Brasil Atual: Como foi a conversa de Serra com militares no Rio

Tempo de leitura: 5 min

Serra vai à direita em encontro com militares no Clube da Aeronáutica

Tucano acusa PT de formar “república sindicalista” usando a internet, coloca-se contra a punição de crimes da ditadura e afirma que Brasil ajudou “ditador do Irã”

Maurício Thuswohl, especial para a Rede Brasil Atual

Publicado em 29/08/2010, 15:40

Rio de Janeiro – Protagonista do primeiro encontro de um candidato a presidente com oficiais das Forças Armadas nesta campanha, José Serra (PSDB) foi recebido sem muito entusiasmo pelos militares que compareceram ao Clube da Aeronáutica na tarde de sexta-feira (27). A palestra, a primeira de uma série que terá também as candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT), foi assistida por cerca de 200 pessoas, plateia que sequer conseguiu encher a sala reservada ao evento, e foi fechada à imprensa a pedido do candidato. Além de pouco público, também chamou a atenção na palestra a presença de muitos oficiais da reserva, alguns com clara posição antipetista, e a ausência dos atuais comandantes das três forças.

Descontraído, o ex-governador jogou para a plateia quando lembrou os temores militares frente ao governo de João Goulart e acusou o PT de ter formado “uma república de sindicalistas”. O tucano também manifestou posição contrária ao Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e ao que qualificou como “tentativa de controle da imprensa” por parte do governo petista. Serra criticou ainda a política externa brasileira e citou a “quebra do sigilo fiscal de pessoas próximas na Receita Federal”.

“O PNDH cria uma espécie de tribunal que iria permanentemente julgar a imprensa, para efeito desse controle. Há, além do mais, por parte do governo uma ofensiva econômica em relação à imprensa”

Serra, que no passado foi perseguido político e exilado pela ditadura militar, não hesitou em condenar aqueles que pregam punição para os crimes de tortura cometido pelos militares: “Reabrir a questão da anistia para mim é um equívoco porque a anistia valeu pra todos e ao meu ver não é algo que deveria ser reaberto. Uma coisa é ter conhecimento do que aconteceu etc. Outra é a reabertura dos processos que, aliás, pegaria gente dos dois lados. Permanentemente se procura reabrir essa questão, inclusive em nível ministerial, no atual governo”, disse.

O poder do atual governo, segundo o candidato do PSDB, se dá “através da internet e da máquina sindical”. Nesse momento, Serra chegou a citar o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964: “Em 64, uma grande motivação para a derrubada do Jango era a idéia da república sindicalista. Quem estava por dentro sabia que isso não tinha a menor possibilidade de acontecer. Mas, eles (do PT) fizeram agora a verdadeira república sindicalista. Mas, não é pra fazer socialismo, estatismo, nada disso. É para curtir, e é uma máquina poderosa, que conta com internet etc”.

A política de direitos humanos do governo Lula foi o principal alvo do tucano, que chegou a afirmar que o PNDH “criminaliza quem não defende o aborto”, para em seguida acrescentar: “Nesse mesmo programa de direitos humanos, passa-se por cima da ordem jurídica do país, por exemplo, no caso das invasões. O PNDH prevê que as invasões não poderão ser enfrentadas mediante ordem judicial e cria uma instância intermediária, um fórum para decidir se tal invasão é correta etc. Isso viola o direito de propriedade”.

Serra voltou a criticar o “conferencismo” do atual governo e a se queixar da “pressão” sobre a mídia: “Outro aspecto é o controle da imprensa, que se dá através de congressos e de conferências, mas, na prática, prevê o controle e o monitoramento da imprensa. Inclusive na área propriamente de direitos humanos, direitos civis etc., o PNDH cria uma espécie de tribunal que iria permanentemente julgar a imprensa, para efeito desse controle. Há, além do mais, por parte do governo uma ofensiva econômica em relação à imprensa”, disse.

“São mais um ‘saludo a la bandera’ em relação ao qual nós não temos interesse nenhum. Para não falar, como no caso da Bolívia, de uma espécie de cumplicidade com um governo que é cúmplice do contrabando de drogas para o Brasil”

Vizinhos incômodos

O tucano também aproveitou um velho ícone do imaginário militar de direita para criticar a política externa do governo Lula ao apontar que o Brasil reconheceu, “de maneira injustificada”, a China como economia de mercado. “A implicação prática disso é que nós não podemos adotar medidas de defesa comercial com a rapidez que seria possível caso não tivéssemos feito esse reconhecimento a troco de nada. Em matéria externa, nós não tivemos agressividade econômica, mas tivemos, sim, atividade política equivocada, dando trela para ditadores da pior espécie, como o ditador do Irã, inclusive armando uma encrenca diplomática para o Brasil inteiramente desnecessária”.

A relação com os vizinhos latino-americanos também foi atacada por Serra. “Relações boas com Venezuela, Equador, Bolívia etc., tudo bem. Com Cuba, também. Eu sou partidário que os Estados Unidos levantem o cerco econômico a Cuba. Isso, aliás, ajudaria o processo cubano a caminhar para a democracia. Mas o fato é que são parcerias e coalizões antinorteamericanas que, na verdade, são mais um ‘saludo a la bandera’ em relação ao qual nós não temos interesse nenhum. Para não falar, como no caso da Bolívia, de uma espécie de cumplicidade com um governo que é cúmplice do contrabando de drogas para o Brasil”, acusou.

Além de reiterar a insinuação de cumplicidade do governo brasileiro com o narcotráfico, Serra voltou a insinuar que o PT faz corpo-mole em relação às Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc). “Eu li a declaração do comandante do Exército na Amazônia dizendo que tropas da Farc entraram no Brasil, por questões logísticas deles e também para o narcotráfico. Nossas fronteiras não estão sendo guardadas como deveriam ser”, disse.

