Bahia, o primeiro campeão brasileiro

Tempo de leitura: < 1 min

CBF vai unificar títulos brasileiros anteriores a 1971

13 de dezembro de 2010 às 21:28

da revista Placar

Santos e Palmeiras, com oito títulos cada, são os maiores campeões brasileiros da história, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai unificar até o fim deste ano os títulos nacionais conquistados antes de 1971, quando teve início a disputa do atual Campeonato Brasileiro.

De acordo com o Jornal Nacional, da TV Globo, os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa passarão a ter valor equivalente à conquista do Fluminense em 2010, por exemplo. O São Paulo, que comemorava sua hegemonia desde a conquista do sexto título em 2008, está agora no terceiro lugar do ranking de glórias nacionais.

Com a decisão, o Santos ‘pulou’ de duas para oito conquistas (venceu a Taça Brasil de 1961 a 1965 e o Roberto Gomes Pedrosa de 1968, além dos títulos de 2002 e 2004). Já o Palmeiras, dobra seu número de títulos: as quatro conquistas do Brasileirão somam-se aos títulos da Taça Brasil de 1960 e 1967 e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também em 1967 e em 1969.

Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense também ‘ganharam’ uma conquista. A decisão muda também o rótulo de primeiro campeão do país, que era do Atlético-MG, campeão brasileiro em 1971. A honra agora será do Bahia, vencedor da Taça Brasil de 1959.

Veja a lista de títulos reconhecidos pela CBF:

Taça Brasil

1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata

1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João de O. Reis

Enfim, a nossa honra está sendo premiada. O Atlético Mineiro não era de todo o primeiro e ficava com algo que não passava na garganta, os primeiros torneios nacionais. Pergunto se a nível nacional houve outro torneio antes da Taça Brasil? Se não houve, então, a maior honra sempre foi do esquadrão de aço. Mais um Bahia!

Cedrick Telles

O E.C BAHIA foi o primeiro time a ganhar a triplice – coroa(campeonato baiano/brasileiro/norte-nordeste)fora a taça do Uruguai.

Cedrick Telles

lembro aos senhores e senhoras que o E.C BAHIA em 1959, conquistou 4 titulos sendo eles:CAMPEAO BAIANO/CAMPEAO DO NORTE-NORDESTE/CAMPEAO BRASILEIRO,e ainda ganhamos a taça do urugrai.Voces acabaram de mim lembrar que o E.C BAHIA foi o primeiro time brasileiro a ganhar um titulo fora do brasil.

marcio

Bora Bahêêêa…

1º campeão brasileiro, taça brasil era o unico campeonato brasileiro da época e foi através
do mesmo que o Bahia foi tambem o 1º clube brasileiro a sair do Brasil para disputar a taça
libertadores da américa, no mais o resto é inveja!!!

Alex

pouco importa isso tudo, o importante mesmo foi ver o Colorado ser eliminado pelos africanos no Mundial de clubes…aliás, aqui no Sul já está a venda o chopp Mazembeer, aquele que você toma dois e volta logo pra casa, com uma baita dor de cabeça!

cazé

O Itararé, de cuja famosa batalha tanto se fala (semelhante à Batalha do Aflitos, em que o Grêmio derrotou o Náutico), não teve reconhecido o título até hoje, e olhe que era 1932!

renato

Eta discussão mais inútil. Pior… alguns já estão se digladiando em arroubos retóricos para justificarem sua paixões clubísticas. A História do Brasil mudou. Agora o Bahia é o primeiro campeão brasileiro. Fantástica mudança! Acho que muita gente está sem o que fazer – inclusive eu – para dar atenção e até comentar "importantes" decisões da quadrilha que administra a CBF. Vou ler um bom livro…

    cazé

    o livro de Bob Fernandes "Aê, Bahia!", um dos grandes livros brasileiros, sobre um tema que move milhões de brasileiros todos os dias.

    Marcelo

    Esse cara só pode ser torcedor do Vitória.

Pedro Soto

Sugiro também incluir o Torneio Início, o Octogonal de Verão, a Taça Teresa Herrera e a Taça Ramón de Carranza.
É curioso, as decisões são tomadas dependendo de que clubes serão os beneficiados.
VIVA O TAPETÃO!

    cazé

    o torneio intermunicipal de seleções da Bahia, muitas vezes vencido pelo time de Santo Amaro da Purificação, terra de engenhos, torcida levava cana de açúcar e facas peixeiras, juiz nunca deu um pênalti contra o time da casa…

Marat

Lógico que é justo, ou precisaremos entrar com pedido de reconhecimento da OEA?

fred

Azenha, não se trata de reconhecer, os títulos já são reconhecidos. O que se pretende é unificar os títulos, considerar campeão brasileiro quem ganhou a Taça Brasil, por exemplo. A tese é de um jornalista fanático pelo Santos e encampada pelo próprio Santos, o principal contemplado pela unificação. Além do Santos e do jornalista, que pretende lançar um livro sobre o assunto, quem está achando tudo ótimo é Ricardo Teixeira, presidente da CBF. A tal unificação fez cair no limbo o assunto que realmente interessa: o senhor Teixeira recebeu mesmo propina milionária da ISL, conforme acusação recentíssima de um jornal suíço? No mais, é papo de botequim.

    cazé

    mais respeito com conversa de botequim!

