La Jornada: Brasil, liderança e soberania

Tempo de leitura: 2 min

04.08.10 – AMÉRICA DO SUL

Brasil: liderança e soberania

do diário mexicano La Jornada

Tradução: ADITAL

Ontem, ao assumir a presidência pro tempore do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em San Juan, Argentina, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinalou que a América do Sul é um exemplo de como o mundo pode viver em paz, sem armas nucleares, sem guerra, de forma muito mais harmoniosa e confiou que durante os seis meses nos quais seu país estará à frente do organismo a região possa avançar na construção de um bloco onde todos sejamos amigos. Tal afirmação tem como elemento de contexto as tensões diplomáticas entre a Colômbia e a Venezuela, um ponto sobre o qual o próprio mandatário brasileiro enfatizou, ao assinalar que ambos países têm que entender-se e concretizar uma relação de custo-benefício; indicou que quanto mais rápido se estabeleça a harmonia entre Caracas e Bogotá, mais ganharão os povos de ambas nações; e convocou a uma aproximação entre o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, e o presidente eleito na Colômbia, Juan Manuel Santos, a quem pediu que exerça seu mandato de maneira negociada para alcançar a paz.

Por outro lado, o mandatário brasileiro reiterou sua defesa de um diálogo entre o subcontinente e o Irã e se disse decepcionado pela imposição, por parte da ONU, de novas sanções contra o governo de Teerã, apesar do acordo alcançado entre este e os regimes do Brasil e da Turquia: trocar com o segundo desses países urânio pouco enriquecido por porções do metal suficientes para o uso do reator nuclear iraniano. Com relação a esse último, o atual presidente do Mercosul ‘colocou o dedo na ferida’: “Hoje, me pergunto se realmente desejamos a paz ou se queremos manter um clima de instabilidade que existe, para justificar uma teoria de Maquiavel: ‘é necessário dividir para reinar’”.

As declarações formuladas ontem pelo mandatário brasileiro permitem ponderar o peso que adquiriu seu país como um ator cada vez mais importante na diplomacia internacional. Em primeiro lugar, a mediação brasileira no conflito entre Caracas e Bogotá constitui, no momento atual, um elemento duplamente valioso: por um lado, porque ao manter uma equidistância entre ambas partes, o mandatário se apresenta como um interlocutor válido e desejável; por outro, porque ao propor uma via de negociação alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA), contribui para evitar o conflito da esfera de dominação geopolítica dos Estados Unidos, e o coloca em um cenário mais democrático, igualitário e propício para a negociação.

Além do mais, os chamados de Lula ao diálogo com o Irã e sua condenação ante o recrudescimento das sanções contra Teerã constituem indicadores da independência que o subcontinente tem adquirido — salvo os casos da Colômbia e do Peru — com respeito aos desígnios de Washington e de seus aliados. Ao mesmo tempo, as declarações exibem um ponto de encontro entre Brasília e a República islâmica, concordância que não radica na justificação de processos armamentistas — como os que o Ocidente ataca Teerã –, mas na necessária defesa das soberanias nacionais frente à hegemonia dos poderes planetários nos âmbitos econômico, político, diplomático e militar.

Em suma, ante as posturas expressadas por Lula, é claro que o Brasil desempenha, hoje em dia, um papel lúcido e construtivo na solução de tensões no âmbito diplomático. A condição de interlocutor central e crível que o governante brasileiro adquiriu coloca seu país na posição de incidir positivamente em diversos conflitos que se desenvolvem dentro e fora do continente e cabe esperar que o consiga.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

luiz claudio

Dizem que o lula é ingênuo,que bobagem,ingênuo é quem defende a politica do olho por olho ,dente por dente,vi comentaristas dizerem que diplomacia é imposição, isso é querer justificar as guerras,por isso que esse mundo não tem paz,as nações somente querem sobrepujar umas as outras,e os USA neste quesito são mestres,mas se DEUS quiser pessoas como o LULA prevaleceram,e teremos um mundo mais justo e mais pacifico.

augustinho

O poder de algumas sociedades que, a seu tempo, dominaram o mundo, determinaram as ideias dominantes e a seguir o executaram atraves de seus ESTADOS nacionais, sempre teve seus ideologos que o precederam e/ou acompanharam.E que lhes estabeleceram as premissas teoricas, divulgaram ate transforama-la em vontade coletiva.
O romano, o britanico (carlyle) cujo ponto maximo foi a era vitoriana, o germanico, o sovietico (marx, Lenin).
O brasil pode estar criando o inicio de Era nova…, gestada no fenômeno e na filosofia que podemos chamar provisoriamente de lulista. Sao dezessete paises que ja adotaram a transferencia direta de renda (BF), muitos outros que buscam rumos ou buscam a mediaçao confiavel para seus conflitos ou ainda, os pontos de apoio para sairem de sua pobreza e das opressoes que a estejam atualmente submetidos. Isto exclui imperialismo, guerra, dominio cultural e lucro cru da atividade economica e destruiçao ambiental e outro conceito de"patentes" por exemplo.
Pois bem, tem alguem que se habilite a escreve-la, num conjunto de ideias que tenha viabilidade, brasilidade basica e
autenticamente Lulistas sem a pretensao de um sistema acabado mas dentro moldura plena de um ideario global
com o qual uma expressiva parcela de tunipiquins possamos nos identificar? Uma agenda nossa para o nosso tempo,
ja inciada em seus primeiros passos.

