Laurindo Leal Filho, Dunga e a internet: O povo não é bobo…

Tempo de leitura: 3 min

O povo não é bobo…

A combinação Dunga-internet está prestando um serviço inestimável à nossa sociedade. Permitiu que o grito reprimido na garganta durante tanto tempo ganhasse novos caminhos e, acima de tudo, encontrasse eco tornando-o cada vez mais forte. São caminhos sem volta.

Laurindo Lalo Leal Filho, na Carta Maior

A arrogância com que a Rede Globo sempre tratou a sociedade brasileira tem volta. Basta uma oportunidade e toda a humilhação suportada pelo público durante mais de 40 anos vem à tona. É o que explica a reação imediata, realizada através da internet, ao editorial veiculado pela emissora na noite de domingo contra o técnico Dunga.

Trata-se do episódio mais recente de uma série iniciada lá no final dos anos 1970 e, ao que tudo indica, não acabará tão cedo. “Cala boca Galvão” ou “Cala a boca Tadeu (o jornalista que se prestou a servir de voz do dono)” são as versões modernas e futebolísticas do famoso “O povo não é bobo, fora a Rede Globo”, ouvido pela primeira vez nas ruas de São Bernardo e no estádio da Vila Euclides, durante a greve dos metalúrgicos do ABC, em 1979.

Foi lá que a mascara global começou a cair em público e o Jornal Nacional se desencantou para uma parte dos seus telespectadores, até então crentes de que o que ali se dizia era verdade. Mas como podia ser verdade se, eles operários em greve e seus familiares participavam de atos e passeatas gigantescas ao longo dia e, à noite, ao ligarem na Globo assistiam tudo enviesado e distorcido. Deu-se ai o desencantamento, ou o fim das ilusões mediáticas, pelo menos para essa parcela da população, a uma só vez personagem e espectadora da notícia.

A resposta à manipulação foi imediata. Ao voltarem no dia seguinte para cobrir a greve, as equipes da Globo passaram a ser hostilizadas e recebidas com bordão que se tornou famoso, usado depois em outras ocasiões: o povo não é bobo…

Presenciei aqueles cenas antigas e outra um pouco mais recente: a saia-justa vivida pelo pessoal da Globo, em 2001, numa passeata na Av. Paulista. Estudantes voltavam às ruas para protestar contra a criação da Alca, iniciativa dos Estados Unidos para institucionalizar a dependência absoluta da América Latina aos seus interesses. Várias emissoras mandaram equipes de reportagem para cobrir o evento, talvez não tanto pelo conteúdo da manifestação, mas pelo fato de ser inusitado. Já haviam se passado quase dez anos das últimas manifestações estudantis de rua, ocorridas ao final do governo Collor e essa, de 2001, era uma novidade.

Constatei na avenida Paulista o constrangimento dos repórteres, operadores de câmara e auxiliares da Globo. De todas as emissoras, eram os únicos que escondiam os seus crachás, colocando-os por baixo das camisas e dos casacos. Temiam hostilidades, conscientes da existência de uma imagem fortemente negativa da empresa junto à população.

O incômodo provocado pela Globo na sociedade brasileira, sentido por alguns de forma mais concreta, por outros mais difusa, não encontra muitos caminhos para se manifestar. Através da mídia é impossível diante do controle quase monopolista da própria Globo sobre a comunicação no Brasil.

As respostas da sociedade, até o episódio Dunga, se davam de forma artesanal, em protestos de rua – como na greve do ABC – ou em faixas, cartazes, vaias e bordões vistos e ouvidos de forma cada vez mais constante nos estádios de futebol.

A internet deu uma nova dimensão aos protestos. É impressionante o número de manifestações contrárias ao poder global que circula na rede. Além do protesto em si, essas mensagens vão aos poucos constituindo comunidades, cujos integrantes descobrem, nesses contatos, que os seus sentimentos não são isolados e pessoais. Ao contrário, são coletivos e sociais, fortalecendo suas convicções.

