Jorge Furtado: Novo padrão de manipulação de O Globo

Tempo de leitura: 5 min

Novo padrão de manipulação jornalística

por Jorge Furtado em 29 de julho de 2010, em seu blog

Nestes sete anos e meio de governo Lula eu já tinha visto todo tipo de manipulação da imprensa a favor dos tucanos e contra o governo petista, mas o jornal O Globo de hoje desce mais um degrau rumo ao fundo do poço da credibilidade jornalística: numa matéria sobre declarações de Aloizio Mercadante o jornal simplesmente usou a resposta a uma pergunta, feita por um jornalista sobre um determinado assunto, como resposta a outra pergunta, de outro jornalista, sobre outro assunto! Parece absurdo demais, mas é a verdade.

Acho que conheço bastante bem o episódio dos “aloprados”, um dos mais vergonhosos momentos da história da imprensa brasileira, uma tentativa de golpe nas vésperas do primeiro turno da eleição presidencial de 2006, orquestrada pelos principais veículos da mídia, alguns integrantes da Polícia Federal e do Ministério Público e pelos partidos de oposição, e estranhei muito o tal “mea culpa” de Aloizio Mercadante publicado na edição de hoje de O Globo.

Segundo o jornal, Mercadante teria admitido “um grave erro”.

A matéria de O Globo tem uma chamada, que está na capa da edição on-line:

MEA CULPA

A manchete:

Mercadante assume ‘grave erro’ na campanha de 2006

Uma frase em destaque:

“Evidente que o erro é nosso. Nós que não fomos capazes de convencer o eleitor”.

Os dois parágrafos iniciais da matéria, na íntegra:

Candidato ao governo de São Paulo por uma coligação de 11 partidos, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) admitiu nesta quarta-feira que cometeu um “grave erro” na campanha eleitoral de 2006 ao ter seu nome envolvido no escândalo conhecido como dos “aloprados do PT”. Um de seus assessores foi acusado de comprar por R$ 1,7 milhão um suposto dossiê contra o então candidato José Serra (PSDB) ao governo paulista. Mercadante disse que a denúncia foi arquivada e que nunca foi réu em processos que envolvem a administração pública.

– Nunca fui réu em nenhum processo em relação a administração pública. Nenhuma denúncia. Sou bastante rigoroso e bastante exigente. No entanto, aconteceu. Acho que foi um grave erro. Mas consegui (o arquivamento da ação), através do Ministério Público rigoroso, não o engavetador geral do passado. (…) Evidente que o erro é nosso. Nós que não fomos capazes de convencer o eleitor – disse o senador durante sabatina promovida pelo portal UOL e pela “Folha de S.Paulo”.

O texto segue o padrão de mixórdia muito em voga na antiga imprensa, onde não se distingue o que é incapacidade no uso da língua e o que é má-fé. Segundo o texto, Mercadante teria admitido que “cometeu” um “erro grave” “ao ter seu nome envolvido” no tal escândalo. Qual o erro cometido (e supostamente admitido) por Mercadante? O texto não informa.

Segundo o texto, um dos assessores de Mercadante “foi acusado de comprar um suposto dossiê”, o que já é mentira, ninguém foi acusado de comprar nada, até porque não houve compra alguma. Os tais assessores (Valdebran Padilha e Gedimar Passos) foram detidos porque supostamente iriam comprar um suposto dossiê, num caso único na história mundial onde uma prisão por flagrante foi efetuada antes do (suposto) crime acontecer, se é que algum crime aconteceria. Os dois foram imediatamente soltos, é claro, já que todo o procedimento da polícia e do Ministério Público no caso foi grosseiramente eleitoreiro e tecnicamente bizarro.

A única concretude entre tantas suposições era a necessidade de se produzir manchetes a tempo de influenciar as pesquisas eleitorais antes do primeiro turno da eleição, plano que se cumpriu. (O que não estava previsto era a fragilidade do candidato oposicionista, Geraldo Alkmin, que posou para fotos vestindo uma jaqueta ridícula com logotipos de empresas brasileiras, prometeu vender o avião presidencial para construir um hospital e, outro fato inédito na história mundial, acabou tendo menos votos no segundo turno do que no primeiro.)

