Direita em surto: Mamãe, tem um bolivariano embaixo da minha cama!

Tempo de leitura: 4 min

simon-bolivar

Maldito bolivariano!

A tendência de chamar desafetos de ‘bolivariano’ conta com a ignorância alheia. O termo precisa ser mais bem definido antes de ser berrado a plenos pulmões

por Gilberto Maringoni, na CartaCapital — publicado 08/11/2014 02:30

Pronto, inventaram um novo xingamento.

Depois de comunista e terrorista de um lado e de coxinha de outro, epítetos que já entediavam a todos, a tendência do verão é chamar os desafetos de “bolivariano”.

— O que quer dizer?

— Não sei muito bem, mas tá bombando.

— Estão querendo transformar o Brasil num País bolivariano.

— Bolivariano? Transformar o Brasil na Bolívia?

— Não. Bolivariano, aquele troço do Chávez.

Aquele troço do Chávez precisa ser mais bem definido, antes que se encha a boca para berrar “bolivariano!” a plenos pulmões.

O que é ser “bolivariano”, termo que tanta repulsa causa a Gilmar Mendes, ao infatigável deputado Eduardo Cunha e aos soberbos editoriais do Estadão, que dia sim, dia não, botam o qualificativo para ralar?

O presidente venezuelano Hugo Chávez não se cansava de repetir: o ideário que movia seu governo era o legado político e histórico de Simón Bolívar (1783-1830).

O próprio nome do país foi alterado, a partir da Constituição de 1999, para República Bolivariana da Venezuela.

Chávez não foi o único a reivindicar o personagem. O nome de Bolívar foi apropriado por um sem número de lideranças e movimentos políticos na América Latina nos quase 200 anos que nos separam de sua morte.

Seus seguidores estão espalhados pelas mais diversas vertentes do espectro ideológico.

Até que ponto as apropriações de tal legado são fiéis ao pensamento original do chamado Libertador?

É difícil dizer. A “ideologia bolivariana” tem contornos vagos e imprecisos. Bolívar é possivelmente o personagem histórico mais complexo e de maior influência no imaginário político continental. Sua obra é colossal.

Além de liderar guerras de independência e de exercer influência direta em pelo menos cinco dos atuais países da região – Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia -, ele deixou vastíssima obra escrita, constituída por artigos, cartas e discursos.

Culto, refinado e viajado, Bolívar era sobretudo um intelectual de ação. Estava longe de ser um líder oriundo das classes populares.

Era destacado membro da elite criolla, brancos e mestiços de posses que, entre os séculos XVI e XIX, se opunham ao domínio espanhol em diversos países do continente.

Bolívar teve sua vida política marcada pela luta contra o colonialismo, pela república, pelo fim da escravidão e pela defesa de um sistema de educação pública, entre diversas outras iniciativas.

Tendo visitado a França por três vezes na primeira década do século XIX, foi fortemente influenciado por correntes iluministas e antiabsolutistas.

O culto a Bolívar

O historiador venezuelano Germán Carrera Damas escreveu um livro fundamental para se entender não apenas o personagem histórico, mas o Bolívar simbólico, que segue existindo.

O título é preciso: El culto a Bolívar, nunca lançado no Brasil.

Carrera Damas destaca que a admiração despertada por Bolívar em seu tempo e após sua morte não é fruto apenas de laboriosa pregação.

Os feitos que liderou repercutiram concretamente na vida de milhões de pessoas.

Não sem razão, Bolívar tornou-se objeto de culto, realizado, ao longo dos anos, com os mais diversos propósitos políticos.

Segundo outro historiador, Domingo Felipe Maza Zavala, já no governo de Eleazar López Contreras (1936-1941), na Venezuela, “o culto a Bolívar foi elevado à significação de um fundamento político”.

Através de variadas interpretações, a figura do Libertador foi reivindicada por todas as classes sociais do país como uma espécie de fator de unidade nacional ou até como símbolo da manutenção de determinada ordem.

Assim, existe um bolivarianismo conservador, traduzido na profusão das estátuas equestres disseminadas nas praças de praticamente todos os municípios venezuelanos, bem como na sacralização estática de lugares e feitos do pai da Pátria.

Essa vertente tenta esvaziar a figura de Bolívar de seu conteúdo transformador e anticolonialista, destinando-a à veneração estéril.

E há um bolivarianismo  de esquerda, que busca nas lutas contra o domínio espanhol a inspiração para ações tidas como antiimperialistas.