Curiosas são as reações da empresa, talvez surpresa com o abalo de sua soberba. De forma errática ataca o técnico da seleção em editorial procurando manter a empáfia, de outro assimila o refrão “cala a boca Galvão” tentando minimizá-lo e ainda coloca funcionários para dizer que as pessoas falam dela mas assistem aos seus programas, como se audiência fosse adesão.

O público sintoniza a Globo por absoluta falta de alternativa, dentro e fora da TV. Dentro, porque o que há de concorrência ou é semelhante à Globo ou ainda pior. Fora, pela falta de opções de cultura e lazer acessíveis a maioria da população brasileira. Não há amor pela Globo. Ninguém a chama de “tia”, como os britânicos fazem com a BBC, numa demonstração de afeto resultante de uma relação aberta e honesta.

Mas é preciso ressaltar que a combinação Dunga-internet está prestando um serviço inestimável à nossa sociedade. Permitiu que o grito reprimido na garganta durante tanto tempo ganhasse novos caminhos e, acima de tudo, encontrasse eco tornando-o cada vez mais forte. São caminhos sem volta.

Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão” (Summus Editorial).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Lira

Pois é, esse imbróglio envolvendo o técnico Dunga e a Rede Globo está cumprindo um papel político da maior importãncia, qual seja, o de desnudar a manipulação, o autoritarismo, a arrogância, o desrespeito a cultura nacional, além, é claro, de mostrar que já é possível vislumbrar a luz no fim do túnel: a sociedade brasileira está aprendendo a se informar, decidir e votar através da internet. Portando, livre das rédeas da Rede Globo.

sofia kunning

E os números do IBOPE desta última partida? Sei q dessa vez não teve campanha, nem nada, mas queria saber se as pessoas deram indicações de seguirem firmes contra a Globo.

Em tempo: Sei que é um trabalho sujo, q afinal, é baixo explorar este episódio só para "ser do contra" com tantas notícias reais acontecendo (inchentes, candidatos, irã e etc) mas acho sinceramente q este DUNGATE devia continuar a ser investigado. Andrew Jennings fez um trabalho MUITO importante e ninguém divulga! Não acho q fosse preciso TANTO para informar ao povo, pelo menos neste caso do Dunga X Globo acho mesmo q algum jornalista podia escrever uma matéria MESMO, informando todos os lados, dando provas (links), entrevistas e etc. Até pq é um absurdo q a BBC (de LONDRES!) já tenha feito DUAS matérias (uma envolvendo a Globo e outra o Ricardo Teixeira) e ninguém, nenhum jornalista Brazuca tenha levado adiante! Q o façam pelo menos neste episódio menor…

Enfim… Fica aí o pedido de uma fã do Dunga e torcedora fiel e antiga ANTIGLOBO!

    Mario

    A audiência subiu de novo. Está um sucesso essa campnha.. para a GLOBO.

    Christian Schulz

    ARRÉM, a audiência logicamente vai subir na mesma medida em que a Copa atinge seu clímax, não é mesmo?

    Mas ninguém vai chamar a Globo de "tia", a não ser, talvez, alguns órfãos entortados…

Jorge Mauro Lyra

No último jogo do Brasil no Maracanã, pelas eliminatórias eu, assim que entrei nas arquibancadas e vendo o anel do Maraca totalmente tomado, alegre como estava – e com uns chopinhos a mais – comecei a gritar: "Ei, Galvão, vai tomar no C…" , qual não foi minha surepresa ao ver as pessoas a minha volta olharem para mim com seus olhos brilhando e comecarem a gritar. Em poucos segundo esse grito ecoou por todo o anel do Maraca. Isso representa o asco que a população sente pela Globo.
Minha raiva com a Globo começou quando fui à manifestação contra a privatização da CVRD e depois, quando vi o JN à noite e vi o grande distanciamento entre o ocorrido e o relatado…
FORA GLOBO!
VIVA TV ESCOLA!

dukrai

o divórcio do povo brasileiro com a gLOBO aconteceu quando ele percebeu que estava sendo traído pela sua companheira com a zelite travestida de verde-oliva e o mega-chifre foi nas campanhas das Diretas Já, quando a gLOBO se divorciou também, definitivamente, da realidade e negou que houvesse dois milhões de pessoas nas ruas em SP pedindo pro milico de plantão na presidência pra sair.
De lá pra cá, a gLOBO foi aquela mulher, ou aquele homem, tolerada(o) porque a gente precisa de alguém pra tomar conta dos meninos e nem eles estão dando muita bola pra ela.

