Caio Octavio: Haverá lei do silêncio para proteger Berlusconi na mídia?

Tempo de leitura: < 1 min

por Caio Octavio, de Roma

Um milhão de pessoas foi às ruas da Itália neste domingo, 13 de fevereiro, pedindo a renúncia de Berlusconi, o primeiro-ministro da Itália, por suas ligações com a máfia, pela comprovada compra de juízes, deputados e senadores, por sua degenerada vida de orgias e de ofensas às mulheres italianas (leia aqui).

A pergunta é: porque até esta hora, 20:56, de domingo,  13.02.2011, os portais do Estadão, da Folha e de O Globo não têm chamadas na capa sobre essas megamanifestações que ocorreram simultaneamente nas 300 maiores cidades italianas?

Seria um acordo de silêncio, um tipo de  “Omertá” da mídia ?

Por que a notícia de que havia 2 mil manifestantes em Argel ontem, pedindo democracia, ocupou a primeira página do Estadão, mas um milhão de italianos contra Berlusconi “não é notícia”?

Apenas por que Berlusconi é de extrema-direita não podemos ficar sabendo que o povo italiano está farto de sua corrupção e devassidão?

Por que a mídia brasileira protege Berlusconi?

Por que ele é anti-Lula?

Ou por que ele é um renomado racista, xenófobo e fascista e nossa imprensa simpatiza secretamente com essas ideias?

Existirá então uma “Lei do Silêncio”, um tipo de Omertá, que protege não só Berlusconi, mas todos os políticos apoiados mundo a fora pelos veículos privados de comunicação?

Faça a sua parte para combater o bloqueio da mídia brasileira. Pesquise no Google sobre as manifestações contra Berlusconi hoje na Itália e mande links para os seus amigos.

Bem informadas, as pessoas podem fazer o mundo mudar. Faça a sua parte.

Ou você prefere esperar que  Estadão GloboFolha o façam?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

hcoelho

A imprensa usa o critério da "escandalização seletiva". Escolhe o assunto que lhe choca e esquece o que quer. È tão simples. Tudo se explica. para quem não tem moral nenhuma é um ótimo procedimento.

hcoelho

Há uns dois meses atrás eu passei pelo GNT e um dos famosos jornalistas do caso Watergate estava sendo entrevistado.
À pergunta se ele se preocupava com a liberdade de imprensa na Venezuela respondeu:
Não. O problema é que na Venezuela a imprensa se tornou oposição ao governo e deu motivos para ele reagir, e acrescentou, estou muito mais preocupado com a Itália onde o dono de grande parte da imprensa é primeiro ministro e domina também a imprensa oficial. Isto é que põe em perigo a liberdade de imprensa.
Alguma dúvida? Nos arquivos da GNT deve estar ainda a entrevista.

Bonifa

A mídia européia está em boa parte acusada de responsável pelo entorpecimento popular que levou à tragedia da crise financeira mundial. Pela desgraça neoliberal que está em seus estertores. Berlusconi é o exemplo de maior sucesso desta mídia, porque chegou ao posto de governante de um país importante. A mídia brasileira não é tão vitoriosa, sofreu seguidas derrotas no voto popular. Mas é inteiramente solidária a seu ídolo máximo, Berlusconi.

gilberto

O PIG senta no rabao proprio e fala dos outrso, jamais falarão de seus iguais as noticias ruins.

Joaquim Aragão

Para mim, os jornalões passaram a ser apenas uma leitura complementar. Começo sempre pelos Blogs, onde o noticiário tem mais qualidade.

Pedro Pinheiro

Eu tenho o palpite de que tem a ver com interesses editoriais/empresariais: patrocínio das empresas do grupo de Berlusconi a jornais no Brasil, por exemplo; ou talvez relações institucionais e econômicas com a Mondadori. Ou então, no mínimo, solidariedade dos donos do PIG daqui com o dono do PIG de lá.

ricardo silveira

Dois mil manifestantes em Argel e um milhão na Itália protestando contra os respectivos governos. No primeiro caso é notícia, no segundo não. Essa é a mídia brasileira, a que fala em liberdade de imprensa para defender os próprios interesses.

Guanabara

Entrei agora nos sites da Globo, Folha, Estadão e Veja. Simplesmente não há NADA na primeira página dos portais sobre a manifestação anti-Berlusconi na Itália. Bem na base do "se não divulgou, não aconteceu".