O texto de O Globo segue citando Mercadante que, supostamente, teria afirmado: “Evidente que o erro é nosso. Nós que não fomos capazes de convencer o eleitor”. Esta frase aparece em destaque nas páginas de O Globo e, ao meu ver, não fazia sentido algum. O erro é nosso? A que erro Mercadante se refere? E por que o verbo no presente? Se ele se referia a um episódio de 2006 não deveria ter dito, se é que disse alguma coisa, “o erro FOI nosso”? A que “grave erro” (conforme a manchete) Mercadante se refere? A respeito de que não foi capaz de convencer o eleitor?

Na tentativa de preencher tantos furos da matéria de O Globo, fui em busca da entrevista no UOL. (Chega a ser engraçada a dificuldade que a antiga imprensa tem de entender o quanto encurtaram as pernas da mentira no mundo dos arquivos digitais).

Assisti a entrevista, na íntegra.

Aos 11:10 o jornalista Irineu Machado diz a Mercadante, que criticava a administração tucana em São Paulo, que o PT não foi capaz de vencer as eleições para o governo paulista. O jornalista pergunta:

IRINEU MACHADO pergunta:
O senhor acha que o erro foi do partido ou do eleitor que não soube escolher?

MERCADANTE responde:
Não, evidentemente que a deficiência é nossa, nós que não fomos capazes de convencer a sociedade de votar na mudança.

Quarenta e dois minutos depois (aos 53:00), o jornalista Fernando Canzian puxa o assunto dos “aloprados”:

FERNANDO CANZIAN pergunta:
Em 2007 o senhor foi indiciado pela polícia federal por acusação de participação na compra de um dossiê de 1,7 milhões de reais contra tucanos aqui em São Paulo. Acabou tento impacto negativo na sua eleição, o senhor perdeu a eleição em São Paulo. O STF depois arquivou mais o caso foi rumoroso, o caso dos aloprados do PT, o senhor esteve diretamente envolvido.

MERCADANTE responde:
Eu já respondi isso outras vezes pra você, você usou uma frase que você não sustenta, “esteve envolvido”, eu não tive nenhum envolvimento. O que a Polícia Federal fez: “Eu não consigo explicar, quem tem que explicar é o Mercadante”, o que é uma coisa juridicamente inacreditável. Tanto que o Procurador Geral da República, o Ministério Público falou: “Não existe um único indício de participação do Mercadante”. Não foi só o Procurador da República, o mesmo que enquadrou dezenas de deputados, senadores, cassou 4, 5 governadores, pôs na cadeia um governador, esse mesmo procurador disse: “Não existe nenhum indício de participação do Mercadante nas 1.100 páginas que tem o inquérito”. E mais: o Supremo, por unanimidade, arquivou e anulou qualquer menção ao meu nome. Então isso para mim está mais do resolvido e explicado. Agora, na vida é assim: pros amigos você não precisa explicar e para os inimigos não adianta.

MÔNICA BERGAMO pergunta:
Mas eles eram da equipe da sua campanha. O eleitor não pode olhar e falar: Será que o senador é cuidadoso na escolha da sua equipe?”

MERCADANTE responde:
Depois de 20 anos de vida pública você nunca me viu envolvido num ato de corrupção. Nunca fui réu num processo de administração pública, uma denúncia. Portanto, eu sou bastante rigoroso e bastante exigente. No entanto aconteceu, acho que foi um grave erro e eu consegui, através do Ministério Público, rigoroso, que não é o engavetador geral da república que tinha no passado, foi o mesmo que denunciou e cassou vários parlamentares, prefeitos e governadores. Esse episódio mostrou para mim o quanto é importante a justiça.

Vídeo da entrevista completa aqui

Em nenhum momento Mercadante se refere ao episódio dos “aloprados”  dizendo que “evidente que o erro é nosso”.

Em nenhum momento Mercadante afirmou não ter conseguido convencer o eleitor a respeito de algo sobre o episódio dos aloprados.

O “grave erro” a que Mercadante se refere foi de integrantes da sua equipe.