Carlos

Aloysio Biondi escreveu… "Mentira e cara-durismo (ou: a imprensa no reinado FHC)"
http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article2

Fernando

A CBF enquadrou o Dunga, na coletiva de ontem parecia um santo respondendo.

Fernando César Oliveira

http://www.youtube.com/watch?v=QHnBhGv8lLM

[youtube QHnBhGv8lLM http://www.youtube.com/watch?v=QHnBhGv8lLM youtube]

Trecho da participação de Dilma Roussef, candidata do PT à Presidência da República, no programa "Roda Viva", da TV Cultura, exibido em 28 de junho de 2010.

TRANSCRIÇÃO PRELIMINAR:

Sérgio Dávila — A senhora encomendou, a senhora sabia da existência desse dossiê?

Dilma Rousseff – Se há dossiê, porque até hoje eu não vi papel nenhum, não foi pela minha campanha, foi produzidoem outras circunstâncias. […] Isso que se chamava dossiê era uma reportagem investigativa patrocinada pelo jornal Estado de Minas há dois anos […] Não somos responsáveis pelo que faz uma empresa. Não somos os únicos clientes [da empresa]. […] Não podemos aceitar acusações sem provas. Quem acusa é quem prova . […] Vocês provaram isso? É importante que o jornal (Folha) traga essas provas a público. […] Enquanto não mostrar as provas, é uma acusação infundada."

Arthur Schieck

De fato tenho que dar o braço a torcer. Ha poucos dias postei aqui um comentário que, após ver esse video (muito bom por sinal), me deixou com cara de tacho. Não que eu goste dos palavrões do Dunga dirigidos a um funcionariozinho assalariado da poderosa, mas confesso que me deixei levar pelo belo texto maquiado por ela. O povo não é bobo, só eu que sou.
Mas teve um outro video também que me deixou com cara de tacho. Foi uma manipulação horrorosa que eu vi, se não me engano, no sportv. Após a partida contra Portugal eles colocavam pequenas afirmações do Dunga na entrevista coletiva que alternadamente se contradiziam com imagens pinçadas do jogo. E eles foram rápidos na montagem. Foi ao ar poucos minutos depois da entrevista, o que mostra a gana em fazer a caveira do treinador. Tentem achar isso se possível pra botar no site! É uma pérola!

ah…
obrigado.

Marília Reis

O Dunga já pediu desculpas ao povo Basileiro e a Globo quando irá pedir desculpas a nação Brasileira

jbmartins

Parabens DUNGA, seu nome será lembrado, o Brasil esta precisando de mais Dungas, para junto com o Novo Brasil a toda poderosa Globo ficar no seu Lugar de Televisão e não manipuladora de um Povo sofrido por decadas.

Carlos Roberto Naves

Belo texto, é isso aí, cada vez mais a globo vai perceber que, realmente e não de vez em quando, o povo não é bobo. "São caminhos sem volta"…

robledo

Legal hoje depois da vitória do Brasil foi ver a mãe do Kaká elogiando o Dunga e sendo solidária com ao pai do treinador. A cara de quenga arrependida do galvão foi histórica.

    Renato

    Legal. querem derrubar a Globo, mas quero ver quando a Globo pressionar a CBF e assim ter direitos excluisivos sobre a Copa do Mundo e jogos da seleção Brasileira. E nesse instante ela irá falar, só transmite os jogos pela SPORTV.

