VIOMUNDO

Leonardo Boff: PT cometeu equívoco fatal; aceitou o presidencialismo de coalizão e deixou de se articular com as bases

07 de fevereiro de 2016 às 21h16

leonardoboff1

Os equívocos do PT e o sonho de Lula

por Leonardo Boff, em seu blog

Durante quatro a cinco décadas houve vigorosa movimentação das bases populares da sociedade discutindo que “Brasil queremos”, diferente daquele que herdamos.

Ele deveria nascer de baixo para cima e de dentro para fora, democrático, participativo e libertário.

Mas consideremos um pouco os antecedentes histórico-sociais para entendermos por quê esse projeto não conseguiu prosperar.

É do conhecimento dos historiadores, mas muito pouco da população, como foi cruenta a nossa história tanto na Colônia, na Independência como no reinado de Dom Pedro I, sob a Regência e nos inícios do reinado de Dom Pedro II.

As revoltas populares, de mamelucos, negros, colonos e de outros foram exterminadas a ferro e fogo, a maioria fuzilada ou enforcada.

Sempre vigorou espantoso divórcio entre o Poder e a Sociedade.

Os dois principais partidos, o Conservador e o Liberal, se digladiavam por pífias reformas eleitorais e jurídicas, porém jamais abordaram as questões sociais e econômicas.

O que predominou foi a entre os partidos e as oligarquias mas sempre sem o povo. Para o povo não havia conciliação mas submissão.

Esta estrutura histórico-social excludente predominou até aos nossos dias.

No entanto, pela primeira vez, uma coligação de forças progressistas e populares, hegemonizadas pelo PT, vindo de baixo, chegou ao poder central.

Ninguém pode negar o fato de que se conseguiu a inclusão de milhões que sempre foram postos à margem. Far-se-iam em fim as reformas de base?

Um governo ou governa sustentado por uma sólida base parlamentar ou assentado no poder social dos movimentos populares organizados.

Aqui se impunha uma decisão.

Na Bolívia, Evo Morales Ayma buscou apoio na vasta rede de movimentos sociais, de onde ele veio como forte líder. Conseguiu, lutando contra os partidos.

Depois de anos, construiu uma base de sustentação popular, de indígenas, de mulheres e de jovens a ponto de dar um rumo social ao Estado e lograr que mais da metade do Senado seja hoje composta por mulheres.

Agora os principais partidos o apoiam e a Bolívia goza do maior crescimento econômico do Continente.

Lula abraçou a outra alternativa: optou pelo Parlamento no ilusório pressuposto de que seria o atalho mais curto para as reformas que pretendia. A

ssumiu o Presidencialismo de Coalizão. Líderes dos movimentos sociais foram chamados a ocupar cargos no governo, enfraquecendo, em parte, a força popular.

Para Lula, mesmo mantendo ligação com os movimentos de onde veio, não via neles o sustentáculo de seu poder, mas a coalizão pluriforme de partidos.

Se tivesse observado um pouco a história, teria sabido do risco desta política de Coalização que atualiza a política de Conciliação do passado.

A Coalizão se faz à base de interesses, com negociações, troca de favores e concessão de cargos e de verbas.

A maioria dos parlamentares não representa o povo mas os interesses dos grupos que lhes financiam as campanhas. Todos, com raras exceções, falam do bem comum, mas é pura hipocrisia.

Na prática tratam da defesa dos bens particulares e corporativos. Crer no atalho foi o sonho de Lula que não pode se realizar.

Por isso, em seus oito anos, não conseguiu fazer passar nenhuma reforma, nem a política, nem a econômica, nem a tributária e muito menos a reforma agrária. Não havia base.

A “Carta aos Brasileiros” que na verdade era uma Carta aos Banqueiros, obrigou Lula a alinhar-se aos ditames da macroeconomia mundial.

Ela deixava pouco espaço para as políticas sociais que foram aproveitadas tirando da miséria 36 milhões de pessoas.

Nessa economia, o mercado dita as normas e tudo tem seu preço. Assim parte da cúpula do PT, metida nessa Coalizão, perdeu o contato orgânico com as bases, sempre terapêutico contra a corrupção.

Boa parte do PT traiu sua bandeira principal que era a ética e a transparência.

E o pior, traiu as esperanças de 500 anos do povo.

