José Caetano: Qual é a do You Tube?

Tempo de leitura: 2 min

Prezado Azenha,
 
Acompanho seu blog há bastante tempo mesmo. Sempre gostei das suas matérias e de outros colaboradores, mas nunca me importei de comentar como tantos outros comentam no espaço destinado a tal. Sendo este meu primeiro comentário (na forma de e-mail) gostaria de informá-lo sobre algo que tenho notado e gostaria que o senhor verificasse e/ou fizesse alguma matéria sobre tal assunto: desde o dia da eleição, no primeiro turno, noto que no site de vídeos “youtube” há sempre o espaço para um vídeo, na página inicial do site, que ou serve para confundir as pessoas ou plantar “duvidas” quanto a candidata Dilma e/ou o Partido dos Trabalhadores. Ontem (5 de outubro) tinha um vídeo (na primeira página, é claro) referente a Dilma e o aborto, hoje tem um vídeo (na primeira página, é claro) acusando partidários do PT de fazerem “campanha suja na internet” contra a “eterna vítima” que nem vou citar o nome. Hoje também está o vídeo (na primeira página, é claro) do Marcelo Madureira com o subtítulo “orgulhoso”: “fala o que acha do Lula – o que nem todo mundo tem coragem de falar”, video este que é comentado hoje no seu blog.
 
Engraçado que no vídeo de ontem o autor diz ser um adolescente de 16 anos que não vota, engraçado porque no termo de compromisso para enviar video para o “youtube” este informa que é necessário ter 18 anos no mínimo.
 
Penso que não é necessário colocar os links dos vídeos referidos pois ficam disponiveis para serem acessados na página inicial e se revezam com outros. Basta visualizar diariamente a página inicial do “youtube”.
 
Tenho suspeitas de, esta questão de sempre ter na página inicial do “youtube” um video destes, ser parte da verdadeira companha suja contra o Partido dos Trabalhadores e sua condidata Dilma e ter o mesmo efeito que as famosas Manchetes de primeira página dos famosos jornais que apoiam o candidato “eterna vítima”.
 
Agradeço desde já a atenção dispensada.
 
Cordialmente,
 
José Caetano


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre

Que o PSDB assaltou ao joalharia do shopping morumbi eu não sei, mas que Paulo Preto (o da DERSA) foi preso com um relógio da Gucci, roudado de uma joalharia foi.

Ricardo

Entrei agora no youtube e apareceu nos mais populares, em notícias e política o vídeo SERRA COERÊNCIA. hahahaha

Estranho ein …….

@danweo

é fácil fazer isso: são robôs que assistem os vídeos e acabam colocando-os nas páginas de mais assistidos…

Bruno

As recomendações de vídeos são dadas por Algoritmos que funcionam usando exibições por espaço de tempo, ou seja, os vídeos com maior n° de exibições em menor período são os que ficam em destaque.

O facto de aparecer vídeos que falem mal da Dilma não significa uma 'intriga da oposição', mas sim porque tem o que falar dela e as pessoas querem ouvir.

    antijosias

    Em qual planete voce vive, cidadão? Não acha estranho que esses "algoritmos" dêem esses resultados? Se voce não sabe, algoritmos são feitos por pessoas… e o Youtube é uma empresa, como toda empresa tem como objetivo o lucro. É natural suspeitar que possa estar havendo pagamento para exibição desses vídeos de maneira prioritária. É bem provável que haja pagamento, como há pagamento para os links serem pririzados no Google, que é a empresa dona do Youtube. Se liga.

    William

    Amigo, "se liga" você. Leia, informe-se e aprenda antes de vir aqui e vomitar esse monte de asneiras. Parece que faz questão de "encontrar" ações que sejam contrárias ao PT. É preciso parar com essa mania de ser vítima. O Google tem um faturamento absurdo que está além de qualquer disputazinha eleitoreira.

    Luiz Le Roy

    Concordo. Acredito que, devido as caracteristicas de negocio da google, eh mais interessante deixar este tipo de classificacao automatizada… Obviamente e possivel realizar intervencoes humanas mas nao acredito que a google tente este tipo de intervencao politica nos diversos paises que ela possui atividades…

Nelson Quintanilha

É a nova midia juntando-se a velha e ordinária midia.
Manipuladores de primeira linha, muito$ intere$$e$ em jogo.
O poder pelo poder, cu$te o que cu$tar.

