Maierovitch: A falsa comunicação de crime feita por Gilmar Mendes encerra 2010

Tempo de leitura: 3 min

27 de dezembro de 2010 às 13:02h

Inquérito da Polícia Federal conclui que o ministro do Supremo Tribunal Federal não teve seu telefone grampeado durante a operação Satiagraha, ao contrário do que ele próprio denunciara.

por Wálter Maierovitch, em CartaCapital

1. Todos lembram da indignação do ministro Gilmar Mendes no papel de vítima de ilegal escuta telefônica,  que tinha como pano de fundo a Operação Satiagraha.

Gilmar Mendes parecia possuído da ira de Cristo quando expulsou os vendilhões do templo. A fundamental diferença é que a ira de Mendes não tinha nada de santa.

Ao contrário, estava sustentada numa farsa. Ou melhor, num grampo que não houve, conforme acaba de concluir a Polícia Federal, em longa e apurada investigação.

2. À época e levianamente ( o ministro fez afirmações sem estar na posse da prova materialidade, isto é,  da existência do grampo),  Mendes sustentou, – do alto do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal–, ter sido “grampeada” uma conversa sua com o senador Demóstenes Torres.

Mais ainda, o ministro Mendes e o senador da República, procurados revista Veja confirmaram  o teor da conversa telefônica, ou melhor, aquilo fora tratado e que só os dois pensavam saber.

3. Numa prova de fraqueza e posto de lado o sentimento de Justiça, o presidente Lula acalmou o ministro e presidente Gilmar Mendes. Ofertou-lhe e foi aceita a pedida cabeça do honrado delegado Paulo Lacerda, então diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Em outras palavras e para usar uma expressão popular, o competente e correto delegado Paulo Lacerda acabou jogado ao mar por Lula. E restou “exilado”, –pelos bons serviços quando esteve à frente da Polícia Federal (primeiro mandato de Lula)–,  na embaixada do Brasil em Lisboa. Pelo que me contou o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, o delegado Lacerda, no momento,  está no Brasil. Apenas para o Natal e passagem de ano com a família.

Conforme sustentado à época, — e Lula acreditou apesar da negativa de Paulo Lacerda–, a gravação da conversa foi feita por agente não identificado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). E o ministro Nelson Jobim emprestou triste colaboração no episódio, a reforçar a tese de interceptação e gravação. Mendes e Jobim exigiram a demissão de Paulo Lacerda.

“Vivemos num estado policialesco”, repetiu o ministro Gilmar Mendes milhares de vezes e dizendo-se preocupado com o desrespeito aos pilares constitucionais de sustentação ao Estado de Direito.

O banqueiro Daniel Dantas, por seus defensores, aproveitou o “clima” e, como Gilmar e o senador Torres, vestiu panos de vítima de abusos e perseguições ilegais, com a participação da Abin em apoio às investigações do delegado Protógenes Queiroz.

Parênteses : Dantas é um homem muito sensível. Está a processar e exigir indenização pecuniária do portal Terra por “ironias” violadoras do seu patrimônio ético-moral. Lógico,  todas ironias  escritas por mim (Walter Fanganiello Maierovitch), no blog Sem Fronteiras.

4. O grampo sem áudio serviu de pretexto para o estardalhaço protagonizado pelo ministro Gilmar Mendes.

Um estardalhaço sem causa, pois, para a Polícia Federal, nunca houve o grampo descrito nas acusações de Mendes e em face de matéria publicada revista Veja. A revista, até agora, não apresentou o áudio, que é a prova da existência material do crime de interceptação ilegal.

Gilmar Mendes, – com a precipitação e por cobrar providências –, esqueceu o disposto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro, em dispositivo que é também contemplado no Código Penal da Alemanha, onde Mendes se especializou: art.340: “ Provocar a ação da autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não se ter verificado”.

Trata-se de crime previsto em capítulo do Código Penal com a seguinte rubrica “Dos Crimes Contra a Administração da Justiça”.

Com efeito. Uma pergunta que não quer calar: será que um magistrado pode provocar a ação da autoridade sem prova mínima da existência de um crime ? Cadê o áudio que foi dado como existente ?