Ao usar a resposta a uma pergunta, feita por um jornalista sobre um determinado assunto, como resposta a outra pergunta, de outro jornalista, sobre outro assunto, o jornal O Globo estabelece um novo padrão de manipulação jornalística. E ainda faltam dois meses para a eleição.

Quando Dilma ultrapassar Serra em todas as pesquisas, no início da propaganda eleitoral, o que mais eles vão inventar?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Abel

Por falar me manipulação da Globo, a Míriam Leitão cobrou hoje a presença dos candidatos (ou seja, da Dilma) aos debates – particularmente citando a tal entrevista exclusiva que ela queria que Dilma desse para ela. Como Dilma não foi (por motivos compreensíveis, já que dali não sai nada de bom), a "Leitoa" está cuspindo marimbondo até hoje. Engraçado é que ela não diz que em 1998, quando FHC avisou que não iria a nenhum debate no primeiro turno (http://www2.uol.com.br/JC/_1998/1007/po1007j.htm), isso era encarado pela grande mídia como "estratégia de campanha". E a Dilma já avisou que irá aos debates da TV. Mas a "Leitoa" insiste que Dilma está "fugindo ao debate" e que isso é uma "ameça à democracia"…

Bonifa

“Nunca fui réu num processo de administração pública, uma denúncia. Portanto, eu sou bastante rigoroso e bastante exigente (com a escolha de auxiliares, observação nossa). No entanto aconteceu, acho que foi um grave erro (O quê foi um grave erro? A escolha que ele fez de auxiliares que caíram na armadilha da polícia tucana? Ou a própria patetice dos auxiliares? Acredito que Mercadante se refere às duas coisas, mas há outra possibilidade, a do erro a que ele se refere ser o erro da imprensa, que noticiou seu indiciamento) e eu consegui (a declaração do Procurador de que não havia indícios contra ele no inquérito, observação nossa), através do Ministério Público, rigoroso, que não é o engavetador geral da república que tinha no passado”. De qualquer modo, nada há com assumir erros por parte do Mercadante. Fizeram forçadamente uma salada informativa bem rendosa para a oposição.
É grave manipulação. Com uma advocacia arguta e tranquila, Mercadante conseguirá uma humilhante retratação dos espertinhos.

monge scéptico

Nenhuma novidade. A globo não respeita a inteligência. se existe, do leitor/telespectador.
Para eles todos são homers simpsons ou, idiotas. Para quem tem o dever profissional
(ARGH!!!!!) de ler os tablóides, fica naturalmente estarrecido, com a desfaçatez global.
Tudo isso não nos diz respeito, já que não lhes damos crédito(PIG EM GERAL). Mas
quanto aos seus homers cativos pelo titlintar do PLIM< PLIM, estes terão capacidade
de se contrapor a globo? Acho que não……………………………..

Fernando Oliveira

Excelente análise de Jorge Furtado. A grande, escrota e golpista mídia tupiniquim, tornou-se algo inacreditável, vergonhoso, nojento, e de um cretinismo abjeto. O esgoto pseudo-informativo, onde os seus pseudos-jornalistas conspiram suas matérias , cada dia é mais podre, cada dia fede mais… Mas Lula já liberou o "bonde", e com o povo nas ruas, é ruim de otário fascistinha, cantar de galo e chegar junto!…
O povo quer e nós queremos. E assim, será: Vai ser cipó no lombo dessa canalhada!!!… Vai ser coça, nessa raça escrota!!!…

Ed.

Espero que eles intensifiquem cada vez mais este nível abissal de jornalismo…
Já passaram do ponto. Quanto mais abusarem, mais evidente ficará para (quase) todos….

João

Eles já desistiram do Serra. Este não tem mais salvação.
O negócio é salvar o governo do estado de São Paulo. Assim conseguirão se manter até 2014.
Fico com dó dos paulistas, entretanto a escolha é deles.

Miriam

$Ele$ vão fazer que nem umas comunidades no orkut que tem um nome quando a pessoa entra e daqui a pouco muda de nome. Então, vai ser assim eles fazem as perguntas depois conforme as respostas da Dilma eles refazem as perguntas que se encaixam na manipulação pretendida.$ Ele$ tem certeza que somos todos hommer simpsons, mas hommer e debi&lóides são eles que nunca entendem que e$$as táticas não funcionam mais.