    William

    Hahahahaha! Nelson, se você acessou o YouTube para ver um dos vídeos contra Dilma e cia, saiba que você mesmo faz parte desse grupo de "manipuladores de primeira linha", já que deu audiência a tais vídeos e fez com que continuassem na parte alta do "ranking". Informe-se e deixe de culpar quem não tem absolutamente NADA a ver com essa política porca que acontece em todo o país entre todos – eu disse todos – os partidos políticos.

Mauro Toshiuki

O Problema é que o Serra tem uma rede de desinforamção enquanto o PT não tem, se você for no Google e digitar a procura por PNDH 3 você vai achar muito mais link's que te levam a matérias negativas sobre o assunto que positivas. Mas isso é devido a essas redes de desinformação da direita que estão interligadas ao Serra, já pelo lado da esquerda vejo muito pouca movimentação na interenet. É preciso criar link's onde se possam encontrar informações boas e dados positivos sobre o governo Lula e o PT mas onde e como fazê-lo eu não tenho a minima noção, mas se o pessoal de esquerda fizer isso e na hora da busca os "link's bons" forem maioria aí o pessoal vai ter mais acesso a informação boa que negativa, o mesmo se dá no You Tube, parem de reclamar e comecem a postar vídeos com as inaugurações de obras feitas pelo Lula ou sobre dados positivos do governo Lula e ainda depoimentos dos pastores ou padres qeu desmintam os boatos.

Murilo Costa

Caro Azenha,

Esse alerta de José Caetano chamou minha atenção.

Em agosto, participei do Consegi, em Brasília, onde Sérgio Amadeu da Silveira fez um alerta sobre um acordo entre o Google e a Verizon (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/google-e-verizon-publicam-proposta-para-regular-trafego-na-internet.html), cujo objetivo é acabar com a neutralidade da rede mundial de computadores.

O Governo Lula defende fortemente a neutralidade da rede, inclusive é um dos pilares do marco civil da internet e do Plano Nacional de Banda Larga. O PT também defende tal posição. Por outro lado, o senador Azeredo (PSDB) apresentou um projeto fortemente atacado pelos defensores da neutralidade da rede, tanto que tem sido apelidado de AI-5 Digital.

Será que não há uma conjunção de interesses que façam com o que o You Tube (do Google), por mero acaso, dar destaques a vídeos negativos à candidata Dilma?

    Alan Tern

    Gente, novamente, não vejam conspiração onde não existe. O assunto da neutralidade da rede se refere não a neutralidade política, mas a neutralidade no sentido de não escolher que sites ou serviços priorizar na hora de transmitir ao usuário. Por exemplo, alguns provedores de banda larga diminuem propositadamente a velocidade do tráfego P2P, que é utilizado por exemplo por pessoas baixando filmes e jogos piratas (nem todo mundo vai comprar lá no camelô, alguns sabem ir direto na fonte). A justificativa é que isso come muita capacidade de transmissão (a "banda"), o que é verdade, e que como provavelmente é pirataria, eles seguram a velocidade disso em favor de outros serviços. Muita gente protesta pois há usos legítimos de P2P, e também porque advogam que a rede deve ser neutra, ou seja, nenhum tipo de tráfego deve ter prioridade sobre outro (o que poderia dar margem a um provedor priorizar tráfego de sites "parceiros" e deixar lentos os sites de "concorrentes"). Isso é neutralidade da rede.

    O que o Google e a Verizon fizeram foi justamente uma proposta para garantir a neutralidade da rede (está bem claro no artigo), excluindo apenas o tráfego wireless, que é o acesso à internet via operadoras de celular. Por que não via celular? Porque banda de celular é mais cara, e eles não querem gente torrando a banda das operadoras de celular com P2P. Sendo assim, o Google se colocou a favor da neutralidade da rede, e não tem objetivo de acabar com ela.