As duas visões envolvem um sem-número de nuances. O ideário bolivariano sempre foi elástico e flexível o bastante para permitir leituras de um lado e de outro.

O culto a Bolívar não é uma criação ficcional, fruto de um patriotismo exacerbado em alguns países. É mais do que isso.

Ele se constitui em uma necessidade histórica e em um recurso destinado a compensar o desalento causado pela frustração de uma emancipação nacional que não se completaria.

Bolívar seria o elo histórico com um ideal de soberania, liberdade e justiça. Daí sua força, tanto política, quanto como veneração quase religiosa.

A ignorância alheia

A acusação de bolivariano feita por Gilmar Mendes e outras figuras do mesmo nível parte de quem conta com a ignorância alheia.

E é bradado especialmente por aqueles que omitem um pequeno detalhe dessa história: na Venezuela, o contrário de bolivariano é uma oposição que não vacilou em patrocinar um destrambelhado golpe de Estado, em 2002, que retirou Chávez do poder por três dias e, de quebra, todas as referências a Simón Bolívar dos símbolos nacionais.

A intentona foi um fracasso e, como se sabe, desmoralizou a oposição por vários anos.

A omissão é mais do que interessada.

*Gilberto Maringoni é professor de Relações Internacionais da UFABC autor de A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo) e ex-candidato a governador de SP pelo PSOL.

Leia também:

Rogério Correia: A herança maldita dos tucanos em Minas Gerais 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José C. Filho

Como não faço parte do grupo “entreguista/imperialista”, afirmo com muito orgulho que também sou bolivariano.

Cláudio

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … …. “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Roberto

“Bolívar teve sua vida política marcada pela luta contra o colonialismo, pela república, pelo fim da escravidão e pela defesa de um sistema de educação pública, entre diversas outras iniciativas.”

Deve ser pela luta do personagem que o Bolivarianismo é tão temido pelas classes mais pobres e médias. Sem colonialismo, sem escravidão vai haver tédio, falta de um pé na cabeça e saudades das chibatadas no lombo.

Wildner Arcanjo

Faz muito tempo que nossa classe dominante vive das penas e poses. Como pavões vivem a vociferar e propagandear sobre o que não entendem. Nós, os “subalternos”, como não temos tempo, nem dinheiro para viver neste mundo, precisamos de coisas concretas para fazer e viver, e progredir. Essa é a grande diferença: nós evoluímos, eles… continuam pavões…

Cláudio

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

Com Dilma, a verdade VENCEU a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Arquimedes Andrade

A nossa meta, modesta, neste século é que o Brasil se transforme numa grande Suécia tropical.

    Wildner Arcanjo

    Não existe país europeu mais socialista do que este. Embora, por parte de uns em nossa mídia, seja exemplo de comparação de tudo o que é bom, do lado de lá, com tudo o que é ruim, do lado de cá. Mas nestas horas, quando as ações definem um modelo político, social e econômico e não as denominações, toda a mídia tem amnésia.

Léo

Dificil de entender uma parte da sociedade.
Dizem-se superiores e não sabem diferenciar uma coisa da outra. Então surge o preconceito.

roberto

Engraçado que a nossa elite fascista caipira, chama os nordestinos de ignorantes,mas ela é que é de uma ignorância sem limites, ao usar termos ridículos como esse neo-burrismo “bolivariano” e outras coisas estúpidas.
É por isso que esses espertalhões vão começar a beber água de esgoto ,que seu chique governador vai servir em copos de cristal.
Gente fina é outra coisa !

    carlos jorge matins

    Brilhante comentário.

Simão Bolivariano

Tem um bolivariano embaixo da cama de gilmar…

carlos

Isto é pouco para a maldade deles. A meu ver o negócio é mais sério do que se pensa.

FrancoAtirador

.
.
Enquanto a Manada de Muares zurra ‘bolivarianismo’,

o Presidente do Uruguay José Mujica, El Pepe Charrua,

vem ao BraSil se encontrar com Dilma Vana, para tratar

do aprofundamento da Integração entre os dois Países

e, conjuntamente, estreitar cada vez mais os laços

com os demais Hermanos Sul-Americanos

07/11/2014 21:53
Agência Brasil

Dilma Rousseff e Pepe Mujica aprofundam Integração Regional

Os Presidentes do Uruguai, José Pepe Mujica, e do Brasil, Dilma Rousseff,
conversaram nesta sexta-feira (7), durante mais de três horas,
sobre temas políticos e as relações entre os dois países nos últimos anos.

