VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Bombeiros: “Em São Paulo é proibido o uso de fogos em ambientes fechados”

28 de janeiro de 2013 às 17h27

por Conceição Lemes

A tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), que já matou 231 jovens, é resultado da somatória de erro, omissão, irresponsabilidade e ganância. Mas, ao que tudo indica, o desencadeador foi um artefato ou artifício pirotécnico: sinalizador, segundo alguns, sputnik, conforme outros.

Segundo a Folha de S. Paulo de hoje, as normas para uso de fogos em lugares fechados dependem de estados e municípios. Em Santa Maria, de acordo com o jornal, “a lei não proíbe o uso de fogos de artifício em locais fechados”.

Porém, o mesmo não vale para o estado de São Paulo. Só na cidade de São Paulo existem 2.000 casas noturnas.

Artifício pirotécnico, segundo a instrução 30 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, é a designação comum de peças pirotécnicas preparadas para transmitir a inflamação e produzir luz, ruído, incêndios ou explosões, com finalidade de sinalização, salvamento ou emprego especial em operações de combate.

No Brasil, as duas leis federais existentes são voltadas basicamente para produção, fabricação, armazenamento e venda de fogos de artifícios: o decreto-lei  4.238, de 8 de abril de 1942, assinado por Getúlio Vargas; e o  decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000,  assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Este decreto dá nova redação ao Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), do Exército.

No Estado de São Paulo, porém, duas legislações abordam a utilização dos fogos de artifício. Uma delas é justamente a instrução técnica 30 do Corpo de Bombeiros, que faz parte do decreto 56819/2011, este assinado pelo governador Geraldo Alckmin. Está na quarta versão. As anteriores são de 1983,1993 e 2001.

A outra é a resolução 154, de 19 de setembro de 2011, da Secretaria de Segurança Pública.

“Aqui em São Paulo é proibido o uso de fogos de artifício em ambientes fechados”, afirma o capitão Marcos Palumbo, chefe do setor de Comunicação do Corpo de Bombeiros. “Não há excepcionalidade.”

Para o capitão, mesmo que a legislação não proibisse, o bom senso manda não usar fogos de artifício, de qualquer tipo, em ambientes internos: “Se a gente regula e faz uma série de exigências para o uso em final de ano, na Avenida Paulista, por exemplo, imagine num ambiente fechado, com muita gente”.

Segundo o capitão, supondo que a legislação permitisse o uso de artifícios pirotécnicos em casas noturnas, salas de espetáculos, shows, isso só poderia feito dentro de normas rigorosíssimas.

Para começar, seria imprescindível uma brigada de bombeiros responsável. Além de tomar medidas para prevenir incêndio, ela deveria estar presente em todas as apresentações para evitar a propagação do fogo, caso ocorresse um acidente.

Os materiais revestimento também deveriam ser antichamas. Isso significa teto, piso e paredes feitos de material que não propagasse o fogo.

“Não é, portanto, algo tranquilo”, arremata o capitão Palumbo. “Um local com muitas pessoas já tem um risco. O uso de fogos de artifício aumenta-o.  O ideal que não fossem utilizados em ambientes fechados.”

Leia também:

As reações contra a charge de Chico Caruso

20 - set 0

Alexandra Mello: Querer é poder, custe o que custar, doa a quem doer?

Entre o desejo, a satisfação e a felicidade

 

22 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Consuelo

24/10/2013 - 21h04

Fogos deviam ser banidos do Planeta. Só poluem: poluição sonora, ambiental.
Na virada do Ano, devia se comemorar com coisas tipicas na região… e usar esse gasto inútil e, muitas vezes destrutivo,em ajudar a melhorar o planeta de alguma forma. É uma aberração soltar fogos , meia noite, porque um time de futebol ganhou…quanto atraso!!! e ainda mais perto de residências, hospitais, animais morrem pq estão com coleira e acabam se enforcando de tanto que se debatem. Os que estão na rua , nem se fala. Bebes acordam assustados. Doentes e idosos acordam também. Mesmo em festas Juninas muda isso! Diga não a esse barulho. Vai comemorar pq seu time ganhou: gasta o dinheiro dos fogos ajudando o seu time de outra maneira.

Responder

Fátima Oliveira: Os governos são os responsáveis por mortes preveníveis « Viomundo – O que você não vê na mídia

05/02/2013 - 11h26

[…] Bombeiros: “Em São Paulo é proibido o uso de fogos em ambientes fechados” […]

Responder

Saul Leblon: Contra a fatalidade, cidade nas mãos « Viomundo – O que você não vê na mídia

29/01/2013 - 19h18

[…] Bombeiros: “Em São Paulo é proibido o uso de fogos em ambientes fechados” […]

Responder

lulipe

29/01/2013 - 12h15

Imagino como seria os comentários aqui caso essa tragédia tivesse acontecido em um estado governado por algum governador do PSDB ou de algum partido de oposição!!!

