Marco Aurélio Garcia: Serra, o exterminador do futuro da política externa

Tempo de leitura: 2 min

do Vermelho

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, rebateu nesta quarta-feira as críticas do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, à relação do Brasil com a Bolívia, classificando o tucano como “o exterminador do futuro da política externa” do país. Ontem, Serra disse que o governo boliviano, do esquerdista Evo Morales, “é cúmplice” do tráfico de cocaína para o Brasil.

“O presidente Serra está tentando ser o exterminador do futuro da política externa. Ele quis destruir o Mercosul. Agora, quer destruir nossa relação com a Bolívia. O Mahmoud Ahmadinejad virou Hitler. Eu acho que talvez ele esteja pensando, na política de corte de despesas, em fechar umas 20 ou 30 embaixadas nos países nos quais ele está insultando neste momento”, disse Garcia.

O assessor presidencial afirmou ainda que Serra “deveria ser mais prudente” em suas declarações, que não são compatíveis com as suas “aspirações” ao cargo de presidente.

O tucano fez a declaração em entrevista a um programa de rádio, quando falava sobre a ideia de criar um Ministério da Segurança Pública caso ele seja eleito sucessor do presidente Lula.

“A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar esta questão? O governo federal.”

Depois do programa, questionado pelos jornalistas, o pré-candidato do PSDB afirmou que o governo boliviano faz “corpo mole” ao permitir que, “de 80%, 90%” da cocaína que entra no Brasil venha “via Bolívia”.

“É um problema de bom senso. Você acha que poderia entrar toda essa cocaína no Brasil sem que o governo boliviano fizesse, pelo menos, corpo mole? Eu acho que não”, disse Serra, que definiu a afirmação sobre a suposta conivência do governo do presidente Evo Morales com o tráfico de drogas como “uma análise”: “Eu não fiz uma acusação”.

Ministro boliviano critica Serra

O ministro da Presidência da Bolívia, Oscar Coca, reagiu às declarações. “Ele não tem nada que falar. Se possui provas, que as mostre, senão o cúmplice é ele”, afirmou.

No Brasil, a declaração de Serra também repercutiu no Twitter. Entre os usuários, o pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, escreveu, na manhã desta quinta (27), que “durante anos, o Departamento Anti Drogas dos EUA atuou na Bolívia e teve resultados limitados. Parceria da nossa PF e do governo de Morales é mais eficiente”.

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) também comentou, nesta quinta, em seu Twitter: “Alguém que há tempos quer ser presidente precisaria, no mínimo, aprender a respeitar governos e povos dos demais países. Serra ainda não aprendeu”.

Com informações da Folha Online


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geysa Guimarães

Tucanic, a nau dos insensatos. Serra está em processo autofágico.

Geysa Guimarães

Primeiro tira a trava do teu olho! Já que Serra está preocupado com o narcotráfico, poderia explicar como é que uma "apetitosa" carga de pasta-base de cocaína foi parar na fazenda de um tucano afinadíssimo com ele e candidato em sua chapa?
Houve inquérito, o delegado diz que estava na "cola" dos traficantes, e nunca mais se falou desse "presente" de 800 mil reais. Aliás, só um respetado jornal publicou e timidamente, chamando o grão-tucano de "vítima". Fosse encontrado 1 décimo dessa quantidade em propriedade de qualquer cidadão, estaria tentando explicar à polícia até hoje. Mas quando a plumagem é alta, a grande imprensa silencia.

francisco.latorre

alô brasil.

vergonha esse ridículo 'eterno futuro presidente'. pineal. pinel.

última patética reação do colonial-entreguismo superado passado morto.

e a carcaça colonial-escravista na cultura?.. nas mentes?..

e a máquina de fazer estúpidos de matriz amerikana.?.. a tal mídia?..

não resiste. não resistem.

2010 é a batalha do brasil.

o mundo sabe.

..

francisco.latorre

alô mundo.

esse zé candidato é só um zé bizarro.

não representa o brasil ou os brasileiros.

..

Lavrentiy P. Beria

O Serra tem que tomar cuidado com isso, pq ele pode desagradar ao candidato a VICE predileto dele…

dvorak

“A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar esta questão? O governo federal.”

