Kotscho: Qual é a fronteira entre o JN e a propaganda de José Serra?

Tempo de leitura: 2 min

17/09/2010 – 11:55
Manchetes que viram propaganda eleitoral

por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho

Pelos comentários que leio diariamente aqui, os leitores estão cada vez mais indignados com o comportamento da grande imprensa brasileira na cobertura da campanha eleitoral de 2010. Um exemplo que resume a bronca da maioria é a mensagem enviada às 14h06 desta quinta-feira pelo leitor Eduardo Bonfim, pedindo que eu me manifeste sobre o assunto:

“Prezado Ricardo Kotscho

Sou fã do seu blog. Gostaria que você escrevesse um artigo sobre a propaganda que a Rede Globo vem fazendo no Jornal Nacional (JN no Ar) todos os dias, onde claramente só mostra a parte ruim do Brasil para que o povo vote no 45. Realmente, o casal do JN é 45. Isso é liberdade de imprensa?”

Sim, meu caro Eduardo, esta é a liberdade de imprensa que os oligopólios de mídia defendem. Ninguém pode contestá-los. Trata-se de um direito absoluto, sem limites. O citado JN no Ar, por exemplo, levanta todo dia a bola dos problemas das cidades brasileiras, onde falta de tudo e nada funciona. No mínimo, tem lugar onde falta homem e tem lugar onde falta mulher… Logo em seguida, entra o programa do candidato José Serra para apresentar as soluções.

Na outra metade do programa tucano, em tabelinha com os principais veículos de comunicação do país, são apresentadas as manchetes dos jornais e revistas com denúncias contra a candidata Dilma Rousseff, o governo Lula e o PT, numa sucessão de escândalos sem fim até o dia de disparar a tal “bala de prata”.

Já não dá mais para saber onde acaba o telejornal e onde começa o horário político eleitoral, o que é fato e o que é ilação, o que é notícia e o que é propaganda. A estratégia não chega a ser original. Mas, desde o segundo turno entre Collor e Lula, em 1989, eu não via uma cobertura tão descarada, um engajamento tão ostensivo da imprensa a favor de um candidato e contra o outro.

O esquema é sempre o mesmo: no sábado, a revista Veja lança uma nova denúncia, que repercute no JN de sábado e nos jornalões de domingo, avançando pelos dias seguintes. A partir daí, começa uma gincana para ver quem acrescenta novos ingredientes ao escândalo, não importa que os denunciantes tenham acabado de sair da cadeia ou fujam do país em seguida. Vale tudo.

Como apenas 1,5 milhão de brasileiros lê jornal diariamente, num universo de 135 milhões de eleitores, ou seja, o que é quase nada, e a maioria destes leitores já tem posição política firmada e candidato escolhido, reproduzir as manchetes e o noticiário dos impressos na televisão, seja no telejornal de maior audiência ou no horário de propaganda eleitoral, é fundamental para atingir o objetivo comum: levar o candidato da oposição ao segundo turno, como aconteceu em 2006.

Para continuar lendo, clique aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geraldo Simão

Todos nós temos que opinar a relevante política brasileira, pois como ela, a imprensa também é fajuta e sem qualidade. Sendo assim é bom lembrar que, nem a liberdade de imprensa e nem a lei da ficha limpa, vai nos satisfazer e nos orgulhar, pq nada pode brilhar num país que é de ninguém.

Geysa Guimarães

Resumindo: formação de quadrilha ou, no mínimo, de cartel.

Urbano

Em forma e conteúdo é um casal perfeito. E a aliança são as deslavadas mentiras que apregoam.

    ademir

    a imprensa esta dando um tiro no pé perdendo a credibilidade, mas hoje é muito facil delete os canais de tv e jornais do pig, a internet é livre e otima

José Manoel

Nenhuma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

oswaldo j. baldo

Estamos pior que a imprensa venezuelana, coitado dos brasileiros que estão mal informados.

Baixada Carioca

Eu adoro a internet. Depois dela, desliguei a TV.

Carlos

Kotscho

Algo a comentar sobre o silêncio da FENAJ ante os fatos, as manipulações?
Provável que já tenhas escrito sobre, mas tens algo mais a dizer sobre aaexigência do diploma para o exercício do jornalismo?

Carla

por que o JN não mostra esse vídeo do Geraldao: http://www.youtube.com/watch?v=EjQu-ouQZOc

    coyotte

    Porra, nem a Record chama o PCC de PCC
    Esse papo de "facção criminosa" é coisa dos Bonners

assalariado.

Até agora foram 91 comentários,de uma forma ou de outra,já foram em numero razoavel,citados várias e várias instituições do Estado burguês.Mas se formos montar uma idéia do que seria e como seria esta fronteira,chego a conclusão que,esta seria a lei,sem nunca ter sido,ou seja,os poderes constituidos e as instituições estabelecidas dentro do Estado de direita,nunca passaram de apendice um do outro.O Estado é a cria do capital -(braço do capital)-, e o capital é a sua criatura,istoé,a mãe de fato e de direito,que legaliza a exploração e a ordem capitalista sobre a sociedade e se estabelece como classe dominante sobre os demais.Já está dando na vista,que são varios corpos mas a cabeça é uma só.Ainda bem que o povo esta começando a perceber que a organização da burguesia do campo e das cidades vão muito além dos muros de suas empresas,ou melhor,eles estão escondidos e organizados dentro de um aparelho chamado "Estado de direito".

Será que me fiz entender que,entre Estado,mídia e burguesia,nunca existiu fronteira,tudo haver,ontem,hoje e sempre!!

Marcelo de Matos

Que Deus nos livre da ditadura midiática – aquelas poucas famílias de sempre dando as ordens do terreiro. Falam na mexicanização política do país – um só partido dominando a cena política. O que mais nos preocupa, porém, é o perigo da venezuelização – poucas famílias dominando a mente das pessoas, doutrinando cidadãos e eleitores segundo seu credo ideológico.

IV Avatar

A velha mídia adotou a linha do jornal sensacionalista Notícias Populares, que não existe mais

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_c_AKJjAfBk?fs=1&amp;hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_c_AKJjAfBk?fs=1&amp;hl=pt_BR&quot; type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Evaristo

Devemos boicotar as empresas que patrocinam o Jornal Nacional. O Brasesco é uma delas, quem for correntista deveria ligar para o banco e avisar que mudará de banco caso a Globo empresa continue a patrocinar o golpe de estado. Eu não tenho carro da Hiyndai ou Volkswagen que colocam muita propaganda no JN, mas quem tem deve avisar as empresas que elas estão contra o Brasil. E futuramente na hora de trocar isso deve ser levado em conta. Vamos colocar a relação de empresas que financiam a Globo, Veja, Estado e Folha.