“O que mais me incomoda na biografia da Dilma é atribuírem a ela coisas que ela não fez (…) Conheço gente que fez a luta armada – não conheci muitos, foram alguns – e que hoje estão com uma posição política correta e trabalhando direito”

Os vizinhos mais pobres foram alvo de outras queixas do tucano, que lembrou que uma cidade fronteiriça boliviana, à época em que era ministro da Saúde, tinha 75% das pessoas com dengue.

Serra também citou o pré-sal. “A fronteira marítima merece atenção especial por causa das riquezas do subsolo referentes ao petróleo. Nós temos que ocupar nossas fronteiras. A tecnologia é muito importante e envolve as três armas. Quero criar uma guarda nacional especifica para trabalho de fronteira, não conflitante com o trabalho das Forças Armadas, e para florestas e meio ambiente”, prometeu.
Passado de Dilma

Parte da platéia da palestra de José Serra no Clube da Aeronáutica não escondeu o seu antipetismo. Uma questão elaborada pelos coronéis Ozires Labatu e Ernani Almeida indagou ao tucano: “Por que os condutores de sua campanha se eximem de abrir a biografia da senhora Dilma e de expor as verdadeiras intenções do PT?”

Serra respondeu que “essa questão biográfica é uma questão mais complicada” e saiu pela tangente: “Eu não acho que deva ser a campanha de quem discute o passado, a vida de cada um. O que mais me incomoda na biografia da Dilma é atribuírem a ela coisas que ela não fez. Isso me aflige mais do que a questão do passado político. Conheço gente que fez a luta armada – não conheci muitos, foram alguns – e que hoje estão com uma posição política correta e trabalhando direito”, disse.

Em outra questão, o tenente-brigadeiro Carlos Almeida Batista repreendeu Serra por “cometer os mesmos erros de Geraldo Alckmin na campanha passada”. O militar disse que Serra não explora “conquistas tucanas como o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e as privatizações bem-sucedidas” e indagou: “Por que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não se engaja em sua campanha como faz o Lula com a Dilma?”.

Em sua resposta, Serra disse que as conquistas citadas pelo tenente-brigadeiro são “temas que não emocionam a população” e que “a internet é usada para a propagação da mentira”. Sobre o ex-presidente, o tucano foi evasivo: “Quanto à participação do Fernando Henrique, ele tem plena liberdade para isso. Mas eles quiseram transformar a eleição na comparação entre dois governos e eleição não é isso. A meu ver, levar para esse tipo de comparação não é bom”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gustavo B. Prates

Eleição é como guerra, vale tudo. Não é de duvidar da ocorrência de algum "atentado terrorista" de responsabilidade "das esquerdas"…

Ivonete

Clara Nunes cantava uma música em que dizia em uma das estrofes, algo que expressa o atual momento do Serra: "Para subir, você desceu".

    ruypenalva

    A música mais famosa sobre isso é Conceição, que Caubi Peixoto imortalizou. Será que Serra ao subir a ladeira desceu?

Marco

Vejam o ponto de vista do PHA .. no Conversa afiada. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/08/3

Beto São Pedro

Serra encerra melancolicamente a sua vida política, a pusilaminidade é a sua marca nesse período!

Giovanni Oliveira

Uma hipótese absurda: Serra eleito presidente.

De cara teria sérios problemas nas relações exteriores, expondo críticas duras e imaturas com Irã, China, Venezuela, Colômbia, Argentina, Cuba e Equador.

É um presidenciável fanfarrão.

Bauru

O demotucano enterrou sua biografia de vez!

Horridus Bendegó

Se a Dilma for nesse clube perde meu voto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Inaceitável

    Ticão

    Pois o meu, por essa razão, não perde não. Pode ir.

    Dialogar é necessário. Falar com todos os segmentos. Sem exclusão ou censura de nenhum.

    Alias, acho que será mais bem tratada do que foi, por exemplo, na Globo

    Gil Teixeira

    Se ela não for vão pegar no pé. Deve ir, mesmo por que em sendo presidenta será a comandantte em chefe das forças armadas!

    União e Olho Vivo

    @ursulahla

    Dilma deve ir a todos os lugares. Será Presidente de um País democrático. Deve dialogar com todos e ajudar a quebrar tabus, como Lula fez.

    Solange

    Dilma como Presidnete ou pré candidata tem que dialogar com TODOS os setores da sociedade, inclusive e as Forças Armadas, afinal de contas, ela Presidente falará diretamente com os caras.

    Dilma deve ir, a diferença entre ela lá e o zé pedágio, é que ela irá com postura de candidata séria, com idéias e plano de governo em sua bagagem, não como zé mané, foi como se fosse um pedinte!

    Dilma deverá ir e deixar as portas escancaradas a quem quiser ouvir o que ela tem a discursar no evento!

    Boa sorte Presidente Dilma!

SérgioFerraz

A que ponto chegou este elemento nefasto:
Quer reviver o clima de 64 e usar as forças armadas, só faltou clamar, diretamente, por um golpe. E tudo para satisfazer um projeto pessoal de ser Presidente, e dane-se a Nação, a vontade do povo e a democracia.

Rossi

Como disse o Barão:"De onde menos se espera é que não sai nada mesmo",porém ele disse uma verdade factual,"comparar os dois governos não é bom", mas não é mesmo.Assim como fhc pediu para esquecer o que escreveu,o povo do país quer também esquecer que teve esse tipo de presidente, e o Serra está colhendo no campo semeado por ele.Tarefa inglória!Brotou o que?Aliás por que o fhc não aparece na campanha ou se candidata?Avaliaria bem o nível de apreço que o povo brasileiro tem por ele.

Claudio Ribeiro

Minha análise de quem testemunhou o governo Lula e é benficiário do legado de seu governo:
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/qua

A análise de quem ascendeu sob as políticas do governo Lula e conheceu também um passado recente nada animador, que sabe quem são os personagens do contra tudo que vivemos hoje posando de "novos defensores" de Lula!

ruypenalva

Eu soube que tinha um general que cantava: Você não vale nada, mas eu gosto de você…

    Gerson Carneiro

    E uma turminha de recrutas novatos, no fundão, cantavam:

    "Acende, puxa, PRENDE, passa
    Indio quer cachimbo, Indio quer fazer fumaça".