Está corretíssimo.Segundo a professora Jimena Costa, da Universidad Mayor, que estuda o assunto, e foi entrevistada pela CBN:

"Apenas 3% da produção de folhas de Chapare vai para o chamado uso tradicional: mascar. Os outros 97% se transformam em cocaína, a maioria “exportada” para o Brasil."

E os cheiradores do Brasil agradecem…

eheheheeheheheh

    Carlos

    Por que devo acreditar no que ela, candidata derrotada, diz?

Paulo

Em todos os blogs e sites, encontramos comentários de que Zé Alagão não está bem da bola, esta surtando, não está em seu juizo perfeito,. em fim está fora do centro.
Ele há muito é da direita e não de centro!
Estamos tendo uma oportunidade ímpar de conhecer o verdadeiro José Serra. Vazio, incompetente e covarde.
E golpe não cabe mais no Brasil. Estaremos prontos para não mais aceitar isto. Disposição e coragem não faltará.
Aviso importante: é só uma análise e não uma afirmação!

monge scéptico

O sr. serra é, infelismente para ele, um homem sem visão. Pratica uma política antiga, que nada tem a ver com o pensamento
moderno. Se, se virar rapidamente, cai como se tivesse labirintite. Desestabiliza-se facilmente,irritabiliza-se idem e, não tem
rumo. Não podemos esperar nada daí………………………………..

Junior

A salvacao dele pode ser os debates, é nisso que ele espera reverter esse quadro de "já perdi" da eleicao. Política externa nunca foi o forte do povo brasileiro, essas declaracoes nao valerao de nada a favor de Dilma.

    Carlos

    "A salvacao dele pode ser os debates"
    Tá mais pra perdição.

    "Política externa nunca foi o forte do povo brasileiro"
    Somos um povo formado por gentes de todos os cantos do planeta… Mas quem mesmo estabelecia a " política externa"?

    "essas declaracoes nao valerao de nada a favor de Dilma."
    Indicam que Serra é mesmo um biruta de aeroporto, o que Dilma já apontou com precisão.

    (Uma sugestão, Júnior: após escrever, releia, analise o cometimento, peça pra alguém próximo analisar também,… e só depois mande o comentário. É um jeito de ppoupar-se.)

Beto Crispim – BH

Membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal:
Eduardo Suplicy(PT) – [email protected]
Antonio Carlos Valadares(PSB) – [email protected]
João Ribeiro(PR) – [email protected]
Roberto Cavalcanti(PRB) – [email protected]
Pedro Simon(PMDB) – [email protected]
Francisco Dornelles(PP) – [email protected]
Geraldo Mesquita Júnior(PMDB) – Vice-Presidente – [email protected]

Romero Jucá(PMDB) – [email protected]
Paulo Duque(PMDB) – [email protected]
Efraim Morais(DEM) – [email protected].b r
Demóstenes Torres(DEM) – [email protected]
Marco Maciel(DEM) – [email protected]
Heráclito Fortes(DEM) – [email protected]
João Tenório(PSDB) – [email protected]
Eduardo Azeredo(PSDB) – Presidente [email protected]
Flexa Ribeiro(PSDB) – [email protected]
Fernando Collor(PTB) – [email protected]
Patrícia Saboya(PDT) – [email protected]

Maralina Matoso

Gente, o Serra tá doidino, doidinho. Ele tá surtando, tá com problema mental, parafuso solto, desequilibrado…não é possível!

SérgioFerraz

Que situação patética:
A Bolívia, segundo o candidato, manda uma quantidade enorme de cocaina para o Brasil, sendo que boa parte carga vem para o Estado de SP e o governador não faz nada ?

Fabio_Passos

Primeiro zé serra mandou recado que aécio é o maior aspirador.

Agora acusa Evo Morales de cumplicidade.

É… mas quem parece que tá trincado é o zé serra, se é que vocês me entendem.

Gerson Carneiro

Então tá, já que se trata de análise e não acusação, também faço minha análise:

Toda essa cocaina que ele afirma que entra no Brasil, grande parte vem para o, ou pelo menos passa pelo, Estado de São Paulo.

Você acha que poderia entrar toda essa cocaína no Estado de São Paulo sem que o governo paulista fizesse, pelo menos, corpo mole? Eu acho que não.