    Christian Schulz

    Tá endeusando a Vênus Platinada demais… "nesse instante ela irá falar"…

    Quanto a transmitir pelo SPORTV, te lembro que a Globo é falida, mas não é (muito) idiota. Mas nunca que os Marinho peitam uma audiência de traço para fazer birra.

    Ela já tem direitos exclusivos, mas, obrigatoriamente, jogos da Seleção devem ser transmitidos em sinal aberto. O que ocorre, normalmente, é a transmissão em algum canal UHF. Que, claro, todos os anunciantes da Globo adoram patrocinar.

    Em resumo, transmissão pela SPORTV e por UHF, apenas, no way!

    Go Oliveria

    Eu vi!

    Eu nem acreditei que depois do 3 X 0 ainda teria mais esta grande alegria!

    Alguém tem o vídeo?

José Luiz

>>>>>caramba achão mesmo que somos uns idiotas e não percebemos nada na transmissão, eles estão é muito incomodados com a situação, bem feito, quem manda fazer pressão, isso me lembra de um ditado aki da roça, kkkkk, que frango acuado vc ñ sabe pra onde ele vai, acuaram o DUNGA e ele explodiu!!!!!!! e todo mundo (massa da net) o apoiou se sensibilizando com a "COVARDIA" com um mísero técnico de futebol, estou tentando viver sem a globo, mais tá difícil as concorrentes deviam investir em tecnologia pra melhorar essa imagem mais escura, puxa seria uma maravilha!!!!!!!!!!!!

José Luiz

Bom… Hoje moro em Juiz de Fora, mais já estive muitas vezes no interior onde só "pega a globo" até quero assistir em outro canal mas ela é a única opção; e o dunga fez bem mesmo de dar essa peitada neles, "eles" querem trabalhar levar a informação mais ñ devem atrapalhar o trabalho do DUNGA. Hoje (BRASIL X CHILE) por exemplo estava eu na minha sala e coloquei na BAND, daí chega minha esposa na sala e diz!!! Coloca na "GLOBO" A IMAGEM É BEM MELHOR, confesso que me faltou argumento, e ouvir o GALVÃO insistindo com aquela conversa que torcemos pela seleção (literalmente descofortável com a situação), CARAMBA DA VONTADE DE SAIRRRRRRRRR, mais a frente >>>>>>

Luciana

O professor Laurindo analisou uma face entre a Rede Globo e o povo, que assiste os programas, mas não tem carinho pela emissora, e qualifica os programas como ruins. E pior seus programas não contribuem para modernização da estrutura 'escravocrata" de nossa sociedade, ao contrário reforça a oligarquia e mantém o povo desinformado sobre grandes questões nacionais.Fazem campanha contra movimentos sociais e distorcem reivindicações legítimas protegendo grandes interesses econômicos privados, e seus próprios interesses. O povo soberano do Brasil quer debater a democratização dos meios de comunicação.

Maria José Rêgo

Sr Laurindo, o senhor descreveu todo meu sentimento em relação a esta emissora. A indignação dos brasileiros com a Globo manifestada no episodio Dunga, estava presa em minha mente desde a campanha presidencial a favor do candidato Collor. Estou muito feliz ao constatar que os brasileiros ou uma boa parcela dos brasileiros acordou e não mais se deixa manipular pelo grupo midiático dos Marinhos que muito mal fez ao Brasil.

Pedro Luiz Paredes

Muitos amigos meus não assistem jogos na Band porque a qualidade da imagem é inferior a da Globo, ou seja, se a Band começar a investir nisso acaba com a globo logo logo na área esportiva. Eu tento convencer meus amigos de que o áudio vale mais a pena do que a perfeição da imagem, e as vezes consigo. Até porque a globo é política demais e os narradores tem o rabo preso com empresários, enaltecem jogadores que não jogaram nada e não dão um pio sobre jogadores que estão jogando bem, as vezes até deixam de falar o nome deles porque não "ganham" nada com isso, certo.
Não concordo com o comentarista Neto na maioria das vezes e essa é mais uma queixa dos meus amigos, então mostro para eles que também não concordo com a opinião do Neto, inclusive na maioria das vezes, mas quando não se trata de opinião e sim de questão técnica e tática ele é muito claro e passa com facilidade o conhecimento que adquiriu como jogador.
Agora é a hora da Band acreditar em si mesma e ir para cima da globo com tudo(na área esportiva), investindo em transmissão e divulgando o esporte cada vez mais.