Junior Rocha

E reconhecer o título do Flamengo de 1987 nada…

    hhh

    Perdeu por WO. KKKKKKKK

Marat

O meu time (aquilo ali é time? – Acho que não). o que chamam de Palmeiras, atualmente só ganha títulos assim: do passado – rsrsrs. Presente não há e o futuro está negro, a permanecer diretorias toscas e incompetentes no ex-verdão e atual verde-amarelado.

Marat

O Bahia, primeiro campeão brasileiro? Pronto! Já vão dizer que é culpa do Lula – rsrsrsrsrs

LULA VESCOVI

É piada achar que é justo.O Palmeiras bicampeão num mesmo ano?Parabéns ao Ricardo Teixeira,que com essa cortina de fumaça,desviou o foco,inclusive aqui no Viomundo.Por sinal,não lembro de repercussão aqui no blog sobre as denúncias contra o Teixeira.Se é assim,o meu Grêmio é seis vezes campeão,pois temos dois brasileiros e quatro copas do Brasil,ultrapassando o time responsável pelo maior fiasco futebolístico nas últimas décadas.Viva o Mazembe.

    @Doradu

    Caraaalho!

    isso é confusão grande!

    não havia pensado na Copa do Brasil!

    acho q ninguém da CBF pensou!

ivonildo Dourado

Azenha corrigiu a pergunta: É Justo? por É justo reconhecer os antigos campeões? pois sinceramente do modo que estava ficava claro que a pergunta sobre a justiça se referia ao Bahia e não ao reconhecimento em si. Parecia perguntar se era justo o Bahia ser o primeiro campeão brasileiro. Com relação a alguns comentários tentando desqualificar o time do Bahia, tudo não passa de torcedores adversários que não consquistaram absolutamente nada em sua história e são conhecidos com os eternos vices. Por último a toprcida do Bahia foi escolhida como a torcida do brasileirão 2010. Bora BAÊA

    Luiz Carlos Azenha

    Justamente, Ivonildo, para deixar claro que a pergunta se referia à decisão da CBF, não a este ou aquele clube. abs

@sergiobio

Ignoraram um comentário em que eu pensava estar me superando em crítica futebolística x crítica política. Acho que ficaram com vergonha alheia de mim.

Tudo bem, eu mandei uma cópia pra eu mesmo publicar minhas abobrinhas no meu blog…

Ulianov

Eu so corinthiano portanto isso aí pra mim é briga de branco. Mas pensando bem, o que o Ricardo Teixeira não faz prá irritar o Juvenal Juvêncio, não. hehehehehe

glauco

é uma decicisão da eqivalencia ao campeonato atual é tão anacronica e politiqueira , que seria o equivalente na história do Brasil de chamar o regente Feijó de primeiro presidente do Brasil.

    hhh

    Justo é um time ser convidado a disputa de um (merreca de mundial) e o campeão da Libertadores ser escluido do torneio.

    O titulo tinha destino

Edmilson

O Santos para ser PENTACAMPEÃO da Taça Brasil jogou apenas 24 partidas (quem achar que é mentira, vai lá na wikipédia e confira os detalhes dos campeões de cada ano). Dá para considerar que isso equivale a um campeonato brasileiro?

Fabio

É tão justo qunto considerar os títulos da época do mata-mata. Discussão ridícula. Todo mundo sabe: se considerar, vai considerar campeonatos com critérios diferentes. Se não, se estará considerando apenas os de mesmos critérios. Tanto faz!

claudio fernandes

Parabéns Tricolor de Aço – Bora Bahêaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Francisco Costa

Quem acompanhou a última eleição no Clube dos 13 sabe que o Capo está é revidando contra seus "opositores" e favorecendo seus apadrinhados. Corinthians ganhou um estádio, o São Paulo do grande presidente Juvenal Juvêncio está sofrendo retaliações.
Teixeira quer dominar a FIFA, é ambicioso. Se nós brasileiros continuarmos a permitir que nossos clubes o apoiem quando lhes convém estaremos criando um monstro e arruinando o mundo do Futebol. Teixeira não irá para a FIFA para passar as férias, será vitalício.

Rafael, BHte

Preferem 2 x1 contra a galinha muerta e não se incomodam com o 8 x 2 a favor das palmeiras ou o 8 x 2 a favor do santos, deve ser a aritmética à la Tiririca q está na moda…

Rafael, BHte

Eu já tenho 40 e uns e só me lembro de 1975 para cá, essa velharia aí eu não a reconheço e não dou a mínima bola, nem mesmo com o Cruzeiro sendo beneficiário de unzinho e de ter enfiado 6 no Santos com Pelé e cia na tal decisão. O presidente do Cruzeiro com muito tempo sobrando eu suponho foi um dos advogados dessa causa, não sei se ele é meio Tiririca ou se é meio vienatone (ouve mas não entende bem as palavras) pq com a quantidade de títulos agora das palmeiras e do santos os outros levarão décadas para igualar e se o fizerem, Mais provável é q o cruzeirense tenha feito isso apenas para cutucar a galinha morta, coisas da rivalidade provinciana

    Roberto Almeida

    Rafael, a ignorância é uma m…. Então o mundo só existe na sua memória? Francamente, você esté precisando acordar pra vida, rapaz. Primeiro, aprenda a ler, depois compre uns livros. Aí, você vai verr que tem mundo (lindo, por sinal) além dos limites de BH. Abraços, e bem-vindo ao planeta Terra.