    Já o projeto do Azeredo não tem a ver com neutralidade da rede, mas com censura e anonimato, já que sua intenção é tratar de crimes cometidos na rede, mas o método proposto é que cada provedor mantenha registro por 3 anos de cada acesso de cada cliente, para que uma gravadora ou estúdio cinematográfico possa, por exemplo, obter os dados de uma pessoa que baixou músicas ou filmes piratas e processá-lo. O que muita gente reclama é que o método é draconiano e volta aos tempos da ditadura, onde qualquer um munido de ordem judicial poderia vasculhar as atividades online de um desafeto.

    Portanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra, e não existe conjunção de interesses, nem conspiração tucana no google nem no youtube. Se quserem reverter isso, façam com que os vídeos favoráveis a Dilma sejam mais vistos que os desfavoráveis. O problema todo – e esse realmente é o X da questão – é que a grande mídia PiGueana divulga os vídeos que lhe interessam. Assim, esses acabam sendo mais vistos e aparecendo na página inicial do youtube.

Gerson

Fui fazer o teste do You entubado e quando abri, tinha um link com uma mulher com os seios "pulando" cantando Satisfaction.

Mas eu podia optar por outros: um do JÔ e suas meninas e outro do Jaburú.

Num pensei 2 vezes.

Rafael, BHte

onde estão os boatos sobre o Serra??!! Conheço 'n' boatos sobre a Dilma mesmo sem ter procurado por eles, eles é q vieram facilmente até mim, pela internet ou da boca de todo tipo de gente, mas alguns q tb 'homenageiem' ao Serra como o fazem com a Roussef não tem

M_Lucia

Por coincidência comentei isso ontem… Até dias atrás, quando acessava a home do Youtube surgiam vídeos recomendados para mim com músicas referenciadas ao que costumo tocar… De repente, aparecem ao menos 3 vídeos anti-Dilma…
Não creio em bruxas, pero…

Mayara Cristina

Mesmo se puser na busca "voto dilma"a maioria dos vídeos que aparecem são contra a dilma. Mas achei esse que é uma resposta ao vídeo da Regina Duarte! Gostei! http://www.youtube.com/watch?v=RrNqGqoXtMQ

Gerson Carneiro

É a LIBERTINAGEM de imprensa, e de expressão.

Detalhe, nunca aparece vídeos do Serra como o do "Professor Serra, o Economista" .

    Ricardo Ferreira

    E isso que foi acessado muitas vezes.

    Reinaldo

    É bem complicado quando algumas pessoas insistem em enxergar fatos apenas com o comportamento de "eterna vítima", como citou o autor José Caetano.
    Comportamento igual ao demonstrado pelo Netinho, após sua felicíssima derrota pelo Senado, quando disse à imprensa que tinha sido vítima de preconceito racial. Tal comportamento parece uma praga que se espalha pelos "companheiros". Vivam e abandonem esse pensamento medíocre de classe rejeitada e perseguida.

    Alan Tern

    Mais do que o do Madureira? Pelo jeito não. Se quiser que este apareça, faça com que ele seja mais visto. O problema é conseguir divulgar na mídia PiGueana…

novo

Bom dia, bem vindo. Esta é a internet, o mundo como um, e um como o mundo. O site de vídeos "youtube" a qual se refere tem simplesmente mais de 1bilhão de visitas por dia ao redor do planeta. E o Brasil é um dos países onde mais se usa tal site.
A internet é quase um outro planeta, um planeta livre.

Bem vindo.

    antijosias

    Não sei porque, mas esse post e o anterior ao qual respondi parecem ser de funcionários do Youtube. "Planeta Livre" para ingles ver; alguém acredita que o Google retorna links com prioridade não influenciada por interesses economicos? Já faz algum tempo que o lema "don't do evil" caiu em descrédito aqui nos EUA. Se liga, galera.

Alex Gonçalves

Olha, acho que o youtube mostra vídeos de acordo com suas preferências pessoais. A parte de cima com os assuntos de vídeos que mais assiste. Na parte de baixo é mais geral. No meu caso geralmente não tem muita coisa política, e geralmente é neutro, e olha que eu sou bem desconfiado.

Agora, alguém pode me explicar quem manda no Yahoo.br? Pois é totalmente participante da 'grande' imprensa bicuda e emplumada.