E nós que tanta confiança depositávamos no novo, com as milhares comunidades de base, as pastorais sociais e os grupos emergentes…

Elas aprenderam articular fé e política. A mensagem originária de Jesus de um Reino de justiça a partir dos últimos e da fraternidade viável, apontava de que lado deveríamos estar: dos oprimidos.

A política seria uma mediação para alcançar tais bens para todos. Por isso, as centenas de CEBs não entraram no PT; fundaram células dele e grupos, como instrumento para a realização deste sonho.

O partido cometeu um equívoco fatal: aceitou, sem mais, a opção de Lula pelo problemático presidencialismo de coalizão.

Deixou de se articular com as bases, de formar politicamente seus membros e de suscitar novas lideranças.

E aí veio a corrupção do “mensalão” sobre o qual se aplicou uma justiça duvidosa que a história um dia tirará ainda a limpo.

O “petrolão” pelos números altíssimos da corrupção, inegável, condenável e vergonhosa, desmoralizou parte do PT e parte das lideranças, atingindo o coração do partido.

O PT deve ao povo brasileiro uma autocrítica nunca feita integralmente.

Para se transformar numa fênix que ressurge das cinzas, deverá voltar às bases e junto com o povo reaprender a lição de uma nova democracia participativa, popular e justa que poderá resgatar a dívida histórica que os milhões de oprimidos ainda esperam desde a colônia e da escravidão.

Apesar de tudo, e quer queiramos ou não, o PT representa, como disse o ex-presidente uruguaio Mujica, quando esteve entre nós, a alma das grandes maiorias empobrecidas e marginalizadas do Brasil. E

ssa alma luta por sua libertação e o PT redimido continua sendo seu mais imediato instrumento.

Quem cai sempre pode se levantar. Quem erra sempre pode aprender dos erros.

Caso queira permanecer e cumprir sua missão histórica, o PT faria bem em seguir este percurso redentor.

Leia também: 

Movimentos e partidos de esquerda irão às ruas dia 17 defender Lula 

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR

 

33 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Julio César Barcelos e Manna

10/02/2016 - 17h04

A esquerda alcançou o Poder no Brasil, a princípio colocou todos os seus asseclas nos postos de comando. Não se importando com a competência. O que importava é ser PT. Aí as estatais e os fundos foram para o fundo do poço. A continuidade no Poder demandava mais e mais recursos financeiros. Então a falácia dos empréstimos e financiamentos nacionais e internacionais com seus “plus” viabilizaram o “financiamento” de campanha/eleição. Para esconder a falácia as propagandas socialistas, bolivianas, etc tomaram a.mídia. Mas, como nada errado dura por muito tempo, mesmo as propagandas de mais saúde, educação, segurança, etc. conseguiram convencer os menos instruídos do sucesso e seriedade do que se propalava nas mídias. Aí veio a avalanche nos três poderes e a credibilidade desses foi abalada e está duvidavel.
.

Responder

lulipe

09/02/2016 - 21h41

O PT e lula não resistiram ao doce, se lambuzaram e estão sujos até hoje!!!

Responder

maria do carmo

09/02/2016 - 14h43

Leonard Boff, nao acredito so nisso, tem mais, a direita brasileira e preconceituosa, boa parte nem entende nada de politica, nao sabem que se prosperaram, foi gracas ao governo progressista, mas sao contra, nao aceitam Lula nordestino, retirante, metalurgico, nao fez faculdade, nao fala inglez, pobre, essa elite de araque, e invejosa, fizeram faculdade se acham superiores, porem nada realizaram, com a midia seletiva e parcial e esses politicos profissionais no que tem de pior denigrem Lula, diuturnamente, e uma conspiracao, com ataques de todos os flancos, so pensam em poder e cifrao. Lula grande estadista admirado pelo mundo , e o PT que governa para o Brasil do OIapoque ao Chui, que consiguiu passar a crise mundial ileso estao sendo, caluniados covardemente, exageraram na dose, o mundo e o povo estao vendo! Querem parar o Brasil! por ambicao, por nao ganharem no voto! Nogolpe!