Cláudio

Pessoal,

Será que li bem ou o Serra está falando mal da internet ?

– Puxa vida, que democrata !!!

    Gerson Carneiro

    Deve ter ficado pê da vida com o Encontro dos Blogueiros.

Ed.

Fora do assunto, mas vale:
Resultados da "desastrosa" diplomacia de Lula e Amorim:
Primeiro país a ser visitado pelo presidente da Colômbia: Brasil…
Hehe

ValmontRS

“a internet é usada para a propagação da mentira”.
Isto, vindo de um filhote do PiG, é de um cinismo sem igual.
Nem Goebbels conseguiria ser assim.
Necromancer é um monstrengo.

Beto

Falou para uma plateia de militares de pijamas que hj não mandam nem nas panelas de casa.

ZePovinho

Se Nelson Rodrigues fosse vivo,diria para os reaças que não sabem ser reacionários:"Vocês só não andam de quatro porque morrem".Aí vai o reacionário avançado,aclarando a 'ignorância enciclopédica" da nossa direita medieval:

[youtube bg6CTwVwsss http://www.youtube.com/watch?v=bg6CTwVwsss youtube]

ZePovinho

O Cloaca News(com o auxílio luxuoso do PHA) manda o troco cheio de bossa:

[youtube U3eAkWhrrTA http://www.youtube.com/watch?v=U3eAkWhrrTA youtube]

    FatimaBahia

    Excelente!o danado é que me deu pena!!juro que me deu :<(

Marcelo Fraga

Serra incorporou o Carlos Lacerda. Entretanto não tem competência nem para encenar esse "ilustre" personagem histórico. Digo isso porque esconde as suas reais intenções, que é voltar ao poder por bem (dificílimo à essa altura do campeonato) ou por mal (dá-lhe 64).

Acredito que o pior nessa direita brasileira de hoje é que escondem suas reais intenções e ideologias. Escondem que não defendem o pobre, mas sim o empresário. Escondem que defendem o neoliberalismo. Escondem que quase venderam e Petrobrás. Escondem que dobraram o número de postos de pedágio em SP. Escondem o escândalo do Detran aqui no RS. E escondem que a mídia que tanto os apóia é concessão pública, portanto subordinada ao povo; e não um Quarto Poder.

fernandes

Como se diz no futebol: Serra é um ex-político em atividade.

Christian Schulz

Na boa… é o Anedotário da Rua da Moóca!

.
.
.

Se o Serra acreditar, REALMENTE, em qualquer uma das groselhas que falou aí, é camisa de força.

Sem dó.

Túlio Carvalho

Isto é nojento. A única sorte deste mentecapto é que ainda estamos longe do fim do jogo. Estamos nos 30 minutos finais.
Com a desclassificação da gráfica Plural, é capaz de a Folha voltar a bombardear, o que incomoda a mim, mas não a muitos. Enfim, estou ganhando, mas parece que está 1×0, apesar de as pesquisas indicarem 3×1.

Guilherme Milani, SP

Ao invés de ficarem preocupados com os eternos comunistas comedores de criancinhas, esses milicos movidos a Bezetacil e com odor de naftalina deveriam se ocupar com temas mais urgentes e preocupantes, indagando o Zé Ladeira sobre assuntos como este, por exemplo:

POLÍCIA APURA DENÚNCIA DE TRABALHO ESCRAVO EM OBRA DA MARGINAL TIETÊ http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/pol

E aí, Zé Ladeira, isso também é tro-lo-ló petista? Alô, alô, Ministério Público, vai ficar só assintindo???

josé fernandes

o serra parece aquele bicho acuado por vários cachorros de caça, onde, sem mais nenhuma chance, tenta grunir e impor medo.

zehzinho

Não creio que algum cidadão honesto e patriota, civil ou militar, dê crédito para os argumentos do Serra. Os militares fizeram 64 em outras circunstâncias históricas e sabem no que deu. Não são idiotas e percebem o país está melhor. Não é isso que deseja qualquer patriota?
Então não "cola" nenhuma propostinha direitista de golpe. Serra já era. Deve tentar agora tirar seu diploma e talvez o Gilmar o contrate pra dar aulas.
É Dilma na Presidência! E no primeiro turno.
Agora é eleger Mercadante em São Paulo. E acabar com "essa raça" de reacionários pseudo-ex-esquerda.

    beattrice

    A VIRADA PAULISTA é uma realidade.
    Amanhã grande tuitaço pelo MERCA das 12 as 14.
    #ONDAVERMELHACOMMERCADANTE

    Aristharco

    Deputados estaduais do PT, atençao, despertai: Rui Falcão/Simão Pedr/Mario Reali/Carlos Almeida/Sebastião Almeida/ Hamilton Pereira/Vicente Cândido/Antonio Mentor/Zico/Marcos Martins/Adriano Diogo/Ana do Carmo/Cido Serio/Ana Perigini/Donisete Brasa/Roberto Felício/ Adeli Sell o presidente do PT capital.
    MERCADANTE GOVERNADOR – fora chuchu Opus Dei…

Brasileiro

Tive a honra de trajar o uniforme verde-oliva durante 4 anos em minha vida. E não foi há pouco tempo. Foram quase 20 anos atrás. E já naquela época, o que vi foi o surgimento de uma nova geração nas F.A. muito mais profissionalizada e comprometida com sua missão constitucional de defender a Pátria. Os muitos oficiais subalternos, intermediários e superiores que conheci à época certamente são hoje os atuais ou próximos oficiais generais. E, tenho certeza, estão muito orgulhosos do futuro soberano e punjante que se anuncia para nossa nação. E merecem sim nosso respeito e consideração. Aliás, não podemos conceber uma potência econômica que não seja potência militar. É preciso fortalecer nossas F.A., estruturá-las, equipá-las. Temos muito o que proteger: a Amazonia, o Pré-Sal e nossa reserva de água potável, por exemplo. Quanto aos Generais "de Pijama", provavelmente serão companheiros de dominó ou poker de Serra e FHC em futuro próximo.