Furtado: Globo diz que Mercadante toma “51” no café da manhã | Conversa Afiada

[…] do Viomundo do Azenha, a partir do blog do Jorge Furtado.Amigo navegante, leia o Furtado até o fim e veja do que o PiG […]

Jairo_Beraldo

Para ler as manchetes da mídia brasileira, é preciso ficar de olhos bem abertos.

Riri Farinha

Não tenho dúvidas de que foi com base nesse e em outros episódios degradantes do gênero, que o Presidente Lula, em ato de grandeza política e de nacionalidade e, acima de tudo, de respeito ao povo que habita este País e conforma a Nação Brasileira, escancarou, no comício realizado na quinta-feira, 29/07/10, na Capital Gaúcha, em prol da eleição da Dilma como Presidência da Repúbica e da dos candidatos a Governador do RS, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, que a elite brasileira apoiada no seu braço midiático, tenta, diuturnameente, destituí-lo da Presidência da Repúbica. Parabéns. Abs, Riri.

Carlos

O que a FENAJ tem a dizer?

Carlos

O que a assessoria de imprensa do Mercadante tem a comentar? Mercadante ouve os assessores ou não resiste às tentações os holofotes?

SérgioFerraz

Manipulação descarada, já passaram de todos os limites éticos. Se é que sabem o que ísto quer dizer.
Processo neles !
Em outro pais com instituições sólidas e democracia mais consolidada, metade do PIG já estaria na cadeia.

André Frej

E a campanha está só começando. Repugnante.

Go Oliveria

Meu povo, como é que vocês ainda sujam as mãos lendo aquelas porqueiras?

    Jairo_Beraldo

    Meu colega, não sei como ainda assino a NET!!!!!

    Daniel

    Eu só assino porque não tem internet aqui, sou obrigado a pagar por TV à cabo (que eu raramente assisto) pra ter internet. Sempre achei que é venda casada, mas amigos me juraram de pé junto pra mim que não é. Fazer o que :()

Ed.

Este "padrão" vai piorar e aumentar bastante até outubro, gente! Comemoração e descans,o só depois do resultado!…
A frase de Lula não foi à toa!
O bicho vai pegar!…

    Adriana

    Ontem ouvi uma notícia que me deixou muitíssimo preocupada: a Globo vai promover um debate entre os presidenciáveis 3 dias antes da eleição: que Deus tenha piedade de nós e o pessoal do PT fique bem atento porque exemplo nós já temos o do famigerado debate Lula-Collor (lembram-se?). Do jeito que a coisa vai…Acho que deveria ser proibido um debate tão próximo assim das eleições. Dependendo do tamanho da arapuca não dá tempo nem de reverter.

    Bonifa

    Dilma não irá.

Alberto

Revisando os velhos compêndios jurídicos: "Calúnia é a imputação falsa a alguém de fato definido como crime". A calúnia é forma de crime contra a honra, prevista no art. 138 do Código Penal. A Lei de Imprensa proíbe caluniar alguém, sancionando a prática do ilícito penal, levado a público por meio dos órgãos de divulgação e informação (jornais, revistas, emissoras de radio e televisão, etc), ou melhor, PIG.
Sr. Mercadante, se por acaso estiver necessitando de advogados…

Ricca Maiouh

Azenha, da uma olhada entao na edicao destas imagens feitas na Camara Legislativa e apresentadas no DFTV do PIG. O que sao aquelas imagens de um gabinete do PT? Os caras sao criminosos! So nao ve quem nao quer. Abraco. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,…

MILA

O PiG vai mentir, distorcer, manipular palavars e opiniões. Mercadante meça as palavras, não deixe margem a duvida e grave tudo. Não dá para confiar na direita golpista. A guerra foi declarada pelo PiG.

    Carlos

    Melhor, Mila: entrevista só por escrito – perguntas e respostas – e liberação imediata na internet, como fez e faz a Petrobrás.

