primor de dialética.

Paulo Ribeiro

Em vez de nos dividirmos, deemos, isso sim, nos mobilizar e buscar junto ao governo feeral a inserção dos blogueiros progressistas no processo decisório que vai regulamentar a mídia – sim, eu acredito na Ley de Medios. A presidenta Dilma poderia ter resolvido o imbroglio da Folha de São Paulo com uma medida mais protocolar, enviando o vice Michel temer para representa-la. Preferiu enfrentar os leões em sua toca, uma decisão polêmica mas que não pode ser contestada por nós, e sim buscar entende-la.

dukrai

bão, quer dizer então que os blogueiros progressistas somos todos "chapas brancas" e ficamos viciados em falar bem do governo. véi, não é novidade, a fôia e o abEstado falam isto sempre, o que de um lado é babaquice, o seu, e do outro, má fé, do pig. O Azenha vive levantando a bola, criticando questões estruturais e conjunturais do governo e criando um contraditório rico, ao contrário do seu texto, emocional, que empurra a galera pro "outro lado".
A questão é política, razão, maibródi, a emoção serve para mobilizar o lado negro do conservadorismo fascista tupiniquim, coisa que o pig e o Vampiro Brazileiro fizeram com armas de esgoto na campanha eleitoral. Serve também pra desmobilizar, achar que somos todos iguais, que direita e esquerda é coisa de São Maniqueu e, "por fim, embora considere Lula, disparado, o melhor presidente que o país já teve, não estou disposto a consentir com seu processo de canonização e mitificação". Menas, maibródi, menas, a gente somos uns bostinhas sozinhos.
Apesar do "por fim", vc continua e manda a blogosfera cair na real, que a Dilminha deu um tapa na cara da galera indo na festa da fôia. krai, isto está parecendo coisa de corno, a muié cai na gandaia, o mané enche a cara, jura que nunca mais fala com ela, uma safada traidora e que daqui pra frente só vou me preocupar consigo mesmo rs vai Pierrot, o carnaval acabou, e a sua Colombina gosta mesmo é do Arlequim.

    dukrai

    tenho mestres, bródi, rs

Bruno

Parabéns, Maurício. Alguém tinha de criticar os compromissos automáticos de alguns blogueiros com o governo, o que, fico muito feliz, não é o caso do Azenha, ao menos até o momento.

Maxsuel Siqueira

A crítica que eu estava tentando elaborar.

Um abraço,
compartilhando… http://[email protected]

Maxsuel
@jomax5

    Ernesto

    Isso não é crítica. É viagem! Ou…não?

Ernesto

Mas então foi o "mundo digital"que elegeu a Presidenta? Hiiiiiiiiiiiiiiiii!!
E a gente que não tinha se dado conta disso!
Fico pensando: como é que o Lula se elegeu sem o "mundo digital"? Alguém me explica, por favor?
Agora então, que o Sr. Maurício Caleiro retirou o seu apoio à Presidenta ela tem mais é que renunciar, concluo.
Parece que a zanga é por conta do tal de CC. Ainda descubro, antes de morrer, porque esse CC é tão fundamental. Estou me empenhando a fundo para isso. Já tenho algumas informações preciosas, mas vamos aguardar o andamento das pesquisas. A verdade nos libertará!

Paulo Ribeiro

Em vez de nos dividirmos, deemos, isso sim, nos mobilizar e buscar junto ao governo feeral a inserção dos blogueiros progressistas no processo decisório que vai regulamentar a mídia – sim, eu acredito na Ley de Medios. A presidenta Dilma poderia ter resolvido o imbroglio da Folha de São Paulo com uma medida mais protocolar, enviando o vice Michel temer para representa-la. Preferiu enfrentar os leões em sua toca, uma decisão polêmica mas que não pode ser contestada por nós, e sim buscar entende-la.
Um passo importante para a democratização da mídia é exatamente a inserção de camadas da sociedade nos processos de deliberação, forçando a isso a criação de comitês populares para atuar diretamente junto aos veículos de comunicação (TVs, rádios, jornais, revistas e internet). O que não se pode permitir é que a mídia continue agindo dentro dos mesmos parâmetros, sem controle da sociedade a respeito do conteúdo exibido. É dentro deste terreno que demos atuar e explicitar ao povo brasileiro por que viemos e para que estamos lutando.

José Ruiz

Concordo parcialmente com a análise, e faço ressalva quanto à blogosfera: ela não se opõe à mídia corporativa, não é esquerdista nem apoia este ou aquele partido, sobretudo se autodenominada "independente". A blogosfera é o conjunto de opiniões, é a inteligência coletiva destilada de blogs que permitem a livre manifestação dos usuários/visitantes. A blogosfera não tem cor ou rumo, não tem bandeira e é volúvel, e por isso mesmo é tão importante. É claro que você vai encontrar sites que são mais frequentados por pessoas que compartilham uma certa opinião, porém, mesmo aí, existe o contrário. A livre manifestação, a busca da socialização, a defesa da participação de todos é que são práticas "mais comuns" em partidos progressistas, mas não se pode confundir essa característica com a idéia de que o "universo da blogosfera pertence às esquerdas", e pior ainda, a esquerda pertence ao PT. No mais, fica valendo o conceito mais básico das relações humanas: não existe "salvador da pátria", não existem heróis ou heroínas. Todo dia, todo cidadão tem obrigação de participar da política. Deixar essa tarefa para os outros, é assinar um "cheque em branco". O projeto Dilma teve minha simpatia e eu votaria nela de novo se tivéssemos eleições hoje, porque não sou maluco para votar em Serra ou Marina, acho que tenho esclarecimento suficiente para rejeitar o projeto neoliberal. Mas a minha "luz amarela" já acendeu… e daí? Certamente muitos outros estão "de orelha em pé". Esse é o jogo…

Aline

Salve André Lux!
Quanto ao Sr. Caleiro,vale dizer: conta outra!
Seu discurso não convence mesmo. Apesar da minha pouca idade,fiz um curso completo de política acompanhando do começo ao fim o saudoso blog Tijolaço, do Brizola Neto. E como participo do movimento universitário intensamente, desde que botei o pé na Universidade,há três anos, também aprendi a interpretar os discursos políticos. O seu, Sr. Caleiro, está faltando um pedaço. Nota-se uma lacuna.
Quando o Senhor contar tudinho, a gente vai poder entender. Faltam os detalhes principais.

    Emilio Matos

    Você quer dizer Marina?

    Aline

    Não queria não. Mas depois de ler a genial sacada do Betinho2, já matei a charada.
    Só quem preenche essa lacuna é o verde que te quero verde. O pessoal ficou sem um ministeriozinho! E tinham o MinC! Faziam parte da base de apoio ao Lula.
    Era uma outra situação. Agora, diante da decisão da Marina de se fechar em copas no segundo turno, ficaram numa situação crítica. BEm que a nossa Presidenta convidou-a para conversar. Mas ela disse NÃO!
    Oo Maconheiro já disse que depois da Primavera vem o Verão! Portanto, não há porque tanto desespero só porque nossa Presidenta arrasou na festinha dos Frias, vai arrasar no Programa da Hebe e vai prosseguir aproveitando todas as oportunidades de falar "às minhas queridas brasileiras e aos meus queridos brasileiros" como gosta de dizer.

Emilio Matos

Quanto ao tal "tapa na cara". O que esse cara queria com essa história de ter um blog de análise política? Substituir a Folha, o Globo? Não dá para substituir a imprensa. Ela não é só análise política. O que eu espero desse governo é que ele acabe com a miséria. Esse é o objetivo. Não dá pra traçar um objetivo e ficar medindo o progresso com outra métrica, como ir a festa da Folha. Se esse é o fim pra esse cara, só mostra que ele estava com algum interesse distorcido. Talvez ele é que se adeque bem à imagem do tal militante feroz e irracional que ele quer de todo jeito pespegar aos outros. Ao menor desvio do governo à ideologia dele, já faz esse escarcéu e sai de beicinho caído, se sentindo desmotivado. E os outros é que são ideológicos. Haja paciência…

    Emilio Matos

    Pensando melhor e lendo outros comentários, talvez o "interesse distorcido" a que me referi acima não seja nada ideológico, mas simplesmente Marina Silva. Nesse caso, não tem nada de distorcido, é legítimo. O que é meio manipulador é esse mecanismo de ocultação para cooptar ou desanimar simpatizantes de outras correntes políticas.