Francisco A.

Credito a reação do público ao entrevero Dunga x Globo como demonstração de uma sociedade impregnada pela famosa Lei de Gérson. Enquanto a seleção de Dunga estiver ganhando não importa seus métodos, sua falta de educação, grosserias, arrogância e desprezo pelo próprio torcedor que é p/ quem ele se dirige qdo olha p/ as câmaras de TV. Enquanto estiver ganhando o povo aceita e abona qualquer comportamento. Se tiver a infelicidade de perder entretanto, todo o apoio de que hoje desfruta será instantâneamente revertido e ele será execrado por todos.

    JL. Feitosa

    Cara !!! Nunca vi o Dunga maltratar o torcida, a não ser quando o time joga mal. A Pendenga com Dunga é longa, massacram o cara a muito tempo… Ninguém tem sangue de barata. Tem que responder à altura. Aliás acho que você deve ser funcionário da Globo, pois para defendê-la ! Você né aquele que trabalha na Berrini? Tou te conhecendo!!!

    beattrice

    Ele é aquele que tira a faixa do estádio quando escrevem nela:"CALA A BOCA GALVÃO"?

    Christian Schulz

    Tira a faixa contra o Galvão mas mantém o cartaz contra o Kim Jong-il.

    Caramba, a Globo é menos democrática que a Coréia do Norte!

Maria Dirce

O Jornal do Brasil estava zuando o chamamento para um dia sem Globo, e dizendo que ela marcou 41 de audiência nesse dia.O povo ainda não entendeu que como o Brasil tem uma dimensão continental absurda, existem lugares que nem a civilização chegou direito mas tem lá a Globo pegando, tamanha potência de sua aparelhagem conseguida através de governos simpatizantes.]Então, competir com uma rede de televisão com essa capacidade de transmissão de imagem e som, só qdo o governo vigente resolver da força pras demais em igualdade de condições, do contrário será sempre a 1.

monge scéptico

O povo não só bobo; são um bando de HOMERS SIMPSONS.. Não fossem, a globo já teria acabado.
As excsssões(ções?) amargam a indignação de ver tantos bobos(para ser delicado??!!!)

Marcelo de Matos

Azenha. O jogo das 11h (Holanda e Eslováquia) foi ótimo (para dormir a sesta, é claro). Teremos às 15h30 outro jogo sonolento? O melhor jogo que vi até agora foi Costa do Marfim e Coréia do Norte: os atletas jogaram para valer, dava gosto. Não gosto de assistir a essa ensebação que estamos vendo. É pior que assistir a corrida de Fórmula 1/Indy.

Anderson

Claro que o povo é bobo:

PERDE TEMPO COM COPA DO MUNDO

Mario

Azenha também termina com A, mas tem seis letras e não começa com D. Será que tem alguma relação oculta com essa fantástica descoberta?

Aleixo de Oliveira

Prezado LCA, equipe e navegantes:
Parabéns ao Dunga por dar entrevista a todos. A seleçao brasileira não é da globo e sim do povo.

Marcio Gaspar

O duro eh ver escrito no onibus da selecao brasileira o nome do Brasil gravado com Z.

W Ruivo

A impressão que tenho é que a Globo já começou a fritar o Galvão. Desde sexta-feira (25/06) que ele deixou de narrar jogos da copa.

    Marcos Chaves

    Verdade. Ontem ele estava narrando a F1 (Valência). Quem narrou o jogo de Hoje?