Antonio Abreu

Vocês me censuraram porque afirmei e reintero que para minha decepção, Azenha é mais um sulista preconceituoso, o que ficou revelado com o título da matéria, focando apenas no Bahia, esquecendo o Santos, o Cruzeiro, o Botafôgo,etc. Azenha devia era pedí desculpas ao Bahia e a Bahia. Vergonha!i

    Luiz Carlos Azenha

    Ok, Antonio, já notamos sua presença no site. abs

    Gerson Carneiro

    De Antonio para Azenha:

    Judia de mim, judia
    Se eu não sou merecedor desse amor
    Se eu choro
    Será que você não notou
    É a você que eu adoro
    Carrego esse meu sentimento
    Sem ressentimento

    Judia de mim – Zeca Pagodinho

    rsrsrs… Azenhão também não alisa.

@andregoth

Não acho justo por um simples motivo que ninguém está levando em conta, o campeonato naquela época NÃO era completamente profissional…

Roberto

Esse Juca Kfouri é o maior demagogo e sem ética jornalistica que existe. Ele fala mais como torcedor do que como pessimo jornalista que é. Fez ate papel sujo pro Serra pra esculhganmar o Aecio. Ou vai dizer que é mentira?
Quando acontece algo antietico que envolve seu time de coração ele faz vistas grossas, mas quandfo envolve qualquer outro clube ae ele se indigna. Falastrão. SERÁ QUE SEREI CENSURADO?

    Sebastião Medeiros

    Sem falar que o maior sonho do Juca Kfouri é ser ministro dos esportes,mas o máximo que conseguiu foi acessorar o ministro PELÉ no primeiro mandato do abominável FHC.
    Além disso,este sujeito,Juca Kfouri,tentou até ser secretário de esportes do Municipio de São Paulo quando o prefeito era o sr. Paulo Maluf na década de 90(1992-1996).

Marcelo P

Se é assim, o Galo foi campeão brasileiro em 1936. A história está aqui: http://www.galodigital.com.br/enciclopedia/Campe%

Não sei se é justo. Mas campeonato na concepção começou mesmo em 1971. O demais eram torneios, como foi o de 1936, quando times campeões estaduais disputaram o título de melhor do país. Participaram apenas clubes do Rio, SP, MG e ES, porque os demais estavam em lítígio com a Federação Brasileira de Futebol (depois CBD, depos CBF).

Aloísio da Costa Val

É por isso que o futebol brasileiro caminha celeremente para o brejo.

diogojfaraujo

É politicagem, e é justo…

João Bittar

super justo!
o Santos foi tetra campeão da Taça Brasil jogando nada mais, nada menos, do que 24 partidas nos quatro torneios. E o Palmeiras que Bicampeáo no mesmo ano? a imprensa estrageira deve achar sensacional.
no pais que vai sediar a Copa…
e os Campeões da Copa do Brasil, não deveriam reinvindicar algo tb.?
Nesse sistema da CBF, voce pode criar uns quatro campeonatos por ano e agradar todo mundo.
Todo mundo podera ser campeáo brasileiro , mesmo sem jogar.
Esse negocio de jogar turno e returno 38 partidas eh pra otario, que merito poderia ter?
Enquanto isso, ninguem fala dos escandalos de Ricardo Teixeira na Europa ou mesmo esses mais corriqueiros, com varias denuncias da Justiça de varios estados e da União contra obras da Copa2014.
Vamos nos distraindo com as baboseiras do sr,. Teixeira.

Franco

Claro que é justo. Aqueles times foram campeões nacionais naqueles anos. Ponto final. Ou será que alguém discute que o Vasco é campeão brasileiro de 2000? Naquele ano a competição nacional se chamava "Copa João Avelange" e na fase final disputavam 8 equipes em sistema de mata-mata. Cinco da 1ª Divisão, 3 da segunda e um da terceira. Mesmo com esse regulamento esquisito, com a garfada que deram no São Caetano (da 2ª Divisão) em favor do Vasco e com o nome de Copa João Avelange, o Vasco foi o campeão brasileiro.

Carlos A. Rosse

É proibido criticar o Juca Kfouri em seu blog Azenha? Censura? Que feio hein!

Rogério Leonardo

Discussão estéril, como em tudo nesse mundo, cada um só vai olhar para o seu próprio interesse.

Logicamente, torcedores de Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Bahia vão achar o máximo e os outros irão achar uma falta de vergonha na cara do Sr. Ricardo Teixeira.

Eu, por mim, usando os critérios da CBF ao reconhecer estes títulos, onde o Santos jogou 25 jogos para ganhar 05 títulos, considero o meu Mengão, campeão nacional 09 vezes (seis brasileiros, duas copas do Brasil e uma Copa dos Campeões Estaduais).