ZePovinho

O PIG já sabe quem vai acabar com o modelo rentista de exploração do Brasil.Por isso,começou a difamação cedo:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia

Renato Rabelo: “Estão plantando denúncias para atingir o PCdoB”

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, esteve em Brasília nesta quarta-feira (23) e, entre os assuntos que marcaram sua agenda na capital federal, esteve a série de reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, que acusa o PCdoB de se beneficiar financeiramente do programa Segundo Tempo, mantido pelo Ministério do Esporte, pasta comandada pelo comunista Orlando Silva.

monge scéptico

Apesar dessas manifestações intelectuais, algumas rebuscadas, continuo lulista,
de esquerda porque convencido de que o socialismo democrático, pode ser a so-
-lução para a problemática política humana.
A DILMA, imagino, não desconhece a fôrça que os blogs deram a sua candidatura;
portanto, as ações da mesma, não cabe um julgamento severo. Estamos conhecen-
-do a presidenta agora. precisamos esperar…………..um pouco mais.

Osmar

Cumprimento efusivamente a André Lux, por sua lucidez e descortínio.
Pergunto ao Sr. Calheiro: o senhor acha que nós nascemos ontem ou ante-ontem?
O seu texto é impensável, inacreditável e inviável. Não desce neurônios abaixo.
Sempre soubemos que os milhares de blogueiros progressistas de todos os Estados da Federação – quer tenham blogs muito visitados ou não – são blogueiros porque acham importante manifestar suas opiniões, como forma de ampliar a democracia da informação e a própria democracia no país. Assim dizem todos. Não demonstram esperar retribução alguma de governo ou de partidos políticos pelo que fazem. Temos a todos como sinceros.
Logo, por que tanta ira? Por que tanto desencanto?
Assim, a rádio tamanco vai ter crédito fácil!

Emilio Matos

E a campanha de difamação? Onde entra nesse quadro? Não dá pra fazer uma campanha tão baixa e querer que não haja uma reação feroz. De novo, não tem absolutamente nada a ver com Lula. Não votei no Lula. Mas por quanto tempo tive minha caixa postal entupida de tudo o que pode haver de mais preconceituoso, baixo, grosseiro, mentiroso, vil, distorcido? O que esse artigo diz é que tudo isso não existe, e que essa indignação contra isso é uma frescura misturada com instinto de formiga de seguir o líder, uma alucinação coletiva da qual precisaríamos acordar. Haja paciência!

Emilio Matos

Outra coisa irritante é que parece que o autor teve uma amnésia em relação a tudo o que a imprensa fez, a tudo o que a oposição fez na campanha: babaquice sobre o aborto, babaquice religiosa, campanha de difamação, manchetes escabrosas. Não sei quanto a vocês, mas a maioria das pessoas que vi votarem em Serra em São Paulo concordam com: Lula só manteve o que FHC começou; pobres conseguiriam melhorar de vida se quisessem, bastando querer trabalhar; o povo não quer trabalhar mais por causa do bolsa-família; a Dilma é terrorista; a Dilma é bandida; o país está quebrado; os gastos públicos com viagens, cafezinho e desperdício aumentaram estratosfericamente; "meus parentes italianos que chegaram aqui pobres conseguiram melhorar de vida, por que esse povo não consegue?". Agora se indignar com esse discurso é ser manada feroz que canoniza Lula? Haja paciência, não tem nada a ver com Lula, absolutamente nada a ver.

A. Elcio

Falou e disse! Azenha já alertara, durante a campanha, sobre o risco de se repetir no Brasil o que aconteceu nos EUA de Obama: se a esquerda não mantiver suas bandeiras e não lutar ferrenhamente por suas causas, seu candidato vencedor irá se curvar cada vez mais à direita.

    Glecio_Tavares

    O importante é ficar de olho no congresso. Vc viu q o Agaciel Maia conseguiu ficar com a chave do cofre do DF? Isso sim é noticia revoltante. O legislativo é chave, tanto que o PIG fica concentrado em tentar desunir a base governista.

Emilio Matos

Outra distorção absurda é esse negócio de que as pessoas tentam negar que há um problema com as contas públicas. O que se nega é a versão do Serra, da imprensa, do neoudenismo, de que a situação é catastrófica, que esse sentimento de que as coisas vão bem é tudo uma ilusão financiada por "essa gastança", que o Brasil vai quebrar esse ano. Negar isso não tem nada a ver com negar que haja um problema com as finanças. Significa apenas que admite-se que há problemas, mas que são perfeitamente solucionáveis, sem que isso signifique que o ciclo de diminuição acelerada da miséria tenha terminado.

    Asgruminaldo Bentuca

    O único problema com as finanças públicas chama-se Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFI).

    Em 2010 o país apresentou superávit primário, mais uma vez, como em todos os anos nos últimos 15 anos. Então não existe nenhum problema com as contas públicas.

    O único e exclusivo problema é a Dívida Pública Mobiliária Federal Interna, a qual deveria receber os mesmo tratamento que o governo dispensa a outro tipo de dívida: os Precatórios Federais. Assim como o governo faz com os precatórios, a política para a DPMFI deveria ser: devo, não nego, pago quando puder.

    O governo deveria parar imediatamente de fazer novos leilões de títulos para "rolar" a dívida antiga, e simplesmente dizer para os portadores de títulos com maturidade vencida: se querem resgatar, façam fila aí fora, e esperem. Quando tiver dinheiro a gente paga. Igual fazem com quem tem precatório a receber…

    Emilio Matos

    Eu acho que a solução parece passar por encontrar outros meios de segurar a inflação que permitam diminuir os juros.

    Glecio_Tavares

    Pouco entendo, mas acho que na hora que jorrar o petroleo estaremos bem. Vc viu que o BB novamente deu lucro gigantesco? O Brasil conseguirá.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Olhe como as contas publicas estao "ruins":
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redac

    superavit primario em alta galopante, dividaxpib em queda.Contra fatos nao ha argumentos.Pelo menos , os respeitaveis.Dilma esta fazendo ajuste fiscal como "homenagem" aos mercados.E isso que queremos de um governo de esquerda?

    Emilio Matos

    Obrigado pelo link. Eu não sabia o número atualizado da dívida, de 40% do PIB, eu achava que era 42%. Eu também acho que contra fatos não há argumentos, e é por isso que eu disse aí em cima que não existe essa história de que o ajuste é por causa de um rombo nas contas.

    Mas, pelo pouco que entendo, o ajuste está sendo justificado pelo governo não como uma solução para supostos rombos, mas como tentativa de segurar a inflação, que é um fato que aumentou. E segurar a inflação é sim uma coisa que eu espero desse governo. Concordo que é controverso que o modo de fazer isso seja com um ajuste fiscal, mas estou aqui me contrapondo à idéia de que a coisa toda seja uma "homenagem ao mercado", como você diz. Até porque o mercado quer juros, não necessariamente corte de gastos.

Emilio Matos

Muito distorcido. Quanto à "manada feroz" que "canoniza Lula", posso dizer o que acontece comigo. Outro dia veio um tonto aqui dizer que a dívida pública estava estourando. Respondi com um gráfico da dívida que mostra claramente que não há nada trágico acontecendo, pelo contrário. O cara me respondeu que eu estava canonizando Lula. Nem falei de Lula, apenas respondi uma bobagem que ele estava repetindo da imprensa. O que tem é um monte de gente que já está cansada e indignada com o discurso: "Lula não fez nada além de manter tudo o que FHC já tinha começado e ainda deu sorte de o mercado mundial de commodities ter aumentado os preços, e ainda assim conseguiu fazer umas coisas igual a bolsa-esmola." Observar as pessoas se indignarem e terem um comportamento feroz contra essa baboseira não tem nada a ver com canonizar Lula. Eu nem votei no Lula.