    É o efeito Dunga. rsrsrs

Manguaça

hahaha… eu mereço, eu mereço… eu poderia estar vendo o jogo da Holanda…

ANTÔNIO

Síntese maravilhosa!
Que venha uma nova era de democracia deliberativa!!! A sociedade votando pela internet, decidindo pela internet, escolhendo a programação pela internet!!!

Ressalto também amudança de discurso da emissora que finalmente percebeu o risco que correria alimentando essa campanha contra o Dunga. Risco de ser taxada de golpista mesmo!

Divulgo as palavras de Chico buarque de Holanda sobre o caso Dunga:

"DEIXA O DUNGA TRABALHAR!!!"

Ramalho

Surpreso, pois meu amigo é pessoa de convicções firmes, vi que ele, não só concordava com quase tudo o que eu dizia, como, também, aprofundava algumas de minha reflexões "revolucionárias". Agora, muito tempo depois, e com a sedimentação do jornalismo eletrônico independente e participativo, fica claro para mim o represamento feroz da liberdade de expressão em geral em favor da manipulação da opinião pública pelos meios de comunicação. O represamento daquela época tinha por escopo todas as manifestações sociais – todas – e por propósito trazer vantagens para os barões da mídia e seus aliados, em desfavor da população em geral – o que ocorre hoje igualmente, isto não mudou.

O que o articulista diz é respaldado, também, pela minha experiência pessoal.

Ramalho

O artigo lembrou-me de almoço com amigo que não via há muito tempo. Meio receoso, pois minhas opiniões contrariavam o senso comum (publicado), expendi, durante o encontro, impressões sobre economia, política etc. prevendo encontrar firme discordância dele em relação a tudo o que eu dissera. Cabe esclarecer que, na época, era leitor de Veja, Globo, Jornal do Brasil, Exame, Folha e assemelhados; e espectador do Bom Dia Brasil, Jô Soares, Boris Casoy, Jornal Nacional e afins. Ainda não havia para mim Rita Lee, quero dizer, blogosfera, pois ela não existia efetivamente – em minha defesa, porém, esclareço que isto se deu há vários anos, e que ninguém é perfeito.

voxetopinio

Ninguém chama a globo de "tia", chamam na verdade de "Venus Platinada", para demonstrar a abismal distância entre as duas coisas. Esse episódio do Dunga é mais um em uma longa história que vai culminar com a desconstrução do modelo monopolista de midia no Brasil (e eu sinto que já disse isso antes hahahaha). É UM episódio, aos pessimistas, aguardem cenas dos próximos capítulos…

monge scéptico

PLIM PLIM! Teve un sobresalto?começou salivar copiosamente? Sentiu vontade imperativa e compulsiva de
assistir as novelas e noticiários globai?Sente desejo pela atriz gostosa que voce jamais terá na cama? não se
preocupe tantâ;é só pegar um sanduichão, a água negra do imperialismo, sentar a frente da telinha e comer.
Voce não vai levar choque. Isto é condicionamento. Procure Dr. PAVLOV(ou equivalente) . Voce está com a
sindrome(mais uma) de HOMER SIMPSON, pois assim a banca editorial o considera. Vá ao psiquiatra ou eu
devo ir? Cala a boca globo!.LEIA UM LIVRO OU ESCREVA UM E LARGUE A GLOBO!.

eduardo

O pior disso tudo é a beatificação de um machista reacionário e pedante como o Dunga…

    Jairo_Beraldo

    Só porque ele peitou a zoiúda é um machista? Ah, sim… A Globo…A Fátima…claro!

    Carlos

    De minha parte, nada de "beatificação" ou coisa que o valha, apenas aplaudi um sujeito que bateu de frente com a Globo.

    JL. Feitosa

    Por que pedante e machista, um homem pode ser duro e não ser machista, até agora não o dunga fazer alguma declaração machista. Quando digo fulano é homem, pouco me importa sua posição social, mas seu caráter.
    O incrível é que a globo se justifica, como a defesa do seu trabalho, mas o Dunga faz o mesmo… Vamos pensa nisso.