E cada um que ache o que quiser…

Fernando

Olha acredito que todos deveriam ler blog do Odir Cunha foi ele que fez o levantamento historico sobre o reconhecimento, o que foi montado pelos clubes. no blog dele existe informações e documentos da época comprovando a importancia dos campeonatos… tem vários outros textos legais… tudo bem que ele torce para o Santos né….kkk mas não tira o valor de seu trabalho
http://blogdoodir.com.br/2010/12/a-sabatina-sobre

Abraço

Abraço

Marcelo Figueiredo

Como a maioria por aqui, minha opinião é favorável ao meu time, Cruzeiro. Por isso sou a favor.

maconheiro

Claro que o Bahia é o primeiro ,o Brasil nasceu aqui !!!

    Gerson Carneiro

    Verdade. Inclusive naquele ano o Bahêa venceu o time dos marujos do Cabral, e na final goleou o time do Vasco da Gama que perdeu o rumo e capou o gato em direção ao caminho das Índias.

ratusnatus

Isso é politicagem. O Teixeira devia estar precisando de algo.

Não pode ser considerado justo pq estes times eram sempre convidados. Não existia mérito para a disputa.

    Roberto Almeida

    Prezado, leia mais. Está lhe faltando conhecimento.

Oscar

Continuando…
Por exemplo: de 1959 à 1970 tivemos apenas 6 clubes campeões, ou seja, em 11 anos 6 clubes se sagraram campeões. Soma-se a isto o fato do palmeiras ter ganhado dois títulos nacionais em um ano apenas. No campeonato brasileiro, em 10 anos (1980/1990), só o São Paulo teve dois títulos, ou seja, em 10 anos tivemos 10 times que conquistaram o CB, e não contei o Sport do Recife que foi o vencedor de 1987, pois o Flamengo foi da Copa União. Portanto não cocordo, pois estamos falando de realidade e contextos totalmente diferentes, e a variação mostra isto com muita clareza. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata e a Taça Brasil eram tão confusos que eles ocorriam, na qualidade de campeonato nacional, no mesmo ano. Quando isto ocorreu no CB em 1987, tivemos campeões diferentes, pois os times não poderiam disputar dois torneios no mesmo ano. A cbf errou feio.

    Marco

    Quanta falta de informação!! Aqui os campeões de 1959 a 1970:

    1959 Bahia (BA)
    1960 Palmeiras (SP)
    1961 Santos (SP)
    1962 Santos (SP)
    1963 Santos (SP)
    1964 Santos (SP)
    1965 Santos (SP)
    1966 Cruzeiro (MG)
    1967 Palmeiras (SP) Palmeiras (SP)
    1968 Botafogo (RJ) Santos (SP)
    1969 Palmeiras (SP)
    1970 Fluminense (RJ)

    Em 67 e 68 o torneio Roberto G Pedrosa (embrião do brasileirão) também valeu como campeonato nacional, juntamente com a Taça de Prata, que indicava os representantes da Libertadores. Em 69 o Robertão substituiu totalmente a Taça de Prata.

    Caio Higa

    Caro, o Robertão foi substituído pela Taça de Prata e não o inverso.
    Em 1967 o Palmeiras ganhou a Taça Brasil e o Robertão e não a Taça de Prata.

    Oscar

    A questão não é a quantidade e sim a qualidade. A falta de informação que me acusa é um equívoco seu e não meu. Meu texto fala da qualidade e do contexto do momento. Para isso você precisa saber interpretar texto. É Marco, seu caso é sério…muuuuito sério.

    Marcos gomes

    Oscar ,
    O Flamengo ganhou 4 títulos durante a década de 80 , a saber 80/82/83/87.

    Ivan Lima

    Em 1987, o Sport Recife foi campeão.

Oscar

Não concordo, pois são campeonatos diferentes em contextos diferentes. Naquela época a concorrência era baixa, haviam ótimos jogadores que lutavam pela camisa de seu time, mas, também não tínhamos tantos clubes no mesmo nível que temos hoje. No campeonato brasileiro atual a concorrência entre times é muito maior, pois é difícil encontrar um time (exceto o São Paulo…e olha que sou corinthiano) que consiga ganhar mais de dois títulos seguidos. Um indicador disto é a pouca variedade de equipes que venceram estes torneios que a cbf os reconhece como nacionais. O campeonatos brasileiro é mais nacional em sua amplitude do que Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata e a Taça Brasil.

    Antõnio Carlos

    Você tem que levar em consideração que atualmente apenas 20 times disuptam o canpeonato considerado ancional. Pode ser considerado um número muito pequenos de times disputando um torneio dito nacional.

@sergiobio

Eu gosto do Bahia. Mas não concordo com essa equiparação. Se o campeão de 1959 era um nordestino, o de 1971 era um mineiro, igualmente fora do eixo Rio-SP.

O Campeonato Brasileiro, a partir de 1971, é mais justo e mais difícil, dando chances a mais times, espalhando a oportunidade de ser campeão a todas as regiões do país. Portanto, as duas situações não podem ser colocadas em igualdade.