    Asgruminaldo Bentuca

    Queria ver esse seu gráfico…

    Aí eu te mostro outro gráfico: o do Orçamento da União, com a porcentagem de gastos em cada setor. A fatia da pizza destinada ao pagamento da dívida é beeeem maior do que a fatia da educação, saúde, investimentos em infra-estrutura, etc.

    Emilio Matos

    Eu sei, a parcela do orçamento destinada a dívida é gigante, como você disse, bem maior que a educação, saúde e investimentos. É um problema. E é um problema antigo no Brasil.

    O gráfico era esse: https://muitopelocontrario.wordpress.com/2010/09/… O gráfico só tem sentido para desmistificar essa conversa de que a situação é catastrófica agora, muito pior do que em qualquer tempo passado no Brasil, que o governo promoveu uma "gastança". Não ajuda nada a discutir o problema da dívida.

    Você parece achar, segundo entendi, que a solução é não pagar, pelo menos não pagar em dia. Eu discordo. Gostaria que o governo usasse outros meios para conter a inflação, que não os juros, abrindo espaço para uma queda maior nos mesmos, diminuindo o orçamento destinado a isso.

Maria Lucia

André Lux para post, Azenha!
É o clamor que vem das ruas!
O Sr. Caleiro? Vi no blog dele que ele tem um cachorrinho muito simpático! Aposto que o cãozinho não está de acordo com seu dono. Tem uma carinha tão sincera, o doce animalzinho!

Márcio André

É isso mesmo André Lux você tem razão. Os que querem cair fora, tudo bem, é um direito que lhes assite. O que queriam esses (incluindo o autor deste texto)? Que a Dilma baixasse um decreto e extinguisse imediatamente com a FSP? Que simplesmente ignorasse o convite e rosnasse para o jornaleco? Sabemos todos que as coisas não funcionam desta forma e há de "se comer pelas beiradas". A regulação da mídia virá e a "recompensa" da FSP também, mas acho que estão fazendo uma tempestade num copo d´água por causa desta "maldita" presença da Dilma à FSP. Afinal de contas, de que lado você, Maurício, está? Logo agora? Não é hora para rachas meu caro, francamente.

    Márcio André

    Onde está escrito regulação, leia-se regulamentação.

ZePovinho

ORTODOXIA DELIRA E AMEAÇA O PAíS

"Para recuperar credibilidade, BC pode subir Selic em 0,75 ponto" (Valor, 23/02).

A taxa de juro no Brasil , 11,25%, é a maior do mundo: atrai capitais especulativos, valoriza o Real, incentiva importações, encarece exportações, aprofunda o déficit em contas correntes (US$ 50 bi em 12 meses), destrói cadeias produtivas locais pela concorrência externa e explode o gasto público mais deletério, o pagamento de juros da dívida pública, que atingiu o valor recorde de R$ 190 bilhões no ano passado — 15 anos de Bolsa Família. A idéia de combater ameaças inflacionárias –reais, mas em grande parte decorrentes da especulação externa nas bolsas de commodities– subindo ainda mais a Selic atende às necessidades do país ou à ganância rentista? Leia nesta pág artigo do economista Fernando Ferrari sobre a rota de colisão entre a lógica dos mercados financeiros e os interesses do Brasil.
(Carta Maior, 5º feira, 24/02/2011)
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

No contexto atual, faz sentido elevar as taxas básicas de juros?
Todas as proposições que têm sido apresentadas e discutidas em nível mundial convergem para a ideia de que políticas econômicas contracíclicas e Estado intervencionista são importantes para mitigar as instabilidades inerentes de economias monetárias decorrentes, em grande parte, dos efeitos disruptivos das atividades especulativas dos agentes econômicas e da dinâmica dos mercados cambial-financeiros. Essa ideia, é o principal legado de Keynes. Diante deste contexto, não faz sentido a proposição de algumas autoridades econômicas em quererem, de forma unilateral, elevar a taxa básica de juros para controlar o atual processo inflacionário. O artigo é de Fernando Ferrari Filho.

Fernando Ferrari Filho (*)

(*) Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq.

    Asgruminaldo Bentuca

    Mas claro ué. Se o pau cantou na Líbia e o petróleo bateu nos 120 dólares o barril, é óbvio que para conter a inflação resultante nós precisamos… aumentar os juros!! [ironia off]

    Né não?

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Ortodoxia neoliberal delira, mas Dilma os esta seguindo.Para os "negativadores" aqui presentes, respondam isso , sem negativar.

alex

tanto veredicto por aí. ai que preguiça!

Marcelo Ramos

No fundo, Maurício, a esquerda, como qualquer grupo ou pessoa, quer se "adequar" à realidade. É por isso que muitos "petistas" vivem querendo os holofotes, principalmente da Globo. É contraditório mas é verdade.

raul soares

Quanto pessimismo cara.
Meu carnaval apenas começou…
Então inté !

Pafúncio Brasileiro

Azenha,
Nada mais contraditório do que o indivíduo ter discurso aparente de esquerda "isenta" e nas suas críticas faz o jogo da direita. Não concordo com a ida da Dilma nesta babação aos 90 anos da Folha, mas como presidenta ela foi lacônica no seu discurso lá, e só marcou presença, isto, talvez faça o pessoal do tal PIG a repensar os seus atos. Também não concordo com a "deusificação" do Lula. Acho, também, que na esquerda estão vários oportunistas de plantão. Vejo que o termo PIG é um termo definitivo e que sintetiza em 3 letras todo o jogo maldito que fazem contra o país. Mas nem por estas coisas vou dizer que a blogosfera acabou, que, de uma hora para outra tudo virou mer…a. Portanto, em alguns pontos de crítica concordo com o Sr. Maurício Caleiro. Não concordo com o "sepultamento" da blogosfera independente feito pelo Sr. Maurício. Este tipo de crítica faz, na totalidade, o jogo da direita. Isto não é nenhuma dicotomia, é o que se vê a olho nú.

Zé Ninguém

E Agora, “seu”menino – Uma Fábula

Era uma vez, uma linda família chamada Cruzeiro. A mãe se chama Vanda e o tio que morava com eles, tio Toninho, tio Du e a tia Martinha, muito vaidosa em todos os sentidos. Ela tinha 2 filhos, uma linda menina (preferida do tio Toninho) e um belo menino (quen não era preferido por ninguém, mas tinha algum carinho da mãe). Ambos cresceram. Enquanto o menino trabalhava muito para manter a casa, a menina mimada só curtia balada, adorava fofocas e nada fazia exigindo que a mimasse de qualquer jeito fazendo tudo o que ela queria. A menina adora festas, luxo e baladas, cujo dinheiro vinha da renda de sua poupança.
Certo dia, a mamãe Vanda estava gravemente doente. A filha só faltou matar a mãe, pois sem trabalho, não tinha como sustentar seus luxos. O tio Toninho estava com poucos recursos. O menino, trabalhou e trabalhou para comprar os remédios caríssimos, dia e noite, deixando de estudar e se divertir. O objetivo era somente a cura da mãe. A filha só xingava a mãe de vagabunda, pois achava que a mãe fingia estar doente para não comprar seus luxos. Tio Toninho acalmava os ânimos !!!
Finalmente, o belo dia chegou. A mãe se restabeleceu, agradeceu imensamente, por palavras, ao filho que sacrificou dia e noite para salvá-la. O menino estava exultante !!! A mãe estava triste com a filha tão ingrata !!! Entretanto, tio Toninho, que era muito cristão, disse-lhe:
– Vana, minha irmã, perdoe a menina, vamos estender a mão, ela é uma menina imatura. Cristo disse, para alcançar o reino dos céus, temos que oferecer a outra face.
– É, Toninho, você tem razão !!! Quem sabe estendendo a mão, a menina amadureça, cresça e se torna uma pessoa melhor seguindo o nosso exemplo cristão?
Certo dia, uma das grandes amigas da menina, a Otávia, fez aniversário, com uma grande festa de arromba !!! Otávia, além de convidar a menina, convidou a família.
Toninho disse:
-Vanda, você viu? A grande festa da Otávia !!
Martinha disse:
-Vamos, Vanda, vamos aparecer na TV Gaia, no Pasquim de Piratininga … e até no Cospe Queima e Corra !!!
Vanda aceitou. Ninguém sabe se foi para agradar a menina, livrar-se das insistência dos seus irmãos ou se foi de boa vontade mesmo.
O irmão continou trabalhando feito louco para sustentar a casa. Ficou sabendo da festa e ficou muito chateado da vida !!
– Poxa, mamãe, trabalhei dia e noite para a senhora se restabelecesse, a senhora ainda está se recuperando e vai a uma festa? Apesar de trabalhar muito, a senhora me nega um dinheirinho para me divertir, enquanto o tio Toninho dá dinheiro para a menina por na poupança e ir à balada !! A Otávia foi uma das primeiras amigas que instigaram a menina contra a senhora !!
Tio Toninho, tio Edu e a tia Martinha disseram ao filho que deixe a mãe decidir. Os tios, que não gostavam do menino, deixou a mãe sozinha para decidir, mas não tão sozinha!! A tia pediu para que o menino relaxasse !!
A mãe foi. O filho, muito chateado, pediu conselhos a alguns amigos. Alguns diziam que a mãe estava certa, pois mostrou superiordade perante a filha e a amiga. Outros ficaram ao lado dele, achando que realmente a mãe pisou na bola.
Alguns aconselharam inclusive o filho ir embora de casa, pois não seria justo o menino sustentar a casa. E a partir de então, qualquer coisa que a mãe faça para agradá-lo será prêmio de consolação. Nesse interim, a menina e os tios estão rindo na cara do menino.
E agora, “seu” menino ? O que fazer ?
Quanto a família Cruzeiro, aguardemos a cenas dos próximos capítulos !!