    Baixada Carioca

    Isso é besteira. Sabe porque eles anunciam lá? Porque tem audiência. Se desligarem essa porcaria, o Bradesco deixa de anunciar lá ou diminui a quantidade de inserções publicitárias. Temos é que desligar a Globo e ponto.

    Jairo_Beraldo

    Apoiado…e nem sabia que Bradesco, VW, Hyundai anunciam lá.

    ademir

    parabens, pela nova retaliação, serve como punição

Taques

Ok Azenha mas e daí ? O que você propõe ? "Controle social" da mídia ?
Eu tenho uma opinião sobre como devemos tratar a imprensa: não mudar a constituição e com isso continuar garantindo sua liberdade. Se ela é "injusta", "parcial", "safada", "vendida", bem, isso é um problema exclusivo do leitor/ouvinte/espectador.Não gosta da FSP ou da Veja, simples: não leia. Não gosta da Globo: desligue a tv ou mude pra Record, TV Brasil …Vejo que alguns de seus leitores tem até nojo dos veículos citados no artigo. Pois é, tem gente que tem nojo do PHA, do Nassif … O importante é garantirmos o direito a todos expressarem suas opiniões, sejam elas corretas ou não e se alguém se sentir ofendido, busque a justiça e peça reparação.
Pelo real alcance das notícias fica nítido que o governo não está tão preocupado assim com o aspecto eleitoral das denúncias.O que realmente incomoda é o desnudamento das irregularidades, isso sim que o governo não aceita. Ele sabe muito bem que não precisa da mídia pra ganhar as eleições.

    Carlos

    "busque a justiça e peça reparação."

    Quanto tempo depois chega a "reparação"?
    "Repara", conserta, vidas destroçadas por infâmias? Pergunte ao pessoal da Escola Base o que pensa disso?

    Leu sobre decisão judicial (STJ) recente a propósito da origem do dinheiro do "dossiê dos aloprados"?

    Se houve ou não "irregularidades", não sereremos nós aqui a deliberar, mas ao Judiciário. Ações serão impetradas e em algum momento, ainda que com demora, alguém terá que provar o que afirmou, o que escreveu, o que publicou num – não por acaso – contexto eleitoral.

    Se não aceitamos produção e venda de drogas como algo normal, também não podemos aceitar fabricação e venda de mentiras, fraudes, falsificações, deturpações, que fazem mal à cidadania.

    Taques

    "busque a justiça e peça reparação."

    É isso aí, caro Carlos, não tem outro caminho.

    Se a justiça é lenta, que o governo interceda afim de agilizá-la.

    Em todas sociedades democráticas e livres as coisas acontecem assim.

    JA-BH

    Prezado Taques,

    Não é tão simples quanto o que você quer dizer.
    "Controle Social da Mídia" não é censura ou privar as pessoas de lerem, verem ou ouvirem o que elas quiserem. CSM significa o cidadão (coletivamente, a sociedade) poder reclamar de que as informações estão destorcidas, se eu for atacado eu possa ser ouvido no mesmo tamanho do ataque, que as concessões públicas (como rádio e TV) respeitem as diferenças sociais, culturais, políticas ou religiosas, ou – em suma -respeitem o princípio de iguladade da Constituição.
    Só isso!

Well Costa

Emissora podre, se faz na desgraça alheia, meretriz descarada, falsa moralista, luta pelo lirbedade de imprensa mas pra usar para o seu bel prazer, cancer que corroi nossa sociedade, formadora de opinião unica exclusivamente para uso proprio, gosta de por coleira em seus funcionarios, mas jamais gosta de ser contrariada ou questionada, tem uma historia de vida obscura, nebulosa e sombria, faz escravo aqueles que lhe deve, e inimigo mortal aqueles que lhe contraria, uma a conseção publica para fins egoista e maleficos, insinua, acusa, ludibria, pensa que é rica, mas é cega pobre e nua, cega, por que só enxerga seu lado prepotente, arrogante e mesquinho, pobre por que só consegue algo por meio de ameaças, conseções por meio de falcatroas, apoio por interesse do toma lá da cá, "vide ditadura", e nua por que não a mais como esconder suas vergonhas, seus podres, esta vindo a tona a cada dia que ela se pronuncia atraves de seus reporteres, ventrilocos, nos ultimos anos suas ações é comparada a alguem que esta a se afogar, se passar uma folha de uma arvore ela se agarra, ela quer se salvar nao quer saber como, ou por onde…Viva o Brasil , Viva a Rede!!!

Suzy/Rio de Janeiro

PIG é sinônimo de banditismo.

david bonis

Olá a todos.
Sou estudante de Jornalismo de uma universidade particular de Osasco onde o Azenha participou de uma conferência de comunicação há alguns meses.
Na sexta-feira,17, um professor levou para a minha sala um editorial do jornal O Globo. O texto falava das tentativas do PT em "cercear a liberdade de imprensa". Dizia que essa era uma característica do partido desde que chegou ao poder em 2003 e que, se a Dilma vercer as eleições, as tentativas de "calar" os meios de comunicação vão continuar. Ou seja, o editorial era pura propaganda pró-Serra.
Qual foi a postura do meu professor em relação ao artigo? Ele que é jornalista e se informa somente através do Globo, da Folha e da Veja? Levou a "proposta" do editorial para os alunos. Disse que era uma questão muito séria e que "afeta diretamente os jornalistas, como voces", disse. Quando falei que era mais uma m… do Globo e que o jornal estava fazendo companha política, ele (o professor) me falou assim: "Até quem tem quatro neurônios e acompanha os jornais percebe as investidas em calar a imprensa". Onde quero chegar com tudo isso? A direita ataca até dentro das salas de aula. Ele quer formar profissionais que não questionam os veículos que trabalham.

Gilson Silva

Acho que a posição partidária assumida pelos os maiores meio de comunicação do nosso País, é ruim para democracia e o efeito disso é a falta de credibilidade do leitor.
Fui consultado via telefone se havia enteresse de fazer assinatura da revista veja. Avisado que estaria gravando a conversa, fui taxativo; esse tipo de jornalismo pregado pela Veja é vergonhoso para a classe e recomendo à todos amigos e parentes o boicote da revista.

    Jairo_Beraldo

    Ora, então os biltres gravam suas ligações para nos intimidar? Insanos, estes Civita's.

