VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas

Folha e Globo adulteram fala de Lula sobre CPI da Petrobras, diz assessoria

08 de abril de 2014 às 17h21

do Instituto Lula, via e-mail

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista coletiva ao vivo pela internet nesta terça-feira (8), na qual falou, entre outros assuntos sobre a Petrobras. Na capa de seus sites, a Folha de S.Paulo e O Globo alteraram a declaração do ex-presidente sobre o assunto, atribuindo ao ex-presidente algo que ele não disse: “Para Lula, PT ‘tem de ir pra cima’ para impedir a criação da CPI da Petrobras”, no caso da Folha e, no Globo, “Lula pede reação de seu partido contra instalação da CPI: ‘O PT tem que ir para cima'”.

Segue o trecho do áudio com o trecho da fala de Lula sobre a Petrobras e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Ouça e verifique o que Lula realmente disse na entrevista.

PS do Viomundo: O pico de audiência na internet foi de 15 mil telespectadores ao mesmo tempo, um fenômeno para uma entrevista de política que não foi anunciada antecipadamente nas redes sociais. Como perguntou o Lula, aliás, onde anda o blog da Petrobras?

Leia também:

Em entrevista a blogueiros, Lula descarta ser candidato, pede debate politizado sobre Petrobrás e defende Constituinte e regulação da mídia

 

37 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Bonifa

10/04/2014 - 22h02

Já pensaram como o Rio faria a melhor Olimpíada de todos os tempos, se os órgãos de imprensa, principalmente a rede Globo, se engajassem em uma campanha para despoluir a Baía de Guanabara e outras providências afins? Mas não, vamos ter que fazer uma Olimpíada, vejam bem, uma Olimpíada, contando com a mídia como um grande inimigo interno do nosso possível sucesso. Contando com a má vontade internacional manifesta, e com o ataque constante e permanente de praticamente todos os meios de comunicação de dentro do próprio país, que torcem para que o Rio e o Brasil passem imensa vergonha diante do mundo inteiro. Quanto mais vergonha melhor.

Responder

Pafúncio Brasileiro

09/04/2014 - 17h56

Na Foia acontece o padrão OTAVINHO de notícias (e manchetes), colocando-as em FRIAS.

Responder

augusto2

09/04/2014 - 14h38

Seguinte- quem tiver replica que conteste o argumento:

Pela lei das S.A. os membros do conselho de Administraçao tem responsabilidade solidária por suas (mais importantes) decisões.
Ora a MIDIA porca esta responsabilizando Dilma e nao fabio barbosa nem Gerdau.
Porem entre 2007 e 2009 foram tomadas todas a mais importantes decisoes sobre o Pre-SAL descoberto de 2007.
Logo Dilma é tambem responsavel por elas…pelo destinaçao dessa Megasena que o Brasil ganhou.
Essa megasena vale mais de um TRILHAO, de dolares.
Entao da pra desontar em tese esse l bilhao de pasadena – que nao foi um erro absurdo
mas uma escolha que tropeçou numa derrota judicial e nao teve o lucro esperado.
certo?

Responder

Dinir

09/04/2014 - 12h16

É inacreditável o que os golpistas da mídia e dos meios de produção são capazes de fazer pelo poder, especialmente quando as eleições de aproximam. São acusações diversas, muitas delas requentadas e a maioria com nenhuma prova (ou com provas frágeis). O único governo verdadeiramente nacionalista e popular de nossa história está sob ataque feroz de setores retrógrados e interesseiros, que sobrevivem de anistias fiscais (refis da vida) e benesses financeiras do poder público. Agora atacam de forma vil a Petrobras, síntese das lutas nacionais do nosso povo no séc XX, sem qualquer prova. Pasadena pode ter sido um mal negócio (como ocorre no mundo negocial), mas em nenhum momento se comprovou corrupção. Vou além: agora acusam um homem do partido, vice-presidente da Câmara, por fatos que sequer foram provados. Também bloquearam a indicação legítima de um senador para o TCU, fato nunca dantes visto! Estamos sob ataque baixo de uma oposição que privatizou tudo o que pode, fraudou licitações, acabou com o transporte público em SP, enterrou o ensino fundamental, fraudou pesquisas eleitorais e que tem a cara-de-pau de se dizer social democrata! Conseguiremos dormir tranquilos?