Autor: Zé Ninguém !!!

Nota do autor: quem quiser continuar a fábula, é só citar Zé Ninguém !!!!

    betinho2

    O que tem a ver o uc com as calças?

    Zé Ninguém

    Vc nunca leu uma fábula na sua vida ?

Carlos

Sinceramente, não vejo este texto tão irreal assim. A discordância talvez esteja na questão das contas. O resto é normal. Sim, houve uma grande decepção. Não é mentira isso.

ebrantino

Há um texto do Azenha, hoje, que tambem manifesta desencanto, mas diz logo que apenas está a Livre Pensar, à moda Millor, e muito mais ameno do que este, do Caleiros. Respondi ao Azenha, que não estamos saindo de revolução social, mas apenas elegemos uma presidente para gerir, dentro das regras, um regime burgues/capitalista, de cunho popular e nacionalizante. Repito. Mas solidarizo-me com a resposta dada por Andre Lux, neste mesmo Post. Acho que ele disse tudo, e não resta muito a falar.
Ebrantino.

Alvaro Tadeu Silva

O governo gasta mais com juros do que com Educação, Saúde e habitações populares. Porém, se tentar contrariar o mercado, baixando os juros neste momento de inflação em alta, vai se estrepar de verde e amarelo. O governo não teria nenhuma chance contra o partido da imprensa golpista. Basta ler as manchetes diárias de O Globo, Folha e Estadão para ver o que pensa a escória intelectual do Brasil. Por outro lado, abominei a ida de Dilma Rousseff à festança da Folha. Só posso explicar isso como a "Síndrome de Estocolmo", onde uma sequestrada se apaixona pelo sequestrador. Faça o que fizerem, reverenciem ou critiquem esses porcos, o PIG não engolirá Dilma & Lula nem pintados de ouro. 2014 fica logo ali na esquina. Quem viver, verá.

sávio

não sabia q a blogosfera era tão fraca assim, a ponto de um indivíduo determinar o seu fim.

sobre dilma: a caravana passa e os cães estão mudos. ela surfa diferente do lula

Patricia

Não acho que o texto tenha de ser todo ele desmerecido. Concordo com alguns pontos que o autor coloca, principalmente o que se refere à Folha. Eu torço para que o governo Dilma dê certo,honestamente. Sinceramente, não acredito que uma pessoa mude de discurso assim tão rápido. Acompanho a Dilma desde que era ministra de Minas e Energia e não duvido de sua honestidade, até agora. Mas, o texto que a Presidenta leu foi triste. Sua ida à Folha, emblemática e simbólica. Agora, esse episódio, assim como outros tantos que creio não precisar enumerar, fez-me avaliar que posição ocupar daqui para frente. Hoje me sinto mais confortável observando de fora, torcendo para que dê certo, sim, mas sem perder meu olhar crítico sobre nada. Não me arrependo por nenhum minuto de tudo que fiz para que Dilma fosse eleita. Votaria assim novamente. Agora não espero que nenhuma pessoa entenda a minha decepção. Para aspectos econômicos, nomeações de ministros, ações governamentais minha compreensão é uma. O próprio Lula, de certa forma, se refez várias vezes dentro de seu governo. O problema, na minha opinião, foi o jornal que Dilma prestigiou. Não há ação no mundo que me faça apoiar a Folha ou compreender o motivo de sua presença lá. Mas, ainda tenho fé que Dilma poderá ser como Lula, reinventando-se durante o governo. E não a criticarei de forma alguma para aqueles que a difamaram baseados na Folha. Só que agora vou apenas testemunhar de longe a história, torcendo sempre para que dê certo.

IV Avatar

Nem entendi porque o autor do texo cita Eduardo Guimarães se este continua na luta pela democratização da mídia

SILOÉ

Me parece que essa revolta toda é com a Creative Commons no MinC, e aí você resolveu descontar nos blogs e na Dilma. Calma rapaz, fica frio!!! O carnaval ainda nem começou!!! Tenho certeza que esse desencanto passa.

    Ernesto

    Creative Commons: o negócio é remixar!
    Não remixou a grana não chegou, o galo não cantou, o samba não saiu ! Ô raça! Nóis finge que não entende, mas nóis bem que compreende!
    Remixa aí, Presidenta, pros meninos se alegrarem!

    betinho2

    Pois é, foi a partir desse momento que a blogosfera entrou em ebolição.
    Muito sintomático.

    Flávia

    Claro! Se não remixar, a grana não pinta no bolso!
    Tem que entregar a cultura nacional. Assim, branquinho dos zoinhos azuis, lá no Alasca pega um sambinha feito na Roda do Trabalhador, na Mangueira, remixa a melodia para um ritmo assim tipo blues e fatura alto.
    O compositor? Compartilha e fica na maior felicidade!
    Estamos aqui para ajudar o pessoal do Norte a ser feliz!

João Carlos – SP

Não há como negar a contribuição de companheiros tão valorosos. Todos nós acompanhamos o esforço que fizeram e que tamb[ém fizemos para eleger Dilma.

Mas alguns estão exagerando demais na dose, são muito frágeis.

Não é pq elegemos alguém que nos tornamos dono deles. Lula governou para todos, esta foi a chave de seu sucesso, Dilma pretende fazer o mesmo.

Interessante notar que o companheiro do artigo critica Dilma, mas assume o mesmo discurso da oposição. Ou seja, quem se alinhou ao PIG?

PIG sim, pq não? P de paritdo, pq são partidários; I de imprensa e G de golpistas, o que realmente foram durante o governo Lula.

Não gosta do termo? Sinto muito, mas ele pegou tão forte pq reflete a realidade.

Eu gastei e deic=xei de ganhar muito dinheiro em dois anos de campanha, fiz pq quis, nem Lula nem Dilma pediram, fiz por acreditar, agora não faz sentido ficar cobrando Dilma pelo que gastei. Se fosse assim, eu estaria vendendo meu voto e esforço.

A primavera para alguns iludidos e outros mais frágréis pode ter acabado, para outros ela só está no começo.

Estou na luta desde 1988, vi o mesmo acontecer com Erundina, com Marta Suplicy, com Lula e agora com Dilma. Só para novatos este tipo de reação é novidade, para mim já era esperada, pois há os que se iludem e há os imediatistas, sempre.