Lucio

Ausência do PT na politização (ah, essa juventude analfabeta politicamente) , negligências com " a coisa pública", negligência com ensino que forme também cidadãos, etc. Será que um dia aprenderão? Ou continuarão acomodados, deitados em "berço esplêndido"?Parem de se portar como gente que só quer se locupletar e as coisas começam a mudar. Dilma vence , mas será que vai acordar para questões cruciais como essas? E o PT? Vai acordar do "sonho do poder"? Não contem apenas com resultados -isso é feio- numéricos de políticas públicas.Isso vai contra a história desse partido. Abram os olhos.Acordem!!! Ou então desistam e deixem "os outros" continuarem.Não foi Chico Buarque que disse "Voto em Dilma por que conheço Lula" (aí fica claro que Lula é Lula.Nada se compara.Não existirá jamais outro igual) e "Dilma e Serra são iguais". Parem para pensar no que disse o poeta.Dilma, Dilma, não seja apenas "mais uma". Faça a diferença ,filha.Jamais será Lula, mas pode ser algo mais do que "igual ao …". Lula , não condeno de modo algum por coisas cruciais que faltaram.Na sua inteligência Lula dizia "peço a Deus que não tenha um congresso com eu tive".Não era à toa Dilma.Lula não disse isso por nada.Imagino o quanto mais ele deve ter desejado e não pode. Agora as coisas são diferentes Dilma. Faça a diferença também.

leo pinto

Aconteceu o mesmo comigo, mas pelo Gmail. Cheguei a comentar com amigos.. mas por parecer sempre uma paranóia de "teoria conspiratória", deixei de lado. Mas achei estranho. Eu enviaria matéria sobre Serra, negativa, claro (e verdadeira), mas o site negava envio toda vez. Tentei várias vezes e nada. Desisti meio enculcado. Serra, G-mail, EUA, Liberalismo…

    Alan Tern

    Leo, me desculpe, mas essa do gmail negar envio só para matérias negativas sobre o Serra parece ser paranóia sua mesmo. De que forma o site negava envio? Alguma mensagem de erro? Você tentou em seguida mandar novamente? E mandar outro email, não relacionado? Pode ser um problema em seu micro, na sua rede, no formato do email (o gmail não manda anexos grandes)… Mas com certeza o Google tem mais o que fazer do que programar o gmail para fazer com que apenas você tenha emails anti-serra bloqueados.

    William

    Paranoia. Coisa triste. Como disse o Alan, o Google tem mesmo muito mais o que fazer além de controlar e-mails anti-Serra.
    Bom, tinha gente no Twitter culpando os tucanos pelo assalto à joalheria do Morumbi Shopping… Com tanta paranoia assim, as pessoas vão ficar loucas!

    antijosias

    Não subestime o poder do Google e seus interesses.

    William

    É exatamente por saber do poder do Google que acho uma grande besteira pensar que ele está envolvido com isso. A maneira com que o Google domina – com muita competência, diga-se – a internet está sendo criticada aqui pelas pessoas, como se fosse de grande interesse da empresa prejudicar Dilma e cia. Acorde para a vida. Até pouco tempo, a empresa brigava com a China por causa do sistema de busca.

M Peres

Os vídeos da primeira página são os mais assistidos. A estratégia está em criar rotina que acessam estes vídeos em grande quantidade e assim tornam eles mais vistos e os colocam na primeira página. Contra isso, é preciso criar uma força-tarefa que acesse vídeos como o apoio do Crivella e os vídeos que esclarecem quem é o Serra, aí eles passam para a primeira página.

ivete frança

Sendo esse um site alternativo, será q há necessidade de postar depoimentos q causam indignação como esse do "humorista"??
Por favor AZENHA, não dê espaço pra esse tipo de reportagens…
IVETE FRANÇA- NITEROI

vinicius

Acho que o tal guru contratado pela equipe do Serra fez bom trabalho.
Tem um monte de militar aposentado que fica acessando esses sites o dia inteiro´, fazem comentários e se divertem divulgando na mídia. Quando servi ao glorioso exército brasileiro tive a oportunidade de aprender o que é CONTRA-INFORMAÇÃO… É isso que eles fazem.