Marcos

JN: arma que disparará a 'bala de platina'.

tamára

No final do texto o jornalista Ricardo Kotscho lembra que o casal 45 estava vestido de preto. Hoje, dia 20, no 'Bom Dia Brasil', os apresentadores Renato Machado e Renata Vasconcelos também estavam de roupa preta…

J_Amaro

E pensar que durante anos fui corneado pelo jornalismo da Rede Globo. Que vexame.

    Gerson Carneiro

    E quem não foi? :)
    Um dia a inocência acaba e a gente cai na real.

    Jairo_Beraldo

    Não se deixe abater…tem muitos nesta situação. Pelo menos acordou do sono profundo.

Luiz Clete

Pobre elite brasileira se empenhou durantes séculos em tornar o Brasil em um eterno e grande Haiti. Nas eleiçoes de 89 temia que o Brasil virasse uma Cuba. Nas eleições de 2002, em tom alarmista, propagou a argentinização do Brasil. Em 2006, a reeleição do Lula significaria a transformação do Brasil em uma republica africana sob o regime de um ditador. Agora, em 2010, vem a venezualização. Quando é que essa elite podre vai, mesmo na oposição, ajudar a construir um país justo e soberano e parar de tentar transformar o Brasil em vários paises para que esse nunca venha a ser uma nação?

Klaus

Como não tem como defender o indefensável, ataca-se quem denunciou.

    Carlos

    Acusações às vésperas de eleições?
    Acusadores terão que se explicar na Justiça: ou apresentam provas ou, além das indenizações, perderão a condição de primários – nem todos terão uma Itália à disposição, como o Mainardes..

    Carlos

    Corrijo: Mainardi

    Jairo_Beraldo

    Tática abominável. Prefiro a atitude paz e amor.

    Leider_Lincoln

    O ônus da prova é de quem acusa. Acusar sem provas é fácil demais, que o diga a Veja e seu grampo sem áudio, sua gravação sem imagem, seus documentos sem assinatura e suas escrivaninhas com gavetas de Itu, não é mesmo?

@wilsoncjunior

A globo nos provoca um misto de nojo e ódio. Diante de tantos crimes, usando uma concessão pública há 45 anos, acho que até Gandhi mudaria seu conceito de resistência pacífica.

Antonio

SUAVE COMO UMA CARRETA DESGOVERNADA

Serra foi ’suave’ demais e pode ser ‘humilhado’ nas urnas, diz jornal espanhol
‘El País’ afirma que candidato do PSDB cometeu erros na condução da sua campanha.
20 de setembro de 2010 | 4h 39

Uma reportagem na edição desta segunda-feira do jornal espanhol El País afirma que o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, conduziu uma campanha eleitoral “suave” e “totalmente errada” e que o político corre o risco de sofrer uma “derrota humilhante” nas urnas.

No texto intitulado “A surpreendente queda de José Serra”, a enviada especial do El País a São Paulo, Soledad Gallego-Díaz, escreve que competir com a herdeira política do presidente Lula, Dilma Rousseff, sempre foi uma “tarefa difícil”, mas que Serra complicou sua situação por cometer muitos erros e passou de “grande favorito a futuro grande perdedor”.

“Serra, de 68 anos, o bem-sucedido governador de São Paulo que passou toda sua vida se preparando para este dia e este cargo, pode enfrentar agora não só um fracasso eleitoral, como o fim de toda a sua carreira política”, escreve a correspondente”.

Dois comentários

1 – O jornal não conhece a administração Serra em S. Paulo para dizer que ela foi bem sucedida.

2 – Se a “carreta desgovernada” passou toda a vida toda “se preparando” para governar o Brasil, ela se preparou muito mal.

    Alonso Muchon

    El Pigon…"bem sucedido governador" !?!?!?!? Onde????

Cícero

VEJA, AMIGO NAVEGANTE, QUANTA HIPOCRISIA!

No site do Uol (blog do Fernando Rodrigues) há nota informando que no próximo dia 23 (quinta-feira) o Clube Militar e setores da iimprensa (Globo, Folha e outros) organizarão na sede daquele clube o painel com título (tema): “A Democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão”, com a particição R. Azevedo e Merval Pereira.

É realmente um verdadeiro absurdo. A imprensa golpista vai se reunir com os militares para reclamar publicamente que no Brasil não há liberdade de expressão. Logo eles quetodos os dias difamam as pessoassem qualquer punição. Quanta hipocrisia!!!!

    Aracy_

    Fica tranquilo, Cicero. O evento faz parte da programação festivo-cultural de setembro da entidade, junto com uma palestra do Gabeira, o Baile da Primavera, o Torneio de Tênis Brigadeiro Padilha e o baile com a Orquestra Tabajara.

    EDUARDO

    Milico do clube militar eh milico de pijama; as forças estam tranquilas e vão manter a legalidade a qualquer preço. O numero quase infinito de coisas precisariam acontecer para que as forças se metessem destacando-se 1. Lula passasse a ter 10% de aprovação 2. Rebelião dos marinheiros contra a oficialidade como em 64 com cabo Anselmo 3. Rebelião dos sargentos do Exercito contra a oficialidade e outras cositas mas, portanto….segue o enterro do Ze Pedagio

Ananda

Azenha,
Fora de pauta, mas há grandes indícios de que esteja ocorrendo manipulação nos resultados do Ibope e Datafolha para Favorecer Alckmin. Seria possível ajudar na verificação dessa análise (abaixo)? Precisamos desmascará-los o quanto antes.
Obrigada http://flavioluizsartori.blogspot.com/

Maria Dirce

Não existe nada mais asqueroso do que o casal 45 fazendo caras e bocas qdo fala do PT.Triste pq além deles não terem fala própria, lerem o que o chefe manda, deve ser triste para um casal envelhecer diante da tela da Globo sem nada a acrescentar deles próprios,são bonecos que repetem o que lêem.

    Jairo_Beraldo

    Fico lendo comentarios sobre o casal 45 e caio na gargalhada. Caramba, use o controle remoto!

SérgioFerraz

A Rede Globo é o braço midiático da campanha de Serra só isso.
Usar uma concessão pública para fins partidários é uma excrecência.
Como os poderes constituídos não agem, como deveriam, só mesmo o povo para acabar com esta farra.

    Fernando

    Prezado Sérgio
    Usar uma concessão pública para fins partidários é muito pior que uma excrescência, é ILEGAL.

kali, a negra

Racistas controlam a Veja
Jornalistas do Naspers, grupo sul africano controlado por racistas que comprou 30% da editora Abril, pedem desculpas pelo suporte ao apartheid – depois que a casa cai fica fácil…
As desculpas http://www.justice.gov.za/trc/media/1997/9709/s97

A notícia da compra de parte da editora primeiro de Abril http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2006/0
O golpe virá por meio da necessidade de levar-se dois documentos na hora da votação.