Responder

    Joao Bosco Soares Junior

    29/01/2013 - 14h17

    Imagino como seriam os comentarios da midia, da Globo, da Band, se este incidente tivesse acontecido num estado governado pela oposicao, como o de Sao Paulo. Mesmo com todas essas leis, DUVIDO que as boates, casas noturnas, shoppings e afins cumpram RIGOROSAMENTE todas as normas de seguranca. E o que me deu nojo nessa historia foi uma reporter da Globo so interessada em encontrar CULPADO nessa historia, antes de pensar em ajudar as pessoas que ainda poderiam ser salvas.

Gregório de matttos

29/01/2013 - 09h13

Então, o show do Rammstein em SP foi uma ilusão ???
http://musica.terra.com.br/apoteotico-rammstein-incendeia-literalmente-publico-em-sp,894824f4d865a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Responder

    Conceição Lemes

    29/01/2013 - 09h54

    Gregório, o fato de existir a proibição não significa que seja cumprida. Obrigada pela colaboração.

    Gregório de matttos

    29/01/2013 - 11h03

    Cara Conceição , concordo plenamente contigo. A foto da banda alemã no terra poderia chamar mais atenção para tão importante texto. Abraços

Geysa Guimarães

28/01/2013 - 23h50

Conceição, muito didática esta sua matéria sobre os brinquedinhos de piromaníacos.
Esquece do assunto não, tá?

Responder

Pitagoras

28/01/2013 - 23h18

qua qua qua…o que é isso, cara-pálida? Quando é que alguma lei, postura, regra é respeitada nesse país? E quando é que se fiscaliza o cumprimento dessas normas? E quando é que, ao ser denunciado, o infrator é punido?

Isso aqui é o império da hipocrisia sobre o caos!

Responder

FrancoAtirador

28/01/2013 - 22h32

.
.
A PRINCIPAL CAUSA É O MATERIAL USADO PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO

QUE É ALTAMENTE INFLAMÁVEL E LIBERA FUMAÇA EXTREMAMENTE TÓXICA.
.
.
26 nov. 2006
Folha de S.Paulo

Show de pirofagia causa incêndio em boate na Vila Olímpia

COTIDIANO

Acidente na Space Club deixou quatro intoxicados, mas só um permanecia em observação até a tarde de ontem

Incêndio começou quando artista fez apresentação em que cuspia fogo, próximo ao teto feito de material inflamável; houve correria

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2611200629.htm)
.
.
24 de agosto de 2012 – 18h17
BAND Notícias

SP: incêndio destrói danceteria em Pinheiros

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio que aconteceu por volta das 16h desta sexta-feira, na Danceteria Tropical Dance, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

(http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/?id=100000527979)
.
.
17/10/2012 15h40
R7

Casa noturna pega fogo durante funcionamento em São Paulo

(http://noticias.r7.com/balanco-geral/video/casa-noturna-pega-fogo-durante-funcionamento-em-sao-paulo-507ee4da6b71956bbed699b1)
.
.
26/10/2012 08h05
G1

Incêndio destrói boate em rodovia de São Carlos na noite de quinta-feira, 25

Segundo o Corpo de Bombeiros, o combate às chamas no local durou cerca de duas horas.

O teto desabou e os ambientes ficaram completamente queimados.

A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para apurar as causas do incêndio.

(http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/10/incendio-destroi-boate-em-rodovia-de-sao-carlos-na-noite-de-quinta-feira-25.html)
.
.
(http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/decoracao/2012/02/19/interna_decoracao,45829/saiba-como-montar-uma-boate-em-casa.shtml)

Responder

    FrancoAtirador

    28/01/2013 - 23h02

    .
    .
    QUERO VER METEREM A MÃO COM AS FABRICANTES

    (http://www.sulmodulos.com.br/categoria-isolamento)
    .
    .
    02/11/2012 21h41
    G1

    Fogo atingiu isolamento acústico de danceteria em Porto Alegre, diz perícia

    O Corpo de Bombeiros realizou uma perícia nesta sexta-feira (2) para verificar onde foi o foco do incêndio ocorrido na tarde de quinta-feira (1) no bairro Floresta, na Zona Central de Porto Alegre.

    Segundo os bombeiros, o fogo começou em um prédio anexo ao Shopping Total e ATINGIU O ISOLAMENTO ACÚSTICO DA DANCETERIA FARMS, que fica no local.

    (http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/11/fogo-atingiu-isolamento-acustico-de-danceteria-em-porto-alegre-diz-pericia.html)

    Vítiza, o Godo

    28/01/2013 - 23h47

    FrancoAtirador, em primeiro lugar meu muito obrigado por você vir aqui mostrar que em São Paulo também acontecem (inumeros) casos de incendios em boates. (explico: diferentemente do que alguns querem fazer parecer, São Paulo não é exceção agora e na minha opinião, em momento algum da história).