    Jornalista bom corre atrás da notícia não espera a notícia vir de mão beijada.

Geloca

Tentei enviar um comentário e não foi. Parecia que o botão "envar comentário" não funcionava. Não vou repetir, porque nem importância tem, mas verei se este chega.

Vinicius Garcia

Precisou da ação de um técnico mediano como o Dunga, mas de temperamento explosivo para esse acontecimento, poIs a Globo não estava facilitando para ele, epsódios como esses demonstram que a audiência da Globo, não significa que o espectador seja massa de manobra, muitos assistem a transmissão dos jogos e reportagens apenas pela qualidade da imagem, pouco dando importância aos besteirol de Galvão, Casagrande, Caio, Bonner, Tadeu, Fátima, Faustão e outros porta-vozes da emissora, é gratificante ver essa ação, e conforme o artigo coloca: esse é um caminho sem volta.

Rodrigo Ferrari

Acho ridículo ver os funcionários da Globo tentando limpar a barra de Galvão Bueno. Ontem, por exemplo, o verborrático Fausto Silva afirmava em alto e bom som que Galvão é o locutor esportivo mais famoso do mundo. Oras, trata-se de uma afirmação verdadeira, tão verdadeira quanto se eu dissesse que Hitler foi o líder mundial mais famoso do século XX. Mas duvido que algum alemão ou austríaco se orgulhe de Hitler ter feito parte de seu passado. Por que entao nós, brasileiros, deveríamos amar figuras como Galvão ou Tadeu?

    Jairo_Beraldo

    Mas pode ter certeza que 70% dos que assistem Tv, concordaram com o xarope do Faustão. Eu só ainda assisto a F1 na globo, mas do jeito que a Ferrari anda fazendo com o Massa, estou desiludindo até deste esporte que acompanho desde 1974.

    Gerson Carneiro

    Foi o Galvão que teve negado o pedido para morar em Mônaco?
    Será que em Mônaco ninguém conhece o Galvão? Ou, será que negaram justamente porque o conhecem?!
    Óh, dúvidas cruéis.

    Simone

    Que é isso? O Faustão está com medo de uma campanha "Cala a boca Faustão".

Marcelo de Matos

A Globo é poderosa? Claro. É arrogante? Vixe! Mas, quem ainda não percebeu que o mundo é feito de senhores e assenhoreados, cavalcantis e cavalgados? A FIFA também é poderosa e alguns de seus filiados, idem. Brasil, Argentina e Alemanha são “cabeças de chave”. Aí começam os privilégios. Os árbitros nunca “erram” contra essas grandes seleções, só a favor. Luís Fabiano pode marcar gol usando duas vezes o braço – o juiz sorri cúmplice. Trabalhando sob pressão, os árbitros tornam-se os grandes astros da Copa: sua atuação interfere sensivelmente nos resultados. Não é de hoje que nas copas, mais que em qualquer outro campeonato, há seguidos erros de arbitragem. E quem irá peitar esses poderosos, se tiver juízo? Dunga, claro, porque ele não tem nada a perder. Se for afastado da seleção (e deve sê-lo) irá usar sua vasta experiência em outros gramados, sendo pago regiamente. E “la nave va”. A bola entrou ou não entrou? Que se dane! Se utilizarmos meios eletrônicos no futebol, como iremos roubar a favor de nossos filiados prediletos?

José Luiz Rossi

É,mas se o Dunga não tiver sucesso nessa "ofegante epidemia",regada a publicidade de cervejas,carros,celulares,consumo enfim,cairá num ostracismo de fazer dó,podendo ser linchado pelos assassinos de reputação em longos editoriais .
O País pode torcer pela sua seleção,mas sem se deixar contaminar pelas "jogadas" midiáticas e excessos consumistas e patrioteiros.É apenas uma partida de futebol.

antonio carlos

e o cala a boca galvão, fez escola:
olhem aqui :http://twitter.com/proelzurdo/status/15948436473

Luciano Prado

As Organizações Globo, os Marinho ainda vão experimentar uma resposta contundente e inesquecível pela arrogância e humilhação a que tem submetido à sociedade brasileira. Esse pessoal tem afrontado os limites da tolerância da sociedade.