Enquanto Dilma foi recentemente reeleita, Mujica está nos últimos meses de mandato no Uruguai, que elegerá seu próximo presidente, em segundo turno, no dia 30 deste mês.

Transmissão de energia, infraestrutura e integração produtiva foram os principais assuntos tratados na conversa entre os mandatários.

Após o encontro, Mujica afirmou que as parcerias entre os dois países
não devem necessariamente convergir para ações de financiamento,
mas também para o Desenvolvimento das duas Nações,
bem como dos vizinhos Paraguai, Argentina e Bolívia.

“Conversamos sobre uma agenda de problemas
que viemos trabalhando esses anos”,
explicou Mujica, citando a necessidade
de impulsionar um porto regional,
“que não pretenda ser um porto uruguaio,
mas um porto da região do Rio da Prata,
que está se transformando
num congestionamento de barcos”.

Segundo Mujica, o Brasil tem Importância Estratégica na Região.

“Penso que Brasil é a Espinha Dorsal,
mas também tem de se dar conta
da responsabilidade que tem.
O desenvolvimento está vindo tarde,
e há outros grandes neste mundo
que se juntam para poder negociar.
Por isso, o Grande [Brasil]
tem que se juntar aos pequenos
e médios, todos juntos.
Se não, não teremos força”,
afirmou.

A presidente Dilma Rousseff destacou
que o balanço do relacionamento
entre os dois países é positivo,
pelo fato de ambos olharem
para os interesses da América Latina,
onde, segundo ela, há um mercado
“significativo”, que deve ser expandido.

“Conseguimos uma integração energética
que estava há muito tempo sendo buscada,
baseada não só na interconexão de transmissão,
mas também em projetos conjuntos feitos
com a Eletrobras e a Empresa Uruguaia.
Isso significa que, quando sobrar energia lá,
eles venderão para nós.
Quando sobrar aqui, venderemos para eles.
Aquele que tiver menor preço tem prioridade”,
disse a Presidenta, após o encontro com Mujica.

Dilma ressaltou ainda a Importância
de uma Integração Produtiva
entre os Dois Países na Questão
da Tecnologia da Informação
e em outras Áreas.

“Todas as Economias da Região,
e principalmente Sociedades da Região,
procuraram formas de Equacionar
o Problema Secular da Desigualdade.
Muitos latino-americanos foram levados
a ser construtores e isso também vai significar
e significou grande mercado”, explicou.

O presidente uruguaio também respondeu
a perguntas dos jornalistas [SIC]
sobre a possível venda de seu famoso Fusca Azul,
assunto que ganhou repercussão nos últimos dias
depois que um ‘sheik’ árabe ofereceu
US$ 1 milhão pelo automóvel. [*]

Mujica, que é conhecido por manter
uma vida simples e pacata,
apesar de ocupar o cargo mais alto do país,
repassando parte de seu salário para fundações sociais,
limitou-se a responder, bem-humorado:

“No se preocupen con el Fusca”.

E fez um questionamento:

“O que não tem preço?
O que não tem preço é a Vida.”
.
.
Leia também:

“BRASIL É A ESPINHA DORSAL DA REGIÃO”

Por Najla Passos, na Carta Maior

(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Brasil-e-espinha-dorsal-da-regiao-diz-Mujica/4/32197)
.
.
[*] O Duce Führer da Virgínia/USA

acaba de postar um vídeo no YouTube

para transmitir aos Seguidores Fascistas

da Manada de Muares do Tea Party braZil

que ‘Von Mises’ desceu do Inferno Astral

para informar que a Mídia Bolivariana

mente quando diz que foi um Sheik Árabe

que ofereceu ao Terrorista Tupamaro

1 Milhão de Dólares pelo Fusca Azul:

primeiro, porque o carro era Vermelho

e foi pintado de outra cor para ocultar

que era utilizado em assaltos a bancos

pelos comunistas uruguaios assassinos;

segundo, porque, na realidade olaviana,

o sheik árabe não passa de um muçulmano

militante armado do Estado Islâmico,

que foi usado como laranja do Lulinha,

o Filho Corrupto do Lula, Dono da Friboi

que é casado com a Ticiana da Band.
.
.

Teo Lucas

Esse PIG é composto por cegos. O bolivariano já está em cima da cama, com*** a mãe deles.

Marduk

Simon Bolivar era um iluminista e um estadista, tem pouco ou nada a ver com os bolivarianos de hoje (ou melhor, boquivarianos). Eles emporcalham sua memória através de suas atitudes totalitárias. A Venezuela está com a economia arrasada e convive com a violência do Estado e milícias chavistas e falta de gêneros alimentícios(e também de papel higiênico).