    Ed.

    Dá-lhe brasileiro!
    Este tipo de militar eu defendo … Precisamos de vcs … Conte comigo!

    beattrice

    Excelente depoimento, e verdadeiro

HEITOR BRASIL

A moda agora dos tucanos é mandar e-mails ligando a Dilma a temas como o aborto. Chegam a ponto de ligá-la ao Bispo Macedo.

Helcid

… O deputado Brizola Neto fez outra pergunta importante em seu blog: em 1964 não precisava do golpe porque não havia uma “república sindicalista”, mas agora o Lula instalou uma “república sindicalista”, então é preciso um golpe? O Serra foi dizer para os militares que é necessário um golpe agora?

Quanto mais o Serra fala, mais eu fico convencido que suas palavras são "fogo-amigo" !

Gerson Carneiro

"Uma coisa é ter conhecimento do que aconteceu etc. Outra é a reabertura dos processos que, aliás, pegaria gente dos dois lados".

Quando passei na leitura pelo trecho acima pensei: ou ele está com medo, ou ele está querendo proteger alguém.
E não é que logo abaixo veio a confirmação!

"Conheço gente que fez a luta armada – não conheci muitos, foram alguns – e que hoje estão com uma posição política correta e trabalhando direito”

    PH Miniaturas

    "Conheço gente que fez a luta armada – não conheci muitos, foram alguns – e que hoje estão com uma posição política correta e trabalhando direito”

    E eu conheço a Dilma, que não fez luta armada, está numa posição política correta, trabalhando direito e no entanto a turma do careca não se cansa de atacá-la.

    Gerson Carneiro

    E daí que tivesse feito? Eu faria, e farei. É só me apurrinhar.
    "Verás que o filho teu não foge à luta".

daniel

"o Brasil reconheceu, “de maneira injustificada”, a China como economia de mercado. "

Que piada! É pra levar à sério isso?! OS EUA devem 1 TRILHÃO à China, e esta não é economia de mercado!?

"há, além do mais, por parte do governo uma ofensiva econômica em relação à imprensa”, disse."
Pra tirar qualquer dúvida sobre por quê a imprensa bate tanto no Lula. O assistencialismo midiático ACABOU. Bem vindos ao CAPITALISMO! Bem vindos à FALÊNCIA!

Gerson Carneiro

Aqui ciúmes, muito ciúmes:
(afinal deve pensar que Dilma está se apoderando da principal estratégia de campanha dele):

"O que mais me incomoda na biografia da Dilma é atribuírem a ela coisas que ela não fez. Isso me aflige mais do que a questão do passado político".

Gerson Carneiro

Aqui, finalmente, um pouco de lucidez:

"Mas eles quiseram transformar a eleição na comparação entre dois governos… A meu ver, levar para esse tipo de comparação não é bom”.

Não é mesmo Serra. Isso é terrível para o senhor e todo o PSDB.

IV Avatar

Serra só é a favor mesmo da República Midiática, na qual ele possa pintar e bordar que será com certeza blindado pelos jornais, tvs, revistas…

Rodrigo Prado

Quero ver quando for a vez da Dilma falar para os militares. Será que ela deixará para a participação da imprensa?
E que mancada do Serra. Fechar para a imprensa como se ninguém ficasse sabendo o que ele iria falar.
Na verdade, ele ficou com medo da saia-justa que os militares da reserva o colocaram.
Que piada, perguntar porque o FHC não faz campanha assim como o Lula faz para Dilma. Privatizações bem sucedidas?? Bem sucedidas para quem??

M_Lucia

Triste fim de um oportunista.
Não tem mais lugar nem à direita, onde apenas o toleram e o usam; nem à esquerda, onde é odiado; nem em seu próprio partido, onde está desmoralizado.
Restou recorrer aos militares, desejoso de que ainda poderiam ser manipulados por interesses anti-patrióticos, em um momento em que o Brasil cada vez mais deixa de ser capacho de interesses alheios, como a república sindicalista dos EUA.

flavio marcio

Não sejamos injustos com o Zé.
O Gabeira o precedeu em 2008, indo ao Clube Militar, conversar com o general-presidente de lá, a dois ou três dias da eleição para a Prefeitura do Rio.
A traição vem de longe…

O_Brasileiro

Elementos para o golpe de Estado:
– A mídia golpista apóia o golpe
– A Procuradora Cureau quer a impugnação de Roseana Sarney por propaganda eleitoral antecipada
– O Serra foi pedir a benção dos militares da reserva. (Os da ativa não são tão golpistas, creio eu.)

Claudio

Ô, galera, os militares brasileiros seguem a tradição portuguesa, tropas de ocupação de uma potência estrangeira.
Muitos desses generais ainda têm essa raiz de pensamento, de visão.
Muitos são o próprio estereótipo: cara branco com uma baita sobrenome, tipo fulano disso, daquilo e daquilo outro.
Só que nem nessa platéia o cara encontra eco mais.
Que triste fim.
Triste pra ele, porque pra nós do andar de baixo tá bem legal.

Haroldo Cantanhede

Não sou militar e nem conheço muitos mas duvido que as nossas Forças Armadas sejam idiotas e queiram, como sonha fazer Zé Pedágio, que o Brasil fique de quatro diante do imperialismo yankee; Se Zé Alagão pudesse, teríamos o equivalente do SIVAM no Brasil inteiro, e muitas bases estadunidenses que espalhariam, a partir do nosso território, o medo e o terror. Zé Ladeira deveria se naturalizar colombiano e se filiar ao partido do amiguinho Uribe. Entreguista, mau brasileiro.

Lúcio

Dia 03 deoutubro vamos enSERRAr estes assuntos.

Roberto Locatelli

A parte mais ridícula é a opinião de Serra de que o PT instaurou a tal república sindicalista "PARA CURTIR". Acho que há problemas neuronais atrapalhando o raciocínio do Zé. Ninguém, em sã consciência, dá uma declaração dessas para uma plateia de oficiais da Aeronáutica. Devem ter ficado até com pena do velhinho esclerosado.