Marat

E, sob o manto da "liberdade de imprensa" essa turma faz uma indecente campanha para o Pi-És-Di-Bi, o partido daqueles imbecis que querem que Brasil seja escrito Brazil… nem assim, com toda essa máquina infernal os caras conseguem. Bem feito!!!

    Rogério

    liberdade DA imprensa

Aracy_

O JN é tão nojento que, aqui em casa, só o assistimos em noite de divulgação da pesquisa do Ibope, pois a careta do casal 45 é proporcional à subida de Dilma nas intenções de voto. Fazemos escala de revezamento para suportar essa missão nauseabunda.
Lembram como o JN noticiou a confissão de falta de escrúpulos de Rubens Ricúpero? A gravata do Cid Moreira naquele JN foi a apoteose do péssimo jornalismo da emissora. http://www.youtube.com/watch?v=r_4TtpvkSWE
[youtube r_4TtpvkSWE http://www.youtube.com/watch?v=r_4TtpvkSWE youtube]

    Tilda

    Revelador qdo o Cid Moreira fala que o Reagan "também foi vítima de um episódio semelhante."

Guilherme

Não sei se só eu achei isso estranho, deve ter acontecido o mesmo com outras pessoas, hoje eu recebi uma proposta da FOLHA DE SÃO PAULO para receber por vinte dias totalmente sem custos o jornal.
Ora, esses vinte dias, se não me engano, correspondem até as eleições serem decididas em segundo turno!
Esse pessoal do PIG é muito cara de pau mesmo. Tal proposta já encontra-se na lata do lixo.

jbmartins

O Maior desespero do casal 45 e a propria Globo, é com toda sua manipulação e trabalho o Povo não acredita neles, apos 3 de outubro eles PIG serão nada, não elegerão niguem nem para sindico.

Marcus

"Em nome do Pai"

Pelo quinto dia consecutivo o iG mantém em sua página "Eleições -> São Paulo" a "propaganda gratuita" a Aloysio (quem?) candidato ao senado pelo PSDB.

"Em nome do Pai – Filha de Quércia pede votos para Aloysio"

Qual é a relevância da notícia???
Ou melhor, que notícia tem o poder de ficar 5 dias ininterruptos no P(iG)???
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/estado/sp

ruypenalva

Azenha,

Assaltaram o comitê do PV em São Paulo. Os verdemistas afirmam que foi crime político. Eu não vou dizer que foi um candidato aético e derrotado o autor intelectual, pois sei que vão dizer que foram alguns neo-aloprados tementes do crescimento exponencial da candidata Rihanna nas pesquisas.

    Fernando

    Se perguntar a Serra ele diz: Foi a Dilma.

Antonio

A imprensa brasileira é a prostituta de luxo, exclusiva da direita. Só dá pra eles. É a bonequinha da direita. Festejada, paparicada, bem paga, bem usada, comensal com entrada garantida.
Uma gracinha, que as esposas aprovam pois dá visibilidade e retroalimenta seus maridos. PIG e direita são dois espelhos. Um reflete o outro. Ambos já falam ao vento.
É Dilma lá. E o que isso significa? Perda de poder, grana, fim de carreira, fim de uma era de 500 anos.
Ah, e os caras que se intitulam jornalistas, comentaristas, colunistas, apresentadores do PIG, na defesa da ideologia de direita, falam tanta asneira, que mais parecem asnos empacados naquele disco grotesco. Vão acabar junto com Pedágio.

El Cid

Muito bom o artigo. Diagnóstico preciso. Mas, convenhamos, sinto que faltou precisar o receituário adequado para uma situação que se tornou insustentável. É claro que a internet tem contribuído na redução da importâncias dessa mídia carcomida, que se apequena diante de tão eficaz desempenho do governo Lula. O fato é que numa situação de equilíbrio, a exemplo de 1989, essa parcialiadade declarada ppode comprometer o processo democrático. Acho que a internete fica viável uma campanha articulada (BOICOTE)contra esse segmanto golpista da mídia…

    El Cid

    O fundamental é que o povo deste país repudie veementemente essa mídia velha e golpista e a rejeite de todas formas. No avanço democrático e progresista deste país certamente não há mais lugar para esse "jornalismo". E que venha com urgência um novo marco regulatório para esse setor para que possamos ficar livres desse abuso característico dos oligopólios

El Cid

… e haja máscara anti-gás pra suportar tanto fedor. Mas, como se diz no "populês": pior é na guerra (na outra). A gente aguenta!

Glecio_Tavares

Podemos fazer algo. Eu assinei a Carta Capital. O tijolaço publicou que a Sandra Curou vai investigar a revista a partir de uma denuncia de um eleitor de brasilia que solicitou para que seu nome não fosse exposto. O mesmo pode ser feito por quem se sente incomodado com a partidarização dos outros veiculos, principalmente aqueles que foram assinados pelo governo de São Paulo.

    aliberto amaral

    GT,
    Parabéns por ter a assinado a CARTA CAPITAL. Espero que o RK também tenha assinado. Só assim será possivel peitar a Venus Platinada. Vi que Você continua ativo 83 p. Parabéns!!!
    Ali

    Gerson Carneiro

    Eu também assinei.
    Desconfio que se algum eleitor denunciar algum jornal ou revista da velha mídia e pedir para ter seu nome preservado seria achincalhado, acusado de ser filiado ao PT (como se isso fosse crime) e passaria a ser o investigado.

ruypenalva

Azenha,

Tem uma coisa que me preocupa e pode tirar votos de Dilma no Nordeste. É a exigência de documento com foto. Devido a enchentes em alguns estados do NE, muitos eleitores estão sem documentos com foto. Além disso, há cinco anos atrás, a estimativa era de que 30 milhões de eleitores não possuíssem documento com foto. Seria bom os Institutos de pesquisa irem medindo o efeito dessa nova novidade no reduto eleitoral onde Dilma é mais forte que é o NE. Creio que isso possa aumentar a abstenção em mais de 5% sobre a abstenção esperada. Tem uma matéria de página inteira no jornal Valor (esse ainda leio, apesar de direita) sobre esse tópico – onde eles são claros em achar que isso pode tirar votos de Dilma. Vamos consultar o Coimbra sobre isso?