Vamos comparar com a política (já que é um site essencialmente politico): podemos equiparar presidentes pré e pós-1988, como detentores do poder da mesma natureza, emanado do povo? Eles foram presidentes da mesma forma, mas sem a mesma legitimidade (exatamente como os campeões pré-1971, em torneios pequenos e fechados entre os mesmos clubes).

Além disso, o argumento do "é o que tinha na época, portanto é justo" também serve para legitimar todas as atrocidades cometidas na ditadura e, de lambuja, os respectivos perdões na Lei da Anistia.

Por outro lado, não é porque o campeonato deixou de existir que aquele título também desapareceu. Bahia é o 1º campeão da Taça Brasil e isso já é grande coisa. Não precisamos trazer esse título para o presente, pra fazer valer. Atualizá-lo seria por mera autoafirmação também do Bahia, mas principalmente de times paulistas. Não é justo com quem venceu um campeonato com fórmula diferente, mais complicado e mais igualitário.

Deixem esses títulos no passado, que é o lugar deles.

Alex

Se continuar assim, vou correr atras para a CBF reconhecer também as peladas de solteiros contra casados

Pedro

Parabéns ao Bahia.
Mas, e o Palmeiras… duas vezes campeão no mesmo ano?

jucanapoleão

SE EM 1936 O ATLETICO FOI CAMPEÃO A NÍVEL NACIONAL, MÉRITO PARA O ATLÉTICO;
SE EM 1959 O BAHIA FOI CAMPEÃO A NÍVEL NACIONAL, MÉRITO PARA O BAHIA.
NÃO SE PODE APAGAR A HISTÓRIA.

Glecio_Tavares

Trazido do blog do juca kfouri

Para alguma coisa serviu a notícia de que a CBF unificará os títulos brasileiros e tornará a Taça Brasil equivalente ao Campeonato Brasileiro, embora o Santos, pentacampeão da Taça, tenha jogado apenas 24 partidas para vencer os cincos títulos.

Jogou menos, portanto, do que para ser campeão tanto do Campeonato Brasileiro de 2002 quanto do de 2004.

Em 2002, o Santos jogou 31 jogos e em 2004 nada menos do que 46 vezes.

Mas a polêmica serviu para quê?

Serviu para que não se falasse mais das denúncias feitas aqui e na Europa envolvendo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Não se fala mais, por exemplo, da tal empresa Sanud, dunas ao contrário, identificada pela CPI do Futebol, em 2000 no Congresso Nacional, e agora, pela BBC, como do cartola em paraíso fiscal, o que, naturalmente, ele nega.

Comentário para o Jornal da CBN desta quinta-feira, 16 de dezembro de 2010.

    Carlos A. Rosse

    O Sr. Juca Kfouri não se furtaria em usar os escândalos da CBF para desmerecer os times beneficiados pelos títulos unificados. Se esforça tanto para ser um bom jornalista mas não passa nunca de um corintiano despeitado. Azar o dele e dos que concordam com ele.

    Roberto Almeida

    Coitado do Juca, além de corintiano é jornalista das organizações globo. Ou seja, usa óculos escuros para não ver a realidade dos fatos. Jornalista bom é aquele que não briga com a realidade, Juca e Glecio.

mello

Melhores times, uma coisa; campeões, outra. O futebol é o melhor esporte por esse motivo: nem sempre o melhor time é o campeão. Do contrário, para que entrar em campo? Ninguém nega que o Santos, Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Vasco, etc., montaram times inesquecíveis no passado. Daí a promoverem aquele times a campeões brasileiros no tapetão…Taça Nacional é uma coisa , Campeonato é outra: é só observar o que rola nos diversos países do mundo. É mais uma jogada do Ricardo Teixeira para se perpetuar no poder, aumentando-o.

Fabian

Nada a ver. Campeões brasileiros? Mas não era campeonato brasileiro!!! Interessante é que dos beneficiados 10 são de SP. Por que será?

    geraldo de carvalho

    porque por qqer critério q se pretenda analisar o futebol brasileiro, sp detém a hegemonia do nosso futebol . o campeonato brasileiro de seleções acabou pq os paulistas venciam a maioria dos torneios. sou favorável a 'unificação' e já posso imaginar de onde se origina a contrariedade. se não forem de torcedores do flamengo ficarei , sinceramente, surpreendido. além de reivindicarem um título que não é deles, agora querem protestar contra a 'unificação'. se mts nós reconhecemos o bicampeonato mundial do santos como não reconhecer a maneira como o santos chegou a condição de decidir dois títulos mundiais. se não fossem palmeiras e santos e sim flamengo e vasco, por exemplo, esses títulos já estariam reconhecidos a décadas.

rubem

É uma tremenda vergonha , o Bahia é um time inespressivo, decadente, que não ganha um título a mais 12 anos, não tem renovação de torcedores, time semi-amador, que por pura sorte subiu pra primeira divisão neste ano, mas com certeza vai voltar para seu devido lugar no proximo ano, ou seja ,estão querendo fazer politicagem com o futebol .

