Blog do Planalto: Jobim defende Comissão da Verdade

Tempo de leitura: 2 min

Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 às 10:02

Comissão Nacional da Verdade tem apoio do Ministério da Defesa

do blog do Planalto

O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro desta sexta-feira (7/1) – a primeira edição do ano – ser favorável à instalação da Comissão Nacional da Verdade para investigar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, e disse que não há divergência entre ele e Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos. “Não há nenhuma divergência com a ministra de Direitos Humanos, ela conhece bem o projeto e nós temos uma excelente relação”, disse Jobim, destacando ter ido à posse de Maria do Rosário no cargo.

Em maio de 2010 um projeto de lei que cria a Comissão foi enviada ao Congresso Nacional pelo então presidente Lula, mas ainda não foi votado. Segundo o ministro, a Comissão Nacional da Verdade tem que ser usada para o País conhecer os fatos, não para ser um instrumento de retaliação. “Vamos aguardar o debate no Congresso, para a elaboração e criação da Comissão Nacional da Verdade, para depois desenvolver a ela relativas”, afirmou.

Atualmente, disse Jobim, o Brasil tem apenas um grupo de trabalho do Araguaia, sendo feita pelo Ministério da Defesa, cumprindo determinação da Advocacia-Geral da União (AGU). O grupo já está trabalhando há dois anos na busca dos corpos dos desaparecidos na região durante a ditadura militar (1964-1985).

A entrevista com o ministro Jobim também abordou outros temas importantes, como a Estratégia Nacional de Defesa e sua contribuição para o desenvolvimento do País, a importância da proteção das fronteiras nacionais, principalmente na Amazônia e a aviação civil brasileira. Ele conversou com os jornalistas durante quase uma hora, falando sobre a necessidade de fortalecimento do programa Calha Norte, que está completando 25 anos, e a transferência do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) da Casa Civil para a Defesa. O ministro explicou ainda as medidas adotadas em sua gestão durante o governo Lula para a aviação civil, que segundo ele servirão de base para os novos projetos a partir de 2011. Outro assunto abordado foi a atuação da Força de Pacificação para a manutenção da segurança pública nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinaram em dezembro acordo que autorizou o início dos trabalhos e definiu as regras de implementação da Força de Pacificação (FPaz) no complexo Penha-Alemão. Constituída pelo Exército e pelas polícias Civil e Militar, a Força atua para garantir a lei e a ordem na área abrangida pelo complexo.

Jobim comentou também o convite que fez ao ex-deputado e ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, para assessorá-lo no Ministério da Defesa. Segundo o ministro, José Genoíno teve uma atuação destacada no Congresso e ajudou muito no debate sobre a Defesa nacional. Jobim disse que Genoíno ainda na respondeu ao convite e que o martelo deve ser batido em fevereiro.

Sobre a compra de novos aviões caça para a Força Aérea Brasileira (FAB), Nelson Jobim disse que o assunto deverá estar resolvido no primeiro semestre deste ano, lembrando que os atuais aviões em atuação no Brasil (Mirage 2000) terão seus ciclos de vida expirando em 2016. Brasil abriu concorrência internacional para comprar 36 caças e estão na disputa os modelos Gripen (Suécia), F-18 (Estados Unidos) e Rafale (França).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pitagoras

Dilma continua tentando fazer uma laranjada de goiaba. Dirão os experts que é a governabilidade, estúpido!

Pois o estúpido aqui profetiza que isso não dar em nada bom: abrigar no seu ninho tudo que tem de pior nesse país, de clãs germinadas na ditadura (sarney…) até ex-promotores que pretendem escamotear e relegar ao esquecimento os piores momentos de nossa história, é uma receita para a bomba nuclear que mais cedo ou mais tarde detonará na cabeça de nós brasileiros.

SILOÉ

Como o mundo dá voltas!!! Quem diria que algum dia pudéssemos ver, as forças armadas baterem continência para uma ex guerrilheira . Não existe sabor de vitória maior.
Quanto ao Jobim e os outros são espiões controláveis não oferecem mais maiores preocupações.

    André

    Realmente dá muitas voltas, realmente é um momento histórico o fato dos militares baterem continência para a Dilma, apesar de que 100% desses mesmos militares não terem participado do regime militar e muitos nem tinham nascido. Agora não entendo porque não incluir uma representativa quantidade de militares nessa comissão para apurar tambem alguns atos dos militantes que lutaram contra o regime, isso incluindo sequestros, carros bomba e etc….. Ora se é uma comissão da verdade, porque colocar poder de veto sobre qualquer assunto que o governo ache que se deve manter em segredo??

Roberto Locatelli

Tony Palocci, JohnBin e Zé Dantas Cardozo: três tucanos infiltrados no Governo Dilma.

Luis

O rato é um sobreviventezinho esperto. É ardiloso e agarra o que desejar com suas "mãozinhas" peladas.

    Jairo_Beraldo

    E vive nos lugares mais nojentos. E procria com rapidez impresionante…talvez o PORQUE de Zezão e Malocci no governo Dilma!

/ Postado por Martins Andrade

ALERTA À DILMA ROUSSELF
02/01/2011

Dilma, passada a emoção,
Entra a realidade, sai o coração.
Abre com cuidado teu caminho
Vês que os mesmos espinhos
Estão ainda na tua contramão.

Reforça tua grade de proteção
Não se descuida, arranja cães.
Cobra-lhes fidelidade diuturna
Está contigo em tuas manhãs
A mesma turma que secou o Lula.

Um dos mais altos de olha com desdém
Manda-o embora também
Ele quer apenas uma escora
Finge-se de amigo e com espora
Vai te trair por dentro… Olha bem!