    Attila Louzada

    A imprensa tem o compromisso moral e ético, que nem sempre cumpre, de informar o que se passa. A crítica aqui é acerca do fato de que, por motivo inexplicáve,l notícias relevantes para a compreensão dos fatos são omitidas propositalmente. Que os jornais tenham suas posições ideológicas nada contra. Como leitor que dependo deles para ser informado do que se passa pelo mundo, exijo honestidade na informação para respeitar o ponto de vista político da imprensa. Por isso, faz tempo deixei de ser assinante da Veja e apenas casualmente leio O Globo, o Estadão e a Folha, entre outros. Isso é liberdade de informação, que vira apenas uma farsa quando a verdade é manipulada, esvaziada e o leitor é vilmente conduzido.

Claudio

Porque o PT não aprova no congresso logo a venezualização do Brasil?

Assim poderão finalmente decidir o que os jornais devem ou não escrever, destacar, omitir…

Antonio Alves

Mídia é o primeiro poder. As famílias DONAS da mídia têm ideologia sim, tem lado. Até alguns dias atrás não sabíamos nem que o Mubarack, ditador Egipcio, era amigo dos EUA. Ora, os estadunidenses não são os Arautos da democracia e da liberdade? Cadê a mídia que nunca nos falou isso? que nunca criticou a postura CONTRADITÓRIA do IMPÉRIO? Onde estavam os CIVITAS, FRIAS, MARINHO e MESQUITAS, famílias, DONAS da mídia no Brasil, que se fazem parecer tão COMPROMETIDAS com a "liberdade" de informação? Está na hora de começar a nos falar VERDADES. E onde está o nosso DIREITO à uma informação cidadã, esclarecedora, liberdadora e edificadora?
A mídia nacional e mundial é na verdade uma só.
O papel dessa mídia que aí está, é, e sempre foi o de manter a todos nós, GENTIOS, IMPUROS e INCIRCUNCISOS que somos, sempre alienados, subjugados. É assim que essas CRIATURAS ajudam a produzir a miséria no mundo. Produzimos uma imensa riqueza da qual não compartilhamos.

Edmilson

Para alguns pesquisadores, grupos herdeiros dos Illuminati hoje manejam as finanças, a imprensa e a política internacionais. Entre essas organizações estariam sociedades secretas como a “Crânio e Ossos” (Skull and Bones), uma fraternidade dos estudantes da Universidade Yale, e o clube Bilderberg, que reúne políticos, empresários, banqueiros e barões da comunicação (leia mais nas reportagens das págs. 60 e 62). “Acredita-se que eles querem um único governo global”, diz a pesquisadora espanhola Cristina Martin, autora do livro El Club Bilderberg (sem tradução para o português). “Um mundo com uma só moeda, um só exército e uma só religião.”
http://super.abril.com.br/cultura/illuminati-sold

Edmilson

Será que a tal ordem secreta dos Illuminati existe mesmo?

    Marcos

    Edmilson, com certeza, existe.
    E essa "grande" mídia imunda que temos no Brasil e também no resto do mundo foi totalmente cooptada e tomada por esses seres das trevas que ainda dominam o nosso mundo.
    Contudo, esses "poderosos" estão perdendo o seu tirânico e perverso poder, e estão desesperados para reconquistá-lo.
    Essas coisas parecem paranóia ou "viagens", mas já faz tempo que tenho certeza que são verdadeiras.
    Este nosso maravilhoso planeta tem tudo para propiciar não só aos seres humanos, mas a todos os seres vivos, condições de vida maravilhosas.
    Os donos do mundo (ou ex-donos do mundo), porém, nunca deixaram que isso acontecesse, e sempre manipularam a humanidade através de uma série de crenças e valores falsos implantados nos sistemas sociais, aproveitando os próprios instintos humanos, estimulando o medo, a competição egoística, a violência, a intolerância, a separação, o materialismo, a luxúria (sensualidade selvagem, exacerbada), o individualismo exacerbado, a ambição desmedida, deturpando o sentido verdadeiro da espiritualidade, renegando ou desprezando o cultivo prático, diário dos grandes valores humanos como o amor fraterno, a paz, a justiça, a retidão (integridade de caráter), a tolerância, a solidariedade fraterna, etc.
    Por isso, por sempre ter sido dominada por falsos valores e interesses, por ser bombardeada dia e noite, em casa, na escola, nas ruas, no trabalho, na mídia por esses falsos valores e interesses, muito bem plantados, cultivados e estimulados pelos donos do mundo (ou talvez ex-donos do mundo), a humanidade sempre foi vítima desses seres trevosos, mas também de suas próprias escolhas erradas, pois ela sempre teve o poder de escolher, ainda que sob circunstâncias internas e externas difíceis, que tendiam a mantê-la no caminho errado ou impróprio.
    Mas essa velha ordem mundial, tirânica, cruel, insana, manipuladora, enganadora, pode estar chegando ao fim.
    Mas, no final das contas, o nosso destino como indivíduos e como coletividade está em nossas próprias mãos, a partir de nossas próprias escolhas individuais e coletivas.