    Antonio Abreu

    O sr. é muito raivoso e atrapalhado nas suas ressentidas argumentações. O Bahia tem 43 títulos baianos, 2 títulos nacionais e disputou a Taça Libertadores. O seu maior rival é apenas um time de expressão regional, nem assim chamo de inexpreessivo, pois não sou raivoso. Na época, ganhar a Taça Brasil dava direito do clube disputar a Libertadores. Foi assim que o Santos de Pelé, ganhou 2 libertadores e 2 mundiais. Negar mérito aos títulos da Taça Brasil, é querer retirar os títulos de Campeão do Brasil, a jogadores como, GARRÍNCHA, NILTON SANTOS, DIDI, PELÉ, COUTINHO,PEPE, TOSTÃO, DIRCEU LOPES. A nata da nata dos craques brasileiros jogou nessa época de Taça Brasil e simplesmente ganhou 3 COPAS do MUNDO em 4 COPAS disputadas, É MAIS QUE JUSTO, É FACTUAL, É VERDADEIRO!

    Mario Santos

    Antonio, nota-se sem dificuldade que o Sr. Rubem é torcedor do Vitória da Bahia….kkkk

Jairo_Beraldo

Palhaçada…Teixeira deve estar qurendo dar o troco no Juvencio. esse Teixeira é uma babaca. E pensar que é mineiro, me doi mais o coração!

Edivaldo

Sou Vitória e acho justo o reconhecimento dessas conquistas.

KLaus

Por modéstia, Azenha deixou de fazer a pergunta que realmente queria fazer: Santos Octacampeão brasileiro é justo? Então saiu pela tangente com esta pergunta sobre o Bahia de 19 e guaraná de rolha.

Luiz Antonio Melo

Vejam como a questão da discriminação é séria no Brasil. O Azenha escreveu o "é justo". Caso fosse um time do Sul/Sudeste ele escreveria o "é justo"? Não importa se o Bahia ganhou do Santos na Vila Belmiro, com Pelé e todas as suas estrelas, em um jogo com muito futebol, de ambos o lados? Somente Azenha poderá esclarecer o que ele escreveu ou pedir desculpas por esse "ato falho".

Marcelo de Matos

É justo. Um campeão daquele tempo valia por dois ou três campeões atuais. O futebol brasileiro tinha Pelé, Ademir da Guia. Depois nos tornamos exportadores de craques e aqui só ficam os ex e os futuros craques. Os que já estão em plena forma física e técnica vão para o exterior. A construção da arena Palestra Itália, do Palmeiras, finalmente decolou. Em breve teremos grandes estádios por todo o país e um futebol bem pequenininho. Culpa da estrutura dos clubes que não quiseram se tornar empresas. Mas, o futebol empresa europeu também está em crise. O Barcelona tem grande dívida e acaba de receber um auxílio dos árabes para não ir à falência.

Fernando

O PIG flamenguista, comandado pelo tucano Renato Maurício Prado, está revoltado.

Se a Globo é contra, então é porque é justo.

LUIZ HENRIQUE AMORIM

Gosto de uma expressão bem baiana: Pimenta nos dos outros é refresco! Quer dizer que analisamos as situações de acordo com o nosso interesse. Só havia um campeonato nacional disputado após o estadual e o da região, assim o número de partidas era menor. Se vamos desconsiderar em decorrência das mudanças de regras e da realiadade, então não deveriamos considerar algumas copas ou os campeonatos que não eram mata-mata. Cada time faz suas estratégias de acordo com as regras e a realidade do momento. Portanto, o injusto foi a CDF demorar tanto tempo para reconhecer. O Bahia agora é Bi e talvez este reconhecimento teria melhorado a auto-estima do time em épocas passada impedindo a esculhambação administrativa.

Cleber Diniz

Mesmo tendo que aturar os palmeirenses (sou corintiano), acho justo. A história do futebol brasileiro não começou em 1971 – ano em que o país já era tricampeão mundial.

    Jairo_Beraldo

    Mas ter o Palmeiras campeão brasileiro 2 vezes em um mesmo ano, voce acha justo? Uma palhaçada isso!

    altamir

    Por isso mesmo, porque a história do futebol brasileiro não começou em 1971, que esta medida é ridícula. Vamos negar a história e dizer que o Campeonato Brasileiro sempre existiu….

    Edmilson

    Concordo que a história do futebol brasileiro não começou em 1971. Mas o Campeonato Brasileiro sim.
    Ou você também considera o Uruguai tetracampeão mundial só porque eles venceram duas competições olímpicas quando ainda não havia Copa do Mundo?

João

A CBF em nota oficial já desmentiu essa noticia da GROBO, Capmeonato Brasileiro só de 1971 pra cá, anteriormente era outro tipo de torneio, tudo tem que ficar como está.

Robson Porto

Gente, que insanidade é essa?

Ninguém vai tirar do Santos FC – de Pelé – o legítimo reconhecimento de que foi o maior time de todos os tempos; isso é inquestionável (mesmo os que babam na gravata com o Barcelona de hoje e seu futebol de video-game não fazem idéia do que era aquele time).