    Antonio Silva

    Não precisa se preocupar com isto .
    Os eleitores nordestinos que votarão em candidatos indicados por Lula já estão (anciosos) com Título, RG e Carteira Profissional em mãos para cumprirem este dever cívico .
    A maioria dos eleitores relapsos, relaxados ou irresponsáveis (de todas as regiões) sempre anulam os votos ou votam em candidatos apoiados pela máfia midiática .

    ruypenalva

    Se até o governador de Pernambuco está preocupado com isso, quanto mais eu. O Diabo tem arte, é aético e derrotado, mas que injiste injiste.

Claudio Ribeiro

A cor azul do cenário do JN não é mera coincidência…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/o-b

a imprensa encampou de vez o papel de "atirador de elite da oposição". Usa seus meios de comunicação: rádios, tv's, jornais impressos e portais de internet, para alvejar o que é governo, PT, partidos governistas, Lula e candidatura de Dilma, tudo em um só pacote, um bônus de quem "informa SEUS fatos isolados, para desinformar no geral".

Josnei Di Carlo

Mas poucos acreditam no JN. A popularidade de Lula demostra como o JN está desacreditado.

swamy – vitória/ES

Assistir a TV globo é um duro exercício de abstração e alienação preordenada.
Há anos que radicalizei em relação a canalzinho de m.. que fica bloqueado nas minhas TVs e só liberado para a F1 e futebol, caso esse último não seja transmitido por outra emissora.
Sempre que posso, aliás, todos os dias, eu esculhambo a globo quando alguém vem me perguntar se vi esse ou aquele programa. Digo logo que aquilo é um canal fascista, retrógrado, golpista, alienante e desinformador. Nada que tem ali é aproveitável do ponto de vista da informação fiel e imparcial.
Infelizmente, nesses tempos de eleição tenho que mandar às favas os meus escrúpulos e assistir o JN (com um penico ao lado para o caso de vômito), até mesmo para confrontar com os demais noticiários/blogs sujos/sites, etc.
É claro que não chego ao extremo de ouvir ou ver aquela CARA nojenta, podre, feia, ridícula e asquerosa do Jabobo. Acho que eu morreria.
O que constato é bem o que foi dito aqui quanto a esse canalzinho de m… Ou seja, não vale um centavo de cruzado.
Espero que o Governo da Presidente Dilma não faça mais propaganda nessas TVs, nem na Veja, Folha, Estadão, Istoé, Band, etc. Deixe-os com os anunciantes privados e use o dinheiro de propaganda para fins mais valorosos.
Exorto vocês, caros leitores de blogs sujos, que eliminem de suas vidas não só a globo, mas tudo que a ela se relacione.
Eliminem também a BAND, Record, Gazeta, SBT pois essas também não têm nada de útil.
Vocês verão como ficarão mais felizes e inteligentes.
Acho que essa deve ser uma campanha de todos nós. GLOBO, NÃO!

    Leone Valença

    Aceite meus cumprimentos , Swamy . Cala a boca Galvão pode ser um ensaio para fazer-mos algo semelhante com a poderosa Globo . Leone Valença

    Fernando

    Os banccos fazerem propagando tudo bem, pois eles concorem com outros bancos privados. Mas, petrobrás está concorrendo com quem? Então para que públicidade na Globo? Embora, a CEF seja um banco, mais é uma empresa pública, sem fins lucrativo. Também não precisaria, a não ser para divulgação institucional, tipo: pis, pasep, fgts, poupança, fat e etc.

Fátima

Azenha e amigos

No Google digite FLIT PARALISANTE para quem não conhece vale a pena.

Wilson

É isso aí! MAnda o Casal 45 procurar a rodilha onde o Serra quebrou o pote!
Abaixo a imprensa golpista!

Antonio Edemberg

Muito bem lembrado companheiro Messias.

Adivinha qual será a grade dos cursos?

Aí vai:
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/20

O governador José Serra assinou nesta sexta-feira, 19, convênio para implantação de uma Escola Técnica Estadual (Etec) voltada para a área de mídia eletrônica. A cerimônia contou com as presenças do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; do presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, e do diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal.

"É uma Etec pioneira. São cursos inovadores, que terão uma demanda muito grande. Ter boa mão de obra qualificada, força de trabalho preparada é bom pra quem trabalha e pra quem emprega", afirmou o governador. "É uma Etec inédita. Ganha a sociedade, ganha São Paulo, ganha o Brasil”, completou Alckmin.

Sei, sei…!!

    druida

    Esse é aquele centro de treinamento para profissionais da Globo que foi construido em um terreno público doado à Globo pelo demotucanato. A Globo usava a seu bel prazer esse terreno, até que houve uma ampla denúncia e eles correram fazer essa escolinha para eles mesmos, de novo com a ajuda do demotucanato! E os paulistas continuam a votar nessa turma — deve ser algo na água, não é possível…

Messias Macedo

Kotscho: Qual é a fronteira entre o JN e a propaganda de José Serra?

TENTATIVA DE ADIVINHAÇÃO: o muro que cerca o terreno do Estado de São Paulo e que foi ocupado (sic) pela Rede Globo. O tal terreno da futura(?!) ETEC "dotô" Roberto Marinho da ditabranda!

E VAPT VUPT!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Ary

A semelhança entre o JN e a propaganda do Serra é a seguinte: a Marina. A diferença entre os três: nenhuma.

marcelle

Meu caro, a questão para mim e muito simples, eles não são um pingo de bobos, eles sabem realmente a situação pela que passa o candidato, eles sabem que estão perdidos e do resultado nas urnas, nada vai mudar a vontade da população, não adianta mais campanhas na mídia racionaria que esta dando seus últimos estertores como sinal de morte. Esta midia atrasada que ficou no ano 1964 e não evoluiu esta destinada a desaparecer, elas não se sustentam sem dinheiro publico devido a sua pouca circulação. Eles construiriam uns monstros com centenas de chamados jornalistas que a partir do dia 3 de Outubro vão conhecer o olho da rua, eles sabem disso. Mais vai ser muito bom para nos pode dizer de aqui alguns anos, Vaja, Folha, Globo, Estadão que em paz descansem,,,Q.E.P.D.

Messias Macedo

A CONCLUSÃO(?!) DO CASO ALCENI GUERRA – A 'VEJA' E OS ASSASSINATOS DE REPUTAÇÕES!

E Alceni Guerra ameaça: “O veneno da destruição da minha imagem insiste em continuar ativo, aniquilando-me como pai, amargurando-me como marido e assombrando-me como cidadão. Será que é preciso dar fim à minha vida para chamar a atenção para o que aconteceu comigo?” Sintomaticamente, até por ter sido inocentado, Alceni Guerra aparenta ser mais amargurado do que o ex-presidente Fernando Collor, que, simulando se defender, está sempre no ataque, sobretudo agora que se diz disposto a publicar um livro revelando bastidores de seu governo.