Lembra-se do Delegado Bruno?
O atual segue o mesmo rumo
Posto que amigos de pregação
Os dois têm as mesmas intenções:
Adagas de mesmo gume.

Guerrilheira seja forte, use a sapiência
Busque o entendimento com renitência
Perdoa aqueles que com violência
Torturam-te sem dó, sem clemência…
Eles hoje te prestam continência!

Publicadono blog MARTINS ANDRADE E VOCÊ: http://www.martinsandrade.wordpress.com

Morvan

Tony Palocci, Cardozo (o emplumado) e Johnbim têm algo em comum:
São todos Alca-Guetes (defensores da alca e dedos-em-riste).

Saudações anti-X9,

Morvan, Usuário Linux #433640

Vergonha

Covardão. Assumiu que convidou o Lula e a família para passar alguns dias nas instalações militares pra ficar com a ficha limpa. A mim ele não engana. Passaportes… tudo normal… Quanta sujeira. Êta país de gentalha.

edv

Vcs num tão intendendu:
Assim como Serra, Jabour, Cesar Maia, Roberto Freire e tantos outros "migraram" da esquerda para a direita, Jobim e seus colegas estão indo na direção inversa!
Chácumigu, que tô sacanu a deles…
(Kct, será que sô eu qui num tô intenenu?!)

    Jairo_Beraldo

    Voce está variando!

Armando do Prado

Não toleraremos mais complacência com quem nos causou agonia. É bom que Jobim agilize a verdade sobre os anos de chumbo. Chega de enrolação.

    Jairo_Beraldo

    Vai esperando…sentado pra não se cansar.

thomaz magalhães

O que o ministro Jobim falou, na TV Lula, é que apóia sim a "comissão da verdade", mas os planos são investigar tanto a ação dos militares quanto a dos "guerrilheiros" comunistas.

Paulo

Tá com medo de perder o emprego.. eheheheh

    Jairo_Beraldo

    O emprego está amis que garantido…só se abrirem a Satiagraha, para ele se danar! E sabe quando vão abrir aquela caixa? NUNCA!

edv

Uma coisa é resgatar a história (que já é importantíssimo!).
Outra é punir (que é um "hole more below", hehe).
Acho gozado o papo hipócrita do "vamos olhar pra frente", esquecendo que o futuro depende também da experiência, conhecimento, exemplos e referências do passado.
Mas, pragmatica e conciliatoriamente pensando, ficarei satisfeito se, com toda a "enrolation":
Conhecermos todo o passado necessário.
Após a morte natural dos envolvidos (já não estão longe), punirmos com "condenação póstuma" aqueles que forem institucionalmente julgados e condenados.

Julio Silveira

Ué, quanta diferença.
Tudo pelo emprego, até virar anelideo.

Cicero

Jobim e Genuino? Ou será Gobim e Jenuino??? Aí tem coisa??? Aliás, que tal: o ministro Nelson "Globim" é genuinamente um PTucano!!!

maísa paranhos

A posição do Ministro Jobim está muito clara.: ele fortalece a sua ação nos diversos expedientes necessários ( não esqueçamos: é ministro da Defesa Nacional), ganha campo e prestígio e se projeta; e agora vem dizendo que é a favor da Comissão da Verdade. Ora, raciocinemos: ano passado disse que era revanchismo a Ação de Descumprimento da Lei de Anistia , e agora, mudou a palavra para RETALIAÇÂO. A questão é semântica? Não! É política. Pois justiça não é o mesmo que investigação. Aliás, é bom ficarmos atentos ao nome da Comissão que o Ministro disse que é a favor.: mudou? Antes era Comissão de Justiça e Verdade, e agora, mudou para Comissão da Verdade. E a Justiça? Não vai ser feita? É retalição? A Comissão investiga, chega aos culpados e, depois de pagar um valor pela vida dos que foram torturados, desaparecidos, "suicidados " e assassinados, o Estado diz minha culpa e não se pune os criminosos porque é "retaliação"? Por quê a Comissão é da Verdade e não Comissão da Justiça e Verdade ? Ora, façam-me o favor! Será que a gente não vê que isso é uma armadilha? Jobim percebeu que é rejeitado e agora que ganhar mais espaço e aceitação e, continuar no governo como "guardião" dos militares criminosos ( que não são todos, mas cuja grande maioria é corporativista e muitos nem têm consciência do que está em jogo, somente seus comandantes). Abramos nossos olhos !!!…

carmen silvia

Outro dia ouvi de um médico que se prestarmos atenção a medicina cura muito pouca coisa,no mais o que se vê é o controle de doenças e as tais síndromes(essas aliás mais preocupantes porque ninguém sabe a orígem).E a indústria farmaceutica cada vez mais poderosa.Dizem alguns que somos civilizados e uma demonstração disso é a diferença entre o que valia a vida na Roma antiga ou na idade média por exemplo, e os mecanismos atuias em defesa da vida que encontramos atualmente.

edv

Ainda que não haja compromisso com a Justiça, precisamos pelo menos ter compromisso com a História.

    Jairo_Beraldo

    Não haverá nem um e nem outro!

Marcio

Dois anos de investigação e nada. Porque o ministro da defesa, não encaminha os registros para que os generais respondam onde estão os corpos? Economizamos tempo e dinheiro. Simples assim.

Jairo_Beraldo

Será que Tony Malocci e Zezão Cardozo Dantas não estarão com um acordo firmado em um fala e outro veta?

Henrique

Só acredito vendo.

Deixe seu comentário

Leia também