    Ed.

    Bem observado!
    Quem sabe ele tenha "curtido' uma sessão prévia com o Índio, de "pega, puxa, prende, passa"…
    Hehe.

Newde Caruso

“O que mais me incomoda na biografia da Dilma é atribuírem a ela coisas que ela não fez (…) Conheço gente que fez a luta armada – não conheci muitos, foram alguns – e que hoje estão com uma posição política correta e trabalhando direito”

Esse sujeito é asqueroso!

Ô Dilma: Fecha a conta e passa a régua!!!

Helcid

Olha, é inacreditável a vista panorâmica do resto de partido que se transformou o PSDB…

O clima de engenharia que já não existia para tocar uma campanha, agora virou bloco de sujo e não demorar para veremos o Serra com um estandarte de papelão anunciando a virada com o bloco do "Eu Só". Cada dia que passa, Serra se parece mais com o Simão Bacamarte… Parece que assumiu de vez o personagem do alienista. Tomara que ele continue assim, é uma fonte de riqueza para quem, no futuro quiser estudar "psiquiatria eleitoral" e seus distúrbios…

é "zé", seu capote está em tiras !!

    Antonio

    kakakakakakaka

monge scéptico

Os militares são subalternos ao povo brasileiro. A direção política quem dá, é o povo brasileiro.
Aos militares por serem também cidadãos, pode caber questionar uma coisa ou outra que pode-
-ria estar "arranhando' a constituição. Desde que não nada ver restam-lhes garantir o estado de
direito, seja ele a esquerda, a direita ou no centro, desde que os interesses do BRASIL e não os
da USA e abusa, estejam sendo postos em primeiro lugar. O povo brasileiro, paga as contas e
salários de todos com seu trabalho. O povo não adimite mais tutela militar ou de sátrapas coloca-
-dos no poder a tapa para servir subservientemente a USA ABUSA e ASSASSINA, em seus per-
versos desígnios. VIVA O POVO BRASILEIRO!!. BRASIL!!! verás que um filho queum filho teu não
foge a luta nem teme a própria morte! idem nosferatus!

    Paulo Mario

    Em 64 os militares fizeram exatamente o contrário do que você escreveu, a respeito de garantir o estado de direito, a Constituição e os interesses do Brasil x EUA. Que lhe faz crer que mudaram de pensamento? A "nova geração" do alto comando tem outra mentalidade?

    Impressionante e revelador quando o Serra fala da anistia e das "parcerias e coalizões antinorteamericanas". Tomou sua posição – inequívoca e definitiva – em relação a 64.

william porto

Acho que Serra poderia encomendar uma farda e chapéu de Napoeleão Bonaparte para, depois das eleições, ir sempre ao clube dos generais de pijama jogar dominó e conersar sobre a necessidade de ibncrementar o viagra genérico.

Ananda

O desespero dos tucanos não tem limites.

DATAFRAUDE SE DISTANCIA DOS OUTROS INSTITUTOS NAS PESQUISAS PARA O GOVERNO DE SP PARA PROTEGER ALCKMIN, COMO FEZ COM SERRA:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-pesqu

Vamos desmascarar essa fraude. MERCADANTE JÁ no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. com MARTA e NETINHO>

Ronaldo Caetano

Que fique bem claro uma coisa… Militar, da ativa ou da reserva, tem o direito de conversar e receber para palestras qualquer candidato a presidente; é um direito que eles tem e devem exercê-lo sempre que acharem conveniente.

O que não se consegue entender é porque o candidato José Serra exigiu que a imprensa ficasse de fora.

Logo ele que acusa o PT, Lula e Dilma de conspirarem contra a liberdade de imprensa.

Enio_PTrem

Caro Azenha

Serra é um "defunto vivo" eleitoral e portanto só enxerga fantasmas !!!
Na falta do que fazer, deu agora de virar "ganso" de milico, mesmo os milicos não estarem nem aí pra esse tipo de gente em pleno século 21 e em plena democracia vivida a bom tempo nesse nosso país.

Tá aqui "patú" um "videozim" da nossa lavra sobre esse assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=9pEXtw6Svj8

Abraços Justos, Fraternos e Solidários SEMPRE !!!

leonel

eu particularmente não acredito na psicoterapia, ( psicologia, psiquiatria) mas acho que o seu ZÉ sofre de transtorno bipolar, e deve urgentemente procurar um especialista porque está precisando.

horta

No APAGÃO do IMPOSTÔMETRO, vocês poderia emprestar o PEDAGIÔMETRO ao Serra, Recorta a figura dele e coloca o PEDAGIOMETRO no fundo. Ele vai gostar e o Mercadante muito mais.

Luiz Rogerio

Em 2014 o Serra poderia vir com a mesma musiquinha do Ulisses Guimarães… "Bote fé no velhinho, o velhinho é demais, Bote fé no velhinho, ele sabe o que faz"… Lembrei do João canabrava, Ô Dilma, FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA!!!!!

Maralina Matoso

Quando Serra diz que é contra o PNDH, para mim fica claríssimo que ele não sofreu na ditadura, algo aconteceu ali, não me cheira bem, pois, quem viveu mesmo e sofreu na pele, quer, a todo custo que os arquivos sejam abertos. Até achava um exagero a suspeição que se tem levantado sobre quem ajudou Serra a fugir, a ser recebido nos EUA e até bancar seus estudos, porém, agora, com essa atitude, começo a desconfiar, pois, fato é fato.

Bacolejo

Alguém viu a Regina Duarte por aí?????
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Baixada Carioca

    Tá passando a experiência dela pra Maitê Proença lá no Projac.

Haral

José Serra nunca teve ideologia. O que ele sempre teve foi sede de poder. Uma sede que ao ser saciada cria uma sede maior. A primeira grande saciação da sede foi quando ele se elegeu presidente da UNE.

Luis

Militares são mesmo ótimos. Propuseram ao Serra trazer FHH para sua campanha, ou seja, a alternativa do suicídio político honroso. Talvez não lhe falte vontade, talvez falte-lhe honra.