Pergunto: aonde nasceu o PCC? na Bolívia?

    setepalmos

    Ele está dando um recado desesperado ao mainstream yankee:
    "Contem comigo para golpes"

Ubaldo

Bolívia? Bolívia?……ah, sim. Fica na América do Sul. Plantam coca e vendem gás natural. Se o Brasil deixar de comprar seu gás, eles fecham as portas. PIB? PIB? ……ah, sim. Aproximadamente US$ 25 bilhões, o equivalente a um décimo do que vale a Petrobrás. História? Economia?
Penso que não vale a pena a gente se preocupar com essa gente. Só com o mal que eles podem nos fazer exportando cocaína para cá.
Essa é a ideologia do governo: Bolívia, sim. EUA, não!

    Marcelo Fraga

    Você está sugerindo importar coca dos EUA? Quem sabe é viável, mas saiba que é Made in Afghanistan.

    Carlos

    "Penso que não vale a pena a gente se preocupar com essa gente. "

    Demorou, demorou, mas o Ubaldo mostrou o que pensa.

    Leider_Lincoln

    Nada, ele já mostrou outras coisas, que é contra o salário-maternidade, o bolsa-família, ao qual ele chama de "malefício"… O Ubaldo é isto aí gente. Ele vota no Serra! Querem ser igual? Votem 45 para presidente. Mostrem para seus amigos, pessoal: Ubaldo é Serra presidente!

rita

serra não respeitou nem o professor de sp. no ano letivo de 2007, mandou a sua secretaria da educação dizer nas paginas amarelas da veja que professor quer trabalhar em escola com piscina… quem mais ele respeitaria?

Abel

Tem muito diplomata do tempo do FHC doido para que fechem as embaixadas no Equador, Paraguai, Venezuela, Bolívia. Pra essa turma, só vale o Circuito Elizabeth Arden…

Fabio_Passos

Definitivamente o zé serra não está com a cabeça no lugar.
Parece até o jair bolsonaro, não é verdade?

Impressionante…

jose fernandes

se o serra não quiser perder feio, no primeiro turno ,acho melhor ele moderar as suas declarações,…. foi a Argentina, o Irâ, a Bolivia, quem será a proxima nação amiga?… ah o mercosul.

Ubaldo

Ninguém, nem os mais fanáticos dos petistas, tem dúvidas quanto ao incentivo e as "vistas grossas" que o Evo Morales faz com relação ao plantio de coca. A Bolívia, para os governistas como Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim e Lula, tem uma importância muito maior que os EUA e assim vão cutucando a onça com vara curta. É dessa maneira, como um pitbull desdentado é que esse trio encara e desafia os americanos e se curvam ao grande Evo e a seu país.Chega a ser patético!

    Julio Silveira

    Ubaldo, por que ele não se referiu a Colombia também, considerado o maior fornecedor de drogas para o mundo.
    Provavelmente por ser protetorado de seu país ideal.
    O que chega ser patético é essa sua visão unilateral hipócrita.

    dvorak

    Simplesmente por que na Colômbia, caro Julio, o presidente é um ferrenho combatente do narcotráfico e das narco-guerrilhas.Simples assim.

    ehehehehehehe

    Carlos Henrique

    E mesmo assim 3/4 do tráfico mundial de cocaína passa pela Colômbia, mesmo com o apoio dos americanos a todo esse "ferrenho" combate. Que coisa né?

    Carlos

    "e assim vão cutucando a onça com vara curta."
    "esse trio encara e desafia os americanos "

    Nem cutucam, nem desafiam.
    Mas sinta-se à vontade para mudar para os EUA e por-se na posição que aprecias: de quatro.

voxetopinio

Prudência é algo que serra não tem, ele pensa que só precisa ser prudente aquele que não tem potência, pujança para desdobrar tentáculos imperialistas e dominar(coisa que ele vai fazer se virar presidente). Isso mostra que Serra não tem OUTRA COISA: Equilíbrio.

edu marcondes

Aos poucos vai ficando claro o espírito da política externa brasileira que será implementada com a possível eleição de Serra.O Brasil de costas para a América Latina e África e de cócoras para os EUA. Estamos bem servidos!!!!