    Jairo_Beraldo

    Ainda vão mandar algum tempo. Mas tudo conspira contra eles. Podem mudar de tática, mas embutido sempre virá a essencia.

flavio cunha

A minha contribuição está dada; na minha casa não se assiste à globo e nem à sua filha rbs. E desde que tomei essa decisão, o meu humor melhorou muito.

Polengo

Belíssimo texto.

Quanto mais pedradas eles tomarem, maior será a sua empáfia, pois cachorro que sente o gosto de osso não quer saber de alface.
E maior será a queda.

Pena que não há muita escolha, a bem dizer, nenhuma.

Marcelo Fraga

A Auntie, como chamam os britânicos a BBC, presta, além de uma programação fantástica, um serviço social. Em tempos de 2ª Guerra ela serviu de ligação dos povos oprimidos para com o resto do mundo. Esse tipo de ação faz com que a companhia seja tida pelo povo não como inimigo (como aqui), mas como uma fonte confiável de informação. E isso que lá não existe TV aberta, já que cada casa tem que pagar uma taxa mensal de TV para justamente manter a BBC, que é pública.

Cancio

Mais dias sem o PIG
vamos nessa campanha
até mais
Cancio
http://charges24horas.blogspot.com

Gerson Carneiro

Oh! Cridê, fala pra mãe!
[youtube fx2gfZ3qk-c http://www.youtube.com/watch?v=fx2gfZ3qk-c youtube]

LUCIO FLAVIO

Azenha. Penso que devemos insistir com a campanha DIA SEM GLOBO. Vamos unir todos os blogs nisto e, em breve, a audiência deles quebra. Chega de autoritarismo destes chacais. Fora as novelinhas agua com açucar, fora com a semvergonhice dos BBBs. Queremos cultura para o povo. Depois criamos a SEMANA SEM GLOBO, depois o MES SEM GLOBO e, garanto que não precisaremos criar o ANO SEM GLOBO. Viva Dilminha Paz e Amor.
LUCIO FLAVIO LAUTENSCHLAGER
Santa Maria – Cidade Cultura – Rs. Brazilzão.

Derli

Azenha,
Por motivos profissionais, não consegui acompanhar o resultado do "diaSEMglobo", nem a repercussão na mídia em geral, mas acho que os "concorrentes" da globo continuam a malhar o Dunga, independente de ter ele sido imparcial e não dado os privilégios de a "venus fracassada" queria.
Afinal, parece que TODA a mídia trabalha para proteger os intereres da globo e não os seus.
Não entendi nada.

    beattrice

    Não aconteceu isso na transmissão da BAND.

Elias São Paulo SP

Dunga X Rede Globo
"O que precisa ficar claro em mais este episódio, é que torcemos muito para que a Seleção chegue à conquista de mais um título mundial. E que a preocupação do jornalismo da Rede Globo sempre foi a de levar a melhor informação a você telespectador, independentemente de quem esteja no comando." Tadeu Schmidt ou Ali Kamel? Seja quem for, soou como hipocrisia. Uma emissora de televisão de um país não precisa dizer que torce pela a Seleção de seu país. Quando diz, soa mal, parece mentira. E a juventude não perdeu tempo. Foi ao Twitter e madou ver um "#cala boca Tadeu Schmidt". A ira juvenil não ficou nisso. Em seguida bombaram #diaSEMGlobo. Mexeu pouco com a audiência globóide? Tudo bem. A História não se faz às pressas.

PS: Fui conferir no dicionário Houaiss e encontrei isto: dunga: Regionalismo: Brasil. Uso: informal. Sujeito sem igual em sua especialidade; exímio; indivíduo corajoso; arrojado, valentão. Exemplo: um dunga bom de briga. Como se vê, Dunga não é apenas uma personagem do Walt Disney.

Deixe seu comentário

Leia também