Alexandre Costa

Ao falar sobre a censura, José Serra adota a retórica do ex-presidente W. Bush pregando medo na população. Nos EUA, enquanto presidente, Bush inseriu a cultura do medo e intensificou a xenofobia no país. Aqui, os tucanos, guardadas as devidas proporções, tentam a mesma coisa, ao instalarem o medo à censura na mídia. Falam muito em assédio moral contra a imprensa. Mas onde está a prova material? Que tipo de censura o Governo está usando? Onde estão os editores demitidos, jornalistas ameaçados, matérias censuradaspelo PT? Eu acompanho os principais jornais do país e vejo outra realidade. Ao invés de matérias censuradas, vejo um bombardeio hipócrita ao governo Lula e aos petistas. Aqui em Minas Gerais onde vivo, quem pratica censura de forma clara é o candidato a senador e ex-governador do estado Aécio Neves. Editores, jornalistas e profisionais da imprensa que divulgam matérias críticas ao governo, ou que questionam alguma informação do gabinete do governador são demitidos. Há pouco anos a censura mineira chegou até São Paulo.Na ocasião, o jornalista Kajuru foi demitido por telefone depois que ironizou Aécio Neves, no jogo entre Brasil X Argentina no Mineirão, ao dizer que este, trouxe amigos para ocuparem cadeiras reservadas a deficientes físicos. Aqui em Minas, as rádios e canais de TV só divulgam notícias "positivas" do governo tucano. Não há contra-prova, não há segunda opinião ou questionamentos.

Ana Bednarski

Na da é bom para o Serra :) Eu acho ótimo…não pode comparar, não pode usar o FHC e ainda precisa fazer visita para militares sem a presença até mesmo de sua midia oficial, cade a Folha , a Globo, a Veja, ele4s que descobrem tantos dossies e grampos não conseguem cobrir isto???? Francamente…..Que tudo continue assim para o Serra, que nada funcione mesmo….:))))

Marat

Acho que deveriam colocar um Quedômetro na campanha do Serra…

Carlos

É isso aí, ou é por aí, Polengo!
Exigimos que FHC participe dos comícios de Serra…

Wellington De Fávari

E Serra!!! você não tem jeito, agora só lhe resta a apelação mesmo, sempre usando falsos argumentos afim de induzir a nação ao erro de votar em você…

BloGDoRiLDo

Pelo que leio, me parece que o candidato foi lá e disse: "pelo amor de Deus, só um golpe, como o de 1964, pode me salvar da vergonha de uma acapachante derrota eleitoral". E não duvido que entre os militares há pensamentos similares. Foi por isso que pediu para não ser acompanhado pela imprensa.

E a velha mídia não destacou uma única linha para combater o cercear do tucano à liberdade de imprensa no encontro!…

Carmen Pires

A campanha demo-tucana está mesmo se apagando. Olha no estadão:

Falha no 'impostômetro' frustra agenda de Serra em São Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,falha

Polengo

Sou obrigado a concordar com o tenente-brigadeiro Carlos Almeida Batista :
“Por que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não se engaja em sua campanha como faz o Lula com a Dilma?”
Ah, senhor josé serra, POR FAVOR, faça isso.

É a inteligência militar, estúpido.

    Jorge Leite Pinto

    E o tenente ainda mentiu, pois quem fez o plano real foi Itamar Franco…

    Baixada Carioca

    Eu penso que foi o único comentário inteligente no Encontro. Claro gente! Se o cara é a criatura do FHC e diz que foi ele que criou o FAT, os genéricos, criou o Plano Real, o melhor programa de Aids do mundo e levou água pro sertão nordestino, e se assume como verdade o que diz, porque não citar o criador no seu programa? Pensem bem e me digam se não foi uma pergunta sensata.

O_Brasileiro

Que os militares não gostem do Lula e do PT, eu até entendo.
Mas não acredito que gostem de FHC, Serra e do PSDB!
E, se forem sensatos, muitos oficiais atuais nem sequer gostam do que foram os governos militares!
Porque os jovens oficiais daquela época foram obrigados a fazer coisas com as quais nem sempre concordavam!
O Brasil mudou pra melhor. O Serra mudou pra pior!

francisco.latorre

palhaço pateta.

os militares não suportam serra.

ninguém suporta serra.

pior que jânio. zé pateta.

..

sergio

oficiais da RESERVA, aqueles que apoiavam fielmente a ditadura, mas não vamos julgar os jovens oficiais de hoje que em sua maioria e nas três forças apoiam o que Lula fez com o Brasil.

Jair de Souza

Serra não é apenas um representante da direita na atualidade, ele é da extrema-direita. E ele precisa muito se esforçar para não deixar dúvidas entre aqueles que costumam desconfiar de todo mundo que algum dia teve posições de esquerda. Não podemos nos esquecer que os militares a quem Serra quer agora cativar eram aqueles que ele dizia combater quando ainda era presidente da UNE. Por isso, ele se sente obrigado inclusive a ir mais à direita que o grande farol de seu partido (FHC). Quanto a evitar comparações, Serra está mais do que certo, desde o ponto de vista de seus interesses eleitorais, é claro. Quanto mais se comparar a gestão da tucanalhada com a de Lula, mais fragorosa será a derrota de José Fascio Serra.

@GriloD

As mentiras, em geral, são as esperadas. Mas a defesa do golpe militar é de doer! Sabemos que Serra, e a direita a quem representa, é parcialmente a favor do golpe. Mas vergonha na cara bastaria para evitar uma fala dessas!
Abraços,
Grilo D

Ricardo

Parece que neste encontro existe grande interesse do PSDB em controlar a internet, principalmente os blogs progressistas como este. Esse Serra é um perigo…….Ele é a verdadeira ditadura………..e repressão…………….Ele comandando ninguém vai poder criticar ou dar opiniões……

Cuidado Brasil………Afastemos esse pessoal de vez da vida pública…………

Fora Serra……

Geraldo Costa

O Serra é um traíra de métodos rasteiros, ave de rapina mal cheirosa! Isso é tentativa de alavancar mal estar nas Forças Armadas, embora com oficiais de pijamas e não com quem hoje manda mesmo!
Essa atitude só confirma o desespero do tucano, a capacidade de fazer associações com qualquer um para chegar ao poder ao custo que for e, a falta de caracter, de compromisso ideológico. O Serra que o poder pelo poder, não importa que preço isso vá custar, se precisar fazer pacto com o diabo ele faz. O Ciro Gomes tem razão, o Serra pra se elegre vende aq mãe. abs.