    José Carlos Gondim

    Muito bem colocado. Os "de pijama" têm o tempo todo livre para a contra-informação. Assim como algumas pessoas mais jovens, que adoram a web e ficam no computador o dia todo. É isso mesmo que acontece. Daí esses vídeos ficarem na 1a. página. Aí, é como diz o M.Peres (de 6 horas atrás, num comentário aí em cima): vamos criar uma força tarefa colocando vídeos no youtube tb. Bastante, para ficarem na 1a. página, só acho que devam ser vídeos de qualidade, informativos, bem-humorados e eficazes, para não baixar o nível como esses vídeos contra a Dilma e o Lula que são de uma peçonha nojenta, abjeta, baixa mesmo!

Almeida Bispo

Desde que o site foi vendido ao Google e este passou a ter representação no Brasil foi invadido por tucanados que alegam mecanismos fora de seus controles para sempre aparecer o que os tucanos querem. Por exemplo, o Google, dono do Youtube passou anos apresentando como primeiro na sua página de busca o nome do presidente Lula, quando se pedia a palavra mentiroso. E depois, cinicamente ainda vieram com histórias de João sem braço de que nada tinha a ver com aquilo.

    Alan Tern

    Não foram anos, foram apenas alguns dias até que o google notasse a manipulação. Já foi explicado em comentários abaixo como se dá essa manipulação, que pode ser feita por qualquer pessoa que entenda do assunto, e não depende de "tucanados" infiltrados no Google. Como disse a @velha_macaca, não vamos enxergar teoria da conspiração onde não tem.

    antijosias

    Não subestime o Google e suas conexões com a direita republicana nos EUA, e por extensão, com outras entidades com afinidade ideológica em outros países…

monge scéptico

CORRETÍSSIMOS TODOS OS NAVEGANTES ESTÃO. IMPRESSIONANTE!
o SEU TUBO(you tube) é americano; é fácil deduzir, que isenção não mora ali.
Talvez eu não seja "logado" como diz o navegante e, minhas deduções sejam
falsas. Não entendo dessa máquina a minha frente e de vez em quando saimos
no pau!. Quero ser livre navegante!. É IMPRESSIONANTE!

@velha_macaca

Isso não é nada, o algoritimo do youtube, busca os videos na base de dados que tenham tags relacionadas com os videos que cada pessoa costuma assistir, por exemplo, agora a gente está vendo os videos do serra e da dilma, por tanto, tendo como base essas palavras (no caso também poderia ser batata, carro, papel e etc. ), o programa interno faz uma busca e apresenta os relacionados, e isso é diferente para cada pessoa.

Danilo

Os videos para a página inicial do Youtube são selecionados ATRAVÉS DE SOFTWARE, sem qualquer interferência humana, através do CRUZAMENTO DE DADOS que relacionam o perfil do internauta ao vídeo.

Isso já é viagem demais….

    Juca

    O mesmo tipo de software que liga palavras como "mentiroso", no Google, a conteúdos que não tem se quer a palavra "oso".

    Com certeza Google, George W. Bush, Rumsfield, PSDB, Folha, UOL, Aumento da dívida externa, Dação da Amazônia em pagamento, FHC, Serra, Grupo Abril tem muito em comum.

    @danilomendes

    Não é somente com a associação de palavras que o Google funciona. Os algoritmos são muito mais complexos que isso, e talvez por isso que o google seja o buscador mais usado, mas nem tudo foi previsto por seus criadores.

    Um dos processos para burlar isso se chama Google Bomb. Seu funcionamento está explicado no Wikipedia pelo artigo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_do_Google . Desse artigo, se destaca:

    Como isto funciona

    Uma Bomba do Google pode ser conseguida facilmente; este é um possível cenário:
    O usuário escolhe uma palavra a ser procurada : "abacaxí".
    O usuário escolhe o website como alvo : "http://exemplo.com/".
    O usuário cria um link como este : "abacaxí".
    O usuário coloca este código no seu website, em sua assinatura em forums, em blogs, etc.
    O usuário fala com outras pessoas sobre a bomba e pede para colocarem e fazerem uso dela em seus códigos.
    O GoogleBot faz a indexação e classificação do resultado da busca: "http://google.com/search?q=abacaxí" tendo a página web da vítima entre os primeiros classificados.