Responder

carlos

09/04/2014 - 09h20

Viva a blogosfera! O Lula deu uma das mais longas entrevistas da sua história, falou quase sobre tudo, e para os blogueiros.

Isso sinaliza o prestígio que Lula dá a esse tipo de jornalismo, e a confiança que deposita. Parabéns a todos vocês!

Responder

Maria Fulô

09/04/2014 - 08h26

Azenha… tem que colocar um filtro aqui. Os tais 9.000 contratados pelo PSDB para atuar na Internet já estão à todo vapor por aqui… Olho!

Responder

    rogerio david

    09/04/2014 - 13h36

    Azenha, tem que colocar um filtro aqui. Temos que ler apenas as opinioes dos internautas do PT. Ler opinioes contrárias é um absurdo. Vai que alguém muda de ideia sobre algo?

H Menon Jr

09/04/2014 - 08h23

O UOL/Folha virou, praticamente, um Portal do PSDB… 90% dos destaques são chamadas de problemas envolvendo o Governo Federal, políticos do PT ou simplesmente maledicências envolvendo Lula e Dilma. E, claro… quando não existe sequer fumaça, toca-se fogo. Imprensazinha de merda essa nossa…

Responder

    rogerio david

    09/04/2014 - 13h40

    O UOL/folha e TODOS os meios de comunicação são do PIG. Só falam mal do governo. Será que não há noticias ruins do outro lado também. E qualquer um que falar que apenas mostram o que acontece (já que por exemplo no caso da Petrobras e do André Vargas doleiro há várias provas) eles estão mentindo. Folha mente, Globo mente, NYT mente, the economist, the independent, todo o mundo mente. VERDADE MESMO É COM O AZENHA. ele é o ser iluminado do universo que nos guiará…

    Luiz Carlos Azenha

    09/04/2014 - 14h04

    Você foi abduzido pelo Viomundo. Entregue-se. abs

Alemao

09/04/2014 - 05h49

Incrível como o analfabetismo funcional é uma arma poderosa. A interpretação do que ele disse é claríssima, não é à toa queo PT só tenha afundado ainda mais a educação do país. E pensar que os comentaristas deveriam ter um nível melhor, mas a ideologia deve ser a culpada pela cegueira.

Responder

Bonifa

09/04/2014 - 03h08

Estão agora mentindo descaradamente. Deve ser pelo bem da Democracia.

Responder

ricardo

09/04/2014 - 01h35

E foi exatamente o que Lula disse. Mais, enquanto ele dizia isso, era exatamente isso que o PT e seus aliados faziam.

Responder

Marcos

08/04/2014 - 23h27

Pig de “mierda”!

Responder

ARMANDO A LIMA

08/04/2014 - 22h41

Porque será que o DataFolha não insere em suas pesquisas uma perguntinha elementar: – Em que você votaria? Fernando Henrique ou Lula? Fazer a pergunta e… PUBLICAR a resposta, né?

Responder

ARMANDO A LIMA

08/04/2014 - 22h37

Eu assisti o Lula pela internet durante as 3,5 horas que ele falou… fala fácil e com um poder de argumentação incrível! Fiquei pensando qual dos candidatos que estão por aí resistiriam meia hora de debate com o Lula…É incrível a capacidade que o Lula tem de conquistar corações e mentes… menos, claro, os que o odeiam e não querem deixar ele falar…

Responder

    lelezinhamattos

    09/04/2014 - 09h46

    Assino em baixo do que tu escreveste…

Carlos Ribeiro

08/04/2014 - 21h30

E fica por isso mesmo.