FONTE:
O escândalo como verdade
Iúri Rincon Godinho
Livro resgata a surpreendente história de Alceni Guerra, vítima de denúncias pouco sérias, mas que a imprensa apresentava como verdade absoluta
#############################
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Lucas Freitas

Atenção! CNBB começou a agir! Em liturgia deste fim de semana, PADRES falaram que tudo no Brasil está horrível e alertaram sobre as Eleições 2010!

Carlos Marques

Comentei a folhas tantas neste espaço que não vejo mais o JN. Pois vou abrir uma exceção. Não quero perder o casal 45 dando a notícia da concessão do Nobel da Paz para o Presidente Lula. Quem lucrará muito serão os fabricantes de veneno para ratos. Os ratos e ratazanas do Brasil não suportarão o golpe.

monge scéptico

Não há fronteiras na mídia em geral entre uma coisa e outra Outro dia em um programa sobre
animais silvestresde nossa fauna, em várias ocasiões o fixavan a imagem um tucano e, term-
-inaram com a imagem do bicho!. Subliminar men caro watson!
Para eles não há leis ou quem as acione!.Podem atacar quem quer que seja, numa tentativa
clara de subverter, a ordem natural das coisas, que é trocar os governos que nada fizeram
pela sociedade, por quem tem vontade de fazer, embora enfrentando fabricantes de crises,
os quais nunca apresentam provas cabais que ponha os meliantes na cadeia. Empurram
a "crise" com a barriga(a justiça e MPF/PF), beneficiando assim, aqueles que querem dar
um golpe branco como está claramente visível. DARÁ CERTO? GOLPISTAS!!

duducoutinho

http://antidemocratico.wordpress.com/2010/09/19/j
Será que não seria a ideia de tratar a Globo como partido de oposição, como fez Obama com a fox?

malu

Eu não vejo o JN, aliás, tenho asco do casal 45, fui assinante da FSP por muitos anos, agora, nem espiadinha eu dou. A Veja deixou de ser referência há milênios. Todos temos que ignorar esses lixos. Só sei da existência deles atravé dos blogs, sempre tem alguém com estômago forte para assistir e comentar. Acredito que morrerão de fome, a última esperança dessa gente sórdida era eleger o coiso e mamar nas tetas federais como mamam na estadual. E eles morrem de medo da Dilma, muito mais do que do Lula, ela está longe de ser Dilminha paz e amor. Oxalá!

Rudi Pereira Lopes

Atençaõ pessoal,

A direita golpista está furiosa e perdeu a razão. O Brasil Constitucional não pode ficar desatento.
Estão querendo repetir 2006.
Mas o povo esclarecido e organizado não vai permitir.
Principalmente no momento em que nosso país vive um estado de glória.
Temos que continuar o projeto que está tirando nossos irmãos da miséria absoluta mantida pela corja que governou por anos para a elite.
Não podemos parar enquanto tiver único brasileiro fora do processo de desenvolvimento.
É o Brasil Gigante que quer se transformar numa potência.e os traidores da Pátria não vão nos atrapalhar.

Rudi Pereira Lopes

Antonio Silva

Infelizmente AINDA não há fronteira, pois quem deveria impor limites (MPF/MPE/TSE e PGR) estão lenientes .

Só nos resta aglutinarmos esforços nas organizações sociais (Sindicatos de Trabalhadores e Entidades Estudantis) e partirmos para as ruas para rebatermos cada factóide criado por esta máfia midiática .
Aliás, um lembrete importante :
Abaixo o golpismo midiático !
Viva a Democracia !

Data: 23 de setembro, 19 horas
Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
(Rua Rego Freitas, 530, próximo ao Metrô República, centro da capital paulista).
Presenças confirmadas de dirigentes do PT, PCdoB, PSB, PDT, de representantes da CUT, FS, CTB, CGTB, MST e UNE e de blogueiros progressistas

rubem

O JN e VEJA A folha S.Paulo e Estadão é o pior e mais conservador em termos de jornalismo, "conservadorismo" é uma palavra branda, para designar as "canalhices" que estes orgaos da grande mídia fazem para desqualificar Lula e seu governo, são capazes de praticar os piores impropérios , e ainda tentam manter a "pose", como aquele "casal 45 do JN".
Não assisto mais, nem leio qualquer dessas "porcarias" acima citadas e cada vez vejo mais pessoas com a mesma atitude, o destino deles não é bom….

Messias Macedo

"… Aí é o ponto fundamental: um elemento central da oligarquia são os meios de comunicação de massa, cuja história ilustra de maneira muito clara a passagem de um [que deveria ser] contrapoder a membro dessa mesma oligarquia, a um poder efetivo no campo político." Fábio Konder Comparato, em entrevista à revista Fórum, edição 88 julho

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito jurista brasileiro Fábio Konder Comparato – e a opção pela democracia direta
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

[DA SÉRIE 'O POVO PRECISA SABER!' O PERÍODO ELEITORAL E O EXERCÍCIO DA PEDAGOGIA COLETIVA]
CHEGOU A HORA DE DESMASCARARMOS, DEFINITIVAMENTE, A GOLPISTA REVISTA ‘VEJA’!
################################
O caso Alceni Guerra

Deveras amargo o depoimento de Alceni Guerra, ministro da Saúde do governo de Fernando Collor e que foi denunciado pela revista ‘Veja’ por um escândalo envolvendo a compra de bicicletas superfaturadas.
No caso de Alceni Guerra, a imprensa não quis nem saber da inflação assustadora do período, quando o preço de hoje era inevitavelmente inferior ao de amanhã. Num depoimento bem-escrito, até com certa suavidade, apesar da ira das entrelinhas, Alceni conta que sua vida política foi destruída, um dia tinha tudo (era cotado para ser o próximo presidente, segundo ele) e no outro estava humilhado, abandonado até pelo próprio presidente.
Até hoje, mesmo depois de ter sido eleito prefeito de uma pequena cidade do Paraná — na qual fez uma administração considerada revolucionária e honesta —, Alceni Guerra garante que não conseguiu se reerguer.
[Prossegue…]

FONTE:
O escândalo como verdade
Iúri Rincon Godinho
Livro resgata a surpreendente história de Alceni Guerra, vítima de denúncias pouco sérias, mas que a imprensa apresentava como verdade absoluta
#############################
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

mariazinha

É muito bom ser brasileiro, hoje em dia! http://nogueirajr.blogspot.com/2010/09/tracking-v

ednir

Kotscho, eu já tinha observado essa tabelinha e junto com minha familia, estamos discutindo isso, e ai eu digo o seguinte tem mjitos amigos que comenta com a gente, que odeia horário politico, e eu também sinceramente não gosto, mas temos a obrigação de observar esses fatos, para daqui a pouco, quando as coisas começarem acontecer, como no momento, não tomarmos decisões precipitadas, deixando se influenciar por esses formadores de opiniões que representam o eixo do mal.