FrancoAtirador

!!! A FLOR BROXOU !!!

!!! ERA SÓ O QUE FALTAVA !!!
http://4.bp.blogspot.com/_ViA01ivugcw/Se3i2T6HBuI

André Lux

Reproduzo abaixo o texto que postei no blog do autor do texto:

Desculpe amigo, mas sou obrigado a discordar do seu texto, que é bem primário e cheio de inverdades por sinal.

Explico.

Primeiro, você apela para um sofisma para desqualificar a blogosfera ao afirmar que ela tenta "canonizar e beatificar" Lula. Não vi ninguém fazendo isso. O que vejo são simplesmente pessoas dando a Lula o crédito que merece: o de melhor presidente da história do Brasil – e isso nem era algo difícil de conquistar, já que os presidentes anteriores a eles (ditadores inclusive) foram muito, mas muito ruins. Desafio você a dar o link para todos esses textos que querem "canonizar" o Lula na blogosfera – até porque quem acusa tem que provar, ao menos que eu tenha me enganado.

Segundo: você tenta qualificar como "herança maldita" o abacaxi que Lula deixou para Dilma como sendo fruto de incompetência ou de erros dele. Aí é ingenuidade sua. Todos nós sabíamos que as coisas não andavam tão bem com a economia – em grande parte devido à crise gravíssima que o capitalismo mundial atravessa. Mas o fato é que ano passado era ano eleitoral e seria suicídio político para um governo (qualquer governo!) começar a tomar atitudes impopulares para tentar regular a situação – ainda mais quando o adversário da esquerda era um psicopata como Serra que ainda por cima contava com apoio total do PiG. Dilma, portanto, sabia o que a esperava (assim como qualquer um com bom senso) e está fazendo o certo dentro das circustâncias: tomando medidas impopulares, porém necessárias, no início do governo quando ainda pode se dar ao luxo. Sim amigo, a política é algo complexo e é preciso jogar o jogo com lucidez e visão a longo prazo, sabendo a hora de atacar e de defender, algo que certamente incomoda muito os puristas e os ingênuos. Que bom que eles não estão no governo!

Terceiro. Você novamente apela para um sofisma para desmerecer aqueles que criticam o PiG sem tréguas ao dizer que ele possui milhares de profissionais ao seu serviço – muitos dignos do nosso respeito sim – porém "esquece" do principal: quem tem a palavra final do que sai e de que maneira sai no PiG são os editores chefes. E aí a coisa complica, pois estes são pessoas da total confiança dos donos do PiG que, como todos sabemos, são reacionários, elitistas, autoritários, soberbos e antitrabalhistas até os ossos. Portanto, o trabalho daqueles "milhares", no final das contas, tem muito pouco peso frente às decisões de meras "centenas", talvez "dezenas", de manda chuvas totalmente alinhados às doutrinas e ideologias de seus patrões.

Quarto. Você surta e rompe com Dilma porque ela teve a "audácia" de aceitar um convite da Folha para participar da comemoração dos 90 anos do jornaleco golpista. Você e alguns outros encararam isso como uma traição. Direito seu ter essa reação, mas quem lida com política no mundo real e não apenas no mundo das idéias sabe que muitas vezes um gesto de grandeza fere o inimigo muito mais do que um gesto de violência. Ao aceitar ir ao evento e ser a principal oradora, Dilma dá uma estocada de mestre em toda aquela corja de papagaios e capachos que tanto a agrediram só para agradar o chefinho deles. E uma estocada ainda maior no próprio chefinho! Afinal, todos tiveram que engolir a presença dela na festa deles como a PRESIDENTA DA REPÚBLICA, eleita democraticamente, a despeito de TUDO que fizeram para impedir tal ato. Eu, se estivesse no lugar dela e com a experiência que tenho hoje, faria EXATAMENTE a mesma coisa. E sairia de lá gargalhando. Muito melhor do que dar uma de orgulhoso e não ir ao tal evento, só para no dia seguinte ser chamado de "pequeno", "mesquinho", "indigno de ocupar a Presidência da República" e outras ofensas que eles estavam loucos para escrever ao meu respeito, não?

Por fim, o seu texto que tanto bate na blogosfera (de forma geral, já que não tem coragem de dar nomes aos bois) e tenta de tudo para pintá-la como "radical", "maniqueísta" e "simplista" é, no fundo, radical, maniqueísta e simplista ao extremo, além de demonstrar uma vontade imensa de provar algo que, cá entre nós, só interessa a você e ao seu psicólogo.

Desculpe a minha franqueza, mas minha ética de blogueiro me obriga a ser assim. Sem dizer que fogo amigo como o que você disparou só merece mesmo esse tipo de tratamento mesmo.

Fico pasmo, entretanto, com o número de pessoas bem intencionadas e inteligentes que concordou com tudo isso aí que você escreveu – alguns chegaram até a reproduzir em seus blogs!

Sinta-se livre para me ofender da melhor forma que você sentir necessidade.

Sem mais,
André Lux – blogueiro de esquerda (na alegria e na tristeza)

    Almerindo

    NUUUUUSSSSA!!! Falou MUITO BEM, André!!! PARABÉNS!!! Concordo contigo.

    Alexei Alves

    BRAVO!!
    BRAVÍSSIMO!!!!!!

    José Maia

    Este é um texto lúcido, para rebater um texto cego. Parabens!

    SILOÉ

    Anré Lux:
    Eu, no lugar do Mauricio Caleiro, me sentiria lisonjeada embora envergonhada, com esse belíssimo puxão de orelha.

    IV Avatar

    Concordo André, e basta ver as postagens dele, o uóo do borogodó, eu mesmo nunca havia ouvido falar, a participação dele tem sido zero, de forma que não vai não vai fazer falta não

    Que bom se as pessoas entendem isso:

    O palco onde se dará a luta pela democratização da mídia deve ser mais o Congresso Nacional do que em específico o Palácio do Planalto
    http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blog

    Marcos Soares

    Azenha … Coloca este poste como "atualização" …

    Carmem Leporace

    Que foto mais engraçada, é sua?

    Ernesto

    Que prendada a moça!

    Haroldo Cantanhede

    Prezado Lux, agradeço pela sua resposta, que também é minha.

    alexandre a. moreira

    Exelente Réplica!
    Faltou dizer que como nem tudo é preto e branco existe sim na blogosfera, o que é perfeitamente normal o "preto" e o "branco" também. devem ser esses que ele vê como canonizadores mas a generalização é um erro e uma praga intelectual sem fim.

    Heitor Rodrigues

    André, vc continua na luta. Teve paciência e lucidez para desconstruir o post do Caleiro. E ainda finalizou muito bem, após a implosão do discurso sectário e infantil do blogueiro: o resto é entre êle e seu psicólogo.

    Ricardo Pereira

    Tudo muito bem, tudo muito bom, mas realmente….esta historia do convescote da FSP e este corte no orçamento feito de forma linear sao bolas fora e deixam a maioria dos que lutaram por ela muito decepcionados. Nao tem papo, é bola fora mesmo, concordo totalmente como Mauricio.

    lilana

    Parabéns André pela sua colocação. Falou por mim e por muita genete. Valeu.

    Helia

    André Lux
    "Se todos fossem iguais a você…
    Que maravilha viver!"
    Parabéns por se manter lúcido e combativo.
    Vai ser uma batalha atrás da outra.
    Mas eu quero é morrer cansada e lutando! Retrocesso é que não vai haver. Aos avanços!
    Grande abraço!

    Flavio Lima

    Muito bom Andre!
    Merece virar atualização mesmo!!
    Assino embaixo!

    Pedro Ayres

    Caro André
    Embora v. já esteja sendo bastante apoiado, ainda que com um certo atraso, receba os meus cumprimentos e a certeza de que concordo com suas palavras.