    Não acho a Google a melhor empresa do mundo, mas não acho justo tentar encaixa-la como uma filiada ao PIG tendo em vista somente seus mecanismos de busca ou de seleção de conteúdo. Não é só porque existe algum beneficiado com tais algorítimos que a Google é uma empresa "má".

    Alan Tern

    Muito bem dito, Danilo. Quando teve aquele lance de procurar mentiroso no google e aparecer o Lula na primeira posição, foi exatamente esse o mecanismo utilizado. O google tenta combater esse tipo de coisa, mas tem muito marketeiro por aí especializado nisso.

    antijosias

    Caro Danilo, não sejamos ingenuos e romanticos. O Google, que tinha por lema "don't do evil", já mostrou em diversas ações que esse lema é só da boca prá fora. Ou para usar um termo ao gosto do Nosferatu, é "tró-ló-ló". Google tem sérios planos de domínio de mercado e formação de monopólio, da mesma forma que a Globo, UOL, etc. Não subestime o poder do Google, sua capacidade, e seus interesses. Não estou dizendo que os resultados do Youtube são ou não manipulados. Mas que PODEM SER. Como qualquer empresa que tem um monopólio; a manipulação existe e devemos desconfiar de tudo. Pensamento crítico e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

    Samuel

    Mas esquizofrenia paranóide faz mal a todos…

    William

    Quando o "monopólio" é feito com competência, ou aproveitando a incompetência de concorrentes, não tem nada de prejudicial. Os outros que corram atrás para se firmarem como opção à "grande, poderosa e perigosa" Google. Essa é mais uma mania, entre inúmeras, de simpatizantes do PT. A mania de julgar o "monopólio" como uma coisa horrível.

    William

    Concordo. Viagem demais. E essa viagem acontece aqui, no YouTube, no Twitter, no Facebook e em qualquer outro site que publique conteúdo desfavorável ao PT.

    @danilomendes

    O Twitter, o Facebook e o Youtube não publicam materiais. Só exibem o conteúdo que SEUS USUÁRIOS publicam. Não confunda a ferramenta com seus usuários.

    Reinaldo

    Sim, Danilo. Mas o que está em questão aqui é o conteúdo "publicado pelo YouTube", como se o site estivesse ligado a partidos e que usasse o meio como arma para atacar Dilma e cia. O engraçado, aqui, é que o autor do texto, João Caetano, termina dizendo que Serra é a "eterna vítima". Que me desculpem os que concordam com isso, mas a "eterna vítima" está sendo o eleitor petista.

    Norma Nascimento

    Epa! O meu "perfil" não tem NADA a ver com Mainardi e Madureira que foi o que apareceu agora quando acessei a primeira página do Seu Tubo. Não me ofenda! rsrsrs

    @danilomendes

    Provavelmente o Youtube "achou" que você deve ao menos ver quem é contrário a suas opiniões… Por que não?

    (Na realidade, graças ao fato de que pessoas com um perfil semelhante ao seu assistiram tais vídeos, o Youtube os associou ao seu perfil).

    Olho na oPósição

    Isso sim, é viagem!!!
    Se um dos argumentos não pode ser lógico, então o outro também não.

    Alan Tern

    Norma, como já disse, esse vídeo a que você se refere aparece para todos os brasileiros na seção "mais vistos" com o tag Política. Os que o youtube acha que se adequam ao seu perfil (baseado nos vídeos que você assiste – o youtube não sabe da sua filiação ideológica) aparecem na seção "recomendados para você".

    antijosias

    Meu amigo… software não cai do céu. Os algoritmos são escritos por pessoas, e são feitos para atender finalidades específicas. Dizer que é "Sem qualquer interferência humana" é um pouco de ingenuidade. Não subestime a capacidade de manipulação do Google.

@velha_macaca

Isso não é nada, o algoritimo do youtube, busca os videos na base de dados que tenham tags relacionadas com os videos que cada pessoa costuma assistir, por exemplo, agora a gente está vendo os videos do serra e da dilma, por tanto, tendo como base essas palavras (no caso também poderia ser batata, carro, papel e etc. ), o programa interno faz uma busca e apresenta os relacionados, e isso é diferente para cada pessoa.
Pessoalmente agora não é hora de gastar energia vendo conspiração onde não tem.