Taques

Serra quer acabar com o mercosul ???

Conte com meu apoio, chega de engolir as sobretaxas dos hermanos. Por quê nós temos de salvar a sucateada indústria argentina ???

Quanto a Bolívia, está certo também. Aquele índio mané não mexe uma palha para combater o tráfico, sem falar no episódio da Petrobrás onde o cocaleiro levou na mão grande.

Sejamos pragmáticos.

Moralez, Kirchner, Chavez, Zelaya, Castro, Correa, Mojica.

Eita turma atrasada !!!

Dá um prejuízo pra nós …

    Carlos

    Comentários preconceituosos não merecem consideração, mas peço esclarecimentos sobre os fatos relacionados ao contrato de importação de gás da Bolívia.
    Conte tudo o que sabe, pontifique – afinal, poderá ser seu momento de glória e reconhecimento.

    Carlos

    Você, o dvorak, o Ubaldo,… perfeitos para uma expedição aos EUA: de cócoras, de joelhos ou de quatro, mas todos sem sapatos, ficariam bem na fita…

Josaphat

Duas coisas, Azenha: Teria mesmo o Garcia dito "O presidente Serra"? A troco de quê? Ironia?
e esse ministro boliviano, Oscar Coca, outra ironia ?

Supertramp68

Evo Morales é conhecido como cocalero porque plantava bananas… Então ele incentiva a plantação, a industrialização e a exportação de bananas. Como o Brasil, alem de fronteiriço, adora bananas…
Da mesma forma Chavez nunca teve nada com as Farcs. O computador do Reyes foi prova plantada pela CIA para comprometer nosso querido caudilho sulista.

    Carlos

    Há quantos séculos os indígenas da Bolívia – e de outros países da região – mascam a folha da coca?

Tweets that mention Marco Aurélio Garcia: Serra, o exterminador do futuro da política externa | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Richard and Fernando Botelho, Dilma 13. Dilma 13 said: Serra, o exterminador do futuro da política externa http://bit.ly/cm07Yt […]

Julio Silveira

Esse cidadão Serra não desrespeita somente o povo Boliviano ele desrespeita também o povo brasileiro, com sua demonstração de ignorância desmedida.

Beto Crispim – BH

Pessoal da blogsfera, mais uma vez provamos que podemos. No caso do 45 da Globo, da pesquisa da "DataMente" e no caso da delegada que achou que não houve discrinação racial com a estudante na Paraíba. Vamos todos enviar mensagens aos Senadores pedindo a convocação do Serra na Comissão de Relações Exteriores do Senado.http://www.senado.gov.br

Beto Crispim – BH

Um dissimulado e irresponsável, isto sim. Ele ou qualquer outra "autoridade" não pode se referir a um Chefe de Estado de outro pais netes termos. Cadê a Comissão de Relações Exteriores do Senado, não vão chamar o Serra pra esclarecer suas denúncias? E a oposição PPS, PSDB e DEM(o) que adoram uma CPI, não vão propor uma para ivestigar. Ora, muito sério, ele acusou o presidente de um pais de ser "conivente" com a exportação de cocaina para o território nacional. Serra em outras palavras disse que o mandatario da Bolívia alementa o tráfico de drogas no Brasil. Senadores do PT, PSB, PMDB, PC do B, PDT, cumpram com a obrigação de vocês, protocolam requerimento na Comissão de Relações Exteriores do Senado exigindo a presença do Serra para explicar tais denúncias. Imagina se fosse o Lula que tivesse dito isso, já tinha CPI instalada.

    Adriana

    Perfeito!!!

    Carlos

    Concordo, é por aí.

    Maria Dirce

    Escandaliza países vizinhos e é subserviênte ao império americano.Nojento!! Esse cara quer ser presidente do Brasil.

francisco.latorre

o candidato imperial-entreguista vai pela ótica amerikana.

é um boneco. só dubla.

o texto vem pronto.

perdidão.

..

Leandro

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/03/19/os-malufs-na-pagina-da-interpol/

Que moral tem esse político paulista, José Serra, para fazer acusações levianas contra Evo Morales, Estado que detém o triste registro de um filho de um influente político; ex-concorrente a presidência do Brasil, Ex-prefeito de São Paulo, ex-governador de São Paulo,e atual deputado federal e atual , com foto, na lista de procurados da interpol?