Responder

Gerson Carneiro

08/04/2014 - 21h21

Se eu não tivesse nada pra fazer eu também teria assistido. Humpf! :(

Responder

Fabio Passos

08/04/2014 - 20h33

A esquerda não pode continuar tratando as corporações golpistas da mídia como se fossem “imprensa livre”.

As oligarquias da mídia tem nome: PiG
O nome é merecido e como tal deve ser tratado.
São entulhos da ditadura que persistem sabotando nossa democracia.

A esquerda precisa privilegar a rede.
Que o exemplo do Lula seja seguido. Inclusive pela presidenta Dilma.

Responder

Rodrigo Leme

08/04/2014 - 20h07

Alterou a fala mas não alterou o sentido… Se SP é para ele referência por não ter CPI é em seguida ele diz que o PT tem que ir pra cima, o que ele quer?

E é boa a comparação com SP: ele diz que CPI é instrumento de quem não tem voto. Isso explica as inúmeras tentativas de se abrir CPIs aqui no estado ao longo dos anos de tucanato?

O que a oposição faz com CPIs hj no governo federal é o que o PT fazia qdo era oposição e faz onde ainda é oposição, só não tinha / tem a força pra fazer passar.

Ou seja, qto mais o Lula fala que o PT é diferente do PSDB, mais fica claro que é a mesma merda.

Responder

    Vinicius Garcia

    09/04/2014 - 09h14

    Ok sabichão, então senta na mesa para dialogar com o PSDB e veja se o resultado é o mesmo com o PT, ou vice-versa. A linha política dos dois não difere muito, mas o PT pelo menos ouve mais o povo.

    Julio Silveira

    09/04/2014 - 14h25

    Concordo com você, mas também há que se dar uma considerada na irritação do Rodrigo. O PT tem dado margem a esse tipo de oposição ao Partido. O PT governo abdicou das premissas do PT aspirante ao governo, isso não há como negar.
    Muita gente, petista fanático da militância, ou os hipócritas da direção partidária( que eu separo por que vejo alguns deles como oportunistas), talvez para não perderem o discurso da diferença, com o ranço politico que governou o Brasil até o PT virar situação, não gostam de dar o braço a torcer sobre parte da razão de críticos como o Rodrigo. Não aceitam terem perdido muito de moral, e como disse o próprio Lula não gostam de ouvir criticas, que ele preferiria que viessem de dentro. Lógico que existem diferenças entre o PT e PSDB. Mas elas estão muito mais nos resultados alcançados pelos governos e na opção, que me parece bem clara, sobre a quem se propõem a servir. Mas pera lá, usando pelos mesmo métodos, não procurando revolucionar a cultura politica corrupta nacional, antes pelo contrario, se aproveitando dela. E ai mora o perigo, a infiltração dos maus hábitos dentro da estrutura partidária, que como o Lula disse e feita de gente é humana. Com isso constrange aqueles que buscam uma politica em que seja desnecessária a molecagem com a cidadania. Os discursos mandráques, em que a falta de sinceridade ética e a regra. É isso e não outras coisas que alimentam e dá folego as argumentações dos anti Petistas. Por que o PT foi o partido que fez as defesas sobre ética e retidão partidária e acabou ficando com esse discurso oco. E a oposição desde sempre anti ética não aceita terem perdido o mapa de sua mina, o domínio secular do governo, para principiantes.