    Segundo, você revela com várias reportagens que este problema é frequente e não é porque é em Santa Maria-RS que ocorreu este caso. Pode acontecer em qualquer boate de qualquer lugar do Brasil (inclusive São Paulo).

    terceiro, Não muito relacionado com este caso de santa maria, pois foi a banda que acendeu o sinalizador, gostaria de alertar pra outro problema com sinalizadores:

    É correto afirmar que há ausência do Estado na fiscalização das casas noturnas? Sim, mas não devemos esquecer de outro componente, um que não é apenas responsabilidade do estado, e ele está presente na força do dinheiro, no status social, na pose e na má criação de alguns jovens brasileiros, que para se sentirem diferenciados, pedem “combinados” de bebidas em casas noturnas, que por seu preço elevado, vêm com sinalizadores atrelados ao gargalo das bebidas, apenas para mostrar para todo mundo no recinto, que aquela pessoa tem bastante dinheiro. Isso é pratica comum, é “a moda” entre os jovens de classe média alta.

    Será preciso acontecerem mais quantas tragédias enormes e horríveis como esta sinalizador para as pessoas começarem a acordar para o fato de que não devem ser utilizados em hipótese alguma em ambientes fechados.

    além de cobrar sempre do governo posições, que é o seu dever de cidadão, procurem educar também seus filhos, proporcionem uma mudança de valores, priorizando coisas como amor, cautela, solidariedade, esperança e principalmente: limites.

    FrancoAtirador

    29/01/2013 - 00h21

    .
    .
    Você tem razão, meu caro Vítiza.

    Digamos que nas casas noturnas

    o material isolante é a gasolina

    e o sinalizador, o palito de fósforo.
    .
    .

Roberto Locatelli

28/01/2013 - 21h32

O ser humano tem um lado idiota, por isso tem que ser tratado como criança, mesmo. Do tipo “é proibido colocar sopa fervendo na boca”.

Responder

Gilmar Bueno

28/01/2013 - 20h51

Parabéns,Delano…Você fêz aquilo que o tal jornalismo/negócios,não faz.
Mas pegunta que não quer calar:Alguém solta fogos dentro de casa???
Outra escutei na rádio questionamento de um senhor:Trabalho em um teatro inaugurado há 80 anos que possui 6 portas de saída.O que aconteceu…Ta faltando dindin ou perdeu-se o respeito.

Responder

angelo

28/01/2013 - 18h54

…mesmo que a legislação não proibisse, o bom senso manda não usar fogos de artifício, de qualquer tipo, em ambientes internos (…)” Primeiro pensamento que me ocorreu quando soube. Pensamento comum a muitos, creio.

Sobre fogos em geral, mesmo em áreas abertas, principalmente no final do ano: se levantassem custo de tanto dinheiro queimado literalmente dria um Everest de feijão. Servem pra poluir ar e ensurdecer, fora os riscos.

Responder

Delano

28/01/2013 - 18h27

EU SOU CURIOSO, EM MENOS DE 20 MINUTOS OLHANDO PELA INTERNET DESCOBRI COISA QUE AINDA NÃO VÍ O PESSOAL DOS JORNALISTAS FALANDO E NEM SEI SE A POLÍCIA VAI SE DAR AO LUXO DE INVESTIGAR:

1- A FAMÍLIA DO KIKO, DONO DA BOATE, TEM TAMBÉM UMA DAS MAIORES CONSTRUTORAS DA CIDADE DE SANTA MARIA. ESTA POR SUA VEZ TEM CONTRATOS COM A PREFEITURA.

2- TODOS NO BRASIL SABEM DE ONDE VEM O DINHEIRO PARA AS CAMPANHAS ELEITORAIS. E ANO PASSADO, BINGO, FOI ANO DE ELEIÇÃO.

3- ‘COINCIDENTEMENTE’, HÁ ALGUNS DIAS A PREFEITURA DE SANTA MARIA – F E C H O U – POR ‘IRREGULARIDADES’,A PRINCIPAL CONCORRENTE DA BOATE KISS NA CIDADE.
‘COINCIDENTEMENTE’ TAMBÉM NA ÉPOCA MAIS RENTÁVEL PARA OS DONOS DE BOATES, QUE É ESSA ÉPOCA DE FÉRIAS DE VERÃO. SIM ESTÁ TUDO AÍ, É O RABO DO RATO, SE ALGUM JORNALISTA QUISER VER O RATO É SÓ PUXAR PELO RABO!

Responder

    Geysa Guimarães

    28/01/2013 - 20h27

    Bom, Delano, muito bom!
    É preciso mostrar e sentar a pua nessa promiscuidade entre o poder público e o monetarismo.

    Marcos C. Campos

    29/01/2013 - 01h34

    publique os links, obrigado.

kalifa

28/01/2013 - 18h10

Para a folha a massa cheirosa não tem defeito!

Responder

Prefeitos anunciam medidas para evitar repetição de tragédia « Viomundo – O que você não vê na mídia

28/01/2013 - 17h46

[…] Uso de fogos em ambiente fechado é proibida em São Paulo […]

Responder

Deixe uma resposta