Leider_Lincoln

Golpistas, de pijama, descendo a ladeira!
Alguém aí se lembra dos Bananas de Pijama?

jandi costa

O tucano mostra a sua cara reacionária e apelativa!

Uélintom

Até general pendura FHC no pescoço de Serra. Coitado.

Ed.

Resumo curioso: Serra fala de Jango em 64 e do sindicalismo que não podia acontecer…mas em 64 discursava exatamente por isto…Nunca foi torturado ou mantido preso (celas), sempre conseguiu a “sorte” de “escapar” oportunamente, o que terminou por levá-lo a viver … nos EUA. Censurou a imprensa ao não deixá-la acompanhar seu discurso vivandeiro (no popular, fofoqueiro). Continua a disparar acusações ao governo, sem provas, sobre sigilo fiscal, Farcs, drogas bolivianas, etc… Infantilmente, tenta sensibilizar militares sobre relações com países que comem criancinhas, como a própria China, parceira estratégica até dos EUA. Serra ainda nem descobriu que a guerra fria acabou!… A tal guarda nacional para o pré-sal soa como marota e perigosa milícia para afastar as próprias forças armadas…Em resumo, ou trai suas “origens”, ou sempre foi isso aí mesmo…

    Baixada Carioca

    Ele jogou para a plateia dele. Tinha que fazer isso, não tem mais o que perder: nem existe mais caráter.

Alexandre Costa

Ao falar sobre a censura, José Serra adota a retórica do ex-presidente W. Bush pregando medo na população. Nos EUA, enquanto presidente, Bush inseriu a cultura do medo e intensificou a xenofobia no país. Aqui, os tucanos, guardadas as devidas proporções, tentam a mesma coisa, ao instalarem o medo à censura na mídia. Falam muito em assédio moral contra a imprensa. Mas onde está a prova material? Que tipo de censura o Governo está usando? Onde estão os editores demitidos, jornalistas ameaçados, matérias censuradaspelo PT? Eu acompanho os principais jornais do país e vejo outra realidade. Ao invés de matérias censuradas, vejo um bombardeio hipócrita ao governo Lula e aos petistas. Aqui em Minas Gerais onde vivo, quem pratica censura de forma clara é o candidato a senador e ex-governador do estado Aécio Neves. Editores, jornalistas e profisionais da imprensa que divulgam matérias críticas ao governo, ou que questionam alguma informação do gabinete do governador são demitidos. Há pouco anos a censura mineira chegou até São Paulo.Na ocasião, o jornalista Kajuru foi demitido por telefone depois que ironizou Aécio Neves, no jogo entre Brasil X Argentina no Mineirão, ao dizer que este, trouxe amigos para ocuparem cadeiras reservadas a deficientes físicos. Aqui em Minas, as rádios e canais de TV só divulgam notícias "positivas" do governo tucano. Não há contra-prova, não há segunda opinião ou questionamentos.

Antes de acusar o PT, José Serra deveria recorrer à bíblia e ver que a "trave" que ele carrega no olho é muito maior que o "cisco" no olho alheio.

Macos Roma Santa

Serra, com sua tentativa de Putsch, em plena Avenida Rio Branco, será varrido – sábio seja o povo brasileiro! – para a lata de lixo da História. Golpe militar, nunca mais!

Urbano

Rapaz, falar sobre certos juízos engessados… Tarefa meio cruel.

Ricardo Costa

O que incomoda Serra na biografia de Dilma não é o passado, mas sim o futuro próximo dela como Presidente da República.

turmadazica

Dia 04 de outubro o Serra estará chorando trancado em algum banheiro, numa pre-tentativa de suicídio adolescente, e a Mônica vai ter um dia difícil paparicando o Marido… Vai fazer uma canja, cafunés, e o bebezão vai dormir… Ou dar 50mg EV de Vallium e fugir pro Chile!

    Suzy

    Turmadazica, faço parte da sua turma, viu? Mal posso esperar o dia 04/10 pra ver esse medíocre varrido da vida política nacional.

    Baixada Carioca

    Eu acho que eles vão se reunir no Instituto Millenium para juntar os cacos e ver o que pode ser feito do que sobrar.

    turmadazica

    heheheheheeheh…. Eu sou o primeiro a reclamar de preconceito contra SP… Eu tinha certeza que o Millenium era sediado aqui, mas: Praça Floriano 55 sala 1001 – Centro
    Rio de janeiro, RJ CEP 20031-050

    Sorry pelo RJ… Mas eu ando meio paranóico com as críticas aos paulistas… Sou bairrista, num nível saudável, não consigo esconder…

japecanga

Serra diz que comparar os governos Lula e FHC não é bom. Está certíssimo. Mas e se ele e Dilma estivessem em posições inversas, ele ainda pensaria assim?

Quintela

Claro que comprar Lula e FHC não é bom… seria o tiro de misericórdia…
Nas eleições o horário político é realmente democrático.. aí Serra não teria a subserviência dos Bonners… a luta seria igual e dura… talvez até covarde.. porque é covardia comprar FHC com Lula…
Ninguém quer saber de FHC… FHC é um mal que deve ser apagado da nossa memória, mas deve constar nos livros de história com o pior presidente que essa nação já teve… o presidente que deixou o Brasil em frangalhos, acabado!!!!

No governo FHC : FMI emprestou dinheiro ao Brasil

No Governo Lula : Brasil emprestou dinheiro ao FMI

… é uma pequena diferença… um pequeno detalhe!!!