    Glecio_Tavares

    Eu apoio totalmente. Bom ta na foto. DILMA DILMA

    Valeu André, trouxe um pouco de LUX para nós.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Nossa, este e o texto para comissionados do PT.E uma beleza.Todas as acoes do PT, Lula e Dilma sao justificadas por causas nobres.Tem ate o sofisma do :ao acusar de maniqueismo, voce e maniqueista.O PIG nao faria melhor.Achei patetico o :um gesto de grandeza atinge mais do que um ato de violencia.Este vive no mundo dos sonhos.Logo com a Folha.Alias, acho que estes blogs sujos se tornaram em grande parte isto mesmos.:redutos de comissionados petistas que vem aqui fazer ondinha.

    Rodrigo

    Melhor coisa a gente ler textos inteligentes e que fazem sentido!
    Parabéns André! Te agradeço, de coração.
    Estava com muita raiva de ver tanta gente pensando tão pequeno da nossa grande Presidenta e dizendo tantas besteiras!

    Maria Lucia

    Li com muito gosto e grata emoção o que vc escreveu. Fez bem a alma ver a sua inteireza , o seu raciocínio lúcido, colocado a serviço da defesa das suas posições políticas claramente definidas.
    Bonita a sua lealdade a quem admira e perfeita a sua coerência.
    Vc me emocionou e me alegrou com tudo isso.
    Como precisamos de seres humanos como vc! Obrigada!

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Bem , esta aqui mais uma informacao concreta que faz com que o seu texto nao tenha verossimilhanca.
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redac

    Ou voce vai ter a cara de pau de dizer que isto ja e resultado das medidas da Dilma?A verdade e que fez ajuste fiscal para "brindar" os mercados, "ganhar confianca" da midia demotucana.Esta e a realidade.

IV Avatar

Há uns dois dias o Obama visitou a Fox News, elogiou a emissora, que o odeia (e vice-versa) e o mundo não caiu.
Já por aqui…
Cadê o video da Maysa, "Meu Mundo Caiu"
Eta nóis,
Gente, vamos criar vergonha na cara e continuar a luta, o povão mesmo está é feliz demais da conta, e nós aqui classe média com esse trololó sem sentido só por conta da ida da presidente(a) a um jornaleco
Eu heim

    Katsutoshi

    Se Dilma segui o caminho de Obama estamos perdidos, o sujeito é quase um Bush light

    Mais espero que esta visita seja apenas mais um dos sapo que o cargo de presidente obriga a engolir, vamos ver se Dilma não torna um FHC 2.0

    IV Avatar

    Não estou dizendo que Dilma será Obama no campo político, estou apenas dizendo que nos EUA também ha a tensão Obama x Fox News, e isto não impediu que ele(Obama) elogiasse publicamente a emissora, mesmo já a tendo atacado publicamente, uma situação parecida, apenas isso que eu quis mostrar e nada mais
    Nem entrei em questões outras, grato pelo comentário

    Asgruminaldo Bentuca

    Notícia de ontem (23/02):

    "A taxa de desemprego subiu para 10,4% em janeiro nas sete maiores regiões metropolitanas do país. O índice foi divulgado hoje (23) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e é 0,03 ponto percentual maior do que registrado em dezembro do ano passado (10,1%).

    A taxa de desemprego aumentou em Recife (de 12,8% para 13,5%), Belo Horizonte (de 7,1% para 7,7%) e São Paulo (de 10,1% para 10,5%). Porém, manteve-se praticamente estável em Fortaleza (de 8,3% para 8,5%), Porto Alegre (de 7,2% para 7,3%) e Salvador (de 13,8% para 13,6%). No Distrito Federal, ela caiu ligeiramente (de 12,9% para 12,6%)."

    Isso aí já é resultado da alta dos juros.

    Vamos ver até quando o povão vai ficar "feliz demais da conta" com notícias como essa.

    Sem contar que o aumento dos juros encarece o crédito, e assim o "povão" não poderá mais pegar empréstimo para reformar a casa ou comprar uma televisão de LCD nova.

    dukrai

    oscilação normal, e insignificante, para baixo em janeiro, quando ocorrem as dispensas dos temporários do fim de ano.

    EFH

    IBGE: Tendência de queda do desemprego permanece, diz economista

    Rio, 24 de fevereiro de 2011 – A aceleração da taxa de desemprego de

    dezembro para janeiro é natural, por conta da dispensa de trabalhadores

    temporários, aponta o economista do Instituto Brasileiro de Geografia e

    Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. Em dezembro, a taxa foi de 5,3%, enquanto,

    em janeiro, foi de 6,1%.

    A leitura da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é que "continua a tendência

    de queda da desocupação." A população ocupada, de 22,08 milhões de

    pessoas, cresceu 2,2% na comparação com igual período do ano passado, mais do

    que o contingente economicamente ativo (23,5 milhões), que avançou 0,9%.

    O mercado de trabalho no primeiro mês deste ano se assemelhava ao do mesmo

    período de 2010, pois a variação anual da população ocupada aproximava-se

    dos 2,1% registrados em janeiro do ano passado. "O comportamento da PME

    (Pesquisa Mensal de Emprego) daqui para frente vai depender das notícias que

    virão, que irão influenciar os investidores. Na passagem de 2009 para 2010,

    havia um motivo claro de aceleração da economia, que era o pós-crise",

    afirmou Azeredo.

    Outro destaque da pesquisa é que o nível de ocupação (proporção entre

    a população ocupada e a população em idade ativa), em janeiro deste ano

    (53%), superou o do ano passado (52,4%). "É correto afirmar que o mercado

    está mais favorável." O nível de ocupação foi, na verdade, o melhor

    registrado em um mês de janeiro em toda série histórica, iniciada em março

    de 2002. Entre as regiões metropolitanas pesquisadas, é destaque o resultado

    do nível de ocupação de Belo Horizonte (55,6%) e São Paulo (55%).

    A qualidade do mercado de trabalho também está avançando. A variação de

    empregados com carteira de trabalho no setor privado cresceu de 6,6% na

    comparação anual. Em igual do ano passado, a taxa era de 3,5%. Outro indicador

    favorável é a variação superior dos postos de trabalho formais em relação

    à população ocupada (2,2%).

Ageu Correia

Sem entrar no mérito do artigo, mas só sobre um detalhe: o autor está equivocado ao falar sobre a necessidade de reconhecer a existência de um "profundo déficit". Esse aí é o discurso do Palocci e companhia para justificar o arrocho.

Não existe "profundo déficit" nenhum, o governo simplesmente cedeu às pressões do mercado financeiro que exige "sinalizações claras" do governo diante da nova "conjuntura global de incerteza" que se abriu no final de 2010.

O Brasil teve superávit primário em 2010, portanto não cabe falar em déficit. O que existe é uma dívida pública escandalosa, cujos juros sugam enorme parcela da riqueza nacional para o setor rentista.

    Carmem Leporace

    Você ao que parece comemora o "supervit primário", já que afirma em seu texto ..""O Brasil teve superávit primário em 2010""…

    Esqueceu que Lula e o PT foram totalmente contra o superávit primário criado por Fernando Henrique????? memória e opiniões seletivas é o que mais se vê entre as sandices por aqui.

    Emilio Matos

    Oposição é oposição em todo lugar do mundo, e faz oposição a tudo, em qualquer lugar do mundo. Isso é básico e evidente no jogo político. Pois a oposição de agora não fez oposição ao Bolsa-Familia, ao Prouni? A oposição de agora não discordou do modo como o governo geriu a crise, que se mostrou muito adequado, no final das contas?

    É preciso ver o que cada um fez no governo, não na oposição.

    Asgruminaldo Bentuca

    A contradição é que o país tem superávit primário, mas mesmo assim a mídia fala em "grave situação fiscal".

    Como assim???

    Leider_Lincoln

    Troll, e o que uma coisa tem a ver com outra? Aliás, dizer que " Lula e o PT foram totalmente contra o superávit primário criado por Fernando Henrique" é de um simplismo atroz, tal o barulho deste zurrar.
    Lula e o PT não foram contra o superávit, criatura. Tanto que o governo Lula sempre se pautou por superávits. Eles eram contra, na oposição, a MANEIRA como o PSDB/FHC/SERRA conseguia estes superávits: sucateando o serviço público e dando estatais para os amigos.
    Entendeu? Não precisa, não é? Você já sabia disso, mas não é paga para esclarecer, afinal. Mas para mentir. Será difícil: estamos vigilantes!