Bernardino

Rede Globo,madrinha da CANALHICE teu reinado esta chegando ao fim.Nao é hora de contemporizar , é hora de deixar o complexo cair por si mesmo.É preciso regulamentar o artigo 220 e 224 da constituiçao que proibe monopolio e cria o censelho de comunicaçao social,aí sim o bicho vai pegar nao so a globo , mas qualquer uma que se meta a besta.Temos de cortar o mal pela raiz e punir quaquer dono de jornal ou TV que queiira ser DEUS.REPUBLIANISMO neles!!

monge scéptico

Vejo LULA todo dia na mídia alternativa. O serra faria a política de subserviência a USA,
LULA não deve esquecer-se, que enquanto ele fala de paz. A "inteligência" da USA/uk,
não param de aperfeiçoar métodos de guerra etc. Paz! é um ótimo negócio; menos ren-
-doso talvez, aos olhos das águias de papel(em lugar do tigre) que as guerras.
A paz é boa; mas não esqueçamos de exercitar a musculatura.

Valdete Lima

Só quem nunca entendeu ainda o poder de articulação do Lula, não percebe o grande gesto que ele está fazendo, acenando e dizendo "olha aí, senhores Marinhos, vocês vão perder o bonde da história. Esta eleição estará em todas as manchetes internacionais e vocês não. Mulher fazendo história no Brasil, a exemplo das outras no continente e ao redor do mundo." Nessas alturas do campeonato, quase chegando a 100% de aprovação, quando deixar o governo, ele não precisa reivindicar mais nada – o que fez muito bem a vida inteira. Ele está dizendo "acorda, globo"!

O Brasileiro

Acho que uma das maiores virtudes do Brasil é que só tem vizinhos de um lado!
E do lado onde há vizinhos, mora pouca gente!
Pode parecer bobagem, mas onde há "vizinhos", há conflito! (Disso o Azenha entende muito melhor do que eu!)
Vejam o caso da Argentina e do Uruguai no caso da fábrica de papel. O caso de Itaipu, que vira e mexe alguém reclama. Os "brasiguaios". A Bolívia e o Acre. Os garimpeiros brasileiros no Suriname.
Felizmente a grande maioria da população vive na costa do Atlântico!
Se estou falando bobagem, me mandem pra Groelândia!

Ed.

Uma das maiores sacudidas no meu pensamento veio de uma conversa com um músico, num pós-show de Hermeto em Londres. De repente, falavamos das "glórias" do maior império da história, onde o "sol nunca se punha".
Dizia-lhe que as grandes nações da História sempre foram pautadas por poder militar (sangue) e domínio socio-econômico. Por isso, desanimava-me o fato de que o Brasil estivesse ainda longe de ser um dos líderes mundiais, pois isso passaria, no mínimo, por transformar-se em potência militar.
Ele, com sua mente mais humano artística, retrucou que "sentia" o Brasil como o PRIMEIRO país da História com chances de liderança mundial SEM fazer guerras, invadir, tomar, dominar, explorar ou se impor a outros povos e nações.
Embora tenha consciência das velhacarias do poder histórico e contemporâneo, foi uma centelha que disparou minha crença de que, sim, embora difícil, num futuro um tanto distante, isto é POSSÍVEL! E Lula deu indícios…

    Jairo_Beraldo

    Ed, Hermeto era nordestino como Lula é. Eu tenho respeito pelos nordestinos, depois que vivi em Natal no inicio do século. São um povo sofrido, mas não mesquinho e egoista como os sulistas e SP/MG.

    Ed.

    Assino embaixo:
    Nunca fiz tantas amizades "gratuitas" quanto em minhas viagens para o nordeste.

Yacov

Será este é o início do fim????. O fim das relações preferenciais e subservientes dos países da America LAtina com Washington. Tenho certea que sim. VIVA LULA!! VIVA O BRASIL!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

leosfera

E nenhum presidente que vencer terá o peso internacional de Lula.

A menos que ele seja alçado a Chanceler e vá se Putinizando…

francisco.latorre

marina serra rockefeller discorda.

pra ela o brasil não pode mediar pois está alinhado com chaves.

..

CARLSON MAGNO

Caro Azenha,

O PRESIDENTE LULA DEU UM TIRO NO PÉ !

