Fernando Augusto: A direita e o simbolismo dos selfies com a PM

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-03-17 às 11.24.13

Foto Caio Pallazo/Ponte/Jornalistas Livres

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2015

Manifestações da direita e o simbolismo da “selfie” com a PM

Por Fernando Augusto, no Fatos

As manifestações de domingo trouxeram em suas faixas e cartazes algumas pérolas do analfabetismo político e do caráter antidemocrático que tem o movimento. Pelas redes sociais podemos ler barbaridades, escritas por um estrato da população que se julga mais bem educado e informado, mas sofre de um atraso e provincianismo impressionantes.

Mas quero destacar aqui uma das cenas que mais me surpreenderam: a fila para tirar fotos e “selfies” com a polícia militar, principalmente com a Tropa de Choque. Aliás, nas últimas manifestações da direita essas são duas características simbólicas: os afagos à PM e a indefectível camisa da (corrupta) CBF, para demonstrar um falso patriotismo de quem prefere ir a Miami do que à Bahia.

Tietar a PM em uma manifestação diz tudo sobre o tipo de gente que participa daquela marcha. Resquício da ditadura militar, as polícias militares são responsáveis pelo genocídio da população pobre e negra. Só quem ignora isso pode ter como ídolos estes homens de farda. A polícia de São Paulo, particularmente, é conhecida pela repressão desmedida aos protestos de rua, mas, é claro, apenas os promovidos pela parte progressista da sociedade. Para quem ocupa as ruas para clamar por moradia, contra os latifúndios e por melhores salários para os professores, cassetetes e bombas de gás lacrimogênio.

A PM de Alckmin, como apresenta em relatório final a Comissão da Verdade paulista, “tem uma organização e formação preparada para a guerra contra um inimigo interno e não para a proteção. Desse modo, não reconhece na população pobre uma cidadania titular de direitos fundamentais, apenas suspeitos que, no mínimo, devem ser vigiados e disciplinados”. De acordo com a Anistia Internacional, a polícia brasileira matou, em média, seis pessoas por dia em 2013. No ano anterior foram 30 mil jovens brasileiros mortos, sendo 77% deles, negros.

Os que estavam ali na fila para a foto com a PM não só chancelam as chacinas promovidas pela PM, mas também querem dizer: “continuem nos protegendo desses baderneiros, pau neles!”. Quando assistem à desocupação violenta de terrenos e prédios ocupados pelos sem-teto, aplaudem. Aquilo representa o tipo de sociedade em que desejam viver.

Leia também:

Maíra Lima: 15 motivos para celebrar o aniversário da Globo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ivanildo Rodrigues

Este idiota, para ficar mais autentico, deveria por um espanador com penas de pavão no trazeiro e ter colocado um colar de jaca nos peitos, seria o representtante autêntico anti-Dilma.

Eunice

O corpo fala.

abolicionista

Cambada de reatardado, protestar com a bandeira dos EUA, o que a falta de vergonha na cara não faz.

Elias

Esse duplo homem que veste uma roupa metade EUA, metade Brasil, carrega a bandeira dos EUA. Seus olhos e sua cabeça estão cobertos por óculos escuros e cartola com as cores dos EUA. O que não se sabe é de onde ele é. Será do Brasil ou dos Estado Unidos? Talvez seja dos dois e tenha dupla cidadania. De qualquer forma me pareceu uma figura extremamente bizarra. O povo brasileiro não merecia ver essas coisas. Protestinho bem fela da pota, esse.

Julio Silveira

Esse imbecil da foto (só chamando assim) já disse o que quer para o país Brasil. Quer que seja uma parte do estado americano do norte.
Mas de preferencia diferente de lá, prefere aos golpes do tipo paraguaio, ou, quem sabe, do tipo hondurenho, de qualquer maneira, esses republicanos de republica de bananas, democratas de araque, são os que vem nos legando esse país de um futuro que nunca chega, para consolidarmo-nos como nação.

Lauri Guerra

A foto acima é reveladora do tipo de oposiçao que foi à rua destilar seu ódio. Mostra bem quais interesses essa oposição defende (interesses do imperialismo acima daqueles do Brasil) e quais métodos defende (a imposição da violência militar para sufocar a democracia).

Quando vestiu a fantasia, caiu a máscara.

Mauricio Gomes

Meus caros, o momento é muito complicado. A mídia e os partidos de oposição conseguiram, com auxílio da omissão, covardia e erros do PT, formar uma legião de fascistas, que quer o fim dos partidos políticos e do STF, cada vez mais repressão policial, assassinato de adversários, intervenção estrangeira, volta dos militares e outras barbaridades. Não querem fazer oposição política e nem aceitam discutir nada, pra eles é ou golpe, renúncia ou impeachment. Estão até incentivando crianças a gritarem palavras de ódio, e fazem selfies sorridentes. Isso está passando dos limites, é uma afronta à própria democracia essas manifestações nazifascistas com direito até a suásticas e frases pedindo intervenção militar em inglês. Espero que o governo tenha em mente que essa gente quer o PT fora, seja como for (golpe, renúncia etc). Há claramente um plano orquestrado de desestabilização do governo….

    Carlos Elísio

    Toda esta merda tem origem nas declarações estúpidas do FHC quando da eleição passada. A história julgará este crápula do FHC colocando na sua conta a morte de alguem seja de um lado ou de outro.

Luiz

Nossa sociedade está longe da evolução. Temos um longo trajeto a seguir. A democracia brasileira deve afastar-se de São Paulo, que virou um antro de atraso e mediocridade. Se o PT não se afastar de SP e se reconstruir em outros estados, para, somente depois, mostrar para SP que o Brasil rejeitou o PSDB e seus comparsas, vai ver o Brasil ser tomado para essa orda de imbecis, tocados como gado a se manifestar sem saber o que querem e pra onde vão.

Deixe seu comentário

Leia também