    Ney Lima

    Fato. O Youtube (tela inicial) "trabalha" a partir do padrão de acesso do computador. Se a máquina (através de seus cookies) acessa o youtube para visualizar vídeos, tais vídeos, os vídeos novos com mesmas temáticas, serão "oferecidos" ao internauta.

Alan Tern

Caro José Caetano, a página inicial do youtube é diferente para cada pessoa, de acordo com os vídeos que ela tem assistido, entre outros fatores. Existe a área dos vídeos mais assistidos por categoria, e entre essas categorias está a de política. Assim, se você tem assistido a vídeos que atacam Dilma ou defendem Serra, mesmo que não aprove e critique, o youtube contabiliza você como espectador, tornando o vídeo mais popular, e fazendo com que ele tenha mais chances de aparecer na página inicial, na seção "mais vistos".

O youtube em si é imparcial a esse respeito. A manipulação consiste em se conseguir fazer com que o maior número de pessoas possível vejam um vídeo, quer estejam a favor ou contra. Para reverter essa situação, é necessário arranjar vídeos que defendam a posição desejada, e disseminá-los via blog, twitter, email, etc, fazendo com que até os blogs de direita postem o vídeo nem que seja para criticá-lo (o que acontece muito por aqui). Se um vídeo defendendo a Dilma ou atacando o Serra for visto por mais gente do que os que pregam o contrário, este figurará na página inicial do youtube.

Espero ter esclarecido e ajudado.

Cássia

Não é somente no yotube, basta abrir qquer gde portal que a propaganda serrista esta presente. cancelei minha assinatura da uol, para desprestigiar o grupo fsp, no entanto vc circula pelo ig (é pior) e no terra (disfarçado, com exceção do Bob Fernandes) temos a mesma propaganda insidiosa. Há muito tempo, antes do cancelamento, enviei mensagem pedindo uma mudança. Resposta: vc sabe quem é a jornalista responsável? É praticamente uma carteirada. Gostaria de saber quem deu a estas figurinhas o dto de decidir o que é jornalismo de qualidade.

Marcio Gaspar

Entrei no site e constatei isso. So dah video negativos a Dilma, Lula e ao PT. E sao videos que nao tem tanto acesso assim, mas eh recomendado pelo youtube. Isso precisar ser investigado. Uma campanha suja.

Josnei Di Carlo

Por curiosidade, entrei no Youtube. Vejamos, não estou logado no Youtube.

"Recomendado para você": "Dilma diz nem mesmo Cristo" e "Dilma Rousseff é favorável À leg…", entre outros vídeos do Pânico e do CQC.

"Mais populares", "Notícias e política": "Marcelo Madureira fala o que acha d…" tem 26043 exibições, "Campanha suja pela Internet" tem 19276 exibições. Ambos são contra o PT.

Neste caso, o destaque é dado por causa do número de exibições. No anterior, não faço ideia qual seja o critério.

    Alan Tern

    Josnei, mesmo que você não esteja logado, o youtube guarda através de cookies o seu histórico de vídeos assistidos, seja na própria página do youtube, seja postados em um blogo como este. Ele recomendou esses para você porque provavelmente você tem assistido muitos vídeos que atacam a Dilma, nem que seja para criticar. Como o youtube não conhece seu alinhamento político, ele recomenda vídeos parecidos com os que você tem assistido.

    Josnei Di Carlo

    Alan,

    Valeu! Tinha passado pela minha cabeça que ao vermos vídeos atacando Dilma, por exemplo, acabamos dando destaque aos vídeos.

    William

    Alan, você deveria escrever um artigo para este site explicando isso. Tem muita gente aqui achando que qualquer "manifestação internética anti-PT" é perseguição, é baixaria, é calúnia, é história criada pelo odiado "PIG".