    FrancoAtirador

    .
    .
    Faltou Papel Higiênico?

    Deve ser de tanto a Mídia Fascista Venezuelana

    Traficar M-rda* de Maiâmi/USA, via Bogotá/CO.

    *[-=e]
    .
    .

Cláudio

Fazendo o ENEM (daqui a pouco) e postando:

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

Com Dilma, a verdade VENCEU a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

    Mário SF Alves

    Boa sorte, prezado Cláudio.

    E… quando chegar a hora da prova de História:

    Eu não sei se sou bolivariano. Entretanto, sei que não sofro de amnésia e/ou irresponsabilidade histórica. Estudei e sei como foi e o que significou o vergonhoso e trágico dito Golpe de Estado de 1964. E se ser bolivariano é assumir a defesa de nosso território contra os invasores de sempre, inclusive os de 64, então, com certeza, também sou bolivariano.

    Defesa de território: qualquer felino faz. Já os políticos e os juristas coxinhas…

Fabio Passos

gilmar dantas é funcionário do PiG.
Repete as tolices reacionárias sem pudor… e só recebe aplausos do lixo branco que le veja.

MARCO ANTÔNIO LEITE DA COSTA

SIMÓN
SIMÓN BOLÍVAR FOI UM MILITAR E LÍDER POLÍTICO VENEZUELANO. JUNTO A JOSÉ DE SAN MARTÍN, FOI UMA DAS PEÇAS CHAVE NAS GUERRAS DA INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA DO IMPÉRIO. SIMÓN FOI APENAS UM LIBERDADOR DAS MASSAS ATRASADAS DOS PAÍSES DAS AMÉRICAS DO SUL. PROCURE AVISAR OS CONSERVADORES DE PLANTÃO QUEM FORAM HOMENS COMO SIMÓN BOLÍVAR, JOSÉ MARTIN, CHE GUEVARA, FIDEL E RAUL CASTRO CIENFUEGOS E OUTROS QUE COLABORARÃO GRANDEMENTE PARA ESSES FILHOTES DA DITADURA TEREM A LIBERDADE DE FALAR AS MERDAS QUE FALAM HOJE.
MARCO LEITE

    Conceição Lemes

    Marco, por favor, letras minúsculas nos comentários. sds

Raylan

Uma boa parcela da população brasileira, ainda está nas “TREVAS DA IGNORANCIA” porque quer, hoje os jovens tem a sua disposição uma gama enorme de informação, “BASTA QUERER SE INFORMAR”, a internet está aí para isso, há “SITES” para tudo, porem nossos jovens e até pessoas com mais idade prefere acessar “FUTILIDADES”, sabem tudo sobre “CELEBRIDADES”, sobre o que acontece no mundo esportivo, musical e as “FUTILIDADES” dos programas da tv (anas marias da vida), o que é importante, “ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ”, tamanho é o grau deles em estudar, que na maior cara de pau, copia do Google aquilo que ele deveria estudar e fazer o trabalho escolar, não retira sequer uma virgula, e tudo que o PIG “COSPE”, a maioria deles engolem, e depois com maior “VIRULENCIA” vomita, verdadeiros “PAPAGAIOS DE PIRATA”, bem ao gosto do PIG, adora generalizar, “SE A ROUBALHEIRA É NO GOVERNO DO PSDB PAULISTA”, a culpa é do PT, “SE A SELEÇÃO NÃO GANHOU A COPA”, a culpa é do PT, e o pior, a maioria deles é beneficiario das politicas publicas do governo do PT, muitos deles foram “CONTAMINADOS” atraves do convivio com os coxinhas nas salas de aulas das faculdades privadas (bolsa de estudo) e credito educativo (fies), que Lula e Dilma deu, que os coxinhas e os poderosos tenham “ODIO E PRECONCEITO”, até entendo,mas daqueles que estão sendo libertados da escrevidão por Lula e Dilma, não dá para entender, minha mulher tem um sobrinho e uma sobrinha “REVOLTADO”, os coxinhas fizeram uma “LAVAGEM CEREBRAL” neles, ao ponto do meu dialogo com eles ficar restrito a: “BOM DIA, BOA, TARDE OU BOA NOITE”, mais do que isso, gera aborrecimento, ou atrito maior, e eu sou uma pessoa de “PAZ”, na palavra e no ato.