Responder

Urbano

09/02/2016 - 13h58

O poder dominante e dominador desde sempre no Brasil é pra lá de escroque, famélico e possessivo sobre as posses de todos os demais, principalmente dos mais vulneráveis. Daí não se poderia baixar a guarda de jeito nenhum, deixando-o à vontade, sem nenhum controle e vigilância. Teria que se utilizar de uma rédea institucional e curta, caso contrário seria líquido e certo o estouro da boiada, como a que vem ocorrendo.

Responder

Ribeiro

08/02/2016 - 20h45

Isso aí foi o equivoco do PT. Roubar e mentir foram políticas deliberadas…

Responder

FrancoAtirador

08/02/2016 - 18h50

.
.
Este Pós-Capitalismo Financeiro Autoritário Absoluto
.
conseguiu implementar o Sistema Mundial Estalinista.
.
(https://vimeo.com/14095707)
.
.

Responder

Messias Franca de Macedo

08/02/2016 - 18h42

… E, aí, eu fico pensando com os meus botões de uma camisa de tecido ordinário:
ao chegar ao poder – e cônscio dos desmandos do (des)governo FHC -, o PT teria a obrigação institucional [repito, (sobretudo) institucional] de fazer uma devassa Legal em todas as instâncias do poder executivo…
Mas, não…
Não sei se por ingenuidade, não sei se por [excesso de] boa fé!
O certo é que o pacto de, digamos, cordialidade fracassou estrondosamente!
Hora de colher os resultados: desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão, o golpe jurídico-midiático-politico se arrasta até os nossos tenebrosos dias…

Triste Brasil!
Coitados de ‘nois’!
‘Bananas’?!
A conferir!

Responder

Tomudjin

08/02/2016 - 17h35

Quando as alegorias entram tortas na avenida é porque a noite foi quase que sem fim para os foliões.
Nem o puxador oficial da agremiação consegue soltar a voz na avenida com tanta empolgação; é preciso cinco ou seis companheiros dividindo as caras e bocas na mesma convicção e marra, nem que seja pra gritar “laiá laiá”, “Ah, meu deus do céu” ou “PQP”.
Tudo isso sem contar os fogos de artifício, que perdem todo o seu brilho quando o narrador oficial da TV – que é terminantemente contra gastos públicos – volta-se para seus telespectadores e, cheio de ufanismo, diz: “bem vindos ao maior espetáculo da terra.

Responder

OLAVO

08/02/2016 - 17h21

Brizola e o Prestes não acreditavam no PT, o primeiro até fez referência a uma UDN de macacão. É sintomática a atitude do Partido e dos Governos Petistas. As conciliações não prosperariam, no entanto o discurso foi em sentido contrário. Estelionato. Talvez. Tirar 40 milhões da zona de pobreza, obrigação. Mínima. Dirceu falou que teria a Globo. Ele está longe da inocência. As conciliações por cima. O preço é alto. Não existe conciliação com os ricos. Dirceu nos enganou!? Se enganou. Sim. Dentro da ordem eleitoral, esperem mais 30, 40 anos para as forças de esquerdas se reenquadrarem. E terá que ser sob outra ótica.

Responder

FrancoAtirador

08/02/2016 - 15h28

.
.
Enquanto o Povão se entretém com a Canoinha de Lata do Lula,
.
o PSDB e o PMDB governam o País, via Legislativo e Judiciário.
.
(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/PL-555-ameaca-patrimonio-de-R$-4-5-tri-do-povo-brasileiro/4/35454)
.
.

Responder

mineiro

08/02/2016 - 11h48

so um elogio , esse blog ta sendo o melhor no momento , sempre foi um dos melhores, mas no momento é o que esta denunciando tudo. a favor e contra o governo, vergonha sao muitos blogs ditos progressista que esta escondendo muita coisa que esse desgoverno maldito esta fazendo. tem que ser imparcial e esse blog é , estao de parabens.