A conclusão do inquérito policial será encaminhada ao ministério Público, que deverá analisar a conduta de Mendes, à luz do artigo 340 do Código Penal.

Sua precipitação, dolosa ou não, não será apreciada pelo Conselho Nacional de Justiça, dado como órgão corregedor e fiscalizador da Magistratura.

Nenhum ministro do STF está sujeito ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como se nota, um órgão capenga no que toca a ser considerado como de controle externo da Magistratura (menos o STF).

Viva o Brasil.


* Walter Maierovitch é jurista e professor, foi desembargador no TJ-SP


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

aurica_sp

Alguém tem alguma dúvida porque o STF virou um circo quando este senhor o "comandava". Como diria um certo jornalista( Anti-garis), ISTO É UMA VERGONHA!!!

george

Quando é que haverá JUSTIÇA para esses "agentes de justiça". Legião de maus caráter(res)!

    juarez

    a ira de CRISTO,éra a ira santa,a ira do ministro éra a ira da anta.

maconheiro

Nessa país os únicos que ficam presos são os maconheiros .Nem motoristaS bêbados ,nem assassinos apaixonados são considerados perigosos ,só os maconheiros que são muito perigosos .

Messias Macedo

[À luz de vela!]

Mais ou menos assim terminará 2010 para os “cheirosos”!

Eliane Cantanhêde & congêneres estarão fazendo a cobertura orgástica do Reveillon dos "cheirosos" 3% da população brasileira, pés na França e pensamento no Consenso de Washington!
O que Cantanhêde ouvirá dos anfitriões, entre outras pérolas e jóias raras: "Que horror, menina, aquele povo do Morro do Alemão vendo o Rio de Janeiro do alto [dos teleféricos do Lula] e tendo direito a cinema 3D na própria comunidade!"
Fala Eliane dos Frias da ditabranda: "Que horror!"
Outro conviva:
"Passa o telefone celular porque o [neonazista] Boris Casoy e o 'GilMAU' Mendes estão na linha! Sejam breve: o Daniel Dantas irá telefonar antes do romper pirotécnico da meia-noite!"
"Thanks, sir!")
#############

Felicidades a todos e a todas que participam desta malcheirosa e ordinária casa cibernética! E que sejamos ainda mais "sujos" no próximo ano!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de 'Nois' Bananas

Carlos Nunes

vai que foi um 'vício da profissao', ja que o supremo nao julga prova somente o mérito do processo,
o ministro GM pode ter se confundido no seu julgamento…
hehe

Guilherme Souto

E o corporativismo dos pares do Gilmar, heim?

Mas é de se esperar as cara de paisagem dos seus pares. Daí o tempo passa e, de vez em quando, um levanta a lebre em algum julgamento, num tempo descontextualizado, porque afinal de contas, a coorporação é intocável e impoluta… Filhos ¨%$*&&!!!!!!!

El Cid

Já passou da hora de sociedade chamar esse pulha do STF às falas, através de uma ação pública que o leve às barras da justiça, mesmo com toda a blindagem que o cargo atual lhe confere. Cabe ao acusador o ônus da prova. No caso do grampo que não houve essa prova até agora não apareceu e nem vai aparecer. É hora de iniciar uma petição pública para que esse crime de falsa acusação não fique impune…

El Cid

Azenha, quero deixar disponível para download, a montagem dessa ótima entrevista que o Franklin Martins deu para o Kennedy Alencar no “É Notícia” do dia 26/12/2010 :
http://www.megaupload.com/?d=0IGNX8RU

Feliz Ano Novo, Confrades !!

evandrão

Impeachment. Remédio contra "ministros" do STF. Quem vai apresentar a proposta?

dukrai

até o mundo mineral sabe que Gilmar Dantas agiu a mando do seu patrono Daniel Valente Dantas, o Orelhudo. Lula deu linha porque sabia porque ia dar confusão grossa e como age no limite da bundamolice rifou o Paulo Lacerda e o que mais interessava para o meliante condenado pela justiça, o mesmo Orelhudo, paralisou a operação Satiagraha.