Rey

Interessante é perceber que os neofascistas de plantão estão vendo a casa cair… O nacionalismo pregado como veis historico dos integralistas, foi posto em pratica por um operario esquerdista.

As bandeiras de luta como estatização, fomento da economia interna, distribuição de renda. (não que os integralistas gostem do povo) Mas em terra de PIG demagogia faz voto…

Hoje aquele jovens fortes, cabeças raspadas e pouco clareza politica estão com Lula… O Jovem cabelos longos e uma politização romantica tambem estão com Lula.

E com quem fica Serra e sua direita fosca? No maximo com alguns sulistas que não conhecem o Brasil e com a rapaziada da Makenzie…

Alias o Serra depois de outubro acho que vais e condidatar a Presidente das Republicas Sulistas Nazicapfascistas.

Vi a frase de un rapaz do RS num jogo online que as vezes brinco…

“Agora mais de que nunca precisamos deixar de ser Brasil e nos tornar um país independente e Branco”

Detalhe… O grupo no jogo deste rapaz se chama… “Supremacia Branca” da pra ver de onde parte isso ne…

Uma outra informação… Lembrança diria…

Em março de 2005 a Condoleeza Rice veio a uma reunião onde estava presente tambem o então Ministro da Casa Civil José Dirceu. Nesta reunião Rice falou que as “Democracias Sulamericanas” precisavam ser acompanhadas de perto.

Zé… O Dirceu disse…

“Não precisamos ser acompanhados de perto por ninguem e inclusive estamos pensando em uma moeda comum ao Mercosul e uma força militar integrada.”

Logo apos uma historica movimentação levou do Brasil todo campesinos para Brasilia. Onde foram recebidos pelo presidente Lula que colocou o boné do MST…

Vocês lembram como foi a semana seguinte?

So lembrar da capa da Veja (cuspi)…

Nasce o mensalão do PT…

    turmadazica

    Opa, o Mackenzie já não como na época do CCC, com exceção a faculdade de direito… A faculdade de Economia do Mackenzie não é formadora de neoliberais não amigo… Os professores são muito bons… A gente estuda Marx muito mais do que vc imagina, estudamos Dobb e Sweezy exaustivamente, e a opção de ser de direita ou de esquerda é responsabilidade do aluno, porque todas as ferramentas para ser ótimos economistas a Universidade nos proveu… Da minha grande turma de amigos que eu ganhei no Mack, diria que os Serristas ganham por 60% a 40%, mas não é gente que acha que a Dilma é oportunista, estátua, terrorista, filha do capeta… E sobre os neonazis, é só não dar trela; limite-os a própria insignificância, em número, em ideologia e em massa encefálica!

    Ed.

    Falando em Condoleeza Rice, a "mulher-forte" de Bush Kid, lembro de um vídeo (que alguém poderia resgatar), onde ela fala elogiosamente e com evidente gosto, sobre a sabedoria do presidente Lula…

Roberto Telles

O Serra assume o seu verdadeiro carater, favorável a conflitos com outros paises, favorável a intervensionismo, contra a liberdade de opinião pela internet e totalmente omisso frente às necessidades básicas do cidadão comum, como a produção de alimentos, o emprego, a moradia, a educação e o direito de escolha, assim como o papel do Estado como redutor das desigualdades sociais e econômicas. Toda a população paga impostos, para sustentar a estabilidade no emprego, alimentação, moradia e as aposentadorias integrais dos militares, isso devria ser estendido para todos os trabalhadores, mas o que ocorre é que o resto da população tem que viver com insegurança e esperar aposentadorias tardias e insuficientes. Quem paga essa conta, e porque o benefício não é igual para todos?

Tadeu Versulotti

E agora porque a imprensa não fala nada?Porque são favoraveis ao golpe? Porque a Globo é filha da ditadura e do golpe? É porque a Folha ajudou na tortura? Agora o povo sabe o que quer e ira as ruas para defender seu Presidente atual e a Presidenta eleita. O Povo Unido Jamais ser vencido.

    Baixada Carioca

    Porque esse é um conceito de democracia que só serve para eles. Ou seja, sendo para a "nossa" (do PIG) causa, isso vale.

Leider_Lincoln

Claro que "levar para esse tipo de comparação não é bom”. Não é bom para ele, fique-se claro. Serra se comportando comportando como um cristão novo da direita golpista brasileira, lembra muito outro cristão-novo empolgado, o espanhol Torquemada.

Elias São Paulo SP

SERRA E A POCILGA DO PIG
As capas d’O Estadão e d’O Globo hoje vêm com esta covardia: Dilma 'senta na cadeira de presidente' antes da hora, acusa Serra. O que o Estadão/Globo não diz é que Serra usa FHC para criar mentira. Quem sentou na cadeira de prefeito antes da hora, a pedido da Veja e da Folha de SP, foi Fernando Henrique e a Folha publicou a foto no dia da eleição. FHC perdeu para Jânio, mas não por esse motivo. Jânio tinha os eleitores a seu favor. O PIG (sempre pretensioso) achou que uma foto na capa, no dia da eleição, mudaria o voto de milhões de paulistanos. Não mudou e Jânio levou a melhor. Idiotas arrogantes atribuíram a derrota de FHC àquela foto. A foto do PIG burro era pra ajudar FHC e depois o próprio PIG burro considerou que a foto foi um erro. E Jânio, ao tomar posse, apareceu esterilizando a cadeira, mais uma foto para o PIG burro vender jornal. E agora, 25 anos depois, o sórdido Serra tenta revirar seu próprio lixo para atacar seus adversários. Quem gosta de política tem que ter o estômago forte. Eu gosto, mas às vezes me vejo obrigado a regurgitar.

    Ed.

    Tá valendo qq. coisa!
    Cachaça com frango, farofa e velas em esquinas estão nos planos de campanha do "preparado".
    Ainda bem que nem disso ele entende…

    Baixada Carioca

    Isso é pra servir de conteúdo para o programa de TV do tucano mentiroso.

Deixe seu comentário

Leia também