Stanley Burburinho
Vejam só quem a Interpol colocou na sua página na Net como procurados pela justiça dos USA com foto e tudo:

http://www.interpol.int/public/Data/Wanted/Notice

Bonifa

Este Ministério da Segurança Pública deve ser para substituir as Forças Armadas que, com Serra, com certeza seriam levadas, senão à extinção, ao mais completo sucateamento depois de sucessivos cortes em seus orçamentos. É um plano diabólico.

José Eduardo Camargo

O internauta Ricardo Martins fez uma observação muito pernitente: De fato, após a invasão do Afeganistão pelos EUA, o cultivo do opio aumentou exponencialmente. Mas é claro que nunca o "clown" das forças reacionárias, Serra, mencionaria tal coisa!

robledo

Serra desde que subiu aqueles mentirosos 10 pontos no datafrias fez 3 declarações e 2 investidas televisas. Estrago pior do que esse somente o 11 de setembro. AInda falam que o Lula não sabe falar…

Vander Fagundes

Atenção pessoal, notícia de primeira mão. Sou estudante da faculdade de direito da USP (Largo de São Francisco) e tenho notícias sobre os últimos acontecimentos ocorridos aqui na faculdade. Repórteres da Folha e do Estadão estão aqui na faculdade para acompanhar os fatos e em breve os jornais devem fazer uma abordagem sobre os fatos aqui ocorridos.
.
É o seguinte: no meio da tarde de hoje teve início uma Reunião da Congregação da Faculdade de Direito da USP, órgão deliberativo máximo da faculdade. No meio da reunião, o atual diretor da faculdade de direito, Antônio Magalhães Gomes Filho, chegou a pedir a renúncia do cargo. Houve grande comoção entre os membros da congregação, ao que se seguiu intensos debates sobre a portaria secreta do João Grandino Rodas, atual reitor da USP e ex-diretor da faculdade de direito do Largo de São Francisco.
.
A professora de direito administrativo Maria Sylvia Zanella Di Pietro emitiu um parecer no qual reforça que a portaria de nomeação das salas, da forma como foi elaborada, baixada secretamente pelo Rodas, carece de legalidade, considerando a conjuntura regimental da faculdade de direito da USP.
.
Em seguida, ocorreu uma votação dos membros da congregação que concluiu pela revogação da portaria do Rodas quanto à nomeação das salas. Havia entre quarenta e cinquenta membros da congregação, aproximadamente, e a votação foi praticamente unânime: apenas duas "abstenções". Todos os outros foram favoráveis à revogação da portaria de nomeação das salas. O diretor da faculdade de direito, professor Magalhães, voltou atrás em sua renúncia e aceitou permanecer no cargo.
.
Após o término da reunião da Congregação, professores da USP, funcionários e alunos foram até a sala Pinheiro Neto e retiraram o nome da sala. Em breve encaminho fotos e, se possível, vídeos, tudo mostrando o momento de retirada da placa. Esclareço que obtive tais informações conversando com dois membros da congregação que presenciaram todos os acontecimentos acima referidos.

    clemes

    Vander, obrigadíssima. Vc teria condições de nos mandar as fotos e os vídeos ainda hoje? Abs

Ricardo Martins

O Afeganistão registrou um aumento absurdo de área cultivada de ópio após 2001. Ou seja, após a invasão norte-americana. De menos de 1000 hectares saltou para mais de 150.000 em 2008 (fonte relatório ONUDC 2009). Por que Serra não faz a mesma acusação aos EUA?

    dvorak

    "Por que Serra não faz a mesma acusação aos EUA? "

    Simplesmente por que ele não é imbecil.A área é cultivada por afegãos e não americanos, meu caro.Diferentemente do que ocorre na Bolívia do índio cocalero. Entendeu ou precisaria de um desenho???

    ehehehehehehe

    Carlos

    Americanos estimulam ou acobertam o cultivo?
    Reformulo a pergunta: há quantos séculos, e por quais razões, os habitantes dos Andes mascam a folha da coca? Isso começou antes ou depois da chegada dos colonizadores espanhóis?

Deixe seu comentário

Leia também