IV Avatar

Leiam, é sobre o assunto mídia no Congresso, repito, faça com que o deputado no qual vc votou participe desta luta:

Frente parlamentar vai debater e propor novo marco regulatório da comunicação

O deputado Emiliano José (PT-BA) e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), em articulação conjunta, estão organizando a “Frente Parlamentar em Defesa da comunicação”. A principal missão do agrupamento parlamentar será a discussão e proposição de um novo marco regulatório para o setor de comunicação no país. Os principais objetivos são: democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil.

"Estamos muito atrasados nos aspectos da comunicação no Brasil. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo. Precisamos atualizar a nossa legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação", afirmou o deputado Emiliano José. A primeira reunião foi feita nesta terça-feira (22) e outra já está prevista para a próxima semana.

De acordo com o deputado Francisco Praciano (PT-AM), o tema da comunicação deverá estar no centro dos debates do Congresso Nacional nesta legislatura. O petista criticou o monopólio da comunicação no país e disse que irá trabalhar, no âmbito da frente, para atualizar a legislação da comunicação no Brasil. "A frente tem que funcionar como um impulso à construção de um novo marco regulatório para o setor", defendeu. O deputado Luiz Couto (PT-PB) também participou da reunião de trabalho.

Uma das principais articuladoras, a deputada Luiza Erundina (PSB- SP) explicou que a Frente Parlamentar fará uma ponte permanente entre os interesses da sociedade civil organizada e o parlamento no que diz respeito à democratização da comunicação no país. "Vamos trazer para este debate todas as entidades que militam em prol da democratização da comunicação e da liberdade de expressão no país. Queremos acompanhar e influenciar o processo de debate dentro da Câmara sobre o novo marco legal das comunicações", defendeu.

Para o deputado federal baiano, Emiliano José, escolhido como principal interlocutor do PT para assuntos de comunicação, o debate tem também como objetivo aumentar o número de pessoas que produzem conteúdos de informação, além de ampliar a diversidade de canais de comunicação, gerando assim, mais opções para a população. "Hoje com o advento da internet, não há jeito de a produção ser exclusividade da mídia hegemônica. Nós queremos ampliar ao máximo a propriedade, queremos criar milhares de produtores de conteúdo. É preciso ter diversidade de informações, dando mais respeito a produção regional, só assim poderemos democratizar efetivamente a comunicação no Brasil".

Segundo informações do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ainda este ano, o governo federal deve enviar, ao Congresso Nacional, a Lei da Comunicação. Diante disso, membros da Frente Parlamentar buscam informações sobre o projeto e antecipam os debates sobre o marco regulatório.
http://bahiadefato.blogspot.com/2011/02/frente-pa

Elton

Mas que ducha de água fria na blogosfera hein? O desencanto está aparecendo muito mais do que a continuidade do apoio ao governo, parece que UM FATO (ida da presidenta à festinha) fez DESMORONAR TUDO. Estamos realmente em crise, esfreguemos os olhos e acordemos, sem deixar de lutar!

Fabio_Passos

Por que agente vota e elege alguém… e depois aceita que o "governante" atenda os interesses de uma diminuta minoria de ricaços crápulas?

Não precisa ser assim.

"
ÉS TU O TEU PRÓPRIO NEGREIRO

Deixas que os homens no poder o assumam em teu nome. Mas tu mesmo nada dizes. Conferes aos homens que detêm o poder, quando não o conferes a importantes mal intencionados, mais poder ainda para te representarem. E só demasiado tarde reconheces que te enganaram uma vez mais.

Só tu podes libertar-te.
"

Escuta, Zé Ninguém!
Wilhelm Reich http://www.culturabrasil.pro.br/zeninguem.htm

    beattrice

    Fábio, esse texto do REICH explica tudo, ou quase tudo.
    Muito bem lembrado nessa hora.

    Fabio_Passos

    É de arrepiar.
    Sou fã dele.

Roberto Locatelli

Tchau, vacilão.

    Bertold

    Gostei dessa… kkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Carmem Leporace

    Seus comentários são sempre "maravilhosos".

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    E , a "nova esquerda" ta cada vez melhor, agora estamos incorporando a linguagem de "manos" aos debates politicos!A democracia e o respeito as ideias esta em alta por aqui…

Pedro

Meu Deus, visita institucional vira " nova presidente fez sua opção, e é pela mídia corporativa. Seu desprezo pela militância virtual que a ajudou a eleger-se é evidente".

Vamos com calma. 50 DIAS. 1/30 do governo.

Érison

Entendo seu desencanto Azenha. E acho, sinceramente, que o PT se transformou em mais um partido de centro, concorrente direto do PMDB e do PSDB. Não é mais esquerda. Não modifica a estrutura danosa do capital no nosso país. Os sociais-democratas europeus são radicais perto do PT.
Acho que o lema lulo-dilmista é "deixa tudo como está, já que o brasileiro é conservador e não vamos nos meter no fogo por pura ideologia".
Votei no Plinio no primeiro turno e na Dilma, por acreditar que seria menos pior. De fato, será menos pior, mas ainda assim frustrante.

alexei

Tenho certeza que a Dilma sabe muito bem que na próxima eleição a grande imprensa (não gosto muito do apelido de PIG) terá candidato, e não será ela. Baterão nela como sempre bateram, com gosto e sem ética. O que ela tentou fazer foi desarmar uma das linhas de argumentação desse futuro ataque. Ela precisa, porém, ter muito cuidado pra não desagradar a sua base de apoio. Ela sabe também que jamais conseguirá o voto dos conservadores, e sem a militância não terá voto algum.

alexei

Espero que a Presidenta Dilma esteja lendo a Blogosfera.

IV Avatar

Que cara fraquinho, o debate mal começou já cai fora
É como se o Poder Executivo fosse obrigado a comprar a briga com a mídia, uma tarefa que da sociedade e que nós temos sim, obrigação de levar adiante
A deputada Luiza Erundina está formando uma frente pela democratizção da mídia
Olá amigos e amigas, entre em contato com o(a) deputado(a) federal do seu Estado para que o mesmo integra a Frente
Uma boa noite, segue o link sobre a Frente que está sendo criada por Erundina, a nossa casa é o Congresso Nacional, deixa a Dilma trabalhar, trazer a banda larga, educação, etc etc,
Imagina só a Dilma fechando a porta para a imprensa
E cada uma http://www.deputadaluizaerundina.com.br/index.php

    beattrice

    Então pra nao fechar a porta, abre a porta e ainda põe a mesa para o inimigo.

silvio

a quantidade de análises desinformadas que está rolando é impressionante. Vamos ser sinceros, tudo não passa de especulação a partir de atitudes que não nos fazem sentido. E não fazem sentido porque não temos como fazer, não temos a imagem completa. Algumas destas especulações podem até estar certas, mas não temos informação suficiente para isso.

Pedro Luiz Paredes

Nossa quanto blá blá blá!!!!
Endeusando????
Vai lá no Blog do Amigos do Presidente Lula e veja os comentários de anônimos entre outros que estão descendo as farpas no governo desde a transição. Antes não eram publicados.
Olha esse blog e veja se ta todo mundo concordando.
Olha os jornais impressos e virtuais e veja tudo que saiu do Lula depois da transição.
Espera um ano e depois vem falar de medidas anti-cíclicas ou me fala porque a arrecadação esta crescendo mais de 15% ao mês (deve ser a retração da economia…).
Me poupe cara.
Não seja tão leviano.
Fica jogando um monte de colocações sem contexto algum.
Algumas podem até sugerir algum tendência sob certo ponto de vista e só.
Porém, sair jogando isso num texto e esperar que comprem sua ideia é subestimar a capacidade intelectual e a falta de seriedade das pessoas; ou ao menos querer equipará-las a você.