Estevo

Este fenômeno protoganizado pelo abastado do Mato Grosso foi apenas um ante-pasto par o episodio grotesco da bolinha de papel. Perderam a linha da decência.

Emerson Sousa

Eu queria ver era a jeripoca voar! Vai MP, faz a tua parte!!!

Rafael

O país é de gente que nem gilmar mendes. Eles fazem o que querem, estão acima da lei, a lei serve a eles. A intenção é clara: tirar Paulo Lacerda da investigação. Certamente tentaram suborná-lo.

Beto Crispim – BH

Espero uma resposta do presidente Lula, antes de deixar o cargo. Quanto ao Gilmar Dantas Mendes e D, Torres, nada a esperar deles.

Pitagoras

Digno Prof, Maierovitch, respondo a sua angustiada indagação: PODE, no Brasil tudo pode, mormente se partir dos mais altos escalões do poder mais desacreditado da republiqueta: o judiciário.

Agora a minha: até quando????

Ronaldo Luiz

Numa entrevista Lula disse que em 2011, após apear da presidência vai se pronunciar sôbre o afastamento do Chefe da ABIN, estou esperando ansioso!

Lucas Cardoso

E o Lacerda, não ganha a chefia de volta?

    El Cid

    … mais do que justo, Lucas, para reparar o que este pulha do Supremo fez !

Pitagoras

Obviamente essa patuscada só serviu de pano-de-fundo para sua cruzada contra o estado-policial, quando a polícia agora-republicana-federal começou a mostrar a que veio.
Uma vez estourado o balão das investigações e o bandido-mor dantas solto como um passarinho nem mesmo essa cabal revelação repercutirá na merdia golpista alienante ou trará de volta Lacerda ou Protogenes. E tudo continua como dantes no quartel de Abrantes…
Muda Barsil, acorda povão!

Urbano

A responsabilidade mesmo dessas zorras, recai no colo do fred henrique flitstones salieri, o moiteiro, que só apresentou ao Brasil figuras desse naipe, a exemplo, também, do zé contra-rampa, o mitômano, do johnbin, o amarechalado, e de tantos outros, que haja dedada para nomear a todos. Basta dizer-se que a cambada é composta por sujeitos, cujo valor é do gilmar dantas mendes, o justiceiro, pra pior.

Marat

Walter Maierovitch é um grande cidadão e é muito valente em peitar essa escumalha que ainda teima em parasitar nosso querido Brasil…

Nelson Menezes

O presidente Lula Deve uma explicação ao país,porque este caso dos grampos sem aldío esta muito mal contado,o fato é que o presidente não pode deixar o governo com 84% de aprovação sem que esta mancha negra seja dissipada de sua biografía, enfim o presidente foi encostado na parede pelo Ministro Gilmar Dantas e pelo" honorável bom moço" o tambem Ministro Nelson Jobim, e que resultou na degola do Honrrado delegado Paulo Lacerda,conheço o presidente desde as greves de 1978/79 e nas assenbréias no estadio da Vila Euclides,quando então como presidente do sindicato liderava os trabalhadores,alí conheci um Homen de extrema coragem,por isto custo a acreditar que Lula tenha fraquejado diante da pressão destes dois Honoráveis ministros.

Marat

Quero deixar bem claro aqui, e com todas as letras, meu descontentamento e minha crítica: Aqui no Brasil, muito raramente os ricos e os poderosos são devidamente julgados e, quando pegos no ilícito, são condenados, e tenho como exemplo certos jornalistas, o Gilmar Mendes e o Daniel Dantas, para não me alongar muito. É uma pena que o vice de Dilma tenha sido essa nefanda pessoa, pois ela deverá acatar certas decisões por ele tomadas, como, por exemplo, manter o Nelson Jobim…
Pelo que vejo, ainda haverá muitos muitos anos, talvez umas três gerações (se é que ainda exista mundo), para melhorar o Brasil…

Flavio Marcio

"Quando eu falava desses homens sórdidos… Você não escutou. Você não quis acreditar, mas isso é tão normal…" (Paisagem na janela)
A música do Beto Guedes não é definitivamente datada não!