Carlos

O "Código de Ética dosa Jornalistas" estabelece alguma punição para tal manipulação?

Eudes H. Travassos

Quando Dilma ultrapassar Serra em todas as pesquisas, no início da propaganda eleitoral, o que mais eles vão inventar?

É revoltante, mas é nosa realidade. Só serve pra gente pensar na democracia brasileira permeada de resistentes ologarquias, seja na politica, na terra e na comunicação.
Como derrubar uma oligarquia na politica já seabemos, elas estão sendo derrubada, ACM na Bahia, Collor vai perder em Alagoas, até os Sarneys perderam no voto mais voltaram no tapetão no Norte está se acabando. A oligarquia da terra tem que ser na reforma agrária, mas a oligarquia da comunicação esta é o problema.
Espero que a Internet seja o caminho.

    PABLO RODRIGO

    Para derrubar o PIG, só com bastante educação pública de qualidade, boas oportunidades no mercado de trabalho para todos, acesso a internet de qualidade para todos e melhores e mais opções de acesso à cultura e lazer a todos. Creio que estamos no caminho certo, mas ele é longo e pedregoso. Só assim o PIG vai ter o que merece: a lata do lixo. Espero em quatro anos não ter que ler nas páginas da net: a Folha disse isso, o Globo aquilo, o Estadão aquilo outro, a rede Globo não sei quê. Meu sonho é que um dia possamos nos informar e formar de forma democrática e consistente sem a intermediação do PIG. Vida curta ao PIG e aos Demotucanos! O Brasil quer e pode mais!

gilberto silva

Mas sera que é possivel fazer alguma coisa ? Exigir na justiça que eles publiquem uma errata ?

José Paulo

Enquanto o Globo trabalha em favor do Serra de forma um tanto tortuosa e explorando o esquecimento dos fatos, outros se dependuram diretamente no saco escrotal do candidato, abrindo espaço para sua defesa – o que evidentemente é salutar e de direito – mas sem ouvir as explicações ou argumentos do lado contrário, no caso também envolvendo o senador Mercadante. Na seqüência o link para o vídeo do youtube que me recuso a postar diretamente aqui, para que não pensem que eu estaria defendendo os interesses do enfant gatè do PIG. http://www.youtube.com/watch?v=OHZukbAVCag

Guilherme Souto

Já fui assinante de O Globo, mas cancelei a assinatura. Volta e meia recebo telefonemas e e-mails com ofertas – o canto da seria, pois são valores bem baixos – me convidando a voltar a ser assinante.

Só agradeço a oferta. Simples assim!

Carlos

Entrevistas?
Certo: perguntas escritas, respostas escritas.

Clovis

Isso é desespero puro!!!!

Caesaera

acionar à polícia é pouco para às Organizações Criminosas Globo!

Daniel Faria

Inacreditável, vergonhoso isso.

E é o que ele fala, ainda faltam dois meses pra eleição. Imagina a capa da Veja na véspera…

ana

que horror to passada tamanho embuste acho que não tem nada pior que este jormeleco no mundo

Luis Fernando – SP

Mercadante deveria processar esses bandidos – mas provavelmente não conseguirá nada, nem uma retratação de pé de página… Isso não é jornalismo, é banditismo praticado por antijornalistas e que está jogando uma pá de cal n'o globo, que já está na lata de lixo da história. O tempo, senhor da razão, dirá.

Leider_Lincoln

Não sei não, mas isso tem cheiro de fraude, talvez falsidade ideológica, certamente mau-caratismo grosseiro. E burrice também: uma mentira destas, hoje em dia, não dura 15 minutos. Além disso, credibilidade é coisa que se leva anos para ganhar, e segundos para perder…

Raphael de Lucca

Há um bom tempo que acompanho este e diversos outros blogs de mídia alternativa à mídia canibal que temos, ainda assim me surpreende a forma discarada com é realizada. Azenha, existe alguma forma juridica de brigarmos contra esse tipo de manipulação?