    Parabéns por dividir o seu conhecimento e tentar esclarecer tal "perseguição" do YouTube.

    antijosias

    Não baixem a guarda diante de explicações tecnológicas.Todos esses algoritmos do Google podem ser manipulados. Façam o teste: vá em "Internet Options" no seu browser e limpe todos os cookies. Tente acessar o Youtube. O que vem? Infelizmente estou nos EUA e não tenho acesso à mesma página que vocês; o site identifica de onde estou acessando pelo meu endereço IP.
    Não devemos subestimar a capacidade de manipulação do Google, nem seu interesses. O assunto é polêmico e as explicações que ví aqui são controversas. Trabalho em uma grande empresa de software aqui nos EUA e sei que esse papo de "don't do evil" do Goole é pura balela (ou tró-ló-ló como diz o Nosferatu).

    Alan Tern

    Aposto que você trabalha para a Microsoft, e está frustrado porque ninguém usa o verbo "to Bing"!!!

    Brincadeiras à parte, antijosias, em primeiro lugar, se você limpar os cookies, não vai aparecer nada na área de vídeos recomendados, mas isso não muda nada na área de vídeos mais vistos, que é onde aparece esse maledetto vídeo do Madureira, pois isso independe de cookies. O fato é que esse vídeo foi mais visto do que vídeos que apóiam a Dilma, tanto por gente de direita, quanto por gente de esquerda. A grande mídia PiGueana ajuda a divulgar, e assim mais gente assiste. Os vídeos contra Serra e a favor de Dilma não ganham divulgação na grande mídia, por razões óbvias. Não há controvérsia nenhuma nessa explicação. Mesmo que o Google quisesse manipular a página principal do youtube, ele não precisa!!!

    Estou com problemas para postar mensagens mais longas, continuo abaixo (puxa, será que o Azenha está conspirando contra mim??? :-P )

    Alan Tern

    Continuando…

    O Google já tem muito dinheiro, e não ganha nada apoiando este ou aquele candidato a presidente do Brasil. Fato, o moto "don't do evil" já não convence ninguém, o Google quer mais é lucrar e seus donos não são candidatos a canonização. Também concordo que, se quiserem, podem manipular resultados de buscas ou do youtube ou de qualquer ferramenta deles como lhes bem entender. Mas isso viria com um risco de prejuízo à imagem da empresa, que traria uma debandada de usuários, seguida de uma debandada de anunciantes, que resultaria em perdas financeiras. Portanto, não acho que eles iriam arriscar um escândalo só para escolher o vídeo que aparece na página inicial do youtube. Além de tudo, será que isso iria influenciar votos? Quantos por aqui já abriram a página inicial do youtube para ver quais os vídeos recomendados ou mais vistos, antes desse artigo? A maioria recebe um link de um vídeo por email ou twitter e o assiste, no máximo assiste um ou dois dos "vídeos relacionados" que aparecem no final. Se o Google fosse assumir o risco de manipular a página inicial do youtube, você não acha que o retorno em termos de votos seria irrisório se comparado às ridículas capas da veja, manchetes do estadão e reportagens do jornal nacional?

    Novamente, não vamos ver conspiração onde não existe, e não vamos correr atrás do próprio rabo. Se querem reverter essa situação, divulguem vídeos que defendam seu ponto de vista ao invés de procurar monstros embaixo da cama. Aliás, parece que alguém resolveu se mexer, pois agora o vídeo mais visto de política é do Gabriel Chalita falando sobre os boatos e mentiras contra a Dilma – mais uma prova de que o youtube e o google não manipulam sua página inicial com fins eleitoreiros.

    William

    É, Alan. Você disse tudo. Aliás, o fez algumas vezes, em vários comentários, como eu também tentei fazer. Mas o antijosias, assim como outros, simplesmente não quer aceitar a falta de conspiração. É o pior tipo de cego.

    Norma Nascimento

    Por isto – e tb porque não me interessa – NUNCA assisto vídeos de ataque a Dilma. Mas o Marcelo Madureira Mainardi Fugido tá lá quando acesso. Adequação ao "perfil" não me convenceu…

    Alan Tern

    Esse está lá porque é o mais visto com o tag Política, e aparece para todos os brasileiros. Não tem a ver com perfil.

francisco.latorre

ned-cia.

vai piorar.

..

Deixe seu comentário

Leia também