Responder

mineiro

08/02/2016 - 11h45

esse pacto de classes camuflou muitas coisas e escondeu a verdadeira face do brasil. que é facista, nazista, racista, egoista, ganancioso igual a todo pais. ficava nesse de pais cristao , povo bondoso. os pobres pode ate ser , mesmo ate certo tipo de pobres igual aos facistas da elite. depois que veio essa onda e veio para ficar , é que todo mundo caiu na realidade que a luta de classes sempre existiu e sempre vai existir e se nos trabalhadores ,pobres quiser conseguir alguma coisa , vai ser com muita luta. e o pt covarde , omisso se tornou igual aos outros e vendeu alma ao diabo foi por culpa desse pacto de classes , e agora os mesmo que o pt bundao quis se unir , estao querendo acabar com eles. e o pior de tudo , o lula , o pt nao pode mais lutar contra eles sabe porque ? porque eles estao envolvido em tudo isso , o pt para unir com a elite deixou eles fazerem o que quer. e agora com esses escandalos um atras do outro de gente que apoiou esse pacto da zelites. o pt nao tem como mais sair desse circulo vicioso , porque faz parte dele , porque vendeu a alma ao diabo.

Responder

mineiro

08/02/2016 - 11h33

eu nao canso de dizer e eu votei nele desde quando ele foi candidato e fiz a besteira de votar nesse poste de pres. traidor tambem duas vezes. e é verdade mesmo , se chegou a essa crise interminavel é por culpa dele sim e desse fantoche de pres. que hoje diz que governa o pais. mas no mensalao do mentirao ja era um aviso de que esse pacto desgraçado de desgovernabilidade ja começa a dar sinais de que nunca haveria conciliaçao de classes, ali deveria ter começado a mudar o rumo das coisas , era uma aviso , mas o lula , o proprio mesmo continuava com a mesma ladainha, alias continua ate hoje e insistiu com o desgraçado pacto de classes. mas teve outra chance , quando esse fantoche de pres. se elegeu no segundo mandato , tambem depois de eleita poderia sim ter mudado rumo das coisas, mas nao , foi no mesmo erro do lula. entao , ninguem aqui é palhaço de ninguem nao , se o lula ta sendo perseguido ,o pt traidor maldito esta prestes a ser exterminado , é por culpa deles sim , eles sao os verdadeiros culpado do brasil esta nessa situaçao. e fica ai pousando de coitados , quem nao sabe que a elite , o pig , o judiciario , pf do ze desgraça, odeia o lula e o pt. esse fantoche de pres. é o maior inimigo dos dois , o tempo dira.

Responder

Ramon

08/02/2016 - 11h08

Creio que ainda há tempo de conserto do PT, Boff. Porém a presidenta não ajuda com essa política neoliberal nefasta.

Responder

Giusepe Rangel

08/02/2016 - 10h30

O que diz Leonardo Boff faz todo sentido, mas eu pergunto se Lula não tivesse escrito a ” carta aos brasileiros” feito a tal política de coalizão com o máximo de partidos possíveis , alguém acredita que teríamos avançado tanto em oito anos nas políticas sociais?
O congresso brasileiro é um antro de corruptos, os empresários brasileiros são antinacionalistas e sonegadores .
No judiciário figuras da estatura de gilmar mendes (sic) dão o tom da seriedade da justiça no Brasil.
Fazer o que Lula fez em oito anos, sem fazer conchavos com essa lepra que comanda o pais a 500 anos, é como acreditar em papai noel.

Responder

FrancoAtirador

08/02/2016 - 07h42

.
.
NOTÍCIAS DO IMPÉRIO NA MÍDIA JABÁCULÊ DO MERCADO FINANCEIRO
.
Empresas já perderam US$ 1 Trilhão em Valor de Mercado nos EUA em 2016
.
(http://veja.abril.com.br/noticia/economia/empresas-ja-perderam-us-1-trilhao-em-valor-de-mercado-nos-eua-em-2016)
.
Petroleira Norte-Americana ConocoPhillips tem Prejuízo de US$ 3,5 bilhões no 4º tri
.
(http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/conocophillips-tem-prejuizo-de-us-3-5-bilhoes-no-4otri15-e-corta-investimentos)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    08/02/2016 - 08h31