.

Leio agora o Blog, AMIGOS DO PRESIDENTE LULA, e deparo com uma noticia lamentavel de subserviência do Presidente Lula, ao convidar o Vice-Presidente das Organizações dos Marinhos para uma reunião de Gabinete, para tenta-lo convencer da importancia das Organizações Globo em estar apoiando a Candidatura de Dilma.

Será que o Dono dos Porcos GLOBO (Pig), Não sabe que o Candidato que representa os interesses do PIG, É a candidatura do José Serra ? que tipo de acordo o LULA está querendo fazer com o dono dos Porcos !! será um pacto de Governabilidade a troco de quais interresses para o dono do PIG !!
ou o Lula está assumindo o seu complexo de vira-lata, dando satisfação do seu Governo, a quem tentou de todas as maneiras derruba-lo com informações insidiosas nos seus meios de comunicações.

    Iguatemi deJesus

    Acho a rede Globo um lixo que envenena a vida das pessoas , e por isso mesmo se viciam nisso. Dai que acho que é de onde vem o poder dela. Talvez como qualquer mau prestador de serviço a globo vem a cair em descredito, pelas suas ações. E cabe bem a um governante não guerrear contra seu proprio povo.

    Yacov

    NADA A VER!!! A TV é uma concessão pública, portanto, o presidente foi lá questionar os Malarinhos do porque elel não está aparecendo nas telas da Gloebbels. Suas aparições tem rareado na emissora e, em que pese a tão apologiaque se faz da liberdade de imprensa, o presindente da república tem que aparecer mais, pô!!! Afinal de contas ele é o próprio país em carne & osso. Literalmente falando no caso do LULA.

    "O BRASIL DE VERDADE não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Ramalho

    Pelo que diz PHA, Carlson, os fatos são muito diferentes dos que você noticia.

    Binah Ire

    Eu acho que o Lula como bom Nordestino é mais matreiro que isso, meu amigo.
    Duvido que ele esteja "assumindo" o complexo de vira-latas, simplesmente porque não o tem
    Lula é um brasileiro convicto e um ser humano admirável.
    Quero acreditar que ele possa fazer a diferença no mundo em que vivemos, não somente no Brasil.

    Heitor Rodrigues

    Magno,

    Lula foi à Casa Branca algumas vezes e saiu maior do que entrou. Lula visitou Israel e não se deixou usar pelos extremistas sionistas. Lula foi à Palestina e dormiu em Belém, algo que nenhum Chefe de Estado fizera anteriormente. Deve ter sido a noite mais tranquila dos palestinos desde 1948. Lula foi à Teerã com os turcos, trouxe Ahmadinejad de volta à mesa de negociações, além de conseguir até mesmo um certo abrandamento da retórica de Teerã. A recente declaração de membro do Estado Maior do Pentágono – sobre a existência de um plano militar para atacar a Pérsia elaborado nos últimos anos e que "depende de expressa autorização do Presidente para ser executado" – ocorre na mesma semana em que Obama acena com a volta dos EUA para a mesa de negociações, aproveitando o ambiente propício do anúncio do fim das agressões das tropas norte-americanas que ocupam o Iraque e sua iminente retirada. O que êle fará é organizar a volta da tropa aos EUA para evitar o vexame da saída do Vietnã em 1975.

    A Globo, além de concessão pública, vai muito mal das pernas econômicamente, vide a oferta de Carlos Slim pela Net. Se Lula chamou os Marinho para conversar, é de supor que sabe muito bem que cartas tem na mão e como jogá-las. Ainda não li a explicação ou justificativa da famiglia para manter o Presidente da República fora dos noticiários, mas já sei que podem ter sido pegos com as calças na mão. Quem assiste o JN deve procurar indícios da conversa no Gabinete do Presidente no comportamento dos atores William Bonner e Fátima Bernardes. São muito bons e possuem um arsenal de personagens inesgotável.

    Quanto ao complexo de vira-lata, quem o tem? O que convoca, ou que atenda ao chamado?

Urbano

O Presidente Lula realmente é uma potestade!
Os países sulamericanos precisam preservar a paz entre si sempre, a fim de sacramentarem seus respectivos desenvolvimentos, tanto na área humana, quanto econômica. Não sei o que leva qualquer desses países a voltar-se contra os seus coirmãos, vindo a se aliar com o primo rico e nefasto, que fatalmente o subjugará mais cedo ou mais tarde.

Evandrão

Vamos trocar: mandamos o PIG e os mexicanos nos mandam o La Jornada!

    mucio

    Rapaz tenha dó dos mexicanos. Mandar essa sujeira pra lá é querer detonar os caras que já vivem ferrados pelos americanos.

    jotape

    Concordo com o amigo mucio…por precaução, vamos mandá-los pra Argentina!

Deixe seu comentário

Leia também