Henderson Sousa

"racista, xenófobo e fascista "

Um homem quando está desprovido de argumentos, provas ou fatos desce a esse nível lamentável.

Assacadilhas ignominiosas que nenhum homem merece. Nenhum.

Evoluamos.

Saudações democráticas.

    Marcelo Fraga

    Falar a verdade é ser desprovido de argumentos?

    Então falar a mentira como a direita TODA faz com o PT é pior que isso então. Olhe para o próprio rabo antes de falar do dos outros.

    Lucio Dias

    Voce fala tal qual os ditadores militares. Oprimia o povo e ainda dizia: "Saudações democráticas." Na sua cabeça (acéfala) voce pensa que cinismo é virtude.

Antonio

O que me arripia é que pouquíssimos brasileiros leem este tipo de site, a massiva maioria está enebriada, tonta pela midia Global, Recordal, Bandal, tudo a mesma laia, RBS aqui no RS e SC…e aí vai..é só lembrar a última eleição…
Antonio/Ijuí – RS

MA_Jorge

Vamos ver se agora, o povo italiano recebe em troca um pouco de dignidade. É preciso dar um basta neste decrépito Sr., um mafioso sem limites morais ditando comportamentos para uma sociedade já muito castigada com a falta de compromissos morais nos últimos 40/50 anos.

Henderson Sousa

Nossa que patrulhamento!!!
O Fantástico já repercutiu, está bom?

Querem agora dizer o que um jornal deve ou não estampar em sua capa. Estou ficando com medo desse Brasil que está surgindo.

    ZePovinho

    BUNGA-BUNGA!!!!!!!!!

    Ines Ferreira

    O pior cego é aquele que não quer ver. Se este 1 milhão estive na Venezuela, protestando contra Chavez, teriamos capas de revistas, manchetes nos jornais e chamadas dos telejornais sobre o assunto. Agora como é este facista do Berlusconi, eles divulgam com discrição, quando divulgam.

    Guanabara

    Não se preocupa, não, Henderson. Daqui a pouco uma delas monta uma reportagem, que nem aquela que a Globo fez pra noticiar o movimento das Diretas Já, mas falando que era comemoração pelo aniversário de São Paulo. Tudo dá-se um jeito. rsrs

    Aline

    Um troll com transtorno do medo da liberdade de imprensa? Vai virar epidemia.

    El Cid

    então cai fora… simples !!

    Gerson Carneiro

    O Brasil que está surgindo é maravilhoso por fazer até capitão-do-mato se borrar.

    Euler Conrado

    É mais um que está com medo do Brasil onde mais gente fala, além da turma de comentaristas domesticados e bem pagos da Globo, Folha, Veja, Estadão e afins. É exatamente contra isso – contra a opinião da maioria da população – que os demotucanos lutam, acusando o país de viver sob o risco de censura à imprensa. Imprensa livre, para eles, é aquela em que somente eles falam, e o povo ouve e obedece. Que pena, para eles, que essa realidade esteja mudando. E não apenas no Brasil.

Marcos C. Campos

Será igual a Tunisia e Egito: O PIG, no começo não irá mostrar nada, a medida que o enchente social tomar proporção os cara de pau irão denunciar, chamando o sujeito de qualquer coisa, para se colocar "no lado certo".

João

Fossem três pessoas protestando em Caracas (ou na Bolívia) a notícia já estaria espalhada pelo PIG.

Jack Oliver

Graças ao bom Deus pelo advento da Internet, precisamos policiar para que não cheguem até aqui os interesses inescrupulosos da dita Mídia.

Nilva

Se não for contra o Chaves, Ahmadinejad, os Castros, Evo Morales, Correa, Cristina Kichner e outros com os quais a midiota antipatiza, aí incluindo o Lula, não é notícia.

    Elton

    Prezada Nilva,
    "Notícias" sobre as pessoas por você citadas são praticamente AS ÚNICAS que encontramos na "grande mídia" (PIG) desde que contrárias às mesmas, em oposição explícita e mentirosa. Contra os donos do poder em outros países, a exemplo de Berlusconi, aí ela mostra todo seu corporativismo.

SILOÉ

São todos da mesma laia!!! Depedendo do estrago lá, haverá uma notinha na mídia daqui.

antonio

Muito sério esse assunto, o grave é q a grande maioria do povo brasileiro não tem idéia do tamanho da máfia q é a nossa imprensa. ( PIG)

Deixe seu comentário

Leia também