Roberto Souza

Só que agora existe um controle maior que antes, haja vista essa análise. E quem quiser acompanhar a íntegra dos fatos tem condições de o fazer: informações há, apesar de tentarem nos manipular…A diferença é que foi preciso um governo com 90% de aprovação e "desprezado" pela grande e velha mídia para que todos notassem com maior clareza toda essa história suja da manipulação q sempre esteve presente e nós não éramos capaz de se dar conta! Vcs estão fazendo e reconstruindo a história, sem dúvida; parabéns!

    valmont

    "…toda essa história suja da manipulação q sempre esteve presente e nós não éramos capaz de se dar conta!"

    Isto é o que mais nos revolta: o fato de termos sido enganados durante décadas por grupos mafiosos deliberadamente colocados no controle da opinião pública, para manipular e subjugar o povo brasileiro aos interesses norte-americanos.

    O símbolo da rede gloebbels deveria ser uma canga, aquela armação de madeira, "o jugo com que se emparelham os bois". Pois esta organização sinistra foi uma das piores pragas que os americanos plantaram no Brasil, da qual até hoje não conseguimos nos livrar e contra a qual teremos que lutar com todas as forças, se quisermos ser um país verdadeiramente democrático e soberano.

    MILA

    Graças a Deus nunca fui enganada pelos traidores da patria. E sempre soube que eles defendiam os interesses dos seus financiadores. A GLOBO foi criada com recursos da TIME-LIFE dos USA na ditadura. É so ler um pouco da Historia do Brasil para saber que a direita sempre conspirou e trabalhou contra o Brasil e os interesses de seu povo. Quem trabalhava pelo Brasil era vilipendiado pela direita. Foi assim com GETULIO VARGAS, que foi levado ao suicidio porque criou a PETROBRAS, LEIS TRABALHISTAS, CSN, etc. JANGO porque tentou fazer uma reforma agraria. E olha que JANGO era rico latifundiário. Juscelino foi covardemente atacado porque criou Brasilia e trabalhou pelo desenvolvimento e crescimento do Brasil. Brizola foi impedido de chegar a presidencia pela GLOBO porque dizia a VERDADE: a sauva do Brasil era a midia vendida, a ausencia de acesso a educação pelo povo e a sangria nas riquezas produzidas com o pagamento dos JUROS ESCORCHANTES aos rentistas e banqueiros. Brizola denunciou a PRIVATARIA de crime lesa patria e jurava que se chegasse a presidencia anularia todos os contratos.

    MILA

    (cont..)Lula foi obrigado, sob pena de não ser empossado, caso eleito, a assinar a CARTA AOS BRASILEIROS, em que se comprometeu a respeitar os contratos da PRIVATARIA e a manter a politica neoliberal de fhc. E nomeou para o BC um representante dos banqueiros – HENRIQUE MEIRELES – e para o Ministerio da Fazenda Pallocci alinhados com o pensamento neoliberal que manteve os juros altos e politica economica. Nao é por acaso que o Brasil cresceu 3% enquanto a China e India cresciam 9%. Não é por acaso que o PiG defende Meireles como a unica coisa boa do governo Lula. A grande mudança no governo Lula responsavel pelo seu monumental sucesso ocorreu com a chegada de Dilma a casa civil. Por isso Dilma á a candidata de Lula. No final a tal da crise do mensalão serviu para fastar quem entrevava o Brasil e levar Dilma a conduzir o governo Lula. Não é por acaso que DEUS É BRASILEIRO.

Moacir

Ou seja, a matéria é, na verdade, um crime.

Ronaldo Caetano

Democracia nao pode existir sem uma imprensa livre… isso nao se discute.

Mas que imprensa eh esta que temos no Brasil? Para fazer esse tipo de democracia? Como voce bem disse Azenha, alem de tudo sao burros. Perdem credibilidade em coisas bobas que podem ser facilmente desmentidas…

Fico imaginando que Brasil teriamos com Serra na presidencia e esta imprensazinha de (…..) cobrindo seu governo…

    Milton Asbechi

    Ainda bem que ele Serra e os TucanoDemos estão mais perdidos que cego nomeio de tiroteio. Este pessoal tem praga de mãe. Nem com reza braba eles voltam a ganhar.

Deixe seu comentário

Leia também