VIOMUNDO

Lula denuncia Jornal Nacional por editar, esconder e manipular grampos

22 de março de 2016 às 15h16

Cópia de FullSizeRender (3)

NOTA À IMPRENSA

O Jornal Nacional não produz grampos, mas edita, esconde e manipula

do Instituto Lula

São Paulo, 22 de março de 2016,

Nas últimas edições do Jornal Nacional, a Rede Globo tem insistentemente reproduzido trechos editados de grampos telefônicos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao perceber que esses áudios são mais uma prova de que o ex-presidente jamais praticou nenhum ato ilegal, a emissora não se contentou em fazer apenas jornalismo isento.

Vendo fracassada a tentativa de incriminar o ex-presidente, restou à emissora atacar a imagem de Lula, suprimindo o outro lado, fazendo interpretações ilógicas e sensacionalistas das conversas e, pior, editando os áudios para eliminar trechos fundamentais das falas de Lula.

O apresentador William Bonner terminou a edição de quinta-feira (17) defendendo a Rede Globo dos protestos que vêm sofrendo no país todo: “a imprensa não produz grampos”. É verdade. Mas, esconde e manipula quando não gosta da informação, voltando a fazer hoje, em 2016, o que fez em 1989 e tantas outras vezes quando este país era governado por ditaduras.

Na mesma quinta-feira, dia 17, a Globo reproduziu o seguinte trecho de uma conversa entre Lula e o cientista político Alberto Carlos Almeida.

Acompanhe a manipulação:

O áudio, segundo a Globo:

Alberto Carlos: Eu acho, tá, tem uma coisa que tá na mão de vocês, é ministério, acabou. Agora, você tem uma coisa na tua mão. Você, o PT, a Dilma… Vai ter porrada? Vão criticar? E daí? Numa boa, você resolve outro problema, que é o problema da governabilidade. Você e Dilma, um depende do outro. Pô, tá esperando o quê? Que arranjo vocês estão esperando?

Lula: Não, não tô esperando nenhum arranjo não. Pra mim é muito difícil essa hipótese. Na verdade, ela já ofereceu, sabe? Mas eu vou ter uma conversa hoje, que, depois eu te ligo.

Pois veja agora o resto do áudio.

O trecho que a Globo tirou do áudio para distorcer a informação:

Lula: Deixa eu te falar uma coisa. Eu até acho que ele deve fazer para ver o que acontece. Porque eu quero… eu tou vivendo uma situação de anormalidade. Ou seja, esses caras podem investigar minha conta na casa do caralho que eles não vão encontrar um centavo. Esses caras sabem que eu não tenho apartamento, esses caras sabem que eu não tenho a chácara. Esses caras sabem que não só eu fiz muita palestra como eu fui o mais bem pago conferencista do começo do século 21. Só eu e o Clinton, e não sei se o Stiglitz depois. Agora, se o cidadão começa a levantar suspeita de tudo isso… eu quero ver como é que eles vão provar que eu tenho uma chácara, que eu tenho um apartamento. Porque alguém vai ter que pagar pra mim ter, eu não posso ter sem pagar, entendeu?

“O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”

Revivendo uma prática histórica da emissora, o Jornal Nacional tem se esforçado muito para esconder diversos trechos dos grampos telefônicos. Você não vai ver, por exemplo, este trecho da conversa entre Lula e o governador do Piauí, Wellington Dias, do PT:

Lula: Deixa eu te falar. Eu vou ter uma conversa com ela porque não é fácil. Não é uma tarefa fácil. Eu jamais irei pro governo pra me proteger.

Wellignton Dias: Não, eu sei. Mas não é pra isso. Isso que você está fazendo é uma coisa excepcional, é fantástico o que você está fazendo. Acho que dá resultado, se caminhar nas duas direções. Isso que você está fazendo junto àquelas medidas da economia que a gente está tratando. Estou aqui pra falar com ela disso.