Mas a Taça Brasil era um torneio que visava apenas apontar o representante brasileiro na Libertadores. Eram poucos jogos e com uma agravante: o campeão do ano anterior (que quase sempre, por razões óbvias, era o Santos) só entrava nas semi-finais. Ou seja, a maioria das conquistas do Santos nesta Taça aconteceram com apenas quatro jogos.

Se querem, por questões de marketing dos times envolvidos, equipararem aquelas conquistas ao Brasileirão de hoje, tudo bem, que o façam. Mas será apenas mais uma grande palhaçada envolvendo o futebol brasileiro.

luis

Tapetão. Patetada.
Cada torneio tinha sua característica.
Se é assim, o Atlético Mineiro foi o "Campeão dos campeões" em 1936, quando São Paulo, Minas, RJ e Espirito Santo organizaram o primeiro torneio nacional. Logo, o primeiro campeão brasileiro é o Galo.
E mais: em 1950 o Galo foi o primeiro time brasileiro a conquistar o "Torneio do Inverno", disputado por times de dez países europeus, quatro deles campeões continentais. Lembrem-se: a Copa do Mundo de 1950 foi disputada com times convidados. Logo, pelo raciocíonio da CBF, o Galo é o primeiro campeão mundial inter-clubes.
Mas, que importância tem isso?
Ridículo esse pleito do Santos… e que garante títulos no tapetão, para quem não os conquistou no respectivo torneio…

    @walterthe

    GALO: O PRIMEIRO CAMPEAO DO MUNDO

trombeta

No passado, os clubes do RS e MG eram roubados escandalosamente em favor dos clubes do eixo Rio/SP, não tinha televisão, apenas testemunhos do pessoal do rádio, portanto são títulos com grande suspeição, embora ninguém tire os méritos dos bons tempos de Santos, Botafogo e Palmeiras.

A CBF diz o que quer, o problema é acreditar.

    Ricardo Lima Vieira

    No passado, trombeta??? Aprontaram feio contra o Cruzeiro no Brasileirão deste ano, contra o Inter em 2005, contra o Atlético Mineiro em 1980, Cruzeiro em 1974… Isso é o que lembro de momento. Ok, 1974 e 1980 são anos remotos, mas já havia extensa cobertura, e foram dois grandes escândalos.

José

Estranho é o Palmeiras ganhar dois campeonatos brasileiros no mesmo ano (1967).

Isto vai ser usado pelo Flamengo para considerar como seu o campeonato de 1987, que todos sabem que tem como campeão de fato e de direito o Sport Recife.

    Edmilson

    O Flamengo é o legítimo campeão brasileiro de 1987, do campeonato organizado pelo Clube dos 13, já que a CBF estava falida e abriu mão de organizá-lo. Com o campeonato em andamento, a dona CBF achou que ainda poderia ditar regras e inventou um ridículo cruzamento de módulos (na prática, da 1a com a 2a divisão!) que Eurico Miranda, sem ter poderes para tanto, assinou. Por isso a entidade que organizou o campeonato (o Clube dos 13) é quem tem legitimidade para dizer que o campeão daquele ano foi o Flamengo.

Rafael

Só acho que está havendo um equivoco nesse bagulho ai.
O ano de 1967 e 1968 tiveram dois campeonatos nacionais então?? 1967 Palmeiras ganhou a taça brasil e tb o robertão. E 1968 o Botafogo ganhou a taça brasil e o Santos o robertão. E a CBF anuncia isso sem ver esse errro, para mim, um erro escroto. Acho que ela que desviar a atenção do ricardo teixeira sendo investigado lá fora por suborno…isso sim. Acho que discursoes apaixonantes deixam de ver mais sério isso. Talvez não precisar de dizer que era campeonato brasileiro a taça brasil e o robertão, só falar que era disputas nacionais que tem seu valor, seu titulo, ou seja, reconhecer, não falar que era o campeonato. Acho muita falta de criterio, isso sim.

Mauro Silva

Caro Azenha
Corrige-se uma situação absurda: o maior jogador de futebol da história, 6 vezes campeão nacional brasileiro teve cassados todos esses títulos porque o ditador Garrastazu Médici, associado aos demais golpistas de 64 resolveram apagar do imaginário nacional o futebol, o cinema, telenovelas e a música, produzidos nas décadas de 50 e 60, chegando ao cúmulo de prender, torturar e banir artistas e incendiar arquivos, isto é, a história audio-visual do país como foram os incêndios da TVExcelsior e Record.
O pior é que esses criminosos emprestam seus nomes infames a avenidas, ruas, praças, estradas e, até, cidades.
Eles nunca se conformaram que o Santos F.C. era o time mais popular de todo o leste europeu, inclusive da União Soviética.

André Oliveira

Pra mim é normal e não deixa de ser justo reconhecer o mérito de um torneio anterior que tinha status nacional..As Copas do mundo antes de 1958 eram torneios muito mais simples e ainda hoje são contabilizadas…Agora, vai ter um monte de bambis achando que é represália contra o Juvenal…Mas isso é assim mesmo.. Bambi só sabe chorar que é injustiça quando é contra eles…Nunca vi um são paulino admitir o passado obscuro da construção do Morumbi, com negócios de "pai pra filho" com o Sr Adhemar de Barros e a terraplanagem do Governo de São Paulo disfarçada de obras de urbanização…

    Jr.

    qualé a tua gambá??? vc só deve ser curintiano. e essa história de tirar do morumbi a abertura da copa em favor de um estádio que só existe no papel também não é obscura? Ricardo teixeira e andres sanchez, o eurico miranda do futebol paulista. Que duplinha!!!