J. Fernandes

Não dá para assistir tudo isso sem embrulhar o estômago. Há muito tempo só assisto a globo (com gezinho mesma, dada a sua pequenez) e seus jornalecos uma vez ou outra, só para checar se continua a mesma. Porém, até isso tem sido um sacrifício imenso.

Antigamente os aparelhos receptores de parabólica já vinham programados com a dita cuja como canal gravado para iniciar. O que fiz: alterei para a Record que, se também não é gde coisa, é um pouco menos ruim que as demais.

Com o avanço da internet, passei a acompanhar os jornalões via rede. Outra tarefa cada vez mais indigesta, mas que tenho feito para ter sempre o contra ponto entre o que sai na mídia alternativa e o PIG (e para manter sempre viva a capacidade de se indignar)

Hoje, penso seriamente em DELETAR dos meus favoritos da net todo e qualquer jornal do PIG. Chega o momento em que NÃO ESTÁ DANDO MAIS. É caso de polícia.

O PIG manipula a informação da forma que bem quer. É a liberdade de imprensa a serviço de determinados grupos, ludibriando e subtraindo do povo o direito a informação HONESTA.

O pior é assistir tudo isso sem que quem de direito faça nada contra. Especialmente o MPF. Onde é que estão os guardiões da lei!!!!

Imagino que, qualquer período de investigação, por breve que seja, já seria suficiente para desmascarar todo o PIG. Viriam a tona toda a arapongagem a serviço deles e certamente toda uma gama de ilícitos (o PIG não trabalha de graça, certamente deve estar sendo muito bem remunerado para tal).

J. Fernandes

    VLO

    J. Fernandes, mude sua TV por assinatura. Deixei de assinar a SKY e rejeitei a Net e fui para uma que não transmite a globo. Assim, não corro o risco de apertar o botão errado e dar de cara com o casal 45 ou os outros de sua (deles) laia

    J. Fernandes

    Eu não mencionei, mas vai fazer dois anos que cancelei a SKY, dp de quase dez anos como assinante. Assinava mais por causa do esporte, mas como quase não tinha tempo para assistir e aproveitando que o campeonato que eu mais gostava passou a ser cobrado a parte (os melhores jogos), não vi sentido em pagar tão caro para ver os lanternas jogarem. Estava me sentindo lesado. Agora, só na parabólica, e de vez em quando. O problema mesmo é mudar o hábito do resto da família que, mesmo reclamando que não tem nada que preste, continua lá, ligada.

    J. Fernandes

Carlos Marques

Já fui assinante da Veja, depois leitor avulso, hoje essa revista me causa repugnância. O mesmo aconteceu com a Folha, assinante, leitor das edições dominicais, gostava do caderno Mais, e hoje não uso esse jornal nem para juntar as fezes de meu labrador Orpheu, quando saimos para passear. Tal como enorme contingente de brasileiros, tinha o hábito muito arraigado de ver o JN, praticamente desde que surgiu há mais de quatro décadas. Cortei este hábito há pouco, desde que começou essa patifaria contra a campanha da candidata Dilma. Não suportei mais tanta hipocrisia, tanta falsidade e desonestidade. Sob retórica estelionatária de neutralidade, fazem campanha explícita para o candidato Serra. Felizmente, o Presidente Lula resolveu enfrentar essa corja. Já não era sem tempo. Sua força política e social será o suporte necessário no embate destemido e sem vacilação. Se não fizer esse combate, essas forças repetirão 1954, 1964 e 1989. A maioria da população deve dar um basta a isso, capitaneada pelo Presidente Lula, desde já enquanto ainda está no cargo, e ainda depois como guardião das conquistas obtidas.

Marcia. Lima

Foi bem colocado aqui nossa indignação, pois o JN tem revirado o estômago de muita gente indignada com a enxurrada de noticias fabricadas e pra tentar desqualificar a candidata do PT e o governo Lula, que todos sabem foi o melhor governo que o Brasil já teve. Dizem (o PIG) estar defendendo os brasileiros, mas ninguém nunca perguntou se concordamos com tais métodos de lavagens cerebrais. Os brasileiros são bem mais informados que no passado, graças à internet e aos blogueiros que não dormem no ponto e fazem sim um jornalismo sério. Diga não à falsa imprensa e a tv globo!

mariazinha

É triste; mas é a pura verdade o desabafo do eleitor de DILMA. Eu pergunto: nada pode ser feito para punir a mídia venal? Talvez a justiça brasileira seja tão atrasada e incompetente que não queira fazer algo. Entretanto nós, brasileiros, podemos fazer a diferença. Podemos punir a bobo e todos os outros com nosso desprezo; nada que produzirem será lido ou ouvido. Votaremos na D. DIMA pois sabemos que, só assim, salvaremos o Brasil da rapinagem pois foi no governo do psdb de serra e, ele mesmo, que entregou as riquezas brasileiras aos gringos. A VALE DO RIO DOCE, inclusive e por pouco, perdemos a PETROBRAS. Está vivo em nossa memória como fogo queimando. Zé alagão, Z privataria, Z buracão, Z pedágio e agora, o Zé do creme vaginal superfaturado: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010
Eu hem? Quem vai votar nesse 'coiso'?

Torquemada

Um pequeno exemplo de como distorcer a realidade, difamar uma pessoa e praticar mau jornalismo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/800757-erenice

ERENICE PLANEJAVA DEFENDER INVESTIGADOS POR CORRUPÇÃO QUANDO SAÍSSE DO GOVERNO

Observe a manchete, leia atentamente o texto e depois ouça o grampo de uma conversa entre a Erenice e o Silas Rondeau.
Como ela é advogada, e do ramo, o Silas deve ter pedido para ela indicar um bom advogado e a conversa se limitou basicamente a isso.
Em determinado momento, para tranqüilizar o Silas ela diz, em tom visivelmente jocoso (tanto que sorri no meio da conversa) que um dia ainda iria “ganhar dinheiro” graças às falhas que a polícia comete quando elabora um inquérito o Ministério Público deixa passar.