Falando em arte…
Nesse jogo a arte esta em não demostrar seus objetivos até que eles sejam alcançados.
Você é só um peão.
Não queira ser mais do que pode ser.
…ou tome coragem, faça alguma coisa e pare de blá blá blá!

Victor

Acompanhei os escandalos e a eleicao por este e outros sites. Fiz o meu corpo a corpo sem pertencer a partido politico. Reconhecia q melhorias significativas haviam sido empreendidas pelo ultimo governo. Critiquei o quanto pude e onde pudesse o Pig e principalmente a Folha…
Mas hoje confesso o meu espanto e a minha decepcao de uma liderenca q sequer cumprira 2 meses de mandato….

Desculpe pessoal, mas nao esperava que este tipo de coisa fosse acontecer tao rapidamente e com tanta desenvoltura(para nao dizer hipocrisia)…

    Tina

    Gostei do seu comentário, só que na hora de votar apertei na mão errada.
    Um abraço,

    beattrice

    Depois de ver o Tony Palocci e o Zé Cardozo ao lado pode esperar isso e até coisa pior.

Fabio_Passos

O que tem de rolar é uma intifada global.
Uma pusta rebelião.

É preciso identificar os donos do poder.
Nome aos bois.

O cassino comprou eles: mídia, governo, instituições… tudo gira seguindo os interesses das corporações.

Ficamos brigando entre PT x PSDB mas na verdade quem ganhou, já antes da definição do segundo turno, foi a banca… que financiou os dois candidatos.

Quem paga… leva.
A FEBRABAN pagou… e levou a presidência do Brasil.

Assim é o regime.
Isto é a "democracia" moderna.
É esta podridão em toda parte.

Por mim… a revolução começa ontem.

Fabio_Passos

Eu não tinha expectativas fabulosas.
Mas não imaginava que o começo seria tão ruim.

Parece que quem ganhou a eleição foi o fhc.

Este é o regime.
Democracia? Uma ova. Mentira!

Não ganha quem vota. Ganha quem financia!
E ao que tudo indica o rabicó deste governo pertence a banca.

De qualquer forma a rede deve servir como instrumento para pressionar os políticos.
É preciso identificar os interesses que são privilegiados. E fazer a crítica.

Yes we créu !!!

O artigo do Maurício começa falando em dicotomia burra. Tudo bem, até aí eu achei o artigo inteligente, coisa e tal. Mas depois veio a minha decepção quando o autor se diz indignado com a presença de Dilma na festa da Folha. Ora, avaliar uma presidenta com base numa festinha de aniversário é, no mínimo, miopia. E pra infelicidade do autor, miopia rima com dicotomia.

    Marcelo Fraga

    Entretanto, depois de tanto apoio dado pela blogosfera, que foi provavelmente decisivo na eleição, a presidenta deveria prestigiar PRIMEIRO aqueles que a ajudaram. Pelo contrário, não houve nada disso. Preferiu homenagear com a sua presença aqueles que a chamaram de assassina e terrorista.

    Mas só o tempo mostrará a verdade.

    Abraços.

    Scan

    Pois para mim foi exatamente o oposto: começo fraco, mas após a indignação melhorou bastante.

    beattrice

    Começou fraco, continua fraco, aliás vai começar de verdade quando?

Marcelo de Matos

Acho que tudo estava indo muito bem, até ocorrer o tal encontro de blogueiros com o Presidente Lula. É válida a rediscussão da linha editorial dos blogs, a crítica e autocrítica de que falava Marx, a reavaliação de posições ideológicas, etc. Eu admiro o trabalho do Azenha, do Rodrigo, do Edu, do Pierre Lucena. Só lhes peço um favor: não promovam mais encontros de blogueiros.

    Luiz Carlos Azenha

    Marcelo, vou te dar o troféu de "mudar de assunto". Parabéns.

    Marat

    rsrsrsr

    alexei

    Pelo contrário, acho que o que a Dilma deveria fazer é participar de um encontro de Blogueiros. E logo.

    beattrice

    Apoio a sugestão, aliás DILMA precisa urgente de encontros com blogueiros, movimentos sociais, enfim sair da torre de marfim e de preferência esquecer os INFIÉIS escudeiros Tony Palocci e Zé FALTOSO em alguma esquina do país. SEM GPS.

    Leider_Lincoln

    Isso! Que sugestão genial! Tem certeza que a ideia é o sua e não dos carinhas que fazem/fizeram o Ubaldo, o Henderson Souza, a Suzana Alves, o Paulo Amaral, o Dvorak e tantos outros "personagens" que passaram por aqui com ideias igualmente brilhantes? Não façamos mais encontros de blogueiros… Muito melhor gastar 500 reais para discutir democracia em algum evento do Instituto Millenium, com a Yoany, não é mesmo?

Gerson Carneiro

Deixei de ir pra cama mais cedo. A foto do post diz tudo. Sacanagem. Por falar nisso, deixa eu ir. Nunca mais. Boa noite.

    Carmem Leporace

    Bonito esse seu chapéu de vaqueiro do pantanal.

PAULO

Digite o texto aqui![youtube WN311lTkgf8&feature=fvwrel http://www.youtube.com/watch?v=WN311lTkgf8&feature=fvwrel youtube]

Abel

Estive na blogosfera até 1º de novembro de 2010. Eleição decidida, deixei de ser "sujinho" e fui cuidar da minha vida, que não é o governo (federal, estadual ou municipal) quem paga as minhas contas…

    Fabio_Passos

    Cara, não faça isso.
    A guerrilha virtual é fundamental.

    Os políticos são apenas veículos dos interesses.
    Se você não expor e lutar por seus próprios interesses… aí o jogo estará completamente perdido.

    Alexei Alves

    Concordo com o Fabio.
    Não é pelos políticos que lutamos. É pelas idéias.
    Os políticos que terão o nosso apoio são aqueles que comungam de nossas idéias.
    São veiculos
    São logomarcas de carne e osso
    São memes vivos
    Essas idéias precisam de nós.
    É claro que no período eleitoral nos dedicamos mais. Ali houve um risco sério para todo um projeto de Brasil. E tivemos, sim, sucesso. Isso foi importantíssimo. Parabéns para nós, que lutamos pelas idéias, e não pelo ouro reluzente. Nos Emails, nos Twiters. Nos Blogs. Terminadas as eleições, tudo volta ao normal. Chegou a hora de trabalhar. É outro momento, mas o projeto coletivo de Brasil, (ou melhor, de Humanidade) continua tão importante quanto antes. Foi por ele que lutamos. Não se trata da pessoa Lula, ou a pessoa Dilma. Não é nada disso. É pelo compromisso histórico e contingencial destes indivíduos com uma corrente pensante coletivizante que permite milhares (milhões) de pessoas se mobilizarem na direção de um bem comum.

    Somos dispersos e anônimos. Mas somos muitos. A aliança que a Dilma tem é com o povo, porque fomos nós que colocamos ela onde está agora. Simples assim. Ela sabe muito bem quem ficou do seu lado e quem fez de tudo para destrui-la. Todo mundo, político ou não, sabe disso.
    Tenho certeza que disso ela JAMAIS vai esquecer das coisas que aconteceram em 2010.

    Indo um pouco mais longe atrevo-me a dizer que,
    na minha opinião, a Dilma é a mulher de maior sangue frio e controle emocional que eu ja vi.
    Admiro-a por essa qualidade.
    Ela entrou na jaula dos leões, e não mostrou medo. E não foi só agora não. Ela faz isso toda semana, Quase todo dia.
    Ela olha nos olhos das feras. Entra na jaula, para a descrença total dos leões.
    E não duvido que foram as suas experiências de juventude que lhe permitiram isso.

    Acho impressionante a força dessa nossa "idéia" de carne e osso.

    Vamos lá, gente. O amanhã ta só começando.

    Zé Ninguém

    "A aliança que a Dilma tem é com o povo, porque fomos nós que colocamos ela onde está agora."

    Adorei essa frase.. como piada !!

Deixe seu comentário

Leia também