Marcos W.

Se é ou não justa a mudança,ignoro.Mas confirmo a possibilidade de mudar o rumo da história com um leve toque no botão!

fred

Mais bagunça no bagunçado futebol brasileiro. Só serviu pra desviar a atenção do que realmente interessa: a acusação de que Ricardo Teixeira, presidente da CBF, teria recebido milionária propina da ISL. A partir do momento da denúncia, o dirigente passou a fugir dos jornalistas como o diabo da cruz.

Esquemas Táticos

Acho que é justo. Os torcedores e os jogadores daqueles campeonatos já consideravam esses times como campeões.

Leider_Lincoln

Justíssimo! Só um imbecil para achar que Pelé nunca foi campeão brasileiro e que não havia campeonato nacional no período em que ganhamos duas copas…

Erick Magalhães

Não entendi o título do post? Síndrome Mayara Petruso no futebol? Tão absurdo quanto perguntar: Se não aguentam ter um time nordestino como primeiro campeão brasileiro, que mudem a história.

Rafael

Então o Palmeiras tem dois campeonatos em um ano. Ridículo.

    Ed Döer

    Sim, essa parte foi o que achei forçado na decisão.

Wanderson Brum

O "engraçado" da estoria é chamada com referência a time de futebol Nosdestino – o Bahêa – talvez este seja o maior dos desatinos, o mais intragavel da tudo, afinal nada que venha do Norte para os sulistas tem algum valor…

De qualquer forma, gostaria de saldar aqui a todos os torcedores do tricolor de aço, voltamos a série A nosso lugar de direito vamos horar o nome da Bahia e de todo o Norte-nordeste mais uma vez! BBMP!

Severo

Concordo! Esses torneios eram os mais importantes do país e empolgavam as torcidas, como o brasileirão hoje.

Junior

Entao a taca das bolinhas deve sair das maos do Sao Paulo e ir para as maos do Santos ja que foi o primeiro penta campeao nacional……. quanta lambanca essa CBF faz.

Messias Macedo

… É justo o primeiro campeão brasileiro [o E.C.Bahia] ser um time de "donos" inescrupulosos, resquícios da ditadura Malvadeza?! "Os deletores" do Bahia não resistiriam a uma elementar sindicância minimamente séria e isenta! Uma auditoria colocaria muita gente no xilindró!…

Messias Franca de Macedo – ex-tricolor! Não torço por time dirigido por escroques da pior espécie!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    jucanapoleão

    INFELIZMENTE, AGENTE TERÇE COM O CORAÇÃO E NÃO COM A RAZÃO.

Elton

Justíssimo!!! Enfim, uma decisão acertada! E olha que não sou torcedor de nenhum desses times. Torço pelo grande Atlético Paranaense (Furacão), campeão brasileiro de 2001.

Gersimar

Só está faltando o São Paulo receber a taça das bolilnhas.

Leonardo

Será que ninguém ve que isso é só uma distração para tentar abafar as denúncias de corrupção que envolvem a CBF?

No mérito em si, acho uma vergonha esse "reconhecimento".

Tem time sendo considerado campeao brasileiro disputando 5, 6 partidas.

Palhaçada total.

alicio

É justo sulistinha !

luciano

É justo. Era o equivalente ao campeonato brasileiro da epoca. O Santos de Pelé (q o bahia triunfou em 59) era muito superior aos demais… justiça foi feita. Não se deve comparar alhos com bugalhos. Em 2099, qnd os jogadores estiverem correndo o triplo do q correm hj deveremos subestimar o titulo do fluminense deste ano?

alexandre de melo

este titulos antigos fossem equiparados à atual copa do brasil , menos mal, pois para particpar destes
torneios era necessario ser campaeao estadual tudo bem , mas comparar aqueles torneiozinhos ao
campeonato brsileiro seria fazer como carlos lacerda , ou seja dar um tiro no pé pois desmereceria
o brasileirâo.
sera que esta bobagem não é só uma crtina de fumaça para encobrir qualquer coisa da cbf?

Ivonildo Dourado

Não entendi a pergunta: É justo?, se fosse o Flamengo; Vasco; Fluminense ; Santos; São Paulo; Palmeiras ou qualquer outro time do eixo Rio São Paulo ou do eixo Minas Rio Grande do Sul, será que essa pergunta seria feita? será que essa pergunta foi feita por se tratar de um time do nordeste? O Bahia conquistou com mérito a condição de primeiro campeão brasileiro ao derrotar o todo poderoso Santos de de Pelé e cia. Portanto é mais do que justo.

    jucanapoleão

    E QUASE CHEGA A MAIS TÍTULOS, FOI VICE MAIS TRÊS VEZES SE NÃO ME ENGANO.

daniel

Bora Bahêêêa…

    Jairo_Beraldo

    Boa de vorta pra segundona, junto com Vitoria!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também