    .
    .
    Sexta-Feira, 5 de Fevereiro de 2016 00:08 EDT
    Wall Street Journal (WSJ)
    .
    O Dilema das Petrolíferas Norte-Ocidentais:
    .
    Manter Nota de Crédito ou Pagar Dividendos.
    .
    Por SARAH KENT e BRADLEY OLSON
    .
    As maiores companhias de petróleo do mundo
    têm uma escolha dura a fazer diante dos preços baixos do petróleo:
    Manter sua cobiçada classificação de crédito
    ou sua centenária prática de pagar bilhões de dólares
    em dividendos a seus acionistas todo ano?
    .
    A Exxon Mobil Corp. e seus pares estão às voltas com a impossibilidade cada vez maior
    de continuar fazendo os dois, e uma escolha parece inevitável à medida que os preços do petróleo
    continuam girando em torno de US$ 30 o barril.
    .
    Mesmo com o anúncio de cortes de custos que ultrapassam um total de US$ 92 bilhões,
    as petrolíferas estão perdendo dinheiro em quase cada barril que extraem do subsolo.
    .
    Pagar dividendos piora ainda mais o desequilíbrio de seu fluxo de caixa.
    .
    Quatro das maiores empresas de petróleo ocidentais
    — Exxon, Royal Dutch Shell PLC, Chevron Corp. e BP PLC —
    devem pagar um total superior a US$ 35 bilhões em dividendos
    a seus investidores neste ano, uma quantia equivalente
    a cerca de 40% de seus fluxos de caixa combinados,
    afirma o banco de investimento Oppenheimer & Co.
    .
    Para fazer isso, elas estão sob uma pressão cada vez maior para captar dinheiro,
    uma estratégia que tem alarmado as agências de classificação de crédito.
    .
    (http://br.wsj.com/articles/SB12117662169667144489904581521101646758360?tesla=y)
    .
    .

Caracol

08/02/2016 - 07h33

Até que enfim, aparece publicado, o dedo na ferida!

Responder

FrancoAtirador

08/02/2016 - 07h19

.
.
02/02/201615h12
Bloomberg
.
Baixos Preços do Petróleo estão empurrando a Economia Global para o Precipício
.
Por Javier Blas e Simon Kennedy
.
Nos últimos 75 anos, quase todas as crises econômicas
foram precedidas por aumento do preço do petróleo.
.
A preocupação agora é que os baixos preços de energia
estão empurrando a economia global para o precipício,
porque um número cada vez maior de consumidores
e investidores do mundo concentra-se nos lugares
atingidos pela queda no preços das commodities.
.
A Apple, por exemplo, culpou as vendas mais fracas no último trimestre
pelo menor crescimento econômico em alguns países ricos em petróleo.
.
“Eu nunca pensei que gostaria, e muito menos rezaria,
por preços do petróleo mais elevados, mas estou”,
disse Han de Jong, economista-chefe do ABN Amro Bank NV, em Amsterdã.
“O mundo precisa desesperadamente de preços do petróleo mais elevados”.
.
O problema é que a Economia Mundial depende muito mais hoje de Países Emergentes
do que há 15 ou 25 anos – os últimos Períodos de Preços Muito Baixos do Petróleo.
.
Em outra mudança, os EUA surgiram para rivalizar com a Arábia Saudita e a Rússia
como maior produtor de petróleo do mundo. No passado, os danos causados
aos exportadores eram mais do que compensados pelos ganhos dos importadores.
.
E, com exceção da China e da Índia,
a Maioria dos Grandes Emergentes
é de Países Ricos em Petróleo e Commodities.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_produ%C3%A7%C3%A3o_de_petr%C3%B3leo)
.
Estas Economias representam agora cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) Global,
cerca de 2 Vezes sua fatia em 1990, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
.
(http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2016/02/02/preco-baixo-do-petroleo-pode-ser-problema-para-economia-mundial.htm)
.
.

Responder

FrancoAtirador

08/02/2016 - 07h04

.
.
LONDRES, 22 Jan
Reuters, com reportagem adicional por Henning Gloystein
.
MOODY’S AMEAÇA CORTAR RATING DE 175 PETROLÍFERAS E MINERADORAS NO MUNDO
.
EXCEÇÕES: EXXONMOBIL E CHEVRON/TEXACO, MAIORES PETROLÍFERAS DOS UNITED STATES

.
Agência de Classificação de Risco Moody’s colocou 175 Empresas de Petróleo, Gás e Mineração
.
em observação, para Rebaixamento da Nota, devido à Queda dos Preços das Commodities,
.
no Mercado Internacional, que podem continuar baixos por algum tempo.
.
Porém, NÃO INCLUI EXXONMOBIL E CHEVRON/TEXACO
.
AS DUAS MAIORES PETROLEIRAS DOS ESTADOS UNIDOS.
.
(http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2016/01/22/agencia-coloca-175-empresas-de-petroleo-gas-e-mineracao-sob-risco-de-corte.htm)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    08/02/2016 - 07h50