Mas não disse isso, como sugere a torpe manchete, no sentido de “liberou geral”, como se todo mundo pudesse praticar o crime que quisesse porque a Polícia e o MP são incompetentes. Não! Nem com muita má-fé dá para entender isso, pois na seqüência do raciocínio ela deixa claro que NÓS ESTAMOS VIVENDO UMA DISPUTA POLÍTICA E DE POLITIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO QUE É UM NEGÓCIO ESCANDALOSO!

Vale dizer, ela não disse que iria ganhar dinheiro graças à incompetência de ninguém, muito menos que iria ganhar dinheiro defendendo corruptos ou corruptores, mas zoou, tirou visivelmente um sarro, dizendo que iria ganhar dinheiro explorando as falhas que a Polícia e o MP estavam propositadamente cometendo na defesa insana e inconsequente de interesses políticos, já que Polícia, Ministério Público e Judiciário são órgão, ou pelo menos deveriam ser, exclusivamente tecnicos, completamente refratários a toda e qualquer influência de natureza política.

    Gerson Carneiro

    E daí? Ainda que ela tivesse planejado. Ela é advogada.
    E eu, quando eu tinha 6 anos de idade eu planejei matar o papa. E daí?

    ruypenalva

    o GC, foi o papa ou o papá? Todo filho homem, segundo Freud, quer matar o papá, ainda que essa morte se complete apenas em nível psicológico.

    Empine sua pipa
    Mate o nosso papa
    Faça uma garapa
    Seja um bom artifice
    Gerson Sumo Pontífice

    Gerson Carneiro

    Desse vez foi o Papa João Paulo II. Após a TV Globo exibir as imagens do atentado sofrido por ele em maio de 1981. Se eu tivesse levado adiante o plano a culpa não seria minha. Quanto ao papá, lembro de ter pronunciado alguma bobagem nesse sentido nessa época também. Esse Freud tinha a mania de contar os segredos alheios. E se eu soubesse disso naquela época ele não escaparia da minha lista. A sorte dele foi que a TV Globo não se interressou por ele, e por isso não o conheci.

    Heitor Rodrigues

    Pô, Gerson! Tá nos devendo essa, hein?

Ronaldo Caetano

Enquanto isso, a Madame Cureau quer saber do Mino Carta se a revista dele é subsidiada pelo governo… Não passa pela cabeça desta senhora que o candidato Serra está recebendo, de forma ilegal, propaganda casada com sua campanha no horário mais caro de nossa televisão.

Ofende a inteligência do eleitor e parece morrer de medo da dupla Serra/Globo. Um conselho, Madame Cureau… Seus 15 minutos de glória acabam dia 03 próximo e vai ter que conviver pelo resto de sua vida com a suspeita de ter dado apoio, ainda que indireto, a uma vergonhosa tentativa de golpe eleitoral.

    Ronaldo

    A orangotucana é serrista. Simples assim.

    Como funcionária pública federal não está nem um pouco preocupada com o futuro. Você sabe quanto ganha por mês?

    E ainda pode ser colunista do PIG quando se aposentar com salário integral.

    Quais as opções que para os indignados, além do voto e do esperneado digital?

ruypenalva

Eu já tinha feito esse comentário nesse Blog. Primeiro a Veja (sempre ela) levanta a lebre e a seguir, como se fosse fato consumado, Folha, Estadão, Globo e outros jornalecos e sites reforçam. O negócio é absurdo, nojento. Antes de se dar uma notícia sobre o PT, no JN, se dá 4 notícias de crimes, estupros, roubos para linkar o PT a essas práticas. O avião da Globo é linkado com o programa do Serra. Tudo isso é claro, mas é dificil provar, pois aqui e ali eles dão uma disfarçada. O incrível é o fácies que a Fátima, o William, a Pelagio, o Waack e outros de lá fazem quando dão essas notícias. São semblantes de reprovação, de nojo. É uma prática criminosa, que só não colou com o Lula pois ele conseguiu o efeito Teflon contra essas notícias. Lula se forrou de povo. Foi pra junto do povo. Não sei se a Dilma conseguirá. Penso que ela terá que intervir, fazer alguma Lei dos Meios. O pior é que está tudo dominado. É a imprensa. A justiça (eleitoral, mormente). O Supremo. A famigerada OAB. Parte do Ministério Público, principalmente o de SP. É uma câncer difícil de ser extirpado. Só os blogs têm conseguido algum sucesso.

ValmontRS

Como diz o Sr. Mino Carta, até o mundo mineral já percebeu as artimanhas do PIG.
O que precisamos é de soluções para evitar esse poder desenfreado e ilimitado. A palavra-chave é REGULAÇÃO. Produção de lei através das instituições democráticas, dos Poderes Executivo e Legislativo, com ampla participação da sociedade em debates (audiências públicas, universidades, sindicatos, ONGs, blogs, tvs, rádios, etc.).

JOACIL CAMBUIM

É lamentável vê um casal tão bonito e elegante – Bonner e Fátima – se prestar a um serviço tão sujo, como nunca visto antes na história deste País. Pouco entendo de política, mas companho eleições com certo interesse desde o ano de 1974 (tenho 55 anos). Nem mesmo nas eleições de 1989, quando a Rede Globo apoiou de forma deslavada o candidato Collor, se viu tanto descalabro. A maneira como a Globo, e evidentemente os grandes jornais e revistas (notadamene a "Veja"), vem produzindo o noticiário sobre as eleições, constitui uma verdadeira afronta aos seus destinatários: os eleitores. Em tempo: será que o casal "45" depende tanto assim do emprego na Globo, a ponto de se amesquinhar a tal ponto?

Gerson Carneiro

A fronteira entre o JN e a propaganda de José Serra deveria ser os comerciais, mas o intervalo destinado aos comerciais é preenchido com propaganda do Serra! Na verdade o JN está sendo o comercial da propaganda do Serra. Até tentaram inverter o troço aí pra nos confundir, mas o fim é o mesmo balaio de gato.

Odilon

Prezado Kotscho

Parabéns pelo artigo. Mas pergunto: não há uma organização sindical patronal dos meios de comunicação, para tomar imediatas providências sobre a pouca vergonha da globo, da folha e do estadão? – Peço perdão por não escrever o nome desses pseudos veículos de comunicação com letra maiúscula – Não há uma justiça eleitoral para prevenir inserções incorretas? A dr. cureau não cumpri o seu dever? Não há carater no senado federal para frear tais cometimentos?

Por outro lado, estou certo que as instituições partidárias que são contrárias ao Governo Lula e a Candidata Dilma, não merecem coisa melhor do que o tiririca ranto no senado como na câmara.

Prossiga defendendo os interesses nacionais como sempre o fêz.,

Deixe seu comentário

Leia também