    Conceição Lemes

    Raylan, vc tem de se decidir se vai ser Raylan ou Neto. abs

FrancoAtirador

.
.
Os Muares sequer têm noção de que estão seguindo

um Duce Führer radicado no Estado de Virgínia,

nos United States of America, de onde transmite

as barbaridades que são executadas pela Manada,

aqui no braZil, da mesma forma que os Fascistas

Paranóicos e Ignorantes do Tea Party fazem lá.

(http://www.olavodecarvalho.org/links.htm#1)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O DUCE FÜHRER DA MANADA DE MUARES DO TEA PARTY braZil

    (http://naofo.de/20h4)
    .
    .

Guimarães

E, se o Gilmar, aquele do STF, aparecer, chame um bolivariano.

Manu

Como um cara como esse gilmar mendes chega ao STF, como pode, não consigo entender, esse judiciário está pior que o legislativo. Como pode aquela dondocas do programa do jô chegar a posição que chegaram em uma tv aberta, não consigo entender….

    Julio Silveira

    Essa é facil, por conhecer, segurar e defender as broncas do FHC.

    Erla Sif Gunnarsdóttir

    Foi indicado pelo FHC em 2002. Foiempossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de junho de 2002.

    Erla Sif Gunnarsdóttir

    Foi indicado pelo FHC em 2002. Foi empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de junho de 2002.

Lukas

Comentaristas de Viomundo têm inveja do poder do presidente da Venezuela.

Bolivarianos, pois.

João de Azevedo

Olha, esse vídeo é imperdível. Jô Soares dizendo que é algo sem nexo quando se fala que o Brasil vai virar uma Cuba. É que muitas pessoas não tem noção da real dimensão do Brasil. E mais, defendendo Evo Morales. As meninas do Jô ficaram de cara amarrada.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fu7R_KJjbOs

Urbano

Os tontos da oposição ao Brasil são incríveis… Agora, tontice pra valer é a tentativa de se querer colocar o voto nulo no patamar mais alto do pódio da escolha inteligente. Para se decidir entre demo e tungano é pra lá de cruel realmente a decisão, mas entre o PT e tungano? Crer-se na inexistência da diferença, mais que visível e palpável, dos valores político e ético destes, aí seu mano só a oftalmologia ou a psiquiatria; quiçá ambas.

Julio Silveira

E que é a ignorância. Os caras tentam ofender com palavras cujos significados são elogiosos. Doravante farei questão de ser reconhecido como bolivariano, com muito orgulho.

Marat

Essa coisa de termos aqui em nosso país uma horda gigantesca de lambe-botas do Tio Sam é muito demodê… É tão cafona… Já era para ter saído de moda, desde, ao menos, a década de 1990, contudo, creio que isso ainda esteja forte porque, vez por outra, algum figurão que se imagina importante exuma estas ideias… Também aqui no Brasil há uma imensa parcela de nossa sociedade ADORA copiar os europeus… Aliás, triste continente que está muito assemelhado a um imenso canil repleto de poodles, yorkshires e outros cãezinhos efeminados que brigam entre si, para ver quem merece a melhor ração oferecida pelos pitbulls do Tio Sam. Aqui no Brasil não faltam poodles, inclusive havia um, imaginem vocês, candidato à presidência… Prefiro os Huskys Siberianos ou os shih tzus chineses, cães bravos e inteligentes, que não se vendem para donos imprestáveis… Aqui no Brasil, essas pessoas deveriam ser mais Filas e menos poodles!

Marat

E o patrono dos neomacartistas, quem diria, é um membro do STF… Isso sim é coisa típica do País da Piada Pronta!

    Borges SP

    Garaiiiii que p… é neomacartista? Algo com os correios?

    Marat

    Pesquise Joseph McCarthy.
    Abraços

Túlio Atenas

“Do heróico ao ridículo êh apenas um passo”. (Simone Bolívar).
O Gilmar Mendes sonha ser herói brasileiro, mas não passa de vassalo ridículo.

Marat

Xiiii… Se as patricinhas não se cuidarem direito, muitas delas ficarão grávidas de bolivarianos, uma vez que Mauricinhos não são bons de cama…

FrancoAtirador

.
.
A Mídia-Empresa Fascista é a Grande (ir)responsável pela Ignorância

da Manada de Muares que troteiam de Sul a Norte e de Leste a Oeste.

levando a Mensagem Escatológica do ComunoBolivarianismo Petralha…
.
.
E os Governantes, Parlamentares e os Juízes de todas as Instâncias

vêm ocupar o Segundo Posto no Rol de Irresponsáveis, por Omissão.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também