Nada a esconder

Sem nada a esconder, o Instituto Lula oferece os links dos áudios na íntegra para que todos possam ouvir o verdadeiro conteúdo das conversas:

Leia também:

Herdeira da Globo na Operação Lava Jato

Globo opovonoboboabaixoaRedeGlobo
31 - ago 5

Democracia à Globo: Auditores chegam com equipe de TV

NOTA À IMPRENSA Nota sobre notificação da Receita Federal recebida nesta terça-feira (30) do Instituto Lula São Paulo, 30 de agosto de 2016, O Instituto Lula foi notificado, nesta terça (30), a apresentar esclarecimentos no âmbito de uma ação de fiscalização da Receita Federal, iniciada em 2015. O que deveria ser um procedimento rotineiro – […]

judicialização da política
30 - ago 11

Instituto Novos Paradigmas debate judicialização da política e democracia

Participam Tarso Genro, Joaquim Falcão, Deisy Ventura, Kenarik Boujikian, Aldo Fornazieri, Ana Paula de Barcellos

 

7 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Geraldo Maia

22/03/2016 - 20h31

Azenha, toda a (in)justiça está contra Lula, Dilma e o Brasil. Essa matilha está louca para abocanhá-lo. Talvez o único meio que Lula tem para resolver esta palhaçada é propor ao tal de moro uma audiência pública, com transmissão direta por todos os meios de comunicação, principalmente os blogs “sujos”. E, principalmente, durante o interrogatório, o juiz apresentar cópias de todos os documentos que comprovem as falcatruas do Lula: suas contas no exterior e nos bancos nacionais, as escrituras de todos os apartamentos, chácaras, sítios, pedalinhos banhados a ouro, os iates, os apartamentos em Miami, em Paris, etc. Caso ele e a pf não apresentem a devida documentação caberá ao Ministro da Justiça tomar as medidas cabíveis contra todos, inclusive contra o gilmar dantas e a turma dele no stf.

Responder

FrancoAtirador

22/03/2016 - 18h37

.
.
A Revista Semanal da Globo também fez uma Aberrante Adulteração
.
na Transcrição do Grampo Telefônico – Ilegal – da Conversa Telefônica
.
entre a Presidente da República Dilma Rousseff e o ex-Presidente Lula.
.
Observe no trecho do áudio, abaixo, quando Lula fala à Dilma Rousseff,
aos 2min26s: “NOS MEUS FILHOS eles levaram os mesmos documentos
que já tinham levado quando fizeram a invasão na casa do meu filho”…
.
(https://youtu.be/3OIRG1dLvss?t=145)
Íntegra em: (https://youtu.be/3OIRG1dLvss)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    22/03/2016 - 18h41

    .
    .
    Os Bandidos da Revista Época/Globo substituíram “Meus Filhos” por meu sítio.
    .
    E essa Fraude Escandalosa foi repercutida por todos os veículos de comunicação.
    .
    .

    FrancoAtirador

    22/03/2016 - 19h20

    .
    .
    Detalhe
    .
    Como visto (e ouvido), a Polícia Federal já havia grampeado
    o telefone da Presidente da República há bastante tempo.
    .
    A Ligação Telefônica, acima indicada, foi realizada do Gabinete da Presidência
    ao ex-Presidente Lula, no dia 4 de Março, após a Condução Coercitiva da PF.
    .
    A Transcrição Adulterada foi inicialmente publicada no site da Revista Época
    sendo depois retransmitida, à exaustão, em rádios, TVs e Portais da Internet.
    .
    .

Urbano

22/03/2016 - 16h45

E a tropa de choque da groubostonoma não perde tempo na perseguição ao Eterno Presidente Lula, o Justo; coisa esta que aquela nunca conseguiu assimilar.

Responder

FrancoAtirador

22/03/2016 - 16h33

.
.
Isto que a Globo é uma Concessão Pública de RadioDifusão
.
por Outorga do Poder Executivo e Ratificada pelo Senado.
.
(http://vilsonjornalista.blogspot.com.br/2008/05/quem-o-dono-emissoras-de-rdio-e-tv-so.html)
.
.

Responder

Liberal

22/03/2016 - 15h30

A Dona Xepa vem aí olê olê olá…vem te pegá!

Responder

Deixe uma resposta