    .
    .
    Em meados de 2014, um Barril de Petróleo chegou a valer 115 Dólares.
    .
    Atualmente, flutua na casa dos 30 dólares – uma queda de cerca de 73%.
    .
    “Se sustentado, vai empurrar US$ 3 Trilhões por Ano
    de Produtores de Petróleo para Consumidores Globais,
    abrindo caminho para uma das maiores transferências
    de riqueza na história humana”, diz uma nota recente
    do Bank of America Merrill Lynch assinada por Francisco Blanch.
    .
    (http://exame.abril.com.br/topicos/petroleo)
    .
    .

    FrancoAtirador

    08/02/2016 - 08h02

    .
    .
    Preço Baixo do Petróleo pode criar Ciclo Vicioso na Economia dos EUA
    .
    (http://br.wsj.com/articles/SB10115672432880254164304581526633588945372)
    .
    (http://resistir.info/russia/oil_price_25dez14.html)
    .
    .

    FrancoAtirador

    08/02/2016 - 08h18

    .
    .
    2 de fevereiro de 2016
    Agence France-Presse (AFP)
    .
    Produção de Petróleo na Rússia alcança Novo Recorde em Janeiro:
    .
    46 Milhões de Toneladas/Mês ou 18,88 Milhões de Barris/Dia
    .
    A produção de petróleo na Rússia registrou em janeiro de 2016
    um novo recorde, segundo dados publicados nesta terça-feira.
    .
    As companhias russas produziram em janeiro 46 milhões de toneladas de petróleo
    e condensados (hidrocarbonetos), uma média de 18,88 milhões de barris diários,
    informou a agência pública do setor, citada pelas agências russas.
    .
    Estas cifras supõem um aumento de 1,5% em relação a janeiro de 2015
    e um recorde histórico desde a separação da União Soviética em 1989.
    .
    Nos últimos meses a Rússia não parou de aumentar sua produção de petróleo
    dentro de uma competição entre países produtores para conservar suas cotas de mercado
    e assim fazer frente à queda histórica do preço do barril, a mais importante em doze anos.
    .
    Os Hidrocarbonetos representam quase Metade da Arrecadação do Estado Russo,
    por isso a queda do preço do petróleo tem um impacto direto na Economia da Rússia.
    .
    A Rússia também está analisando, junto com Venezuela e outros Países Produtores,
    uma possível redução coordenada de oferta dos exportadores de Petróleo e Gás.
    .
    (https://br.noticias.yahoo.com/produ%C3%A7%C3%A3o-petr%C3%B3leo-r%C3%BAssia-alcan%C3%A7a-novo-recorde-janeiro-165926613–finance.html)
    .
    .

Francisco

08/02/2016 - 04h57

Não é preciso muita coisa para o PT readquirir a confiança de seus militantes (isso mesmo, dos militantes. Do eleitor comum, já se foi há muito tempo…).
1 – Regulamentar os plebiscitos e referendos;
2 – Largar dessa idiotice de “republicanismo” (ninguém, NINGUÉM, votou no PT sabendo que ia ter essa besteira!);
3 – Taxar os ricos e botar TUDO na redistribuição de renda;
4 – Fazer saber;
5 – Democratizar a mídia, se preciso, nos moldes em que ACM fez: dando-a para os amigos;
6 – Politizar as massas e;
7 – Falar feito homem e tirar o salto alto.

Se não fizer, vira o PCB: letras que sumiram nos livros de História…

Responder

Yu Lin Nin

07/02/2016 - 23h33

“Então uma coligação de forças progressistas e populares, hegemonizadas pelo PT, vindo de baixo, chegou ao poder central. ” …. Fala sério, que forças populares coisa nenhuma.
O que tem de popular e de baixo “José de Alencar!”, e as coligações com PL, PMDB e PP? .
Lula foi eleito porque fez acordos com grandes forças da elite e só.
Era o “Lula Paz e Amor”, o Lula que através de Dirceu, descobriu o óbvio:
Ninguem vai ser eleito presidente se não estiver de rabo preso com parte da elite.