    abolicionista

    10/04/2014 - 21h49

    Caro Julio, eu discordo das opções do PT em relação à política econômica e na maneira autoritária de tratar os movimentos sociais. Contudo, preciso discordar de suas colocações. O mandato de Dilma se caracterizou pela tentativa de coibir todo e qualquer caso de corrupção no governo. Dilma foi linha duríssima contra a corrupção, muito mais do que qualquer um de seus antecessores. Discordo muito de suas decisões, mas acho que a presidenta eticamente, no trato com a coisa pública, foi impecável. Sinceramente. Ela inclusive tentou responder diretamente às ruas durante as jornadas de junho, colocando a nu a má-fé dos políticos tucanos que votaram pela manutenção das estruturas corruptas da política nacional. Além disso, a única proposta decente de reforma política foi elaborada pelo PT. O grande nó que atravanca a consolidação de nossa democracia e a modernização do país atualmente está no congresso. E isso não depende da vontade política do presidente. A única solução pra isso, como disse o Lula, a respeito da reforma da mídia, é democracia direta. O povo nas ruas, pressionando por mudanças. Quanto à necessidade de restabelecer o contato com a base, não há dúvidas. Você está coberto de razão. É preciso voltar a escutar as ruas. Mas isso colocaria em crise a governabilidade e as alianças. Enfim, o PT está tentando jogar em duas frentes, e certamente a política fisiológica tem pesado mais.

    abolicionista

    10/04/2014 - 15h17

    Rodrigo, fala um caso de corrupção da Dilma, um que seja.

    É fácil acusar sem provas, produzir escândalos eleitoreiros, difícil é tentar o entender o país.

    Vocês tucanos ficaram no passado, são página virada, para o bem do nosso país, não ganham mais nem rifa de quermesse. Será que não percebem?

    A única função do tucanato é atravancar as reformas de base que o país precisa e puxar o Brasil para trás. Deixem o país crescer, pelamor.

    Um abraço.

abolicionista

08/04/2014 - 19h22

Jornalixo da Folha. Bora juntar o povo e protestar em frente à Folha. De um jornal que ajudou a torturar e a matar seus jornalistas a gente deve esperar tudo.

Responder

    lukas

    08/04/2014 - 20h53

    Se juntar dez pessoas do povo, eu como meu sapato. Só vai militante.

    abolicionista

    10/04/2014 - 15h13

    Achei interessante o uso da expressão “pessoas do povo”. Pelo visto, para a sociologia da revista Veja, povo não pode ser militante.

    Quanto a juntar o povo, como foi a reedição da marcha da família? Soube que foi um estrondo.

    Fica triste não, Lukas. O Brasil não é para principiantes, com o tempo vocês vão entendendo… Um abraço.

Maria Thereza

08/04/2014 - 19h04

Qual a novidade?

Responder

renato

08/04/2014 - 18h43

Processo neles.
Não no Jornalista, mas no dono do Jornal!!
Se eu falo alguma besteira, vou para cadeia!!!
Começa já a Lei de Medio `Presidente Lula..
Por Favor!!! Não deixa passar…..Cacete…
Pede para escrever na primeira pagina…
Mas PQP…faça alguma coisa!!!!

Responder

    Maria Thereza

    08/04/2014 - 19h06

    Apoiado. Nesse caso específico, não há controle remoto que dê jeito.

Heitor

08/04/2014 - 18h14

É por isso que tem que regular a mídia.

Responder

    Rodrigo Leme

    08/04/2014 - 20h08

    Sim, entrevista só pra blogueiro amigo. Aí não precisa expulsar ninguém do recinto.

    Fredy

    08/04/2014 - 22h19

    Tem que acabar é com esta roubalheira. A população brasileira está acordando com tanta corrupção. Votei todas as vezes no PT, mas agora nem que me amarrem eu voto neste partido que se vendeu para o Renan, Sarnei, Collor, Jucá, para o PMDB que está sempre na situação. Jogaram o discurso do Partido no lixo. Uma vergonha. Quero mais é que a Dilma se exploda!Se você quer que regule a mídia, vá morar na Venezuela ou em Cuba para você ver o que é bom. Vocês defendem isso porque não sabem como são as coisas por lá. Experimente morar uns dois anos nestes países para você ver o que é bom pra tosse.

    Jonatas

    09/04/2014 - 09h40

    Continuem votando no PT e vamos virar Cuba ou Venezuela

    paulo leal

    09/04/2014 - 12h36

    assino embaixo, deixemos de só defender.
    chamamos os outros de PIG, e o que somos?
    que defendemos tudo bem, mas façamos a autocritica para ver que nosso comportamento é igual ao PIG, só vê defeito nos outros.

Deixe uma resposta