    Marat

    Todos conhecemos os homens sórdidos… o problema é que muitos dos que podem fazer algo, ficam apenas olhando a janela lateral…

El Cid

Para reparar esse crime somente duas ações são fundamentais:
1 ) Entrar com uma ação popular penal contra o Ex-Supremo Bufão com base no artigo 340 do Código Penal Brasileiro;
2 ) Defenestrar o Nelson Jobim do cargo de ministro;
3 ) Uma retratação pública por parte do governo federal pela injustiça imposta ao Dr. Paulo Lacerda reconduzindo-o ao governo com um cargo à altura de sua dignidade e competência.

    Jairo_Beraldo

    El Cid, faço minha suas palavras em uma colocação sobre um cometário meu – "voce acredita em Papai Noel, Saci Perêrê, Mula Sem Cabeça?"

    @Doradu

    torcer não faz mal a ninguem, nem é crime

El Cid

.. e tá registrado no Wikipedia:

"Se essa indicação (de Gilmar Mendes) vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional. (…) o nome indicado está longe de preencher os requisitos necessários para que alguém seja membro da mais alta corte do país."

—DALLARI, Dalmo de Abreu
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco); Professor catedrático da UNESCO na cadeira Educação para a paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância.

    alirio

    E foi preciso o Governo mobilizar sua bancada para aquela aprovação, ato burocrático. O indivíduo indicado teve a maior reprovação da história. Não por seus 'conhecimentos', mas por sua duvidosa reputação.

Wildner Arcanjo

São os esqueletos do armário. Agora eles precisam ir para debaixo da terra, no mínimo, uns 14000 palmos.

Jairo_Beraldo

Este é um dos momentos mais sombrios do governo Lula. Para ceder às pressões destas "ilustres" figuras, como os coisos Gilmar Mendes e Nerso Johnbin (sua manutenção no governo Dilma é outro fato muito estranho) e o senador goiano DEMóstenes, deve ter coisa braba na Satiagraha que deixa Lula de cabelos em pé. Não era uma situação para ter rolado tantas cabeças de boa gente, em detetrimento de tipos de atitudes pouco recomendáveis.

    El Cid

    … pois é Jairo, cabe a quem acusa, provar…

    E eu fico imaginando quanto custou aos cofres públicos esta inútil investigação…

Ricardo Nobre

Como? Fizeram ta nto barulho (Gilmar e Demóstene) e era tudo mentira! Não dá para crêer! Se pessoas com esta responsabilidade mentem descaradamente deste jeito! Imaginem o resto!

Gerson Carneiro

Em Brasília-DF, sob a toga, é o supremo da justiça e da defesa da democracia.
Em Diamantino-MT, atrás da estrela de xerife, a justiça e a democracia são deixadas em alguma gaveta, lá em Brasília.

ZePovinho

O cara é presidente do STF,nomeado pelo presidente do PIG.Pode cometer crime comum,dado que a oligarcada está acima da lei que é feita para os pobres,pretos e filhos da puta.

    El Cid

    Como magistrado emporcalha a justiça brasileira, como político faz jus ao epíteto que se propaga contra ele em Diamantino.

Glecio_Tavares

Parece que vai ficar por isso mesmo. Falta protestos, manifestações. A maioria da população não quer nem saber. Tanto Johnbim como Gilmar deviam se aposentar com um salario minimo.
Hoje vi que a passagem de onibus em SP vai subir de 2,70 para 3,00. Alguém ai recebeu mais de 10% de aumento? Nada! E a midia da a noticia como normal. TUDO ERRADO! Um serviço péssimo e muito mal administrado.

    Jairo_Beraldo

    E a Operação Satiagraha, que Lula prometeu aos blogueiros "sujos" que o entrevistaram, que daria a resposta a todos nós de sua conclusão?

    Glecio_Tavares

    Jairo, eu conheci o Protogenes no encontro da fundação do Barão de Itararé. Até hoje tenho um cartão dele na minha carteira, apoio totalmente a continuação desse processo. O que fizeram com o De Sanctis ficará como uma mácula no governo Lula.

Marcos C. Campos

Lula ludibriado por Gilmar Mendes e D. Torres … Quem diria …

Deixe seu comentário

Leia também