Responder

Julio Silveira

07/02/2016 - 23h18

Para mim o PT apodreceu antes de ficar maduro. Os partidos de direita apodrecidos tem pelo menos 100 anos de alternância no poder, entre trocas de sigla, troca de políticos entre si. Então os cidadãos sabem o que encontrar neles. Desde arrumar uma dentadura até cesto básico, passando por uma pintura na casa. Não é ideal mas pelo menos é o salve-se quem puder, e falemos sério, neste país de políticos serventes da elite oportunista, que cresce economicamente a sombra do estado não é de se estranhar. É o mesmo oportunismo em menor escala, é querer tirar uma migalha nessa cultura de desavergonhados e canalhas. Mas ainda assim é sobrevivência. Mas o PT, foi cinico, teatral, hipocritas, enquanto batiam naquilo que o povo bate para criar uma identidade, enquanto negociavam a boca miúda com os seus desafetos culturais. Entortaram a boca com o mesmo cachimbo. Agora a esquerda está fraca, como um todo, por que o PT era a esquerda. Agora perderam o dom da palavra, se tornaram os laranjas perfeitos dessa direita que sempre desprezou quem eles diziam ser parte. Fizeram o mesmo que se curvar para entrar na ante sala do sinhozinho, comendo seus restos. E ainda apanhando sob a suspeita de terem roubado a melhor parte do ceia farta deles. Quem manda aparecerem na frente deles querendo intimidade e gordos demais.

Responder

Messias Franca de Macedo

07/02/2016 - 22h16

O jornalismo não merecia isso

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato

05/02/2016

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasildefato.com.br/node/34093

Responder

Lionel

07/02/2016 - 22h05

Sobre Boff: AS bases são as velhas bases bolsheviques, os garotos de recado de Fidel Castro

Sobre Carnaval e agressão a modelo anti-Dilma: Desde menino o que vejo nos desfiles de carnaval é mulher nua e seminua. Será que o problema foi o protesto contra Dilma Vana Rousseff?

Responder

Messias Franca de Macedo

07/02/2016 - 21h34

Mais uma vez parabéns ao egrégio e visionário mestre Leonardo Boff!

Contudo, a hora da ‘concertação’ imprescindível e pedagógica parece que deverá ficar para depois…

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM!
EXTRA!
Perigo de guerra civil iminente no Brasil

################################

Promotor da Veja prepara armadilha para Lula durante depoimento

06/02/2016

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.blogdacidadania.com.br/2016/02/promotor-da-veja-prepara-armadilha-para-lula-durante-depoimento/#comment-1859030

##################

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

… E se os(as) bandidos(as) ‘penas amestradas’ a $oldo do PIGolpista caírem na porrada?…

NOTA ACAUTELATÓRIA:
se a Justiça da IMUNDA &$ nazifasciterrorista &$ golpista &$ [mega]CORRUPTA Casa Grande não desejasse uma conflagração de consequências imprevisíveis, enquadraria esse abestado irresponsável que responde pela famigerada alcunha de DEMoTucano Cássio Conserino.
Mas, não!
“Intonci”, vamos para a guerra!
E não fomos nós que propusemos o repto!

EM TEMPO:
para os golpistas, não tem volta, não tem retorno: ‘o golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão’!
É questão de sobrevivência!
‘Elles’ estão preocupados porra nenhuma com o combate à corrupção!
‘Elles’ querem voltar ao poder para roubar ainda mais – e sossegados

“Se queres a paz, prepare-te para a guerra” Provérbio latino

REAGE, BRASIL DO BEM!

Responder

    Messias Franca de Macedo

    07/02/2016 - 21h51

    … Se o ‘miniSTRO’ da “Justiça” não fosse o ‘Zé Tucano’, observadores internacionais já estariam embarcando para o Brasil objetivando acompanhar ‘a bandalheira nazifasciterrorista de natureza jurídico-midiática anunciada’…
    E cadê a ABIN?
    Não diga que o ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ extinguiu o órgão de segurança durante a era do ‘[tíbio] PT da Governança’?
    Isso é que é republicanismo (sic)

    RESCALDO:
    se não recorrermos aos organismos internacionais e aos chefes de Estado do mundo,
    o golpe estará, enfim, plenamente materializado!
    No contexto intra-muros, pouco há mais o que fazer!
    Tirante a guerra civil!
    Lamento!…

Deixe uma resposta